Um programador resolveu fazer um processo de Engenharia reversa no executável da PS5, e verificou que ela não tem optimizações de compilação. Isso explica o motivo pelo qual a versão PS5 do jogo corre pior do que a da PS4.
Elden Ring é mais um jogo que se mostra ter sido lançado às pressa. Basicamente e de acordo com a informação recentemente revelada, o jogo na PS5 não é mais do que a versão PS4 sem limitações, que tira partido do hardware mais potente. Mas o jogo não recebeu optimizações de compilação especificas para a nova consola da Sony, o que cria situações em que a versão da PS5 até corre pior do que a da PS4.
Quem o revela é Lance MacDonald, um conhecido modder, que analisou o código da Playstation 5, descobrindo essa situação.
By the way I recently reverse engineered Elden Ring’s PS5 executable and the reason their game runs worse in their PS5 builds compared to PS4 is because their PS5 builds have no compiler optimisations whatsoever. It’s that simple.
— Lance McDonald (@manfightdragon) August 25, 2023
I’ll show you later if you want. No joke.
— Lance McDonald (@manfightdragon) August 25, 2023
Após esta descoberta, Lance resolveu analisar Armored Core, que corre no mesmo motor que Elden Ring, percebendo exatamente a mesma coisa.
I’m live on Twitch playing ARMORED CORE VI right now! ITS TIME https://t.co/qDYEQNn4ZA Get in here I have NO IDEA what to expect except it runs on the Elden Ring engine and I’m pumped to over-analyise every technical detail.
➡️ https://t.co/qDYEQNn4ZA ⬅️ COME AT HIGH SPEED pic.twitter.com/QXQtjdSyzc
— Lance McDonald (@manfightdragon) August 24, 2023
Despite Bandai Namco telling us that the PlayStation 4 Pro build of Armored Core 6 maxes out at 30fps at 1800p resolution, just like Elden Ring, if you boot up the PS4 Pro build on a PlayStation 5 the framerate locks to 60fps. Much smoother than the PlayStation 5 native build. pic.twitter.com/diDRmDVQcA
— Lance McDonald (@manfightdragon) August 25, 2023
A revelação destas situações tornam-se vergonhosas. Andam as pessoas a discutir comparativos entre a PS5 e a serie X, quando na realidade, pelo menos na Playstation, o que estão a correr é a versão PS4, sem qualquer optimização de compilador para a PS5.
Rapaz esse cara aí é fera.
Outro dia ele mostrou Bloodborne rodando a 100fps eu acho.
Também mostrou o red dead 2 rodando a 60fps no ps5.
Isso me deixa chateado pq aparentemente não seria tão complicado atualizar esses jogos mas as empresas preferem cobrar essa atualização.
Esse cara deveria era fazer um port pro PC. Lol
Isso vai ao encontro do que tem sido esta geração, a geração mais porca a nível de otimização que já vi, poir isso cada vez a mais jogos cagados seja a nível de resolução ou fps, ou em muitos casos os 2 ao mesmo tempo, no momento lembro do FF16.
Eu acho até FF redondinho nos 30 fps. Gostei bastante, loadings e travels quase inexistentes, uma maravilha. Lógico, há momentos em que a imagem fica lavada, mas pra um jogo que saiu rodando até direitinho, não lembro de nenhum bug até, tá legal demais, pra mim, tudo funcionou muito bem tecnicamente, o único incômodo foi a câmera, mas qie dá pra ajeitar com os settings certos. Mas o modo 60 já deveria estar bem melhor, sem dúvidas.
Ff16 30fps são bem sólidos. Bugs pelo oq eu vi quando o jogo saiu não teve varios e os loading são bons.
Agora os 60fps não são sólidos e tem queda de qualidade gráfica.
[Opinião] Acho a From supervalorizada na indústria, que me perdõem os fãs, e óbvio que ela têm seu mérito, mas na minha percepção, o mérito é resgatarem jogos com dificuldade alta pra quem gosta de mostrar que venceu um jogo que é pra poucos… E na boa, prefiro Ninja Gaiden do NES se a questão for essa, acho mais emocionante e desafiador de reflexo e pouco tolerante a vacilos. De Souls eu passo longe, pra mim é apenas uma coisa irritante, e pra grandes dificuldades, bastam as da vida real.
Sobre o artigo propriamente, sempre achei os games da From, pelo menos os Souls que joguei, mal otimizados, algum até com problema de pacing. Mas enfim, é uma produtora muito amada por muito então encerro minhas críticas por aqui, pois obviamente não curto o trabalho deles.
A régua que usam pra from não usam para outras empresas…
Os jogos tem qualidade? Lógico que tem mas cara pq raios o povo anda passando tanto pano para parte técnica? Eu fico impressionado como que para alguns jogos isso não entra no critério de avaliação.
Obs: não estou dizendo que todo jogo precisa ter os gráficos mais avançados, porém o jogo precisa sair redondinho pelo menos.
Eu concordo quando falam que a parte técnica dos jogos da from é atrasada, quem não lembra os 15 fps em Dark souls no ps3 e problemas de frame pacing em seus jogos, se lembrarem de minha análise ao Demon’s Souls eu dei sem bem me lembro 7 ou 8, pois apesar de ser fã não consigo deixar de lado os problemas que tem.
Em Elden Ring quando o anunciaram eu fiquei um pouco decepcionado com os gráficos, pois já tinha visto o Demon’s Remake, mas eles compensaram pela direção de arte.
Lembrei agora que teve um fã que modificou um arquivo até que simples e resolveu os problemas de frame pacing nos consoles, o que mostra que não é difícil solucionar, só falta boa vontade.
Tem produtora que depois que lança o jogo não está nem aí pra tentar melhorá-lo/aperfeiçoà-lo minimamente um pouco mais, mas surpreende bastante que jogos tão aclamados não receberem suporte pós venda suficiente. E falta de pós venda é pouca qualidade. Mas enfim, as coisas são como são e nossos desejos sobre o que os outros deveriam fazer continuam só desejos.
Demon’s Souls no PS3 eu vou passar pano
O padrão da época não era nada superior… e o PS3 tinha todos os problemas que a gente sabe que ele tem para desenvolver jogos
A From é aquele “pião do chão de fábrica” que tu deixa o trabalho dele 10x mais fácil, mas ele produz a mesma coisa pq começa a trabalhar menos
Isso é Demon’s Souls no PS3 vs Elden Ring no PS5; acredito que é umas 10x mais fácil otimizar e programar no PS5 do que era no PS3.
Ai o que a From faz? trabalha 10x menos no PS5, chegando ao cumulo de ficar com preguiça de marcar uma caixa de diálogo na hora de copilar o jogo.
Você tem razão em dizer que é supervalorizada. As pessoas passam muito pano para os problemas técnicos em seus jogos. O que compensa é o gameplay polido e a atenção com os detalhes. Em relação ao Armored Core 6, não está ruim. Muito pelo contrário, pela primeira vez mostraram uma evolução verdadeira. O que me anima bastante para os próximos jogos.
A parte engraçada dessa história é que esse é o melhor game que joguei esse ano no quesito técnico. E esse é o melhor game da From tecnicamente. Acho que fala bastante sobre os últimos lançamentos da nossa indústria. Como disse quando comentei sobre Starfield, estamos involuindo. A galera não está colocando nem HDR nos games.
Tecnicamente e relativizando as coisas às capacidades de cada console, o melhor que joguei esse ano, considero o Zelda, é incrível o quanto conseguem fazer com tão pouco, e é um jogo que praticamente saiu redondo. Lógico que do ponto de vista técnico e visual a DLC do Horizon que consegue melhorar aquilo que já é lindo, impressionante que aquilo, com aquela qualidade, consiga ter um modo 60, algo visualmente deslumbrante. Mas infelizmente, o “draw distance progressivo” ainda quebra a imersão com um novo tipo de popin que não mais aquele de estourar texturas, mas sim, de só criar objetos seletivamente a determinada distância.
Horizon desconsidero porque é uma Dlc. E entendo que considerando o hardware, totk é um espetáculo. Mas não gosto de relativizar.
Entendo perfeitamente, pq quem opta por fazer o seu melhor restrito a limites, não é capaz de superar aqueles que se arriscam a dar verdadeiramente o melhor. A mediocridade do serviço está na escolha dos limites de dar o seu potencial, e a Nintendo fez sua escolha, e o problema disso é dela.
Hoje com o pouco tempo que eu tenho para jogar, as vezes eu até procuro “motivo” para não comprar um jogo que eu, quase certo, não vou ter tempo de jogar.
Pelo visto além de crossgen ainda não é otimizado para a nova geração… Ou seja, não irei comprar nenhum dos dois.
É impressionante como a From leva “passei livre” para fazer umas porquisses inacreditáveis, sem contar todos os menus que parecem de jogos de 15 anos atrás.
Deveriam ter feito um patch de otimização ao invés daquela atualização com modo ray-tracing. Esse modo é muito ruim, perda de tempo total.
Mas se o jogo é Cross gen , eles não vai aceder os assets do ps5 senão seria outro jogo.Fora o custo de produção que a empresa na minha opniao colocou no lapis
E se isso acontecesse o jogo do ps4 sofreria muito e teríamos a possibilidade de outro Cyber Punk que seria muito ruim para a imagem da From.
A questão Ewerton é que deveriam deixar o modo 60 pelo menos ao nível do PS4, e nem isso fizeram!
Mas e a resolução como fica
Tudo bem. Mas eu estou jogando Elden Ring com raytracing (que automaticamente passa o jogo para o modo qualudade), e com aquela opção do console de deixar o VRR ligado.
Pelo que eu vi na gamebar da TV aqui, fica oscilando de 48 a 60 FPS.
Se isso não é uma versão melhorada, seria o que então?
Esse carinha aí é o que tem feito patchs 60fps pra jogos do início do PS4, como Driveclub e Bloodborne.
Interessante a total falta de interesse do studio em entregar um produto em sua melhor qualidade possível.
Eles praticamente só portam. Por isso tantos lançamentos cagados