A emulação existente sofre de severos problemas que retiram a qualidade à mesma.
Com o lançamento dos novos pacotes da PSN na Asia foi já possível testar-se a retrocompatibilidade que faz parte do conteúdo presente nos pacotes superiores. E infelizmente os resultados deixam muito a desejar!
PS1
A emulação oferece um aumento de resolução para 1920x1440p.
No entanto esta maior resolução exacerba um dos sérios problemas da PS1, a tremedeira das texturas.
Infelizmente, na presente versão dos emuladores, não existe qualquer tratamento às texturas, sendo que correção das mesmas de acordo com a perspetiva é o que se nota mais em falta.
A Sony usou maioritariamente jogos PAL, a 50 Hz (executando a 25 fps), o que cria severos problemas com o framepacing uma vez que as consolas fazem o output a 60 hz, situação amplificada nas cutscenes onde o stutter é enorme.
Alguns jogos, como o Tekken 2 e o Toy Story são exceções, correndo a 60 Hz.
Recentemente a Sony lançou um patch para minimizar o problema, colocando fotogramas interpolados entre os existentes para correção para os 60 Hz, mas tal não invalida o problema criado pelo framepacing.
A emulação PS1 conta com 3 modos, ou filtros: “Default” “Retro Classic” “Modern”
Basicamente a diferença entre o modo por defeito e o Moderno é o aumento do contraste. O retro classic acrescenta um efeito destinado a simular as Tvs CRT, mas não é perfeito e não funciona com todos os jogos.
Infelizmente os jogos, que são apresentados numa proporção 1:1 não batem certo com a grelha de pixels da PS1, o que cria pixels com proporções distorcidas em algumas zonas.
A piorar a coisa, as opções de re-escalamento não estão ainda devidamente implementadas.
A implementação do modo 480i é o ponto forte do emulador, caso em que a solução apresentada é perfeita.
————————————————————
PSP
Pegando na resolução base de 480×272, o 3D é elevado para 1080p, mas o 2D tem um re-escalamento básico sem qualquer melhoria, sendo que tal cria um efeito borratado nos sprites.
Os filtros existentes não fazem verdadeiro sentido nesta consola pois a emulação do CRT não faz sentido numa consola que nunca o suportou.
Os pixels quadrados perdem essa proporção com o escalamento
————————————————————
PS2
– O emulador não parece diferente do usado nos PS2 Classics usado na PS4
– Curiosamente a performance, tal como no emulador do PS2 Classics é um sério problema, mesmo na PS5.
– O emulador da PS2 tem uma característica a menos face aos restantes. A possibilidade de rebobinar, para se repetir uma determinada cena.
Conclusões
Claramente os emuladores da Sony ainda precisam de muito trabalho, sendo que o que está a ser apresentado não é satisfatório, especialmente sendo algo que é obtido com pagamento extra, e a Sony terá de se mexer se quer agradar aos seus clientes Europeus, sob pena de desagrado em massa, queixas maciças em fóruns, e quem sabe, até pedidos de devolução de dinheiro.
Finalmente, boas explicações sobre porque está ruim, antes, parecia só zoada.
Sinceramente, a Sony poderia contratar os desenvolvedores do PCSX2 e do melhor emulador de PSX, ou mesmo comprar os projetos deles já feitos e planejar a venda dos games de PSX e PS2 no PC por pacotes, como faz a Sega e outras produtoras que vendem jogos clássicos.
PS: meu interesse nesses jogos antigos é próximo de zero, mas entendo quem quer poder ter acesso a sua biblioteca pelo seu atual console.
O meu interesse é zero nesse serviço, mas se a Sony o cobra, é bom que liberte o serviço em condições.
E ainda estão contratando gente pra trabalhar no emulador:
https://gizmodo.uol.com.br/sony-esta-formando-equipe-de-preservacao-de-games/
Acredito que nem em 1 ano já vai estar redondinho todos os emuladores… Depois que terminarem com PS1 e PSP, vai chegar PS2 e PS3.
Principalmente pq a Sony não vai poder fazer funcionar para sempre os servidores com CELL e RSX de PS3 para rodar por Streaming… Cedo ou tarde irão ter que fazer rodar em emuladores.
Sony tem que investir nisso ai, vai ser engraçado a Sony metendo emulador fodão de jogo velho e tendo a mesma publicidade e gritaria na internet que a MS lançando Day one no GP.
Se lançar um Silent Hills emulado, bem emulado, capaz de no “termometro de gritária” de internet, ter mais atenção que Halo, Gears e Forza; ainda mais que para consumidor do xbox e a MS, parece valer mais gritaria no Twitter que vender jogos, produzir jogos, lançar jogos e ganhar GOTYs
PS: Fui dar uma olhada no twitter ai do cara que foi contratado pela Sony
[img?1[/img]
Ora aí está.
Um péssimo serviço da Sony próprio de quem pretende apenas ganhar dinheiro roubando aos utilizadores. Porque para mim é um roubo. Se o produto não está em condições não o ponham à venda.
À . . . é por causa do timing de resposta ao GP.
Não importa. Não está pronto não sai o TIER 3. Vendiam agora apenas os outros 2.
Vai contra uma imagem que se pretende ser diferente. É o que tem sido conferido nos exclusivos, pelo menos até agora. Produtos acabados.
Por isso não entendo estas novas politicas. É um completo tiro no pé.
E parece que hoje em dia já ninguém se importa com a má imagem passada.
Parece que os $$$$$$ é justificativo para tudo.
Parece que temos um homenzinho sentado no final da sala a fazer contas e a olhar para tabelas de “Média de Prazos de Esquecimento” de que afinal perda de imagem Vs novos clientes ainda compensa.
Uma vergonha
O Jim Ryan é péssimo gestor, vez por outra volta atrás no que diz, e é fechador de estúdios… Por fim, quer apostar em games como serviços, vai se salvando por ter estúdios talentosos, porque nem nas compras de estúdio acerta, sob minha ótica.
Todas as compras foram estúdios em ascensão.
Não teve uma compra de estúdio flopado.
Bluepoint e Housemarque fizeram jogos que valem mais que Bethesda e Activision nos últimos 2 anos.
E a Bungie, melhor comprar um estúdio para GaaS que mandar santa mônica, Naught dog, Guerrilha a fazer um GaaS carniça com gráfico da geração passada e sem conteúdo
(Opiniões)
A Bluepoint é um grande estúdio, a Housemarque no geral eu acho superestimada, é daqueles casos em que a Sony tem tolerância zero como teve com a “Ready at Dawn” que pra mim mostrou ter qualidade com GoW e mesmo The Order que é controverso, “de errou uma vez está fora”; ou tolerância absoluta como a que teve no caso da Housemarque onde o melhor jogo dela, na minha opinião,é o Dead Nation que é relativamente genérico. E tenho minhas dúvidas se os jogos dela vendem bem (não joguei Returnal, mas joguei todos os outros de Resogun a Matterfall).
A Bungie, vejo como mais como um tapa de pelica na MS, e apesar de eu ver qualidade nos seus jogos, como a boa mecânica em shooter, se não for pra fazer um single que preste, a mim é totalmente dispensável, mas o que falo aqui é opinião.
Dessas aquisições a Insomniac é inquestionavelmente boa (mas acho que ele não tem mérito nissl), e sempre foi quase uma first, assim como a Housemarque também, mas a qualidade das duas é bem discrepante.
A Bluepoint é boa aquisição, sobretudo se a questão é fazer remakes. Mas a Nixxes e a Bungie aí estão pra agradar público bem diferente de mim.
Como alguém que tem ou teve todos os PS, sinceramente em lugar da Housemarque eu iria preferir uma Devolver… E no Lugar da Bungie, a Square Enix fácil com Tomb Raider e Legacy of Kain juntos a FF, dava pra entregar pra Bluepoint e esperar pra ver o que poderiam fazer com tanta história da indústria que merece um remake, ou mesmo uma nova aventura.
Também acho… Até comprar estúdio que não fez nada só mostrou promessas, já o fez. Esse Jim Ryan esta perigando jogar a Sony em um buraco que talvez ela não consiga mais sair, se as coisas previstas não derem certo.
Uma dúvida no PSP sobre nunca ter suportado CRT, aqui falas em resolução ou de colocar o jogo na tv? Pois o PSP tem um cabo em que podes conectar a TV
O cabo da PSP penso que é componentes. Ora não só a ligação TV não era algo standard, como não era fornecido na consola tendo de ser adquirido à parte. Era também componentes, um tipo de ligação que era pouco comum nas TVs CRT.
Basicamente 99% do tempo de jogo realizado nas PSP foi no seu ecra LCD.
Existem 3 tipos de cabos:
Para video composto
Para S-vídeo
Para Vídeo componente
https://manuals.playstation.net/document/pt/psp/current/settings/aboutvo_3000.html
Sendo que o último foi mais popular.
Lembrando que na época do PSP as TVS de LCD ainda não eram tão populares, pelo menos no Brasil.
No aspecto retrocompatibilidade o Playstation tem que comer arroz com feijão demais para chegar perto do Xbox.
Não é nem engraçado comparar.
E a razão disso é simples, a vida inteira desde que a Microsoft lançou o Xbox 360 sempre se preocuparam em transmitir para o console mais novo os jogos do anterior e assim vai e assim vai…
O resultado que eles tem hoje é um trabalho de muito tempo atrás. Bem antes da Sony se mobilizar nisso.
E ainda temos o grande engôdo daquele processador bizzarro Risc CELL do PS3. Para atrapalhar completamente a vida da emulação de jogos naquele ambiente.
Na realidade a coisa é um bocadinho diferente.
As consolas sempre foram sistemas com hardware diferente dos PCs. Isto porque se tornava necessário criar chips adaptados e capazes de menor custo para as mesmas.
Mas isso começou a sair furado. E os custos de produção de hardware diferente dispararam, sendo que com a PS3 a coisa deu um estouro. O cell era, inicialmente, demasiadamente caro.
Nessa altura a Microsoft tinha entrado nas consolas e entrou com aquilo que conhecia. Um processador Celeron e uma GeForce.
A sua consola apesar de ser basicamente um PC fraquinho.
A Microsoft percebeu nessa altura que não podíamos por esse caminho e apostou num sistema costumizado com um PowerPC e uma Radeon alterada.
Nesta fase ainda nenhuma das empresas estava no caminho seguido no futuro, mas a Microsoft andava lá muito perto.
Ambas as empresas entraram no caminho ideal com a geração seguinte. A fórmula, temos de o reconhecer, era a da Microsoft, com o hardwade costumizado, mas desta vez, com uma arquitetura 100% x86.
A consequência desta divagação foi que se criaram incompatibilidades com o hardware anterior.
Mas se a incompatibilidade estava em todas, na Microsoft era muito menor. A primeira Xbox era um PC e podia facilmente ser convertida ou emulada. A X360 era mais complicado.
Basicamente a retrocompatibilidade com a X360 não existe! A solução da Microsoft não permite correr os jogos da X360. O que ela corre são jogos re-compilados para x86, mas não o código da X360.
E isto foi aplicado à Xbox original para se aplicarem melhorias nos jogos.
Basicamente se tu tiveres um jogo de uma destas consolas antigas e o meteres na drive pela primeira vez, sem internet, não vais correr nada. Somente após a descarga de uma versão re-compilada do jogo é que podes jogar.
Não é por isso real retro… São recompilações de jogos antigos para as novas consolas.
Retro pura existe na PS, com a PS4 e PS4 pro. Aí estás a correr nativamente os jogos originais, com o hardware a emular a 100% o antigo.
Outra alternativa seriam os emuladores. Que é o que acontece nas versões PS2 e PS1. Mas mesmo aí a retro é falseada. Tu não executas o teu jogo, executas uma versão do jogo que está nos servidores. Se meteres o teu jogo na drive, não o podes jogar.
A PS3 é o caso pior, pois nem emulação há… O jogo chega-te por streamingq, sendo executado remotamente.
Ou seja, retro pura, no sentido que metes a drive e jogas, tal e qual como com o hardware original só a emulação PS4 na PS5.
Daí que corrigido o que dizes, a Microsoft o que possui é a maior livraria funcional de jogos antigos.
A Microsoft sempre esteve mais próximo do PC até quando mais se distanciou com seu Tri-core do X360.E sempre trabalhou muito forte em cima de tornar o seu catalogo legado elegante e rodando bem. Seja rodando nativamente, seja recompilando e emulando.
A Sony por outro lado na medida que os novos consoles foram vindo, largou tudo as teias de aranha e a poeira. Especialmente em relação ao PS4 com o PS3.
A Microsoft ganha neste ponto e não tem nem relativização disso. E não estou falando desta geração atual dos Series não. Estou falando das anteriores também.
Sempre foi um ponto de honra para eles ganhar nisso.
Eu continuo a discordar não dos factos, mas daquilo que entendes ser a intenção. A realidade é que a retro da Sony não é, nem de perto, nem de longe, equivalente à da Microsoft.
A Microsoft está atualmente num sistema x86 a emular uma consola x86 e outra PowerPC. Todas elas a correr versões alteradas do Windows e onde os jogos correm usando o DirectX..
A Sony emula arquitecturas radicalmente diferentes, algumas das quais ainda hoje são problemáticas de serem emulação de tão radicalmente diferes que são do x86. E ainda por cima, cada uma teve um OS diferente e um API diferente, com chamadas ao metal que não podem ser aplicadas de forma simples pelo facto a que as características e compatibilidade do hardware a que se referem, não existem.
Daí que a critica, apesar que aceito que exista, tem de ser justa.
Numa comparação, imagina a Microsoft como chinesa e a ter de fazer um prato que é português. Culturas diferentes, gostos diferentes, hábitos diferentes, cozinha diferente, mas dado que pode aceder aos mesmos ingredientes, pode-o fazer.
Agora imagina a Sony como um extra terrestre. Que para além da cultura, gostos e hábitos diferentes, nem sequer tem os mesmos ingredientes pois é de outro planeta, e como tal te de emular absolutamente tudo.
Esta realidade não pode deixar de ser referida, pelo que não se pode passar as diferença retro como se elas fossem meramente pura falta de vontade.
Só complementando:
https://www.theverge.com/2013/5/21/4350662/new-xbox-has-no-backwards-compatibilty
Foi mesmo? Sempre se preocuparam? Não foi o que vi no início da vida do One
https://www.theguardian.com/technology/2013/dec/12/ps4-and-xbox-one-so-why-arent-they-backwards-compatible
https://www.polygon.com/2013/5/21/4349698/xbox-one-not-backward-compatible-xbox-360
Lívio, você me respondeu 3 vezes aqui. Não posso te bloquear.
Mas saiba, que já perdeu sua voz comigo há muito tempo. E você sabe o porque.
Não perderia o tempo que você perde, se fosse você.
Respondi 3 vezes porque o site bloqueia respostas com mais de 1 link. Com isso tive que dividir em 3 comentários
Perdi o direito de te argumentar? Por qual motivo? Ah deve ter sido aquela resposta sua prometida para 25/05/2022 que até hoje não veio.
O bom que a sua resposta reforça as conclusões dos demais leitores, minhas respostas são baseadas em fatos, links, a exemplo da resposta acima, infelizmente as respostas de alguns não fazem do mesmo.
Mesmo você não me respondendo irei contra-argumentar com qualquer um que colocar uma resposta que não condiz com a realidade, já fiz isso até para o dono do site.
Fino 😉
[img?1[/img]
tenho certeza que vc não falou que a Retro do Xone tinha que comer muito feijão com arroz para chegar perto da Retro do PS3 FAT?
Viu qual o problema de vcs? graças a tua choradeira eu fui procurar o print da retro “suprema” da MS.
deixa ver se adivinho: a MS pode corrigir a emulação, a Sony não.
esqueceu do “as ferrametas do xbox SX” e o primeiro console a ter update de firmware para melhorar desempenho foi o PS5?
esqueceu que a Retro do PS5 com PS4 é melhor que a Retro do SX com xbox one?
tipo Sekiro 😉
Deto… como deves ter reparado tenho-te cortado muitos posts…
Já carregaste nesta tecla não sei quantas vezes, e estás a dizer asneira.
Pelos registos conhecidos, mesmo que incompletos, há 336 jogos PS2 que correm na PS3 (e não vou falar da primeira ou da segunda, mas da PS3, pois a primeira PS3 não representou a PS3).
Pelo mesmo método, há 641 jogos Xbox que correm na X360.
OFF
Que confusão foi essa que a Eurogamer fez com a data de lançamento do God of War??
Mais cedo foi noticiado: Rumor: Data de God of War Ragnarök será revelada esta semana
Depois sai uma notícia com o título: Rumor | Esquece God of War Ragnarok este ano, foi adiado para 2023
Agora tem essa outra notícia: Rumor: God of War Ragnarok poderá ser adiado para 2023
Atualizado: Jason Schreier diz que chega em 2022.
A Sony, oficialmente, sempre disse que GOW estava previsto para este ano.
Esses rumores não tem qualquer fundamento. São basicamente criados para desestabilizar devido aos adiamentos da Xbox.
A 22/04, ou seja à poucas semanas, Bruno Velázquez da Santa Mônica já tinha afirmado que o jogo estava “on track”.
Eu já acho que é mais pq sempre saem esses papos antes e depois do evento da Sony…
Não saiu ANTES desse State of Play pq a galerinha da FakenNews não esperava que ele fosse ser bom.
Agora falaram que Last of us Remake e Day One no PC.
Esqueceu do sucesso do State of Play e que daqui a pouco tem apresentação do Xbox?
Esses rumores sempre pipocam perto de eventos da Sony e MS, sempre para diminuírem o PlayStation.
Com o play sempre era antes e depois do evento, mas acho que não fizeram antes pq pensaram que o State of play iria ser fraco, como quase sempre é.
Vazaram data, não é PC Day One, mas já disseram que está em desenvlvimento o port
Jornalismo de fundo de quintal. Pqp! Kkkkkkkk
Boato virou “notícia” faz tempo… Depois o povo critica a impressa por “fake news” e acham ruim… Uma matéria pra cada rumor e o mundo assim se acaba! 🤣