Em 2024, 1 em cada 5 carros vendidos será eletrico

A situação é uma média mundial, com algumas zonas geográficas a passarem bem essa média.

Segundo a Agencia Internacional de Energia, em 2024, 1 em cada 5 carros vendidos, será elétrico.

A Agencia prevê que a venda de elétricos se mantenha robusta em 2024, prevendo-se que na próxima década haja um grande aumento de vendas.

Só no primeiro trimestre deste ano, as vendas cresceram cerca de 25% em relação ao ano passado, o que foi uma repetição do que já acontecera no ano anterior, mas desta vez com uma base maior. E face a 2020, o que se vendeu em veículos elétricos, no primeiro trimestre de 2024 equivale ao somatório de veículos vendidos nesse ano.

Mas como referido, 1 em cada 5 é uma média mundial. Eis como a coisa se deve distribuir por zonas:



  • Na China, os automóveis elétricos deverão ser cerca de 45% das vendas totais de automóveis no país.
  • Nos Estados Unidos, o previsto é que um em cada nove carros vendidos seja elétrico.
  • Na Europa, o previsto é que as vendas de elétricos sejam de cerca de um em cada quatro automóveis vendidos.

Estas vendas deverão ajudar a reestruturar a indústria automóvel mundial, bem como reduzir significativamente o consumo de petróleo.



7 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
1 de Maio de 2024 12:05

Acredito que no Brasil as coisas sejam muito piores, embora brasileiros, no geral, “gostem” de se endividar pra mostrarem que têm posses e status social elevado; mesmo com incentivos fiscais, as coisas saem bem caras por aqui, carros elétricos são algo, realmente, a ser cogitado apenas pelos padrões econômicos mais elevados. Mesmo os carros mais baratos, devem rodar os 200 mil reais, ou algo no entorno de 40mil euros/dólares, pra referência dos colegas portugueses.

Pra piorar, o Brasil é um país continental, e salvo pelas cidades metrópoles em regiões bem mais desenvolvidas, basicamente não se tem estrutura de abastecimento nas estradas pra viajar de um lugar pra outro. Nada aqui costuma ser muito perto, principalmente as viajens. Então é um carro que aqui só encontraria guarita, em basicamente, em ambientes urbanos.

Pra mim, acho meio inviável, porque acho um produto caro, com poucas oficinas especializadas e muita limitação pra locais de abastecimento, ao menos na minha cidade, é um produto tentador, pois como tenho gerador de energia solar o abastecimento pra mim seria “de graça” quase todo o tempo, mas ainda acho muito dinheiro imobilizado pra pouca coisa, sendo que meu carro é velho, mas está bom e os carros a combustão, no geral são metade do valor, e têm muito maior suporte de abastecimento e oficinas mecânicas. O que sobra é a consciência ecologia, o de poluir menos, mas quando vemos que nosso governo aqui, mesmo com diversos recursos naturais como eólico, solar e hídrico prefere apelar a construção de usinas nucleares, a nossa consciência ecológica nos faz parecer trouxas, e olha, não vai ser dessa vez.

Last edited 7 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
1 de Maio de 2024 17:44

Ao meu ver o foco do Brasil deveria ser o de eletrificar o transporte coletivo urbano. Faz sentido economicamente e melhoraria muito a qualidade de vida. Com a redução do barulho e poluição. Não acho correto subsidiar um produto que na maioria dos casos atende apenas a parte mais rica da população. Poucos tem mais de 100k para investir em um carro elétrico.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
1 de Maio de 2024 22:17

Concordo plenamente, pois termina virando mais luxo que necessidade. Talvez se comessassem com motos elétricas as coisas teriam um ótica mais razoável, mas ônibus faria muito mais sentido.

Last edited 7 meses atrás by Juca
Deto
Deto
1 de Maio de 2024 15:05

No BR tem que ser carro híbrido…

O que mais tem é carro com 5000km rodado sendo vendido pela metade do preço de um novo devido a dor de cabeça que foi para o proprietário lidar com os problemas de carregar, etc

Só que híbrido no BR são carros de segmento de topo apenas…

https://youtu.be/tq8wjMR1QqQ?si=92orMyb72QxXGX0k

Nesse vídeo tem bastante comentários da realidade de ter um carro elétrico no BR… Por ex:

Passar no shopping e ver um monte de vagas para carga de elétrico, se animar e comprar um carro elétrico… Depois, na prática com o carro, chega no shopping e descobre que metade das vagas o carregador está estragado, a outra metade é tomada 1A 120v…

Last edited 7 meses atrás by Deto
Hennan
Hennan
1 de Maio de 2024 17:39

OFF: Muita empresa reclamando do mercado. Mas mesmo em um momento complicado, cresceu 6% no trimestre. Imagino que deveriam resolver os problemas ao invés de reclamar do mercado. Porque o mesmo continua bastante saudável.
https://x.com/MatPiscatella/status/1785676696466997699

Last edited 7 meses atrás by Hennan
Juca
Juca
Responder a  Hennan
1 de Maio de 2024 22:26

Parece que a AMD já tava chorando pela internet, dizendo que vendeu menos pros consoles, parece que uma queda de vendas da ordem de 3% pra PS e 45% pra Xbox… Esse pessoal precisa lembrar que precisa entregar o que as pessoas querem e por bom preço. Sobre os consoles, nenhum teve preços cortados oficialmente até onde sei, mas pelo Playstation, até onde sei, vai indo na mesma pegada da geração passada, mesmo num período com poucos anúncios de grandes jogos, então fica difícil saber o que esse povo tanto espera, não entregam nenhuma grande inovação mas esperam que as coisas sejam diferentes…

error: Conteúdo protegido