Em 2023 a Microsoft lançou mais exclusivos para a Xbox do que a Sony para a PlayStation 5.

4 jogos na Microsoft e 1 jogo e 1 DLC na Sony.

Em 2023 a Microsoft lançou 4 jogos: Hi-Fi Rush, Forza Motorsport, Starfield e Redfall

Em 2023 a Sony lançou uma DLC, Horizon Burning Shores, e um jogo, SpiderMan 2.

Vamos analisar a realidade e receptividade de cada um destes jogos usando o Metacritic para as médias das análises profissionais, e o Steam, por este obrigar à posse do jogo para avaliar, para a recetividade do público:

Microsoft

Hi-Fi Rush



Um jogo de baixo orçamento, ou Indie, mas com elevada qualidade.

Este foi um jogo tremendamente bem aceite por todos, obtendo atual e te uma média de avaliações dos media de 87 valores, e com 95% de avaliações positivas no Steam feitas pelos utilizadores.

Não é exatamente um jogo que venda consolas, mas mesmo assim, foi um excelente jogo exclusivo da Xbox.

Starfield

Um jogo AAA da Bethesda, foi um dos jogos mais falados do ano. Foi envolvido por uma valente polémica no seu lançamento pelo facto de a Microsoft ter sido extremamente seletiva sobre a quem enviou o jogo a ser avaliado.

Conta com uma avaliação dos media de 83%, e avaliações neutras (50% positivas, 50% negativas) no Steam.



Basicamente o jogo divide opiniões, estando assim longe de ser consensual. É um jogo que ou se adora, ou se odeia.

Forza Motorsport

Anunciado como uma revolução na série, e criado de raiz para as novas Xbox, o jogo dececionou ao não se revelar superior a Gran Turismo 7 na PS5, que é um jogo Crossgen.

A média da crítica é de 84 valores, mas a receção no Steam foi bastante más, com a média de avaliações a ser ligeiramente negativa.

Redfall



Considerado unanimemente dos piores jogos do ano, Redfall, da Arkane Studios foi uma das maiores deceções do ano.

Com uma avaliação média dada pela crítica de 56 valores, a avaliação do público no Steam é ligeiramente negativa.

Resumindo, 4 jogos, dos quais apenas um caiu verdadeiramente no gosto dos utilizadores.

Sony

Antes de falarmos dos jogos da Sony, convém uma introdução extra.

Os jogos Sony não vão para o PC de forma imediata. E se escolhemos o Steam para verificar as avaliações do público pelo facto que ali só pode avaliar quem efetivamente adquiriu o jogo, não vamos poder fazer o mesmo nos jogos da Sony.



E isso vai fazer com que eventuais comparações não devam ser realizadas, pois não se antes já ignoravamos os clientes consola, aqui passamos a ter avaliações de pessoas que nem garantia há de que tenham a consola, quanto mais o jogo. Daí que cremos que as avaliações aqui são mais penalizadas do que as acima usadas na Xbox.

Seja como for, com os elementos disponíveis, e usando o Metacritic como base de informação, aqui vai uma informação semelhante para os jogos Sony.

Horizon Forbidden West:  Burning Shores.

Antes do mais, porque incluir um DLC aqui?

Bem, o motivo é simples. Este é um DLC AAA, o que implica que, mesmo sendo um DLC, o seu custo o coloca ao nível de um Hi-Fi Rush. E sendo este um DLC com princípio, meio e fim, e co história autónoma, não deixa de ser por si, um jogo.



A sua receptividade pela crítica alcançou uma média de 82 valores, com a média do público a ficar-se pelos 4.5, ou seja algo ligeiramente desfavorável.

Spiderman 2

Com a crítica a avaliar este jogo com uma média de 90 valores, o público avaliou o mesmo com 9.0.

Basicamente, a nível de AAAs exclusivos, este foi o único do ano a ser bem recebido pelo público.

Conclusões gerais



Cada vez mais se percebe que o público é difícil de se satisfazer, sendo mais fácil contentar alguém com um indie do que com um AAA, algo que, naturalmente, também advém do custo de aquisição jogo que é, forçosamente, diferente, e como tal criando expectativas diferentes no comprador.

Assim, as pessoas esperam que os AAA sejam perto de perfeitos, não aceitando grandes falhas nesses jogos, e tornando a aposta nos mesmos algo cada vez mais caro, e mais complicado de rentabilizar.

No entanto, são esses os jogos que vendem consolas! Os jogos que destacam uma marca de outra. E nesse sentido, a aposta nos mesmos é relevante para que a plataforma seja lucrativa.

Para se perceber a importância dos jogos de terceiros para uma plataforma, a Sony anunciou a 10 de Maio de 2022, que tinha vendido 468,8 milhões de cópias de jogos na PS5.

A PS5 a essa data tinha vendido poucos jogos exclusivos first party. God of war não tinha sido lançado, O Remake de Tlou também não, e as maiores vendas vieram do Remaster de SpiderMan, Miles Morales e de Ratchet & Clank. No global somando tudo o que veio da Sony, estamos a falar de algo que não passou os 20 milhoes.



Vamos porém considerar 28,8 milhões, o que, a 70 dólares, são 2,016 biliões em receita, ao qual se tem de subtrair os custos de produção. Vamos apontar para algo liquido na casa dos 1,8 biliões.

Já os third party tinham vendido 440 milhões de cópias. Dado que aqui temos jogos de todos os preços, vamos atirar o valor médio para os 40 euros. Provavelmente uma estimativa por baixo, mas vamos mesmo assim considera-la.

Estes jogos geraram 17,6 biliões em receita, sendo que 30% dela foi direita para a Sony. São 5,28 biliões limpos de lucro.

Estes jogos são ainda importantes pelo facto que são eles que alimentam a consola durante a maior parte do tempo, sendomassim essenciais para o sustento de serviços como a PSN. Afinam quem pagaria o online se só houvessem 2 ou 3 jogos ano? E aqui falamos de uma receita adicional de, pelo menos, 4 biliões.

Por aqui se percebe a relevância das royalties das vendas das thirds. Apesar que um exclusivo de sucesso pode alterar isso, estes jogos são por norma os que mais receitas geram, e de uma forma garantida e sem risco, sendo por isso que eles, e as suas vendas, são o motivo do interesse em se possuir uma plataforma. São lucro limpo, sem risco e sem despesa! Os exclusivos são acima de tudo relevantes para separar os produtos e fazer com que estes jogos se vendam na consola A em vez da B.



 

 

 

 

 





17 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
CarlosP
CarlosP
6 de Janeiro de 2024 9:56

Mário, bom dia

Eu estive a ver na metacritic e spider man 2 está com 90 dos críticos e 9.0 dos jogadores, será que o Mário está a ter em conta outros fatores ou é um erro?

Deto
Deto
6 de Janeiro de 2024 13:32

Mas o que parece, para vender, vai ter que sair no playstation

Depois daquele jogo de Power Point, parece que vai ser um “jogão” do PC e xbox vai sair no playstation

https://twitter.com/VGC_News/status/1743613093391806479

vai indo assim, devagar… quando for ver vai ser tudo day one no playstation e daqui a pouco a retórica dos caixistas de twitter é que fabricar consoles é anti consumidor

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Deto
6 de Janeiro de 2024 15:10

E isso veio do Nate the Hate, um insider que dificilmente erra, pois tem fontes bem confiáveis aparentemente. Acho que do msm jeito que a Sony utiliza o pc para colocar seus games, a MS fará assim com o PlayStation e a Nintendo, lançando primeiro no Xbox e PC e depois os colocando no Ps e Nintendo, pelo menos por enquanto. Na frente, é capaz msm de chegar day one em todas as plataformas.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Janeiro de 2024 17:02

Hj seria difícil imaginar algo assim da Sony, mas… Ninguém esperava uma Sony colocando games no pc tbm e está fazendo aos poucos. Pessoalmente , apostaria mais na questão do cloud game podendo substituir o console daqui uns 15 anos ou estando em conjunto com o console do que a Sony colocando games em plataformas concorrentes, Mário.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Janeiro de 2024 17:47

Mas se a Sony fizesse isso, será que não daria margem para o consumidor de PlayStation migrar para o Xbox, caso a MS fizesse uma plataforma mais atraente, principalmente em poder?

Livio
Livio
Responder a  Edson Nill
8 de Janeiro de 2024 13:43

Hoje saiu essa notícia na Eurogamer e vim aqui ver se era o mesmo.

Lá fala de um jogo do Xbox game Studios, logo só imagino 3 franquias, que no caso é a santíssima trindade Hale, gears e Forza, mas se levar em consideração o trecho abaixo eu fico na dúvida qual jogo seria:

Os fãs adoraram-no e é um jogo que esteve nas conversas para jogo do ano, no ano em que foi lançado

Qual seria então? Muitos apontam para Hi-Fi Rush.

Spoiler
Ryse?

Last edited 1 ano atrás by Livio
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Deto
6 de Janeiro de 2024 19:19

Parece que será no Nintendo Switch, Deto!

Deto
Deto
Responder a  Edson Nill
7 de Janeiro de 2024 2:48

Bom, dizem que e plataforma concorrente

Dependendo, switch nem concorre

Mas veremos…

Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
6 de Janeiro de 2024 14:37

Boas.
Creio que cabe ressalva, pois lançamento firsty party requer planejamento e três desses lançamentos foram de uma empresa recém adquirida pela MS, ou seja, se tal não tivesse ocorrido, seria apenas Forza. O que acho um completo absurdo.

PS. Melhoras a seus pais Mário.

Júlio Esteves
Júlio Esteves
7 de Janeiro de 2024 0:20

OFF – Mais boatos sobre o PS5 PRO ( uso de IA para upscaling)
https://www.eurogamer.pt/playstation-5-pro-tera-suporte-a-ai-upscaling

error: Conteúdo protegido