Elementos da AMD confirmam. A PS4 tirou a AMD da bancarrota!

Recentemente Renato Fragale da AMD publicou no seu Likedin que a PS4 salvou a AMD da Bancarrota. Agora outros funcionários da AMD confirmam a história. A AMD estava prestes a falir, e foi salva pelo sucesso da PS4!

Publicamos recentemente uma imagem que mostrava o perfil de Linkedin de Renato Fragale, Diretor Sénior de consumo e de Clientes de Gaming da AMD, onde este afirmava que o sucesso da Playstation 4 tinha salvado a AMD da bancarrota.

Eis uma imagem da sua publicação:

Naturalmente, e apesar que não há absolutamente nenhum motivo para se duvidar deste senhor, existiram pessoas que se questionaram sobre a veracidade destas afirmações, alegando que tal era falso e que a AMD nunca esteve em riscos de falir.



Mas a realidade é que a AMD efetivamente estava mal e em riscos de fechar as portas, e agora outro elemento da AMD vieram confirmar esta história.

Efetivamente há uma década atrás analistas da Kerrisdale Capital previam que até 2020 a AMD estaria na Bancarrota. Eis um extrato do seu texto sobre a AMD:

Resumo: Confiamos que a Advanced Micro Devices Inc., (AMD), uma das histórias de sucesso no ramo dos semicondutores de Silicon Valley, estará na bancarrota até 2020.
Desde 2008 que esta empresa tem vindo a sobreviver à custa de cortes nas despesas operacionais, expandindo o seu negócio de fabrico e fazendo a transação do seu núclo de negócio no PC para “mercados em crescimento”. Apesar de poder estar a conseguir sucesso na sua narrativa de Marketing da sua viragem, vemos a AMD num ponto de não retorno. Identificamos aqui uma combinação tóxica que envolve um portfólio de produtos, um salto tecnológico existente na competição, vários desafios estruturais, pobre posicionamento causado por uma estratégia ineficaz e uma má folha de balanço. Apesar de haver aqui algumas possíveis vitórias, o relógio está a apertar e a AMD será incapaz de conseguir a sustentabilidade onde liderança de produtos, e não apenas os preços, determinam o sucesso.

A realidade é que em 2015 as receitas da AMD cairam 10% por um encolhimento o mercado PC, e foi exatamente as vendas e a necessidade de evolução tecnológica causada pela adesão às consolas que fez a AMD avançar onde estava a falhar.

De 2012 a 2015 as receitas caíram de 5.4 biliões para 4 Biliões, perdendo terreno para a Nvidia. A AMD teve 4 anos de prejuízos descendo as suas reservas em dinheiro de 1 Bilião para 785 milhões e com uma divida de 2 biliões. As ações, essas caíram de $5.4 para $2.9.

Mas a coisa não aconteceu, e em 2020 as Parangonas eram as seguintes:

Da beira da falência a um ganho de 1.300% nas ações: como esta CEO transformou sua empresa.

Eis o link para esta notícia.



Depois das afirmações de Renato Fragale, eis que surge o arquitecto de performance entre sistemas interconectados e sistemas de memória da AMD, Phil Park que veio confirmar que a história de Renato é realmente verdade, referindo:

Eu vivi esse período e posso dizer que, infelizmente, é verdade. Em 2008 a crise financeira global pôs-nos numa posição incrivelmente má, especialmente depois da recuparação da Intel com os Merom/Conroe/Woodcrest e Nehalem. Vendemos inúmeros Ips como os Adreno para aumentar o dinheiro, e muitos tivemos de aceitar cortes salariais.

No meio de tudo isto, a PS4 foi preponderante. Apesar de o sucesso da AMD se ter devido às tecnologias que necessitou de implementar tanto na Xbox como na PS4, foi o número de vendas da PS4 que permitiu recuperar a empresa financeiramente.

 



error: Conteúdo protegido