Christopher Dring da Gamesindustry.biz revela dados sobre as vendas de Elden Ring
Há dados muito interessantes da Gamesindustry.biz sobre Elden Ring.
O lançamento do jogo no Reino Unido foi absolutamente gigante (vendas fisicas + digitais). É o maior lançamento fora de um Fifa ou um Call of Duty desde o Red Dead Redemption em 2019. Maior que o Assassins Creed: Valhalla, e maior que o Cyberpunk 2077.
O jogo vendeu 2.5x mais cópias que o Horizon: Forbiden West. Cerca de 70% de todas as cópias foram downloads, sendo que na Xbox 84% das vendas foram digitais, ao passo que na PS5 50% foram digitais.
No global (fisico+digital), a Playstation possui 41% das vendas, o PC ficou com 30% e a Xbox ficou com 29%.
É realmente absurdo o sucesso deste jogo. E apesar dele ter tido uma quebra de vendas de 63% na segunda semana, o que permitiu a Gran Turismo 7 arrecadar o numero um do top de vendas, a quebra de 63% para este tipo de jogo é absolutamente histórica para o género.
Basicamente estamos perante um sucesso enorme da From Software.
O jogo é ótimo estou com 50h e ainda tem muita coisa para fazer/descobrir, o mapa dele é enorme e muito denso, existem áreas que eu pensava: “Ah vai ser só uma sala” e quando fui ver era tão grande que percorria o mapa de um lado a outro pelo subterrâneo.
Porém tenho severas críticas ao jogo, como a dificuldade (não sou de reclamar já que é um souls) de alguns bosses como o Radhan que já começa a ser muito apelativo. O quest design que era uma coisa não muito boa na saga Souls continua ruim aqui e a performance que em alguns momentos o Ps4 sofre com baixa framerate
De resto o jogo é uma evolução muito bem vinda, graficamente achei ele no Ps4 slim bem melhor que The witcher 3 porém um jogo que nada tem de nova geração, só que isso é uma coisa muito subjetiva pois ninguém joga Souls por gráficos de ponta sempre foi a coisa que pecou, a jogabilidade é ótima e bem agradável até o combate em cima do cavalo Torresmo (piada gente) é bem intuitivo.
No geral eu tinha dado 9.2 e achei que fosse diminuir a nota, mas para mim aconteceu o contrário a nota deu uma subida para 9.4/10
O jogo tem mundos dentro do seu mundo.
O open world criado pela from software está além de qualquer outro existente, mesmo o de witcher 3.
Não joguei Elden Ring, mas pelo que li e ouço falar, a comparação com The Witcher é um tanto descabida, a densidade de mundo de The Witcher é conseguida pelas quests abundantes e contextualizadas em história fazendo aquele mundo crível, o de Elden Ring é pelo level design ao que entendi. Provavelmente a comparação mais apropriada, pelo que li, deveria ficar com Breath of the Wild, mas é apenas a minha opinião.
A meu ver, os fãs dos Souls só ficaram mais empolgados porque agora têm um jogo maior e com mais combates pra fazer, mas posso estar falando besteira, pois não curto o gênero Souls-like.
Quando o comparei com The Witcher foi apenas no quesito gráfico nada mais.
Sobre o último parágrafo sim e não Dark Souls sempre teve inúmeros combates e Dark Souls 2 tinha se eu não me engano perto dos 50 bosses com as Dlcs, portando acho que isso não foi um fator decisivo, mas sim o mundo aberto que é muito vasto e sempre tem coisa para ver/fazer e sem bricadeira quando você pensa acabou, sempre aparece mais e isso sem parecer forçado.
Não se preocupe que não falou besteira 👍😆
Legal seu feedback.
É meio que nessa linha que dou relativa importância para notas e avaliações. Se um jogo tirou 97 de metacritic, é provável que tal jogo possua algo diferenciado para justificar essa grandeza de nota. Se o diferencial vai ou não me agradar, aí são outros 500, mas facto é que existe algo que mereça atenção.
Da mesma forma que se um jogo como Days Gone possui metacritic 71, eu já sei que algo de ruim aconteceu. Resta avaliar se tal acontecimento é relevante para mim. Mas o jogo não recebeu 71 de forma aleatória.
Gran Turismo Sport recebeu 75 principalmente pela falta de conteúdo. Gran Turismo 7 veio 5 anos depois, mas fez uma repaginada completa no conteúdo do jogo, recebendo a meu ver merecidamente uma nota consideravelmente superior.
Veja que meu ponto não discute se o valor exato dessas notas são justas, poderia ser um pouco mais ou um pouco menos. O ponto é que essas discrepâncias existem por algum motivo, não foram dadas de forma 100% aleatória.
Claro que o melhor review é o da pessoa testando pessoalmente, mas quem não vive de jogar videogame precisa de certa forma ter feedback dos outros para ajudar nas escolhas do que consumir. E mesmo se todos os jogos estivessem em disponíveis em serviços, certos jogos não te dão a dimensão de grandeza nas primeiras horas de gameplay. Leva-se tempo para ter uma percepção mais clara do quão bom é o jogo. Então o feedback continua valendo rs
Perfeito seu comentário Carlos e obrigado pelo elogio.
Tudo o você mencionou é verdade e pego assim como você no Days Gone que a crítica não gostou, mas eu gostei bastante e só concordo com a crítica no que diz respeito as bugs pq esses eu tive aos montes.
O caso do Elden Ring eu poderia citar muito mais coisas e ser mais preciso em outras só que isso renderia um artigo já que teria de fazer comparações com os jogos antigos e explicar como foi melhorado ou piorado. Mas o que posso dizer é que se você gosta dos jogos Souls da fromsoftware você vai se sentir em casa.
Se fizer o review completo do game, já tem um leitor aqui para apoiar.
Tenho o jogado na series S levo 40h de jogo e é fantástico. Eu adoro a série souls logo já sabia ao que ia.
A dificuldade na minha opinião é ligeiramente maior face aos dsouls nomeadamente nas runas que os inimigos dão, eu levo 40h e sou um miserável nivel 37.
É para ti o melhor souls?
O meu favorito para já é o dark souls 2 (apesar de ter o demon souls ps3 não o joguei), quando chegar ao fim do elden ring direi a minha opinião mas é inegável que é um jogo para quem gosta da série souls, que é um jogo de topo.
Tudo é interessante, desde o ambiente, os gráficos, as localizações o design dos inimigos e eu estou a jogar na series S, porta se super bem a consola com o jogo.
É um excelente jogo, para mim o segundo melhor desta gestação (atrás de demons souls remake).
Tem provavelmente o melhor open world alguma vez criado, complexo, necessita de atenção e estratégia, e como nenhum outro (além de outros souls) transmite uma sensação de superação e recompensa muito grande.
Pelo que percebo este jogo está a ter um poder muito grande de vicio sobre os jogadores, até mesmo quem não gostava de souls está rendido e passam dezenas horas nele sem se perceber.
Nunca um jogo teve tanta discussão em fóruns com perguntas, dúvidas e esclarecimentos, conselhod. A malta está agarrada a isto.
Fica a esperança de patchs de melhoramento técnicas, mas estamos a falar da from software, reduzam lá essas esperanças.
É o melhor souls, para mim não (como já disse). Será o melhor jogo da from software? Provavelmente sim.
Eu tambem adorei o demons souls… é o jogo que tenho mais horas +200h… tava com um build top (blue blood sword), com ênfase em sorte… Ja tenho o elden ring, mas queria platinar o Horizon primeiro…
Mario, está errado o nome do game no título. É Elden Ring, não Elder Ring.
Corrigido
Sem querer ser chato kkkkk, é Elden Ring não Rings kkkkk
ai o caraças… mais vale apagar a notícia… 😉
🤣
12 milhões de cópias. É um número espetacular.
https://twitter.com/Nibellion/status/1503909077457506304?s=20&t=sVJ2KhwkfZ_cbtP01wW7pw
Isso mostra o quanto foi equivocada a janela de lançamento de HFW, que certamente teve prejudicada as suas vendas sobretudo por escolher o período de lançamento de um Souls-like tão aguardado, fora que teve problemas técnicos menores e provavelmente ficou pra segunda época em alguns casos.
Nem falo de GT7 porque muito provavelmente não brigam tanto entre si pelos clientes, mas também não foi um intervalo inteligente pra quem curte os dois tipos de jogo e tem orçamento de gastos restrito.
Parabéns mais uma vez a From que conseguiu criar um gênero e consolidá-lo na indústria, feito cada vez mais difícil, e sobretudo sem apelar pra microtransações. Não curto o gênero, mas reconheço o feito e a importância para os gamers e para a indústria como um todo.
O que você queria que eles fizessem? Quem foi adiado pra uma semana depois de Horizon foi Elden Ring. Queria que a Sony adiasse de novo Horizon?
A janela de lançamento da Sony que não foi boa, tendo em vista que ela mesma lançou dois grandes títulos próximos, ao fim do ano, nada tinha dela… Mas enfim, são decisões administrativas planejadas, só dei minha opinião, não leve como a verdade absoluta ou como diz o outro colega… Já vou adiantando que não sou Ceo de nada, até aqui em casa que a última palavra é minha, essa última palavra costuma ser “sim, senhora”! 🤣
Kkkkk… mas a Sony tem 3 jogos first party e mais um carrada de exclusivos de terceiros pra 2022. Eles colocaram Horizon no início e Gow, que deve ser lá por junho/julho. Enfim, vamos ver o que foi mais acertado no futuro. Horizon tá vendendo muito bem, apesar de Elden Ring ser o que é.
Horizon deveria sair ano passado. Mas não tem o que fazer. O game já saiu bugado mesmo com o delay. Ainda assim, games da Sony tem cauda longa. Vai vender muito com o tempo e a medida que mais ps5 entrem no mercado.
Sim, sim, o jogo é ótimo, o que disse é que se tivesse sido lançado em período mais adequado estaria com vendas ainda melhores.
Com quase 50 horas de jogo, considero um bom game. Mas o pior souls da From. Não houve nenhuma evolução. Os mesmos problemas de câmera, os menus ultrapassados, o péssimo design de personagens, etc. Só que agora com os problemas de mundo aberto. Bugs, performance ruim e feio. Muito feio. A arte em algumas partes é bonita, mas tecnicamente está anos luz atrás de um ghost of tsushima ou do próprio sekiro. No entanto, o maior problema do game é o balanceamento. Está completamente quebrado. Se você não explora o mapa, vai tomar um hit e morrer de praticamente qualquer boss. Por outro lado, fiquei tão forte que o game perdeu completamente a diversão. Isso porque não utilizo invocação e nem magia. No mínimo faltou um modo hard. Resumindo é um souls com todos os problemas de um open world.
O meu continua encostado a apanhar pó, enquanto não libertarem uns patchs não lhe toco.
Continuo firme e super empolgado no HFW.
Eu vidrei no HFW… E no inicio não gostei nada!
Acabei de platinar HFW. Um jogo espetacular. Que começa meio fraco e vai surpreendendo ao decorrer da campanha.
Estou longe de platinado. Mas estou cada vez mais preso ao jogo. E a adorar.
O início é terrível, mas melhora cada vez mais, chegando a um ponto onde fascina em todos os aspetos. Graficamente está absolutamente brutal.
E eu que joguei as duas versões, Mário. A diferença é Brutal!
https://twitter.com/Andre_EP812/status/1504215791121666049?t=LlTxWDhSk2QBUke1DS0Y0Q&s=19
No mais, parece que os problemas de pop in foram solucionados na sua maioria com o patch de hoje. Também reparei uma coisa: na praia e de baixo d’água não tive um pop in sequer e são áreas que foram construídas do zero pra esse jogo, sem reciclagem do Zero Dawn 🤔
[OFF] https://twitter.com/shinobi602/status/1504098466250825733?s=20&t=XlYS2bdJcDkvak2I6xODAQ
E o novo vídeo com novas informações sobre Starfield: https://www.youtube.com/watch?v=X8_JG48it7s
A idéia me agrada muito, esse negócio de civilizações em um amplo universo, lá no espaço. Tomara que a MS mostre um gameplay em Junho para já se ter uma melhor dimensão do jogo. O que foi divulgado até agora foca mais nos concepts.
Fotogrametria. 😍 Vamos ver se vai estar do nível de Death Stranding nesse aspecto. Menos que isso será meio frustrante.
O meu Hype está forte para este jogo, quero muito que seja bom!
Tenho zero hype para esse jogo. As pessoas lembram do sucesso de skyrim. Mas os últimos dois games deles foram na melhor das hipóteses medíocres. Sendo o último um completo fracasso. Difícil saber se veremos a Bethesda de hoje ou do passado.
É o que disse: Se for um Fallout 4 2.0 largo mão. Esse jogo foi um que achei que seria espetacular e é decepcionante. Mas que o conceito de Starfield é interessante, isso é! E espero que seja um belo jogo.
O conceito é interessante, agora é ver se é bem aplicado. E pessoalmente acredito que há potencial para jogos do género.
Existe mto potencial para jogos no espaço, pois com SSD isso se torna muito mais palpável e simples de fazer do que com um HD mecânico.
Uma pena Mário que este tipo de jogo não te atrai, não sabes literalmente o que perdes.