O relatório e contas da Activision não é brando. Quedas de receitas, quedas de lucros e quedas de utilizadores activos. É o fim do confinamento devido à pandemia, e que neste caso custou à Activision Blizzard 60 milhões de utilizadores.
A Activision Blizzard é uma empresa com uma enorme abrangência de mercado, alcançando todas as plataformas, desde os smartphones, ao PC e consolas, com múltiplos produtos em todas elas.
O seu ultimo relatório para o mesmo trimestre, mas em 2021, mostrou um total de 372 milhões de jogadores ativos nas suas plataformas e uma receita de 2,28 biliões. Mas para o presente ano, a receita caiu para 1,77 biliões e o número de utilizadores ativos caiu 60 milhões para 323 milhões.
A justificação não existe verdadeiramente, mas o coerente é pensar-se que tudo está relacionado com o final do confinamento, o que leva a que muitas pessoas deixem de ter disponibilidade para o gaming. E da mesma forma em estar a pagar por serviços que não podem usar.
É nesse sentido que esta notícia se torna relevante pois a quebra de assinantes em todos os serviços é expectável, especialmente nos ligados ao Gaming
Enquanto a Sony compra a Bungie por 3.5 bilhões ou mil milhões, a Embracer Group compra a divisão ocidental da Square Enix por 300 milhões com direito a 50 Ip’s dentre elas Deus Ex e Tomb Raider. A Sony deveria acordar para fazer uma aquisição destas e pelo preço pago saiu quase “de graça”.
https://www.gamevicio.com/noticias/2022/05/square-enix-vende-sua-divisao-ocidental-incluindo-estudios-e-franquias-para-o-embracer-group/
Ou seja pelo preço de uma Insominiac.
E pensar que foi dito que a MS pagou 100 milhões de dólares só pela exclusividade de Rise of Tomb Raider…
A questão da Sony eu até entendo que ela tenha olhos pra aquilo que a falte, e nesse caso, apesar de a Lara ser icônica penso que Deus EX é mais faltoso a Sony. Mas também acho a compra da Bungie uma porcaria, inda mais pelo preço supervalorizado que foi e por se definir, hoje, por apenas um jogo como serviço.
A Bethesda foi a melhor aquisição na minha opinião. E a insomniac a maior bagatela, junto agora com esses estúdios ocidentais da SE.
Verdade tinha ate me esquecido disso.
Em 2015 o Tomb Raider era sequência de um reboot muito bem sucedido, agora em 2021, os estúdios ocidentais da Square vem de vários fracassos, Deus Ex Making Divided, Shadow of Tomb Raider, Avenger, Guardiões da galáxia…
O produto desvalorizou. Foi uma perda de oportunidade para a Sony, a MS nunca poderia comprar esses estúdios enquanto ainda está no processo pela Activision.
Tu acha mesmo que a Sony é Microsoft (tendo um jogo feito pela Crystal) não sabia dessa negociação. Não compraram pq não acharam interessante. Agora vem vcs aqui falar que elas errar em não comprar? Pqp! É querer saber mais do pão que o padeiro né? Patético.
Tu gostas muito de usar termos como patético e burro, queres o lugar do deto? Estas no bom caminho.
Cada dia estou mais preocupado com a visão de futuro das empresas orientais. Ver a Square falando tanto de NFT, a Platinum atirando para todos os lados e a Sony querendo lançar vários GaaS, não é bom sinal.
Não, não é um bom sinal e se colocarmos tudo em contexo nesta corrida por GAAS e serviços de assinatura a Sony está atrás de todos os concorrentes e isso pode ser um perigo para a empresa.
E tu queixas-te se ela perder? Esse é o tipo de corrida do qual eu quero ficar bem longe do vencedor.
O Netflix começou a 7.99 vai em 15.99 e quer cortar a partilha de contas.
O Disney Plus começou a 5.99 vai em 8.99 e quer cortar a partilha de contas.
Resumidamente, mesmo que o negócio seja viável, as empresas vão querer sempre mais e mais. E os serviços vão ser caríssimos daqui a nada, especialmente quando a concorrência apertar.
As pessoas acreditam em refeições baratas, mas em pleno século 21 até me choca ver que ainda há quem não tenha aprendido nada.
Mário, você chegou a ver o vídeo sobre os NFT que te enviei, ele toca em questões muito relevantes e basicamente explica que você pode estar comprando nada por nada.
Respondendo ao seu comentário: Eu não me queixo dela “perder”, mas do que pode acontecer se ela perder por exemplo:
É inegável que o mundo hoje esta se encaminhando para o streaming e serviços e eu até falei isso no direct, eu não vejo a Microsoft recuperando o valor monetário da Activision/Blizzard e Zenimax, o que ela fez foi segurar Ip’s e agregar valor ao seu serviço, para envitar o que aconteceu com a Netflix, onde depois que lançaram os serviços concorrentes, a Netflix ficou com as calças na mão tenho que aumentar preços e rever alguns planos. Ai a Microsoft ainda esta investindo pesado no Streaming e o serviço é ótimo, una isso tudo e você tem o gamepass, o streaming, o ea play e o ubisoft plus em um só lugar.
E onde entra a Sony?
Para a Sony sobreviver a isso ela teve que mostrar uma resposta e isso foi a nova plus, porém a onde estão os novos jogos e o catálogo de terceiros? Cade o streaming em lugares fora da Europa e Estados Unidos? Literalmente a concorrência esta deixando a Sony encurralada sem jogos pelo menos de terceiros, ficando apenas com suas franquias first party e isso pode vim a ser um problema pois só com seus jogos ela não consegue manter o interesse do grande público e esse vindo a escolher a concorrência gera uma bola de neve para a Sony, pois sua receita vai diminuir, consequentemente o investimento em jogos e assim por diante, por isso eu acho que essas aquisições “ponderadas” podem ser mais prejudiciais do que vantajosas. É só ver esse exemplo por 300 milhões o grupo levou mais de 50 ip’s e duas delas muito reconhecidas.
Então eu não quero ver o ganhador, mas eu temo pela indústria se não houver uma resposta a altura.
Ps: Tive que escrever pelo telemóvel, dai não sei se consegui passar a ideia direito qualquer coisa quando chegar em casa, eu posso explicar melhor.
Sim, vi…mas os nfts são algo a morrer. As vendas caíram 92%.
Mário, as pessoas são tolas, o que há de brasileiros levando golpes de estelionatários não está no gibi, são golpes inacreditáveis onde tolos entregam as economias de uma vida em troca de um investimento mágico de alta rentabilidade, quando não, é alguém no whatsapp com uma foto de conhecido mas um contato novo dizendo que trocou de número e precisa de algum favor financeiro e sem sequer ouvir a voz da pessoa transferem-lhe dinheiro ou pagam contas de terceiros que nem conhecem… Os velhinhos têm sido os mais afetados, mas há muita gente tarimbada (experiente) sendo tola!
De acordo Hennan, penso como você, todos estão errados. Na ambição de quererem muito, perderão o certo que julgam pouco.
Provavelmente a Sony foi procurada, provavelmente não viu benefício com a aquisição;
Provavelmente a MS foi procurada, mas a MS ainda tem a Activision para resolver;
Foi bagatela junto a Insomniac, mas a Insomniac é a que mais esta entregando jogos ultimamente, mais até que um conjunto de estúdios.
Insomniac entrega muito mais que a crystal e eidos combinadas. Óbvio que a Sony é a Microsoft não quiseram adquirir essas empresas. Agora o que vejo é uma galera querendo falar mais de pão do que padeiro.
Há uma diferença grande entre as aquisições da Microsoft e as da Sony… Se calhar vou escrever sobre isso pois vale bem a pena.
Podemos supor que sim, mas eu tenho algumas resalvas.
A crystal dynamics por exemplo já tinha uma sequência para o Deus Ex MD, porém a Square interviu e mandou eles fazerem o Avengers que foi um flop, deopis eles fizeram o Guardiões da galáxia que todo mundo fala super bem.
Então eu acho que o rpoblema de não entregarem mais jogos, se deve mais a Square do que ao studio em si.
Tem uma palavra(2 p/ ser sincero) no teu comentário e tambem nas 2 respostas do Fernando: Flop/Fracasso.
É uma palavra que a Sony não quer ver perto, pode até não seguir a palavra a risca, mas só de ter uma tendência a flop ou a de ter problemas a Sony está rejeitando. Evolutions Studios que o diga (e olhe que Driveclub para mim fez frente ao GT), o que dizer então da continuação de Days Gone que não é aprovada.
PS: Lembrei também do The Order em que a Sony nem se manifestou em adquirir o estúdio, que agora é do Facebook(Meta).
Verdade e todos estes fechamentos foram de responsabilidade do Jim que na época era responsável pela divisão europeia.
Mas entretanto querem lançar 10 GAAS em minha opinião é muita ingenuidade achar que todos seram um sucesso.
Cara, mas 300 mil só a IP da Tomb Raider valia, fora que levava direitos de filme também.
E provavelmente o Direito de Avengers pra fazer games.
Pra que? Pra mais um reboot? Essa franquia é uma das mais supervalorizadas. Começou bem e no segundo e terceiro virou uma bomba esse reboot.
Como conversei com um amigo, inguem mais quer mais do mesmo. Por mim, que ND abandone uncharted e faça novas IPs, quero coisa diferente. Returnal é diferente de tudo e um baita jogo gostoso.
Não é assim que funciona, eu gosto de Tomb Raider e acho os jogos ótimos.
Se fosse o caso, pela sua ótica, GoW, Gran Turismo e muitas outras franquias deveriam ser jogadas fora. As coisas só precisam de tratamento certo. Lara é uma excelente personagem pra games e guarda carisma e saudosismo de muita gente. Se sair outro, eu compro sem pestanejar.
Não é assim que funciona a história das marcas.
Existem casos e casos. Gow se reinventou e gran turismo é um simcade. Meio nada a ver vc fazer essa comparação.
Cara, citei esses 2 mas tem muitos casos de franquias antigas que mantém apelo, Spiderman é um caso, NFS, CoD, Battlefield, Assassins Creed… Citei os 2 porque são franquias tão ou mais antigas que Tomb Raider…
As empresas não justificavam para uma Sony. Aguardem por artigo.
Acontece que todos os jogos da Square Enix Ocidental pós Rise of the Tomb Raider floparam, enquanto Destiny é um dos jogos mais jogados do PC, do Playstation e do Xbox a anos. Não é nada surpreendente a Sony preferir a Bungie, assim como também não foi surpreendente a MS ter tentado comprá-la de novo em 2020. Por mais que o Destiny seja mal visto pela turma do “i love singleplayer”, e por mais que não seja a referência dos seguidores de metacritic, é um grande case de sucesso.
Agora eu tenho certeza que a Square Enix não precisaria vender os estúdios por pechincha se essa galera defensora do single player também comprasse os jogos quando eles não são exclusivos. Por que o exclusivo do Playstation pode ter 80 de metacritic que é considerado uma obra prima, mas o single player multiplataforma que não é +90 e não tem repercussão da midia não existe.
O Days Gone com média 71 é bom, o Shadow of the Tomb Raider com média 75 não é. O Ghost of Tsushima ou o Death Strand com 83 no metacritic é ótimo, o Deus Ex Making Divided com 84 não, a DLC paga do Spider Man é sensacional, o Guardiões da Galáxia não importa…
A turminha do meu exclusivo minha vida ta ajudando muito a industria a tomar a direção em que está indo.
Mas isso é fato. Quem acha média do metacritic vale algo é quem não jogou esses jogos. Death Stranding é muito mais jogo que esses que vc citou e tem uma média merda no metacritic.
Shadow of the Colossus, e The Last Guardian são, para mim, dois dos melhores jogos que alguma vez joguei.
Um foi bem aceite após ser vendido na PS2, uma versão HD na PS3, com um remake na PS4, o outro ainda tem 79 no Metacritic.
Se me guiasse por aí… Estava bem lixado.
Tô jogando The Last Guardian, uma bosta no geral. Gameplay horrível e vou terminar pela história, mas pode ser o que for a história, o gameplay é horroroso.
Death stranding tem uma média merda porque é um jogo merda.
Uma opinião… Longe de ser concensual.
Death stranding custou 10 milhões a ser criado. Em Março de 2021 tinha vendido 5 milhões.
Não só isso o torna um sucesso de vendas, com muito jogo que consideras bom a não atingir estes valores, como se pagou ao ponto de poder vir a justificar um segundo jogo.
O jogo é radicalmente diferente do normal. Mas ser merda… Calma lá. Até porque 7.3 está longe de ser merda, num website onde todos podem votar e dar o que bem entenderem.
Sim, opinião minha, para mim do piorzinho que já joguei, é radicalmente chato.
Mas em que ficamos? Metacritic não vale para nada e vendas já quer dizer que um jogo é bom?
Sim, as vendas definem a qualidade de um jogo. Porque se vende é disso que vais ter…
Para mim o COD não é seguramente dos melhores jogos do mundo, mas se dizes que é eu acredito
Tu podes não achar… eu tambem não acho… Mas as vendas dele dizem que é das formulas de maior sucesso. E contra factos não há argumentos.
Que me interessa dizer que este jogo é muito bom, se ninguém o acha senão eu? Daí que as vendas definem qualidade… quer se goste ou não.
Então o fifa e o cod merecem um lugar no panteão dos videojogos.
Ata, aqui vc ao menos incluiu isso kkk
Se não me falha a memória, não foi Death Stranding que apareceu no serviço da NVidia e alguns donos de Xbox foram lá jogar via Edge(teve GOW dias atrás)? Mas o jogo não é uma merda? E mesmo assim alguns foram lá tentar jogar?
Death stranding tem média 82 no metacritic. Longe da realidade que o rapaz diz existir. O game foi fantástico pra mim e pra muita gente.
Assim como The Last Guardian foi um bom jogo para mim seguindo os predecessores Ico e Shadow of the Colossus.
Cara eu curti muito The Last Guardian apesar de seus problemas na jogabilidade um pouco datada
Sim, curti também e ainda vou testar no PS5. Na época eu tinha recentemente perdido um pet que estava cuidando por uns 6 anos e ele era muito apegado a mim sendo esse pet uma ave que vivia solta pela casa. O desenrolar da estória pegou de jeito.
É tão merda que tem uma taxa de conclusão de 30%, que a maioria dos jogos nem chega perto. Sua opinião não é o padrão da indústria, cara. Não seja prepotente assim.
Mas a tua é padrão, padrão e lei. Tanto que está lá jogos com melhor média mas segundo a tua lei são uma porcaria. Deixa-me lá adivinhar porquê, hummmmmm
Não é padrão, apenas vou de acordo com a maioria geralmente. E se um jogo não me agrada, deixo claro que não me agradou, não extrapolo isso como você, colocando seu gosto pessoal como se fosse o padrão. Você diz odiar flame war, mas é o cara que mais faz flame aqui.
70% achou o jogo uma porcaria? Sabia que era chato, mas assim tão chato não.
Dirias o mesmo se ele tivesse dado a conhecer que o racio de jogadores que completou a campanha de Halo Infinite é 10%.
Exactamente o mesmo, e até ficaria mais admirado como não é menos uma vez que o jogo é virado para MP e pelo que diz por aqui é uma valente porcaria sendo que todas as boas reviews que teve são pagas pela MS.
Pronto, ok… Tens coerência. Apesar de não concordar com nenhum dos dois pontos de vista.
Kkk
Faltou “na minha opinião”
Mas pedir educação e humildade a alguém que desconheço é algo que não me cabe
Mas fica a dica
Death Stranding é um dos melhores jogos da geração passada, na minha humilde opinião
Tudo o que digo é na minha opinião.
Mas como o iniciador em vez de opinião mencionou certezas, eu também me achei no direito de o fazer.
Eu comprei todas as tomb raiders até hoje, esses últimos até mais de uma vez, pois tenho no PS3, PS4 e PC o primeiro, no PS4 e no Xbox o 2o e o Shadow tenho no PS4 e PC. Comprei Avengers. Só não comprei o Guardiões porque saiu no Gamepass e jogo que se põe em serviço é porque quer ser consumido dessa forma, é como presumo.
Essa sua conta de que não se compra jogo é balela, essa indústria sempre se sustentou pela venda de jogos, hoje é que vem gente dizer que não porque tem 10 casos de jogos como serviço ganhando muito dinheiro e repentinamente é esse que é o futuro!
O tomb raider de 2013 foi para mim um jogão. Os seguintes não achei que tivessem no mesmo nível.
Você coloca que a venda dos estúdios ocorreu por culpa dos jogadores de Playstation, que preferem comprar os exclusivos single player em detrimento dos multiplataforma. Se o motivo da venda dos estúdios é por esses jogos venderem pouco, então por qual razão os jogadores de Xbox e PC não compraram o jogo?
De resto, se a pessoa prefere Days Gone ou Shadow of the Tomb Raider .. cada um que fale por si. Só posso adiantar que jogos exclusivos geralmente tem muito mais divulgação, sejam de PS, Xbox ou Nintendo. Desde eventos que se dedicam a apresentar gameplays desses jogos, atualizações em blogs oficiais, etc..
Então não é absurdo Days Gone vender mais que Shadow of the Tomb Raider no PS4, já que teve muito mais divulgação por parte da fabricante do console. Se tu for olhar as vendas lá na Nintendo, até o novo Nintendo Switch Sports com 74 de metacritic deverá pulverizar as vendas de todos os jogos multiplataforma lançados para o Switch.
No Xbox parece que o jogo fica mais comentado apenas quando entra no gamepass (marvel vs galaxy por ex), sem resultados expressivos em vendas. Aliás, alguns relatórios fiscais mostram isso claramente:
“Specifically, we are talking about the sun 400,000 copies distributed on Xbox in fiscal year 2021, which ended last March, against 3.65 million copies on Nintendo Switch and 2.75 million copies between PS5 and PS4. As mentioned, a huge difference.”
https://www.aroged.com/2021/11/02/capcom-xbox-sales-significantly-lower-than-playstation-and-switch-in-2020/
Sua resposta contém parte do que eu ia responder pois se os donos de PS não compram SP de multiplataforma o que falar do Xbox que tem Gamepass? Cada acesso ao jogo (assim suponho a forma de remuneração para devs mais conhecidas) chega a compensar a compra de unidades caso fosse no PS? E tens a taxa de aquisição do jogo por aqueles que assinam o Gamepass via Xbox ou PC?
É o atual lema do brasileiro(alguns claros) “A culpa não é minha, é dos outros!’
Galera do Xbox não joga nem os próprios exclusivos, quem dirá mult. Detalhe os jogos estão no gamepass!
Eu mesmo conheço pessoas que ficaram falando do forza horizon 5 e nem sequer zeraram o game xD
Eu comprei-o… Adorei… Escrevi uma review… e nunca mais lhe peguei!
Infelizmente é mais do mesmo, e saturou-me depressa.
ué, mas semana passada vc arrotava aqui que exclusivo não é tudo isso, que não vende, que não importa.
agora só exclusivo que vende e importa fazendo a square falir?
Exclusivo não vende, mas foram os fãs da Sony que faliram os jogos da square e por isso foi vendida. Esse cara é um poço de contradição.
[OFF] O comentário acima fala que os usuários Sony tem parcela de culpa por não comprarem Single Player fora dos estúdios Sony, pois o que falar dos jogadores que não dão suporte a jogo indie e por isso não terão direito ao DLC que os jogadores das demais plataformas terão?
E jogo indie é mais barato do que um SP de uma grande dev.
https://www.eurogamer.pt/dlc-de-furi-fora-da-xbox-por-questoes-de-prioridade-e-orcamento
Me impressiona é que nunca demora muito pra esses caras serem desmentidos. É algo realmente assustador! Kkkkkkk
E esse? https://www.tweaktown.com/news/86023/outriders-didnt-make-profit-in-2021-people-can-fly-confirms/index.html
Jogo saiu day one no serviço, claro que a maioria não comprou.
Off: Embracer compra parte ocidental da Square-Enix por 300 milhões, pechincha!
Tomb Raider e Deus-Ex juntos!
Não tem nenhuma métrica de qualquer empresa de jogos que e MS tenha comprado ou esteja em processo de compra que seja ascendente.
Se a MS comprou, estava flopando.
A MS parece alguém que compra carros estragados para arrumar e não vender, mas sim lucrar em cima.
Só que é meio tenso quando vc não consegue arrumar os carros que já tem e deixa os que estão funcionando estragarem e ainda vai lá e compra mais.