E tal como sempre afirmamos, programadores de Black Myth Wokung confirmam que o jogo não saiu na Xbox devido à Series S.

A Microsoft nunca reconheceu a situação e chegou mesmo a indiciar um potencial pagamento de exclusividade da Sony. Mas tal como sempre aqui afirmamos, o real motivo… era a Series S.

Black Myth Wukong não saiu ainda na XBox, e os motivos eram até agora desconhecidos.

Haviam duas potenciais explicações para esse assunto.

  • A possibilidade de a Sony ter pago por uma exclusividade.
  • Problemas na colocação do jogo na Xbox Series S

A primeira hipótese não podia deixar de ser considerada, e aliás diga-se que a Microsoft fez tudo para que os seus fans acreditassem nela. Quando esta foi abordada sobre os motivos pelos quais o jogo não saia na sua plataforma, a Microsoft referiu que não comentava os negocios de exclusividade dos seus concorrentes. Uma situação que, naturalmente, levou muitos a acreditarem que a Sony tinha pago por uma exclusividade.

A segunda hipótese era relacionada com a complexidade de se meter um jogo com os visuais de Wukong numa consola onde apenas existem 7.5 GB de RAM livre.



Num artigo que fizemos em Setembro, abordamos estas duas hipóteses, e claramente acreditamos na segunda em detrimento da primeira, quanto mais não fosse pelo facto que era mais coerente, bem como pelo facto que a Microsoft, pelo que mentiu ao longo dos anos, não nos merece credibilidade nenhuma.

Ora agora a situação esclareceu-se, vindo da boca dos próprios programadores, e sabe-se que o jogo efetivamente não saiu na XBox devido às políticas de paridade da Microsoft que obrigam ao suporte das duas consolas, e aos problemas em colocar o jogo na Series S.

Ou seja, e isto é o mais relevante aqui, a Microsoft, mais uma vez, escondeu a verdade e, mais do que isso, induziu tudo e todos em erro, não admitindo as suas falhas e preferindo tentar manchar a imagem da concorrência.

Repare-se que uma exclusividade, por muito que haja quem defenda que isso foi o que foi informado à Microsoft, não faz sentido. E não faz sentido pelos motivos exposto no nosso artigo de Setembro, mas que vamos citar aqui:

  • O jogo sempre foi anunciado como saindo para a Xbox, e nunca foi anunciado como exclusivo, mesmo que temporário Playstation.

Basicamente se isto era um exclusivo, era dos piores de sempre, ao ser anunciado como saindo na Xbox, e a Sony não anunciando o mesmo como exclusivo, apesar do sucesso que o jogo estava a ter, especialmente na China e no Japão.

  • O jogo foi um sucesso tremendo na China, mas no entanto, na China Joy, onde a Sony tinha lá os seus exclusivos, o jogo não estava sequer presente.

Qual a lógica de se pagar por uma exclusividade, e nem sequer se poder tirar partido da mesma para se vender consolas?



  • Os programadores sempre disseram que o problema da Xbox era optimizações.

Apesar de Jezz Corden ainda hoje referir que a Microsoft disse que o jogo era exclusivo Playstation, pois isso foi o que lhes foi dito, da parte da Game Science a exclusividade sempre foi refutada e a conversa sempre foi coerente, alegando que o jogo não saia na Xbox pois precisava de optimizações, algo que confirmam agora. Daí que a versão de que a Microsoft foi informada de uma exclusividade e que Jazz Corden ainda hoje defende, continua a soar como mera desculpa.

No entanto Jezz defende-se, e quando lhe foi colocada a seguinte questão:

  • Então se a Microsoft acredita (que há exclusividade), é porque é verdade

Este responde com:

  • Não necessariamente.

Ou seja, a Microsoft acredita porque lá dentro alguém lhes deu informações que seria para acreditar, e não porque seja verdade. E isto é típico da Microsoft, onde eles acreditam no que lhes é dito internamente, e não no que é realmente verdade, nem se preocupando em se informarem!

Eis as palavras recentes do CEO da Game Science:



Although there were no big surprises, I still felt a little emotional after getting all of them (STEAM awards). Everyone’s fighting hard for us. But the only thing missing is the XBOX award, which should’ve been there (but that 10G of shared memory (7.5 GB usable), it’s really impossible to get it without several years of optimization experience).



14 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Carlos Zidane
Carlos Zidane
8 de Janeiro de 2025 12:21

Esse aí é o verdeiro GOTY.

Off: NVidia colocou AMD, PlayStation 5 Pro e Xbox a 7 palmos/Caixão e vela preta. O rolo compressor linha 50 Blackwell é incrível.
É, merecem os trilhões de dólares.
Estou até interessado agora.

Last edited 1 mês atrás by Carlos Zidane
Julio Guilherme Estrela Júnior
Julio Guilherme Estrela Júnior
Responder a  Carlos Zidane
8 de Janeiro de 2025 12:52

A 5090 vai custar um rim? Vai, mas deve ser 10x ou mais o processamento do PS5 Pro.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Zidane
8 de Janeiro de 2025 13:18

Parece que o verdadeiro Goty é Astro Bot mesmo. 104 prêmios de melhor do ano até agora e o Black Myth muito longe da primeira colocação.

https://www.gamevicio.com/noticias/2025/01/astro-bot-ja-ostenta-104-titulos-de-jogo-do-ano/

Netto
Netto
Responder a  Sparrow81
9 de Janeiro de 2025 11:10

Kkkk na cara não pra não estragar o velório kkkkk

Carlos Pereira
Carlos Pereira
Responder a  Carlos Zidane
8 de Janeiro de 2025 14:19

Foi o meu verdadeiro Goty. Entre este e FF7R, este acabou por me agarrar mais e o combate muito bom. FF7R também não esteve mal. Game Science de parabéns.

Deto
Deto
Responder a  Carlos Zidane
8 de Janeiro de 2025 17:06

Se fosse tão boas, não teria que apelar para multi geração de frames fakes.

Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Zidane
8 de Janeiro de 2025 17:38

Sério mesmo. Gostaria de saber como alguém ficou animado com essa apresentação da Nvidia. Tirando a promessa de melhorar o DLSS e o Reflex, o resto foi uma piada.
Você viu alguma comparação da série 5000 com a 4000 em rasterização? Não foi por acaso. Aguarde os reviews, porque o ganho será ridículo.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Janeiro de 2025 19:50

Meu ponto é o seguinte. Baseado em Cyberpunk, a 5090 entregou 40% mais performance em path tracing, custando 25% mais caro. Provavelmente em rasterização será por volta de uns 30%. Se esse é o ganho no topo, o que esperar das demais? Tem vazamento colacando a 5070TI com performance pouco acima da 4070TI super. E as mesmas fontes, apontam que o Multi frame generation funciona na série 4000.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
8 de Janeiro de 2025 21:42

Não nativamente, existe um real ganho em RT e IA na série 5000. Não curto geração de frames como estão propondo, mas é preciso ver pra descartar. O entusisasmo acho que fica mais pelos preços.
Acho que muito da empolgação do povo está na raiva do preço do PS5 Pro ou mesmo raiva do PS. Lol

Hennan
Hennan
8 de Janeiro de 2025 17:46

Off: Diferente da apresentação da Nvidia. Isso sim parece uma grande evolução
https://youtu.be/sTXuP20ffeg?si=Hmho5pxRJRd4EDXt
https://x.com/SebAaltonen/status/1876974302248960278

error: Conteúdo protegido