E se vos fosse dito que um jogo a 80 euros… afinal não é tão caro como soa!

Não só se aplica aqui a realidade do aumento dos custos de produção, mas igualmente que, efetivamente um jogo agora, custa menos do que custava antes.

Quando a Sony subiu o  preço dos jogos em 10 euros, a justificação foi o combate ao aumento galopante dos custos de produção. E esse é uma realidade que temos de ter em conta e que terá de ter forçosamente repercussão no preço dos jogos. Afinal a qualidade paga-se e para mais qualidade é preciso mais dinheiro, uma realidade que se tenta atualmente subverter.

Mas as pessoas queixam-se: Ah, 80 euros é muito dinheiro! E é… 80 euros… são sempre 80 euros.

Mas apesar da realidade financeira, há uma outra: Para o produto em questão, e olhando historicamente, não é… e nem nunca foi. E o nosso problema atual não é o custo dos jogos… mas sim os salários não terem acompanhado a inflação!

A realidade é essa, e uma que ninguém se preocupa em aceitar. O gaming sempre foi caro, e o que nos faz pensar que os jogos são caros é na realidade o facto que os salários não acompanharam a subida do custo de vida, e as pessoas tem vindo a perder poder de compra. Mas o preço dos jogos… na realidade esse até tem baixado.



A realidade é que 80 euros por um jogo é muito menos do que se pagava antes.

Dado que atualmente o valor do Euro e do Dólar estão equivalentes, vamos trabalhar antes em dólares, até porque para esta comparação vamos ter de recuar a uma era pré Euro, o que impossibilita o seu uso simplificado.

Vamos então recuar aos anos 80, e aos jogos para a NES. E ali, em 1987, cada jogo custava, nada mais, nada menos, do que 40 dólares.

Ah, mas 40 é metade de 80… Não… nada disso! ajustando o custo à inflação e trazendo-o aos dias de hoje face aos salários da altura, esses 40 dólares são o equivalente ao jogo, a ser vendido hoje,  em 2022, custar 122.81 dólares.

Como se percebe, bastante mais caro que um jogo dos dias de hoje… e que não possuía sequer 1/10 dos custos de produção dos atuais.

Vamos avançar um pouco, e vamos para 1992, já com a SNES, onde os jogos custavam 50 dólares. Aqui temos menos 5 anos onde aplicar a inflação, pelo que na realidade os 50 dólares, aplicados aos dias de hoje até ficam num valor inferior ao de 1987, com um valor ajustado aos dias de hoje de 105,59 dólares.



Ou seja, apesar de em 1987 os jogos custarem 40 dólares, e em 1992 custarem mais 10 euros, na realidade, para os americanos os jogos em 1992 eram mais baratos que em 1987. Isto na proporção relativa ao custo de vida.

Se formos para o Reino Unido, a Megadrive em 1991 tinha jogos a 37 libras, o que se equivale a 76 libras (89,61 euros) em 2022. Os jogos da Snes em 1992 custavam 40 libras, ou 94,34 euros à data atual.

Curiosamente o preço das consolas não sofre o mesmo tipo de alterações. Uma SNES que em 1991 custava 200 dólares custaria 425 euros nos dias de hoje, ou seja um preço semelhante ao das atuais consolas. Mas claro que se recuarmos, por exemplo para 1977, uma Atari VCS 2600 que custava 200 dólares, custaria hoje 977 dólares.

No entanto não se tome isso como uma normalidade, dado que a tecnologia nessa altura ainda era algo pouco comum, e como tal a sua produção era cara, tendo como alvo um mercado que era extremamente reduzido.

Onde os produtores tem vindo a ganhar ao longo dos anos, não é por isso no valor cobrado, mas sim na poupança sobre o que é entregue, bem como tem beneficiado com o aumento das vendas devido ao crescimento do mercado dos videojogos.

Note-se que quando falamos do crescimento do mercado não falamos forçosamente do seu crescimento em número, mas sim em aumento da receita gerada. Apesar de o mercado das consolas, atualmente não ser muito maior do que o que existia na era PS2, a realidade é que atualmente o gasto per capita é bem maior, o que faz com que este mercado gere mais dinheiro agora do que antes. E esta é uma realidade que parece escapar quando se fala de serviços de subscrição.



O outro lado por onde os produtores tem vindo a ganhar é na poupança do custo dos meios de entrega dos jogos. Ao longo da história os jogos tem vindo a ser entregues em medias cada vez mais baratos. Passamos dos caríssimos cartuchos para os baratíssimos BluRay, sendo que no futuro provavelmente se acabará de todo com os custos de distribuição e custos com intermediários, com a implantação definitiva das vendas digitais, que crescem cada vez mais e mais, permitindo mais ganho aos criadores de software, por jogo vendido, apenas com o corte da despesa.

Convém não acabar este artigo sem referir um outro factor que atinge os jogos atualmente e que antes não eram igualmente comuns: Os descontos e os usados!

Uma realidade tambem pouco abordada é que atualmente é muito fácil vermos um jogo, ao fim de poucos meses, a descer de preço. E num prazo que apontaria para algo inferior a 18 meses, é muito comum os jogos estarem a metade do preço (vamos aqui excluir a Nintendo onde a empresa basicamente se recusa a descer preços).

Com as lojas de usados a se terem tornado comuns, os custos descem ainda mais. Elas já apareceram nos anos 80 e 90, mas não só eram em muito menor número, como eram quase impossíveis de serem encontradas fora das grandes cidades, algo que agora não acontece.

Basicamente, tudo isto contribui para que atualmente o gaming seja mais barato do que nunca. E se é percetível que os utilizadores queiram pagar ainda menos e aderir a esquemas mais baratos que lhes oferecem o mesmo, convém perceber-se que até ao momento tivemos uma curva crescente de qualidade, que pode ser colocada em causa com esses serviços.

O problema do custo do Gaming não é o preço dos jogos. É a perda de poder de compra. O preço dos jogos, face à qualidade do que oferecem, estão mais baratos que nunca.





27 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Hennan
Hennan
6 de Setembro de 2022 8:33

Acho 70 dólares caro, mas o fato é que quem compra no lançamento está subsidiando os demais clientes. Logo não tem como ser barato. Cabe ao consumidor entender que sempre existe a opção de esperar. Mais importante do que criticar as empresas é aprender a controlar o consumismo. Além disso, com a expansão dos serviços, a tendência é o game cair de preço ainda mais rápido. Logo para quem tem paciência. Ainda é um hobby acessível.

Mário Armão Ferreira
Responder a  Hennan
6 de Setembro de 2022 11:09

O artigo não pretende dizer que 80 euros é pouco dinheiro. Porque não é.
Ele pretende é mostrar que, ao contrário da crença popular, os jogos tem vindo a descer de preço e não a subir.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Setembro de 2022 11:40

Num assunto paralelo a esse, mas relevante, um colega se referiu anteriormente a receitas no sentido de que essas não são importantes, que importante é o lucro. Mas é preciso lembrar que quem também tem mais despesas pode estar a criar mais conteúdo ou mesmo fazer mais investimentos.

O resultado de lucro é mais interessante para atrair mais investidores, pois presume-se mais dividendos a distribuir. Mais receita, desde que não se fique em prejuízo, presume-se mais dinheiro a custear despesas e poder de investir.

Por isso receitas são também importantes, assim como o lucro. Os custos só precisam ser é controlados de maneira eficiente a saber que não estão a desperdiçar dinheiro.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
6 de Setembro de 2022 11:59

Tanto receita quanto lucro são importantes. A questão é o contexto. Crescer a receita é importante desde que através de produtos com margem positiva. Não adianta apenas vender, se você está pagando pelo cliente. Em algum momento tem que mudar. Por outro lado, lucro sem investimento é o caminho para o fracasso. As empresas precisam sempre estar se atualizando e renovando. Se não vão acabar como a kodak.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Setembro de 2022 11:53

Entendi o que você disse. Só acresci minha opinião.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Setembro de 2022 14:48

Aqui no Brasil, nos anos 90, um cartucho original de Super Nintendo ou Nintendo 64 custava quase o equivalente a 1 salário mínimo.

Me lembro que queria comprar Street Fighter Alpha 2 em 1996, e custava mais de 100 reais, e o salário mínimo era 112 reais. Não comprei, só aluguei umas 2 vezes na locadora, era o que consegui fazer rs.

Hoje o salário mínimo é 1.212 reais, e um jogo novo nas lojas digitais custa cerca de 350 reais. Ou seja, o preço reduziu proporcionalmente, mas continua um preço bastante alto para o nosso padrão.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Carlos Eduardo
6 de Setembro de 2022 16:31

Um exemplo abaixo, essa imagem é de janeiro/1997. Em maio/1997 o salário mínimo subiu de R$ 112,00 para R$ 120,00.

Interessante notar que o Nintendo 64 custava 2x R$ 275,00 = R$ 550,00, quase o equivalente a 5 salários mínimos R$ 112,00 x 5 = R$ 560,00.

[imgcomment image[/img]

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
8 de Setembro de 2022 14:58

Eu ia usar justamente este argumento, fazer a relação do peço dos consoles vs o salário mínimo.

O próprio PS3 foi vendido a preço absurdo por aqui, onde cobravam mais de R$ 7.000,00 (https://meiobit.com/arquivo/9626/playstation-3-no-brasil-precinho-camarada-r798000/) contra um salário de R$350,00 em 2006, quase 20x o salário mínimo na época.

Livio
Livio
Responder a  Livio
8 de Setembro de 2022 14:59

O link para a tabela de salário mínimo de 1994 a 2021: https://www.contabeis.com.br/tabelas/salario-minimo/

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Hennan
6 de Setembro de 2022 14:38

De acordo, da mesma forma que quem pagou preço de lançamento no cinema está investindo mais do que quem vai assistir o mesmo filme alguns meses ou anos depois, seja via serviço, tv aberta, etc..

A questão é que geralmente as pessoas não vão no cinema assistir a todos os lançamentos. Mas dentro da bolha de games, a discussão é acirrada ao ponto de alguns acharem que é necessário comprar e jogar todos os lançamentos. Por isso que vivem fazendo contas sobre 350 reais em todos os jogos. No mundo real isso não existe, videogame é hobby e não um emprego onde se é obrigado a comprar e jogar tudo o que lança.

Eu por exemplo pagaria 80 euros na sequência dos meus blockbusters favoritos. Red Dead Redemption 3 por exemplo eu espero o mesmo esmero que vi nos dois primeiros. Já o “visual remake” de Last of Us não estou com pressa de comprar, porque a meu ver não vale o preço cobrado (até porque já conhecemos o jogo rs). Mas isso é individual, tenho amigos que estão ansiosos para jogar no PC quando sair, pois ainda não jogaram o game.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
6 de Setembro de 2022 13:51

Caro são os jogos no Brasil! Os jogos da Sony e a maioria dos AAA da PSN custam 350 reais! E o salário mínimo aqui é 1000 e alguns tantos reais! Na Xbox Live os jogos ainda estão a 250 reais! Mas não sei até quando! Fora que o console custa 5000 reais! Cerca de 5 meses de salário mínimo!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  PAULO KAUFMANN
6 de Setembro de 2022 14:29

Jogos na Xbox live ainda estão a 250 reais, e na PSN a 350 reais? Tem certeza disso?

https://www.xbox.com/pt-br/games/all-games?cat=newreleases

Alguns exemplos:

Elden Ring 299 reais
Saints row 299 reais
The Quary 349 reais
NBA 2k23 349 reais
Fifa 23 339 reais

Não estou aqui a querer discutir qual loja tem jogos mais baratos. Não vão faltar contraexemplos de ambas as partes. Mas a forma como você colocou que uma é $250 e a outra em sua maioria é $350 está repleta de desinformação.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Andrio
Andrio
Responder a  Carlos Eduardo
6 de Setembro de 2022 17:35

lembro de um conhecido dizendo que ia comprar o the king of fighters 15 no xbox pq ia vir mais barato. O jogo veio custando mais caro que na psn xD
O povo criou uma narrativa que tudo na live é mais barato que na psn e isso é falso. Tipo, realmente muita o coisa indie na live é mais barato mas também tem muita coisa mais barata na psn.

Agora tanto a live quando a psn tem preços elevados comparados a steam.

Deto
Deto
Responder a  Andrio
6 de Setembro de 2022 18:09

Esse papo de “tudo mais barato na Live” foi o xbox milgrau que inventou.

Obvio que ele fez ma lista somente com o que era mais barato na Live.

Tinha, na epoca, jogo “mais barato na Live” inflando a lista que custava 199,98 na Live e 199,99 na PSN.

Eu achava curioso que comecei a mandar jogo mais barato na PSN para o cara que pagava de imparcial e tinha a lista em planilha no google docs, o cara realmente acreditava na mentira… achava que realmente era um “defensor do consumidor”. Ficou surpreso de ficar sabendo que tinham vários outros jogos mais baratos na PSN.

Acho que esse foi o auge que ele atingiu, pq ele conseguiu influenciar um monte de gente sem acusar a marca “xbox milgrau”. Os minions dele ainda não eram conhecidos e conseguiam passar essa mentira como “opinião sincera” pela internet.

Tem gente que tá até hoje com esse papo ai, a maioria some quando tu mostra os jogos com o mesmo preço e os jogos mais baratos na PSN.

José Galvão
José Galvão
6 de Setembro de 2022 21:09

Eu concordo com o artigo, no entanto sou da opinião de que o preço dos jogos ainda assim é caro, mesmo tendo em conta a inflação, por muito que seja verdade que os custos de produção aumentaram, também é verdade que as fontes de receita são consideravelmente maiores que na era da NES ou mesmo PS2, a industria adaptou-se e hoje ganha mais dinheiro que nunca, os custos de produção aumentaram sim, mas agora existem lojas online altamente lucrativas (só a PSN em 2019 valia mais que toda a Nintendo), monetização/microtansações a rodos, edições de colecionador para tudo e mais alguma coisa onde cada jogo começa nos 70€ e pode ir aos 100€ ou mais, DLC de todas as formas e feitos, parcerias publicitárias, etc..etc.., é por isso que quando me falam do aumento dos custos de produção, eu digo, e?

Compreendia melhor uma third partie pedir 80€ por um jogo, do que a detentora da plataforma a fazê-lo, uma vez que não paga royalties, mesmo tnedo em conta que produz alguns dos melhores jogos na industria.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  José Galvão
6 de Setembro de 2022 22:24

Concordo com você 100% e como você fala as receitas também aumentaram, antes na era ps1 era quase impossível de um jogo vender mais que 700mil cópias e hoje é bastante comum jogos venderem acima dos 2 milhões. Isso ao meu ver é a ganância nua crua.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Setembro de 2022 9:15

De acordo Mário, e sim, nenhuma destas empresas é nosso ”amigo”, no fim de contas todas querem o mesmo, onde diferem é na forma como o tentam obter.

Quanto ás Edições de colecionador, Deluxe, Gold editions , season pass e mais não sei o quê, apesar de ser um extra, é algo que vende, e muito, porque se não vendesse, poucos jogos os tinham, e qualquer jogo, mesmo não sendo sequer um AAA, tem essas edições e dlc’s, lá por ser um extra, não vamos ignorar que é mais uma fonte de receita, e bem grande.

Sparrow81
Sparrow81
6 de Setembro de 2022 21:54

OFF – Finalmente veremos do que a Nextgen é capaz. Parece que o novo salto gráfico vai ser em Spider-Man 2 mesmo.

https://twitter.com/millieamand/status/1567176188853878786?t=YpWn6jjyVuUxxVgEU0odpQ&s=19

Julio Guilherme Estrela Júnior
Julio Guilherme Estrela Júnior
Responder a  Sparrow81
7 de Setembro de 2022 17:29

Espero que o ps5 dê conta, mantendo um bom FPS e resolução. O remake do The last of us está sofrendo no modo fidelidade em 40 FPS, estão recomendando o modo 1440p e 60 fps. Será que vai ser o padrão da nova geração? O Forbidden West consegue manter um bom modo fidelidade e 40 FPS.

Julio Guilherme Estrela Júnior
Julio Guilherme Estrela Júnior
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Setembro de 2022 18:39

Sim, concordo. Joguei Miles Morales nesse modo 40 FPS com VRR, é lindo demais. Mas acho que falta um refinamento no The last of us pelas análises que vi, esse modo de 40 FPS está bem instável.

Daniel Torres
Daniel Torres
7 de Setembro de 2022 11:59

Mário me perdoe o off:

https://www.gamevicio.com/noticias/2022/09/jogadores-estao-sendo-banidos-da-comunidade-de-halo-infinite-por-criticarem-o-estado-atual-do-jogo-/

Rapaz se isso for verdade, parece que a 343 esta ficando louca o jogo já não tem muitos jogadores e os que tem estão sendo censurados é pedir para um desastre acontecer.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Setembro de 2022 14:44

Concordo com tudo que você falou Mário e para acrescentar eu estava assistindo um vídeo de um fan de Halo a criticar duramente a 343 e até a pedir que eles fossem retirados da produção do Halo pois já é o 4 jogo da franquia (contando o Matr chief collection) que é entregue de forma vergonhosa e faltando conteúdo.

Eu como fan de jogos no geral gostaria de ver mais pessoas exigindo, mais qualidade nos jogos da Microsoft e mais entregas também, pois reconheço que até agora a Microsoft só entregou 2 grandes jogos e isso vindo de uma empresa que se gaba de ter 23 estúdios é uma vergonha.

E entrando nesse aspecto, se eles não estão conseguindo gerir de forma congruente seus estúdios atuais imagine quando/se adquirirem a Activision/Blizzard. Ao meu ver essa gestão da Microsoft só tem o objetivo de prejudicar/destruir os concorrentes e não fazer frente a eles com jogos de primeira linha.

error: Conteúdo protegido