Isso é o que a StoreDot promete vir a conseguir com a sua tecnologia ed baterias.
A duração das baterias é um problema nos automóveis, uma vez que a autonomia dos mesmos é limitado por estas. E com a carga a poder demorar uma horas, fazer grandes viagens num carro elétrico é um problema.
Mas eis que a StoreDot revela uma tecnologia que refere poder atingir a carga máxima de uma bateria em 10 minutos!
A realidade é que nos carros atuais o alcança é um problema, e tal não existiria sequer se recarregar a bateria fosse algo tão simples como encher o depósito de combustível.
Ora criar postos em quantidade é algo que se pode fazer, e aliás espera vir a fazer cada vez mais! Mas carregar um deposito de combustível apenas demora uns minutos, ao passo que encher uma bateria pode demorar umas horas.
Daí que o alcance e a velocidade de carga das baterias seja cada vez mais algo alvo de estudos. E o objetivo é a criação de algo que possa demorar pouco a carregar.
Quem surge com a notícia que a situação poderá estar mais próxima de acontecer do que se julga é a StoreDot, uma empresa que tinha já apresentado uma bateria que apresentava uma autonomia de 160 Km com apenas 5 m de carga. Só que agora o apresentado é uma célula de bateria cilíndrica que mede 46×80 mm, sobre qual a empresa afirma ter 5 patentes, e em desenvolvimento há três anos, que pode atingir uma carga completa em apenas 10 minutos de carregamento.
Para tal a StoreDot utiliza nanomateriais e compostos orgânicos e inorgânicos que substituem a grafite na célula. Tal permite ainda evitar alguns problemas como a segurança da bateria, o seu ciclo de vida, e o inchaço.
Quem sabe em 2024 já termos destas baterias no mercado.
Estou colocando um sistema de geração solar na minha residência, espero que essas baterias evoluam cada vez mais em termos de tempo de recarga quanto em capacidade e se tornem acessíveis pra que realmente seja viável termos geração elétrica off-grid sem depender de companhias de abastecimento e carros eléticos com maior autonomia e rapidez no abastecimento. Infelizmente, no Brasil, carros elétricos têm preços proibitivos; e ao menos na região onde moro, nem sequem existem locais de abastecimento para veículos elétricos, que indiscutivelmente, são o futuro.
E eu estava a troxer pela baterias de grapheno. Não só aumenta 50% da capacidade relatovamente a bateria de lítio como também os aparelhos carregam em 15/20min.
Isso é optimo!
Contudo para os automoveis usados deveria haver uma solução retrofit para equipar as baterias mais modernas, espero que no futuro o mercado funcione e apareça essa opção.
Neste momento tenho um citadino electrico que carrega em +/- 30mn 85% da bateria e o restante em carregamento lento +/- 1hora e meia.
Como citadino a nivel de agilidade comportamento e arranques 🙂 dá 10 a 0 a qualquer citadino a combustão (que não seja Pocket Rocket).
Para viagens maiores ainda utilizo a combustão…porque como a categoria o meu electrico é um citadino embora haja pessoas que teimam em comprar citadinos e depois querem fazer Portugal de lés a lés….
Evolução da baterias vai ser fundamental para o futuro.
Já estão usando como armazenamento para cobrir horários que não tem disponível energia solar, a noite óbvio lol
Se dobrar a capacidade por peso, já dá para fazer avioes elétricos.