Os avanços no Oddle Textures permitem agora ao Kraken, compressões de 3.16:1. E este é um valor dado pelo RAD, para um caso real em um jogo.
Quando Mark Cerny apresentou a PS5 referiu que o sistema de I/O da consola iria alcançar uma média entre os 8 e os 9 GB/s, sendo no entanto capaz de lidar com cargas até 22 GB/s, caso se conseguisse encontrar situações em que tudo comprimisse particularmente bem.
E este número parecia tão distante da realidade.
Mas mais recentemente a RAD veio dar a conhecer que estava a conseguir alcançar valores elevados de compressão em algumas texturas. Valores esses que permitiam a PS5 com o uso do Kraken, alcançar valores entre os 17 e os 19 GB/s.
O que se alterou entretanto?
Alterou que a RAD veio agora dar a conhecer que neste momento os 2:1 são basicamente uma realidade, ou seja 11 GB/s, mas que já estava a conseguir compressões de 3.16:1 num pack de texturas de um jogo real que estava em desenvolvimento para a PS5. E isto corresponde aos 17 GB/s que mostrados antes.
Recorde-se que o Oodle Textures é uma tecnologia com apenas alguns meses e que está nas etapas iniciais de desenvolvimento, pelo que estabilizar este valor poderá não ser tão utópico como se pensa. Bem recentemente a RAD apresentou um novo software que prepara texturas que comprimem pouco, para que estas comprimam mais, o que mostra que o processo ainda está nas fases iniciais.
Eis o post no Blog da RAD Tools que dá a conhecer estes dados.
Recorde-se que esta tecnologia suporta vários compressores, incluindo o popular Zlib usando pelas actuais consolas, e não apenas o Kraken, apesar de os valores máximos de descompressão serem apenas conseguidos com o Kraken. Nesse sentido a tecnologia será suportada pelos motores mais populares, como o Unreal Engine, no qual já está até implementada.
Os jogos de primeira fornada da PS5 nem todos suportarão a tecnologia. Mas os que suportarem serão mais pequenos e com taxas de I/O acima das originalmente anunciadas pela Sony.
Na minha opinião, por tudo o que já li, o sistema de I/O da PS5 tem tudo para ser o grande diferencial dessa geração.
Dá-me a sensação que a Sony focou-se sobremaneira nessa funcionalidade.
Estou a ficar com crise de ansiedade pelo teardown da consola!!
A Sony bem podia se despachar!
Não percebo esse secretismo, nesse momento.
O sistema de I/O da PS5 vai ter vantagens… Vai!
Mas será que assim tanto?
Não sei. O sistema parece-me overkill.
Que será mais rápido a ler. Será! Que permitirá melhores texturas e geometria… Sim.
Mas isso teria um preço. Espaço em disco. E se formos comedidos nisso, igualando as coisas ficamos reduzidos ao tempo de leitura.
Ficam depois as vantagens indirectas de peso no sistema (ou ausência dele).
São inegáveis as vantagens e virtudes do sistema. Mas com disco limitado, questiono se veremos alguma coisa de radicalmente diferente.
É verdade que o espaço em disco deve aumentar, embora vi alguns trabalhos interessantes de compactação com Oodle Textures. Um exemplo é o game Warframe, onde a Oodle Textures poupará 15GB, conforme anunciado pela staff do game https://forums.warframe.com/topic/1223735-the-great-ensmallening/
Eu acho que em ultima instancia ele ira permitir nos jogos, algo que outros jogos nao poderao ter. E aqui para isso tens os exclusivos.
Trata-se da geomteria.. e da capacidade de fornecer nova geomteria, texturas para referescamento da cena em tempo real. Aqui e que esta o segredo.
Seja como for, e neste aspeto que acho que a Sony cometeu uma grande asneira ao nao incentivar mais isto nos first party neste altura.
Então levando em conta o sistema deI/O do PS5 ele possui 16gb de gddr6 e 825 de ddr3?
acredito que a ideia seja essa, o ssd se tornar uma extensão da memoria ram…
Não é só a banda que eu acho interessante nisso, tem também o tamanho do jogo no disco do PS5 e para download que ficarão menores.
Não estou no PC para achar o link, mas no fórum do warframe tem post dos desenvolvedores falando que vai diminuir em 15GB o tamanho do jogo com oodle.
Se aquelas transições de mundos no Ratchet and Clank já são rápidas com Kraken, imagina como ficariam usando Oodle Textures.
Extremamente veloz.
Off… O Demon Souls corre a 4K 30 fps no modo gráfico e 1440p 60 fps no modo performance. Nada mau pois por norma os modos performance estão a ser anunciados a 1080p.
O modo mostrado era o performance.
Achei muito interessante a discussão no REsetera, onde falaram que o Motion Blur e o Anti Aliasing do Demon’s Souls Remake ficou tão bom que a Digital Foundry teve até dificuldade de contar os pixels LOL
Link: https://www.resetera.com/threads/digital-foundry-demons-souls-remake-gameplay-trailer-tech-breakdown-first-next-gen-frame-rate-analysis.295937/
Não… Piada piada é isto:
E a DF não vê RT? Está tudo louco? As partículas iluminam em movimento, causando sombras e reflexos, no cenário, na espada e no personagem e ele não vê nada? Se não é RT que é isto?
O NXgamer analisou o game e falou de iluminação via Ray Tracing (a partir de 21:50 do vídeo), como dizes. Ultimamente tenho confiado mais nele do que na própria Digital Foundry.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=6ZEFRbF4tss&t=379s
A DF diz que se viu grega para contar os pixels… Ora se 1440p dá uma qualidade em que mesmo quem vai ao pormenor para contar tem dificuldade, e a PS5 podendo descer para 1440p pois não tem uma S com que se preocupar, os resultados nessa resolução a 30 fps serão fabulosos.
Oh espera… Já vimos algo assim. Era a demo do UE 5 😄
Lighting Ray Tracing… que é o que eu também vejo, e que refiro no exemplo das fotos.
PAssem esse troço devagarinho no youtube (frame a frame usando a , e o .). Vejam o pormenor da luz a imuminar a cena.
eu parei de assinar o canal da DF.. não dá mais.
no xbox SX, nada era problema, a parte superior inteira dele aberta, mas não ia entrar poeira, a admissão de ar por baixo não ia sugar a poeira acumulada no móvel que o SX estivesse. o SS não tem problema ser somente digital.
no PS5, tinha que ver isso ai com entrada de ar… “vai encher de poeira” e que o PS5 versão digital na verdade era dar menos opções.
é sempre assim lá, tudo eles procuram defeito no play, no xbox nada tem defeito.
no PS5 eles não enxergam RT, mas no xbox eles enxergam até para IMAGINAR que o RT vai resolver 90% dos problemas do jogo.
Só por curiosidade, eis um mod do Souls original com Path Tracing, o mesmo ray Tracing usando pela Microsoft no Minecraft.
https://www.youtube.com/watch?v=1qup8LxWSvY
Aposto que a DF tambem não ia ver nada aqui, pois a qualidade está equivalente ao jogo da PS5.
Só podes estar brincando sobre a qualidade estar a par com a demo do PS5 kkk
A luz dinânica pá… A luz dinâmica.
Parece que o Cerny foi bastante honesto e conservador na sua apresentação.
Daqui uns anos, vamos ver onde estarão os entendidos que discutiam teraflops como se um sistema fosse só isso.
Off-topic:
A XsX tem 802 Gb de espaço utilizável. Do 1Tb disponivel.
Resta saber se os 825 anunciados pela Sony sao disponiveis, ou capacidade total.
Pelo que vejo, o PS5 vai ter uma extensão da memória RAM, me corrijam se eu estiver errado mais essas velocidades do SSD do PS5 é equivalente a velocidade das memória RAM DDR3 de 1333 MHz, é isso mesmo ?? Essa capacidade de leitura é sem igual, obviamente levando em causa que um console trabalha com uma integração de componentes muito maior que no PC creio que levará ainda alguns anos para os PC’s chegarem a essas perfomances há preços justos.
O PS5 demonstra ser um maravilhosa e engenhoso console.
Como já disse em alguns artigos, sim! DDR 3. Mas 1066 MHz.
Olá Mário, boa tarde!
O PS5 tem mais memória RAM, além das 16gb gddr6? Tem algum artigo seu que fala onde isso aqui no site?
RAM quer dizer Random Access Memory. E isso quer dizer que todas as memórias são RAM.
Se falas de RAM no sentido de memória do sistema, a PS5 tem apenas 16 GB. Se falas de RAM no sentido de outras memórias, sabe-se que a PS5 tem vários cachês, um dos quais no sistema de I/O onde faz a descompressão dos dados que vem do SSD.
Sabe-se pouco sobre estas caches da PS5 e a sua dimensão.
Obrigado por responder. Eu pensei que o PS5 tinha mais memória além dos 16gb, igual o PS4 PRO que tem 8gb Gddr5 + 1GB de memória DDR3.
Não…nesse aspecto são 16 GB.
Estava lendo a noticia do oddle/kraken sobre o ssd e procurei outros artigos, gostaria de compartilhar meu pensamento me corrijam se estiver errado, é algo simples que não havia parado pra pensar o quão rapido são os ssds da nova geração em especial o do ps5, com dados brutos a velocidade de 5,5GB/s ou 5,5MB/ms em um jogo a 60 fps que o quadro é gerado em torno de 16,66m/s o ps5 consegue fornecer 88MB de dados na ram.
Usando o oddle/kraken esse valor vai para 15MB/ms(exemplo) o ssd consegue por 240MB de texturas em tempo de renderizar o quadro em um jogo a 60FPS isso é incrivel.
É… E a PS5 consegue fazê-lo (e mais, pois ela pode ir aos 17.4 GB/S). A questão é que para isso ser realmente esmagador, seria preciso um fluxo de texturas constante. E infelizmente o espaço em disco é limitado.
É por isso que o disco da PS5 pode ser overkill.
Seja como for uma coisa é mais do que certa. Com a PS5 absolutamente nada precisa de ficar limitado pois o SSD consegue colocar lá. A geometria não precisa de ser cortada, as texturas podem ter mais qualidade, enfim, tudo pode alcançar extremos de qualidade.
E usando uma tecnologia de frustrum, onde apenas rendes o que vês, podes ter coisas assombrosas, pois o SSD é tão rápido que o GPU poupa imenso processamento pois só precisa de render o que está visível.
Sim sim, é realmente incrivel, mas o SSD não vai oferecer streaming constante Mario, desculpe o que quer dizer com espaço em disco e pq ele seria overkill ?
overkill é um termo de gaming em que dás, por exemplo, 10 mil de dano a uma criatura que morre com mil.
Basicamente é um excesso que não tem utilidade nenhuma!
E esse é o receio que eu tenho que o SSD da PS5 sofra, porque a dimensão do disco não o permite mostrar o que vale.
Quanto ao streaming… ele vai ser usado em força nesta geração. Porque com ele podes usar toda a tua RAM não para a criação do mundo, mas apenas para a criação do que está no teu angulo de visão. E isso é um ganho gigante.
Entendi, acredito que a sony tenha dimensionado a velocidade do ssd para sua apu, para evitar esse overkill do disco, como sabemos sera uma consoles são extremamente otimizado para manter o preço, duvido que colocariam uma velocidade para sobrar… pelo menos nos fristparty a sony, agora os studios de terceiros sera overkill pois vai ser nivelado por baixo para suportar a xbox/pc…
Concordo, sera praticamente uma extenção da ram, tudo foi projetado para o sdd alimentar a ram instantaneamente, como cerny mencionou, a ps5 não tratara os dados com uma ‘bagunça’, sera tudo organizado…
Com relção ao espaço em disco ser limitado e prejudicar, poderia exemplificar, pois não consigo imaginar… acredito que os 825 que a ps5 da e sobra para os jogos, como isso limitaria ?
Para a PS5 mostrar o que vale precisaria de um jogo com centenas de Gigas. Texturas alta definição, geometria com milhões de polígonos, e isso sempre a mudar, com cenários diferentes. Mas 825 GB não permitem os jogos serem maiores que os actuais.
Entendo, faz sentido, se pegar um jogo como gta5 e todo em texturas e geometrias com utra resolução, com interiores em predios e casas, imagina o tamanho do jogo..
Depende… a questao e.. os 825 Gb, sao o enderecavel pelos 12 canais a 5.5 GB/s. Mas como as primeiras imagens mostraram, a Xbox series X tem os 1Tb, no PCB mais 1 Tb expansivel por memory card (e nesta altura nao se sabe se a consola sera vendida com um cartao de memoria).
A Sony, pode ser o mesmo… mas em vez dos 100 GB anunciados pela Xbox… pode contar com os 825 GB…
A apresentacao da Sony em Maio foi… muito pouco clara, para dizer o minimo.
O ponto é se o disco entrega toda velocidade no seus 825gb, ou a a sony entregaria essa velicidade apena a uma parte do disco, exemplo: 100gb a super velocidade e o restante a uma velocidade mais baixa?
Não acho que a fariam isso.. mas temos que esperar pra ter certeza..
É em todo o disco. Aquilo são memórias e todas elas que constituem o SSD possuem o mesmo número de canais.
O que pode existir é algo acima dos 825 GB que não tenha essa velocidade e seja destinado ao OS. Mas os 825 tem todos a mesma velocidade.
Certo, voce acha que o SSD de expansão do ps5 certificado pela Sony tbm chegara a essa velocidade dos 825gb ? Pois eu acho que acabara sendo um acessorio obrigatorio…
Tem de chegar… Como a Sony disse, só certificará SSDs com 5.5 GB/s de transferência garantida, usando 6 níveis de prioridade. Isto quer dizer que os SSDs deverão estar anunciados no PC como tendo algo na ordem dos 6.5 ou 7 GB/s
E ja os ha a venda, e nem sao muito caros. A Samsung tem ofertas de 1 Tb a 180$ (mais barato que os 220$ dos cartoes da Xbox). A questao e o form factor.
Sim, apesar de não ser provável, a PS5 pode ter mais espaço onde tenha o OS.
Eu acredito que a PS5 tenha 1 Tb no PCB, tal como a XsX. Desse 1 TB, 175 GB estao reservados para OS e a margem de espaco em branco para o SSD nao ficar lento.
E que os 825 GB, que sao endrecaveis pelos 12 canais… sejam para ter a mesma funcionalidade que os 100 GB que a Xbox reserva para a Velocity architecture.
Fora isso… a consola devera vir com um SSD de 1TB (houve rumores que a memoria da ps5 chegara aos 2TB, no modelo comercializado… creio que e disto).
E acredito que a XsX tambem devera vir com 2 TB. O que nao se sabia ate agora era os 1 Tb da consola estavam ao nao no PCB e isso nao foi visivel no primeiro breakdown em Dezembro… mas com a XsS e com os videos mais recentes ja consegui identificar o SSD no PCB (no mesmo do APU mas na traseira). Esse SSD encaixa na entrada de cartao de memoria e esta em comunicacao com ele. E acho que a consola devera chegar com um cartao de memoria (pelo menos esse seria o habito).