Já que vimos recentemente o gap das Xbox series para a Xbox One, vamos ver como estamos no gap das Xbox Series face à PS5.
Segundo as estimativas da VGChartz, até final do ano de 2024, a PS5 tinha vendido um total de 71 milhões 32 mil 170 unidades. Já as Xbox series teriam vendido 32 milhões 169 mil 659 unidades.
Aceitando estes valores, que poderiamos questionar, o que vemos é que, basicamente as vendas estão a chegar aos 2,2 para um a favor da Playstation.
A questão é que isto nem sempre foi assim, e os valores revelam-se mais preocupantes por outros motivos.
A questão é que a diferença de 38 milhões 862 mil e 511 unidades foi conseguida ao longo de um total de 4 anos. Mas só no ultimo ano, este valor subiu de 13 milhões 673 mil 921 unidades. Ou seja, no ultimo ano, o crescimento da diferença foi de mais de 65%. Quando a média de diferença de vendas andava nas 8 269 197 unidades, ela no ultimo ano subiu 65% para os 13 674 921 unidades.
Mas mais preocupante ainda é que 2 448 954, ou 20% desse valor foi em apenas 1 mês. Ou seja quando em média a Xbox vendia menos 1 020 543 unidades por mês, em Dezembro de 2024 esse valor aumentou 2,39 vezes.
Percebendo que as pessoas ligadas à Xbox não gostem destas notícias, o facto é que os números, corretos ou não, retratam uma quebra de vendas que é uma realidade, e que se torna preocupante para a Xbox.
E as as duas últimas receitas anuais depois da compra da Actiblizz alcançam máximas históricas mesmo com essa queda forte no hardware.
Me fazem pensar que se tornarem uma editora multi. Foi apesar de uma escolha por aperto. Uma escolha bem acertada do ponto de vista estratégico.
Xbox virou um ecossistema. E não acho que essa estagnação do Gamepass agora nos 32 milhões (aumento no último balanço) perdurará.
Saber… A atual receita da Microsoft, a que tu chamas histórica, é inferior à soma da Xbox, Acrivision e Zenimax quando estavam separadas.
Quanto ao aumento, a Microsoft espera 100 milhões em 2030. São 70 milhões em 5 anos, ou 14 milhões por ano. Este ano se subiu para 32 milhões está a falhar fortemente.
2030 está longe. Contando com esse ano que está nas fraldas ainda Mário temos 6 anos pela frente até 2031.
Tu esqueces que este plano foi realizado em 2022, antes da compra da Activision. A ideia era que com a Activision alcançassem os 100 milhões em 2030. A Activision foi adquirida em outubro de 2023, sendo que nessa altura o crescimento anual médio que se precisava era de 11,4 milhões por ano (o serviço tinha 20 milhões na altura). Em outubro de 2024 o serviço tinha crescido zero, e isso levou a Microsoft a mascarar a coisa com um crescimento artificial que implicava mudar a designação dos assinantes do live para Gamepass. Ganhou 10 milhões pelo que em 2024 os assinantes passaram para 30 milhões. Mesmo assim, o objectivo não foi cumprido e a meta subiu para um crescimento médio de 11,6 milhões ano.
Quatro meses depois, em 2025 anunciam 2 milhões de crescimento. Sim, ainda faltam 8 meses, mas agora já não há assinantes do live, e o COD… Esse já foi lançado. Crescer 8 milhões em 8 meses, quando nos últimos 4 anos esteve estagnado é quase esperar um milagre.
Espera o prazo expirar Mário. Ainda falta 5 anos e 10 meses.
E outro detalhe pra toda meta empresarial existe margens de aceitação geralmente 5-7% pra cima ou baixo.
Então não é como um contrato governamental do exército, onde diz que um caça que tem que fazer supercruzeiro a 2000kmh sem usar afterburner. Nesse caso é uma obrigação absoluta e irrevogável pra ser cumprida.
Não… Para 2030 faltam 5 anos e 4 meses. O ano fiscal de 2030 da Microsoft fecha a 30 de junho de 2030
E estás muito optimista com os 5 a 7% quando em 5 anos o Gamepass cresceu naturalmente apenas cerca de 3 milhões de assinantes.
Não te esqueças que no Gamepass tanto se entra como se sai. Não é sempre a somar.
E se Nadella falhar, a cabeça rola pois gastou 100 milhões com um objectivo que passou aos investidores e e não cumpriu. E sinceramente quando vejo que num serviço de 30. Milhões de assinantes o Indiana Jones and the great circle foi jogado por 4 milhões, não me parece que o serviço esteja muito pujante.
Quando vejo que o COD vendeu 75% das vendas full price na PS e que o Gamepass Xbox+PC só aumentou, muito provavelmente temporariamente, em dois milhões de assinantes, também não vejo real pujanca no serviço para crescer isso nos próximos anos.
O futuro é muito incerto e o consumo anda desenfreado lucro vai sempre dar e crescer mesmo que mais lentamente..
Ou não. Há negócios que são bolhas econômicas e há muitas empresas que só “dão lucro” porque têm negócios com governos. O que sei é que nada dura para sempre, até matéria vira energia e virce-versa.
São empresas com muitos anos muito valiosas e muito peso no mercado e na economia com muito investimento para desistir do serviço .. portanto digo te ou sim .há empresas que duram para sempre ou ou pelo menos duram desde o início da revolução industrial…não me parece que simplesmente acabe por mais que os jogadores da Sony queiram ….
Nem religiões duram para sempre… embora possam existir a alguns milhares de anos… mas entendo que por poderem durar mais que você, você as veja como eternas. Não é a vontade de um pônei que você lê, é a constatação das coisas como são, a MS já desistiu de grandes investimentos no passado e há empresas que já foram as mais ricas do mundo e não são mais, ou mesmo aquelas empresas sólidas que pareciam que nunca se acabariam e sequer existem mais, mas boa parte da humanidade tende a ver a história das coisas como apenas aquilo que querem perceber. Ainda mais na era pós moderna onde a racionalidade que se baseia em fatos tem sido vista como um “versão de narrativa” das coisas por quem quer até acreditar no Pai Natal/Papai Noel, como costuma dizer o Mário.
Outro e-mail?
É a porcaria do automático do iphone, e foi um erro meu, e por isso peço desculpas, só que uma vez postado não tinha como modificar mais e cai pra sua aprovação/moderação, só tenho um do hotmail e um do gmail com os mesmos prenomes, mas pode só liberar o do gmail mesmo. Vai desculpando aí por isso novamente, Mário.
ficam os dois aprovados
Devia ter parado se ler logo na primeira frase mas pronto ,Acho que levas te o “para sempre” longe de mais . Acho que deu para entender bem o que quiz dizer… Mas obrigado pela lição de racionalidade . Um gajo está sempre aprender
Mário, pelo que percebo, 2030 parece ser o ano do Xbox.
Colocaram Cod e Indiana Jones no gamepass. Ainda assim, a receita cresceu apenas 2%. O gamepass falhou, já passou da hora de aceitar a realidade.
No dia que pararem com ele vai ter falhado para mim. E espero que esse dia nunca chegue.
Porque por enquanto tem sido só vitória pra mim quanto assinante.
No último report (outubro, novembro e dezembro 2024) da Microsoft Gaming reportou uma queda de 7% na receita total. Foi o primeiro report que comparou antes e depois já com as receitas da ABK.
Sobre a estagnação do Gamepass, creio que pelo menos metade dos assinantes vem da base ativa do Xbox. Logo, a multiplataformização tende a estagnar não apenas a base ativa do console como o próprio crescimento do Gamepass. Resta tentar crescer no PC, que enfrenta uma concorrência ainda mais difícil com a Steam e a Epic, e no cloud que ainda é promessa.
Você não entendeu, Carlos! Tudo isso é ecossistema Xbox! Lol
Indiana Jones foi, comercialmente, um flop. Até o Dragon Age Veil guard, que foi outro flop, vendeu mais do que ele. E apenas as vendas na PS5 o podem salvar.
Se a Microsoft quer fazer outro jogo da saga, vai ter de enterrar dinheiro nele, e esperar que a versão PS5 venda bem, porque a Disney não quer saber de engajamento, mas sim de lucros de venda.
Se depender de xbox e PC pra vender, mais de 90% das produtoras vão a falência. Isso que o Phil Spencer disse que o Game Pass ajuda a vender mais jogos. O que eles falam é que são 4 milhões de jogadores no Indiana Jones. O que eu falo é que mais da metade disso são instaladores.
Tá na hora de aceitar que o xbox perdeu, a MS perdeu.
Não tem “mas sei lá o que”
Ta na hora de você pelo ao menos respeitar o contraditório. Você pode acreditar na narrativa que quiser. Não impor a que você acredita aos outros.
Os únicos que perdem somos nós .. eles ganham sempre as vezes menos outras mais ..por mais que os ames para eles és apenas um número
Eu acho curioso como os numeros do VGCHARTs e daquele Dake Strikland lá sempre são para o xbox não ter um numero redondo abaixo do PS5
Ou seja, eles estão batalhando contra qualquer número baixo de 30M de vendas…
Para não ficar abaixo de 30M de unidades vendidas, pq se ficar abaixo disso já começa a ficar no “1/3” e ai vender 1/3 do PS5 é “um numero grande e redondo”
Se ficar abaixo de 30M de unidades vendidas, se arredonda para 1/3 de vendas do PS5
Se ficar acima de 30M de vendas, os fãs de xbox vão arredondar para cima e falar que é “só metade das vendas de PS5, nem é tão ruim”
É por causa desse tipo de comportamento padrão de fã de xbox e do Phill Spencer de “lutar contra a realidade” que o xbox está do jeito que está
Phill negou a realidade do Macaco Craig e deu no que deu
Vgcharts e Drake Strikland negando a realidade do xbox ter vendido 1/3 do PS5
E assim caminha para o Fim o console que nega a realidade, o CEO que não fala coisa com coisa pq só fala o que as pessoas querem ouvir…
Curioso como o fã de xbox tenta culpar o Nadella, o Nadella é racional e quem é irracional é o Phill Spencer com seu macaco craig negando a realidade