Dying Light 2 está aí… e o jogo requer 1080p para correr a 60 fps… Tal indica aparente má otimização do motor, o que não deixa de ser uma realidade dado que o C-Engine está longe de ser um colosso de motor. Mas dada a densidade do jogo e a sua enorme verticalidade, associada à velocidade de movimento, tambem é uma realidade que este é um jogo que requer muito mais do que outros jogos de mundo aberto. E associando os dois fatores, ficam explicados os seus resultados no PC e consolas, sendo que quando comparamos as consolas com o PC, vemos que a otimização do seu lado é excelente.
A notícia que Dying Light iria requerer 1080p para 60 fps nas consolas certamente deixou o que pensar. Claramente o C-Engine está longe de ser dos melhores motores do mercado, e associar isso à densidade e verticalidade que este jogo possui, bem superior à de outros jogos, à qual ainda temos de somar uma grande velocidade de movimentos, obrigou a claras cedências. Tal como o jogo está, esta situação afeta todos os GPUs, sendo eles de PC ou de consolas. No entanto, quando comparamos os requisitos do PC com os das consolas, percebemos que afinal, dentro do que o motor permite, as consolas foram bem otimizadas.
Vamos então ver:
Consolas
Basicamente o jogo possui 3 modos nas consolas mais potentes:
Modo resolução
O modo resolução que oferece 4K 30 fps, criados a partir de uma resolução nativa de 3264×1836 na PlayStation 5, e 3456×1944 na Xbox Series X. Este é um motor que claramente beneficia da maior largura do GPU da Xbox, obtendo assim uma vantagem de 12.2% de resolução na consola da Microsoft. No entanto, este modo, apresenta Stuttering e problemas de frame Pacing na Xbox, sendo que, segundo o NXGamer, a única consola que consegue manter os fps fixos em todos os modos é a PS5.
Modo performance
O modo performance eleva os fotogramas para 60, mas em contrapartida corta a resolução para 1080p em ambas as consolas.
Modo qualidade
Finalmente temos o modo qualidade, que corre novamente a 30 fps, mas desta vez com Ray Tracing activo, e que corre igualmente a 1080p.
Olhando para o que já vimos em outros jogos, a coisa parece poder ter margem para evoluir. O motor C-Engine da Techland certamente ainda melhorará no futuro, permitindo melhores performances, mas tal é complexo de ser afirmado pelas características especiais deste mundo, referidas nas primeiras linhas.
Xbox séries S
Esta consola contará apenas com o modo 1080p 30 fps, sem qualquer Ray Tracing Segundo os criadores do jogo, por limites de GPU.
Ora apesar de 1080p na PS5 e Xbox série X ser algo dececionante, vamos ver o que é requerido no PC, para iguais situações.
De acordo com o webiste Rock Paper Shotgun, que cita as especificações PC recomendadas pelo criador do jogo, a Techland, bem como a sua própria experiência, temos então o seguinte:
PC
Modo resolução
Segundo a sua experiência, o jogo com uma GTX 3070 e o detalhe no máximo corre a 4K 30 fps (na realidade 32 fps).
Um GPU que, apesar de estar a puxar 4K nativos, o que as consolas não fazem, é bastante superior ao usado em qualquer das consolas.
Modo performance
Mais uma vez, olhando para as especificações oficiais vemos que elas recomendam uma GTX 2060 para os 1080p 60fps. Isto sem qualquer Ray Tracing. O website refere que testou com uma GTX 1080, e que esta se ficou nos 53 fps neste modo, confirmando assim as especificações indicadas.
Modo qualidade
Para este modo a 1080p, 30 fps, com Ray Tracing, e segundo as especificações oficiais torna-se necessária uma GTX 2070.
Conclusões
Resumidamente, para os modos equivalentes aos oferecidos pelas consolas, e apesar de não podermos fazer uma comparação 1:1 pois não conseguimos comparar nesta fase o nível de detalhe usado nas consolas com o dos PCs, o que vemos é que, para a totalidade dos modos, o apontar para a RTX 2070 como o equivalente não deve andar longe da realidade, o que demonstra uma boa otimização nas consolas.
Uma salvaguarda para os tempos de carga, que não se encontram minimamente optimizados em nenhum sistema, especialmente na PS5.
Como nota adicional, o PC permite ainda brincar com fps e níveis de detalhe diferentes dos existentes nos modos acima referidos. E assim, com o detalhe no mínimo, testado pelo website com um Intel Core i5-11600K, bastante acima do i3 recomendado o jogo corre a 1080p 29 fps numa GTX 1050 Ti, mostrando que especificações indicadas não estão por excesso. Para garantir os 30 fps, este GPU tem de descer a resolução.
Basicamente, o que o website refere, é que pelo que conseguiu testar com hardware equivalente, as especificações PC nem sequer estão minimamente inflacionadas.
O PC permite ainda um modo 1080p 60 fps, com Ray Tracing, sendo que, para ele, o referido oficialmente como necessário é uma RTX 3080.
Nota: Apenas como curiosidade, a referencia à resolução nativa a 4K de ambas as consolas tem como fonte a Digital Foundry. Curiosamente este website referiu que não iria analisar mais as resoluções 4K reconstruídas, por tal não justificar, dado que visualmente tal não tem impacto: Ora, coincidência ou não, isto foi referido numa altura em que os jogos PS5 estavam a sair com mais resolução, pelo que é de assinalar que, na primeira situação em que a Xbox ganha vantagem, a resolução volta a ser assinalada.
Fica apenas a curiosidade. Mero acaso concerteza.
Com relação á resolução numa amostra de digamos 100 jogos quantos tem na ps5 mais resolução ou a xbox? Uma estimativa.
http://www.pcmanias.com/um-ano-depois-onde-ficou-a-diferenca-entre-a-ps5-e-a-xbox-serie-x/
E resolução não é tudo. De nada adianta subir a resolução se é para as performances acabarem piores.
Resumindo… 24% dos jogos lançados e analisados em 2021 tem vantagem de resolução na Xbox, 16% tem vantagem na PS5, Há no global houve mais 8% de jogos com mais resolução na Xbox.
No que toca à performance, 22% dos jogos tiveram vantagem na Xbox, e 38% tiveram vantagem na PS5. No global houve mais 18% de jogos com melhor performance na PS5.
na Geometria 10% dos jogos tiveram vantagem na PS5. Nenhum teve vantagem na Xbox.
Nas Sombras, 6% dos jogos tiveram vantagem na Xbox, e 14% teve vantagem na PS5. No global houve mais 8% de jogos com vantagem nas sombras na PS5.
Nas texturas ambas as consolas foram iguais.
Nos tempos de Loading, 5% dos jogos tiveram vantagem na Xbox, e 75% deles tiveram vantagem na PS5. No Global houve mais 70% de jogos com vantagens de tempo de carga na PS5.
No que toca à questão em si, a resolução, apenas houve um jogo onde a Xbox teve uma diferença digna de registo. Mas tambem houve um jogo onde a PS5 teve uma diferença digna de registo.
O jogo onde a Xbox teve essa vantagem era multiplataforma e cross gen. O jogo onde a PS5 teve essa vantagem foi exclusivo de lançamento Xbox e next-gen only.
A DF pra mim perdeu muito conceito, primeiro com o fanboy do Battaglia a tirar conclusões antes de ter em mão os consoles, desprezando qualquer otimização de arquiteturas. E por último o Linneman elogiando as aquisições feitas pela Microsoft, e após a aquisição da Bungie veio externar preocupação com os rumos da indústria.
Pá… Dualidade de critérios… Concluam o quê entenderem
Concordo que a performance devia se sobrepor á resolução seja em que circunstância for e se a xbox é prejudicada com isso devia de descer para a mesma da ps5. Quanto as bicadas na DF já começa a ser comum por aqui, o cavalheiro Deto não perde uma oportunidade, lamento é o Sr Mário começar a sofrer do mesmo ainda que noutro nível, tom e intensidade.
Ai que está. Não é garantia que se descer a resolução do Xbox ao nível do Ps5 as performances se manteriam idênticas. Ao que tudo indica, não garante. Então o desenvolvedor prefere deixar mais resolução no Xbox, já que se descer ao nível ps5 vai continuar na desvantagem. Nisso o Xbox perderia em tudo pro console da Sony. A vantagem de mais CUs é principalmente mais resolução e certamente tem um gargalo maior no console da Microsoft, o impedindo de equivaler performances, mesmo com resolução igual ao do PS5.
Se a causa desses problemas for, como teoriza o NXGAMER, a configuração da RAM, o descer a resolução não resolve. E dessa forma pode compensar o puxar mais para não ser tudo desvantagem.
Não tenhas problemas em dize-lo. Porque eu também não tenho.
A DF está longe de ser imparcial.
O Snr Bataglia não reconhecia as virtudes de um SSD não porque fosse incapaz de tal, mas porque o SSD melhor não estava na empresa que lhes dá maior suporte.
O DF apregoava a capacidade da Xbox ignorando a realidade da PS5, e queria falar de resoluções. Quando viram que a vantagem ou era nula ou ridicula, ou a favor da PS5, resolveram dizer que iriam deixar de falar nelas. Mas sempre que sai um jogo onde a resolução é superior na Xbox, eles falam dela.
O John que era o mais neutro veio apregoar as vantagens da compra da bethesda. Mas quando a Sony comprou a Bungee já era mau para o mercado.
Vou negar isso? Claro que não.
Quando andei a escrever artigos a desmentir o Snr Bataglia sobre as vantagens do SSD, algo que se comprovou que tinha razão, está tudo dito.
Quando andava a explicar a tecnologia da PS5 quando a DF a comparava ao PC, também está tudo dito.
Eles burros não são, mas são ao serem uma empresa, precisam de patrocínios. E a Microsoft é um dos seus grandes apoiantes.
Eles ficaram podres quando a Sony não os tratou da mesma forma. E isso foi claro na altura.
Não sei se você confundiu, Mário, ou se ele (Linneman) também elogiou na época da Bethesda, mas recentemente o que vi foi num vídeo da DF, onde é abordada a aquisição da Activision pela MS e ele diz estar empolgado, que era algo fascinante e que era uma coisa boa essa aquisição. Não demorou muito a Sony anuncia a aquisição da Bungie, afirma um discurso multiplataforma, e o Linneman vai ao Twitter dizer que está preocupado com essas aquisições e os rumos da indústria. Tudo muito lamentável pra quem quer ter alguma credibilidade, pois coerência é o mínimo.
O mais engraçado foi ele tentando explicar esse absurdo. Segundo o mesmo, a Activision estava podre. Logo a aquisição da Microsoft é uma salvação. Já a aquisição da Bungie coloca o mercado em risco, porque a empresa vem bem. Haja drogas para entender essa lógica.
Pois é, salvar de quê? De Assédio? De fazer jogos ruins? Bill Gates assediava sexualmente funcionárias, e os jogos da MS, salvo uma única exceção, não são exemplos do que há de melhor na indústria.
Nem o argumento de coisa boa contra a Sony serve, a Zenimax até onde sei era saudável e vinha fazendo bons jogos como Doom Eternal, e o agora Deathloop sem qualquer dinheiro da MS.
Sim, Juca, foi erro meu… Era Activision.
Adicionando:
Vantagem do SX no modo “Photo” do Control?
Vídeo inteiro sobre isso.
Vantagem do PS5 no demo do Matrix no mundo “voo livre”?
Nada.
Basicamente seria um vídeo para confirmar o que a Sony falou em 2019 sobre “voar” no Spiderman com um DEMO.
Mas prova com demo não importa, importa falar que o PS5 tem clock fake pq a 5700xt não melhor com overclock.
Discordo dessa boa otimização para consoles. Primeiro que o game está mal otimizado em tudo. Tecnicamente é um game nível farcry 6/ Ac valhalla rodando muito pior em tudo. Nos consoles fica ainda pior, primeiro porque no modo performance roda próximo a uma 2060. Por fim, porque o modo RT é uma piada. Ao invés de incluir RT na iluminação global como disponível no PC, colocaram em sombras e AO. Ou seja, não é só o desempenho sofrível, mas as escolhas ruins.
Longe disso… A velocidade a que tudo se mexe, as constantes movimentações de câmara mostram um jogo muito pesado a nível de streaming. Muito mais que um jogo normal de mundo aberto.
Não se pode olhar para as coisas de uma forma tão livre.
O modo performance não roda ao nível da 2060. Com RT precisas da 2070. Mas mesmo que aceitemos a 2060, pelas questões que referes, estamos a falar de um GPU de consola de 100 euros contra um GPU PC que ainda hoje custa mais que a consola.
Isso também mostra como a Insomniac tá muito acima. Spider tem uma movimentação extremamente rápida e é muito superior tecnicamente.
Mas usa de muito truques para poder fazer o que faz… uma delas é repetição de itens no disco para acelerar a leitura ao diminuir os tempos de pesquisa, o que aumenta tremendamente o tamanho do jogo. Com um SSD isso pode ser dispensado.
A questão não é essa. Se AC Valhalla entre outros games entrega desempenho de 2080 ou mais. Não é admissível que entreguem desempenho de 2060 um ano após. Não vou nem comparar com exclusivos da Sony. A verdade que provavelmente o fato de ter 7 consoles + pc está prejudicando a todos.
São coisas diferentes. Cada motor é um motor. Resultados de 2080 não pode ser considerado o normal.
Esse jogo sofre do mesmo mal do cyberbug… Deveria ter sido cancelado no xbox e ps4, e lançado apenas na nova geração.
Mas o trabalho é tão porco que nem pra usar o SSD para loading, os caras usaram.
Sinal que ele nem usa nada do SSD dos novos consoles… Ai é difícil aceitar reclamação de DEV… o hardware que deveria ajudar muito o desenvolvimento do jogo eles não usaram.
Imagem mais “sharp” tem sido a caracteristica dos Xbox frente ao PS5. E eu prefiro assim, um stutter pequeno no 1% do tempo pra mim não incomoda tendo uma qualidade visual superior.
E Mário uma das formas de ganhar em desempenho é ganhando em resolução não se trata apenas do framerate.
Não deixas de ter razão. Mas a coisa não é assim tão Linear.
E não o é porque resolução e fps não são coisas separadas. Um GPU tem um determinado desempenho que pode ser usado em resolução, ou em fps, sendo que mexer num é mexer no outro.
Nesse sentido, há uma escolha de ou um ou outro. Conseguir aumentar um sem penalizar da mesma forma o outro é sim, tal como referes, maior desempenho.
A questão é que isso aqui não acontece. Tu sobre um, mas depois o outro sofre. Podes referir que é apenas pontualmente, mas quem te garante que do outro lado se fizéssemos o mesmo, não era igual?
Torna-se necessário perceber o motivo da escolha. Porque motivo de um ladose previligiou os fps fixos e do outro a resolução?
A resposta a isso está no frame pacing. A Xbox tem os problemas que tem com os fps porque não consegue ser constante no tempo usado por fotograma (pelo menos ao nível da PS5). Basicamente, ao ser mais rápida em velocidade, a PS5 previligia o tempo de fotograma. A Xbox por ser mais larga, consegue calcular mais dentro do mesmo fotograma. Daí as escolhas. Havendo equilíbrio (e só podemos falar nesse caso), de um lado terás mais fps, do outro mais resolução. A dúvida que fica é… E se reduzisses a resolução do outro lado, equilibraria? Talvez não, e daí a escolha.
Off:
Horizon fobiden west custa 79,90 versão ps5 e 69,90 a versão ps4.
A versão ps4 terá upgrade gratuito para a versão Ps5. Que circo!
Não é circo, é coerência, se todos os jogos da PS4 são 70€ e os da PS5 são 80€, não vejo porque este seria diferente, tomara que o ”circo” fosse igual no GT7 e no God of War.
Coerência só se for nos bolsos da sony.
São 10 euros de diferença exactamente pelo mesmo produto, isto não tem qualquer coerência.
Pelo menos colocavam apenas os exclusivos ps5 a 80, não cross gen com upgrades gratuitos.
Nos bolsos da Sony?
Se eu tenho a possibilidade de comprar um jogo PS5 por 70€ devido ao upgrade, é melhor para o meu bolso não o da Sony.
A questão que se coloca aqui é que a Sony afirmou que os jogos de lançamento da PS5 que tinham uma versão PS4, teriam um upgrade gratuito, isto durante o primeiro ano, o Horizon está a usufruir dessa gratuitidade porque era um jogo de lançamento que acabou por ser adiado.
E não, não é exatamente o mesmo produto, a versão PS5 tem melhorias significativas em relação à PS4, pelos vistos andámos anos a viver um circo com a iniciativa cross-buy entre a PS4 e a PS Vita.
Acho que não entendes aqui a questão que é, por que raio vou comprar a versão ps5?
Para os bolsos da sony por vai apanhar muitos incautos.
É o mesmo produto sim, na ps5 o de 70 euros é exactamente o mesmo produto do de 80 euros.
A vantagem da versão PS5 em disco é que você não verá à mostra a versão de PS4 no menu quando inserir o disco do jogo, e também poderá instalar o jogo de PS5 sem precisar de internet pra jogar a versão melhor para o PS5.
Já a vantagem da versão digital de PS4 pra quem tem PS5 é o preço.
Quem já tem PS5, se fossem o mesmo preço, optaria obviamente pela versão de PS5.
eu peguei a versão Digital de PS4 na PSN.
inclusive no APP do celular eu já consigo selecionar a versão PS5 e mandar baixar, mas da erro.
eu acredito que quando a “ISO” estiver no servidor, quando começar o pré Load eu consiga baixar pelo celular… já que o padrão é vc não baixar no pré load a versão PS5.
Existem inúmeras lojas a fazer bons descontos com a pré reserva, com facilidade se mitiga esse aumento da PS5.
Com esses descontos a versão fisica praticamente fica ao preço base da versão PS4.
Com real vantagem em ter versão fisica PS5 e não um upgrade digital.
E se esperar pelos usados no olx ainda fica mais barato.
A única vantagem da versão física de PS5 é para quem gosta mais de branco do que de azul.
” e se esperar pelos usados no OLX ainda fica mais barato”- isso já é desconversar não vou por ai,não acrescenta nada.
Eu estou a falar de uma solução de compra Day One que é o tema deste debate. (obviamente se comprar o jogo daqui a 20 anos ainda fica mais barato….)
A vantagem de versão fisica PS5 vai muito além disso,
uma delas é que fica sempre com a melhor versão em disco sem depender de ligação online para ugrade.
Outra duvida que tenho é que na versão PS4 caso faça upgrade para PS5, em caso de usar o jogo noutra PS5 será que dá para fazer o upgrade novamente?
Eu desconheço talvez o Mário consiga informar.
Desculpa lá mas o único a desconversar és tu.
Eu no início disse que para quem tem ps5 dar 80 euros pela versão desta ou 70 pela versão de ps4 era exactamente a mesma coisa, ficavam exactamente com o mesmo produto.
Tu é que vieste a seguir com teorias de pseudo vantagens e supostas promos sem qualquer interesse para o tema exposto por mim.
É normal defender erros de coisas que gostamos muito, mas quando isso passa o bom senso perde-se toda a credibilidade.
Vamos aqualquer site grande de videojodos e está tudo a criticar esta situação por razões evidentes, entre elas os incautos que compraram a versão ps5, depois venho aqui e o que se apanha é pessoal a tentar defender e justificar esta bizarrice.
Primeiro não são supostas promoções, uma pesquisa rápida e vê vários sites a venderem a versão PS5 a 67.99€ em vez de 79.99€ (15% de desconto),em Portugal.
Segundo, o que você chama de teorias pseudo vantagens gerou uma resposta do Mário que está a procura de respostas para uma questão bastante pertinente de forma a informar os seus leitores corretamente, pelo que me parece tem bastante interesse.
Desconversar não desconversei em nada, simplesmente expos o meu ponto de vista para o tema, se não vai ao encontro do seu não posso fazer nada.
Acrescento ainda que respeito o seu ponto de vista inicial, mas evidentemente não concordo com ele.
Quem puxou promoções foste tu, coisa irrelevante para o tema pois são promoções e o que interessa é o standard.
Não há nada a concordar ou discordar com o meu ponto de vista, até porque não é nenhum ponto de vista, é um facto, e o facto é que quem comprou a versão ps5 acabou de perder 10 euros.
Também há relatos (carece de confirmação) de brasileiros a dizer que na ps5 apenas aparece a versão ps5 na store, e só conseguem comprar a versão ps4 pela app. Se isto não é má fé será o quê?
Mas basta dar um saltinho a sites e fóruns para ver a alegria da maioria.
Claro que puxei, promoção para day one temporalmente mitiga a diferença que você fala.- repito em jogo novo!
Nada tem haver com mercado de usados.(usados a partida já se sabe que é mais barato).
Facto é que comprar a versão Ps5 tem vantagens!
Se valem o dinheiro a mais ou não, lá está depende,
está longe de ser um dado adquirido.
Até pela informação que o Mário aguarda confirmação.
Independe disso para mim, se preferia ter os jogos mais baratos? claro que sim.
Mas também compreendo o esforço extra na versão PS5, esforço esse que tem de ser pago.
Eu continuo a sustentar a Industria enquanto achar que não me estão a ir ao bolso descaradamente.
É preciso perceber antes de falar. Como disse, eu contactei uma loja de jogos que ficou de me explicar o que se passa.
Mas aparentemente a diferença é que a versão PS4 é PS4. Podes passar para PS5, mas apenas uma vez, o que quer dizer que o teu usado é PS4, e a versão PS5 é digital, obrigando a verificação online e ao CD para correr.
A Versão PS5 é fisica quer na PS4, quer na PS5. Vendida é PS5 e não requer internet para correr.
Eu mesmo assim parece-me pouco para 10 euros, e estou a aguardar para confirmar o que acabei de referir, e outras diferenças que possa haver.
Se for só isto, sou capaz de optar pela versão PS4 dado que não vendo os meus jogos.
E com os dados todos, irei escrever algo.
Estou a tentar averiguar o que se passa, e já contactei uma loja nesse sentido.
Neste momento o que percebo é que a diferença é:
Num dos casos compras a versão física PS4, obtendo a versão digital PS5.
Na outra tens a versão física em ambas as consolas.
Aparentemente, o upgrade para PS5 ocorre uma só vez, pelo que se venderes o jogo… vendes a versão PS4. No outro é a PS5. Para jogar, a versão PS4 requer o disco e internet, a PS5 só o disco.
Mas isto está sujeito a confirmação.
Pois era o que me parecia.
Penso não haver info oficial a informar de tal maneira de funcionamento.
Eu quero saber é como fica quem comprou pela store a versao ps5 e gastou mais dinheiro podendo ter a mesma coisa mais barato.
Pois … Tens razão. Já me esquecia da versão digital…
Tem de haver algo mais… Senão o termo chulice e aldrabice quase nem chega para cobrir isto.
A versão digital é mais dificil de explicar, vou aguardar por mais informações.
Caso não haja mais nada de Tangivel, quem compra a versão PS4 Digital faz melhor negócio.
Ligaram-me agora…
A loja mandou uma solicitação de esclarecimento por escrito, em que explicava tudo e pedia explicações sobre eventuais diferenças.
A resposta foi curta e simples. “É a mesma versão”.
Basicamente retira tudo o que foi especulado entre mim e o vendedor, que seriam explicações lógicas… O termo que realmente se aplica é só um: “Chulice”, pois a diferença é só mesmo a caixa a dizer PS5, e levarem mais 10 euros por isso.
Pedi inclusive à loja que guarde o e-mail da Sony pois pedi a troca da versão encomendada para a da PS4, e quero o e-mail pois prevejo que haja uma chuva de reclamações, e que a Sony possa oferecer algo para compensar, caso em que eu tambem vou querer dada a resposta oficial que deram ao e-mail.
Certo, agora sim com mais informação podemos realmente ter uma opinião mais sustentada.
No caso do digital não se justifica a diferença.
No caso da midia fisica a diferença é curta demais.
(com promo pré reserva aceito bem a diferença)
O melhor negocio será a compra da versão PS4.
Eu tenho a minha edição de colecionador PS5 (com promo pré reserva)já encomendada e não vou anular.
(penso que para PS4 não existe).
Isto seria fácil de resolver, era colocar tudo ao mesmo preço, se bem que implicaria a perda de alguma receita, mas antes isso do que ter de levar com reclamações e vão ser muitas.
Isto é, além de chulice, um tipo de burla a quem por desconhecimento gastou mais dez euros para ter uma banda branca em vez de azul, isto nos físicos, que no digital nem isso.
Não é só ter um banda branca na capinha, é a versão PS5 que vem na capinha do PS5. Você não precisa de Internet pra instalar ela. Na de PS4 vem a versão de PS4, necessitando de Internet para atualizar para a versão de PS5. Não é igual no Xbox, onde os crossgen vem com uma licença de download pra vc baixar a versão do one e atualizar pra SS/SX. No caso da Sony, optaram em deixar igual no digital tb.
É inegável a vantagem da edição fisica PS5,agora se é suficiente para colmatar a diferença…vai depender de cada um.
Isso não é nenhuma vantagem tangível digna de custar dinheiro, isso é pura e simplesmente necessidade de requisitos, que em Portugal e europa valem zero, pois ninguém compra uma ps5 ou outra consola recente sem ter internet.
Agora parem lá de arranjar desculpas, e justificações para uma coisa, que como Mário disse e muito bem, é pura “Chulice”. Só vos fica mal e retira qualquer tipo de ideia de imparcialidade.
Respeitem quem se sente prejudicado em 10 euros.
As versões são diferentes. Não tem desculpa alguma nisso. Ps4 tem 79GB e PS5 87GB. Apenas estão sendo coerentes. E se você não se vê nunca sem Internet, isso não é problema de ninguem e sim só seu. O fato é que tem distinção nas versões que vem no disco pra instalar sem necessitar de internet.
Não tem nada… São exatamente iguais. O tamanho em disco é o Patch.
Mario então quer dizer que esses consoles de nova geração não vão tão longe em performance aceitável, pois em um jogo crosgen estão com esse desempenho, imagina de nova geração. O que vc acha?
Um jogo de nova geração é feito de raiz para a nova geração, logo é espectável que a sua prestação seja superior.
Como alias já existem alguns exemplos.
Acredito que a solução pra esses consoles seria usarem o treinamento de máquina estilo dlss. Claro que não dá forma como a Nvidia faz, mais é possível lerem treinamento de machin larning. Quem sabe um ps5 pro se saia melhor. O qie acha Mario?