O motor de pesquisa DuckDuckGo sempre se pautou por referir que apostava forte na privacidade dos seus utilizadores. Mas tal como todos os que prometem o mesmo, a privacidade real não existe.
O DuckDuckGo é um motor de pesquisa americano que se tornou popular pela sua aposta forte na privacidade dos utilizadores.
Mas um relatório recente coloca o DuckDuckGo em maus lençóis ao revelar um acordo deste motor com a Microsoft. Basicamente o acordo de cooperação permite à empresa de Redmond seguir os utilizadores que utilizam o DuckDuckGo.
Curiosamente o DuckDuckGo comprovou bloquear o software de monitorização da Google e Facebook, entre outros, pelo que esta “abertura” à Microsoft terá certamente sido alvo de pagamentos por parte da Microsoft.
A situação foi relatadas pelo investigador de segurança Zach Edwards da Bleeping Computer, que publicou o que achou no Twitter.
You can capture data within the DuckDuckGo so-called private browser on a website like Facebook’s https://t.co/u8W44qvsqF and you’ll see that DDG does NOT stop data flows to Microsoft’s Linkedin domains or their Bing advertising domains.
iOS + Android proof:
👀🫥😮💨🤡⛈️⚖️💸💸💸 pic.twitter.com/u3Q30KIs7e— ℨ𝔞𝔠𝔥 𝔈𝔡𝔴𝔞𝔯𝔡𝔰 (@thezedwards) May 23, 2022
Os testes revelados comprovam que os robots do Bing e LinkedIn podem funcionar livremente no motor de pesquisa. Já outros localizadores de outras empresas e websites não tem o mesmo sucesso.
Após a revelação, o CEO da DuckDuckGO, Gabriel Weinberg, referiu o seguinte:
Quando você carrega nossos resultados de pesquisa, fica completamente anônimo, incluindo anúncios. Para anúncios, trabalhamos com a Microsoft para proteger os cliques nos anúncios. Em nossa página de anúncios públicos https://help.duckduckgo.com/company/ads-by-microsoft-on-duckduckgo-private-search/, “O Microsoft Advertising não associa seu comportamento de clique no anúncio a um perfil de usuário”.
Para bloqueio de rastreadores que não são de pesquisa (por exemplo, em nosso navegador), bloqueamos a maioria dos rastreadores de terceiros. Infelizmente, nosso contrato de distribuição de pesquisa da Microsoft nos impede de fazer mais com propriedades de propriedade da Microsoft. No entanto, temos insistido continuamente e esperamos fazer mais em breve.
Tecnicamente, isto parece indicar que os utilizadores não são seguidos, mas a prática acaba por ser bem diferente. Para uma empresa que aposta num serviço baseado em privacidade esta é uma situação que coloca a visão da empresa em xeque. Ou se assegura transversalmente tudo o que está relacionado com a privacidade, ou então é preferível não se vir dizer que se oferece privacidade.
A empresa revela agora que que será mais clara com a parceria Microsoft e que continuará a melhorar aquilo em que se diz focada, o direito dos utilizadores à privacidade:
Sempre tivemos o maior cuidado em nunca prometer o anonimato durante a navegação, porque isso francamente não é possível, dada a rapidez com que os localizadores mudam a forma como trabalham para escapar às proteções e às ferramentas que atualmente oferecemos (…).
Do que estamos aqui a falar é de uma proteção acima e abaixo que a maioria dos navegadores nem sequer tenta fazer – ou seja, bloquear scripts de seguimento de terceiros antes de serem carregados em websites de terceiros. Porque estamos a fazer isto onde podemos, os utilizadores ainda estão a obter significativamente mais proteção de privacidade com o DuckDuckGo do que se utilizassem Safari, Firefox e outros navegadores (…).
O nosso objetivo tem sido sempre o de proporcionar a maior privacidade possível num único download, por defeito sem quaisquer configurações complicadas.
Basicamente o CEO da DuckDuckGo deixa transparecer que a privacidade total é uma utopia, e o que se vê, e que pode ser oferecido é, quando muito, é uma privacidade “assim assim”.
É lamentável, mas é quase tudo questão de dinheiro, o block é apenas propaganda para atrair usuários e financiadores para pagar pelo desblock. Os tentáculos de grandes companhias naquilo que elas não podem oferecer é algo de decepcionante. Estou a desistir até do Ubuntu, e não quero me radicalizar ao purismo de ter que fazer minha distro, o que parece a única solução realmente privada, é dar “murro em ponta de faca”, a privacidade já não existe mais!
Curioso que um serviço que fica falando mal do Google é patrocinado pela MS por debaixo dos panos.
Parece até o Youtuber que junto com a DF, teve a exclusividade do anúncio do Xbox e foi medir temperatura de saída (escapamento) do PS5, para dizer que a APU (motor) esquentava mais
Mas claro, nada haver… É só coincidencia a MS ter patrocinado eles heheheh