O sucesso no suporte do Dualsense está a fazer com que os criadores de software comecem a dar mais atenção a algo basicamente ignorado na Xbox, os Impulse Triggers.
O “haptic feedback” e os gatilhos adaptativos são a situação que mais furor tem causado em torno da PS5. A experiência é única, e passar para um controlador normal após se ter jogado com o Dualsense cria uma sensação de vazio e de algo incompleto.
Ora para compensar um pouco isto, os criadores de software estão a usar uma caracteristica da Xbox que caiu quase no esquecimento, os “Impulse Triggers”. Basicamente esta é uma funcionalidade que acrescenta vibração nos gatilhos da Xbox, e que não teve grande uso durante a geração passada. Os resultados a nível dos gatilhos não é igual ao que os gatilhos resistivos e o “haptic feddback” apresentam, mas pelo menos é qualquer coisa, e não um vazio total.
Os “impulse triggers” existem na Xbox desde 2013, mas nos 8 anos de vida da consola poucos jogos os usaram, sendo que dos que o fizeram, a maior parte deles estava associados à Microsoft, seja por serem jogos First Party, Second Party, patrocinados ou com qualquer outro tipo de ligação.
Não nos enganemos, o efeito está longe de ser o mesmo. Não há a fineza da vibração ou a resistência do gatilho! Aqui apenas temos uma vibração que não consegue simular o que o Dualsense faz, mas mesmo assim, entre não ter nada e ter isto é uma grande diferença, e permite um nível de interatividade sensorial superior.
Dirst 5, é um dos jogos que suporta a característica, algo que esperamos se torne um standard daqui para a frente!
Eu por acaso não percebo porque os impulse triggers não eram muito usados no comando da xbox one, era uma feature que eu gostava mas muito pouco usada.
Sei que o da ps5 é uma tecnologia melhor no entanto os impulse triggers estão lá é usar!
O mesmo para o touch do DS4, o giroscópio do DS3
Mas é como o Mário diz, como o suporte ao Dualsense tem sido decente neste início isso tem ajudado a implementar alguns efeitos no controle do Xbox também.
É interessante como a futurologia tem que encarar situações inesperadadas, muitos comentavam do futuro dos games na nuvem ou da realidade virtual, mas até onde sei no que se refere aos controles não havia um previsão tão radical e imersiva como o haptic feedback. A MS foi colhida de surpresa e até agora não fez o contra lance, se não reagir, as competições de e-esportes serão afetadas e quando for comparados o jogos multiplataforma, o ps5 terá um destaque a mais. Outra questão dentro da futurologia é que em analise superficial (não tenho fontes) é que a versão dos consoles da nova geração é majoritariamente a versão com disco preterindo a versão digital. Quem previu estas situações anteriormente?
O Playstation 5 All Digital é uma besta dada a relação custo/benefício, só que a proporção com o console base é ínfima; coisa de 80/85% (base) contra 15/20% (all digital). Eu não sei se deriva da oferta da Sony ou da demanda dos compradores; ou um pouco dos 2 vai saber kkk. O preço dos jogos físicos ainda tendem a ser melhores no decorrer do tempo; na minha opinião, uma das melhores justificativas.
A Sony perde mais dinheiro ao vender o Digital e talvez por este motivo ela oferte menos, e eu falo isso porque o hardware é o mesmo e os jogos correm igual, diferente do caso XSX e seu irmão menor
Quem não tem cão caça com gato! Assim diz um velho ditado
Gosto muito de jogos de F1 e na época um fator na decisão de qual plataforma comprar o game, foi suporte ao Impulse Triggers no Xbox. Agora, foi uma pena a Microsoft não ter mudado quase nada na nova geração, o controle é o mesmo.
off: comprei Metro Exodus na PSN, 80 reais pela Gold com todas as DLC.
comprei pq eles prometeram em 2021 a versão para PS5, ou patch não ficou bem claro, de graça para quem já tem o jogo.
Enquanto isso, graças ao historico do Spiderman Remaster, não comprei Last of Us 2 pq não sei se eles não vão inventar um Remaster + MP para vender no PS5.
Pelo que eu conheço de preços, esse vai ser o menor preço histórico do jogo, pq assim que estiver mais perto do lançamento da versão grátis de PS5, eles param de fazer promoção… Mesma coisa foi No Man Sky, paguei 80 reais… Depois disso começou a sair updates para arrumar o jogo e ele nunca mais entrou em promoção desse nível, e agora subiu para 300 reais o preço pq “é a versão PS5” e promoção por 150 reais.
Metro Exodus eu chuto que vai ser a mesma coisa, daqui para frente eles vão fazer publicidade da versão PS5 e nunca mais dar um desconto tão grande.
Boa dica, vou comprar também
Joguei no One Fat e curti muito o game e este ainda vem com as DLCs
Espero que as duas tecnologias também sejam mais utilizadas no PC quando a API da Steam passar a dar suporte total para os controles novos.
Se eu não me engano, na Steam a CD Project RED já divulgou que o Dualsense e suas features são totalmente compatíveis na versão desta loja no PC.
eu também creio que já li que o DualSense já é compatível no steam