Drive externa da PS5 Slim preocupa os compradores.

O uso da drive externa requer que a consola esteja ligada à internet.

A nova PS5 slim sairá com duas versões. Uma com leitor de Bluray, e outra sem. No entanto, como novidade, quem optar pela versão sem leitor, pode depois comprar o mesmo à parte e usa-lo!

A grande questão é que, para o usar, a consola tem de estar ligada à internet. E esta situação está a deixar alguns preocupados.

Na realidade a situação não é minimamente preocupante:

  • Primeiro porque quem comprou a versão sem drive comprou logo à partida uma consola 100% digital e como tal, dependente da internet. Nesse sentido, o facto de ser necessária a ligação à internet para o uso da Drive não os deveria preocupar.
  • Segundo porque esta situação apenas acontece uma vez, e na altura da instalação. A drive uma vez ligada à consola faz um protocolo de emparelhamento com a consola que necessita de ser verificado e confirmado online. Mas uma vez esse emparelhamento feito, a internet deixa de ser necessária. È por isso uma situação que ocorre apenas uma vez.

Uma vez a drive emparelhada e confirmado o emparelhamento pelos servidores da Sony, a consola passa a funcionar normalmente e de forma não distinta da versão lançada já com a drive de Bluray. Ou por outras palavras, a internet deixa de ser um requisito para a drive.



Neste sentido, os consumidores não tem verdadeiramente nada com que se preocupar com esta situação.



21 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
2 de Novembro de 2023 10:44

O pessoal faz “tempestade em copo d’água”. Não digo que não traz algum problema, porque ao menos 1 vez será preciso entrar na internet pra autenticar/associar/autorizar/vincular o produto, mas também não é nada de um absurdo de impingir o sempre online, algo que nem faria sentido para um drive físico.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
2 de Novembro de 2023 16:51

Esse assunto ganhou tração porque tem gente afirmando sem evidências que a autenticação é contínua e não uma única vez. Após o lançamento estará resolvido.

Tiohildo
Tiohildo
2 de Novembro de 2023 11:04

Acho que faltam alguns detalhes de como esse DRM irá funcionar de fato.
O PS5 fat atual com disco não precisa de internet para nada, é só ligar na energia e jogar o jogo com disco.

O problema é daqui alguns anos quando esse servidor de autenticação não existir mais, não irá adiantar nada trocar o drive em caso de defeito ( ou algum PS5 na caixa que não foi autenticado).

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 de Novembro de 2023 11:31

Então, parece que esse é o caso, vamos aguardar. Mas como falei, ficou pior, o PS5 fat não tem problema algum de DRM. Esse novo foi adicionado um passo que pode dar problema no futuro ( contudo é menos pior que se fosse always online)

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 de Novembro de 2023 11:33

Oi Mario. Tenho o jogo em disco. Posso fazer umas capturas para verificar as resoluções. 120hz não dá pra confiar nos resultados pois não tenho placa de captura 4k 120hz, a resolução fica limitada a 1080p.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
2 de Novembro de 2023 11:59

Esse é um ponto relevante. Mas tendo em vista que é uma única vez, imagino que é algo que fique em definitivo na “eprom” do console como uma nova ID para o conjunto figurar como um hardware único a partir dali, e a menos que ela seja novamente modificada modifique posteriormente.
Mas gostaria de saber mais detalhes como: se posso transferir o drive em momento posterior pra outra unidade de PS5; ou mesmo se uma unidade de ps5 pode substituir um drive por outro quando se quiser ou der um problema num primeiro…

Last edited 1 ano atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
2 de Novembro de 2023 12:30

Quando lançar o pessoal irá fazer todos estes testes.
Em todo caso, o ps5 fat ainda é o melhor sobre essa ótica.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
2 de Novembro de 2023 15:11

É, a vantagem do drive a parte mesmo é a pessoa poder comprar o modelo mais barato, e depois se quiser poder adicionar a unidade, ou mesmo se der problemas na unidade de disco, poder trocar mais facilmente sem precisar envolver assistência técnica…
Pra mim, ainda é melhor já comprar com disco, mas poder trocá-lo em caso de defeito mais facilmente também seria uma vantagem… Mas assim de todos os PS do PS3 pra cá, rodando só disco original, nenhum dos consoles deu qualquer problema nos drive óticos.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
2 de Novembro de 2023 15:54

Eu tive um PS3 que deu problema no drive de disco. Encomendei um drive avulso da china e eu mesmo troquei. Funcionou beleza.

Livio
Livio
Responder a  Juca
2 de Novembro de 2023 16:34

Desde o último modelo fat do PS4 o drive BD não possuia mais o casamento com a placa, pois o drive praticamente só continha os cabos flats para interligar na placa principal, logo a partir desse modelo pode fazer o switch dos drivers.

Creio que nesse caso do PS5 a troca pode ser realizada sem problemas, só acho que provavelmente irá haver um limite de “casamentos” do driver com diferentes unidades de PS5, deve ser por isso a conexão com a internet, validar aquele drive para aquele console

Juca
Juca
Responder a  Livio
2 de Novembro de 2023 17:19

Eu espero que eles não limitem isso, mas não duvido porque esse pessoal é obcecado por controle do cliente.

eduard08
eduard08
Responder a  Tiohildo
2 de Novembro de 2023 19:10

Penso que sera apenas para fazer uma actualização e que a partir dai a consola será reconhecida como uma consola normal e nao como digital

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  eduard08
2 de Novembro de 2023 23:18

Parece que é isso. Para o presente não tem problema nisso.
A questão que isso pode ocasionar problemas a longo prazo.

Saber Sword
Saber Sword
2 de Novembro de 2023 12:54

A unica coisa que eu tenho para criticar este PS5 Slim é que ele é exatamente como o FAT só que menor. Eu não gosto deste design. Poderiam ter aproveitado a chance pra fazer algo diferente nesse sentido.

A microsoft também errou no design do Xbox slim na minha opinião, alem de terem cortado o disco, não deveria. Deixado ele cilíndrico nao ficou bonito. O Series X minimalista e de forma retangular é muito bonito. Ele tem o que chamam de design funcional porque ele pega o ar frio da base do console, passa pelas aletas do vapor chamber e sai por cima.

Juca
Juca
Responder a  Saber Sword
2 de Novembro de 2023 15:19

Eu até não acho o visual do PS5 Fat, em pé, feio. Deitado, já não gosto, pois parece que o console está de cabeça pra baixo e as placas curvas não dão a mesma sensação de modernidade de quando ele está em pé, parece mais algo empenado. Mas é inegável que ele é grande e se fosse menor seria mais bonito, só que eles conseguiram “enfeiar” o negócio com aquelas fendas nas placas e com a curvatura na faixa preta no modelo Slim. Pra piorar, deitado puseram um pé de mesa ridículo com o negócio e de pé um pedestar metálico em aço escovado, que na minha opinião, não melhora o negócio. O SX normal é simples mas agradável, não é lindo, mas é discreto. Pra mim, o console mais bonito esteticamente segue sendo o One S branco. Mas essas coisas são gostos. Sobre o possível novo modelo de SX, se confirmado aquele do vazamento, só acho-o pouco original pois lembra um Mac Pros antigos… E ainda prefiro a versão quadrada mesmo.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Saber Sword
2 de Novembro de 2023 16:36

Pois o formato cilíndrico não caiu bem para um produto que se chama Box

Juca
Juca
Responder a  Livio
2 de Novembro de 2023 17:24

Vi gente a fazer chacota chamando de x-cylinder… Eu só acho é falta de originalidade mesmo… Enquanto o X atual lembra 2 gamecubes empilhados, o novo lembra um Mac Pro de 2013… Mas enfim… É só um design.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Livio
Livio
13 de Novembro de 2023 14:21

O driver pode ser utilizado em outros PS5s slim e não precisa registrar novamente caso aquele driver já tenha passado pelo console.

https://youtu.be/UFQQ0_TKyPc?si=mQGeGTCUQl4KeK_H

error: Conteúdo protegido