E como perceberão de seguida, isto é um total e completo absurdo e um contrasenso.
Os produtos da Dolby são proprietários da marca. E isso quer dizer que quem os quiser usar tem de pagar uma royalty. Trata-se de um pagamento único e que permite o uso das caracteristicas.
Nesse sentido, o Dolby Vision requer esse pagamento, e o Dolby Atmos igual.
A questão é que a Microsoft anunciou recentemente que irá libertar as capacidades Dolby Vision da sua consola Xbox, e tal vai ocorrer sem custos para o utilizador. Isso significa que a Xbox já pagou a royalty à Dolby, pelo que o utilizador só tem de usufruir da capacidade na sua Xbox.
No entanto a Xbox vai lançar um headphones wireless, cujo preço será e 99 euros, e que possuem suporte Dolby Atmos. No entanto quem os comprar apenas vai poder usufruir do Dolby Atmos durante 6 meses, pois a Microsoft não pagou a Royalty, pelo que o suporte só existirá durante 6 meses. Após esse período o suporte Dolby Atmos cessará e terá de ser o utilizador a suportar a Royalty de 15 euros, para activar de forma vitalícia o suporte.
E confesso que esta situação me deixou chocado!
Basicamente nem sequer consigo conceber que seja vendido um aparelho que anuncia suporte a uma caracteristica que tem de ser paga à parte pelo utilizador para funcionar. Pagar 99 euros por uns headphones com Dolby Atmos pode ser um bom negócio, mas sem ele, com 15 euros pagos à parte, a coisa já é questionável. Porque iriei eu pagar pelo “hardware” necessário ao Dolby Atmos, se não o posso usar? Não era preferível vender os Headphones a 115 euros, já com o suporte garantido?
Infelizmente a Microsoft rege-se pelos números… 99 é menos que 115 e fica abaixo da barreira psicológica dos 100 euros. Mesmo que seja um produto incompleto, e que requer pagamento adicional!
A meu ver esta situação deveria obrigar legalmente que a embalagem referisse a letras garrafais que o suporte não é uma realidade e que só existe durante 6 meses tendo de ser pago à parte depois.
Ora o mais ridículo desta situação é que a Microsoft faz isto num produto áudio, cujo principal atrativo é esse suporte. Basicamente, quem o comprar, basta ligar à consola e terá direito ao ATMOS.
Já o Dolby Vision, não é assim. A consola pode-o suportar, mas poucos serão os utilizadores com TVs com suporte à tecnologia. E isso cria um contrassenso! A Microsoft paga a royalty por algo que a maior parte dos clientes não irá usar, mas já nos seus Phones, onde o ponto de venda principal é exatamente o suporte Dolby Atmos que a consola suporta, terá de ser o utilizador a pagar a Royalty, ou ficar com uns phones sem ele.
Perante o sucedido, a velha expressão “algo vai mal no reino da Dinamarca”, parece encaixar-se perfeitamente aqui. E se as pessoas alimentam isto, suportando este produto sem se queixarem, rapidamente a moda vai pegar e quando comprarmos alguma coisa vamos ter depois de andar a pagar as royalties que deveria ser o fabricante a pagar para poder anunciar o suporte, em todos os aparelhos do mercado.
Então , Mário , esse assunto é meio complexo , pois não existe phones com “suporte a dolby atmos” , isso é marketing , qualquer phone pode usufruir da tecnologia , assim como o áudio 3d do ps5. O que acontece é que a Microsoft oferece uma opção de áudio espacial proprietária e gratuita chamada windows Sonic. O dolby vision precisava ser implementado pela microsoft , pois exige mais do que apenas comprar o suporte. Os games , caso usem dolby vision , precisam ser desenvolvidos nesse formato , já o o dolby atmos nao , é um pós processamento de áudio , então , você pode escolher entre 3 deles : windows Sonic , dts x e dolby atmos.
Ps : Melhor pagar 15 euros na licença vitalícia do que pagar 70 euros no MLB The Show , enquanto a concorrência joga de forma gratuita. Hahahaha. To inconformado.
Dolby atmos é Dolby atmos, do suporte requer especificações nas colunas para o suporte, seja em número, posição ou outros.
O stereo espacial é outra tecnologia. Pode ter princípios semelhantes, mas não é a mesma coisa.
Qualquer phone suporta Dolby Atmos, mas a qualidade do áudio não é a mesma de phones certificados. E se pagas royalty, é por alguma coisa. Ou achas que pagas por nada?
Seja como for entendo que a tua resposta é de um fanboyismo extremista, pois o que está em causa aqui é o princípio de ser o utilizador a pagar por uma royalty que sempre foi paga pelo fabricante e que deveria estar paga para se poder anunciar a existência de um suporte…
Daqui a nada vendem carros sem rodas que compras à parte, seu aceitas.
As pessoas às vezes chegam a um fanatismo onde ficam tão obcecadas que deixam de ver.
Não sou fanboy não , Mário e se eu for , com certeza é pro lado do Playstation hahaha. Só quis dizer que a tecnologia funciona diferente pra headphones e colunas , tanto que pra colunas o dolby atmos já vem nos Xbox. Tb to dizendo isso pq testei vários phones com várias tecnologias. Testei os seguintes phones :
Hyperx cloud alpha , pulse 3d , superlux hd-681 e Philips shp9500. Entre phones abertos , semi abertos e fechados , todos de uma ótima qualidade , não consegui nenhum resultado muito diferente entre o dolby atmos pra headphone , dts headphone X , windows Sonic e Tempest 3d. Depois da experiência com.todos esses phone e tecnologia , eu posso te dizer tranquilamente que é mais marketing que qualquer outra coisa , infelizmente. Esse headset da Microsoft jamais vai ter a qualidade sonora de um Philips shp9500 e um superlux hd681. Quanto ao assunto do MLB The Show , foi uma brincadeira , não precisava vir com 50 pedras na mão. Falar que muita gente que não compraria agora.vai experimentar tá me cheirando controle de dano. Eu entendo e respeito muito seu conhecimento técnico e por isso sigo o site com tanto afinco , mas eu TB tenho.certo conhecimento. Se eu estou dizendo isso sobre o áudio é pq eu sei que é assim , não tô falando asneira não.
E não há controlo de danos… Salvo dados desconhecidos, a Sony foi papada… A Microsoft fez uma jogada, 100% legal, e papou a Sony que se portou como um menino de coro.
Aliás já escrevi um artigo que diz isso mesmo!
Se eu não puder falar nada que te contrarie e nem fazer uma brincadeira , me avisa , que assim eu não comento nunca mais.
Felipe… o artigo não é contra a Xbox ou Microsoft… e tu pareces ter entendido isso. Ou então expressaste-te muito, muito mal!
O artigo fala de uma incongruência e de um hábito que não convêm existir.
Pensei que isso fosse claro, e se brincaste, peço desculpa, mas não entendi! A questão é que o artigo não é uma brincadeira, mas fala de maus hábitos de mercado.
E maus hábitos é o que se está a criar. Pelo que li a Gigabyte está a ter os maiores lucros de sempre devido à pandemia e aos preços exagerados dos GPUs. A Asus cubiu os preços dos GPUs em 20 a 30%.
Frigoríficos… não estão mais caros, mas mas não há… é o que está em stock ou então comprar dos mais caros, pois são os que se produzem.
E isto está a acontecer com tudo…
O mercado está a entrar por péssimos caminhos… As empresas estão a perceber que tem mais lucros com produtos mais caros e menos produção, do que o contrário. Estamos a alimentar um demónio.
E tu no teu comentário parece que entendeste como bom ser o cliente a pagar as royalties de um produto que é anunciado como tendo um determinado suporte. Isso não pode acontecer, porque como sabemos se isso acontecer o preço não desce, mas o cliente paga à parte.
Olha os carregadores dos smartphones… São uma ilusão. Na realidade o preço não desce e o cliente paga é o carregador à parte, com a empresa a ganhar por dois lados.
Desculpa se percebi mal e se exagerei. Mas tu não te expressaste bem, ou foste infeliz nos contextos!
Seja como for, o mal entendido está desfeito. E da minha parte peço desculpas!
Sim , posso ter me expressado mal e tb peço desculpas. Eu estou acostumado com o ecossistema do Xbox , assim como com o da Sony e Nintendo e talvez por isso tenha expressado de uma forma como se todos tb estivessem. O que acontece é que o dolby atmos pra headphone já é um aplicativo existente nós consoles Xbox por muitos anos , desde o lançamento do Xbox one s e com suporte ao Xbox one fat , one s , one x, e séries. Ao longo dos anos , muita gente já comprou a licença , inclusive a licença ao dts headphone X que custa mais caro que o dolby atmos. Sendo assim , acho que a Microsoft decidiu não incluir a licença e não aumentar o preço , pois realmente é algo que muitos jogadores já tem , seria meio irrelevante. Nessa época , pesquisei muito sobre o assunto pq eu queria comprar um phone com o tal “suporte para dolby atmos” e fui levado a ler vários artigos e assistir vários vídeos de profissionais da área dizendo que isso não passa de marketing , pois phones são dois drivers , um de cada lado e isso não muda em phone algum. (Tirando um phone sa asus 7.1 reais que não passa de baboseira , pois não funciona assim com phones ). Então , não existe o que se possa fazer para ter o tal suporte , a não ser pagar a dolby pra colocar isso na caixa (não sei se pagam pra isso). Existe um canal no YouTube chamado Mind the Headphone. O cara explica muito bem isso , mostrando que tudo isso é mito e que o que importa é o processamento que é feito no áudio e não o phone.
Sim, mas isso não invalida que phones certificados com o carimbo da Dolby são outra coisa. Pastéis de chaves arranjas em qualquer pastelaria, mas originais, não.
O que está em causa é a venda de algo anunciado como oficialmente suportando a característica, mas que requer pagamento adicional para a manter. Isso deveria ser proibido.
E quando falo disso refiro-me na generalidade. Ser a Microsoft que faz ou deixa de fazer isso é irrelevante.
Mas isto ainda mais caricato me soa, quando a MIcrosoft paga a royalty por um Dolby Vision que poucos podem usar, mas é o cliente que a paga num produto Xbox que todos que compram estão habilitados a usar.
Gratuita? O jogo é gratuito na Xbox?
Pensei que era com o Gamepass… Que não é gratuito.
E quem sabe o jogo, como os anteriores, não precisa da PSN+ para jogar online? Virava-se o feitiço contra o feiticeiro.
Ainda há muito por saber… Se o jogo for colocado ofertado na PSN+, há basicamente uma igualdade.
PS: Aposto que vai haver muita gente que não compraria este jogo, a ir vê-lo…
Verificando o site do produto, ele diz que suporta virtual surround sound. Visto isso, fica a critério do usuário qual dos 3 disponíveis utilizar.
Elton… é verdade… Mas isso não invalida o que está referido.
O que está em causa é que se um produto anuncia um suporte, ele tem de o ter incluído e não podemos abrir o precedente de o cliente ter de pagar ainda mais depois por isso.
É o princípio que está em causa. O facto de ser Xbox ou Microsoft, ou de ter outros suportes não tem nada a ver. Imagina que agora todos os fabricantes faziam o mesmo com os seus produtos em todas as royalties. Que lindo que ia ser!
É possível utilizar virtual surround sound com o Windows Sonic que é gratuito como o Tempest 3D no PS5. A diferença é possível comprar a licença do Dolby Atmos e DTS:X no Xbox
O pulse 3D é 99 USD e já vem com aúdio 3D e ainda pela analise do RTINGS tem aúdio melhor.
por isso essa gambiarra da MS… Traumatizou o xbox one mais fraco e mais caro, então ela não queria lançar um Fone mais caro e mais fraco.
e os “6 meses grátis” de Dolby no fone, totalmente ocultados, enganou muita gente… o Linus Tech Tips analisou o fone e nem sabia e foi enganado (ou não falou) pq não citou a DLC do fone na analise.
Eu fico impressionando com o Astroturfing da MS dá resultado, The Verge do Tom “9tf. serie S mais poderoso que PS5” Warren públicou uma reportagem arrotando que o Fone da MS “derrubava microfones” em comparação com o Pulse.
Adivinha se na matéria Cita que tem que comprar DLC do Fone depois de 6 meses?
Começaram a fazer “barulho” desse fone na internet, os astroturfing, e deu um ou dois dias que começaram a divulgar a DLC do Dolby, e os astroturfing sumiram da internet… o topico no Gaf do fone morreu. Claramente foi astroturfing e analise paga do The Verge, pensando que ninguém ia descobrir e depois que descobriram eles resolveram parar de falar de Fone.
É difícil ter q segurar a onda pra poder falar a verdade , mas todo mundo sabe que o Xbox é um agregador de otário. Essa marca consegue ser um ímã da pior espécie de gamer.
Não vás por aí… Que me digas que há extremismo maior na marca, concordo, mas extrapolar isso para todos não concordo.
Posso dizer que na era X360 fui um grande defensor da Xbox. Apesar de reconhecer os méritos técnicos da PS3, a realidade é que a 360 era mais fácil de se programar, e a geração passou com pelo menos 90% dela com superioridade Xbox. Eu adorei mesmo a 360.
Mas eu vou com as realidades. Por norma identifico-me com o pensamento das maiorias e como tal na era PS4 e na atual identifico-me mais com a PS. Mas isso muda conforme as políticas e o que é entregue.
Por isso mesmo, apesar de defender as minhas convicções de forma veemente, não considero sequer que me aproximei do conceito de fanboy. Porque eu o que quero é o melhor para mim, decidindo eu o que quero e não me sendo impingido. Quem no oferecer é quem eu sigo.
Nesse aspecto, por já ter estado dos dois lados, digo que os fans Xbox são mais agressivos, e de maiores extremos. Mas não todos. Longe disso.
Concordo , o Xbox 360 foi sensacional. Mário , olha isso , até os caras que trabalharam no desenvolvimento do ps5 perderam a paciência com os caixistas sobre o assunto de machine learning :
Caixistas… https://imgur.com/gallery/c4g4B4C
Off tópic:
WOW… A RTX 3080 está a 3187,90 euros. As empresas de informática apresentam dos maiores lucros de sempre… Estamos desgraçados. O mercado percebeu que nos tem na mão, que vendem a qualquer preço, e que mais vale produzir pouco e caro do que muito e barato pois desta forma o mercado dá para todos e não precisa de haver concorrência de preços.
https://www.kuantokusta.pt/informatica/Componentes/Placas-Graficas/MSI-GeForce-RTX-3080-GAMING-X-TRIO-10GB-GDDR6X-912-V389-005-p-1-676293?utm_source=facebook&utm_medium=cpc&utm_campaign=a-1-informatica-prospect&utm_content=carrosseldinamico&fbclid=IwAR2iVH3W8K69LYLvb6vWGMJ3jUibkZMNStHwfrF_2_4zdSLM2Pay0vLmUwY
Desconfio que isto agora só vai ao sítio com leis e penalizações…
Montar um PC gamer hoje em dia é impossível , estes preços estão muito acima do absurdo. Ainda bem que existem os novos consoles.
Mário, chegou a ler sobre um possível novo console que a tencent irá lançar, bem similar ao switch, mas com Windows 10. Já foi mostrado até fotos do console! O Ahmad postou!
Muito por alto.
lembre do marketing da Nvidia mirando concorrer com console? liberaram para a DF analisar
todo mundo na internet “nossa Nvidia destruiu o PS5, 30TF por 500 USD”
criou hype nos PCzistas.
agora vc esta vendo os caras do PC ficarem malucos xingando a Nvidia? não.
deu certo…
Cara pra que um comentário desse aqui?? Aí depois se eu falo que para o fã de xbox está cada vez mais chato participar dos comentários, sou taxado de chorão
Cara , eu tento ficar na boa , mas a maioria dos caixistas por aí acabam com a paciência de qualquer um… Desculpa se te ofendi.
Eles dizem o mesmo dos Sonystas…
Onde o RTINGS mostrar que o Pulse 3D é melhor?
E outra, a Microsoft diz que o fone tem suporte à virtual surround sound tendo o Windows Sonic gratuito assim como Tempest 3D da sony, a diferença é que existe a possibilidade de comprar o Dolby Atmos, and DTS Headphone:X no Xbox (que inclusive dá pra usar a licença para usar no Windows)
https://www.rtings.com/headphones/tools/compare/sony-pulse-3d-wireless-vs-xbox-wireless-headset/19667/22722?usage=9280&threshold=0.1
tudo que diz respeito a Som o Pulse está na frente.
e Sonic é um lixo.
e me diz uma coisa, pq todo esse papo ai de vir pedir o link?
tá achando que aqui é nivel xbox? igual a MS q paga para mentirem na internet difamando o playstation?
e Tempest > Dolby >>>>>>>> Sonic.
quer o link tb? tá lá no topico do GAF que morreu depois que os Astroturfing da MS tomaram trolha e pararam upar o toppico, pq desmascararam a DLC de Som dele.
Acho engraçado o nível da MS…
“vou aqui mandar o Tom Warren garantir uma matéria no the verge hypando o fone, falando que é nivel “como compartilha os jogos” de 2013″
“depois mando meus astroturfing correrem na internet hypando no twitter, youtube e foruns”
“nossa, sou idiota, esqueci da DLC de Software, tomei no rabo”
tá igual o smart delivery dos avengers…
o Desprezível Greenberg correu hypar com “video de 2013” o “recurso mágico” da MS
no outro dia Tony Hawk não tinha opção de upgrade no xbox….
morreu o assunto.
é burrice da MS ou desespero para tentar emplacar um Fake News nem que fosse por 24h?
Desculpe-me ter vindo ao teu templo questionar sobre os dogmas da tua fé.
O que eu coloquei em pauta foi a necessidade de ter que comprar o dolby atmos para aproveitar o surround virtual.
E boa sorte pra quem nos comentários.
Pelo que eu vejo do link to Rtings, a escolher uns phones entre os dois iria para os Xbox…
Apesar de alguns pontos onde o Pulse esmaga, nas avaliações globais médias o da Xbox mostra melhores valores.
filtra pelo Neutral Sound e Wireless Gaming.
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Porque haveria de o fazer?
Esquerda: Pulse, Direita: Xbox
Full Comparison
-RATINGS
Mixed Usage
5.7 6.4
Neutral Sound
6.9 5.3
Commute/Travel
4.8 6.5
Sports/Fitness
5.7 6.7
Office
5.6 6.4
Wireless Gaming
6.6 6.7
Wired Gaming
7.0 6.5
Phone Calls
5.8 6.4
No global o Xbox bate o Pulse. E mesmo no Wireless Gaming a média é superior.
A Xbox tem um parâmetro que cai para o vermelho, com o resto tudo no amarelo, e nenhum em verde.
O Pulse tem 5 parâmetros no vermelho, sendo que um dele é abaixo do valor 5, e 3 no amarelo.
Globalmente é um produto bem pior, sendo que nenhum deles na realidade vale verdadeiramente nenhum, sendo produtos medianos.
O melhor deles todos, pelo mesmo preço é o Plantronics BackBeat Go 810 Wireless.
OFF
O que parecia mais um vídeo simples da Digital Foundry, revelou uma informação bem interessante que está gerando discussão. Vejam a partir de 6:50 no link: https://www.youtube.com/watch?v=MiWKBV2baQY
O jogo Ratchet and Clank recebeu um patch de 60fps para rodar no PS5. Só que esse patch foi compilado para uma versão bem antiga do SDK do PS4, provavelmente da época em que o jogo foi lançado.
O que estão alegando é que algo foi feito pela Sony para que os jogos recebam 60fps no PS5 sem necessidade de atualizar o SDK para a versão atual. Dizem que isso facilita porque recompilando o jogo na mesma versão do SDK em que o mesmo foi construído irá facilitar o patch sem necessidade de maiores testes. Atualizar o SDK pode envolver uma nova bateria de testes para garantir que o jogo não esteja apresentando instabilidades.
Lembrando que tudo o que foi dito acima se refere ao modo retro. O SDK atual do PS4 parece que está na versão 8, e Ratchet and Clank foi recompilado na versão 4.
Já tem pessoas empolgadas como LAnce Mcdonald, vislumbrando um patch de Bloodborne a 60fps mantendo a versão do SDK lá de 2015, ou seja, um patch simples. https://twitter.com/manfightdragon/status/1378468813402857472?s=20
Concluindo, claro que isso não é um FPS Boost, já que envolve a intervenção dos devs para gerar os patches. O que eu entendi é que mantendo a versão do SDK que o jogo foi construído, esses patches serão muito mais fáceis de serem feitos.
Mário, me desculpe sobre o off topic, mas olhe como a turma do xbox age https://www.forbes.com/sites/paultassi/2021/04/03/game-pass-vs-70-the-mlb-the-show-xbox-deal-is-a-bad-look-for-sony/amp/?__twitter_impression=true A Forbes publicou isso, pessoas tuitaram e Aaron Greenberg retuitou na hora. A MS jogando sujo como sempre!
E??? Não é tudo verdade?
Colocaram-se a jeito… Agora aguentem.
A Sony acreditou que a MLB eram muito honestos e que seriam tudo rosas. E pá o tempo de acreditar no Pai Natal já passou.
Lixaram-se. É bem feito! Para a próxima aprendam.
Agora eu se fosse à Sony lixava-os com uma versão da Xbox cheia de bugs e alegava problemas com o desconhecimento da máquina, ao ponto de a MLB lhes tirar o contrato da mão (um risco pois o jogo poderia acabar na Microsoft que depois fazia o mesmo).
A alternativa, se isso for possível, colocava o jogo, para o online, a precisar dos servidores da PSN, obrigando as outras plataformas a pagar à Sony, sendo gratuito para os possuidores da PS.
Basicamente, se a Sony foi lixada, lixa-los também. Porque este mundo é cão, e as pessoas só merecem respeito se se fizerem respeitar.
Agora a Microsoft no meio de tudo isto até jogou limpo. E apenas fez com este jogo o que já fez com muitos outros. A haver aqui um mau da fita é a MLB.
Tenho curiosidade em saber se a MS esteve limpa nisso, pois a sensação que dá é que ela ofereceu o cheque em branco e a MLB engoliu! A Sony tem que tomar cuidado com Estadunidense para fazer negócios, pois não são japoneses, ou seja, o dinheiro está acima da ética para eles na maioria dos casos.
Toda semana tem um artigo de um colunista na Forbes pra sentar a lenha no PS5 kkk
Eles gostam de um FUD contra a Sony, ainda mais quando tem munição. Rsrs
Mandei vir uma daquelas pen blutooth para a ps5 para poder usar fones blutooth. Espero que funcione.
Tanto os pulse como os xbox para mim são produtos medianos que não valem o preço, ainda para mais não tendo blutooth!
Uns bluedio T5 são 50 paus e fazem igual ou melhor.