A Microsoft anunciou que o Dolby Vision está agora disponível nas suas consolas de nova geração.
O Dolby Vision está já disponível nas consolas Série X. Neste momento há mais de 100 jogos ou já disponíveis ou a aparecerem em breve, que anunciaram suporte a este tipo de HDR.
O Dolby Vision requer suporte tanto na TV, como na consola~, mas requer igualmente suporte específico do videojogo. Isso implica que não só esta não é uma novidade que interesse a todos, como uma novidade que, para os que reúnem as condições para a mesma, não garante o suporte, uma vez que este terá de vir no software tambem.
Seja como for, o Dolby Vision é uma das experiências mais completas de HDR do mercado, e existe exclusivamente nas consolas Microsoft, sendo por isso este suporte uma situação digna de ser noticiada.
Recorde-se que a Microsoft possui igualmente suporte aos formatos áudio da Dolby, como o Dolby Atmos, de forma a fornecer a totalidade da experiência Dolby.
Dolby vision e Atmos são ótimos.
Minha tv possui e da uma boa diferença quando assisto algo que tem essa tecnologia.
Já pensaste que isso não é exactamente motivo de alegria? Tanto o HDR como o Dolby Vision são apenas software que requer suporte hardware. Neste caso a capacidade de brilho da TV. E a tua TV tem essa capacidade, mas só a pode demonstrar em caso de suporte ao Dolby Vision.
E isso é que é triste. Ter uma capacidade que não é mais do que brilho, mas estar dependente de um suporte software específico para ela funcionar.
Isto a mim choca-me. O HDR deveria ser um formato que usaria a capacidade toda da TV que estivesse disponível, e em vez de dizer. Coloca o brilho a 1000 nits, ou a 800nits deveria funcionar com coloca o brilho a 100% ou a 80%, e tirar partido das capacidades máximas de toda e qualquer TV.
Mário, mas o que impede do HDR normal atingir os 1000 nits? Por exemplo: Digamos que a Tv com HDR atinja 900 nits e com o Dobly vision atinja 100 nits, o que impede o HDR normal atingir os 1000 nits?
Isto é complicado de estar a referir assim.
Basicamente o Dolby Vision tem uma grande diferença face ao HDR, o suporte de 12 bits de cor (o HDR é 10). A outra diferença é o suporte a até 4000 ou mesmo 10000 nits.
Dito isto, passemos a colocar os pés na terra.
Não há TVs com painéis 12 bits. E nem há TVs com 4000 nits, quanto mais 10000.
O que há são TVs com 1000 ou 1200 nits.
E o HDR+ tira partido disso, pelo que com ele não deverias ter qualquer diferença face ao Dolby Vision.
Mas quando adquires uma TV Dolby Vision ela não suporta HDR+, e suporta apenas HDR, também conhecido como HDR10.
Ou seja, por questões comerciais estás limitado no uso do HDR10 (não digo que não hajam exceções). Não porque não pudesses suportar HDR+, mas porque te limitam propositadamente
Ou seja, só podes tirar partido do teu brilho máximo com o Dolby Vision, para que as pessoas notem a diferença do Dolby Vision.
E isto depois cria outra disparidade. O suporte! Porque é preciso suporte específico para Dolby Vision e HDR+, a Dolby luta para as exclusividades nas codificações do HDR. E assim raramente encontras algo com HDR, HDR+ e Dolby Vision, e ou é HDR e HDR+ ou HDR e Dolby Vision.
O cliente… Esse é apanhado no meio.
No caso da Sony, eles não suportam nem Dolby Vision, nem HDR+, ficando-se pelo formato standard, o HDR10.
As suas TVs optaram pelo Dolby Vision em detrimento do HDR+, pelo que até nem acho mal que eles se fiquem pelo HDR standard pois optar por um é tomar um partido numa guerra comercial.
Mas o que eu crítico é uma pessoa ter os nits disponíveis, mas não os poder usar porque precisa de suporte Dolby Vision. Qual a lógica disso?
Por exemplo, aqui:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://m.youtube.com/watch%3Fv%3DBlc5zsQ_ebw&ved=2ahUKEwivvJ7qqLPzAhXBRkEAHahrDScQtwJ6BAgvEAI&usg=AOvVaw1AjyX4E-0-6cfI0a9_HOcZ
Ou tens 1200 nits com suporte Dolby ou 800 com o HDR10.
Porque raio? Porque motivo se fica impedido de se usar 400 nits que estão disponíveis?
Um suporte HDR+, ou algo novo que usasse o que há disponível, fazia sentido!
Não sabia que era só questão de aumentar os nits e isso é chocante mesmo, nesse ponto eu concordo com vc Mário. Falei mais por ter testado tanto o vision quanto o atmos.
As metodologias são proprietárias, mas o resultado passa pelo uso do brilho. E se ele está disponível para Dolby Vision, deveria estar disponível num HDR. E o HDR em vez de funcionar em base em brilhos (brilho x, brilho y), deveria funcionar com o uso total do brilho. Depois eles deveriam dizer que para garantir a qualidade uns nits específicos são precisos, mas não negar o suporte.
Minha TV não suporta nada disso, então nem ligo.
Off:
Saiu teste de usar o SSD com e sem a tampa, ficou mais frio sem a tampa.
https://youtu.be/aCjqtN8YExk
Bom que não tem problemas eu usar o S70 com dissipador de calor sem a tampa do PS5.
O problema não é a temperatura do SSD. É a temperatura das rams que ficam por baixo.
E claro que o SSD fica mais fresco sem a tampa. Mas havia dúvidas nisso?
O motivo porque existe a tampa tem a ver com o garantir que o calor se dissipa como previsto, e pelo heatpipe ali presente pois só isso pode garantir a questão de todas as PS5 terem comportamento equivalente.
A tampa não é, e nem nunca foi uma redundância.