O jogo foi o jogo mais caro de sempre produzido na Holanda.
Um documentário Holandes fala sobre Horizon Forbiden West, referindo que o seu custo de produção foi de 110 milhões de dólares.
Este é um custo que coloca o jogo num patamar de custo ao nível de filmes de grande orçamento. Como comparação o grande filme de sucesso de 2022 Ford vs Ferrari, custou 97,4 milhões de dólares a ser realizado.
O jogo, vendido a 70 dólares nos Eua e 80 euros na Europa, Segundo um analista de vendas, vendeu mais de 10 milhões de unidades em poucas semanas, na PS4 e Ps5, o que lhe permitiu arrecadar 700 milhões em receitas em pouco tempo, cobrindo assim as suas despesas de produção e mostrando a grande virtude do mercado de vendas clássico na recuperação rápida dos investimentos.
Este foi igualmente o primeiro jogo Playstation a ser adaptado a um tema da Lego.
Um jogo dessa magnitude feito com menos orçamento que Halo Infinite, 500 milhões daria para fazer 4 Horizon Forbidden West, 1 Horizon Zero Dawn e sobraria trocado para fazer um Ori.
Imagine o que daria para ser feito com o dinheiro gasto na aquisição da Activision.
É rir para não chorar
Argumentar isso com lunático, eu que saiu como louco.
Mas o lunático não tem a noção que seria 10 jogos da mesma proporção de Horizon Zero Dawn!
Obvio que estou tirando o marketing.
Exatamente, eu mesmo já desisti de tentar conversar e fico calado na maior parte das vezes.
E é uma das maiores tristezas que tenho a respeito do Xbox, pois as equipes estão lá, os talentos estavam lá e devido a uma gestão horrorosa não esta entregando nada além do mesmo.
Se te lembras, no início da Geração, a Xbox estava bem posicionada. Tinha os estúdios, tinha o talento e tinha tudo para entregar.
E eles prometeram…
Mas eu na altura já dizia. Foram 8 anos de promessas sem cumprir. Não é porque agora podem e prometem que vou acreditar. Ver para crer!
Passaram-se 2 anos… Está tudo na mesma!
Pior até talvez, pois tem vindo a público números da Xbox que a mostram num estado miserável. Como é possível apenas 4 a 6 milhões de MAU na Europa?
Só uns 700 no mesmo nível financeiro…
Não existe nenhuma confirmação oficial sobre esses valores, da mesma forma que quando foi trazido esse rumor, todos apostaram contra. O orçamento real do Halo Infinite deve estar dentro da mesma faixa de outros jogos da indústria já que foi o Halo com a campanha de marketing mais fraca de todos. Os 500 milhões deve ser algo que um game da Rockstar ou um COD custa por causa das campanhas e direitos, como rostos de personagens conhecidos. O Infinite eu diria até que foi mais barato que o Halo 5. Halo 5 tem rostos de atores conhecidos como o Michael Colter e o Nate Fillion.
Não tem como Infinite ter custado 500 milhões, por que com esse dinheiro a 343i teria se expandido para a quantidade de desenvolvedores necessária para entregar os conteúdos multiplayer que estavam disponíveis no Halo 5. Se o orçamento desse game passou perto disso, houve um grande desvio de dinheiro no projeto, o que justificaria ainda mais toda a demissão da liderança.
Observação:
O trabalho gráfico do Halo 5 é kms de distância a frente do Halo Infinite, mas Infinite é kms na frente do Halo 5 como um jogo melhor.
É como dizes Fernando. Esse rumor existiu e com mais do que uma fonte, mas nunca nada foi confirmado.
Recorda-me que se dizia que o Destiny também tinha tido um orçamento estupidamente alto (havia quem referido 500 milhões e até se falou em 750 milhões) e na realidade custou 140 milhões.
Naturalmente que Halo infinite teve como base o desenvolvimento de um motor de mundo aberto, pelo que pode ter custado mais que o normal… Mas 500 milhões será difícil.
Achei Horizon Forbidden West um excelente jogo:
1) Uma evolução gigantesca em relação ao Horizon Zero Dawn, seja em expressões faciais, novas formas de exploração (aérea, aquática), maior variação de armas, inimigos, combate corpo-a-corpo aprimorado, etc.
2) Talvez seja o jogo cross-gen que mais apresentou diferenças de grafismo entre gerações. A versão do PS5 está pelo menos em 1 nível de detalhe acima do PS4.
3) A variação de biomas é ótima, São Francisco e Las Vegas são deslumbrantes.
4) Embora eu tenha achado a história do Zero Dawn mais interessante, o Forbidden West também possui seus momentos intrigantes (principalmente na metade final da campanha).
5) Algumas missões paralelas são realmente muito boas, sem soar tão repetitivo como alguns outros jogos de mundo aberto.
Mas….
1) Inevitavelmente ficou na sombra de Elden Ring, que talvez seja o melhor souls like de todos os tempos.
2) O jogo demora um pouco para “engrenar”. As melhores partes do jogo aparecem apenas na metade final da campanha. Logo, quem “dropou” o jogo antes disso pode fornecer um feedback ruim sobre o mesmo.
3) Mesmo com a Sony segurando a divulgação massiva de GOW Ragnarok, inevitavelmente o Forbidden West foi engolido pelo mesmo, recebendo muito menos prêmios, e de certa forma caindo no esquecimento por alguns.
Espero que a nova DLC seja muito boa, e o jogo receba o devido reconhecimento ao longo do tempo, assim como aconteceu com o Zero Dawn.
Graficamente, eu acho o Forbidden West o jogo mais bonito da Sony hoje. Os visuais são lindos.
Tecnicamente ele e o ratchet são os melhores. Depois o Demons souls. E não apenas da Sony, mas de toda a indústria.
Uma das coisas que mais prejudicou foi o modo performance quebrado no lançamento. Além disso, o game é realmente lento. No mais, acho que as vendas foram boas. Provavelmente deve ter vendido muito próximo de elden ring no ps5. Mas não tem como competir com um jogo multi e o dinheiro do marketing gasto pela bandai. Elden ring é um jogo excelente, mas metade do seu sucesso está relacionado ao marketing feito. Quase todos os canais fizeram reviews pago dos mesmos. Não a toa os problemas técnicos receberam tão pouca atenção.
o jogo tem uma série de problemas claramente por causa da pandemia… faltou muito QA (Quality Assurance), acho que o pessoal teve muita dificuldade de jogar o jogo e testar.
spoilers
o numero de maquinas, é tanta maquina que vc não se “apega” a nenhuma… tinha que tirar armas antigas e maquinas antigas, dos outros jogos, para obrigar vc é aprender a usar as novas armas e enfrentar as novas maquinas.
as maquinas novas não tem ponto fraco fácil de enxergar, tem que ficar marcando…
no meio do jogo lá tem a alloy caindo na agua e acordando em uma praia na hora de fugir de algo impossível
ela resolve pagar de machão no meio do jogo, querendo fazer tudo sozinha sendo que ela é a CHAVE que abre os bunkers da Elisabeth, se morrer acabou a chave
lá na missão do Ted, ficam o tempo todo um monte de gente ao teu redor enchendo o saco, vc não consegue imergir no passado e ficar imaginando o que aconteceu ali pq tem sempre algum na volta falando.
PRINCIPALMENTE, ninguém falou que o jogo tinha que ter um BOTÃO PARA DESLIGAR A VOZ DA ALLOY RESOLVENDO OS PUZZLES POR VC?
ESPERO que a DLC tenha resolvido todos esses problemas.
O jogo foi adaptado ao Lego? Já sei quem vai comprar!
OFF
Mais uma análise da Digital Foundry, e mais um jogo que está rodando de maneira bizarra no Xbox Series S. https://www.youtube.com/watch?v=SY8iR-Y-PNo&t=727s
Sei que o argumento mais lógico será em procurar culpar os desenvolvedores, já que o Xbox Series S possui jogos que rodam muito bem nele, como Forza Horizon 5, Doom Eternal, Ori, dentre outros.
Mas caso tenha lido até aqui, eu o convido para um breve momento de reflexão separado em 2 pontos.
1) Não é o primeiro e nem o segundo caso em que cortes “excessivos” ocorrem no Xbox Series S. Já não é legal que esta consola esteja sem Ray Tracing na maioria dos jogos, ou não receba modo de “high performance” em outros (como o mais recente Hogwarts Legacy), ou outros apresentando redução drástica nos presets.
Com isso, ao contrário de Forspoken a 720p no PS5, jogos com cortes excessivos no Xbox Series S não são outliers, pois casos assim ocorrem de vez em quando. Então pra mim, não faz sentido em sempre culpar os desenvolvedores, sendo que os casos são recorrentes em diferentes estúdios. Tem algo a mais.
O que me parece é que existe um mix de fatores, seja limitação de hardware (RAM e largura de banda), limitação de estúdios menores em escalar seus jogos para mais SKUS, possivelmente até limitação comercial também, etc…
2) Mesmo que a gente descubra o verdadeiro culpado para tais cortes nas versões do Xbox Series S, não é bom que uma consola esteja sempre nesta situação de montanha russa, ou seja, alguns jogos rodando bem e outros mal.
Esse é um dos pontos que eu sempre admirei o Xbox 360, porque mesmo quando perdia para o PS3 (FF13, GTA V, Tomb Raider, Battlefield 3), costumava receber versões decentes, ou seja, era uma consola equilibrada, mais fácil de se extrair performance. Já na PS3 não podemos dizer o mesmo, porque em algumas situações recebia versões terrivelmente ruins se comparado com a X360 (Bayonetta, COD 4 MW, etc.).
Claro que no caso da PS3 também poderíamos colocar a culpa no desenvolvedor, mas isso não muda a realidade, ou seja, tu vais jogar Bayonetta de maneira terrível na PS3. Então com isso, diante de um conjunto de estúdios, onde alguns são excelentes, outros ótimos, outros medianos, outros ruins e outros péssimos, faz sentido em preferir uma plataforma que lida de uma maneira mais satisfatória com todos eles.
Ótimo comentário, como sempre!
Mas o que me deixa cabuloso com este console xSs é que as versões de jogos conseguiria rodar melhor que um setup Rx580 8Gb / Ryzen 5 2600 / 8gb 2666 Ram.
Pc esse que roda tranquilo 900p setting alta/ultra mesclado a 60fps.
E este é meu problema com o Ss… Se pelo mesmo ele entregasse 900p/60 setting alto/ultra, eu nem reclamaria dessa versão, tirando o fato que ele é um empecilho para o xSx e Ps5
Como eu demonstrei matemáticamente, a série S foi mal concebida. Se puxares pela S ao máximo, a X fica sub aproveitada. Se puxares pela X, a S sofre. A única solução é não haver paridade.
O pior é a limitação de memória. O Ray tracing deveria e poderia ser feito mesmo que em resolução mais baixa. Mas a memória disponível não deixa que tal aconteça pois as BHV trees possuem dimensão fixa pois dependem apenas da geometria.
As texturas e a resolução são re-escalaveis e nesse sentido a RAM chega. Mas o resto não, som, IA, física, geometria, etc, e isso limita a RAM disponível obrigando a cortes.
A única solução é uma geração presa pela S, algo que os devs não estão a fazer, preferindo cortar o que for preciso.
Bem, os leitores da PCManias estavam avisados que isto iria acontecer desde o anúncio da consola.
Bela decisão que a Ms tomou com seus consoles…
xSx/Ps5 que sofre com isso.
MS está cagando pro mercado de consoles e pra games em geral. Ela quer apenas o lucro do mercado de games, com o mínimo esforço possível. Já está sangrando nesse setor fas mais de 10 anos, só pra ver os concorrentes sangrarem e ficar com mais um monopólio.
A Microsoft tem um problema. Gosta de impor. E isso vê-se bem com o Windows e a forma como eles tentam impingir ao cliente as coisas.
Mário, não tem como implementar edição de comentário por mais tempo? Várias vezes vou perceber o erro muito depois de poder editar o comentário. Aí no celular tenho um corretor analfabeto. “Fas” é de doer! Kkkk