Do total de dinheiro gasto em 2021, Sony arrecadou 46%.

A gamesindustry.biz revelou números muito interessantes relativos ao ano de 2021.

A gamesindustry.biz revelou números interessantes de um estudo da empresa Ampere, sobre as receitas do mercado das consolas.

O primeiro número revela que: Em 2021 estima-se que o mercado das consolas gerou nada mais, nada menos do que perto de 60 biliões em receitas. A estimativa é que este número chegue aos 61 biliões em 2022.

Este número, apesar de não ser exato, permite perceber imediatamente uma situação.

Se tomarmos em conta que a Microsoft comprou a Zenimax por 7.5 biliões, e pretende adquirir a Activision por um valor que no total ascenderá aos 73 biliões, estamos a falar de mais de 80 biliões, ou seja, mais do que toda a industria das consolas gera num ano, percebemos que a Microsoft não pode de forma alguma abdicar de jogos como Call of Duty na Playstation, onde o jogo obtém quase 50% das vendas.



Mesmo que a Microsoft obtivesse o total das receitas das consolas, necessitaria de quase um ano e maio para que entrasse igual dinheiro que o usado no investimento (de notar que falamos de receitas, não lucros, sendo que para se pagar um investimento o que tem de entrar é o lucro). Com as atuais receitas da Activision, tal valor deverá ascender a perto de 9 anos (receitas, não lucros).

O segundo número revela que: Os gastos com os jogos em caixa desceram abaixo dos 30% da receita pela primeira vez. Os serviços aumentaram para 19% da receita.

Convêm perceber que no que toca à venda de jogos físicos este ano foi atípico devido ao COVID e os confinamentos mundiais, pelo que ele não reflete toda a realidade. Seja como for, 30% ainda representam 18 biliões, um número que está longe de ser irrisório.

Os serviços esses obtiveram 19% da receita, ou 11,4 biliões. Mas convêm explicitar, até porque o artigo original o faz, que esta receita inclui a Xbox Live Gold, o Xbox Game Pass, o Xbox Game Pass Ultimate, o PlayStation Plus, o PlayStation Now e a Nintendo Switch Online.

O terceiro número refere que: A Sony contabiliza aproximadamente 46% de todo o dinheiro gasto em jogos de consola, hardware e serviços.

A tomar os 60 biliões como um número correcto, tal daria 27,6 biliões. Na realidade a Sony apresentou receitas de 25 biliões, o que mostra que estas números, apesar de não serem exatos, andam bastante perto da realidade.





92 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Cherokee Bill
Cherokee Bill
15 de Março de 2022 10:56

” percebemos que a Microsoft não pode de forma alguma abdicar de jogos como Call of Duty na Playstation, onde o jogo obtém quase 50% das vendas”

Mario afirma coisa que nós sabemos que está incerta, não definida. Se eles tiverem a chance, eles vão sim abdicar do jogo no PS.

Já disse, calma com o pé no acelerador aí.

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Março de 2022 14:38

Mas não pode porquê? Já está estipulado algo judicialmente?

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Março de 2022 15:07

Dizes que a ms não pode abdicar fa cod na ps5? Porquê? Só não o pode fazer se houver decisão judicial para tal.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Eraser
15 de Março de 2022 14:44

Acho que o que o Mário quis dizer é que, se a Microsoft adquirir a Activision ela ainda vai estar presa aos contratos de distribuição com a Sony e caso os quebrem ela será processada. Mas quando os prazos dos contratos acabarem ai é outra história e sim a Microsoft poderia retirar os jogos da Sony sem riscos de processos, podendo não o fazer apenas pela receita gerada.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Março de 2022 14:51

Você está falando da empresa mais rica do planeta, se não for a maior é a segunda maior. E se não for por uma regulamentação. Sim, eles podem tirar do PS só pro barco do Playstation a ver navios enquanto o XBOX torna COD exclusivo.

Vai duvidando.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Cherokee Bill
15 de Março de 2022 15:16

Bom, pelo histórico recente de CoD e da Microsoft, que tornem exclusivo mesmo. Vai vir aí mais um Halo Infinite e isso faz falta ZERO pra quem realmente gosta de jogos de qualidade.

Eraser
Eraser
Responder a  Sparrow81
15 de Março de 2022 15:18

Depois os outros é que gostam de flame war.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Eraser
15 de Março de 2022 15:40

Isso que falei não é flame, é fato! E eu acompanho o Flame sim, não vejo problema algum nisso. Problema é chegar no flame achando que sabe do que tá falando e generalizando uma situação que tem uma história por de trás, enquadrando todo mundo na brincadeira.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Sparrow81
15 de Março de 2022 18:10

Não, é flame, apenas flame, não tem fato algum no que você disse, apenas impôs seu gosto pessoal, ou o gosto da manada que você segue como um fato.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Medeiros
15 de Março de 2022 18:20

Não é gosto pessoal, a verdade é que a Microsoft é medíocre nos games e sempre foi. Tudo que foi produzido de qualidade comprovada (exceto Forza) foi em outra época e tudo surgiu de Studios que não são dela. Bungie fez de Halo o grande sucesso que foi e Epic fez o mesmo com Gears. Falta comer muito feijão com arroz pra MS chegar ao nível dos melhores do mercado de games e isso surpreende ZERO pessoas.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Sparrow81
15 de Março de 2022 19:15

As pessoas originais que desenvolviam Halo e Gears na Bungie e na Epic trabalham na 343i e na Coalition. A bungie não é a mesma empresa, e a Epic não tem mais nenhum desenvolvedor de jogos AAA, hoje o foco deles é a Unreal Engine, a loja de PC e por último o Fortnite.
Entendo o que você quer dizer, que nenhuma franquia de de igual qualidade foi criado após isso, mas isso é bastante subjetivo. Milhões de pessoa jogam os jogos que vocês tratam com desdém, assim como também existem muitos jogadores que não gostam dos jogos que vocês veneram como se fosse algum tipo de artefato divino. Por exemplo, eu me interessei por Horizon Zero Dawn desde quando foi revelado. Assim que pude pegar o jogo pra jogar, eu não consegui prosseguir, achei muito chato, e foi ai que percebi que todos os estúdios da Sony estão tentando copiar a Naughty Dog no seu estilo narrativa. Estou a anos no mesmo local do jogo e com nenhuma vontade de voltar a ele, assim como o Forbiden West nem me interessou, um pouco semelhante ao Hellblade, que é um jogo muito chato e depois do gameplay do próximo jogo percebi que continuará sendo a mesma coisa, mas com gráficos mais produzidos, só uma demo de tecnologia.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Medeiros
15 de Março de 2022 19:31

Milhões de pessoas testam os jogos da microsoft hoje em dia. Vendas nem citam, pois deve ser uma vergonha absoluta. E isso não tira o fato que nós últimos anos a microsoft não entrega nada que chame atenção das massas. É só jogos Day one no gamepass que são esqueciveis! Se fosse o contrario, Xbox one não tinha vendido menos da metade do PS4 e já teriam faturado algum prêmio relevante na indústria, mas não promessas e mais promessas e NADA! A divisão Xbox piorou muito na mão do tal Phil Spencer, que vocês tanto idolatram. Ao invés de cobrarem qualidade, não, ficam chorando na Internet, comemorando aquisição e se preocupado mais com jogos Sony do que exigir qualidade da Microsoft. Aí sai um Halo daqueles, que dá até dó, mas pra vocês tá tudo bem, o que importa é Day one no gamepass.

E você está extremamente equivocado quando fala que todos os Studios Sony estão tentando copiar a ND em questão de narrativa. São extremamente diferentes! Dá pra perceber que você fala sem propriedade alguma e nem jogou os games Playstation. Esta repetindo narrativas dos líderes falidos da seita.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Sparrow81
15 de Março de 2022 20:22

O que fez o PS4 vender mais foi custar $400 dólares e ter toda a imprensa carregando no colo e noticiando que as pessoas não conseguiriam jogar no Xbox se a internet cair, ou que era proibido emprestar jogos. O mesmo fulano que joga FIFA no PS4, consegue jogar FIFA no Xbox.
O que é diferente da ND? A história, o nome do personagem, a ambientação do jogo. Baita diferença, todos os jogos são games em terceira pessoa, com gráficos produzidos, um monte de diálogos, cutscenes, ações scriptadas que conduzem o game. É sobre isso que todos são iguais, é do Horizon ao Spider Man, é todo mundo tentando fazer seu Uncharted. É chato pra quem não gosta dessa fórmula, até o God of War tentou virar uma espécie de Uncharted. Me conta api algum jogo do Playstation que não possui pelo menos uma interação familiar entre personagens, cutscene de tom emocional, ambiente com vegetação, sequencias scriptadas com angulos de câmera cinematográficos, sequencias de caminhada com micro cutscenes para ações comuns. A tal da “imersão”, é chata pra kct.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Medeiros
15 de Março de 2022 20:26

Bom, eu não vou nem responder. Isso aí já é escutei e li em outros lugares. Ou seja, novamente você está igual a um papagaio repetindo narrativas fantasiosas.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
15 de Março de 2022 20:51

Então eu posso dizer que Knack, Ratchet and Clank, Killzone Shadow Fall, Mbl the show, Gran Turismo Sport, Driveclub, Little Big Planet 3, dentre tantos outros lançamentos de PS4 são “iguais” a Horizon, Spiderman e outros?

Isso que se formos contar jogos second-party, de Persona 5 pra cima, tem tantos outros.

Esses jogos que você citou tem mais holofote Fernando, mais atenção. O fato de existir vários outros jogos com menos atenção não quer dizer necessariamente que não sejam jogados. Eu mesmo tenho mais de 300 horas no Multiplayer do Killzone Shadow Fall, eu tinha até clã.

E mesmo assim, jogar um Uncharted é muito diferente de jogar um Ghost of Tsushima. Foco em narrativa e foco em exploração são coisas muito diferentes e embora existam semelhanças em script e etc. os jogos te direcionam a ações de natureza bem diferentes dentro do jogo.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
15 de Março de 2022 21:20

é serio que vc vai vir com essa bobajada de Fiel de Seita xbox milgrau “imprensa carregou o ps4” ?

Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
15 de Março de 2022 22:44

Gears tem diálogo, custscene, ações scriptadas…. É um jogo ND?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
15 de Março de 2022 22:52

Halo infinite tb! Das 9 a 10 horas de campanha, 3 horas 30 são de cutscenes.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Ewertom
Ewertom
Responder a  Sparrow81
15 de Março de 2022 22:32

Jogo é questão de gosto e no quesito gráfico até concordo sobre HI,mas o que você falou mostra claramente um desconhecimento sobre jogos eletrônicos absurdo,.Sem posição para debates.Amadurecimento sobre o assunto é necessário.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Ewertom
15 de Março de 2022 22:34

E o gosto da maioria é por Playstation! Será que é amor ao pedaço de plástico ou os exclusivos de qualidade que fazem diferença? Só raciocinar um pouco! Não é difícil.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Ewertom
Ewertom
Responder a  Sparrow81
15 de Março de 2022 22:43

Como relatei amadurecimento sobre o assunto necessário,Sem mais

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Ewertom
15 de Março de 2022 22:51

O amadurecimento é necessário, principalmente das equipes da MS, pois ninguém anda parando lá e assim fica difícil! A ND não começou seu legado de sucesso com seu primeiro jogo. Levou 20 anos para se tornar a referência que é hoje.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Ewertom
Ewertom
Responder a  Sparrow81
16 de Março de 2022 0:20

Que belo exemplo,aconselho segui-lo,Desculpa amigo sem chance com o conteúdo atual que tens sobre jogos,evolução necessária para um debate agradável.sem mais

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Ewertom
16 de Março de 2022 0:35

Você simplesmente não tentou argumentar e nem refutou absolutamente NADA do que eu disse! Tá aí falando nada com nada só por falar. Tá na terra pra fazer peso, camarada?

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Ewertom
Ewertom
Responder a  Sparrow81
16 de Março de 2022 3:15

Argumentar o que cara,se tu não acrescenta nada(é vazio)aprende o que é ser gamer e ai a gente bate um papo blz.Papo de homem rapaz

Last edited 2 anos atrás by Ewertom
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Ewertom
16 de Março de 2022 4:59

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….
Que papo de homem, cara? Você me vem com essa e argumento zero! Isso não é papo de homem, é papo de gente que não tem nada pra acrescentar e não sabe nem argumentar. Se liga! Vazio é tu, já que não acrescentou em nada, nem trouxe um argumento palpável!

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Deto
Deto
Responder a  Cherokee Bill
15 de Março de 2022 15:36

acho curioso isso, que volta e meia tem mimimi “sonysta malvado esfregando lista de JOGOS nos coitadinhos dos caixistas”

mas ficar toda hora “empresa mais rica” não tem problema.

jogar dinheiro de office e windows é de boa, jogar JOGOS 90+ GOTY ai não….

Juca
Juca
Responder a  Deto
15 de Março de 2022 17:38

🤣🤣🤣

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Deto
15 de Março de 2022 18:12

90+ Goty tipo Rachet and Clank, Horizon FW e GT7? Ta jogando nada faz tempo hein?

Last edited 2 anos atrás by Fernando Medeiros
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
15 de Março de 2022 18:46

Qual foi o último Goty 90+ feito pela Microsoft?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Eduardo
15 de Março de 2022 18:48

Como diria Padre Quevedo: No ecziste! 🤣🤣🤣🤣

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Carlos Eduardo
15 de Março de 2022 19:18

Quem se importa com isso? Quem liga pra essas coisas são vocês, mas foi o Forza Horizon 5 a poucos meses…

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
15 de Março de 2022 19:24

Caso você não se importasse, não teria entrado na discussão citando notas e Goty.

Então você se importa, caso contrário ignoraria esse tipo de discussão.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Carlos Eduardo
15 de Março de 2022 20:14

Não me importo com notas e goty, me incomodo com a hipocrisia da fanbase fanática do Playstation. Eu não gosto da maioria dos +90 candidatos a goty, ou geralmente penso que as notas estão muito infladas. Tipo Elden Ring, comprei no lançamento trocando pontos do cartão de crédito por uma cópia física. É bom? É. Merece 97 de média? Nunca. Jogos +80 geralmente são muito bons, e nesses tem vários melhores, ou mais equilibrados que Elden Ring. Mas gostos são subjetivos, as notas representam o sentimento de quem analisou, e isso geralmente é movimentado por hype e são poucos os locais que analisam de uma forma mais realista.
Só que vocês, levam isso muito mais em consideração do que devem, e acabam utilizando isso como argumento de flamewar, mesmo quando não faz sentido. Quando foi o último 90+ da Sony? 2020 com o Demon Souls que é basicamente um dark souls de corredor com gráficos melhorados. É bom? É. É um jogo pra 92 no metacritic? Não. Se Gears of War Ultimate Edition que é o mesmo gears 94 MC de 2006 com gráficos refeitos é um 82 MC em 2015, o que faz o Demon Souls ser diferente? O gosto pessoal de quem analisou, ou talvez a propaganda paga da Sony.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
15 de Março de 2022 20:29

“Demons Souls Remake é um jogo para 92 de metacritic? Não”.

Você chegou a terminar o game para afirmar isso Fernando?

E Demons Souls Remake não tem apenas os gráficos refeitos em relação ao original. A parte sonora foi refeita, e muito da jogabilidade e responsividade também foi refeita. Gears of War ultimate edition é um remaster do jogo de 2006. Demons Souls é um remake, os gráficos foram totalmente refeitos. Não dá para acreditar que você jogou isso na discussão, dizer que é injusto um remake receber 92 comparando com um remaster que recebeu 82.

E sobre se importar, me desculpa, mas tudo o que for favorável ao Xbox importa à você e aos seus pares. Mas quando não é favorável, o argumento é que não importa visando desmerecer a relevância do item em questão.

Quando a pessoa não se importa com algo, aquilo não tem atenção, quer a notícia seja boa ou ruim. Se você não se importasse com notas e goty, nem teria entrado na discussão, porque não seria um assunto que tomaria seu tempo.

Aliás, vendas não importavam, correto?
“PS5 sofre derrota pelo Xbox Series X|S nas vendas de fevereiro na Europa”

https://windowsclub.com.br/ps5-sofre-derrota-historica-pelo-xbox-series-xs-nas-vendas-de-fevereiro-na-europa/

Eraser
Eraser
Responder a  Carlos Eduardo
15 de Março de 2022 21:42

E a nota de TLOU remaster e uncharted drake collection é justa?
É que são remaster banais, apenas com resolução e performance mellhoradas.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Eraser
15 de Março de 2022 21:52

Uncharted 4 teve nota 93. Uncharted Drake Collection teve nota 86. Ou seja, assim como Gears, caiu de 90+ para 80+, logo estou vendo um padrão se repetir.

TLOU remaster foi lançado 1 ano depois de TLOU, ou seja, em 2014 ainda era um jogo de referência. Um jogo de 2006 ser remasterizado em 2015 naturalmente perde a questão da referência, pois mesmo com a remasterização, é um jogo que se tornou ultrapassado tecnicamente com o passar dos anos. Seria o mesmo que esperar um remaster do Zelda Ocarina of Time lá de 1998 repetir a nota 99 em 2022.

GTA V foi lançado em 2013 no PS3 e teve nota 97. No ano seguinte remasterizaram para o PS4 e teve a mesma nota 97. Ou seja, totalmente dentro desse padrão.

Demons já é remake, pegou-se o que tinha sido feito lá em 2009, jogou fora e refez tudo, se tornando um jogo de referência técnica.

Não estou afirmando que isso é a regra, mas pelo menos nesses casos citados, é o comportamento que observei.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Juca
Juca
Responder a  Eraser
15 de Março de 2022 23:23

Só se a do Halo Masterchief Collection for! 🤣
E na boa, a cegueira é tão grande que TLoUs remaster foi basicamente lançado na janela de lançamento do jogo de PS3 que recebeu uma versão pra PS4.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Eraser
Eraser
Responder a  Fernando Medeiros
15 de Março de 2022 21:25

Demons souls remake merece um 90/100 e o RE2 remake um 100/100 por ser o melhor remake alguma vez criado e ser um brilhante jogo.

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
15 de Março de 2022 21:51

Amigo, sua conversa parece só muito rancor acumulado, comparar os remakes de Demon’s Souls e Gears como se pedisse algum tipo de justiça sem analisar o momento e mais nada?!?!

Ora o que “move o mundo” é o dinheiro, achar que há uma conspiração sonysta na imprensa e que o modo como ela é vista no que faz não tem mérito, é só triste mesmo.

Chega a impressionar o que parece ser a dissociação ideias da sua parte.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
15 de Março de 2022 21:57

Já falei: ele pode ser político aqui. Pra enganar trouxa é gênio! Agora problema é escrever esse monte de baboseira aqui. Cada linha que leio perco uns mil neurônios, mas não tantos a ponto de deixar de ser pensante e cair nessa ladainha.

Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
15 de Março de 2022 21:25

pronto, ele imaginou que eu escrevi que jogo GOTY 90+

netto
netto
Responder a  Cherokee Bill
16 de Março de 2022 13:00

Claro que eles vão deixar de arrecadar esses milhões de dólares do PS

É certamente uma boa decisão

Stonks

CarlosP
CarlosP
15 de Março de 2022 13:06

É deveras interessante a questão relacionada com o investimento feito principalmente nos últimos tempos pela Microsoft. Qual o objectivo? Qual foi a galinha dos ovos de ouro que a Microsoft descobriu? Gamepass? Quantos milhões de pagantes serão necessários para tal ser rentável? Vamos ver o que o futuro reserva.

Deto
Deto
Responder a  CarlosP
15 de Março de 2022 14:53

O Phill vendeu para o Nadella que o xcloud teria 1 bilhão de assinantes quando o Nadella quis fechar o xbox, na época que a MS fechou um monte de estúdios.

Agora eles estão “investindo” para chegaram nisso…

O phill spencer é vendedor de óleo de cobra até para o Nadella, igual vende para o consumidor do xbox com groselhas de “pro consumidor, somos bonzinhos, toma aqui de graça os jogos, é anti consumidor exclusivos”

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  CarlosP
15 de Março de 2022 19:52

Pensando em como funciona o modelo de negócios do Gamepass, acho que ele já seria rentável hoje com metade dos 25 milhões de assinantes pagando o ultimate todo mês.

12.500.000 * $15 = $187.500.000.
Em 1 ano com essa taxa de retenção de pagantes = $2.250.000.000.
O negócio funciona assim, o desenvolvedor cobra da Microsoft um valor fechado para colocar o jogo no serviço por um período. Possivelmente, o dev considera o quanto o jogo renderia na plataforma, ou o quanto ele espera que renda. Poucos jogos atingem o custo de desenvolvimento de 100 milhões de dólares, e os que atingem isso geralmente já são multiplataforma. O desenvolvedor não espera receber os custos de todo o desenvolvimento e mais lucro em uma única plataforma.
A MS paga ao desenvolvedor uma vez pelo período estipulado, se o jogo tem micro transações, essas continuam sendo realizadas através da store e não entram no gamepass. Os jogos mais antigos do serviço que não tem desenvolvimento ativo já estão pagos e não tem mais custos, apenas contribuem para retenção de usuários.
Todo mundo ganha, o dev que consegue apresentar seu jogo para mais pessoas com custos cobertos pelo contrato do gamepass, costuma ter aumento de vendas, e a Microsoft ganha na renda recorrente. Quanto mais pessoas estiverem no gamepass, maior será a rentabilidade. Não existem custos de infraestrutura auxiliares, o gamepass usa os mesmos instaladores dos jogos comuns, quando um jogo que você já possui entra no gamepass, o próprio console adiciona uma tag de gamepass, e se for um jogo de midia física, ele para de pedir o disco para inicializar. A estrutura do online também é compartilhada com a live. Todo o processo do gamepass é 100% software.
A MS não é uma empresa que precisa ganhar o dia de hoje pra garantir a refeição de amanhã, eles podem trabalhar com prazos muito longos, e aí é a diferença de negócios para a Sony e a Nintendo. O verdadeiro potencial do retorno de serviços é aproveitado no longo prazo, quando há estrutura para manter e expandir a oferta, mas o Gamepass não surgiu do nada, eles investiram por muitos anos na Xbox Live e na nuvem deles para poder chegar ao momento em que esse serviço não pesa praticamente nada. Na minha opinião, é o melhor modelo de negócios possível, por que o tradicional não funcionará mais. A Sony se não for a líder de vendas de multiplataformas, provavelmente não vai ter dinheiro para investir em exclusivos nos moldes tradicionais. E não é interessante o modelo adotado por exemplo pela Epic, onde ela foca apenas em microtransações de um jogo extremamente rústico como o Fortnite, que nesse momento desde a revelação já tem 11 anos de idade, e provavelmente ninguém se lembra que ele foi um jogo com campanha que fracassou antes de virar o battleroyale que todo mundo conhece.

E parece que ta dando certo:

https://www.eurogamer.pt/articles/2022-03-15-xbox-series-vendeu-mais-do-que-a-ps5-durante-o-mes-fevereiro

Se alguém me dissesse em 2020 que haveria algum momento em que o Xbox venderia mais que o Playstation na Europa, eu não acreditaria, pois não aconteceu nem no Xbox 360, a Europa sempre carregou o Playstation, e esses consumidores preferiam ficar na geração anterior do que ir para um concorrente.

Last edited 2 anos atrás by Fernando Medeiros
Juca
Juca
15 de Março de 2022 13:10

Mário, penso que empresas como a MS já não ligam se haverá ou não um retorno direto dos investimentos, só em mostrar poder, esse dinheiro já pode ser considerado um custo de marketing pra toda a empresa.
Nenhuma empresa com estratégia realista e preocupada com o financeiro manteria um Gamepass do jeito que é por tanto tempo. Ela só vai comprar a Activision pra mostrar que pode, e só não tirará CoD pela regulação, e porque seu console já é irrelevante pra empresa, senão tirava fácil, é uma empresa de postura imperialista e sempre foi.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Andrio
Andrio
15 de Março de 2022 14:58

[OFF] Parece que o Studio Initiative AAAA como disse o phill, está a beira de um colapso.

https://twitter.com/Nibellion/status/1503714192280465409?s=20&t=j4mQjxmupGNXuCGGpnivWA

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Andrio
15 de Março de 2022 15:12

O último que sair, apaga a luz.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Março de 2022 0:42

Eu li a matéria do video game chronicle https://www.videogameschronicle.com/ e a matéria é clara ao colocar a culpa nos métodos anti quadros, quase que ditatorial, de liderança do Darrell Galagher em como desenvolver games, fazendo com que alguns saíssem da equipe, principalmente uns tantos renomados. Isso deixa claro que não tem nada a ver com a MS estar interferindo diretamente como era há anos atrás ( exigindo multiplayer, etc…) Darrell Galagher é um dinossauro da indústria, porém assinou games de sucesso e foi chefe da Crystal dinamics, tendo no seu currículo, o Reboot de Tomb Raider. Nessa matéria acima mostra os nomes dos que saíram, porém mostra dos que ficaram e acredite.. Ficou muita gente gabaritada ainda. Esse game poderá ser um fracasso? Sim, mas tbm poderá ser um sucesso e não condenarei um game antes dele sair… Os fanáticos de PlayStation vão torcer para que ele não saia, pois é alimento para o flame war, porém, eu como fã de games, torço muito que saia e que saia com altíssima qualidade.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
15 de Março de 2022 18:08

Isso significa então que a compra da Activision não terá qualquer empecilho, a Sony e o Playstation continuam lucrativos, e todo o choro dos últimos tempos não se justificam.

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
15 de Março de 2022 18:43

E a Sony chorou onde? O único pronunciamento da Sony sobre o assunto foi de que esperava que a Activision honrasse os acordos previamente feitos com ela.

Quem fez questão de correr para “ligar” pra Sony e divulgar isso foi a MS, pra não melar seu negócio, que a despeito de tirar da concorrência jogos, é um péssimo negócio financeiro, justamente pelo próprio tempo de retorno e pelo atual momento de imagem da Activision.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Juca
15 de Março de 2022 19:21

A Sony que perdeu 20% de valor de mercado em menos de 24 horas e precisou dar declaração pública pedindo pra não tirar o COD do Playstation, e o tanto de artigos e comentários redigidos pelos fans de Playstation pela internet, procurando várias motivações para que o acordo não seja aprovado pelos órgãos reguladores, contrariando toda a narrativa prepotente dos últimos anos de que o Playstation é auto suficiente com seus exclusivos.

Last edited 2 anos atrás by Fernando Medeiros
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
15 de Março de 2022 19:40

Primeiro que não foram 20%, mas sim 13%, no caso 20 bilhões. (https://www.businessinsider.in/stock-market/news/sony-loses-20-billion-in-market-value-after-microsofts-massive-deal-to-buy-activision-blizzard-knocks-its-shares/articleshow/88998594.cms)

Essa queda foi até esperada, não é todo dia que o concorrente direto faz uma aquisição de 68.7 bilhões de dólares lol. Com uma jogada tão agressiva como essa, é normal o mercado reagir. Mas a perda não foi definitiva, o market cap é uma história diferente por dia. Nos outros dias houve recuperação desses 13% (ou de parte deles).

A declaração pública foi sobre esperar honrar os contratos. Semanticamente isso é um pouco diferente de “pedir para não tirar COD do Playstation”.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Carlos Eduardo
15 de Março de 2022 20:03

A declaração pública teve a intenção de reter invstidores que estavam vendendo ações da empresa, e a Microsoft com cordialidade também se manifestou para dizer que não tem intenção de tirar o COD do Playstation, porque não é interessante pra Microsoft matar a Sony. Veja o seguinte, o Playstation provavelmente tem a base de usuários mais fanática e doente do indústria, a ponto de pessoas cogitarem não jogar mais caso o console deixe de existir. Não são pessoas que gostam de games, são adoradores de playstation quase como uma religião. Os jogadores de Xbox são pessoas que vieram de todos os lugares, e geralmente ainda jogam em todos os lugares. Eu tenho PC, Nintendo, Playstation, já tive Sega, adoro emuladores. É muito normal um jogador de playstation ter apenas playstation e jogar apenas playstation, ou o que a sony mandar, embora não seja maioria. Retrocompatibilidade era ruim até 2020, depois do PS5 todo mundo adora a retro. Usar hardware comum ao PC era ruim até 2013, depois do PS4 todo mundo acha incrível e até acredita que um arquiteto de software da Sony ensina a AMD como fazer GPU. Pagar online era ruim, até a sony criar a PSN+.
A Microsoft quer essa concorrência, por que é uma concorrência fácil de administrar, por mais que a sony seja a empresa que tentou pisar na cabeça da MS na geração passada, principalmente com aquele video sobre emprestimo de jogos, ainda é diferente de uma Amazon, que realmente tem bala na agulha e se compra uma editora de peso e relevancia, facilmente agiria pra aniquilar a concorrência.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
15 de Março de 2022 20:09

“O Playstation provavelmente tem a base de usuários mais fanática e doente da indústria”.

“Não são pessoas que gostam de games, são adoradores de playstation quase como uma religião”

“Os jogadores de xbox são pessoas que vieram de todos os lugares, e geralmente ainda jogam em todos os lugares”

———————————————–

Você tem alguma fonte que sustenta essas afirmações?

Não podemos construir generalizações por nós mesmos, no caso citarmos nós como modelos de comportamento geral. Para generalizar nós precisamos olhar para a multidão como um todo, e fazer uso de análise estatística.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Carlos Eduardo
15 de Março de 2022 20:27

Dá uma volta por resetera, comentários do PC manias, Eurogamer, Neogaf ou twitter. Como eu disse, não são todos, mas existe uma base vocal muito forte entre os fans de Playstation que são assim. Os outros geralmente são os clientes normais que nem sabem que não existe Forza Horizon no Playstation, ou God of War no Xbox.
E que bom que você não nega que é um dos fanáticos de Playstation.
Vocês são uma ótima fonte e reflexo da base do Playstation, a maioria de vocês não joga video game, joga Playstation e agregados que associam ao Playstation.

Last edited 2 anos atrás by Fernando Medeiros
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
15 de Março de 2022 20:38

“Dá uma volta por .. “.

Então se eu der uma volta em uma rua que apóia o candidato A, eu posso afirmar que esse candidato vai ganhar a eleição? Não se pode generalizar pegando poucas amostras que nos interessa Fernando. No Neogaf mesmo posso te apontar muito flame a favor de Xbox.

E eu não posso generalizar sobre o mundo, mas posso falar um pouco do Brasil.

Você se esqueceu que o maior canal brasileiro de Xbox no youtube era um canal tóxico de flamewar que foi cancelado? Coisas como quebrar jogo, videogame, fora vários outros problemas que você deve saber bem do que estou falando.

Claro que existem canais de flamewar sobre Playstation no Brasil, mas eles são pequenos se comparados com os outros canais que citei. O maior canal de Playstation hoje no Brasil é o joão psx que tem mais de 400 mil inscritos, e é um canal puramente informativo, sem nada de flame.

Só isso já te mostra muito as diferenças de proporções, ou seja, quem está buscando informações e quem está buscando flame.

E eu contra-argumentar contigo não me faz um fanático de Playstation. Mas eu conheço esse padrão, via de regra o fanático enxerga quem discorda dele como o fanático do lado inverso.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
15 de Março de 2022 21:34

deve ser o xbox milgrau dizendo que “sonysta” é pedófilo.

e sim, Mario… da para achar a fonte dessa boçalidade…

mas nem precisa aprovar esse comentário que é tão repugnante saber disso que eu acho que nem precisa ser postado aqui.

Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Março de 2022 1:43

Desculpe, mas precisarei discordar. Europa, Estados Unidos da América e Japão são referências de mundo ideal para os brasileiros. Não tomamos o mundo inteiro com a mesma régua de Brasil. Muito pelo contrário. O problema é que já não existe esperança.
Já os que acham que os mais fortes mandam, creio que seja só do lado oportuno. Já li muitos comentários que a microsoft nunca teria essa compra barrada pois ele trabalha para o governo do EUA. Que já teria colocado os melhores advogados do mundo para analisar antes de anunciar essa aquisição. Enfim… Lado oportuno.
De minha parte que seja barrado, como já falei antes. Não pelos jogos. Mas para que mostrem que dinheiro não dita as regras do mercado. Apenas ajuda no caso de faltar regulação.

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
15 de Março de 2022 21:10

Acho que você tem uma interpretação errada de diversas coisas que lê, esperar que alguém honre acordos previamente feitos é mostrar que tem planejamento no que faz, e ao contrário do que você pode imaginar, empresas que sobem preços é porque normalmente acreditam no seus produtos, vide qualquer produto desejado.

Ao contrário, quem não têm mercado busca oferecer preços convidativos, produtos abaixo do preço e eternas promoções.

Tudo que se critica na Sony e sua postura nada tem a ver com o que se critica na Microsoft. O que a Sony quer é óbvio, dinheiro, o que a Microsoft quer é um poder que ela não tem e parece não ter capacidade técnica para conseguí-lo.

A questão é simples, faz sentido a Microsoft ser líder no mercado de jogos só porque pode comprar os outros e não pelo que produz para o mercado?

De qualquer forma, não vi a Sony a chorar, acredito que você tenha certa passionalidade pela MS ao ver as coisas, mas nunca se esqueça, a Apple já esteve por baixo, e a Amazon tempos atrás nem existia…

Last edited 2 anos atrás by Juca
Eraser
Eraser
15 de Março de 2022 19:51

A tudologia também já chegou aqui?

Adoro ver pessoas a falar de como administrar empresas de milhões a nível de estratégia, investimento e desenvolvimento.

É só futuros CEOs de sucesso.

Last edited 2 anos atrás by Eraser
Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Março de 2022 21:47

Não dei opinião nenhuma, apenas te questonei o porque de afirmares o que disseste já que não era uma coisa veridica e certa.

Sustentar achismos? Não obrigado.

Last edited 2 anos atrás by Eraser
Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Março de 2022 10:21

Não, achismo em dizer que MS pode ou não pode fazer.
A MS não é de confiança e é muito poderosa, pode quase tudo, e tem decisões que vão além do lucro.

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Março de 2022 10:39

Ora aí está, deixemos então as decisões para os reguladores, que já permitiram grandes aquisições por parte de grandes empresas no passado.
Até lá é só achismos.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Março de 2022 21:59

Pois é, opinião quase todo mundo tem, mesmo que não preste! 🤣🤣🤣

Last edited 2 anos atrás by Juca
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
15 de Março de 2022 20:03

[OFF]

https://www.gamesindustry.biz/articles/2022-03-15-elden-ring-is-the-biggest-new-ip-since-the-division-european-monthly-charts

Tem algumas informações interessantes, por exemplo, Horizon Forbidden West com 59% de vendas no PS5 contra 41% no PS4. Elden Ring com 27% no PS5 contra 13% no PS4. Provavelmente parte desses jogadores de PS4 compraram Horizon Forbidden West para jogar no PS5 já que esse game possui free upgrade.

Então embora o PS4 tenha seus 116 milhões de consoles contra cerca de 19 milhões de PS5, a base consumidora ativa se encontra em maior parte no PS5, e naturalmente essa diferença deverá crescer ao longo deste ano. Com isso, é possível presumir que os jogos cross-gen já estejam chegando ao fim, até porque se faz necessário avançar o estado da arte para que o público seja atraído a comprar um produto novo.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Eduardo
15 de Março de 2022 20:21

Aqui, vendi apenas 10 cópias de HFW pra Ps5 e mais de 30 pra Ps4. Dessas de Ps4, mais da metade dos clientes já tem o Ps5.

Elden Ring na mesma pegada.

Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
15 de Março de 2022 21:28

aqui no BR com certeza vale a pena comprar a versão PS4 para jogar no PS5.

mas se eu fosse gringo, pagava 10 a mais só pela praticidade de não ter que me incomodar com instalações automáticas da versão PS4.

eu comprei Digital, que assim economizo e tenho a praticidade de não dar pau na hora de instalar, além do que eu tenho o PS5 digital mesmo ehehehhe

e o motivo de eu ter Digital? o mais mongo possível, o Digital é mais bonito

se fosse o contrário, teria comprado a versão com disco.

claro, tb pq eu não compro quase mídia digital.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
15 de Março de 2022 21:17

Eu comprei de PS4 pra jogar no PS5, mas minha ótica é diferente da sua, acredito que o crossgen, infelizmente ainda irá perdurar, sobretudo agora com guerra, e com novo lockdown na China.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Juca
15 de Março de 2022 22:21

Tem razão Juca. É mais uma expectativa minha, mas com muitos viés e potenciais riscos. Um deles está claramente no abastecimento de consolas next-gen no mercado. Quanto mais isso demorar, a tendência é maior que o cross-gen continue.

Outro viés que vejo é que meu raciocínio se apóia muito nas vendas serem proporcionais à evolução técnica dos jogos. Mas recentemente tivemos Elden Ring que não é nenhuma inovação técnica e está vendendo muito. Talvez eu esteja olhando para variáveis que não sejam absolutas.

E um último viés diz respeito ao PC, porque talvez um jogo next-gen vai ser necessário aumentar ainda mais os requisitos mínimos do PC, seja CPU/GPU ou i/o, e precisa olhar para qual configuração predomina entre os PC gamers. Pelo visto ainda é a GTX 1060 (https://www.pcgamer.com/the-geforce-gtx-1060-is-still-the-most-popular-gpu-in-steams-latest-hardware-survey/). E um mercado com tantos milhões de players pelo visto não pode mais ser descartado como já foi no passado.

Eu vejo meio que um ciclo acontecendo.

1) Tivemos jogos da geração passada onde o ápice aconteceu nos três últimos anos daquela geração, RDR2, TLOU2, etc.

2) Estamos no ciclo cross-gen, com jogos visualmente um pouco melhores em relação à média da geração passada.

3) Entraremos em um novo ciclo full next-gen onde os jogos deverão mostrar evoluções técnicas em suas engines next-gen.

O que eu vejo acontecer é que o item 2 tem um prazo de validade relativamente curto, ou seja, Assassin’s Creed Valhalla vendeu super bem, parecia mais bonito no PS5 e Xbox Series X, etc. Mas um Assassin’s Creed cross-gen em 2023 talvez não terá o mesmo impacto que o de 2020, já que o cross-gen limita a evolução técnica dos jogos. O que era bonito em 2020 não necessariamente parecerá tão bonito e novo em 2023. Esse é meu ponto.

Então quando os cross-gen começarem a descer o potencial de venda, talvez a indústria precisará entregar os full next-gen. E como a massa ativa de consumidores parece em boa parte ter migrado para os consoles next-gen, isso facilita a aposta de vendas nesse novo nicho.

Mas aqui é tudo especulação mesmo. Tem muitos trade-offs para se resolver.

error: Conteúdo protegido