Confesso que a notícia que irei publicar a seguir me chocou. E nem sei como é que, legalmente tal situação é possível. Falamos de equipamento de segurança, que não são mais do que um acessório de moda, caso não se pague uma mensalidade… E se a pessoa se esquece pagar, ou há um problema qualquer com os servidores ou outro… ela até pode morrer, julgando estar segura!
A imagem que ilustra este artigo é o Klim-A1. Um equipamento de segurança para motociclistas, que possui um airbag embutido que enche em caso de acidente, protegendo o corpo do seu utilizador.
Podem ver mais sobre ele no vídeo que se segue:
O conceito é excelente. É basicamente um colete que ocupa pouco espaço debaixo da roupa, e que permite total e completa liberdade de movimentos, e que, em caso de acidente, ativa um conjunto de airbags interiores que protegem várias zonas do corpo do seu utilizador.
Infelizmente, esta dupla comodidade e segurança surge a um preço… 400 dólares!
E até aqui, tudo bem… estamos perante um excelente produto!
Mas eis que os seus criadores resolveram ser gananciosos e, apesar dos 400 dólares de custo, criaram um equipamento que não é mais do que um mero acessório de moda a não ser que se pague uma mensalidade de 12 dólares.
Ou seja, para manter as funcionalidades do colete cativas, o utilizador tem de continuar a pagar, gastando mais 120 euros por ano… todos os anos! E sem o pagamento… não há protecção.
O pior de tudo isto é que esta situação é realizada por uma app. Dado que o colete não tem forma de saber se o pagamento foi feito ou não, este requer ligação a um smartphone, com uma app, que lhe fornece indicação sobre se o pagamento existe ou não, e desta forma sobre se ele, em caso de acidente, ativa as proteções ou não. E um esquecimento na renovação torna-se igualmente crítica.
Uma situação deveras perturbadora uma vez que estamos a falar de um equipamento que uma vez colocado impede o uso de outros. Não é um extra… mas sim uma alternativa!
Mas infelizmente, a culpa destas situações não é deles, mas dos muitos inconscientes desmiolados que alimentam estas coisas, aderindo às mesmas, e tornando-as vantajosas ao ponto de elas existirem.
O mais parecido que vi com esta situação foram serviços adicionais obtidos em automóveis, mas esses são isso mesmo… extras. Não são serviços críticos de segurança, como este, e sim extras adicionais.
Uma situação destas, onde a pessoa coloca a sua segurança e mesmo a vida num equipamento com pagamentos, deveria mesmo ser proibida.
Até parece notícia de 1 de abril
pois é, conferi a data hahahahah
e provavelmente vai ter usuário a defender tal pratica
O futuro é não ser dono de nada e tudo ser serviço.
Vc não compra o colete, assina o serviço de proteção.
O futuro é nem sequer seres dono na tua vida. Trabalhas para poder viver e vives para trabalhar…
Se há quem aceite isto… Enfim.
opa, esqueci de falar q esse meu comentário seria o q o sujeito que defende isso iria afirmar…. “esse é o futuro”
Essa modinha ai de DLC em meio automotor, começou com a Tesla que cobra para destravar recurso que já vem de fabrica nos carros deles?
Off: enquanto pessoal fica na internet se matando, a SonyBr aumenta o preço do Metro Exodus Gold Edition de 226,00 pra 348,00, mas o importante é brigar na internet pra ver qual pedaço de plástico é melhor, parabéns à comunidade “gamer”
https://psndeals.com/ps4-store-br/metro-exodus-gold-edition-game-39211/
https://www.thesixthaxis.com/2021/06/20/metro-exodus-how-to-upgrade-from-ps4-to-ps5-for-free/
Não entendi o que esses links justificam o aumento do preço, mas beleza, vamo pra próxima
Esses links mostram o jogo a 175 reais na PSN brasileira, versão PS4, que pode sofrer upgrade gratuito para a PS5.
Não sei se isso é caro ou barato, mas não são os valores que referes.
E pensar que eu comprei a Gold Edition numa promo neste ano antes do anúncio do Patch Nextgen por menos de 50 reais.
Cara tem algo que eu to achando coisa de mercenario da parte da sony aqui no brasil. Esse mesmo jogo tem diferença de preço entre ps4 e ps5. Se vc pesquisar pelo ps4 ta um preço e se vc pesquisar pelo ps5 ou web ta outro preço.
Isso é algo totalmente errado….