O seu post foi polémico uma vez que 30 milhões seria um valor nunca oficialmente comunicado. Mas agora, ele corrigiu para 25 milhões em Agosto de 2023. Mas pior do que isso, o Gamepass está estagnado.
Quantos assinantes tem o Gamepass? O último número oficial foi de 25 milhões em Janeiro de 2022.
Tendo-se passado mais de um ano (um ano e 9 meses para ser exato), seria de esperar que este número tivesse aumentado, pelo que quando o Director sénior de Marketing da Xbox colocou no Linkedin que o serviço teria mais de 30 milhões de assinantes, rapidamente a situação tornou-se notícia.
O Gamepass tinha acabado de passar a barreira dos 30 milhões de assinantes!
Eis o post em questão:
A situação, apesar de muito propagandeada levantou sérias questões sobre a sua veracidade. Como é que a Microsoft não anunciava uma alteração que estava agora aqui revelada?
Bem, a realidade é que se visitarmos agora o perfil deste senhor verificamos uma diferença:
Pois é… Os 30 milhões desapareceram! E dão agora lugar a 25 milhões…
Ou seja, temos um diretor da Xbox a dizer que, em Agosto de 2023, o Gamepass possui 25 milhões de assinantes.
Mas será que este diretor não está apenas a citar os últimos números oficiais?
O que se segue é uma transcrição que veio agora a público da FTC.
Durante o processo com a FTC Phil Spencer afirmou que nos últimos 9 meses o número de assinantes do Gamepass manteve-se estagnado. Mas note-se que esse é um período questionado pela FTC, pois de acordo com o Diretor de Marketing o número poderá mesmo não ter mudado nada em 1 ano e 9 meses.
Esta é uma situação que parece mostrar que o serviço atingiu um pico, especialmente porque veio igualmente revelado pela FTC que o numero de assinantes do Live Gold era em Abril de 2022, de 11,7 milhões.
Basicamente, a única forma de este numero de assinantes do Gamepass subir radicalmente é com a recente medida de terminar com o Live Gold, passando-o a Gamepass Core, mas a realidade é que mesmo que os valores de assinantes do Gamepass cresçam em igual medida, há que se ter em conta que tal resultará de uma medida forçada e não da vontade própria dos utilizadores, sendo que na prática, esse aumento traz zero de receita adicional à Microsoft.
Resumidamente, de acordo com os dados do Diretor de Marketing, o Gamepass está estagnado. E pior ainda, os funcionários da Microsoft estão severamente preocupados com a situação que Phil Spencer criou com o Gamepass, e o “banho de sangue” que poderá surgir quando a economia do Gamepass mudar.
Internally Microsoft employees are worried about how Phil Spencer has backed them in a corner regarding Xbox Game Pass and concerned about bloodbath could be coming when economics of GP change
— THE RED DRAGON (@TWTHEREDDRAGON) September 19, 2023
Phil says GP went 9 months with no growth pic.twitter.com/TKUtcbYp9F
A realidade é que podemos ver trocas de emails internos na Microsoft a avisarem o Phil Spencer dos riscos do caminho que está a tomar. E nesse sentido, percebemos que os receios já chegaram ao interior da Microsoft, e que a acontecer algo que se torna previsível, não será por falta de aviso.
Daí que a resposta à questão colocada, apesar de não poder ser dada de forma direta, consegue ser dada de forma indirecta. As despesas num serviço destes são muitas, a aquisição em massa de estúdios trouxeram despesa que tem de ser coberta antes de se entrar em lucro, e o serviço ou cresce brutalmente, ou está condenado a não conseguir cobrir despesas. Daí que a conclusão a tirar é que não podemos olhar para os números e achar que eles são bons ou maus. Apenas ter a noção que receita e lucro, num serviço como este, e especialmente depois de despesas em grandes aquisições, podem andar em valores demasiadamente distintos.
Não acredito no sucesso do Gamepass, mas acho que 25 milhões é um número muito pequeno para ser verdade. Ao meu ver já passaram dos 30 e ainda assim é um completo fracasso. O mínimo que a Microsoft precisa é ter mais assinantes que ps5 vendidos. E mesmo isso está longe do necessário para alcançar um breakeven.
E olha que a rejeição maior parece vir do público de PC, porque os fãs de Xbox, pela lógica aparente continuam com ela. Esse negóco de abraçar o público de 1bi de PCzistas e de 2bi de Smartphones não parece funcionar muito bem, será que um dia a Microsoft vai entender que são públicos diferentes e com interesses diferentes? Talvez a MS só esteja se estruturando pra ver se dará certo numa próxima geração de jogadores, mas também ainda não compreendeu que é uma cultura que passa de pai pra filho, no geral, e que pra mudar esse boca a boca demora muito, muito tempo… Aqui, já tenho uma geração com 18 anos que prefere mídia física… imagino que também existam muitos outros, por aí, assim… mas como isso é mera opinião minha, sei que posso estar errado… é esperar o tempo passar pra ver o progresso desses seviços.
É como já debatemos antes. O público de pc é muito grande. Mas o público de pc interessado em jogos single player, triple A e com hardware descente é bem limitado.
O grande problema atual da Microsoft já nem são os jogos, a consola ou algo relacionado com o negócio. É a imagem! A Fuga de documentos, as mentiras, o julgamento mostrou às pessoas quem é a Microsoft por detrás da Xbox. E o público não está interessado numa empresa incompetente na gestão dos seus estúdios, que quer à viva força o controlo deste mercado, e que passa por cima de quem for, fazendo o que for preciso, para o conseguir.
Não sou eu que digo isto. É um sentimento presente nos foruns que qualquer um constata e só não vê se não quiser.
Essa imagem vai demorar muito a mudar e questiono o sucesso futuro da Microsoft devido a isso.
O mercado dos gamers dispostos a pagar grandes quantias e activos é finito, e daí que as gerações tenham sempre algo na ordem dos 200 milhões de consolas. Para a Microsoft crescer tinha de ganhar mercado aqui, e por exemplo, dentro do mercado PlayStation, o maior de todos, eles não conquistaram simpatias nenhumas. No mercado Nintendo não me sei pronunciar, mas ele é tão distinto dos outros que o sucesso lá é questionável.
O que me quer parecer é que no futuro, o possuidor PlayStation que tem também uma Xbox será em muito menor número pois sabe agora de forma clara que a Microsoft se move para aniquilar o mercado acessível à Sony e se possível a própria Sony.
Eu particularmente tenho PC e até jogo da MS estou evitando por postura mesmo, e espero que a Sony dê meia volta nessa de serviços a todo custo, pois o interesse meu e deles não está convergindo, e quanto mais forem num rumo divergente, meu apoio as coisas da empresa diminuem.
[OFF] Aproveitando o papo de empresas que abusam, viram o Eco Show 8 novo com um Foto Slide, que pra poder fazer isso precisa pagar um serviço de 2 dólares/euros por mês? Que molecagem da grossa!
https://olhardigital.com.br/2023/09/22/reviews/amazon-lanca-echo-show-8-photos-edition-com-modo-foto/
O que ela tem feito para aniquilar o mercado ou a Sony?! A compra da Activision ainda não dá pra dizer que é monopólio! Isso pra mim não faz sentido nenhum!
Porque motivo achas que a FTC queria bloquear o negócio? Porque achas que a CMA ainda não aprovou definitivamente?
Essa pergunta não faz sentido. Os reguladores só atuam se virem risco de mercado. E como neste mercado AAA só há Microsoft e Sony, quem será o prejudicado?
Recordo ainda o e-mail interno da Microsoft em que eles referem que pretendem comprar a Sony para fora do mercado. Ou seja adquirir tudo, secando a fonte à Sony.
Quanto ao aniquilar o mercado, o Gamepass está reconhecido como um grande risco ao mercado. E há mails internos da Microsoft a avisar disso mesmo.
Agora a questão é que, como o Phil reconheceu recentemente, os preços do Gamepass são para subir. E estes preços são só engodo para conquistar mercado. Mas caso a concorrência fique fora, a Microsoft deixará de subsidiar o serviço e os clientes terão de pagar o seu real custo.
O resultado será um custo bem mais elevado num mercado com menor qualidade, mais always online, mais micro transações, e pior do que isso..fragmentado.
É uma compra gigantesca, então é normal ter um processo de aprovação lento para checar todos os detalhes e garantir que não seja prejudicial ao mercado! Mas isso não significa que de fato seja! Veja a compra da Fox pela Disney, também foi muito demorado! Fora que a única reclamação da Sony sobre a aquisição era sobre a exclusividade de COD! E a Microsoft sempre disse que aceitaria deixar o COD mais 10 anos no PlayStation!
o prazo que a MS e Activision acordaram inicialmente venceu, mas para vc “tá tudo normal”
claro
A MS teve que vender a parte de nuvem para conseguir aprovar
E o que te parece? Pensa por ti. É favorável a quem?
Os outros não saem prejudicados?
Que produtos ganha a Microsoft que já não tivesse?
Achas que a dimensão de quem compra e de quem é comprado não configura uma jogada digna de poder criar um monopólio?
A Sony não reclamou apenas do COD. Eles calaram-se foi quando viram que não tinham hipótese de travar a compra.
Já agora a Microsoft também disse à FTC que não subiria o preço do Gamepass. Mas vê as entrevistas do Phil e se não fala já que a subida é inevitável.
A Microsoft disse aos reguladores que não era viável economicamente retirar os jogos da Bethesda da PlayStation. Onde estão eles?
Recordo que as duas promessas de cima foram dadas por escrito.
O que a Microsoft diz… não se escreve!
A Microsoft… é a Microsoft. Não apareceu ontem! Ao longo da sua história, mais do que por mérito, a Microsoft cresceu à custa de comprar a concorrência. Desde que foi criada a Microsoft já comprou mais de 200 empresas que eram competitivas em negócios onde a Microsoft estava ou queria estar. Sim… 200!
E dessas, 14 em despesas de mais de 1 bilião.
A Microsoft tem crescido assim.
Monopólio é algo que está associado à Microsoft.
Escreve “Microsoft monopolies” no Google e vê a carrada de artigos sobre monopólios da Microsoft, a carrada de casos Antitrust contra a empresa e a quantidade de multas, muitas históricas, aplicadas à Microsoft.
A empresa de santa não tem e nunca teva nada.
Paulo, pra gente saber se as coisas são o certo de se fazer existe um pequeno exercício mental que se faz o da inversão. O que você acharia se de 2020 pra cá a Sony adquirisse a Zenimax, Ninja Theory e Activision?
Seria completamente normal! Se ela tivesse condições pra isso e o fizesse seria o direito dela!
Pois vamos esperar pra ver como fica se a Sony comprar algo pra exclusivo dela, porque com FF, nem a empresa ela comprou, mas vivem a reclamar pela internet.
E rezava uma lenda que já estava nos 40mi… Mas Mário, será que depois do Gold virar Gamepass Core a situação não mudou positivamente, mesmo que sejam “números inflados”, pois não foi um crescimento real, já que os assinantes já estavam por lá sob o nome de Gold? Pelo que você dá entender, se não houver crescimento poderá atingir os ~37mi! Quem sabe o próximo número não vá por aí…
O Gamepass poderá estar nos 37 milhões com o Gamepass Core e o fim do Gold. Mas eu digo isso no artigo! Não é crescimento real e algo que para a Microsoft traz zero de ganho pois o número de pagantes é o mesmo, e só mudam de local.
Se não cresceu com preço baixo fico imaginando agora que comprou a actvision e o próprio Phill falou que a subida de preço é inevitável.
https://twitter.com/InsiderGamingIG/status/1705832498888851893?t=6Xia4BjLX8qcBQdQnHdIvA&s=19
Mas alguma vez tiveste dúvidas disso?
Na verdade eles acreditam num gamepass mais “portatil”, esperavam uma adesão em maior do sector mobile.
A verdade é que sem vender consolas o gamepass tambem não vai avançar.
Tu certamente tens jogado jogos de consola, e jogos de telemóvel. Que semelhanças vês entre os dois? Eu não vejo nenhuma!
Os jogos que tenho no telemóvel jogo-os em alguns minutos e não requerem a minha atenção constante, quando muito por alguns minutos.
Os de consola, são jogos onde as partidas são extensas e a única hipótese de não lhe dar atenção é pausando.
São igualmente muito mais frenéticos e requerem contacto constante com o ecrã.
Que se possa jogar isso em casa… talvez, apesar que um ecrã de smartphone está longe de ser em todos os aspectos o ideal para isso.
Daí que não vejo que os smartphones possam realmente ser o futuro para este tipo de jogos. Até porque as suas baterias não estão dimensionadas para grandes períodos de jogo.
Mário, fora isso, pra que alguém, que não seja fanboy de empresa, vai assinar um serviço onde já se tem milhares de jogos de fácil acesso pra todos os lados (f2p)?!?! O cara achar que um serviço vai vingar num mar de ofertas “gratuitas” em que o cliente tem inúmeras possibilidades de escolher, sendo que as pessoas nem estão habituadas àquele tipo de jogo, é algo muito sem noção.
Sim, sim, bem visto.
Já fui um desses que passava imenso tempo a jogar no telemóvel e tem muita gente que passa, o problema é outro, alguns dos jogos do game pass não precisam de comando para jogar no telemóvel mas não é o mesmo se o jogo fosse feito com controles tateis em mente e andar com um comando no bolso não é de todo o mais prático já para não falar que a experiência e a imersão é diferente comparativamente com a consola.
Por isso digo que se a Microsoft não se focar em vender consolas os numeros do game pass não vão subir muito mais do que isso.