O Direct Storage realmente é inovador, e traz tempos de loading relâmpago que antes das consolas não eram possíveis no PC. Daí que apanhar Forspoken a fazer batota surpreendeu!
Não hajam dúvidas que o Direct Storage veio revolucionar os tempos de loading dos PCs, ao permitir usar o GPU para descomprimir dados, e simulando assim os descompressores das consolas.
Este foi uma solução que apareceu graças às consolas, e que se adaptou muito bem à realidade dos PCs. Isto apesar de a descompressão não ser ainda “gratuita” como nas consolas, e usar GPU para a descompressão.
O impacto na performance é no entanto nulo, pois o Direct Storage está a ser usado para cargas e não em streaming, pelo que o GPU não está a uso no momento das cargas, e nesse aspeto o impacto nas performance ingame é nulo. Teremos no entanto de ver qual o impacto nas performances do GPU com um jogo que use de forma intensa o Direct Storage em streaming, ou seja, com a descompressão a acontecer ao mesmo tempo que o jogo está a ser processado. E nesse aspecto, Forspoken dececiona pelos seus cenários vazios.
Mas estamos a fugir ao relevante, pois o certo é que o Direct Storage é uma revolução no PC, e algo muito, muito bem vindo, que acelera os tempos de carga para valores que antes não eram possíveis nestas máquinas.
Agora o que surpreende é que, apesar de o Direct Storage ser efetivamente algo revolucionário, o jogo Forspoken, no PC, ainda recorra a uma batota para melhorar, de forma aparente, ainda mais os tempos de loading. Uma batota que exige memória e que atira a quantidade de RAM recomendada para 24 GB.
O que faz então Forspoken no PC? Basicamente, ele usa a RAM adicional para ter sempre o ultimo savegame já carregado na memória.
Naturalmente que, com essa situação, a carga do savegame ocorre ainda mais depressa, mas tal mostra um tempo de carga, e uma performance do Direct Storage, que não correspondem ao real.
Vamos ver isso em video. Ali o utilizador vai criar vários savegames no mesmo local. Depois vai abandonar o jogo, e a carregar o ultimo savegame, mostrando o tempo de carga.
De seguida faz-se o mesmo, mas escolhe outro savegame… Que como vimos até é no mesmo exato local!
E se isso deveria garantir que o tempo de carga é exatamente igual, o que vemos é um tempo de carga bem superior. Vamos ver:
Pois é… Meuzes amigozes… Num habia nexexidade 🙂
O PC faz batota!
Mas a batota poderá não acabar aqui! Vamos ver outro caso:
O jogo pede um mínimo de 16 GB no PC, que é exactamente a mesma RAM da PS5.
A diferença é que a PS5 possui 16 GB para CPU e GPU, ao passo que o PC, para além da RAM conta ainda com memória vídeo. E este jogo usa ambas! Como o mostra e refere a análise da IGN colocada de seguida, o jogo chega a ter 25 GB de dados diferentes na RAM, que troca entre a RAM e a VRAM, de forma a simular as leituras diretas do SSD em streaming realizadas na PS5.
Simulado ou não, a realidade é que a situação funciona muito bem, e o PC pode fazê-la. A questão é que, no meio destas transferências há um gargalo qualquer que é regularmente atingido causando perdas de FPS pela simples movimentação de dados entre as memórias.
Basicamente o Streaming existe, mas ao contrário da PS5 que o faz direto do SSD, aqui tira-se partido da memória extra do PC, o que, comparativamente, pode ser visto como mais uma batota no que toca à comparação da eficiência de leituras dos SSDs.
O preocupante aqui é existir o referido gargalo, mas que é identificado como tal, pois, como o vídeo mostra, ao se cortar no detalhe poligonal, reduzindo-se assim a intensidade das transferências, a situação melhora.
O que isto implica é que, salvo algum tipo de bug no jogo, o PC, em jogos de elevada densidade poligonal (e forspoken está longe de ser um deles ao apresentar mundos pouco detalhados), terá sérios problemas em usar esta técnica para acompanhar a PS5.
Vejam o vídeo a partir dos 7m.
Não imaginaria que o resultado seria esse
Acreditava que era um quebra galos para jogos e ficaria por isso mesmo. 😅
É muito interessante ver que várias coisas que melhoram é só uma questão de ter um ponto de vista de como melhorar uma situação com o que já se tem, no caso, o Direct Storage basicamente foi ver que havia GPU ociosa em dado momento tendo poder computacional para fazer tarefas que ela poderia fazer, mas não fazia.
Alguns fatos interessantes sobre a nova API (Direct Storage 1.1) da MS também são o fatos das novas placas da Intel terem desempenho ligeiramente melhor que as da Nvidia e AMD no processo (nada realmente relevante, apenas curioso); e que os ganhos com o Direct Storage parecem ser bem mais significativos em SSDs Gen 3 (mais antigos) que nos Gen 4 em diante.
https://adrenaline.com.br/noticias/v/81744/placa-de-video-intel-arc-a770-se-sai-melhor-que-rx-7900-xt-e-rtx-4080-com-directstorage-11
https://youtu.be/TXKGTHifuFA
Mas é cedo ainda para posições definitivas sobre a tecnologia e temos poucas amostras pra chegarmos a conclusões mais absolutas.
EDIT: Agora, sobre a tal burla(batota) no Forspoken, quer dizer que os loading só instantâneos de fato se o jogo não estiver sendo reiniciado (fechou e abriu o aplicativo), sendo apenas uma espécie de cache na RAM? E mesmo dentro do aplicativo se for um save anterior, e não o último, o processo é mais lento? Tá precisando ser mais elaborada essa técnica, senão haja RAM, mas é uma evolução, pelo menos já dentro do jogo!
Interessante notar também no vídeo que linkei que os SSDs melhores, no geral, (imagino que pela capacidade de fazer streaming mais rápidos) conseguem taxas de fps maiores, lógico, isso presumindo que as máquinas eram iguais (mesma CPU-MB,RAM e GPU), exceto pelos SSDs..
Não vamos retirar o mérito ao PC. Ele faz isso… Porque pode!
Assim como a PS5 faz o que faz… Porque pode.
Mas a questão é que na comparação de leitura/descompressão do hardware isto inválida os resultados comparativos.
Agora que funciona bem… Funciona.
Qualquer sistema de entrada a alta performasse, vai poder desfrutar sem problemas?
Ou tem que ter o requisito mínimo para funcionar adequadamente?
Teoricamente sim, mas pela lógica, quanto melhor a GPU, melhor o desempenho, o mesmo para os SSDs, embora os ganhos, por enquanto, pareçam maiores para os SSDs Gen 3 (PCIe 3) que nos mais modernos que ele.
Apenas como nota, o último Patch para PC, destinado a resolver esta situação, tem jogadores a queixarem-se que ele reduziu e muito a qualidade das texturas (isto está.
Mesmo assim, claramente melhor que a N64, hehehehe.
Os 60 agora devem estar estáveis! 🤣
Off: Mais despedimentos na Microsoft. Desta vez foi a Zenimax.
Fico pensando se estão usando isso como forma de pressionar indiretamente as instituições governamentais pra mostrar que se seu intento não for efetivado, ela vai “precisar” despedir empregados… Vi em notícias que todo o departamento associado ao Metaverso foi “despachado” e que a MS está priorizando apenas negócios com a “liquidez” mais imediata que não demandem apenas retorno de longo prazo. Como se não tivesse dinheiro pra tocar projetos diferentes em simultâneo e não fosse também ter projetos de longo prazo. Mas enfim, é uma empresa com gestão própria e faz o que quer.
Somente no EUA
Ninguem na UE ou Reino Unido se importa com os empregos no EUA.
Eu acho que começaram a enxugar o xbox, so isso
Do que vai sair isso? Reestruturação? Fim? Quem sabe.
E eu acho que Demitir agora reforca o bloqueio da compra… afinal a MS ja esta mostrando que vai demitir gente do que ja comprou, então vai demitir de quem ainda nao comprou
Hummm… Se a coisa vai assim, espera mudanças no Gamepass…
Vai ver cortaram o Cheque em Branco do xbox novamente
Nao vai rolar comprar a activision e muito menos seguir comprando mais como o Phill falou entao hora do xbox andar com as proprias pernas.
Sem possibilidade de monopoliza o mercado a MS nao quer…
?…
O céus… que esta acontecendo com a Xbox?!
Eu só que uma notícia boa vinda da divisão, algo que não acontece a um tempo.
As part of this latest round of layoffs, Microsoft has targeted employees seemingly at random, with veterans with decades’ worth of experience and legendary creations under their belts. Microsoft has also callously targeted brand-new hires, some of whom were literally still in the process of expensive relocations to Redmond, uprooting their families in the process.
No meio disto só espero que quem concebeu os casaquinhos e as cuecas para os comandos Xbox tenham ido de vela.
hahaha… Tu conseguiu me arrancar a primeira risada do dia!
Eu nunca vi essas roupinhas e cosméticos para Xbox com bons olhos… dá a entender que é lavagem de dinheiro.
A CWA, depois destes despedimentos todos, será que ainda está ao lado da Microsoft? Questiono…
Minha dúvida é quanto disso é problema da tecnologia e quanto é utilização inadequada do desenvolvedor. Ultimamente me parece que ao invés de utilizar o hardware mais potente disponível pra evoluir a qualidade dos games. Estão se aproveitando pra diminuir o tempo gasto em otimização. Porque são jogos tecnicamente medíocres, mas que utilizam muita ram e vram.
Isso já é um fato!
Os jogos de PC estão utilizando o FSR ou DLSS como um padrão de otimização, no mais, futuramente é bem capaz de invetar o “DLSS” para o DLSS, e o poder bruto de uma GPU denominar de museu… “viva o futuro”.
OFF – Para descontrair um pouco. Acho que muitos aqui conhecem esse rapaz. 🤣🤣🤣🤣
https://twitter.com/Andre_EP812/status/1624401801578524673?t=dYR3F9ORl8zOhAeuAgnczA&s=19
Está explicado! 🤣🤣🤣
Mas agora a sério, esse pensamento doentio de que a Sony tem a culpa dos males da Microsoft, que a Sony matou a Sega, etc, está a passar todos os limites.
Se as pessoas não têm capacidade para pensar e se informar, ao menos não opinem.
É o “Paradoxo do Phil”, “Compramos a ABK é porque a Sony não quer, e deixamos de vender mídia física no Brasil porque a Sony quer”!
eu tô começando a achar que o direct storage é uma gambiarra para minimizar um problema de arquitetura do PC e que vai ter pouco impacto no final e real.
o que isso faz é fazer a GPU ter acesso direto ao SSD e ela mesma, a GPU, fazer o trabalho pesado, mas apenas nos dados que ela acessa e vão para a vRAM
O que vai para a RAM continua sendo tarefa da CPU… Não é como se a GPU tivesse um acelerador exclusivo para isso e que fosse usado por todo o sistema.
Direct Storage é só uma gambiarra de PC para ajudar um pouco no streaming de dados que vão para a GPU.
parecia mais desespero quando a Nvidia correu falar que a GPU deles dava conta de 24GB/s e era tudo por causa do PS5…
No fim com o preço das GPUs hoje, com o marketing da 3090 sendo 8k vs PS5 4k, com o marketing de “60fps é travado no spideman” e que “vc precisa de uma 4090 para 120fps” no video da Digital Foundry, pago pela nvidia; claramente a Nvidia vê o PS5 como a maior ameaça as GPUs dela… e falaria qualquer bobagem para minimizar as vantagens do PS5 frente ao PC.
E sobra até para a MS, tá ai outra critica com a MS, pq eles não pegaram esses 70 bilhões da Activision e fizeram uma pareceria com AMD e Intel para botar nas CPUs x86_64 um acelerador IO tipo o do PS5?
Tenho certeza que injetando 70 bilhões nisso, inclusive fazendo um “novo x86_64” cortando um pouco da compatibilidade inútil do passado e adicionando aceleradores dedicados a IO, o negocio ia para frente e ai sim faria diferença até no uso para “office e internet” do PC.
Mas vai injetar 70 bilhões no windows/PC/x86_64 pq? a Apple não tem quota no mercado relevante mesmo.
Enquanto a Sony faz o PS5 pensando no futuro dos jogos, com IO e SSD projetados para já antecipar o futuro da falta de RAM e sobra de SSD; a MS não pensa nem no futuro da plataforma que ela tem o monopolio.
Sim, pq no mac os o controlador IO do SSD já é integrado na CPU/GPU e o SSD é “burro”, não tem controlador nele.
Bom isso é minha projeção de futuro, cada vez mais plataformas “genericas” e não especializadas vão perder para plataformas fechadas e/ou especializadas.
Quando a MS perceber, a Apple já vai estar entregando o dobro de desempenho pelo mesmo preço do PC-Windows… em edição de vídeo usando bateria em notebooks, a apple já acabou com o PC-Windows, simplesmente comparando com um macbook, notebook windows não funciona para editar videos usando bateria (ou para editar videos usando pouca energia)
Daqui a pouco a Apple tá fazendo isso com tudo, todas as tarefas, enquanto a MS tá ocupada gastando “100 bilhões” em vídeo games…
Tudo o que dizes aqui… É absoluta verdade.
O problema de acesso aos dados no PC já era um problema à anos. Foi resolvido com as consolas pois elas precisavam disso mas no PC apenas acelerado as leituras nos dados que vão para a VRAM. Na RAM é o CPU na mesma!
A Apple está a pensar à frente, e isto porque cria o hardware e o software. Daí a relevância da AMD trabalhar com as consolas, e fazer CPUs e GPUs.
Cedo ou tarde os PCs irão ter que acompanhar isso…
Minha aposta é que o windows vai demorar mais que o hardware da AMD e Intel… pq da ultima vez que a AMD inovou em CPUs, só o Linux rodava direito no threadripper
MS não pode atualizar o windows para suportar na hora uma CPU nova, mas pode ficar gastando ~100 bilhões com os sonhos que o Phill Spencer no xbox.
Sorte da MS que a Apple não bateu nem perto de qualquer coisa por volta de 45% do mercado.