Digital Foundry: Será que a Série S pode prender a geração.

O assunto foi abordado no ultimo video da DF Weekly, e apesar de umas no “cravo e outras na ferradura”, a DF não conclui absolutamente nada.

O ultimo vídeo da Digital Foundry foi uma surpresa para mim. Nele, entre outros assuntos, a DF aborda a questão da Série S ser ou não um travão à nova geração.

A parte do video sobre este assunto é uma caixinha de surpresas, com eles a darem uma no “cravo e outra na ferradura” (para quem não conhece este termo, basicamente quer dizer que eles andam à volta do assunto, dando ora para um lado, ora para o outro, mas sem tomarem posição). Mas mais interessante ainda é eles dizerem que tiveram feedback de vários criadores de software, optando porém por ignorar completamente o que eles referiram, e optando por uma discussão meramente baseada nos seus argumentos próprios.

  • Como referido o video começa com John a referir que vários criadores de software relatam problemas com as limitações de memória da série S. No entanto, apesar de tal, não citam absolutamente nenhum desses criadores, dando exemplos sobre os problemas encontrados e relatados.
  • O argumento que vem do Alex Bataglia é depois ridículo. Este refere que a Série S não está a limitar a geração porque a Xbox One e a PS4 são quem está a limitar a geração. Uma realidade que se torna ridícula pois tal não será realidade na totalidade da geração. Apesar de tal, Alex acaba por referir que “eventualmente” a série S poderá vir a limitar a geração.

Lá está a situação referida… Optaram por não serem objetivos no que se pretende, dando “uma no cravo e outra na ferradura”, e desviando a discussão da objetividade que deveria ter. Inclusive ignorando análises que eles mesmo fizeram e resultados que eles mesmos viram.

  • Richard Acrescenta que a Série S é barata, e que como tal é necessária no atual cenário económico. Mostra que na europa e reino unido, as vendas de S e X são 50:50, tornando impossível ignora-la.
  • A demo “The Matrix Awakens é trazida à baila como uma prova de que a Série S não limitará a nova geração.
  • Depois é Alex quem vem referir que a Série S irá obrigar a otimizar todos os aspetos do Streaming no jogo, o que é uma coisa boa.
  • Já Richard refere que houve problemas com a o cálculo na conceção da consola que tomou em conta as poupanças de memória no uso das texturas, mas não tomou em conta o uso da memória com Ray Tracing, onde não se aplica a lógica das texturas.
  • A demo do Matrix mostra que efetivamente a série S pode correr jogos de nova geração.
  • É referido por Alex que a EPIC conseguiu cortar o tempo dedicado ao RT de 8 ms para algo na ordem dos 4 ms, duplicando assim a sua performance. Alex refere que vê o Lumen por software a ser usado em detrimento da versão acelerada por hardware, na Série S.

Efetivamente, e isso é inegável, o Unreal Engine mostrou excelentes capacidades de adaptação a hardware diverso. No entanto, mesmo assim, foi necessária intervenção da Microsoft (The Coalition) para que a consola conseguisse ser usada. E se a The Coalition ajudou a Epic para esta demo, vai ajudar todos os estúdios que usem o Unreal Engine 5 para os seus jogos? E os que não usam este motor?



Reduzir a geração ao Unreal Engine 5 é algo muito caricato.

Afinal, mesmo com esta ajuda da The Coalition, a série S apesar de correr a demo, corre-a em média com uma resolução nativa de 1555×648, com quebras para algo abaixo dos 533p, que reconstrói para 1080p. Há ainda cortes na qualidade da iluminação global, e no geral em tudo o que engloba o Ray Tracing, como reflexos e sombras. Basicamente, apesar de tudo funcionar, os cortes tiveram de existir para se suportar a consola. Isto quer dizer que se for dedicada performance do GPU para aceleração de Ray Tracing (a demo faz RT por software) pode efetivamente ser um sério problema na S (e daí o referido fallback para software na S).

Estes cortes foram necessários, mas a grande questão que fica no ar é como ficou o uso da RAM em todas as consolas. Seja realizado por hardware ou por software, o Ray Tracing requer a criação das chamadas BHV trees, sendo que estas são bastante intensas no uso da RAM. A sua dimensão depende da geometria presente no ecrã, e não da resolução, o que coloca a questão da memória da S, uma vez que o uso será igual em todas as consolas. Basicamente para a S correr algo igual a memória a ser usada pelo jogo terá de ser limitada à memória da S. A não acontecer isso a série S estará sempre limitada a usar uma qualidade inferior que as restantes consolas, de forma a adaptar o jogo à sua RAM.

A demo do Matrix mostra que efetivamente a série S pode correr jogos de nova geração. Mas convém tomar em conta todos os cortes acima referidos, e que numa demo com outro ambiente, como uma floresta tropical, pode não se portar da mesma forma.

Mas isso são questões que ficam no ar. Dúvidas que se esperava ver debatidas aqui, apresentando-se o feedback referido existir. Daí que a grande questão que fica após este vídeo é o motivo pelo qual não falam dele, e acabam por referir situações a favor e contra a S, sem concluírem nada.

Talvez a conclusão a tirar-se é que concluir algo efetivo poderia ser demasiadamente desconfortável para os patrocínios da DF.



 

 



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Sparrow81
Sparrow81
23 de Novembro de 2022 9:41

Medo de fazer qualquer crítica a Microsoft. Mas não precisa, todo mundo tá careca de saber que na história a MS é mediocre em games.

Juca
Juca
23 de Novembro de 2022 10:56

Aqui no Brasil se chama esse tipo de artigo da DF de “mídia isenta”, ou seja, quando conveniente aos seus interesses fica em cima do muro pra também não se comprometer tendo em vista que são isentos. Mas quando é pra atacar o que é contra seus interesses, é sem dó nem piedade. Como já vimos o Alex Bugaga (como diz o Deto) a opinar sobre as capacidades do PS5 antes mesmo de testar um.

É lamentável que a DF tenha cedido aos interesses da Sony (ops!), algumas afirmações ditas acima soam até cretinas como dizer que o console precisará de mais otimização e isso é bom, mas bom pra quem, pros Devs de jogo? Ora, com as devidas otimizações até o PS4 roda os games, não vêem os Crossgen!?!?

Não tenho mais paciência pras parcialidades convenientes da DF, sobretudo as do Alex, que sujeitinho antipático e fanboy sempre dando um jeitinho de irritar os fãs de PS com suas comparações esdruxulas. PS5 vs 4090, tá de brincaderia…

Agora, em uma coisa têm razão, pelo que tem saído da MS realmente o S não está a segurar a geração pra MS, nem de longe.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
23 de Novembro de 2022 11:48

Se depender do que a MS vem lançando ultimamente, nem mesmo o One base vem segurando a geração xbox no momento, Pentiment que o diga!

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
23 de Novembro de 2022 13:19

Olha Edson, nem critico o que a MS lança, pois Pentiment até parece ser bom e interessante, agora quando entra na seara hardware e ver coisas como essa com o S com hardware bem inferior ao SX e numa nova geração que se está a falar de RT ao menos em reflexos, de se usar GPU até para ML e virem com essas falácias é de se irritar.
Ok, preços são relevantes, mas a questão aqui é se levar em conta o pontencial de um hardware bem diferente dos demais segura ou não a geração, se atrapalha ou não a geração. Ora, com as devidas “otimizações” até o Switch rodou The Witcher e roda outros jogos dessa geração. A questão é se devs estão dispostos a isso, e se o compromisso exigido pela MS de lançar um mesmo jogo para os dois consoles não traz esses compromissos. Nada contra a MS quanto aos jogos que ela lança, há gosto pra tudo, a questão é simplesmente se o SS segura ou não os avanços da geração e não traz impeditivos pra ousadias no desenvolvimento. Nem todo Dev tem o capricho e dinheiro pra otimizar de forma competente seus jogos para cada console.

Pedro Martins
Pedro Martins
23 de Novembro de 2022 11:23

A S nem era para existir, mas já que existe, o ideal era que tivesse pelo menos 12 GB de RAM igual o One X e entre 8 e 9 TFLOPS

tiohildo
tiohildo
23 de Novembro de 2022 11:30

Para quem tem curiosidade de como funciona uma BHV em baixo nível, veja esse post desse blog no link abaixo. Interessante que a ISA do RDNA2 tem apenas duas instruções de RayTracing. Estou curioso para ver a ISA do RDNA3 para ver as novas instruções.

https://alain.xyz/blog/ray-tracing-acceleration-structures

Extra: Lumen vs RayTracing
https://www.hardwaretimes.com/unreal-engine-5-lumen-vs-ray-tracing-which-one-is-better/

Sobre o Series S, talvez a MS tenha capado demais e errou na calibração, mas agora já era …

José Galvão
José Galvão
23 de Novembro de 2022 11:47

Jamais se deve esperar isenção vinda de alguém que tem parcerias com a marca a que pertence o produto analisado.
Se calhar se a DF não tivesse ido a Redmond experimentar a Series X e S em primeira mão, agora estariam a fazer uma análise coerente e sobretudo honesta.

Deto
Deto
Responder a  José Galvão
23 de Novembro de 2022 14:25

queria lembrar que é histórico isso, o xbox one X já foi a DF que apresentou.

além daqueles textões lá do xbox one defendendo aumento de clock e veja o que eles falaram do clock do PS5.

Falando em antigamente, alguém se lembra do Lens of Truth?

era um site tipo a DF que existia na geração ps3x360, que foi fechado assim que o PS4 saiu ganhando todos os comparativos.

não fez nenhum comparativo de PS4 e xone e fechou não deu nem um mês que a geração tinha começado.

obvio que era fanboy do xbox ou patrocinado pela MS ou as duas coisas.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
23 de Novembro de 2022 12:04

Os Directs da Digital Foundry são cansativos (para não falar inúteis) porque em vários assuntos eles utilizaram o mesmo conjunto de informações que já é de conhecimento do público em geral.

Por exemplo, no último Direct (https://www.youtube.com/watch?v=PukZRiqtMIA) eles ficaram 12 minutos falando do patch next-gen de The Witcher 3. O que eles já sabiam sobre este patch? Absolutamente nada. Então foram 12 minutos confabulando, com o Alex e o John levantando hipóteses vagas, etc..

Creio que os Directs seriam bem melhores caso entregassem alguma nova informação que não seja de conhecimento do público em geral. Ou que pelo menos abordassem algum assunto quando possuíssem um conjunto de hipóteses interessantes para se apresentar.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
23 de Novembro de 2022 21:35

Unico lugar que eu vejo hyparem esses directs é no fórum beyound 3D…

A postura de “pagar de imparcial” e passar pano para o xbox e ficar tendo “duvidas sinceras” sobre o PS5 da DF mais o Alex bugaga fanboy de PC camuflado fecha bem com a galera la que gosta de fingir que é imparcial lá.
recalcada com o PlayStation por ser lider em jogos e os mustard reice baixa renda deles com geforce 2060 querendo escutar que o PC deles é melhor que o PS5.

Last edited 1 ano atrás by Deto
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Deto
23 de Novembro de 2022 23:12

O Beyond 3D é um lugar onde pessoas com conhecimento técnico real conversam, além de haverem algumas pessoas da indústriatambém. No Beyond 3D não existe uma resistência ao Playstation, e sim aos seus fanboys que vivem na bolha da ignorância e levam a sério suposições folclóricas tipo o acesso direto ao metal. Eles também eram bem críticos com a galera que ecoava as baboseiras do misterxmedia. Eles também não gostam de suposições tipo a do artigo do Mario sobre a API do PS5, onde ele supõem que existe um AGCX que é um wrapper do Directx simplesmente do nada. O Alex é respeitado no fórum por que a Digital Foundry realmente tem contato com desenvolvedores reais o que faz com que ele saiba de coisas reais e não viva de suposições técnicas infundadas, como o NX Gamer tem feito nos últimos anos. E é só ler artigos do Alex sem viés e ter meio conhecimento técnico que fica evidente que ele não fala baboseiras. Ele tem provas para tudo que ele alega nos vídeos com comparações reais. E várias vezes ele mostrou placas como RTX2060 ou RTX2070 superando consoles, principalmente na utilização de Ray Tracing.
Ele tem sido a melhor fonte de comparações tecnológicas da atualidade, uma evz que o NX Gamer compara PCs com PS5 usando CPUs porcas que acabam subutilizando as placas gráficas. Como nos vídeos que ele chega a conclusão de que o PS5 é equivalente a uma RTX3070 usando um CPU zen velho pior que o do console.

Last edited 1 ano atrás by Fernando Medeiros
Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
24 de Novembro de 2022 0:26

É um forum tecnico onde o moderador, Britt, diz que o PS5 rodar tecnicamente melhor o Jogo Multiplataforma não importa, pq “ta day one game pass”

E sim, eu tenho o Print.

Claro que vc vai defender, la o alex bugaga defeca ate hoje que o Clock do PS5 é fake, insustentável

Onde o teu idolo, alex bugaga, “imparcial” falava “spiderman watever” e agora que ta no mustard reice dele o sujeito ate discute se é o Peter ou Miles o “melhor spideram”

E sim, eu li tudo isso que eu falei.

Nao tirei de um delirio de “sonystas malvados” que vc ta ai arrotando.

Last edited 1 ano atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
24 de Novembro de 2022 2:00

Pelo amor de Deus… Battaglia é o cara que disse que o PS5 não tinha suporte RDNA2 e que o PS5 era bem menos capaz de RT que o SX,pois o SX teria sobre o PS5 uma diferença “substancial”… Fora outras atrocidades convenientes como quando o PS5 deu uma contagem de pixels maior mas ele subjetivamente disse que a qualidade do PS5 era inferior e que se havia chegado ao ponto de resolução não importar mais…

Last edited 1 ano atrás by Juca
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Novembro de 2022 18:20

Então você acha que faz sentido trazer de volta a conversa que compara Geometry Engine do Playstation com VRS do Xbox em uma situação fora de contexto quando já foi mostrado no passado que um não tem relação com o outro?
Também acha normal o NX Gamer colocar uma RTX3070 com um CPU Zen antigo inferior ao PS5?

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Novembro de 2022 18:17

Do ponto de vista comercial, talvez seja pior para a concorrência esse bloqueio. A MS tem 70 bilhões de dólares para gastar em jogos, deve ser dinheiro suficiente para pagar a activision para cancelar o atual acordo de COD com a Sony, e lançar o resto dos CODs programados para essa geração day one no Gamepass sem precisar passar por qualquer escrutínio, o que daria exatamente na mesma preocupação que foi motivo do lobby da Sony junto a reguladores.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Novembro de 2022 23:08

agora que percebi isso, no twitter os “jornalistas” astroturfing só falam nisso.

Não tem um falando em fazer OITENTA “god of war killers”, cada um com 1 bilhão de orçamento.

Agora que pensei nisso… da para fazer OITENTA jogos de 1 bilhão de orçamento cada.

E tem zero fã de xbox falando disso, só falam em gastar essa grana para tirar jogos do playstation.

e nem preciso dizer qual o nome de gente que não quer fazer nada, e sim prejudicar quem faz…

Last edited 1 ano atrás by Deto
Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Responder a  Fernando Medeiros
24 de Novembro de 2022 20:59

Boas.
Não creio que seja a pessoa indicada pra opinar sobre ponto de vista comercial. E não serão 70Bi. Serão 67Bi. 3Bi a menos. Depois disso, melhor esperar as consequências, pois 3Bi a troco de nada, não passará despercebido.
Sobre comprar exclusividade de COD, anda iludido. Em primeiro lugar, o montante destinado a compensar isso deverá cobrir a expectativa de vendas e a expectativa de retorno em microtransações. Quanto acha que custaria isso pra Microsoft tirar da plataforma que mais da lucro pra ABK? Acha mesmo que fariam isso só pra alegria dos membros da seita? Esqueça. Aliás, o GamePass só existe pois foi a única forma da Microsoft conseguir alguma visibilidade depois do 360. Não pense que foi por política pró consumidor. Isso é falácia dos membros da seita.

Last edited 1 ano atrás by Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Novembro de 2022 21:10

Sim. Não entrei muito nesses detalhes pois queria ressaltar mais a multa por fracasso na negociação.
Obrigado.

Last edited 1 ano atrás by Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Responder a  Fernando Medeiros
24 de Novembro de 2022 21:15

E detalhe: pagar a expectativa de vendas, expectativa de retorno nas microtransações, pagar a multa e ainda pra por dayone no GP. Só pra alegria da seita? Honestamente, só me resta perguntar: que sitios anda frequentando? Windows Club?
Essa foi forte hein…

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Novembro de 2022 23:24

bota na conta desses custos ai se a compra da activison for negada…

depois disso todo mundo vai chegar para a MS sabendo que eles podem gastar 80 bilhões…

imagine o quanto vai inflar o preço de tudo relacionado a jogos para a MS comprar?

Last edited 1 ano atrás by Deto
Rui
Rui
23 de Novembro de 2022 13:15

A digital foundry foi honesta de 2013 a 2017, depois deixou de o ser, é o caso de honestidade selectiva de acordo com a minha convicção mas eu infelizmente estou habituado no meu país a esta treta há décadas no que a consolas diz respeito.

E tudo bem siga pra frente.

Juca
Juca
Responder a  Rui
23 de Novembro de 2022 13:39

Alguém questionou que o One X não tinha superioridade sob o Pro?

Ela deixou de ser honesta quanto seus integrantes falavam mal de um hardware que desconheciam sem sequer testar após receberem uma viagem pros EUA a ter acesso antecipado ao hardware da MS.
Se você acha que isso é honestidade, só lamento. É comparar Miles Morales no PS5 com a 4090, que vai ver é o PS5 que está a segurar a geração por essa lógica “honesta” deles.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
24 de Novembro de 2022 0:41

A DF ai recebendo acesso exclusivo ao xbox one e xbox SX e o sujeito ai defendendo que é imparcial.

Deto
Deto
Responder a  Rui
23 de Novembro de 2022 14:29

NVIDIA Blacklists Popular YouTuber for Focusing on Rasterization more than RTX: Plus Our Own Story

https://www.hardwaretimes.com/nvidia-blacklists-popular-youtuber-for-focusing-on-rasterization-more-than-rtx-plus-our-own-story/

DF teve acesso em primeira mão, primeiro que todo mundo, a Geforce 40xx e 30xx.

Fica a dica viu champz.

Se a DF não fosse “amiga” não recebia acesso exclusivo a placas Nvidia e também não recebia acesso exclusivo ao Xbox one X e xbox SX.

Last edited 1 ano atrás by Deto
Deto
Deto
Responder a  Rui
24 de Novembro de 2022 0:43

DF “honesta” em 2013:

Leadberg, Chefe da DF:

“PS4 roda melhor, mas nao importa se vc prefere o controle do xbox ou tem amigos na Live”

“Overclock Literalmemte de ultima hora no xbox One é bom”

Em 2022:

“Nao sei nao, subir o clock é fake, testei no PC”

Titulo: “Vantagem xbox” e Dual Sense e PSN com o dobro de usuarios da Live nao importam.

2022 jogos rodando melhor no PS5?

“Espera as ferramentas do Xbox”
“É BUG”

E sim, a contrario de Vc eu dei EXEMPLOS da parcialidade deles.

Nao inventei um espantalho.

Last edited 1 ano atrás by Deto
Syegrayn
Syegrayn
23 de Novembro de 2022 13:52

Off: um fundo de pensão estatal sueco está processando a Activision Blizzard e Microsoft alegando que o acordo de aquisição foi manipulado para explorar a crise de assédio sexual e proteger o CEO da ABK.
https://news.bloomberglaw.com/esg/activisions-69-billion-sale-to-microsoft-draws-court-challenge

Last edited 1 ano atrás by Syegrayn
Tiohildo
Tiohildo
23 de Novembro de 2022 14:36

Mario, postei um comentário mais cedo com uns links. Ele foi barrado?

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
23 de Novembro de 2022 19:24

Se essa S já esta prejudicando a atual geração com crossgen, quando vierem os refrech de geração, pior vai ficar para essa consola.

Daniel
Daniel
23 de Novembro de 2022 19:48

Eu imagino que o problema virá quando o Ps5 base e o Series X virarem o que é o atual Series S kkkk. Qual será a serventia do console, pois se for para usarem-no em Cloud, qualquer celular já é capaz. Mas como dizem os colegas, a Microsoft capou demais o console e talvez agora seja tarde. Se pelo menos mirassem algo na casa de $349.90, com um pouco mais de memória e um pouco mais de gpu, não veríamos essa reclamação dos devs acerca do consoles; 12gb gddr6 e 5/6 TF de GPU poderia levar tranquilamente em full hd boa parte da geração que ainda nem começou direito.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
23 de Novembro de 2022 21:32

A Epic hoje é uma empresa focada no Unreal Engine. Eles não tem um estúdio de desenvolvimento do tamanho que eles tinham quando faziam Gears of War. O Fortnite está aí a vista de todos parecendo um game de Smartphone. Uma demo como a do Matrix não é construída em dias como alguns acreditam, e possivelmente a empresa não tem os recursos técnicos necessários para lançar em todas as plataformas, uma vez que eles concentraram o desenvolvimento da engine no PC, e no Playstation com auxílio e aporte financeiro da Sony.
A Coalition tem acordos de contribuição com a Epic, como eles já revelaram em outras oportunidades. Eles atuam no código fonte da Unreal Engine, que é aberto, e algumas das alterações que eles criam são encaminhadas à Epic para inclusão nas novas releases. Eles já revelaram isso na entrevista técnica do Gears 5, mencionaram outras vezes também. Eles tiveram acesso ao Early version do Unreal 5 para entender como a Engine estava performando e levantaram vários pontos que precisariam ser melhorados para utilização no Xbox, incluindo o fato de que a engine não atendia a determinados formatos específicos do console. Na época do Gears 4, eles escreveram o renderizador DX12 para Xbox One que não existia na Unreal 4. Basicamente
Enquanto a geração estiver recebendo jogos de PS4 e XB1 jaguar e GCN antigos, não faz sentido algum supor que o Xbox Series S esteja segurando alguma coisa. Quando os jogos estiverem limitados a nova geração, ele seguraria apenas se os desenvolvedores resolverem espremer tanto o PS5 e o Xbox Series X indo em coisas exóticas como jogos a 720p. Ou seja, também não vai acontecer, da mesma forma que o PS4 Pro e o Xbox One X não se tornaram os consoles 1080p do mercado, o PS5 e o Xbox Series X também não serão. Os possíveis cortes necessários para acomodar os jogos no Xbox Series S fazem parte do jogo. É o console barato, não é o console feito para o público entusiasta que conta pixels, ou que compra a TV de última geração.

Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
24 de Novembro de 2022 0:56

Entao deve ser melhor ainda quando a EPIC colabora com a Sony no desenvolvimento do CONSOLE INTEIRO?

Ja que vc ta ai contando vantagem de um estudio em colaboração, imagine a vantagem de ter colaborado no Console Inteiro da Sony?

Escreveu esse textão para defender a coalition, acabou que Hypou o PlayStation Inteiro.

Duro essa vida de defensor do xbox, o tiro sempre sai pela culatra…

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Deto
24 de Novembro de 2022 18:25

Por que eu hypei o Playstation inteiro???
Expliquei que a Epic trabalhou próxima à Sony para otimizar a compatibilidade de recursos da Unreal com o PS5, e eles usaram o PS5 para o marketing da Unreal, bem como em outras apresentações técnicas. Isso é uma coisa absolutamente normal. A MS fez a mesma coisa recentemente com o Unity, por que eles tem uma parceria para trazer os devs independentes para o Xbox facilitando a adoção de ferramentas. Até aquele demo Enemies com RT e alta contagem de geometria apareceu no último evento rodando no Xbox.
Essa contextualização é importante para evitar vocês falando baboseiras do tipo que a o Xbox é tão ruim que a Epic precisou chamar a Coalition para auxiliar. A Epic tem contrato e investimentos com a Sony, a Coalition atua como um braço dela para fazer o mesmo pelo Xbox.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Medeiros
1 de Dezembro de 2022 8:59

Coalition braço da Epic? Kkkkkkkk Jesus!

Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
4 de Dezembro de 2022 15:35

pois obvio que vc não ia entender o paralelo.

vcs nunca entendem essas coisas ai, tipo analogia, paralelo, texto implícito, referencia, ironia, etc.

o Demo do Matrix precisou de ajuda da Coalition no xbox, no Playstation não precisou… e vc ai contando vantagem disso?

é impressionante…

Martoni
Martoni
1 de Dezembro de 2022 2:59

Depois que a digital foundry comparou o desempenho em fps do MODO FOTO de control para dar alguma vantagem ao Series x apenas pq anteriormente o resultado do desempenho na gameplay tinha se mostrado superior no PS5… Eu não confio mais.

Francis
Francis
4 de Dezembro de 2022 14:36

A The Coalition teve que participar da demo do Matrix só por causa do Series S? A The Coalition herdou o fato do Gears of War sempre ter sido uma vitrine da Unreal Engine e fez outras apresentações do motor gráfico, então é provável que podem ter sido chamados por isso. Além que existre um trecho que foi bem claro pelo John Linneman, onde ele diz que o Series S não está limitando a geração. E eles mesmos já falaram que os jogos não estão sendo feitos por base do Series S, mas sim portados para ele, o que também dá a entender que não tem essa questão de limitar toda a geração.

Francis
Francis
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Dezembro de 2022 15:35

Eu estava lendo aqui a entrevista da The Coalition ao Xbox Wire (sobre essa demo). Pelo o que vi, o estúdio já tinha outras colaborações com a Epic Games (antes da apresentação do Series S). Então, acho que realmente acabaram sendo fundamentais em questões centrais da versão do Series S, mas também penso que não foi só pelo console e que também podem ter compartilhado questões que vão servir para o console no novo motor gráfico, tendo a Coalition ou não.

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