O assunto foi abordado no ultimo video da DF Weekly, e apesar de umas no “cravo e outras na ferradura”, a DF não conclui absolutamente nada.
O ultimo vídeo da Digital Foundry foi uma surpresa para mim. Nele, entre outros assuntos, a DF aborda a questão da Série S ser ou não um travão à nova geração.
A parte do video sobre este assunto é uma caixinha de surpresas, com eles a darem uma no “cravo e outra na ferradura” (para quem não conhece este termo, basicamente quer dizer que eles andam à volta do assunto, dando ora para um lado, ora para o outro, mas sem tomarem posição). Mas mais interessante ainda é eles dizerem que tiveram feedback de vários criadores de software, optando porém por ignorar completamente o que eles referiram, e optando por uma discussão meramente baseada nos seus argumentos próprios.
- Como referido o video começa com John a referir que vários criadores de software relatam problemas com as limitações de memória da série S. No entanto, apesar de tal, não citam absolutamente nenhum desses criadores, dando exemplos sobre os problemas encontrados e relatados.
- O argumento que vem do Alex Bataglia é depois ridículo. Este refere que a Série S não está a limitar a geração porque a Xbox One e a PS4 são quem está a limitar a geração. Uma realidade que se torna ridícula pois tal não será realidade na totalidade da geração. Apesar de tal, Alex acaba por referir que “eventualmente” a série S poderá vir a limitar a geração.
Lá está a situação referida… Optaram por não serem objetivos no que se pretende, dando “uma no cravo e outra na ferradura”, e desviando a discussão da objetividade que deveria ter. Inclusive ignorando análises que eles mesmo fizeram e resultados que eles mesmos viram.
- Richard Acrescenta que a Série S é barata, e que como tal é necessária no atual cenário económico. Mostra que na europa e reino unido, as vendas de S e X são 50:50, tornando impossível ignora-la.
- A demo “The Matrix Awakens é trazida à baila como uma prova de que a Série S não limitará a nova geração.
- Depois é Alex quem vem referir que a Série S irá obrigar a otimizar todos os aspetos do Streaming no jogo, o que é uma coisa boa.
- Já Richard refere que houve problemas com a o cálculo na conceção da consola que tomou em conta as poupanças de memória no uso das texturas, mas não tomou em conta o uso da memória com Ray Tracing, onde não se aplica a lógica das texturas.
- A demo do Matrix mostra que efetivamente a série S pode correr jogos de nova geração.
- É referido por Alex que a EPIC conseguiu cortar o tempo dedicado ao RT de 8 ms para algo na ordem dos 4 ms, duplicando assim a sua performance. Alex refere que vê o Lumen por software a ser usado em detrimento da versão acelerada por hardware, na Série S.
Efetivamente, e isso é inegável, o Unreal Engine mostrou excelentes capacidades de adaptação a hardware diverso. No entanto, mesmo assim, foi necessária intervenção da Microsoft (The Coalition) para que a consola conseguisse ser usada. E se a The Coalition ajudou a Epic para esta demo, vai ajudar todos os estúdios que usem o Unreal Engine 5 para os seus jogos? E os que não usam este motor?
Reduzir a geração ao Unreal Engine 5 é algo muito caricato.
Afinal, mesmo com esta ajuda da The Coalition, a série S apesar de correr a demo, corre-a em média com uma resolução nativa de 1555×648, com quebras para algo abaixo dos 533p, que reconstrói para 1080p. Há ainda cortes na qualidade da iluminação global, e no geral em tudo o que engloba o Ray Tracing, como reflexos e sombras. Basicamente, apesar de tudo funcionar, os cortes tiveram de existir para se suportar a consola. Isto quer dizer que se for dedicada performance do GPU para aceleração de Ray Tracing (a demo faz RT por software) pode efetivamente ser um sério problema na S (e daí o referido fallback para software na S).
Estes cortes foram necessários, mas a grande questão que fica no ar é como ficou o uso da RAM em todas as consolas. Seja realizado por hardware ou por software, o Ray Tracing requer a criação das chamadas BHV trees, sendo que estas são bastante intensas no uso da RAM. A sua dimensão depende da geometria presente no ecrã, e não da resolução, o que coloca a questão da memória da S, uma vez que o uso será igual em todas as consolas. Basicamente para a S correr algo igual a memória a ser usada pelo jogo terá de ser limitada à memória da S. A não acontecer isso a série S estará sempre limitada a usar uma qualidade inferior que as restantes consolas, de forma a adaptar o jogo à sua RAM.
A demo do Matrix mostra que efetivamente a série S pode correr jogos de nova geração. Mas convém tomar em conta todos os cortes acima referidos, e que numa demo com outro ambiente, como uma floresta tropical, pode não se portar da mesma forma.
Mas isso são questões que ficam no ar. Dúvidas que se esperava ver debatidas aqui, apresentando-se o feedback referido existir. Daí que a grande questão que fica após este vídeo é o motivo pelo qual não falam dele, e acabam por referir situações a favor e contra a S, sem concluírem nada.
Talvez a conclusão a tirar-se é que concluir algo efetivo poderia ser demasiadamente desconfortável para os patrocínios da DF.
Medo de fazer qualquer crítica a Microsoft. Mas não precisa, todo mundo tá careca de saber que na história a MS é mediocre em games.
Aqui no Brasil se chama esse tipo de artigo da DF de “mídia isenta”, ou seja, quando conveniente aos seus interesses fica em cima do muro pra também não se comprometer tendo em vista que são isentos. Mas quando é pra atacar o que é contra seus interesses, é sem dó nem piedade. Como já vimos o Alex Bugaga (como diz o Deto) a opinar sobre as capacidades do PS5 antes mesmo de testar um.
É lamentável que a DF tenha cedido aos interesses da Sony (ops!), algumas afirmações ditas acima soam até cretinas como dizer que o console precisará de mais otimização e isso é bom, mas bom pra quem, pros Devs de jogo? Ora, com as devidas otimizações até o PS4 roda os games, não vêem os Crossgen!?!?
Não tenho mais paciência pras parcialidades convenientes da DF, sobretudo as do Alex, que sujeitinho antipático e fanboy sempre dando um jeitinho de irritar os fãs de PS com suas comparações esdruxulas. PS5 vs 4090, tá de brincaderia…
Agora, em uma coisa têm razão, pelo que tem saído da MS realmente o S não está a segurar a geração pra MS, nem de longe.
Se depender do que a MS vem lançando ultimamente, nem mesmo o One base vem segurando a geração xbox no momento, Pentiment que o diga!
Olha Edson, nem critico o que a MS lança, pois Pentiment até parece ser bom e interessante, agora quando entra na seara hardware e ver coisas como essa com o S com hardware bem inferior ao SX e numa nova geração que se está a falar de RT ao menos em reflexos, de se usar GPU até para ML e virem com essas falácias é de se irritar.
Ok, preços são relevantes, mas a questão aqui é se levar em conta o pontencial de um hardware bem diferente dos demais segura ou não a geração, se atrapalha ou não a geração. Ora, com as devidas “otimizações” até o Switch rodou The Witcher e roda outros jogos dessa geração. A questão é se devs estão dispostos a isso, e se o compromisso exigido pela MS de lançar um mesmo jogo para os dois consoles não traz esses compromissos. Nada contra a MS quanto aos jogos que ela lança, há gosto pra tudo, a questão é simplesmente se o SS segura ou não os avanços da geração e não traz impeditivos pra ousadias no desenvolvimento. Nem todo Dev tem o capricho e dinheiro pra otimizar de forma competente seus jogos para cada console.
A S nem era para existir, mas já que existe, o ideal era que tivesse pelo menos 12 GB de RAM igual o One X e entre 8 e 9 TFLOPS
Para quem tem curiosidade de como funciona uma BHV em baixo nível, veja esse post desse blog no link abaixo. Interessante que a ISA do RDNA2 tem apenas duas instruções de RayTracing. Estou curioso para ver a ISA do RDNA3 para ver as novas instruções.
https://alain.xyz/blog/ray-tracing-acceleration-structures
Extra: Lumen vs RayTracing
https://www.hardwaretimes.com/unreal-engine-5-lumen-vs-ray-tracing-which-one-is-better/
Sobre o Series S, talvez a MS tenha capado demais e errou na calibração, mas agora já era …
Jamais se deve esperar isenção vinda de alguém que tem parcerias com a marca a que pertence o produto analisado.
Se calhar se a DF não tivesse ido a Redmond experimentar a Series X e S em primeira mão, agora estariam a fazer uma análise coerente e sobretudo honesta.
queria lembrar que é histórico isso, o xbox one X já foi a DF que apresentou.
além daqueles textões lá do xbox one defendendo aumento de clock e veja o que eles falaram do clock do PS5.
Falando em antigamente, alguém se lembra do Lens of Truth?
era um site tipo a DF que existia na geração ps3x360, que foi fechado assim que o PS4 saiu ganhando todos os comparativos.
não fez nenhum comparativo de PS4 e xone e fechou não deu nem um mês que a geração tinha começado.
obvio que era fanboy do xbox ou patrocinado pela MS ou as duas coisas.
Os Directs da Digital Foundry são cansativos (para não falar inúteis) porque em vários assuntos eles utilizaram o mesmo conjunto de informações que já é de conhecimento do público em geral.
Por exemplo, no último Direct (https://www.youtube.com/watch?v=PukZRiqtMIA) eles ficaram 12 minutos falando do patch next-gen de The Witcher 3. O que eles já sabiam sobre este patch? Absolutamente nada. Então foram 12 minutos confabulando, com o Alex e o John levantando hipóteses vagas, etc..
Creio que os Directs seriam bem melhores caso entregassem alguma nova informação que não seja de conhecimento do público em geral. Ou que pelo menos abordassem algum assunto quando possuíssem um conjunto de hipóteses interessantes para se apresentar.
Unico lugar que eu vejo hyparem esses directs é no fórum beyound 3D…
A postura de “pagar de imparcial” e passar pano para o xbox e ficar tendo “duvidas sinceras” sobre o PS5 da DF mais o Alex bugaga fanboy de PC camuflado fecha bem com a galera la que gosta de fingir que é imparcial lá.
recalcada com o PlayStation por ser lider em jogos e os mustard reice baixa renda deles com geforce 2060 querendo escutar que o PC deles é melhor que o PS5.
O Beyond 3D é um lugar onde pessoas com conhecimento técnico real conversam, além de haverem algumas pessoas da indústriatambém. No Beyond 3D não existe uma resistência ao Playstation, e sim aos seus fanboys que vivem na bolha da ignorância e levam a sério suposições folclóricas tipo o acesso direto ao metal. Eles também eram bem críticos com a galera que ecoava as baboseiras do misterxmedia. Eles também não gostam de suposições tipo a do artigo do Mario sobre a API do PS5, onde ele supõem que existe um AGCX que é um wrapper do Directx simplesmente do nada. O Alex é respeitado no fórum por que a Digital Foundry realmente tem contato com desenvolvedores reais o que faz com que ele saiba de coisas reais e não viva de suposições técnicas infundadas, como o NX Gamer tem feito nos últimos anos. E é só ler artigos do Alex sem viés e ter meio conhecimento técnico que fica evidente que ele não fala baboseiras. Ele tem provas para tudo que ele alega nos vídeos com comparações reais. E várias vezes ele mostrou placas como RTX2060 ou RTX2070 superando consoles, principalmente na utilização de Ray Tracing.
Ele tem sido a melhor fonte de comparações tecnológicas da atualidade, uma evz que o NX Gamer compara PCs com PS5 usando CPUs porcas que acabam subutilizando as placas gráficas. Como nos vídeos que ele chega a conclusão de que o PS5 é equivalente a uma RTX3070 usando um CPU zen velho pior que o do console.
É um forum tecnico onde o moderador, Britt, diz que o PS5 rodar tecnicamente melhor o Jogo Multiplataforma não importa, pq “ta day one game pass”
E sim, eu tenho o Print.
Claro que vc vai defender, la o alex bugaga defeca ate hoje que o Clock do PS5 é fake, insustentável
Onde o teu idolo, alex bugaga, “imparcial” falava “spiderman watever” e agora que ta no mustard reice dele o sujeito ate discute se é o Peter ou Miles o “melhor spideram”
E sim, eu li tudo isso que eu falei.
Nao tirei de um delirio de “sonystas malvados” que vc ta ai arrotando.
Pelo amor de Deus… Battaglia é o cara que disse que o PS5 não tinha suporte RDNA2 e que o PS5 era bem menos capaz de RT que o SX,pois o SX teria sobre o PS5 uma diferença “substancial”… Fora outras atrocidades convenientes como quando o PS5 deu uma contagem de pixels maior mas ele subjetivamente disse que a qualidade do PS5 era inferior e que se havia chegado ao ponto de resolução não importar mais…
Não?… Pá eu gosto muito do Beyond pelo conhecimento técnico, mas levar um ban de uma discussão específica por apresentar um argumento que calou a discussão, mostra bem como a coisa está.
Claro que sendo membro do fórum desde 2007 levou a que pudesse dialogar, sendo que quando questionados os moderadores, um, o Geezer estranhou que me tivessem banido, e o Brit veio com o argumento que tinha pedido para não abordarem temas já abordados no passado, para evitar repetições, retirando o ban.
Poderia bem ser, não fosse o facto de que quando abri lá um thread sobre o gargalo da largura de banda da RAM da Xbox, ele fechou o thread porque eles não me conseguiam desmentir. E só o reabriu meses depois, quando ficou provado que afinal o que eu dizia afinal não era disparatado.
Quanto ao NXgamer, tenho falado muito com ele em privado. E basta ver como ele é atacado nesse fórum, quando faz videos onde diz bem da versão PS. Videos que curiosamente são altamente elogiados pelas equipas da Sony por tocarem nos pontos devidos.
E percebo o teu último argumento sobre o NXGamer… Quando não há mais nada a dizer…
Então você acha que faz sentido trazer de volta a conversa que compara Geometry Engine do Playstation com VRS do Xbox em uma situação fora de contexto quando já foi mostrado no passado que um não tem relação com o outro?
Também acha normal o NX Gamer colocar uma RTX3070 com um CPU Zen antigo inferior ao PS5?
Faz todo o sentido sim…
São coisas diferentes, mas criadas com o mesmo intuito. O poupar processamento.
O VRS faz o shading aos triângulos com metade ou 1/4 da qualidade. O Geometry Engine elimina os triângulos não visíveis logo no início do Pipeline.
Isso quer dizer que o VRS trabalha em triângulos que nem existem na PS5.
Eu não sei qual é melhor, mas Matt Hargrett refere que a solução da PS5 é superior.
E quando é um engenheiro da PS5 a referir ele mesmo esta comparação justificando a escolha da Sony, não são os membros do Beyond 3D que me vão dizer se as coisas são ou não conparáveis. Porque sim, são diferentes, mas uma existe para dispensar a outra e evitar os cortes na qualidade visual.
Quanto ao NXGamer, o caso testado por ele é uma das inúmeras possibilidades existentes no PC. Não há que se fazer benchmarks com hardware que poucos tem, mas sim com hardware que muitos têm, pois essa será a realidade obtida pela maior parte. A das elites é irrelevante, e tentar fazer passar o universo PC por máquinas de elites eu discordo.
E até digo mais, ele devia testar com uma 1650 e um CPU de 4 búcleos pois segundo o Steam esses são o GPU e o tipo de CPU com maior representatividade no PC.
Off: Segundo os jornais NY e Político, a FTC parece estar a preparar-se para bloquear a compra da Activision.
Apesar de nada ainda ser certo pois a investigação está ainda a decorrer, a FTC está céptica quanto à argumentação da Microsoft.
Naturalmente que olhando-se para o histórico da Microsoft, e as pesadas multas que tem levado em todo o mundo por prometer e depois não cumprir, acreditar neles por acreditar, podendo causar severos danos no mercado, é um risco que percebo que a FTC não queira correr.
Do ponto de vista comercial, talvez seja pior para a concorrência esse bloqueio. A MS tem 70 bilhões de dólares para gastar em jogos, deve ser dinheiro suficiente para pagar a activision para cancelar o atual acordo de COD com a Sony, e lançar o resto dos CODs programados para essa geração day one no Gamepass sem precisar passar por qualquer escrutínio, o que daria exatamente na mesma preocupação que foi motivo do lobby da Sony junto a reguladores.
A Microsoft tem todo o direito de comprar acesso antecipado ao COD assim que acabar o presente contrato.
Sempre teve e se a Sony o tem é apenas porque a Microsoft não quis pagar mais.
Já cancelar o atual acordo… Isso é que era bom… Não só haveria direito a indemnização como se a compra fosse barrada e a Microsoft fosse por aí a Sony abriria uma queixa onde dificilmente algum tribunal lhe deixaria de dar razão após a compra ser barrada.
E falta ver o que os reguladores vão impor. Porque se a ideia é barrar a compra com receio de acesso exclusivo na Xbox, o comprar o exclusivo sem a compra dá direito aos mesmos receios.
Mas eu acho curioso que vindo dos fans Xbox os biliões só podem ser usados em algo que tire qualquer coisa à Sony.
Já o usá-los para algo útil, como, sei lá, fazer jogos de qualidade, ninguém refere.
agora que percebi isso, no twitter os “jornalistas” astroturfing só falam nisso.
Não tem um falando em fazer OITENTA “god of war killers”, cada um com 1 bilhão de orçamento.
Agora que pensei nisso… da para fazer OITENTA jogos de 1 bilhão de orçamento cada.
E tem zero fã de xbox falando disso, só falam em gastar essa grana para tirar jogos do playstation.
e nem preciso dizer qual o nome de gente que não quer fazer nada, e sim prejudicar quem faz…
E isto vindo do Fernando que sempre se mostrou contra os exclusivos, referindo que eles atualmente já não fazem diferença. Dava um óptimo executivo Microsoft pois, tal como eles desde há 10 anos para cá, mudam as políticas de acordo com o vento.
E a prova disso é que se fosse a Sony a comprar a Activision, estaria aqui igualmente a defender a mesma coisa, referindo que este tipo de situação em que se pretende roubar os jogos mais populares do mercado à concorrência não deveria nunca ser permitido por ser anti competitivo, prejudicar diretamente a concorrência, e poder criar um monopólio.
Mas a postura do Fernando seria 180 graus diferente, e anti a aquisição.
Boas.
Não creio que seja a pessoa indicada pra opinar sobre ponto de vista comercial. E não serão 70Bi. Serão 67Bi. 3Bi a menos. Depois disso, melhor esperar as consequências, pois 3Bi a troco de nada, não passará despercebido.
Sobre comprar exclusividade de COD, anda iludido. Em primeiro lugar, o montante destinado a compensar isso deverá cobrir a expectativa de vendas e a expectativa de retorno em microtransações. Quanto acha que custaria isso pra Microsoft tirar da plataforma que mais da lucro pra ABK? Acha mesmo que fariam isso só pra alegria dos membros da seita? Esqueça. Aliás, o GamePass só existe pois foi a única forma da Microsoft conseguir alguma visibilidade depois do 360. Não pense que foi por política pró consumidor. Isso é falácia dos membros da seita.
São 67 biliões pagos à Activision. O custo total para a Microsoft chega aos 75 biliões com impostos e despesas.
Sim. Não entrei muito nesses detalhes pois queria ressaltar mais a multa por fracasso na negociação.
Obrigado.
E detalhe: pagar a expectativa de vendas, expectativa de retorno nas microtransações, pagar a multa e ainda pra por dayone no GP. Só pra alegria da seita? Honestamente, só me resta perguntar: que sitios anda frequentando? Windows Club?
Essa foi forte hein…
O motivo porque a Sony compra exclusivos que a Microsoft não compra é que o custo para eles é inferior ao custo para a Microsoft. Isto devido ao facto que ao se comprar a exclusividade, o valor inclui um bônus mas igualmente o valor que se prevê deixar de se vender, no máximo, na plataforma/plataformas a que se tira o jogo.
E como por norma os jogos vendem bastante mais na PS, o custo para tornar exclusivo Xbox é bem alto.
A questão depois é que isso pode trazer ou não benefícios. Mas quanto mais se paga, menos interesse há na exclusividade pois gastar dinheiro aqui não traz retornos imediatos, e as vendas tem de cobrir o custo da exclusividade na totalidade ou parcialmente, sob pena de não valer a pena.
Ora quando se paga mais e depois se vende menos, há aqui uma perda de dinheiro bem maior de um lado do que do outro.
Daí que comprar exclusivos, especialmente um COD era imenso dinheiro deitado fora. Algo que não creio que caísse bem nos acionistas.
bota na conta desses custos ai se a compra da activison for negada…
depois disso todo mundo vai chegar para a MS sabendo que eles podem gastar 80 bilhões…
imagine o quanto vai inflar o preço de tudo relacionado a jogos para a MS comprar?
A digital foundry foi honesta de 2013 a 2017, depois deixou de o ser, é o caso de honestidade selectiva de acordo com a minha convicção mas eu infelizmente estou habituado no meu país a esta treta há décadas no que a consolas diz respeito.
E tudo bem siga pra frente.
Alguém questionou que o One X não tinha superioridade sob o Pro?
Ela deixou de ser honesta quanto seus integrantes falavam mal de um hardware que desconheciam sem sequer testar após receberem uma viagem pros EUA a ter acesso antecipado ao hardware da MS.
Se você acha que isso é honestidade, só lamento. É comparar Miles Morales no PS5 com a 4090, que vai ver é o PS5 que está a segurar a geração por essa lógica “honesta” deles.
A DF ai recebendo acesso exclusivo ao xbox one e xbox SX e o sujeito ai defendendo que é imparcial.
NVIDIA Blacklists Popular YouTuber for Focusing on Rasterization more than RTX: Plus Our Own Story
https://www.hardwaretimes.com/nvidia-blacklists-popular-youtuber-for-focusing-on-rasterization-more-than-rtx-plus-our-own-story/
DF teve acesso em primeira mão, primeiro que todo mundo, a Geforce 40xx e 30xx.
Fica a dica viu champz.
Se a DF não fosse “amiga” não recebia acesso exclusivo a placas Nvidia e também não recebia acesso exclusivo ao Xbox one X e xbox SX.
DF “honesta” em 2013:
Leadberg, Chefe da DF:
“PS4 roda melhor, mas nao importa se vc prefere o controle do xbox ou tem amigos na Live”
“Overclock Literalmemte de ultima hora no xbox One é bom”
Em 2022:
“Nao sei nao, subir o clock é fake, testei no PC”
Titulo: “Vantagem xbox” e Dual Sense e PSN com o dobro de usuarios da Live nao importam.
2022 jogos rodando melhor no PS5?
“Espera as ferramentas do Xbox”
“É BUG”
E sim, a contrario de Vc eu dei EXEMPLOS da parcialidade deles.
Nao inventei um espantalho.
Off: um fundo de pensão estatal sueco está processando a Activision Blizzard e Microsoft alegando que o acordo de aquisição foi manipulado para explorar a crise de assédio sexual e proteger o CEO da ABK.
https://news.bloomberglaw.com/esg/activisions-69-billion-sale-to-microsoft-draws-court-challenge
Mario, postei um comentário mais cedo com uns links. Ele foi barrado?
Sim… Links (plural) são sempre barrados.
Já foi aprovado!
Se essa S já esta prejudicando a atual geração com crossgen, quando vierem os refrech de geração, pior vai ficar para essa consola.
Eu imagino que o problema virá quando o Ps5 base e o Series X virarem o que é o atual Series S kkkk. Qual será a serventia do console, pois se for para usarem-no em Cloud, qualquer celular já é capaz. Mas como dizem os colegas, a Microsoft capou demais o console e talvez agora seja tarde. Se pelo menos mirassem algo na casa de $349.90, com um pouco mais de memória e um pouco mais de gpu, não veríamos essa reclamação dos devs acerca do consoles; 12gb gddr6 e 5/6 TF de GPU poderia levar tranquilamente em full hd boa parte da geração que ainda nem começou direito.
Exacto… A série S, acima de tudo peca pela RAM. Mas uma versão com 6 Tflops não pecaria em lado nenhum.
A Epic hoje é uma empresa focada no Unreal Engine. Eles não tem um estúdio de desenvolvimento do tamanho que eles tinham quando faziam Gears of War. O Fortnite está aí a vista de todos parecendo um game de Smartphone. Uma demo como a do Matrix não é construída em dias como alguns acreditam, e possivelmente a empresa não tem os recursos técnicos necessários para lançar em todas as plataformas, uma vez que eles concentraram o desenvolvimento da engine no PC, e no Playstation com auxílio e aporte financeiro da Sony.
A Coalition tem acordos de contribuição com a Epic, como eles já revelaram em outras oportunidades. Eles atuam no código fonte da Unreal Engine, que é aberto, e algumas das alterações que eles criam são encaminhadas à Epic para inclusão nas novas releases. Eles já revelaram isso na entrevista técnica do Gears 5, mencionaram outras vezes também. Eles tiveram acesso ao Early version do Unreal 5 para entender como a Engine estava performando e levantaram vários pontos que precisariam ser melhorados para utilização no Xbox, incluindo o fato de que a engine não atendia a determinados formatos específicos do console. Na época do Gears 4, eles escreveram o renderizador DX12 para Xbox One que não existia na Unreal 4. Basicamente
Enquanto a geração estiver recebendo jogos de PS4 e XB1 jaguar e GCN antigos, não faz sentido algum supor que o Xbox Series S esteja segurando alguma coisa. Quando os jogos estiverem limitados a nova geração, ele seguraria apenas se os desenvolvedores resolverem espremer tanto o PS5 e o Xbox Series X indo em coisas exóticas como jogos a 720p. Ou seja, também não vai acontecer, da mesma forma que o PS4 Pro e o Xbox One X não se tornaram os consoles 1080p do mercado, o PS5 e o Xbox Series X também não serão. Os possíveis cortes necessários para acomodar os jogos no Xbox Series S fazem parte do jogo. É o console barato, não é o console feito para o público entusiasta que conta pixels, ou que compra a TV de última geração.
Entao deve ser melhor ainda quando a EPIC colabora com a Sony no desenvolvimento do CONSOLE INTEIRO?
Ja que vc ta ai contando vantagem de um estudio em colaboração, imagine a vantagem de ter colaborado no Console Inteiro da Sony?
Escreveu esse textão para defender a coalition, acabou que Hypou o PlayStation Inteiro.
Duro essa vida de defensor do xbox, o tiro sempre sai pela culatra…
Por que eu hypei o Playstation inteiro???
Expliquei que a Epic trabalhou próxima à Sony para otimizar a compatibilidade de recursos da Unreal com o PS5, e eles usaram o PS5 para o marketing da Unreal, bem como em outras apresentações técnicas. Isso é uma coisa absolutamente normal. A MS fez a mesma coisa recentemente com o Unity, por que eles tem uma parceria para trazer os devs independentes para o Xbox facilitando a adoção de ferramentas. Até aquele demo Enemies com RT e alta contagem de geometria apareceu no último evento rodando no Xbox.
Essa contextualização é importante para evitar vocês falando baboseiras do tipo que a o Xbox é tão ruim que a Epic precisou chamar a Coalition para auxiliar. A Epic tem contrato e investimentos com a Sony, a Coalition atua como um braço dela para fazer o mesmo pelo Xbox.
A EPIC chamou a The Coalition para colocar o jogo a correr na S. No entanto, devido a isso beneficiaran tanto a S como a X com essa ajuda.
Coalition braço da Epic? Kkkkkkkk Jesus!
pois obvio que vc não ia entender o paralelo.
vcs nunca entendem essas coisas ai, tipo analogia, paralelo, texto implícito, referencia, ironia, etc.
o Demo do Matrix precisou de ajuda da Coalition no xbox, no Playstation não precisou… e vc ai contando vantagem disso?
é impressionante…
Depois que a digital foundry comparou o desempenho em fps do MODO FOTO de control para dar alguma vantagem ao Series x apenas pq anteriormente o resultado do desempenho na gameplay tinha se mostrado superior no PS5… Eu não confio mais.
Como eu já referi, ter os fps mais altos ou os mais baixos é relevante, mas pouco importante. O importante é a cadência média de fps e o estes serem o mais estáveis possíveis na maior parte do tempo.
Ter uma consola que atinge, imaginemos, os 180 fps max e 115 min, e outra que atinge os 160 max e 110 min não me diz nada.
Diz-me isso sim, se a média de fps da primeira for semelhante ou pior que a da segunda. Pois isso signfica que ela oscila muito mais nos fps, e como tal não apresenta uma capacidade tão constante de processamento.
É que isto torna-se mais relevante com poucos fps. Se as percentagens se mantiverem a diferença entre elas cai para o 1 fps nos mínimos e 3 fps nos máximos, mas com uma consola a ter maior variação na fluidez e a outra a ser mais constante. Eu pessoalmente prefiro o segundo caso!
O Control é um bom exemplo. Com os fps limitados a PS5 mantem-se estável e a Xbox tem variações. Mas a Xbox, pela forma como faz a compatibilidade tem fps máximos maiores.
E depois? No que importa, que é o jogo, a Xbox sofre mais do que a PS5!
A The Coalition teve que participar da demo do Matrix só por causa do Series S? A The Coalition herdou o fato do Gears of War sempre ter sido uma vitrine da Unreal Engine e fez outras apresentações do motor gráfico, então é provável que podem ter sido chamados por isso. Além que existre um trecho que foi bem claro pelo John Linneman, onde ele diz que o Series S não está limitando a geração. E eles mesmos já falaram que os jogos não estão sendo feitos por base do Series S, mas sim portados para ele, o que também dá a entender que não tem essa questão de limitar toda a geração.
Provavelmente não apenas pelo série S. Mas maioritariamente por ele. Sem eles a demo não correria e certamente o que fizeram beneficiou a X também.
Eu estava lendo aqui a entrevista da The Coalition ao Xbox Wire (sobre essa demo). Pelo o que vi, o estúdio já tinha outras colaborações com a Epic Games (antes da apresentação do Series S). Então, acho que realmente acabaram sendo fundamentais em questões centrais da versão do Series S, mas também penso que não foi só pelo console e que também podem ter compartilhado questões que vão servir para o console no novo motor gráfico, tendo a Coalition ou não.