A falta de informação pode dar origem a escolhas bem erradas.
Neste artigo vou transcrever um e-mail de um amigo que me solicitou ajuda na escolha de um monitor para o seu PC. Ele e designer, e queria um monitor com grande fidelidade de cores.
Grande Mário
Preciso da tua ajuda.
Quero um monitor aqui para o trabalho, uma coisa com 32 polegadas e 4K, pelo que precisava que me ajudasses a escolher algo. Digo-te desde já que falei com alguns vendedores, e estou super confuso: O que é o sRGB, o que é o Adobe RGB, o DCI-P3 e o REC2020?
Qual deles é o melhor? E qual devo comprar?
Eis a minha resposta:
Olé Fernando. Como vais? E o catraio?
Quanto ao que me pedes… é-me dificil estar a citar uma marca ou um modelo pois não estou por dentro disso de momento. Mas eis o que deves procurar.
Dependendo se a tua ideia é trabalhar com imagens para impressão ou se é para trabalhar com fotografia, o suporte HDR seria relevante. O HDR tem a ver com os brilhos máximos fornecidos pelo monitor, e consegue dar uma vida adicional às cores.
Se o HDR te interessa, aí posso-te dizer que o Gigabyte AORUS FO48U é a melhor escolha atual!
Mas não sabendo a tua gama de preços, e o que queres, vou-te explicar o que são os termos que referes, deixando desde já a nota que nenhum deles substitui o HDR, pois todos eles referem-se a gamas de cores, e não a brilhos. O HDR refere-se a intensidade de brilhos, e como tal melhor perceção e vida das cores.
A imagem que te vou mandar de seguida representa o alcance visual do olho humano. E o triangulo interior é o alcance da gama sRGB.
A gama sRGB é muito fraca. Ela foi definida em 1996 pela HP e pela Microsoft, e está agora completamente ultrapassada. Não há basicamente nada no mercado que não a suporte na integra.
A Adobe RGB é bem melhor que a sRGB. Basicamente é uma gama alargada criada pela adobe em 1998 para tratamento de imagem. Eis o gráfico comparativo.
Apesar da gama alargada de cores, o Adobe RGB tem pouco uso nos dias que corre. A ideia da Adobe foi reproduzir a gama de cores usada pelas impressoras de fotografia. Mas apesar de tal parecer uma vantagem, e de esta gama ainda hoje ser considerada bastante alargada, ela não se revela a mais adequada. O motivo é que ele não é um standard suportado por todo o hardware, e se o teu monitor o suportar e a impressora não (não precisa de ser forçosamente nesta combinação de hardware), os resultados não te sairão WYSIWYG (What you see is what you get), algo que na tua área é essencial.
Seja como for, como vais perceber, este standard também está ultrapassado.
O DCI-P3 é o standard mais usado atualmente. Veio substituir o antigo Rec 709 suportado pelas Tvs. É uma gama de cores superior ao sRGB, e mais ajustada à realidade das cores.
Face ao Adobe RGB a gama de cores está ajustada e mais realista, com menos foco nos verdes. No fundo a grande vantagem é ser um standard global.
Finalmente o Rec 2020, que é o standard do futuro.
Basicamente esta é uma gama muito extendida, mas que basicamente ainda não há hardware que suporte.
Um monitor minimamente decente deve suportar algo dentro das seguintes gamas:
100% Rec. 709, 100% sRGB, 99.5% Adobe RGB, 95% DCI-P3, e 85% Rec. 2020.
Basicamente neste campo as TVs tem evoluído muito, e neste momento estão com gamas muito semelhantes aos monitores, sendo bem mais baratas. Apesar de tal, sendo tu designer gráfico, neste momento recomendo ainda que te mantenhas num monitor.
Ótima dica Mario!
Mas onde confiro as porcentagens de um monitor quando não tem esses dados nas especificações da fabricante?
Estou querendo comprar um BenQ EX2710Q Já que ele é um pequeno upgrade do BenQ EX2780Q, acho esse monitor incrível.
Tens de visitar o site do fabricante. Esses dados deveriam estar fornecidos em qualquer sítio.
Mas uma curiosidade?
O meu monitor BenQ EX2780Q, é QHD,144Hz, mas quando esta ativo os 144Hz, a intensidades de Bits fica 8, quando coloco 120Hz fica 10Bits e em 119Hz fica em 12Bits, mas alguém passa por isso?
A diferença RGB de 8bits para 12 é surreal, mas para eu ter a frequência alta preciso sacrificar algumas cores!
Isso tem a ver com o processador de cores que o monitor possui.
Infelizmente há mais monitores a fazerem isso do que as pessoas julgam.
No BR ja tem o monitor
QD-OLED da alienware, 10 mil reais hahahha
https://www.dell.com/pt-br/shop/monitor-gamer-curvo-alienware-qd-oled-de-34-aw3423dwf/apd/210-BFRP/monitores-e-acess%C3%B3rios
https://youtu.be/k-6yc1dA–0
Eu queria…. Mas vou ficar querendo
Off
Vcs acham que sai um GT8 para PS5?
GT7 ta em promoção na PSN e eu pensei em comprar, MAS:
– Nao quero apoiar crossgen da Sony
– Nao quero pegar GT7 se vai ter GT8 “true nextgen” de PS5
Entao, sera que tem Chance de sair apenas UM GT por geracao igual foi na passada?
Então se não sair, não tem pq esperar “gt8 true nextgen” para comprar.
Se tratando da poliphony digital, não duvido que esse GT8 saia pro ps6 🙂
Eu achei GT7 um jogo muito bom, mesmo sendo Cross gen tem ótimo gráfico e o gameplay é muito bom. Modo carreira é excelente. Se você gosta da franquia eu não perderia. E esse jogo tem data para morrer, ele exige conexão constante com a internet.
Tinha esquecido do sempre on line do GT7.
O problema é levar o VG para lugar sem internet, pq se desligaram o servidor, basta lancar um patch para tirar o sempre on line.
ah cara, desisti… me desanimou o sempre on line… tinha esquecido dessa budega.
vou seguir com 260 reais na carteira parado…
Duvido muito que farão isso um dia. Os objetivo das fabricantes de jogos é deixar tudo digital para poder cobrar de novo.
Difícil!
Duvido que não teremos um GT 8 daqui alguns anos, somente no ps5!