Os resultados vindos diretamente das seguradoras são certamente surpreendentes!
Uma situação de que me apercebo é que há uma grande quantidade de desinformação sobre os carros elétricos. E nessa sequencia leem-se artigos dos mais absurdos possíveis.
Uma das situações abordadas em artigos refere que os carros elétricos são perigosos e dados a incêndios. Mas será que isso é verdade?
Em tempos já tinha havido uma publicação que pode ser lida aqui, que desmentia essa situação, chamando a atenção de que na realidade o que se passava é que a atenção mediática para estes casos estava a deturpar a realidade das coisas.
Daí que para se responder a esta questão de forma definitiva, nada como recorrer a um estudo que abrangeu diversas seguradoras do ramo automóvel, e que, caso queiram ver com mais detalhe, se encontra aqui.
E a realidade é que se torna fácil resumir os resultados. Em cada 100 000 (cem mil) carros vendidos, quantas ocorrências de incendio existiram para os diversos tipos de motor?
E o que vimos foi:
Carros híbridos – 3.475 ocorrências
Carros com motor interno de combustão – 1.530 ocorrências
Carros 100% elétricos – 25 ocorrências
Daí que a resposta é simples de ser dada. No que toca ao risco de incendio, os carros elétricos são os mais seguros de todos!
Confesso a você, Mário, que no que diz respeito a carros elétricos a minha preocupação seria o risco de explosão, sobretudo decorrentes de carregamento, e o risco de choque pós acidente com impacto, bem mais que incêndio, já que teoricamente o combustível de carros elétricos não é inflamável, podendo teoricamente até iniciar um incêndio, mas não propagá-lo. Outra preocupação minha seria o suporte de oficinas genéricas (algo muito comum no Brasil) que iria requerer uma revolução em formação dos profissionais que já têm dificuldade com muito do que surge de modernidade nos veículos.
A minha preocupação tem sido o andar devagar. O carro anda que tem diabo.
A aceleração é muito alta e não precisa do desenvolvimento dos motores a combustão… e é um motor muito silencioso, deve ser um perigo para pedestres distraídos! Rsrs
Sentes falta do ronco do motor? Sentes a vibração no acelerador e no volante como num carro à combustão?
O barulho do motor existe pois tenho o pacote Iconic Sounds que reproduz barulho no interior da viatura. E tens vários sons.
https://youtu.be/Hk76cI7IQNs
O resto não se sente falta de nada pois o carro porta-se e responde lindamente e de forma suave o que é uma sansação fantástica.
????Acostuma,voce deveria ter pego um ????Audi
Eu encomendei um que cancelei. O serviço Audi dececionou-me valentemente. Mas o Audi não tinha o motor deste, era bem mais pesado.
Eu sei,tu comentaste conosco,foi só uma brincadeira e ressalto que a BMW esta muito forte
Sinceramente não tenho nenhuma preocupação com a segurança de carro elétrico, pelo preço tem que entregar o mínimo. Ficaria preocupado se fosse uma kombi. A questão é só a manutenção. Europa é pequena e bem povoado. É fácil achar um lugar com assistência decente. Agora no Interior do norte e nordeste será uma maravilha.
O que falta em geral para as pessoas é a informação, apesar que existe riscos sim de explosões, mas muito, mas muito baixas mesmo, o problema maior seria a manutenção caso seja necessário do conjunto de células a sua substituição, pois as montadoras não fornecem células em separado e sim toda a unidade, encarecendo demais o reparo ao cliente, aqui mesmo no Brasil uma unidade de células do Golf Gte para o cliente final está em R$ 200,000,00 isso mesmo viu
Isso se é assim, não deveria ser. As baterias são constituídas por diversos modulos, e eles podem ser substituídos de forma individual.
Por terceiros isso ocorre,mas para o fabricante o mais seguro é a unidade inteira,tivemos ate um treinamento sobre isso.Mas aqui no Brasil se troca tudo.
O electrico aqui de casa teve problemas nas celulas, em 2 acho, e apenas trocaram essas células (segundo o relatorio da marca).
Ainda estava e está em garantia, 8 anos de garantia para as baterias.
Teve lá mais de um mês..
O carro faz este ano 5 anos.
Exato… São 8 anos de garantia para as baterias.
[OFF] Notícia interessante para o mundo dos processadores:
https://www.intel.com/content/www/us/en/newsroom/news/intel-foundry-arm-announce-multigeneration-collaboration-leading-edge-soc-design.html