Depois de alguém fazer, todos fazem. Mas a questão… é ser o primeiro.

A PS5 e a Xbox Series X foram consolas inovadora, e revolucionaram o mercado, fazendo o PC superar barreiras que possuía.

Há hardware que é efetivamente revolucionário, e a PS5 e a Xbox Series X foram desses produtos.

No global, o destaque terá de cair acima de tudo na PS5 pois ele inovou mais do que a Xbox, mas no entanto não podemos ignorar a Xbox pois foi ela que, através da Microsoft, superou algumas barreiras que o PC possuia.

Quando a PS5 foi anunciada, uma das coisas que se destacava na mesma era o seu SSD. Era revolucionário, e permitia transferências de dados na casa dos 5 GB/s.

Ora o que distinguia a PS5 não era a velocidade de transferência, pois SSDs capazes de valores próximos desses já existiam no PC. A questão é que a PS5 conseguia essa capacidade de transferência em pleno uso do seu hardware, ou seja, era capaz de fazer streaming a essa velocidade.



Ora aí é que a porca torcia o rabo, pois o PC, na altura, não conseguia fazer isso. E esse foi o motivo pelo qual, tanto Sony, como Microsoft, desenvolveram soluções para essa limitação, que aplicaram nas suas consolas. E aí i PC tem de agradecer o facto que a Microsoft é igualmente quem fabrica o Windows, e nesse sentido, conseguiu trazer para o PC as suas soluções.

O problema de se fazer um streaming a 5 GB/s nada tem a ver com a velocidade de leitura do SSD, apesar que, claramente, ler essa velocidade é um requisito. O problema do streaming é que os dados lidos são comprimidos para que não ocupem tanto espaço em disco, e isso implica que o sistema tem de fazer uma descompressão em tempo real dos dados que está a receber.

Ora o problema do PC é que recebendo 5 GB/s em dados comprimidos, o mesmo tinha de dispender enormes recursos de CPU e de largura de banda de RAM para os tratar, o que tinha claras penalizações nas performances dos jogos. Basicamente, e usando outras palaras, o PC não estava preparado para isso.

O motivo de tal era muito simples. Ao longo dos anos os PCs habituaram-se ao uso de largas quantidades de RAM, e dessa forma os jogos basicamente carregavam tudo para a RAM, correndo depois tudo a partir da mesma.

Mas as consolas não se podiam dar ao luxo de trazer 64 GB de RAM, pelo que tiveram de encontrar alternativas que não as limitassem usando apenas 16 GB, dos quais apenas cerca de 12,5 estão acessíveis. E o Streaming era a solução, mas uma solução que apresentava problemas devido às limitações do X86.

Assim, a solução da Microsoft e da Sony passaram por descompressores hardware, e um sistema de streaming que não penalizasse o CPU. As soluções dos dois lados foram diferentes, sendo a da Sony a mais completa, mas a da Microsoft igualmente funcional.



Quando a PS5 foi lançada, alguns entusiastas acreditaram que o PC não era limitado, e que bastaria o hardware adequado para se superar e até esmagar a PS5. O Linus da Linus Tech foi um dos que acreditavam nessa situação, e assim, equipado de um PC com um CPU de 64 Núcleos, com 128 GB de RAM e SSDs de topo, tentou bater os 5 GB/s em streaming, tendo falhado redondamente, e vindo pedir desculpas públicas por ter duvidado da situação.

Efetivamente os primeiros jogos que foram convertidos das consolas para PC tiveram problemas de performance, tendo sido usadas algumas artimanhas inteligentes de programação para se superar a situação. basicamente usava-se mais RAM, carregando mais de cada vez, e fazia-se a descompressão apenas durante os loadings usando a capacidade total disponível do sistema.

Não era a solução ideal, mas remediou. Infelizmente isto não permite comparar as performances do PC com a consola, pois o que se está a passar nos dois casos não é igual.

Isto até a Microsoft ter trazido o Direct Storage para o PC.

O Direct Storage foi a solução desejada, e que faltava no PC. Basicamente a descompressão de dados passa do CPU para o GPU que o faz de forma muito mais eficiente e capaz, e sem penalizar as performances.



Atualmente o PC, neste campo, encontra-se de novo numa posição de vantagem de performances face às consolas, mas convêm que se perceba que a solução para o PC surgiu das consolas. E que sem estas poderíamos estar a manter o PC com as limitações que tinha, aumentando-se cada vez mais a RAM para se conter jogos maiores.

Mas ainda há mais inovações da PS5 que se espera vir a ver no PC. Os cache scrubbers que evitam os cache misses e poupam a largura de banda, e o sistema que permite a descompressão de dados numa memória tampão, poupando assim largura de banda do sistema.

Estas situação estão num patamar diferente do que era a questão do SSD pois a força bruta ainda permite superar as mesmas. Mas o certo é que cada vez se paga mais e mais por memórias mais rápidas e GPUs mais rápidos que no fundo não estão tão optimizados para a performance máxima como agora sabemos ser possível.



25 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Anibal
Anibal
16 de Setembro de 2024 7:13

Estas consolas e geração são a maior decepção de sempre.
Tirando os loadings andamos basicamente a jogar jogos ps4/one um pouco melhorados, inclusive os exclusivos desta geração.De next gen ainda nada, sendo que o jogo mais next gen que existe é o RDR2 de 2018, ridículo.

Isto serve para se começar a perceber que gráficos não fazem bons jogos, apenas faz com que jogos medianos fiquem caros de produzir.

A solução para baixar custos está na IA e algoritmos de upscaling. Aumentar meiaa duzia de pixeis por hardware bruto está muito caro.

Ainda me lembro de quando comprei a ps5 e o demons souls pensar que a coisa prometia, pois estava perante um jogo de lançamento formidável. Mal sabia eu do que esrava para vir 🙁

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Anibal
16 de Setembro de 2024 10:18

Considero Cyberpunk 2077 um game de geração atual também, gráficos incríveis, lore fabulosa, mecânicas, possibilidades etc. Pra ser 10/10 faltou muito pouco. Tá vindo projeto Orion (se Deus quiser) e em UE5 ainda por cima, aí que o nível deve extrapolar de vez. Pena que estão bem ocupados com o próximo Witcher também (que eu não sou lá muito fã)

Anibal
Anibal
Responder a  Carlos Zidane
16 de Setembro de 2024 10:30

Os gráficos são bons, mas next gen para mim só se for a versão pc com mods.
De resto não gostei, mas muito devido a não gostar da temática nem da localização urbana.

Ja Witcher 3 é dos melhores jogos de sempre para mim. Espero que não façam borrada com o 4.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Anibal
16 de Setembro de 2024 11:17

No PS5 e com o patch 2.1 já é excelente. A expansão é outro jogo praticamente. Sinceramente acho que é o tipo de jogo que só uma Rockstar ou CDPR poderiam fazer. Em de tratando de lore então, aí já é humilhação pro resto.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Carlos Zidane
16 de Setembro de 2024 11:25

Cyberpunk é extraordinario!

Sou grande fã da tematica já li o Neuromancer umas 4 vezes!
Ansioso pelo próximo capitulo do Cyberpunk.

O Witcher adoro também, a CDPR é um dos estudios que mais paixão e detalhes coloca nos seus jogos, e as expansões são maravilhosas valem bem a pena os €.

Last edited 3 meses atrás by Alexandre Oliveira
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Alexandre Oliveira
16 de Setembro de 2024 11:30

Sim, Alexandre, vale cada centavo. Não fosse o lançamento ruim do CP2077 por conta dos executivos, esse jogo poderia ter tido um caminho ainda mais brilhante.
The Witcher é aquele esquema que eu sei que é bom mas não consigo gostar kkk.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Carlos Zidane
16 de Setembro de 2024 11:26

PS: O Horizon Forbbiden West no PS5 é deslumbrante também. Mas ainda é um jogo de PS4 no final das contas

Carlos Zidane
Carlos Zidane
16 de Setembro de 2024 10:12

A Microsoft está de parabéns por isso, se eles agiram rápido pra sanar uma deficiência mediante a solução da Sony (não sei se já tinham isso de alguma forma nem que em nível de patente), e de quebra ajudaram o PC a melhorar, então essa é a Microsoft que queremos ver, a que usa sua vasta experiência em software pra resolver problemas.

Em uma possível nova geração quero ver o que as duas vão fazer, realmente uma pena não ter um Series X Pro, espero que lancem mesmo a próxima geração antecipadamente e venham pra bater de paulada. A Sony voltou pra época ruim, hora da Microsoft aproveitar a oportunidade.

Comparando os dois hardware’s por mim mesmo, o projeto do Series X é excepcional, a Sony tem experiência em criar consoles que são otimizados mesmo, a Microsoft quer abraçar o mundo, mas mesmo assim fez um aparelho espetacular que quem é dono tem gosto de ter um desses.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Setembro de 2024 14:09

É, tem razão.

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Setembro de 2024 20:57

E a Sony está dando um suporte melhor? Esse ano a Microsoft lançou Hellblade 2 e vai lançar o Indiona Jones! A Sony lançou o que?! Astro bot, Concord e Helldivers 2! E ano passado foi pior ainda! Ela lançou o Spider Man apenas e a Microsoft lançou Hi Fi Rush, Forza e Starfield! Tem que forçar muito pra dizer que a Sony está melhor!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Setembro de 2024 23:33

E Hellblade 2 tem que forçar demais pra chamar aquilo de jogo.

Júlio Esteves
Júlio Esteves
16 de Setembro de 2024 10:55

Não entrando na questão do preço exorbitante do PS5Pro (grande falha estrátégica da Sony? talvez, não sei.), penso que poderemos ver uma virada técnica com o PS5Pro com uso da IA na melhora gráfica e estabilização nos fps na faixa do 60 ou mais. Se o PSSR se aproximar do DLSS3 será algo disruptivo com novos horizontes, teremos que esperar os novos jogos e em especial o GTA6.

Last edited 3 meses atrás by Júlio Esteves
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Júlio Esteves
16 de Setembro de 2024 11:22

Um dos motivos pra eu querer comprar o Pro (antes de ver o anúncio) era justamente por causa do GTA 6, mas agora com o que sei, prefiro esperar o PS6 ou o próximo Xbox, que serão os que vão fazer real diferença provavelmente. Juntar 60fps + fidelidade não é o suficiente pra eu bancar outro console muito mais caro, na verdade, nesse momento fico pensando é o que é que eu tava esperando kkkkk desempenho de 4090 deve ser

Last edited 3 meses atrás by Carlos Zidane
Anibal
Anibal
Responder a  Carlos Zidane
16 de Setembro de 2024 11:29

GTA6 será certamente o expoente máximo que a indústria irá oferecer até metade da próxima geração ou mais tal como aconteceu com RDR2 ou GTA5

Para quem tem backlog ou não é apressado vale a pena esperar pela próxima geração para jogar este jogo.

Não esperam grande melhoria na ps5 pro, até porque a Rockstar nunca ligou nenhuma a consolas de meia geração e updates gratuitos.

Anibal
Anibal
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Setembro de 2024 12:28

Onde se baseiam para dizer que equivale a uma 4070 TI super?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Anibal
16 de Setembro de 2024 13:38

NX Gamer. E se tá sendo equivalente a 4070ti agora, espera pra ver quando usarem todas as features do Ps5 e ps5 pro. Pra bater o ps5 ou se equiparar você precisa, no mínimo,de uma 3070 (alguns jogos 3080) hoje em dia.
Ou seja, mais uma vez na história os consoles mostrando que onde se joga melhor não é no PC, exceto se tu tiver um caminhão de dinheiro pra ficar fazendo upgrade de 2 em 2 anos. Mas custo X benefício, comodidade, praticidade o PC não bate consoles nunca!!!! E nessa geração então ficou ainda mais complicado para o PC.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Sparrow81
16 de Setembro de 2024 13:58

Concordo, por mais que tentem dourar a pilula simplesmente o pc ainda não chega lá.

Anibal
Anibal
Responder a  Sparrow81
16 de Setembro de 2024 14:15

Acho estranho, tenho uma 3070 ti e nos jogos em que joguei nos dois o pc sempre foi superior para mim.
O último foi o alan wake 2.
No dead space lembro-me de conseguir mais de 80fps e com qualidade de imagem superior á ps5.

Anibal
Anibal
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Setembro de 2024 23:33

Então só equivale em á 3070ti em alguns jogos? E certamente será nos jogos da sony não?

error: Conteúdo protegido