Dentro de um secretismo pouco perceptível, há novos dados sobre as consolas, incluindo temperaturas de funcionamento

O secretismo em torno das novas consolas continua a um nível não esperado. Se a Xbox série X está bloqueada para não correr jogos que não sejam retro, a PS5 não dava acesso ao interface gráfico e os youtubers que a testaram apenas podiam correr os jogos ali existentes. Sobre as consolas em si soube-se pouco, excepto que a PS5 aparenta não aquecer, ao passo que a XBox parece aquecer um pouco mais.  No entanto ambas as consolas aparentam ser silenciosas e funcionar sem problemas.

Como sabemos a Xbox está nas mãos de várias pessoas que a receberam para teste (limitado a retro). Já a PS5 foi acossada no sábado por youtubers Japoneses. Mas tal como a Microsoft coloca restrições de acesso à Xbox, as condições de acesso à PS5 também eram controladas. A consola estava colocada numa mesa, mas os utilizadores não possuíam acesso ao interface gráfico, e tinham os jogos a que podiam aceder, limitados (pessoalmente só vi o Astrobot e o Godfall).

Porque tanto secretismo em torno das duas consolas? A Xbox série X está a 36 dias do lançamento e a PS5 a 45… Porque motivo do lado da Sony não tivemos ainda o “tear down”, uma descrição das alterações realizadas ao hardware, e uma amostra do interface da PS5?

O que há nas consolas que torna este secretismo e limites de uso necessários?

Apesar de tudo, estes testes por terceiros trouxeram a público algumas informações que acabam por ser úteis, sendo que a mais relevante é o silenciosa que a PS5 é, e a forma como a mesma refrigera de forma eficiente. Soubemos ainda que a cor da luz do dualsense, tal como a do dualshock, muda de cor, e vimos um pouco do SSD em acção.



 

Segundo os relatos, a consola é super silenciosa, quase não emitindo ruído, e não aqueceu nem com duas horas de jogo, mantendo-se fresca. Isto em condições anormais para a época dado que o local (sala) onde a consola foi colocada à disposição, pelos holofotes ali presentes, encontrava-se a 30 graus centígrados de temperatura.



E pelo menos neste aspecto, o de sabermos que a PS5, tal como esperado dadas as suas tecnologias inovadoras nesse sentido, não sobreaquece.

Do lado da Xbox série X apareceram, as coisas foram algo diferentes e a consola recebeu tweets com o que se acredita ser “FUD” sobre possíveis desligamentos devido à temperatura ao fim de duas horas de jogo.
Nesse sentido não publicamos e nem vamos publicar esses rumores, pois não damos cobertura a “FUD”.

No entanto, a realidade é que aparentemente a Xbox série X aparenta aquecer mais do que a PS5, mas algo que está longe de ser comprovado como problemático. Isso pode ser confirmado no vídeo que se segue aos 28m 42s.



Há quem refira que o senhor se estava a referir apenas ao SSD da consola, mas a frase usada é “the entire thing it’s a little toasty” – “A coisa toda parece um pouco uma torrada”, sendo apontada a totalidade da consola e dada a indicação que essa temperatura terá sido alcançada em stand-by. Mas para que não hajam dúvidas, não só não é referido qualquer problema de funcionamento, como até é dito que a consola é bastante sossegada a nível de ruido

Note-se que todas as consolas testadas (PS5 e XsX são unidades pré-produção),  e como tal não são a versão final.

Apenas como nota extra, dada a presença do vídeo, ele refere que a retrocompatibilidade com jogos da One ainda está em fase de testes e que alguns jogos de primeira linha como Forza Horizon 4 e Halo 5, ainda não existe (40m 40s).

 

 



 



94 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Felipe Leite
Felipe Leite
5 de Outubro de 2020 7:35

Eu já não sei o que esperar…
Sou dos tipos que não gosta de surpresas!
Já começo a ter receio do que vem por aí.
Será que realmente é devido a AMD não ter apresentado o RDNA2?
Ou será que as consolas possuem algo negativo que as empresas não querem que se saiba até o lançamento?

Felipe Leite
Felipe Leite
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Outubro de 2020 8:52

É um dos meus receios!
Não faz sentido continuarem a mostrar jogos no PC a faltar um mês para o lançamento!
Será tão difícil espetar um jogo em uma consola e meter alguém a jogar?
Ao menos (com muitas restrições) a Sony fez isto. E também vimos vários jogos a correr na consola em apresentações.
Isso parece um lançamento de uma TV que nos é dado as especificações técnicas e não nos deixam ver a imagem da TV!

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Outubro de 2020 9:11

Sinceramente deixa-me mais preocupado. Do lado da Sony temos várias demonstrações de gameplay e agora com a reação do hardware face ao ruído e temperatura conforme explicado no teu artigo. Do lado da Xbox só vejo como explicação uma de duas coisas: 1 Realmente têm alguma vantagem nos jogos multiplayer, que juntamente com alguns acordos que tenham oom 3ªs puxem ao limite essas diferenças para cair que nem uma bomba na semana que antecede as vendas, ou 2 precisamente o contrário, um déficit técnico perante o que a concorrência demonstrou apesar da consola mais poderosa. E temos suporte para pensar nisso como as notícias dos patch posteriores de RT nada normal. Por tudo o que li dos teus artigos, a ser verdade a 2 opção, e não querendo especular, só o posso ligar essa situação à estrutura da RAM implementada.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Nuno Sousa
5 de Outubro de 2020 10:01

De acordo com a 4gamer parece que o ar entra pela frente/cima da consola é é puxado para as saídas de trás da ps5. Falam também na necessidade de deixarem 10 a 15 cm de todos os lados para a ventilação o que, atendendo ao tamanho da consola, deve preocupar muita gente. Ps: até achei-a menor do que pensava.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Outubro de 2020 17:50

Repara no design da consola… e a posicao da ventoinha da foto… o que o Nuno disse esta verto… tens a ventoinha a puxar ar pelas abertuar superiores e frontais e a expulsar pela parte traseira.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Outubro de 2020 18:09

Nao era a mesma board. Vai a foto do By-Mission, a primeira…

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Outubro de 2020 18:34

A primeira que o ByMission postou e que mostra a parte interior da placa branca. Nenhuma destas.

Last edited 4 anos atrás by bruno
bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Outubro de 2020 9:02

comment image

Esta. Repara na posicao da ventoinha, com este design nao faz sentido o ar ser expulso pela frente.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Outubro de 2020 9:45

Ou aspirando o ar fresco pela parte frontal e superior, expriando o ar quente pela parte traseira… tal como funciona na PS4… nao faz sentido expirar o ar pela parte frontal onde o utilizador tem que aceder para colocar/ retirar cds.

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Nuno Sousa
6 de Outubro de 2020 13:30

Mário, isto é achismo da minha parte, mas “acho” que o Bruno e o Nuno têm razão. O ar quente sobe é certo, mas a consola também pode estar deitada, ficando a parte de cima a ser a lateral direita. Também me parece que o ar fresco entra pela frente e pelas laterais e é expelido por trás, tal como na PS4.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Felipe Leite
5 de Outubro de 2020 11:49

Desde 94 a Sony faz consoles… Sim, eles montaram uma bomba. Você não vai ver mais nada do console e será obrigado a comprá-lo para só depois saber da merda que ele é. Não faz sentido algum.

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
5 de Outubro de 2020 12:48

Pois faz… e nem isso impediu a PS3… pois nao?

Felipe Leite
Felipe Leite
Responder a  Sparrow81
5 de Outubro de 2020 13:34

Por acaso, a primeira PS, sofria de um problema grave no canhão de laser.
Com o uso a resina que mantinha o canhão alinhado se desgastava, o que fez muitos consumidores a terem graves problemas e muitas situações inusitadas como PS que só funcionavam de cabeça para baixo ou de lado.
E na ps3, eu fui um dos infelizes que teve YLOD, paguei uma certa vez para a Sony e peguei outra ps3 fat (devido a retro compatibilidade) tive YLOD de novo. Como estava na garantia eles se ofereceram para trocar pelo mesmo modelo ou pela ps3 slim, peguei a slim e até hoje está tudo bem com ela.
Por isso, essa ironia do seu comentário é completamente desnecessária. Volto a dizer, são meus receios, se você não tem receios, muito bom para ti.
Mas talvez um bocado de conhecimento do mercado de electrónicos, não iria fazer-te mal.

Livio
Livio
Responder a  Felipe Leite
5 de Outubro de 2020 14:00

PS2, mais precisamente os modelos da Serie SCPH-500xx, também vieram com problema ao qual queimava o leitor e componentes da placa. Isso em um modelo posterior ao que declaram ser o melhor modelo de PS2 fat, a série SCPH-390xx

Last edited 4 anos atrás by Livio
bruno
bruno
Responder a  Livio
5 de Outubro de 2020 14:31

Consolas sao sistemas altamente complexos que muitas vezes levam tecnologia de ponta… Afirmar peremptoriamente que nao irao ocorrer problemas quando a Sony foi apanhada em problemas na sua terceira consola e apenas defender por defender…

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Felipe Leite
5 de Outubro de 2020 14:26

Eu lembro bem do ps1 e seu problema de no canhão. isso era o primeiro videogame da empresa, ela evoluiu, é natural isso. Por sinal, é natural haver problemas em alguns lotes de eletrônicos, seja em consoles ou qualquer outra coisa e esse papo de primeiro lote problemático é dos mais furados que já se viu… Não necessariamente o primeiro lote é o com problemas… Esse é o conhecimento do mercado de eletrônicos que tenho: NENHUM PRODUTO ESTA LIVRE DE TER LOTES COM PROBLEMAS. Por isso eu compro com garantia de 1 ano, no mínimo!

Last edited 4 anos atrás by Sparrow81
bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
5 de Outubro de 2020 14:29

Mas quem afirmou que devido a experiencia da Sony as consolas nao iam haver problemas foste tu… Agora repetes a resposta que te deram como se nao te tivessem entendido?..

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
5 de Outubro de 2020 16:37

Não, você é português e eu brasileiro… Como você tem dificuldades em interpretar as vezes o que falo, eu também tenho dificuldades de interpretar o que tu fala por várias vezes…
O que disse foi: a Sony vai entregar bomba sim… Para todos se preocuparem… Mas a realidade não é essa e alguns lotes não estão livres de problemas e isso em qualquer produto eletrônico lançado no mercado, não apenas consoles. Entendeu?

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
5 de Outubro de 2020 17:09

Humm..

“Desde 94 a Sony faz consoles… Sim, eles montaram uma bomba. Voce nao vai ver mais nada do console 
e sera obrigado a compra-lo para so depois saber da merda que ele e. Nao faz sentido algum.”

Portanto, quando comecas por dizer que a Sony faz consolas “desde 1994”, o que tem o intuito de salientar que a Sony ja faz consolas ha muito tempo logo tem experiencia no assunto…

E depois vens com “Sim eles montaram uma bomba” e continuas com “voce nao ver mais nada do console… sera obrigado a compralo para so depois saber da merda que ele e.”, o que parece ironia e sarcasmo…

…afinal nao e nada disto e nao estas a tentar passar por ridiculo as duvidas sobre a estabilidade da consola expressa pelo Filipe em cima, mas a concordar com ele?

E quando terminas “Nao faz sentido algum “, que queres dizer com isto? E que parece ser a tua conclusao a afirmar que as duvidas sobre a qualidade do hardware construido pela Sony, tendo em conta a experiencia da mesma em construir consolas, nao faz sentido…

Mas se assim nao e, afinal o que nao faz sentido algum?

Eu gostava de saber que intrepertacao o portugues do Brasil da ao que escreveste…

Last edited 4 anos atrás by bruno
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
5 de Outubro de 2020 17:51

Ok Bruno… Me expressei mal… Só acho essa ansiedade meio exagerada. Que a Sony vai mostrar tudo antes do lançamento oficial é um fato, ela sempre fez isso. Se ela não mostrar, desisto da compra… A gente está exigindo algo sem saber como as.coisas estão andando…

Off- viram os novos vazamentos do AMD?

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
5 de Outubro de 2020 17:53

Mas estamos a exigir sabendo como andaram antes e com capacidade para exprimir a nossa opiniao. E claramnte a Sony de hoje, nao e a mesma de 2013.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
5 de Outubro de 2020 18:37

O teardown do ps4 veio uma semana antes do lançamento, não?
Ou seja, só falta UI e estamos num ano bem atípico também, não é mesmo?

Last edited 4 anos atrás by Sparrow81
bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
5 de Outubro de 2020 18:49

Sim.. e a UI veio em Setembro de 2013, sendo a consola lancada em Novembro… E?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
5 de Outubro de 2020 21:55

Estamos num ano atípico e não sabemos de.porrs nenhuma… Só creio que vão mostrar isso em breve e tem um porquê da demora. Não é apenas porque a Sony quer.

Felipe Leite
Felipe Leite
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Outubro de 2020 19:34

Tu és um felizardo!
Eu comprei a ps3 no lançamento (morreu), utilizei o programa de substituição da Sony e peguei outra ps3fat (morreu) a slim está a funcionar até hoje , comprei a Xbox 360 depois de dois anos do lançamento (morreu), a ps4 comprei no lançamento (vendi e comprei a pro).
Não costumo ter grandes problemas com electrónicos, mas na geração ps3/x360 não tive sorte nenhuma.

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Felipe Leite
6 de Outubro de 2020 13:39

Felizardo ou então não levou “gás” suficiente 😀
A minha PS3 fat teve YLOD bem como a de todos os meus amigos na altura que jogavam Modern Warfare 2 (éramos uns 6 e pifaram todas sem exceção). Ainda desmontei algumas e “arranjei-as” com a heat gun, mas passado um mês ou dois voltava a acontecer o YLOD. Acabou tudo por trocar para slims.
Ainda consegui vender a FAT para peças. O leitor de blu-ray também pifava com facilidade.
Pena a fiabilidade, a consola tinha um acabamento premium espetacular.

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Outubro de 2020 14:07

Não quis dizer isso 😀
Apenas que havia jogos que provocavam mais aquecimento aumentando o risco de YLOD’s. O MW2 era claramente um desses.
Só de me lembrar GPU e CPU de 90nm, que torradeira…

Hiago
Hiago
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Outubro de 2020 22:01

“Comprei o PS3 no lançamento”… você ainda tem ele??? haha.. poderiamos negociar valores??? 😀

Hiago
Hiago
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Outubro de 2020 2:08

Entendo, mas se souber de alguém de confiença que consiga um exemplar de PS3 CECHA para vender eu ficaria interessado, aqui no Brasil é quase impossível achar esse modelo :/

nETTo
nETTo
5 de Outubro de 2020 10:04

Caramba, quer dizer que ainda tem jogos pesados que não rodam no XSX? WTF, até está data pelo menos a Microsoft mentiu sobre a retro, pois em declaração oficial havia dito que o novo console seria retro com praticamente todos os jogos do One salvos os exclusivos pra Kinect, agora Horizon 4 e Halo 5 supostamente ainda não rodam no console. Bizarro

Quanto aos hands on do PS5, estes foram demasiados animadores.

Console não é tão grande quanto as primeiras estimativas afirmavam;

É silencioso e não esquenta tanto mesmo em longo período de jogo;

Os loadings nos jogos testados variavam de menos de 1s a 2,5s, ou seja, parece que a Sony prometeu e cumpriu, é o fim dos loading times.

Curti o jogo que já vem pré instalado, GodFall só melhora a casa apresentação.

O Dualsense parece realmente um controle de nova geração comparado aos outros controles da nova geração.

Enfim, ainda tem muita coisa por saber, como a interface de usuário, duração da bateria, confirmação do espaço pra jogos no SSD, novas features do sistema e serviços.

Edit: sobre essa do XSX esquentar tanto mesmo em standby achei muito esquisito isso, o PS4 Pro em Standby não esquenta nada, e todos sabemos que em funcionamento ele esquenta muito, estranho, o cara te entrou pegar o SSD na mão e teve de jogar a mesa de tão quente que estava.

andrio
andrio
Responder a  nETTo
5 de Outubro de 2020 10:42

O dual sense teve um ganho de 50% de bateria em cima do Ds4

nETTo
nETTo
Responder a  andrio
5 de Outubro de 2020 12:15

Tem uma bateria melhor então, o Dualshock durava quando muito 6/7hs de uso. Se a bateria é 50% maior e não tem mais a luz que ficava ligada o tempo inteiro acredito que eles conseguiram otimizar a duração pra pelo menos 10/12hs de uso.

Andrio
Andrio
Responder a  nETTo
5 de Outubro de 2020 12:26

Pra mim que não passo o dia jogando tá ótimo. 🙂

Sparrow81
Sparrow81
5 de Outubro de 2020 11:54

Uma coisa que não entendo é: Como a Microsoft me lança a primeira aparição desse console em 2019 e quase 1 ano depois ele não está a rodar nada além de retro? Que baita planejamento fizeram para esse poderoso hardware hein….

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
5 de Outubro de 2020 12:49

Como e que a PS5 esta a 45 dias do lancamento e nao temos teardown, nao temos UI?

Como e que a Sony acha que e ‘OK’ continuar com remasters numa nova geracao com retrocompatibilidade?

Ambas as empresas estao a agir mal, mas a Microsoft esta sem duvida a portar-se muito melhor que em 2013, enquanto a Sony esta a portar-se pior que em 2013.

Last edited 4 anos atrás by bruno
Deto
Deto
Responder a  bruno
5 de Outubro de 2020 13:26

ninguém joga teardown ou sistema operacional.

bruno
bruno
Responder a  Deto
5 de Outubro de 2020 13:45

Se assim fosse terias ficado na PS1.

Lucas Diogo
Lucas Diogo
Responder a  bruno
5 de Outubro de 2020 13:47

Eles fizeram o teardown do ps4 uma semana antes, UI há motivos para ficar irritado e qual o problema de haver remasters?
Para mim eles estão bem similares ao que fizeram com o ps4.

bruno
bruno
Responder a  Lucas Diogo
5 de Outubro de 2020 13:52

O problema de haver remasters e que eles nao fazem sentido quando ha retrocompatibilidade. Pior, quando tens a concorrencia a oferecer melhorias (melhorias do mesmo genero que tiveste gratuitamente ate agora nos jogos Pro) de forma gratuita. Dou so o triste exemplo de Spiderman na PS5.

Lucas Diogo
Lucas Diogo
Responder a  bruno
5 de Outubro de 2020 14:40

Claro, Gears 5 mudou a modelagem do personagem também, como é que não reparei. Jogos crossgen da Sony (Miles, Horizon e Sackboy) têm upgrade gratuito.

Só uma duvida Gears 4 e Forza Horizon 3 receberão upgrade?(sei que o Gears 5 e forza 4 têm)

E já que estou aqui, o que é que o Gears 5 recebeu de upgrade, pelo que eu vi ele ficou como se fosse 4K/60fps Ultra, disseram mais alguma coisa sobre sobre audio e loadings?

E sobre não fazer sentido fazer remasters quando há retro dou exemplos Halo: Master chief Collection e Gears Of War: Ultimate Edition.(Muito bons por sinal)

Agradeço(caso responderes ao 2 e 3 parágrafo)

bruno
bruno
Responder a  Lucas Diogo
5 de Outubro de 2020 15:04

Aqui tens a lista completa de melhorias em Gears 5:

https://www.kitguru.net/gaming/mustafa-mahmoud/microsoft-details-gears-5-series-x-enhancements-including-120fps/

Aqui tens uma comparacao entre SpiderMan PS4 e PS5 (para teres nocao da melhoria):

https://www.youtube.com/watch?v=Eyyamd-9t2M

Sobre a tua duvida… a microsoft anunciou em 2019 que iria oferecer upgrades como raytracing em varios jogos e demonstrou o primeiro gears e minecraft. Logo se estes dois irao receber porque nao esses?

Aqui estao as repostas aos paragrafos 2 e 3. Espero pelo agradecimento.

Sobre os exemplos que deste… ambos surgiram antes da Microsoft anunciar quer a retro quer as consolas de meio de geracao.

Nesta geracao, ja tivemos updates equiparavis a remasterizacoes nas consolas de meio de geracao grauitamente – nao ha motivo nenhum para cobrar por eles e e um erro tentar fazer sequer isso.

Last edited 4 anos atrás by bruno
Lucas Diogo
Lucas Diogo
Responder a  bruno
5 de Outubro de 2020 16:02

Têm o mesmo tipo de melhorias sendo que Spider-Man tem uma nova modelagem, loadings quase instantâneos e features do comando a mais(pelo que vi e li), para mim estes tipos de melhorias podem ser cobrados, se eles meteram horas de trabalho para fazer devem ser recompensados, claro isto é ao meu ver por isso caso eu veja que não valha a pena não compro, simples.

Perguntei sobre Forza 3 e Gears 4 pois não me aparece nada sobre se eles vão fazer upgrade do nível de Gears 5 ou não.

Sobre os exemplos que dei, tens razão e eu é que não pesquisei bem, obrigado pela correção.

Sobre o ultimo parágrafo, sinceramente não vi nenhum update equiparável a um remaster mas também eu não jogo tudo e muito possivelmente deve haver, já que há updates muito bons por ai e remasters que são horríveis.

E agradeço pela resposta.

bruno
bruno
Responder a  Lucas Diogo
5 de Outubro de 2020 16:20

Spider-Man apresenta nova modelagem do protagonista, dado que lhe mudaram a cara, mas nada mais. O video gameplay revela alias que a melhoria in-game e muito pouco significativa visualmente.

E esta em linha com as melhorias oferecidas em Rise of the Tomb Raider quando chegou as consolas mid-gen:

https://www.youtube.com/watch?v=3Yh2w0XiKU8

Os modelos sofreram um aumento de resolucao e melhores texturas.

Sobre os loadings quase intantaneos isso tambem e uma verdade para Gears 5:

https://www.ign.com/articles/xbox-series-x-loading-times-gears-5

Last edited 4 anos atrás by bruno
Lucas Diogo
Lucas Diogo
Responder a  bruno
5 de Outubro de 2020 17:13

Spider-Man e Gears 5 apresentam melhorias melhores e da mesma maneira que usas o Rise eu uso o Shadow em que não apresenta nenhuma melhoria significativa.(E Rise saiu para a 360, deve haver melhores exemplos de jogos desta geração)

Nos loadings eles dizem 4 vezes mais rápidos, isso não significa quase instantâneo já que até agora não vi nenhum jogo da xbox com loadings de 1-2 segundos no SX.

Mudaram a cara e tiveram que ajustar as animações da tal, isso não se faz num clique.
Adicionaram também 3D audio e features do comando, podes não achar significativo mas eu acho.

Também tem pequenas coisas como novas features para o modo foto e novos fatos, vem com as dlcs.
Só espero não ter uma má experiencia com o audio como tive com Gears 5.
Claro gostaria que eles dessem aos usuários do Spider-man ps4 um upgrade de resolução e framerate.

O que eu acho estranho é que tenho quase certeza que Spider-man entra no 100 jogos mais jogados sendo que eles disseram que esses jogos funcionavam no modo ps5, penso eu que seriam updates gratis mas agora não tenho a certeza.

Mas bem, eu acho que nenhum de nós está errado mas sim que temos uma opinião diferente.

P.S: Posso não conseguir responder nos próximos dias já que vou estar de férias mas gostei da conversa civilizada.

bruno
bruno
Responder a  Lucas Diogo
5 de Outubro de 2020 17:42

Nao importa que Rise tenha saido para a 360… no link que postei o que se compara sao as versoes current gen. O jogo teve duas versoes distintas para a gen passada e a atual, em que a da Gen passada foi tratada por um estudio a parte. No link so compara as melhorias da currente gen… shadow tambem incluiu melhorias, nomeadamente nas texturas e aliasing.

Significa algo em linha com a PS, os loadings passam para 30s para 13s na XsX… isto e quase instantaneo.

Nao.. por acaso as animacoes foram as mesmas… e a mudanca da cara nao tem nada a haver com o ser next-gen… foi uma decisao deles, artistica.

Sobre as coisas que referes, muitos jogos current gen ja recebem isso ou gratis ou a pagar… olha para Days Gone e Ghost of Tsushima. Pergunto-me se esse conteudo extra nao chegara a PS4.

Como ja expliquei em baixo, o 3D audio tambem ja foi demonstrado em Gears 5. E sobre as features do comando, a Xbox so tem o botao e ele ficara disponivel.

Agora, sim fazes a pergunta correcta! E com essa frase do “eu acho estranho” vejo que nao entendeste nada do que discutimos… porque nem sabes a que e que eu me referia e nem sabes em que situacao esta Spider-Man.

Para te explicar Lucas… o que ando a dizer e o que tu dizes… que esses upgrades deveriam ser gratis para quem tem o jogo da PS4… primeiro porque assim foram com muitas versoes Pro/base na atual geracoes, segundo porque a concorrente o faz e terceiro porque vender remasters numa geracao 100% compativel e ridiculo.

Para entenderes…

O que a Sony nos diz e isto… pusemos raytracing no jogo. E aumentamos um pouco o draw distance e pusemos uma nova cara no Peter “porque sim”… se quiseres isto, tens que pagar pela edicao especial do Miles Morales. Apesar de na PS4, upgrades semelhantes a este terem sido gratuitos para quem tinha a versao Pro da PS4, vamos cobrar agora.

Contudo se tiveres a versao PS4 podes roda-lo na PS5… mas sem alteracoes nenhumas, tal como a rodas na PS4.

O que a Microsoft no diz e isto: construimos sistemas e desenvolvemos o smart-delivery. Iremos adicionar por patch gratuito algumas melhorias em alguns jogos como Gears 5 tal como Ray Tracing, HDR e som 3D. Sera gratuito para os utilizadores… so basta colocar o disco da ONE fazer download do patch e jogar tal com funciona entre a ONE e a ONE X. Entre os jogos previstos estao Minecraft e Gears original que recebrao melhorias. Temos tambem um sistema que automaticamente aumenta a resolucao e fps e adiciona HDR a jogos que nunca receberam suporte para isso com Sunset Overdrive ou Quantum Break.

Entendeste agora..?

Last edited 4 anos atrás by bruno
nETTo
nETTo
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Outubro de 2020 23:02

Não adianta, pro Bruno está difícil entender que mesmo Gears 5 sendo atualizado, se vc comprar ele não vai receber o Gears 4 atualizado também.

bruno
bruno
Responder a  nETTo
6 de Outubro de 2020 8:03

Pois… mas a diferenca e que a atualizacao de Gears custa 0…. a atualizacao de SpiderMan custa um Miles Morales ultimate edition…

Eu realmente fico parvo com pessoas a tentarem defender o indefensavel.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Outubro de 2020 8:02

Nesse caso Mario, deverias informar a Sony que nao se trata de um remaster… porque eles mesmos o consideram:

https://blog.playstation.com/2020/09/30/marvels-spider-man-remastered-detailed/

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Outubro de 2020 9:44

E?… Assassin Creed Revelations tambem teve uma versao que incluia o jogo original desde quando isso torna correcto as melhorias nao estarem disponiveis para quem ja possui a versao PS4?

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Outubro de 2020 10:45

Pois.. e enquanto isso a concorrencia oferece a mesma “exclusividade” de forma gratuita.

Depois do que ocorreu com Control, a Sony precisa de ser clara neste aspecto… a Microsoft foi mais aberta.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
5 de Outubro de 2020 14:16

Você não é obrigado a comprar o remaster… Remaster é diferente que retro aprimorada e você deveria saber muito bem disso, né?

Quanto a dashboard e tudo mais, vi hoje que um cara falou que a Sony está aguardando o máximo para liberar os recursos, para não ter o perigo de ser copiada… Tenho ctza que terá tudo isso que falou antes do lançamento do console. Se não mostrarem, cancelo a pré venda. Simples assim.

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
5 de Outubro de 2020 14:27

E diferente? Eu sei o que e um remaster, o que e um remake… tu e que parece que nao…

Spider Man PS5: para alem de uma cara diferente do peter parker, tens o que? Raytracing, e 60 fps. (para tua informacao, ter uma pequena melhoria na resolucao, um pouco de iluminacao, mais fps… isto e remaster).

Isto… e a mesma coisa que a Microsoft vai oferecer de graca, pelo programa de retro e smart delivery a jogos com Gears de 2006. Melhor, vai introduzir hdr em titulos Xbox ONE que nunca tiveram o upgrade como Sunset ou Quantum Break. Tudo gratuitamente sem custo adicional.

A mesma coisa que muitos titulos ofereceram na Pro, vide Rise of the Tomb Raider e outros, de forma gratuita sem custo adicional.

Mas ha quem seja comido de cebolada e ainda agradeca por isso… eu nao o vou fazer mesmo que a empresa seja Sony e a consola PS5.

Quanto a dashboard, isso nao foi razao na PS4 e a Xbox demorou 6 anos a entregar algo semelhante.. acreditar em tipos aleatorios na internet leva a crencas dessas… sem sentido.

Uma dashboard nao se copia do nada e a MS levaria pelo menos um ano, ou mais a copiar fosse o que fosse.

Rafael
Rafael
Responder a  Sparrow81
6 de Outubro de 2020 23:55

Precisavam mudar completamente a UI. Só eu que não gosto da atual? Acho horrivel todos os jogos misturados com aplicativos e demais features. Penso que seria muito melhor colocar cada grupo especifico de features na vertical (jogos, aplicativos, configuracoes…etc)e depois ir na horizontal para escolher o que quer iniciar.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Outubro de 2020 17:00

Por acaso altera… e nao , nao e so para os fans. Com o teardown pode-se finalmente saber que hardware esta la, hardware que a Sony ainda nao fechou… ou entao teriamos especificacoes tecnicas no site oficial, tal como temos para a PS4.

Sobre a UI, tambem faz parte da experiencia e a Sony manter segredo… nao faz sentido, nao nesta altura. Primeiro, porque ha design e patentes envolvidos logo nao basta alguem vir e copiar.. segundo, a Sonytem a UI da PS4 desde 2013… e as concorrentes demoraram 3 ou mais anos a fazer de forma semelhante.

Todos assumimos que a UI e uma grande coisa… mas nao sabemos e esconder nesta fase nao tem nada a haver com concorrencia, mas com clientes… ou pelo menos evitar dar mas noticias tao cedo.

Rui
Rui
Responder a  bruno
5 de Outubro de 2020 17:47

Resposta ao medo de copiar o UI da ps5: Essa de copiar dá-me uma certa graça, em muitas situações fraturantes a Sony copiou tanto a microsoft como a nintendo mas enfim estar sempre a relembrar o passado também cansa.

Resposta ao bruno: Não vale a pena estes “despiques” as consolas estão quase aí e depois vemos quem copiou quem e o que e como as consolas se comportam.

Se a xbox for um fiasco ninguém vai comprar e a ps5 igual, simples como isto.

Rafael
Rafael
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2020 0:03

Concordo totalmente. E é doido esse negócio. Ninguem olha teardown de um smartphone, smart watch, tv… qualquer eletronico que seja… ou já pensou se as pessoas antes de comprar um carro, exigissem um teardown?
Só entusiasta curte isso. Estou curioso pra conhecer cada detalhe, más não me influencia em nada a decisão de comprar ou não. Vou comprar logo apos lançamento, pois curto esse lance de ter assim que lançado, além de já ter vendido meu ps4 e estar chupando dedo desde março… longa espera. Apenas ver as primeiras análises para me certificar que não há nenhum problema crônico

Rafael
Rafael
Responder a  bruno
6 de Outubro de 2020 23:45

Estamos novamente em uma nova geração e o pessoal quer que tenha varios jogos exclusivos. Todo inicio de geração é igual, console caro, poucos jogos exclusivos, dúvidas sobre o desempenho e da confiabilidade do hardware. Quem usa a razão, espera um pouco, analisa os pros e contras e compra em uma melhor oportunidade. Quem compra qualquer eletronico no lancamento abre mao de tudo isso pelo simples fato de ser entusiasta ou de querer a “exclusividade” desde o primeiro dia. Nessa geração ainda penso que está bem melhor, pois a retrocompatibilidade permite jogar todo o catálogo desde o primeiro dia.
Teardown e ui não vendem console, e se a sony não apresentar (o que eu duvido, ela vai apresentar, só não sabemos quando), alguem fará. E se tivessem algum problema sério, seria coerente inventar qualquer desculpa e anunciar a prorrogação do lancamento.

Livio
Livio
Responder a  Sparrow81
5 de Outubro de 2020 13:06

Provavelmente queriam fazer igual ao que fizeram com o 360, largar na frente e pensar que a concorrência não estava pronta.

Livio
Livio
Responder a  Livio
5 de Outubro de 2020 13:40

Sabe porque discordo? One X saiu um ano depois, mais potente e em nada alterou a situação do Xbox. Series X foi apresentado em dezembro de 2019, como que a Sony iria lançar um PS5 em 2019 se não havia movimentações a respeito nos meses anteriores? Ou a Sony lançaria o PS5 na surpresa mesmo com o PS4 no seu auge?

Inicio de geração quem sai na frente teoricamente leva vantagem, foi assim com o 360, logo creio que eles queriam fazer isso. Em soma nada se ouvia da Sony em relação ao PS5, enquanto desde a E3 de lançamento do One X a MS já falava do projeto Scarllet, provavelmente apostaram que a Sony tinha planos para somente 2021 ou já sabiam que a Sony iria ter um hardware com menos TF.

Um console poderoso e que quase depois de 1 ano da revelação não tem jogos que utilizem, pelo menos, parcialmente o que o hardware tem a oferecer, para mim a MS optou por queimar a largada e devido a isso está se queimando agora.

E com isso o efeito dominó que fez na Sony foi provavelmente passar possíveis jogos do PS4 (Horizon 2, Spider Morales, GT7) para o PS5, quando viu que a concorrência não vai fazer peso inicialmente em relação a jogos voltou atrás e (re)colocou parte dos jogos para o PS4.

Enfim, são só achismos de uma possível análise da situação.

bruno
bruno
Responder a  Livio
5 de Outubro de 2020 13:48

As duas estao na mesma situacao Livio…

Godfall poderia passar por um jogo PS4. Astro Bot tambem. A unica coisa que eles tem e o selo de next-gen (isto se nao forem anunciados para a PS4 entrentanto), dado que tanto Horizon 2 e SpiderMan MM ja o foram e suspeito que em breve ficaremos a saber que Demons Souls tambem.

Logo criticar a MS por so apresentar retro quando a Sony faz o mesmo mas obriga a pagar pelas melhorias que a MS poe de forma gratuita …. nao faz sentido.

Last edited 4 anos atrás by bruno
Livio
Livio
Responder a  bruno
5 de Outubro de 2020 14:05

Eu não estou a criticar retro no Series X e sim a falta de jogos que utilizem os novos recursos de um hardware anunciado há mais de 10 meses, é o básico de todo novo console na geração. Ou se confiavam somente no Halo??

E reforço que é a minha opinião que a MS quis queimar a largada e levou a Sony junto.

bruno
bruno
Responder a  Livio
5 de Outubro de 2020 14:18

Eu nao escrevi que estavas a criticar a retro… escrevi que estas a criticar a Xbox por so apresentar retro…

E nao sei se tens nocao… mas a MS ja anunciou jogos com raytracing e ja demonstrou o som 3D… em gears.

Livio
Livio
Responder a  Livio
5 de Outubro de 2020 13:48

E se tiver alteração de texto, favor fazer em mensagem complementar pois tinha respondido a uma resposta de 4 parágrafos e , depois de um print de um leitor que me enviou pelo whats, a resposta passou a ter 9.

Por sorte o conteúdo adicional não torna a minha última resposta incompleta.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Sparrow81
5 de Outubro de 2020 18:16

O planejamento certamente era o Halo Infinite que falhou em estar pronto, mas na minha opinião, o upgrade gratuito de Forza Horizon 4 e Gears 5 já fazem um bom trabalho para o período de lançamento. Qualquer outra coisa será esquecida no momento em que estiver disponível Cyberpunk 2077, AC Valhala e COD.
O 360 foi lançado em condição bem semelhante, os jogos de início em 2005 eram muito fracos e ainda teve muito crossgen. A geração começou de verdade no fim de 2006 com o Gears. Acho que dessa vez é até melhor, existem dois jogos ótimos e cheios de conteúdo que estão recebendo upgrade gratuito, e bons jogos multi chegando, incluindo aquele que pode ser o maior jogo da história. Além disso, a tecnologia dos jogos ainda não está em um lugar onde a geração atual parece ruim, como estava na época do 360/PS3. Na realidade eu acho que posso falar de mais de uma dezena de jogos da atual geração que parecem melhores ou pelo menos do mesmo nível que alguns dos lançamentos da nova geração.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Medeiros
5 de Outubro de 2020 21:59

Belíssima passada de pano. Porém, em um comentário só você se contradiz… Se não está num nível bom para next gen ainda, não tem motivo para lançar novo console com jogo velho e melhorias pontuais. SX é o console com lançamento mais pobre da história.

nETTo
nETTo
Responder a  Sparrow81
6 de Outubro de 2020 1:57

Ja ha quem o chame de Retro Séries Box

Last edited 4 anos atrás by nETTo
Andre gt
Andre gt
5 de Outubro de 2020 17:46

Pode parecer nada demais para alguns, mas ter loadings que ficam abaixo de 2 segundos para todos os jogos que já temos informaçoes oficiais é algo incrível na minha opinião…

Kena inicia em 2 segundos
Nba 2k21 inicia em 2 segundos
Godfall respawn em 2 segundos
etc…

A arquitetura do ps5 esta fazendo o prometido, e vai entregar uma experiência com loadings “inexistentes”.

Ja no lado do xsx apresentarem jogos nao otimizados e jogos retros para comparação. Fica a dúvida do porque apresentam jogos não otimizados para mostrar tempos de carregamentos no console? Isso não passa confiança do seu produto. Somado ao fato de nenhum jogo next gen estar rodando no series X… apesar de cumprirem com o quesito retro e algumas melhorias como hdr, mas o principal está faltando, novos jogos.

Mas espero mais informaçoes dos consoles nas próximas semanas…

Last edited 4 anos atrás by Andre gt
bruno
bruno
Responder a  Andre gt
5 de Outubro de 2020 17:51

So saliento que todos os youtubers foram claros que nao podiam mostrar mais…. o que sugere que poderiam se quisessem ou se nao houvesse NDA. Isto para mim tem a haver com o criar impacto.

Andre gt
Andre gt
Responder a  bruno
5 de Outubro de 2020 18:24

Eu entendo, mas esse criar impacto na minha opinião já deveria ter sido feito a um tempo atrás. Não vejo um impacto tão grande mostrarem gameplay agora à véspera do lançamento do console. E também somado ao fato que as pré vendas ja tinham se iniciado, isso poderia ter impulsionado o console e torná-lo ainda mais atrativo. Veremos como ela se sai, assim como o PS5.

Mas fico na esperança de mostrarem algum gameplay de jogos novos e exclusivos antes do lançamento…

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
6 de Outubro de 2020 0:24

Poxa vida, dizer que o Xbox foi “limitado a retro” é ser de uma enorme benevolência.
Porque até onde se sabe, eles não tem um jogo novo ou “semi novo” pra poder rodar no bichão.
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

nETTo
nETTo
Responder a  Carlos Eduardo Santos
6 de Outubro de 2020 1:56

The Medium se eu não me engano já tem demos por aí, mas eu nem sei se eles estão rodando no XSX.

De fato, os únicos jogos a rodarem no console são games ainda desta geração.

Gustavo Hipolito
Gustavo Hipolito
6 de Outubro de 2020 1:19

Desculpem-me se pareço empolgado demais, mas tanto o PS5 quanto o XSX parecem ser obras de engenharia muito bem executadas. E ainda não sei por que tem pessoas que leem as noticias e ficam receosos, consoles não são o bem de consumo que você compra em um ano e trocam no outro, são produtos feitos para durarem no mínimo 4-5 anos. Como ha pessoas que se preocupam tanto com o Line-up inicial, sendo que terão no mínimo 4-5 anos de lançamentos regulares. Na minha opinião um console é um investimento de longo prazo. Entendo que as pessoas estão preocupadas com o nível gráfico apresentado consoles ate agora, mais sinceramente o GamePlay de Ratchet And Clank Rift Apart é incrível, as mudanças de geometria de um nível pro outro, a velocidade de transição a quantidade de partículas, NPC’s reagindo ao mundo, Ray Tracing, cara como que tem gente que não achou isso impressionante?
Lembrem-se é uma maquina de 500 dólares, não é um PC onde só a placa de video custa 800 dolares, eu nem imaginava que os consoles viriam com o Zen 2.
Então vamos ter calma, essa geração promete e muito. Não vejo a hora de uma Naugthy Dog ou a Turn 10 ou a Santa Monica…. Temos uma grande geração a frente.

Gustavo Hipolito
Gustavo Hipolito
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2020 0:36

Entao Mario, se prestarmos bem atenção é de se impressionar sim as especificações dos consoles se fossemos nos pegar apenas no valor pago para adquiri-los. São tecnologias de ponta com o que ha de mais avançado em termos de arquitetura tanto no CPU quanto no GPU, e ainda tem gente reclamando… Como eu disse entendo quem esta, frustrado com o visual dos jogos crossgen e até os gráficos dos exclusivos, mais olha os gráficos de Kill Zone Shadow Fall, e olha os graficos de The Last Of Us Part 2 a evolução é notável, vi pessoas dizendo que não tiveram o efeito wow nas apresentações dos jogos de nova geracao, mas esquecem que o efeito WOW causado pela geração PS4/XONE, foi com certeza causado por que os jogos de consoles finalmente se alinharam com as tecnologias gráficas atuais. A sétima geração foi uma geração que durou 7-8 anos, com projetos de Hardware de inicio/meados dos anos 2000. Nessa geração que inicia continuamos alinhados com o que ha de mais avançado em termos de tecnologia. Então sim estou animado com a nova geração e não vejo a hora de poder experimentar as novas experiencias que grande estúdios, estúdios que levam a serio os jogos, não essas coisas que tentam empurrar afirmando que são jogos.

marcio
marcio
Responder a  Gustavo Hipolito
6 de Outubro de 2020 12:41

Concordo, deixando specs um pouco de lado, varemos o que o studios vão fazer, o diretor da gearsbox disse que esse sera o maior salto geracional…
https://meups.com.br/noticias/gearbox-salto-geracoes-ps4-ps5-maior-visto/

Rafael
Rafael
Responder a  Gustavo Hipolito
7 de Outubro de 2020 0:14

Também não tenho preocupação quanto a isso. A CPU vai trazer possibilidades que foram pouco exploradas na atual geração e o ssd vai trazer uma nova experiencia… fico pensando no fifa, que parece um parto pra comecar a jogar, vamos apertando X pelo menos umas 6 vezes e aguardando telas e mais telas até finalmente comecara jogar.
Não imaginava que veríamos especificações tão boas como essas. Queimei a língua e desdenhei do ssd até pouco tempo atrás pois via nele apenas tempos de loading menores, mas vai muito alem disso, conforme já tanto explicado e exemplificado pelo Mario. senão tanto sony quanto microsoft teriam apenas colocado um ssd comum com 2 teras. Teremos jogos sensacionais, só ter paciência.

error: Conteúdo protegido