Days Gone está a ser um sucesso de vendas.

O jogo está em nº 1 pela terceira semana consecutiva no Reino Unido, e no Japão bateu já as vendas de jogos como God of War 4, Detroit: Become Human e The Last Guardian.

Nota: O artigo que se segue não pretende comparar Days Gone com qualquer outro jogo. No entanto a comparação com State of Decay 2 aparece como natural, não na perspectiva de comparação directa das qualidades de ambos os jogos, mas sim pela forma forma como dois jogos com estilos semelhantes foram avaliados de forma semelhante pelos Media, apesar de uma recepção completamente oposta por parte das pessoas que os adquiriram.

Torna-se incrível como as opiniões dos media é cada vez mais distante das apreciações do público em geral.

Para percebermos isso, podemos ver que atualmente Days Gone tem uma média de 71 pontos obtidos como média de  101 avaliações de critica especializadas, registadas pelo Metacritic, mas conta com 81 pontos em 2628 avaliações de utilizadores.

Até aqui nada de novo, a disparidade que se nota aqui até nem é nada de anormal. O que já se revela anormal é quando percebemos que a mesma critica que avalia Days Gone com a média de 71 em 1010 avaliações é a mesma que deu uma média de 66 pontos em 70 avaliações a State of Decay 2. E é aqui que reside a diferença, pois nesse jogos a média dos utilizadores para esse mesmo jogo é de 5.2.



Note-se que, como referido inicialmente, não é intenção do artigo comparar estes dois jogos, especialmente por eles serem de plataformas diferentes e tal poder dar azo a especulação por parte dos fanboy das marcas. O que se pretende analisar aqui é a realidade completamente antagónica na recepção do mercado a dois jogos que a critica da especialidade resolveu separar com apenas 5 pontos de diferença. Nesse sentido, qualquer possível reação de fanboys não invalida algo que é uma realidade, sendo que não pode ser por esse motivo que vamos deixar de fazer esta comparação. Fossem ambos os jogos da mesma plataforma e tal não seria um problema para ninguém, e sendo assim, porque motivo a situação deve ser aqui vista com outros olhos? Somente quem quer procurar aqui mais do que o que se pretende analisar é se queixará!

Acima de tudo que fique claro que nem sequer pretendemos pronunciar-nos sobre a qualidade de nenhum destes dois os jogos, pois nenhum dos dois foi jogado por nós, e como tal não não entendemos estarmos habilitados a fazer qualquer comparação. O que será abordado será, isso sim, aquilo que foi a aceitação da critica e as avaliações de quem comprou estes dois jogos. E por haver da critica uma semelhança na avaliação e na avaliação de quem comprou o jogo uma recepção nada comparável dos dois jogos, a situação merece análise. Num dos casos os compradores do jogo avaliam-no com uma média de 8.1, o que define o jogo como de qualidade média alta. No outro os utilizadores avaliam-no com uma média de 5.2, um jogo que passa à justa os limites do aceitável, um jogo mediocre e completamente mediano.

No entanto, no que toca à critica especializada, a diferença na média de avaliação destes jogos é de apenas 5 pontos, 71 para Days Gone e 66 para State of Decay. Perante uma avaliação tão semelhante, e uma aceitação tão diferente, algo nestas críticas falha em se aproximar daquilo que é a aceitação e desejos do mercado, atirando a sua credibilidade para as ruas da amargura.

Convenhamos que o jogo está longe de ser uma das maiores obras primas da Sony, até porque ele nunca o tentou ser. Trata-se de um jogo criado pela pequena Bend, uma First Party de menor escala da Sony, que fez aqui um grande esforço pela criação de algo que se assemelha a um jogo AAA. Mas no entanto esta é a primeira aventura da Bend no domínio dos jogos AAA, e por isso não é de estranhar se a sua avaliação reflectir isso mesmo, pelo que não é de se ficar escandalizado por este jogo não ter um 9 ou um 10.

Agora das restantes notas, qual deve ter? A critica entende que ele apenas se distingue em 5 pontos de State of Decay. Já o público em geral entende que estes jogos não são comparáveis e separa-os com 29 pontos de diferença.

Infelizmente nas análises da crítica especializada percebe-se que esta entra por caminhos que não devia, e que o jogo acaba penalizado perante a comparação da sua qualidade com o nível dos jogos AAA anteriores da Sony. Mais caricata ainda é a critica referida de que este jogo possui um tema já demasiadamente explorado, como é o caso dos Zombies, algo que nunca foi referido em análises a títulos anteriores e nem  à bem pouco tempo atrás, quando Resident Evil 2, com a mesma temática, foi avaliado e obteve uma excelente recepção da crítica. Será que Resident Evil 2 foi uma gota de água? É pouco provável, especialmente porque o copo do lado da PS4, a nível de jogos de Zombies não estava cheio da mesma forma do que do lado da Xbox que podia contar com  pelo menos mais um jogo do género como exclusivo. E ele é exactamente State of Decay 2.



Agora certamente irão aparecer comentário que referem: “Mas o que valem as votações dos utilizadores no Metacritic? Qualquer pode votar ali e deturpar toda a realidade!”

Sim, é certo, e em certos casos esse argumento poderá ser válido. Mas neste caso temos as vendas que comprovam que as votações dos utilizadores são realmente mais próximas da reacção geral do mercado do que as próprias avaliações da crítica especializada.

Vamos então ver o historial de ambos os jogos.

State of Decay 2, é avaliado com 66 de média pela critica especializada!

O jogo estreia-se, alcançado o nº 2 das tabelas de venda no Reino Unido, tendo desaparecido das mesmas logo depois.



Days Gone, é avaliado com apenas mais 5 pontos dados pela mesma crítica, ou seja 71.

O jogo entrou para número 1, onde se mantêm há três semanas, tornando-se o jogo mais vendido do mês, e em apenas 5 dias. Mais do que isso, apesar de ter vendido menos que God of War e Spider Man, o jogo teve no Reino Unido, o maior lançamento registado até ao momento em 2019.

É muita diferença para um jogo que a crítica apenas separa com 5 pontos, mas já não seria nada estranho para um jogo que quem o comprou avalia como 8.1 face a outro avaliado como 5.2. É efectivamente algo de muito curioso, e daí este pequeno artigo sobre o assunto.

No Japão a situação é ainda mais flagrante, sendo que o jogo é dos exclusivos PS4 melhor sucedidos de sempre, batendo God of War 4, Detroit: Become Human e The Last Guardian e encaminhando-se para Bater Uncharted 4, o jogo que mais vendeu até hoje neste território, estando à duas semanas no primeiro lugar do top dos mais vendidos. Como comparação, State of Decay 2 vendeu 177 mil cópias a nível mundial na primeira semana! Days Gone vendeu 114 Mil cópias só no Japão na primeira semana!

É certo que estamos a falar de um alcance diferente para ambos os jogos (base de utilizadores alcançada), mas o certo é que State of Decay 2 tambem custava apenas 30 dólares, ao passo que Days gone custa 70. Daí que claramente há uma performance bem diferente face ao jogo concorrente. E aqui nem está em causa os jogos em si, mas sim o facto que a critica os distinguiu com apenas 5 pontos de diferença… Daí a questão: Será que a crítica é mesmo má, ou haverá algo mais que pode estar a deturpar avaliações?



Talvez seja é a altura alguem começar a avaliar quem avalia, porque há muitos websites que pelos vistos não conseguem avaliar um jogo como deve ser.



error: Conteúdo protegido