Os processadores Intel tem vindo a ser inundados com problemas diversos, derivados de mau fabrico. E os dados que apareçam nestes processadores serão permanentes.
Os processadores de 13ª e 14ª geração da Intel tem vindos a ter problemas de aquecimento e falhas. A Intel inicialmente referiu que o problema era causado por voltagem excessiva e prometeu um patch que resolveria o problema. Mas o certo é que o patch pode não ser a solução! Estes processadores possuem problemas que podem levar a degradação do silício, e os danos que eventualmente apareçam serão permanentes.
Neste sentido a atualização das bios das motherboards é essencial, no sentido de proteger os processadores, o que poderá ter consequências na performance dos mesmos.
O certo é que a Intel não vai recolher estes CPUs, mesmo com o problema a ser bem mais grave do que se pensava no inicio, com todos os CPUs com um TDP de 65 ou mais Watts a serem afetados (felizmente o Intel do meu portátil não é afetado). O problema não é garantido que afete todos os processadores, mas o patch da Intel é recomendado ser usado, especialmente se ainda não houve problemas com o CPU.
O que choca mais no meio desta recusa de fazer um recall é que a própria Intel não garante que o seu patch resolva todos os problemas, pedindo a todos que, depois do patch, e com problemas, contactem o suporte a clientes.
Uma coisa é certa, se já tiveram problemas de estabilidade, o mais certo é o CPU estar já afetado e sem resolução para o problema!
A data de lançamento do Patch para todas as marcas e Bios de motherboards não é ainda conhecida.
Eis a lista dos processadores mais afetados:
- Core i9-14900KF
- Core i9-14900KS
- Core i9-14900K
- Core i7-14700KF
- Core i7-14700K
- Core i9-13900KF
- Core i9-13900KS
- Core i9-13900K
Uma vergonha para a Intel. No entanto esta acaba de anunciar que, para quem tiver problemas, vai estender a garantia destes processadores em mais dois anos.
Um absurdo – sabendo que há um defeito fabril de qualidade e projeto, e que falham os mecanismos de proteção do próprio processador – não chamem os clientes para um recall. Embora como pareça um problema estrutural em todos os processadores hi-end fique difícil saber pelo que se substituiria.
Uma pena que a corrida por performance tenha terminado nisso, projetos que abusam de energia que estrapolam as características estruturais do próprio componente, degradando-o, sendo por isso um produto que não entrega o prometido de forma consistente. Pra piorar a falta de melhora, ou grande atraso na litografia da intel dificulta ainda mais a coisa toda impedindo uma grande melhora possível nos tdps.
Sabe-se lá que método a intel vai dar a isso, se limitando ainda mais os clocks superiores ou sabe-se lá o que, o certo é que a suspeição de se estar com uma bomba relógio na mão, por quem comprou um desses processadores, vai pairar no ar a qualquer pequeno travamento ou engasdo no seu computador. Pra complicar, as ações da empresa não inspiram confiança, o que pode gerar a perda de clientes a curto e médio prazos. Uma pena a escolha burra da Intel, pois confiança, uma vez quebrada, é difícil de se reconquistar.
Acho que a Intel vai pagar para ver. Sai mais barato investir em marketing e advogados para encobrir o problema do que recolher todos os processadores do mercado.
Se prestar atenção nas mídias sociais, verá que houve uma explosão de influenciadores dizendo que o problema não é tão grave assim. Deve ser pura coincidência.
Concordo com a lógica de empresas que apostam no menos custoso financeiramente, mas quem comprou um processador desses não vai esquecer fácil, se tiver problemas, e estes não parecem tão incomuns. Acho burrice apostarem na técnica do “no futuro a gente vê como fica”.
Mas aí é onde entra o acesso a informação. Quantas pessoas vão saber desse problema? Vai atingir a galera entusiasta. O resto vai sofrer e nunca vai descobrir.
Boas.
Pior pra mim, pois acabei de montar um novo PC com um i5 14600k. Já comprei 10 seringas de 1g de pasta termica para manutenções e acompanhamento. Apesar do i5 não estar na lista de mais afetados, possui tdp de 125W.
PS. Não consigo acessar a página pelo Chrome. Acessei agora pelo Firefox.
Porque motivo não aceder pelo Chrome?
Limpa caches e histórico de navegação.
O problema fica recorrente em alguns navegadores, Mário, resolve, mas depois volta a acontecer. Atualmente o Opera é como tenho acessado seu site, pro resto continuo usando o mint que é mais leve mas dá problemas com o PCManias. Aí, ficar limpando os cookies é chato.
Não percebo porque volta. O problema tem de estar no chrome.
Mas voltando, limpa só as últimas 24 horas.
Pessoalmente uso o Chrome e não tenho problema nenhum.
Pode ser o celular.
Acabo de acessar pelo Chrome no novo pc e abriu.
Como dei a conhecer, alterei a estrutura de cache interno da página. Preciso que quem tinha problemas reporte se resolveu.
Achei que era só comigo. Hauaua
Só consigo acessar usando modo anônimo. Já fiz limpeza de cache e até volta a funcionar mas depois para.
No PC novo abriu.