Os dados são obtidos de drivers oficiais, e respondem às questões sobre um possível sobre-aquecimento da PS5 e sobre se a Sony faz overclock para responder à Microsoft.
Uma preocupação de algumas pessoas é se a PS5 poderá realmente suster a velocidade de 2.23 Ghz. Há aliás mesmo quem diga que a Sony alcançou estas velocidades de uma forma desesperada para tentar não ficar muito atrás da Microsoft.
Mas graças a uma pesquisa nas drivers AMD sobre o RDNA 2, o que se sabe agora sobre ele é o seguinte:
GPUs Navi 21 – 80CUs, maxing out at 2.05-2.2GHz = 21-22.5TFLOPS
GPUs Navi 22 – 40CUs, maxing out at whooping 2.5GHz = 12.8TFLOPS
GPUs Navi 23 – 32CUs, with not yet power tables-driven frequency; apparently this one comes later after 21 and 22.
GPUs Navi 31 – 80CUs with identical configuration as Navi 21; possibly just place holder data?
* Van Gogh APU – 1 SA with 8 RDNA CUs = 8 CUs
* Rembrandt APU – 2 SAs with 6 RDNA CUs each = 12 CUs
O relevante aqui é que todos os GPUs RDNA 2 indicados com velocidades máximas, alcançam valores acima dos 2 Ghz.
O Navi 21, que alcançará os 80 CU poderá atingir velocidades entre os 2.05 Ghz e os 2.2 Ghz.
Já o Navi 22, com 40 CUs, poderá alcançar velocidades até aos 2.5 Ghz
Vamos aceitar então que, por estarmos numa fase inicial de fabrico, os valores alcançados de velocidades seriam os menores, ou seja 2050 Mhz em chips de 80 CU e 2500 Mhz em chips de 40 CUs.
Se a Microsoft está a usar um chip baseado no Navi 21, ficando-se por um valor intermédio entre os 40 e os 80 CU por questões de custo, o seu chip poderá alcançar os 2050 Mhz.
Já a Sony parece usar claramente um chip Navi 22 com 36 CUs activos (37 se contabilizamos o Tempest Engine), que poderá alcançar os 2500 Mhz.
E realmente Mark Cerny referiu que o chip poderia dar mais, mas que foi capado nas performances porque acima da velocidade de 2230 Mhz o chip quebrava a lógica.
Basicamente isso quer dizer que a PS5 está com uma diferença de velocidade de aproximada 12,1% face aos 2.5 Ghz de performance máxima que este chip pode alcançar. (2230*1,121=2499,83 Mhz)
E curiosamente, esta é mais ou menos a mesma diferença da Xbox face aos 2050 Mhz! (1825*1,121=2045.825 Mhz)
Coincidência? Talvez não! E ambas as marcas poderão ter optado por esta margem por serem chips preliminares e poderem estar ainda com problemas na logica acima destas percentagem de velocidade.
O certo é que estes dados vem claramente dar a perceber que o GPU da PS5 não terá problemas de aquecimento, pois ele estará concebido para poder ir aos 2,5 Ghz. E sabe-se também que não houve qualquer tentativa de resposta da Sony às performances da Microsoft. O seu chip sempre foi pensado para ser assim!
Numa outra nota, eis outro dado revelado:
Navi 22 uses 16 GT/s GDDR6 with a bus width of 192-bit for a bandwidth of 384 GiB/s.
Basicamente a Navi 22 lidará com uma largura de banda inferior à da PS5, à partida não contando com os cache Scrubbers que ainda otimizam o uso da largura de banda, o que responde à questão sobre se a largura de banda da PS5 será suficiente. E sim… perante isto, é mais do que suficiente!
Estes dados levantam mais questoes que aquelas que responde.
Supostamente, a Big Navi e 240W e a Navi 22 e 170W.
Nesse caso, alguem me consegue explicar porque e que a PS5 e a maior consola jamais construida quando o seu APU e ainda menor que o da PS4?
E porque e que estamos perante cooling dos dois lados do PCB (baseado na patente) e no design da consola.
E ainda mais Bruno
Se for verdade a patente do resfriamento por metal líquido
Só sei dizer que a PS5 tem uma fonte de 350 Watts. A Xbox deve ter algo semelhante.
O mesmo da Pro…. logo ainda menos se explica.
Acho que tenha a ver com melhor circulação de ar, para diminuir o volume da ventoinha
Uma caixa maior, dá maior espaço para circulação de ar e invariavelmente mais ventoinhas em velocidades constantes e menores, diminuindo ruído. É meio óbvio na verdade.
Mais ventoinhas nao e uma boa politica no desenho de uma consola. E a caixa maior nao so tem potencial para prejudicar vendas, como tem custos acrescido.
Logo, nao e nada obvio. Este chip nao justifica uma caixa tao grande.. pelo menos ao que parece. Ele sera o mesmo gpu da 5700xt que usa blower. Em tamanho, e menor que o da PS4 original. Que era do tamanho da PS3 slim. E falamos de uma consola que ultrapassa a PS3 fat em tamanho. E a PS3 fat tinha cpu e gpu discretos.
Tá bom, cara. A Sony não sabe nada. Eles fizeram uma caixa enorme sem necessidade e um sistema super integrado esquenta igual um PC.
Palavras tuas, não minhas.
É realmente um mistério o tamanho da ps5, a xbox one fat ainda vinha com aquele trauma em cima do RROD e dai uma caixa enorme e bem arejada.
É que a Series X tem um sistema de board em paralelo mas mesmo que pegassemos na board e a pusemos alinhada num único bloco como sempre foi a ps5 ainda assim seria bastante maior.
Só o teardown vai responder.
Pior fica se tu olhares para a posição da drive e das ligações usb e hdmi na traseira da consola. Depois olha para a motherboard da PS4 ou Xbox ONE.
Na ps5 a Motherboard parece ir desde o fundo ao topo da consola. É enorme.
bruno estava pensando aqui será que esse tamanho todo não seria para a cpu e a gpu ficarem meio que isoladas na placa por causa do calor gerado? digo para não afetar outros componentes mais sensíveis?
Se calhar é por causa da retro compatibilidade com a PS3???
A caixa abre e metes a PS3 fat lá dentro? 😉
Em falar nisso, sobre retro por hardware, esses dias fiquei pensando que provavelmente a Sony precisa de um hardware de PS3 nos servidores para executar os jogos dessa plataforma na PSnow. Então entre meus devaneios imaginei um cenário em que a sony poderia ter um servidor com o hardware de PS5 e anexado a esse chip a RSX e o Cell e seria interessante também a Emotion Engine. Eu pensando aqui, quais empecilhos que um suposto hardware assim teria para ser comercialmente viável? Já imaginou em uma realidade utópico haha que a sony poderia vender uma versão de PS5 premium, com retrocompatibilidade por hardware com outros consoles? Ela poderia ter 3 versões, o PS5 all digital $399 PS5 com leitor $499 e PS5 retrocompativel sei lá, por $699. Sério, seria um sonho, eu juntaria todas as minhas finanças e investiria nessa versão com certeza.
Essa versão de PS5 poderia vir com a cor branca PSone e a logo Playstation como a edição de 20 anos do PS4. Os fãs de longa data ficariam muito felizes com essa versão e seria uma forma de contornar a questão de deixar a fabricação mais cara como era no primeiro modelo de PS3 BC. As pessoas que não ligam para retrô poderiam adquirir a versão sem hardware dos outros Playstation e quem é mais entusiasta pagava essa versão, poderia até ter mais um plus, com a inclusão de um SSD de 2tb. Eu acho que venderia muito sim.
Digo que venderia muito porque seria um produto muito mais atrativo que um PSone mini ou SNES mini para entusiastas de retrogame e com um SSD de 2tb poderia atrair quem buscasse mais armazenamento. Mesmo que fosse um produto mais caro compensaria pelo valor agregado.
também estou curioso.
sabe q eu ainda não acredito na historia de 80 CUs?
inclusive levando em consideração o que o Mario já falou aqui que depois de 64 CUs os ganhos são muito baixos.
sabe o que eu andei pensando?
e se a AMD mandou “80CUs RDNA2” para quem monta placa, AIB, como parâmetro para consumo e dissipação de calor e todo o resto onde pode haver vazamentos? Mas na verdade 40 CUs RDNA2 rendem mais ou menos o mesmo que 80 CUs RDNA1 em desempenho e em consumo/dissipação?
isso explicaria pq o PS5 com 36CUs tem tanto cooler.
so que no SX iria ficar meio complicado… sera que pq o SX usa clock super “baixo” para RDNA2 e por isso dissipa menos calor que o PS5?
E se a BIG navi for uma GPU de 52CUs com 2.2Ghz de clock?
Não ia ser tão estranho assim, afinal console em média usa GPU MID-HIGH, se a RDNA2 top for 80 CUs e o MID for 40CUs 2.5ghz 13TF acho que ai os consoles seriam LOW-MID então de GPU.
PS5 seria uma GPU 6700 da AMD com clock de 2.23ghz versus 2.5GHz no PC, corte de ~10% no clock
SX seria uma 6800 com corte de 35% do clock
big navi não é 80CUs 2.2GHz, é 54CUs 2.5GHz e essa seria a 6800XT, com 6800 52CUs 2.2ghz.
6700 36CUs 2.2ghz
6700XT 40 CUs 2.5ghz
6800 52 CUs 2.2ghz
6800XT 54 CUs 2.5GHz
Ainda sobraria 6900 com 60CUs e 6900XT com 64 CUs, uma com 2.2ghz e outra com 2.5ghz.
Bom, no fim essa minha teoria só tem sustentação nisso que vc falou sobre o Calor gerado no PS5 e o fato que eu gostaria que PS5 e SX fossem MID-TOP e não LOW-MID como está parecendo por esse vazamento.
Essa série RX 6000 aparenta ser bem parrudinha. Há leakers que dizem que a big Navi alcançará a série 80 da Ampere (o que já é bom pois a rx 5000 ficou a par da série 70 da Turing); quanto ao Ray Tracing, se não ao nível da Nvidia, deverá ser bem difundido e optimizado por conta do Xbox e Ps5 utilizarem a mesma tecnologia. Uma coisa que aparenta é que essas gpus “ainda” utilizarão gddr6 padrão, e por isso, num curto período com memórias gddr6x (20gb.s vs 14 ou 16 gb.s) poderão ir além, com um refresh.
Nao acredito nisso…. mas espero estar enganado.
Na RDNA1 a AMD apenas conseguiu emparelhar com a Turing. Veremos.
O poder computacional bruto (TF) da Turing frente a RDNA 1 é bem próximo, só que Turing frente a Ampere há uma perda, vide rtx 2080ti (13TF) está bem próxima da rtx 3070 (20TF). Eu sei que arquitetura é muito mais que TF, é tecnologia, arquitetura, concepção diferentes, só que a AMD é clara em dizer que a rdn2.0 terá um ganho de arquitetura. Com toda minha limitação de conhecimento em tecnologia, ainda assim fica meio ilógico que caso a AMD venha com uma gpu de 22TF, esta fique a par com a 3070 (20TF), EM DESEMPENHO BRUTO, SEM RAYTRACING, pois aqui há uma incógnita. Mas como eu falei, anteriormente, mesmo que o Ray Tracing AMD seja de menor qualidade, ele será mais amigável e poderá ser a concepção base da nova geração, visto que tanto o PS5 quanto o Xbox Series utilizam a arquitetura.
A AMD não precisa de 22 TF para fazer frente às Ampere… O RDNA 1 era muito próximo das Touring, e o RDNA 2 deve-o passar.
Nesse sentido se 13 Tflops Touring são equivalentes a 20 Ampere, um GPU de 18 Tflops da AMD fazia miséria junto da Nvidia.
E o Ray Tracing do RDNA 2 está a revelar-se bem mais versátil que o da Nvidia.
Você sintetizou com poucas palavras o que eu não consegui tentar explicar Mário kkkkk.
É justamente isso; caso a Big Nave seja 80Cu e 2Ghz + (há bons indícios que assim seja), será uma placa de 20TF para mais, sendo superior a RTX 3070, alcançando um patamar próximo ou + da RTX 3080( há um gap enorme entre as séries 70 e 80 atuais).
Discordo de você sobre a Amd não precisar de 22TF para bater de frente com a Amprere; ela precisa sim kkkkk.
Pois pela falta de concorrência nos últimos anos a Nvidia subiu absurdamente o preço das suas placas, só observar ali na passagem das Pascoal para as Turing, que para muitos foi injustificável. Veja que a 1080Ti teve preço de $699, ao passo que a RTX 2080Ti foi de $1199,90 no lançamento; um absurdo, e mais absurdo ainda é achar que $699 é um excelente preço pela rtx 3080 de 10GB, como vejo alguns comentarem em fóruns. A Nvidia tem muita margem nessas placas (opinião pessoal, e baseado no que leakers dizem que o lucro das high ends são bem maiores ), e o sucesso da AMD pode quem sabe, tirar $50 já no mês que vem, por exemplo.
Existe uma particularidade quando se coloca código antigo em uma nova arquitetura que supostamente não tem gargalos, é que muitas vezes o software não é otimizado para distribuir a carga adequadamente e uma boa parte do novo hardware é subutilizado. Isso pode levar a percepção de ineficiência, mas é a aplicação em execução que pode ter atingido seus limites. No caso das GPUs de PCs onde o driver faz a interface entre o sistema operacional, a API e o hardware, é necessário otimização. Se você apenas pegar código antigo e lança em hardware mais poderoso, os resultados tendem a ser abaixo do esperado. Quer um exemplo fácil de compreender?
Retrocompatibilidade do Xbox. Muitos jogos criados em motores escaláveis tem aumento gratuito de desempenho, muitas vezes saindo até de 30 pra 60fps, sem qualquer correção ou interação do dev, mas o desempenho dificilmente é sustentado, pq é so força bruta, nenhuma otimização do software em relação ao hardware.
Não leve em consideração os benchmarks iniciais da Ampere, com o passar do tempo, deve ser um estrondo perante a concorrência. O mercado que a AMD luta agora é o de baixa e média gama. Eles irão brigar até a RTX3070, a 3080 e a 3090 não terão rivais no mercado, mas também são de nível entusiasta. Os jogos serão criados em torno do conjunto de recursos das GPUs destinadas à faixa de 1080p, que muitas vezes são GPUs que dão conta de 1440p também. Hoje é a RX5500XT da AMD, e a GTX1660 da Nvidia. Não sei como a NVidia vai atender o mercado com a ampere, mas a RDNA2 deve ter uma GPU de entrada pra substituir a RX5500, e talvez a nvidia tenha uma versão ampere de entrada, com capacidade minima de RT, ou uma Turing rebatizada. Essas GPUs 3080, 3090, não farão nada além de bater recordes de resolução e frame rate.
Por isso é que eu referi num comentário aquilo que pode parecer um contrasenso.
Que Ratchet & Clank é um jogo de nova geração pelos efeitos novos que introduz e que o tornam superior ao apresentado no filme,mas que, como todos os jogos no lançamento é ao mesmo tempo um jogo Cross Gen.
Pura e simplesmente não houve tempo para se ajustar os motores para se optimizar em para o novo hardware e o que estamos a ver actualmente são jogos PS4 melhorados a usar força bruta.
Mas eu às vezes esqueço como as pessoas podem ser ignorantes acreditando que já todos estão dentro de um contexto realista…
Nesse aspecto agradeço este comentário.
O problema do argumento da lei Ahmdal e que ela valida… para uma determinada arquitetura e pelo que li, e valida para codigo nao optimizado = codigo PC, onde ninguem pode controlar scheduling dada a variedade clocks, nucloes e memoria.
Os ganhos serao definidos pela capacidade da arquitetura em distribuir tarefas. Na GCN o limite estava nas 64 CUs (e mesmo para essas ja havia problemas…) na Fury e vega e r9 295×2.
Com uma nova arquitetura, nao se pode supor nada. E a RDNA e uma nova arquitetura, com capacidade e hardware especializado para mais que os gpus anteriores (Ray tracing, primitive shaders).
So o RT, que ao que parece e implementado ao nivel da compute unit utilizando uma unidade TMU, geralmente requer a renderizacao da cena de forma individual e depois a dusao dos efeitos. E so isto… poderia justificar a duplicacao do hardware.
A questão dos ganhos deixa de se por Deto. Porque tu não tens mais que 64 CUs em paralelo. Na realidade os 80 CU são apenas 40… Eles são é Double CU. Ou seja, tu não aumentas o número de processadores a processar em paralelo. Tu colocas é cada um dos processadores a dividir o seu trabalho com outro. Ou seja, não acrescentas mais paralelismo, metes é paralelismo nas partes intermédias que antes não o tinham
Desculpe a minha ignorância, mas o que significa exatamente ‘quebrar a lógica”?
Em computação os cálculos devem ser ordenados pelo controlador.
Simplificando, imagine uma CPU ou uma GPU como uma sala com 50 alunos, eles juntos irão fazer uma conta, todos devem somar +2, e no último aluno vc terá um total 100.
Agora se aumentar a velocidade que os alunos fazem esta conta (clock), chegara um momento em que um aluno não terá o resultado do anterior, e por consequência o resultado estará errado.
Isso é a lógica em computação, os componentes tem que ter tempo para fazer os cálculos pois dependem dos resultados de outros componentes, se não fosse isso já terias CPUs com clock de 10Ghz.
Interessante, se por acaso o PS5 trabalhasse com a CPU em 3.7ghz a GPU não conseguiria alcançar os 2.5? Como não conheço esses detalhes, posso estar dizendo bobagem, mas penso que seria muito interessante, pelo menos teria uma distância bem menor em relação ao XSX e com um sistema de I/o mais eficiente a Sony poderia colocar o PS5 acima do XSX.
@Hiago eu não sei quantos anos vc tem…(pah só estou supondo que és um adulto)… Então numa analogia a um carro:
Um motor 1.4 turbo 140cv é um excelente motor…
Mas um motor 2.0 150cv é melhor!
O que tens de entender é que Sony não tem de acompanhar a Microsoft.
A Séries X é mais potente, e pronto.
As velocidades de relógio são escolhidas baseadas nos consumos energéticos e dissipação térmica, bem como na sincronia dos sistemas. A ideia é criar um sistema equilibrado a nível de performance, consumo e térmica das partes.
De uma forma simples, para se perceber.
Numa analogia imagina uma máquina em que as peças se movem de forma coordenada sendo que apesar de as peças A e B serem móveis e andando pelo sistema, sabemos que a peça A está sempre sobre a B a cada X segundos.
Quebrar a lógica acontece quando os sistemas aceleram a um ponto que a sincronia entre as partes se perde, e a sincronia do funcionamento deixa de se dar.
Muito legal ler esse artigo, tranquiliza os fãs e quem vai comprar no lançamento, torço muito pra que nenhum console tenha problemas, seja só diversão pra todos
talvez PS5 seja 2.2ghz e não 2.5ghz pq é uma APU.
As consolas tem geralmente clock menor que o GPU presente no mercado, nao so por ser APU mas pelos outros componentes da caixa fechada.
É um APU ou um SOC???
Deixo a pergunta no ar…
Soc com APU? Soc com CPU mais gpu? O complexo IO foi feito a 7ou a 12 nm?
Muitas questões no ar..
vc fala SOC pq os antigos rumores(aqueles iniciais) apontavam que o PS5 teria GPU e CPU separadas?
E porque o mark cerny na conferencia de maio nao se refere nunca a APU, mas a SoC.
Já nem me lembrava dessa!
Bruno qual a diferencia de SoC para APU ?
Do ponto de vista da engenharia os termos não estão bem definidos para serem verdadeiramente distintos. Mas um APU normalmente é um CPU e GPU num só silicio e integrados. Um SoC ou system on a chip é mais completo e possui outras coisas.
Dado que o sistema de I/O está presente no silicio, ele é mais um SoC que um APU.
Mas como disse o termo não é bem definido e há quem considere os dois a mesma coisa.
SOC – System on chip.
APU – unidade de processamento acelerada
Pelo nome, APU é apenas uma CPU com GPU ou outro componente integrado dedicado a acelerar algo.
SoC seria um sistema inteiro em um chip.
Suponho que deveremos ter muito mais componentes integrados no PS5.
Controladores USB, Ethernet, o IO… Provavelmente deve estar todos integrados.
Que eu lembro no PS4 tem chip separado para USB e Ethernet por exemplo.
Acho q é essa a diferença.
Essa definição é a popular… A nível de engenharia um APU é um SoC. Mas é nesse sentido que estamos a falar (sem precisar de ter absolutamente tudo no mesmo chip)
Digamos que uma Unidade de Processamento de Aceleração (APU) inclui pelo menos um coprocessador integrado com o CPU num chip comum ou dentro do mesmo pacote, interligado através de um bus padrão.
Um sistema num chip ou sistema no chip (SoC) integra um conjunto mais complexo de componente do sistema num único chip. Normalmente inclui um ou mais processadores (ou núcleos DSP), memória e interfaces de E/S, etc
Isso é ruim, se der um problema com controlador de rede a solução é a troca da placa inteira.
No PS4 há 3 componentes com ID “casado” entre eles, se fosse necessário trocar a APU terias que trocar os outros 2 componentes.
É ruim de um lado e ótimo do outro. Então não é só ruim… Se visarmos apenas desempenho, quanto mais integração melhor.
Aí me vem a cabeça o que Cherno disse quando assistiu a apresentação de unreal 5 no ps5: Quero ver como é isso, como eles conseguiram… Não é só velocidade, os componentes tem que estar muitos próximos para isso ser possível. Então, ao que tudo indica, o ps5 foi construído pensando em integração máxima de componentes e eliminação de gargalos visando desempenho acima da folha de especificações.
Lembro que o Cerny lá em 2013 se referiu ao PS4 como um PC otimizado, agora as coisas vão além.
Falando no Cherno, ontem eu assisti os 3 Reacts dele da apresentação do PS5, o “Road to PS5”. Bem, eu lembro que na época a ouve muitas criticas, muito por não terem entendido nada do que Cerny explicava. Mas ver um Dev reagindo às aquilo é um negócio totalmente oposto, ele praticamente ficou fascinado com a tecnologia posta no console, e por este motivo que o PS5 tem tantos elogios de devs, o trabalho da Equipe de Cerny visa apenas o desenvolvedor, tudo partiu das conversas dele com uma grande quantidade de devs.
Agora, uma coisa que o user Shinn falou a algum tempo já, começa a ganhar força, não sei se afinal ele está 100% correto, mas já temos alguns jogos exclusivos do PS5 não segurando a resolução 4K nativo, de modo que e devido a frequência variável eu começo a acreditar que isso será uma realidade pro console, a mim isso não vai desabonar em nada o mesmo, até porque diferenciar 2K de 4K apenas no olho é um negócio muito difícil.
Eu prefiro que a Sony opte por colocar as resoluções a 1440p com 60fps e Raytracing do que 4K nativo a 30fps.
Não concluas grande coisa sem veres comparativos com a Xbox. As velocidades variáveis foram criadas para melhorar e não para piorar a coisa, mas como qualquer tecnologia nova, tem de ser posta à prova.
Eu vou esperar para ver como a questão da térmica do Ps5 se sai, pois ainda tenho uma pulga atrás da orelha e quanto ao que falaram nos comentários, não não é óbvio a caixa da Ps5 ser desse tamanho todo apenas para resfriamento por causa de “mais espaço”.
Quanto a AMD ter esses valores tão altos de clock nas placas, ai eu ja não confio nenhum pouco e arrisco a dizer que vai dar problemas visto o meu histórico com placas dessa empresa: 1- Um notebook que comprei com uma placa simples que eu não usava para jogo, queimou a placa de vídeo AMD, o engraçado é que o note ligava na placa intel grafics, mas a outra queimou
2- RX 370 queimou e eu não fazia overclock ou rodava jogos pesados
3- Rx 280 de um amigo meu muito próximo também queimou depois de pouco tempo de uso
Diante disto nunca mais comprei nenhuma placa da AMD ou recomendei para alguém comprar, por isso tenho minhas dúvidas de como fica a térmica dessas placas e sobre o sistema do Ps5 para resfriar.
Como não é óbvio? Isso é física pura. O ps5 é um pouco maior que o PS3 FAT, isso não tem nada de colossal no tamanho como muitos dizem… Uma caixa maior circula mais ar, você coloca mais ventoinhas em velocidades menores e não uma ventoinha grande em velocidade maior. Na verdade faz total sentido, já que estamos falando de um console clássico, onde as coisas estão muito mais integradas e obviamente esquentam mais.
Se a caixa do ps5 fosse pequena, vocês também estariam “preocupados” como pode um clock tão alto com dimensões de caixa tão reduzido, como conseguiram isso, etc!
Não é óbvio, você sabe me dizer como funciona o sistema do Ps5? Quantas ventoinhas tem nele? Você sabe me dizer também como funciona o Air Flow do console? Realmente dissipação de calor é física pura, mas ninguém sabe dizer o que tem dentro do Ps5 para resfriar e ter uma patente não que dizer que esta sendo utilizado no console tem até rumores que apontam que estão utilizando metal líquido, mas ai eu pergunto sem o teardown como é obvio?
E sim eu acho enorme um console maior que o Ps3 fat que já era pelo menos para mim gigantesco, mas isso nunca fez eu não comprar o console. Outra coisa se vocẽ perceber eu separei meu comentário entre Ps5 e placas AMD, pois o PS5 é de responsabilidade da Sony e nela eu tenho mais confiança já na AMD bem depois disso que falei não confio mais na empresa.
Quantas ventoinhas não sei… Mas pela patente uma não é. No mais, é óbvio que um sistema com caixa maior circula mais ar e resfria melhor que uma caixa menor… Ou não?
Também é óbvio que mais ventoinhas em velocidades menores fazem menos ruído e mais eficientes que uma só! Não também?
Sparrow nem sempre uma caixa maior é melhor pois se o ar quente não tiver para onde ir ou o que pode acontecer e se não me falha a memória uma consola já sofreu com isso é a criação de bolhas de ar quente que é também prejudicial.
Sim é verdade mais ventoinhas em baixa velocidade é melhor e faz menos ruído que só uma, mas o sistema de dissipação não funciona só por ela.
E você esta supondo de novo, o que tem dentro do console e ninguém até este momento sabe dizer o que tem lá e como funciona por esse motivo nada é óbvio, pelo menos até termos o teardown que segundo rumores vai ser a partir do dia 4.
Olha as saídas de ar do console… Eles focaram com força no sistema de dissipação. Até o Cerny deixou isso claro… Você acha mesmo que o tamanho não tem a ver com o sistema de dissipação e foi apenas uma escolha estética ou, sei lá, tem um PS4 pro dentro pra fazer a retro? Eu hein
… Haahhaahahahaha
Ninguém está falando o contrário, sim eles focaram com força no sistema de refrigeração, mas ninguém sabe dizer o que tem lá dentro ou se o sistema de refrigeração lida com efetividade.
Já pensou um pro e um ps3 fat para garantir a retro total? Seria incrível hehehe (desculpa não resisti de fazer essa brincadeira)
Vai que tem todos os playstations anteriores dentro. Hahaahahah
Tu tens noção que a ventoinha sozinha ,por si pouco faz…. correto? A ventoinha apenas aspira ar fresco. Ja por isso te disse que o numero nao interessa dado que tens diferentes dimensoes, lâminas diferentes em número tamanho e design com diferentes modos de operação…
Tens noção também que a PS3 continha cpu e gpu discretos, correto?
O que te interessa para além disso é o sistema de dissipação… o numero de placas, tamanho, vapor chamber ou não, etc..
É óbvio que o sistema de dissipação de calor não é só ventoinha, não disse isso. O tamanho do console é porque tem um PS4 pro dentro para fazer a retro! Entendeu? Não tem em nada a ver com dissipar o calor de um sistema super integrado que gera calor maior que no ambiente Pc. 🙄
Entao porque estas tao preocupado com ventoinhas? 🙄
Não??? Eu ainda me questiono como vou meter o elefante em casa! 🙂
No meu caso em minha casa posso abrir as duas portas para ver se consigo colocar ele dentro hehehe já no meu quarto acho que terei que cortar uma das paredes hehehe
Eu já tenho o spot para ela 😉
Uma pergunta Daniel…
Quanto tu comprar o GPU, tu tens o cuidado de ver se a tua PSU tem a amperagem adequada nos rails de 12 volts?
Quanto tu compras o GPU verificas se a tua caixa tem dissipação de ar para arrefecer convenientemente o GPU?
Sabes que montar um PC, qualquer um monta. È encaixar peças e meter parafusos.
Mas montar um PC como deve de ser ainda não é para qualquer um!
Mário eu sempre tive o cuidado de ver se minha fonte aguentava a placa de vídeo e em relação a temperatura sempre foi minha preocupação, pois onde eu moro uma temperatura mais “agradável” é em torno de 32 graus ao meio dia as temperaturas chegam a 38 ou ate mesmo 40 graus.
Quanto as placas ela geralmente operam em idle 40 graus e jogando em 75 o máximo que já vi foi 85 graus.
E em ralação a a meu gabinete ele é bem arejado contando com 2 coolers para tirar o ar quente e 2 colocando ar frio para dentro.
nos meus desktops foi diferente, tudo que tinha nVidia apresentou problemas com gráfica, quando usei ATI e agora AMD não tenho passado por problemas
Uma coisa que tô bem tranquilo quanto ao ps5 é no sistema de arrefecimento… O tamanho das saídas de ar, o tamanho do console e toda ênfase que o Cerny deu na apresentação, não são a toa. Os caras gastaram muito tempo e dinheiro para manter o sistema em temperaturas adequadas e conseguir se manter no clock.
Agora, se alguns acham que o tamanho não é para permitir uma melhor dissipação de calor e tem um PS4 pro dentro do ps5 fazendo a retro, beleza, né?
Absolutamente ninguem disse isso. A unica pessoa que o disse foste tu. So nos questionamos porque uma consola tao grande para um chip tao pequeno.🙄
Se leres a notícia… a Xbox está a aquecer (mas ressalvo que não se fala em problemas). E PS5 não!
E aí está a explicação do tamanho! Boa dissipação do ar!
Boa dissipacao de ar para um chip tao pequeno? Criaram uma caixa daquele tamanho para refrigerar um chip ainda mais pequeno que o da PS4? Foi preciso dupla ventilacao quando o gpu do mercado tem uma ventoinha apenas?
Aos amantes de playstation e rumores, uma Big Nave (80 CUs) poderá sintetizar mais ou menos onde um eventual PS5 Pro (com seus 72CUs, caso exista) poderá chegar, ainda mais com o 5nm (no roadmap da AMD) para 2021/2022 facilitando a possibilidade no futuro. A questão é; o preço poderá ser $599 e pior que isso; imaginem o tamanho da criança, sendo que o PS5 é gigante.
PS5 e XSX são semipersonalizados a partir de Renoir e a AMD já tinha anunciado 75% de eficiência em poder e 25% para a GPU Vega devido a melhorias no Infinite Fabric.
O clock do XSX é devido o limite do die veja por exemplo que 4800U tem 9,8bi transitores e 150mm^2 o XSX tem 15,6bi em 360mm^2. Exatamente +60% size +60% transitores. Então o aumento de poder é absorvido pelo número extra de microtransitores enquanto o chip menor do PS5 põe, 25% para transitores, 25% Power.
E o PS5 é grande pois usa placa única como o PS5 sendo que agora tem mais chips de memória com o SSD. A Microsoft quebrou a placa em duas partes para ocupar menos espaço. Sony não fez pois agregaria custo e complexidade extra.
Isso me lembra da Sega no Mega Drive que construiu uma placa enorme para o Megadrive e dividiu ela, gerou custo e acabou vendendo a segunda parte como Mega CD. É o mesmo com XSX ao passar a controladora para outra placa o custo extra está sendo absorvido com unidades removíveis.
Algumas fotos da PS5 do Neogaf:
https://d3nevzfk7ii3be.cloudfront.net/igi/qPFyKEC2BocPNMTX.medium
Essa imagem é de um PS4 Pro
Esta rodando algumas imagens ditas vazadas do tamanho do Ps5 ao lado do Series X e o negócio é gigantesco, outra imagem que publicaram mostra que o Ps5 tem na realidade 665 gb com o sistema instalado.
Infelizmente não consegui colocar o link das imagens pois postaram em um grupo do face.
Como a Sony vacila hein…. Já poderia ter feito o tearsdown, mas vai acabar vazando tudo pra depois fazer 🤦
Ate poderia ser, Shin, mas placa unica tiveste em todas as consolas ate agora excepto a XsX.
Alem disso, a XsX tem tanto o APU como o SSD integrado na mesma placa. Na outra, tem um chip secundario sem dissipador.
Que a motherboard e grande isso ja sabemos… mas a PS5 nao contem nada que a PS4 nao contenha… com base no que foi anunciado. A filosofia de design sera a mesma… tanto quanto sabemos.
A Unica razao para uma motherboard tao grande, consierando ate que poderemos estar com menos Chips para RAM e considerando o tamanho do SSD na Series X, e um SoC grande, ou varios SoCs separados..
Nao faz sentido ter um chip de 300 mm2, que corre a velocidade que uma placa com dissipacao por ar conseguiu atingir, sem beneficios de arquitetura precise de imenso esforco na dissipacao… Isto quando sabemos que a equivalente PC ainda vai mais longe na velocidade e nao precisa de dissipacao especial.
Algo esta dentro da PS5, algo que nao sabemos.
Quando vejo as notícias sobre o PS5, principalmente sobre as frequências que o console trabalha, e vejo pessoas duvidarem que a engenharia não é capaz de desenvolver um sistema de arrefecimento dimensionado para o console, eu creio que as pessoas não lembram o que ocorreu na 7ª geração de consoles, Sony e Microsoft são responsáveis pelo o que eu creio seja o maior Recall de um produto eletrônico de massa. Microsoft perdeu milhões Sony tbm, as 3 luzes vermelhas (Xbox360)e a luz amarela (PS3), ensinaram duras lições há essas companhias. Creio que a Sony não iria cometer o erro de repetir aquilo de novo, principalmente a Microsoft.
Com a suposta velocidade da Big Navi ser 2.2 Ghz e da equivalente a PS5 nos 2.5 Ghz, a velocidade anunciada sobretudo com o sistema anunciado nao deve criar problemas.
O que parece e que o sistema de dissipacao e um pouco overkill para o chip que e.
Não diria isso… porque os GPUs discretos possuem ventoinhas triplas e uma boa dimensão que obriga a uma caixa com grande capacidade de ar interior.
A ventoinha tripla e so para a big navi. A RX 5700 tinha um design semelhante ao da consola e conseguia chegar aos 2000 mhz sem esforco.
!725 Mhz – Versão OC para gaming
Cada fabricante toma a sua propria decisao de design…
Mas nao te esquecas que a versao oficial da AMD e esta:
E este sistema e muito semelhante ao das consolas…
So digo que a Sony tinha imensas estrategias, desde vapor chamber a ventoinhas maiores e mais silenciosas… e no entanto fez sacrificios no design e no tamanho?
Recordo apenas o design do devkit e a forma como resolveram a dissipacao…
O link ficou inválido… mas essa é a versão não OC, com os clocks de fábrica.
Ela pode aguentar os 2 Ghz… mas aquece!
Uma coisa e aquecer, outra fazer barulho… o problema da PS4 Pro foi o barulho, nao o aquecer (estao relacionados, mas se olhares para a XO e a XsX sabes que se pode resolver um)… se tu estas correto sacrificaram design numa solucao overkill..