O lançamento deste jogo no Gamepass teve altos e baixos.
Os primeiros dados sobre as vendas de COD: Black Ops6 começam a surgir, e os resultados são algo mistos.
Aparentemente a Playstation tem sido quem tem segurado o jogo. As vendas na consola não só mantiveram os níveis de sempre, como, face ao Modern Warfare, até subiram 30%. Isto significa que neste campo a Microsoft não parece ter conseguido um dos seus objetivos que eram levar a que os utilizadores Playstation migrassem para a sua plataforma Xbox.
Do lado da Xbox, apesar de a Microsoft ter falado já do impacto do jogo no Gamepass, esta apenas referiu crescimento no PC, pelo que, pelos dados atuais teremos de presumir que o Gamepass não trouxe nenhum aumento significativo de utilizadores à plataforma Xbox. No entanto ele teve impacto significativo nas vendas, que, segundo as estimativas, caíram em alguns locais em até 66% face aos lançamentos anteriores. A realidade repete-se, e parece claro que o Gamepass está a matar a consola da Microsoft, ao não atrair novos utilizadores, e ao fazer decair as vendas.
Onde parece ter havido algum sucesso foi no mercado PC. Segundo o anunciado pela Microsoft, o número de utilizadores do Gamepass subiu com o lançamento deste jogo (falta saber quanto e se estes utilizadores se vão manter no serviço). Aparentemente essa subida, em contraste com o caso Xbox, não foi acompanhado de nenhuma quebra nas vendas pois o Steam refere registar um valor de vendas dentro do expectável face aos outros jogos da série (uma frase que apesar de tudo é algo ambígua e pouco clara).
Resumidamente o lançamento do jogo no Gamepass parece ter sido um misto de resultados, sendo que financeiramente torna-se difícil de se dizer para que lado a coisa pendeu. No global não correu assim bem pois não houve verdadeiramente adesões na Xbox, apenas no PC, tendo havido queda de até 66% nas vendas da Xbox. Os pontos positivos são o aumento de vendas na PS5 e o manter de vendas no PC.
No entanto, pesando tudo, não podemos ver este lançamento isolado da aquisição por 75 biliões, da Activision, e nesse aspecto, mesmo que no global a coisa possa pender para o positivo, o resultado final fica bem longe do que justificaria esta aquisição, pelo que é, perante o investimento feito, o resultado é francamente negativo, e certamente bem longe do esperado pela Microsoft.
E isto é claro quando falamos na Microsoft, pois da mesma forma que rapidamente vieram dar a conhecer o aumento de assinaturas do Gamepass no PC, se as coisas estivessem a correr às mil maravilhas, estes estariam a dar a conhecer a situação aos 7 ventos.
Eis dados de vendas vindos do Reino Unido, o segundo maior mercado de videojogos, sobre as vendas dos 3 últimos jogos Call of Duty:
Call of Duty: Modern Warfare 2 (2022)
Total de vendas : 833.000 unidades
PS5: 285.000 unidades (34%)
PC: 225.000 unidades (27%)
Xbox: 221.000 unidades (27%)
PS4: 102.000 unidades (12%)
Call of Duty: Modern Warfare 3 (2023)
Total de vendas : 529.000 units
PS5: 242.000 unidades (46%)
Xbox: 136.000 unidades (26%)
PC: 88.000 unidades (17%)
PS4: 63.000 unidades (12%)
Em 2023, como se percebe, as vendas caíram e bastante face ao jogo de 2022, particularmente no PC, Xbox. A quebra da PS4 era expectável.
Call of Duty: Black Ops 6
Total Sales : 450.000 units
PS5: 315.000 units (70%)
PC: 72.000 units (16%)
Xbox: 45.000 units (10%)
PS4: 18.000 units (4%)
Este ultimo jogo mostra um crescendo de vendas na Playstation 5, um novo decréscimo no PC, e uma queda brutal nas vendas da Xbox. A quebra da PS4 era, mais uma vez expectável. O que não seria expectavel era ver as vendas da Xbox a caírem basicamente ao mesmo ritmo das da PS4, que está em final de vida.
Pra nós, é difícil compreender o mercado. O certo é que, com tantos adeptos, se um dia tornar-se exclusivo, poderá arrastar muitos jogadores para a plataforma onde estiver. De qualquer forma, é um problema para os concorrentes, os jogadores sempre vão pra onde os jogos, que gostam, estão.
Off:
Caramba… A Eurogamer citou meu vídeo do Elden ring no PS5 pro. Estou chocado.
https://www.eurogamer.pt/forca-bruta-da-ps5-pro-faz-milagres-em-elden-ring
Parabéns! Fruto do teu esforço, trabalho e talento.
Parabéns, Hildo!
Como sempre te disse, a tua ferramenta é excelente. E é um tipo de informação que ela fornece que as pessoas procuram.
Junto-me nos parabens!
Parabéns Tiohildo
Nada mais que fantástico
Boas.
Parabéns, Tiohildo.
Parabéns. Quando ficar famoso, sorteia uma ps5pro para galera.
Opa, um pros inscritos do YouTube, outros pros colegas daqui, assim, concorro 2x! Lol
Concordo, sou inscrito no YT também!!
Boa ideia.
hehehe … quem dera
Olhaí! Parabéns Hildo!!!
Obrigado pessoal ..rs
Estava com receio que minhas análises estivessem erradas mas depois de ver o review da DF e os vídeos do analista de bits, vi que estavam bem parecidas.
Principalmente pelo Alan wake 2 no modo performance não conseguir ficar a 60 fps na floresta …
Eu questionei se isso era pós Patch, pois não consigo compreender a pro a dar menos que a base.
Mas é que os presets gráficos do modo performance não são iguais. O pro tem o performance dele com presets muito mais pesados e o base outros presets. Basicamente o o performance do pro é o preset qualidade do base que roda a 30.
Parabéns Tiohildo!
Se a MS não falou quanto aumentou de assinantes do GP é porque foi um aumento irrelevante.
Não sei como ainda falam de Xbox! Essa plataforma praticamente já morreu, só respira ligada a máquinas e só! A Microsoft infelizmente matou a consola deles, é um aparelho que não tem atrativo nenhum, sem charme etc, e digo mais, no futuro se a Sony seguir o rumo que tem tomado, a próxima a entrar nisso vai ser ela.