Dados de venda de jogos Playstation no Steam foram revelados

O número de vendas leva a acreditar que, salvo para cumprir acordos existentes, como o da Marvel, a Sony pode ter de repensar toda a estratégia de lançamentos no PC. E se isso não inclui forçosamente o deixar de lançar na máquina, pode implicar o uso de um DRM.

Nota: Os dados desta notícia advêm do Leak da Insomniac.

Convenhamos que um jogo PC ter DRM ou não ter difere apenas no tempo que demora até estar disponível nos círculos de pirataria. E talvez por isso a Sony tem optado por lançar os seus jogos no PC sem qualquer DRM.

Mas isso pode ter de ser repensado, e quem sabe até a política de lançamentos no PC. Isto porque o mercado parece estar cada vez mais a optar pela pirataria em vez da compra. E consequentemente as vendas no PC estão a piorar de dia para dia.

Eis os dados do Steam relativos às vendas de jogos Playstation:



Como se vê, a cada novo lançamento as vendas pioram. Convém tomar em conta aquilo que o gráfico refere, que os jogos lançados primeiro tem mais tempo de mercado, e consequentemente melhores vendas. Mas mesmo assim, as diferenças são significativas demais para ser ignorado que a pirataria aumenta a cada novo lançamento.

Com os jogos lançados a 49.99, e com as vendas paralelas em sites estilo CD Keys a irem abaixo disso, o jogo mais vendido terá gerado receitas de cerca de 100 milhões. Já o pior, terá algo na casa dos 2 milhões.



55 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
29 de Dezembro de 2023 7:41

É preciso agradecer ao Hulst e ao Jim por isso. Não perceberem a raça humana o suficiente a ponto de dar o voto de confiança nesse nível. A Sony perde tempo no PC, embora eu perceba a estratégia, os PC estão voltando a ter boas GPUs a preços atrativos, embora ainda exista o gap dos 2 anos, já estão jogando games da Sony antes dos usuários de PS. O motivo? Existir versão PC em desenvolvimento antes do lançamento no PS5.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Dezembro de 2023 12:34

E espero que sim, Mário, pois não faz sentido se desenvolver hardware próprio e Dev Kits pras depois as firt party entregarem ports de PC nos consoles.

Last edited 11 meses atrás by Juca
Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Juca
29 de Dezembro de 2023 13:02

Fora que o intuito da compra da Nixxes era justamente fazer os ports para o Pc depois que os jogos fossem lançados no console de maneira otimizada.

O que pareceu para mim foi justamente a Sony seguir os passos da Microsoft e isso pode ter repercussões grandes no futuro. De novo essa gestão do Hermen e Jim Ryan tem ido de encontro com tudo que a Sony construiu ao longo dos anos e o que tirou ela do buraco e colocou ela hoje na posição que ocupa.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
29 de Dezembro de 2023 13:13

Playstation 5 vendendo igual água, com expectativas realistas de passar as vendas do Ps4 no mesmo período já no próximo relatório fiscal (mesmo com uma pandemia que parou tudo por quase 2 anos), 3 primeiros anos de PS5 com muito mais conteúdo se comparado ao PS4. Em termos de exclusivos nem se compara.
A geração do Ps5 – até o presente momento – é um sucesso, a gente querendo ou não. Precisamos sair da nossa bolha minúscula para perceber o todo. Tá fraco em first party em 2023, está, mas em exclusividades o Ps5 está dando banho no Ps4 e já é uma geração que dá uma continuidade boa e até melhora o que foi a geração passada. Esses são fatos!

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Sparrow81
29 de Dezembro de 2023 14:07

Sparrow… Eu posso ter me expressado mal, mas eu mencionei acima o futuro, sei que não sou vidente, mas… a Sony já está desenvolvendo jogos no Pc antes dos consoles, se isso não liga em você um sinal de alerta tudo bem.

Outra como eu mencionei não para agora, pois como vc mesmo fala o Ps5 hoje vende que nem água, porém com jogos indo ao Pc e sendo desenvolvidos para Pc e depois console, aos poucos o Ps5 vai perdendo a força veja o que aconteceu com o Xbox nesse aspecto (claro que para piorar eles lançam day one no pc).

E claro que escrevo isso levando em consideração que os leaks são reais, o que podem não ser e eu estar errado. Porém de novo, tudo o que eu falei até em alguns directs esta se comprovando aos poucos.

Você fica muito sentido quando alguém faz uma critica a Sony, parece que alguém desrespeitou um membro de sua família, e gosta de alardear coisas que são fatos de uma maneira unilateral como se uma coisa anulasse a outra. E por vezes com você eu sempre falo a mesma coisa eu não critico a qualidade do Ps5 ou até de jogos, eu critico as atuais políticas da Sony e de seus gestores, desde que começou essa onda de lançar no pc pq as devs querem “expandir sua base”

Por fim peço de novo que não responda meus comentários, é cansativo dialogar com você que só enxerga um lado e não leva em consideração os outros que se opõem ao que você pensa.

Ps: O Ps5 surfa na onda do sucesso do Ps4, eu duvido que se o ps4 tivesse sido uma gen igual ao ps3, o ps5 com esse políticas de hoje conseguiria se reerguer como foi o Ps4.

Last edited 11 meses atrás by Daniel Torres
Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Daniel Torres
29 de Dezembro de 2023 14:24

E eu pensando que era apenas eu que estava tendo este tipo de impressão de uns 3 usuários daqui do site.

Mas outras pessoas também estão tendo.
Eu vi em uma matéria passada na qual reclamei disso com o Mário e alguém me acompanhou em opinião acerca de uma pessoa não por acaso, e agora nesta também acompanha só que com outra pessoa…

Parece que o problema não é implicância minha.

Last edited 11 meses atrás by Saber Sword
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
29 de Dezembro de 2023 14:44

Meu Deus, Daniel. Não
tem conversa mais com vc mesmo. “Vc fica muito sentido e mimimi.” Respondi a vc um fato e vc me vem com essa? Aí vem o fanboy abaixo e já se aproveita de algo pra despejar bobagens e projeções de que sou fanboy e mimimi… que saco isso!

O fato é: Mesmo os jogos indo ao PC, o Ps5 aumentou as vendas e não diminuiu!!! Quando diminui, podemos até discutir sobre isso e ver se e que o PC está roubando vendas da plataforma principal, do contrário é só especulação sem fundamento. Achismo.

Não é questão de ser sentido ou não, o que percebi é que não se pode discordar de você, que aí tu se comporta como um otário, rotulando os outros.

E não, eu não fui agressivo e nem nada com vc. Quem se comportou como um trouxa e não aceitou fatos que coloquei no meu comentário foi você! Obrigado por mostrar aos leitores quem vc realmente é! O cara que julga os outros do que você mesmo faz!

E eu quero que você me mostre o dia que eu defendi jogos no PC! Eu apenas disse uma vez que entendo querer aumentar tar as receitas depois do potencial de vendas esgotado na plataforma, mas não concordo! Pega um texto simples e direto que respondi a você (numa boa) e transforma em algo que não existe! Ridículo! Me julga como fanboy, mas você não suporta quem discorde de você! Mais um fato.

Last edited 11 meses atrás by Sparrow81
Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Sparrow81
29 de Dezembro de 2023 15:02

Olha… estava pensando em não responder, mas…

Em nenhum momento te xinguei ou te chamei de palavras de baixo calão, sobre discordarem de mim vários users incluindo o Mário, já discordaram e eu fiquei calado, pois estava errado, agora veja os termos que você usou comigo e o palavriado que você usa. Tudo bem já captei a mensagem.

Agora eu pergunto a moderação se está permitido xingar?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
29 de Dezembro de 2023 15:44

Eu não xinguei vc! Leia de novo. Falei mais um fato. Não te chamei de otario, falei que se comportou como um! Nai te.xhamei de trouxa, falei que se comportou como um! E isso é fato!

Respondi você de forma educada e tu veio com 10 pedras na mão. Óbvio que ia ter uma resposta a altura.

Ou tu acha que pode responder do jeito que respondeu um comentário dirigido a você e a pessoa tem que ficar quieta? Se tu tá acostumado discutir com quem tem sangue de barata, eu não tô! Cresce! Tu parece um mimadinjo desse jeito.

Last edited 11 meses atrás by Sparrow81
Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
29 de Dezembro de 2023 15:16

O Hermen e o Jim entraram quando Sparrow, você acha que o planejamento da line up inicial do PS5 foi feito por ele, é isso? Não digo que ele não teve acertos, mas, pra mim, são muito mais relevantes aquilo que julgo erros. O Hermen é dono de estúdio, e como tal, defende o interesse desses, não da plataforma. E outra, as coisas também precisam ser vistas no longo prazo, o plantado agora não costuma dar resultado no hoje, a menos que seja uma decisão muito desastrada e irracional. O que vejo da gestão do Jim é rumarem a braçadas largas para PC, querer seu Fortnite a todo custo focando-se em muitas tentativas pra construir o seu, e negligenciando parcialmente tudo aquilo que fez a plataforma um sucesso. Isso não que dizer que ele só errou, mas denota mudanças de posturas que eu, como cliente, não gosto e não acredito serem as certas. Não gosto do PS dependendo de acordos temporários para ter exclusivos, por exemplo. Mas você está no seu direito de olhar só pras coisas positivas, mas o que tem pra se criticar no positivo?!?!

Last edited 11 meses atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
29 de Dezembro de 2023 16:01

Hermen e Jim Ryan entraram em Fevereiro de 2019, a decisão de jogos no PC já vem sendo ventilada desde a gestão anterior e quem queria isso era principalmente os Studios PS. Isso é fato. E é óbvio que várias coisas que aconteceram com o PS nesses últimos anos são decisões do Jim Ryan. Quem sabe tenha pouca influência no que aconteceu no lancamento do console, mas com certeza tem muita influência de 2021 em diante e se mostrou um cara que fez muito mais em termos de exclusividades que seus atencessores. É só pegar o que o PS teve de exclusividades até agora e comparar com o Ps4! Dá até pena do console anterior.

E não, eu não concordo com jogos no PC nem depois de 5 anos ou mais! Acho uma plataforma suja, cheia de gente que está lá não porque gosta de verdade de jogos, mas por oportunismo puro!

É óbvio que o Jim Ryan teve erros. O foco no GAAS por exemplo. Mas como vc levantou, será que era uma decisão só dele isso de focar em GAAS ou era algo que vinha de cima e agora se mostrou ser um tiro no próprio pé? Não dá pra saber tudo, mas não acho que ele geriu mal a plataforma enquanto esteve lá, como muito de vocês acham. Inclusive ele era chefe da divisão europeia desde 2011, salvo engano. Então….

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
29 de Dezembro de 2023 17:40

Eu não acho que ele geriu mal tudo, mas acho que ele direcionou o futuro da empresa pro rumo que eu não gosto. Ele pode ter ganho mais dinheiro pra empresa, pode ter entregue mais exclusividades temporárias, mas nada disso é do meu agrado. Tem acertos, óbvio, mas o futuro com essa ida pra PC, e o anúncio de 12 jogos como serviço, não me inspiram um bom futuro no PS pra mim. Pode até ser que seja bom pra empresa, mas pra mim, não parece. Pra mim, por enquanto, a geração está ótima, o VR me deu um entusiasmo com jogos que eu não tinha há muito, só gostaria era de ver a Sony fazer como a Capcom e por nos seus jogos opção de VR, mesmo que mais tarde. O início deste ano também está legal, 1 remaster que já comprei em pré venda, pois só tinha a versão digital de TLoUs2 e o queria em disco, por ser das melhores coisas que já joguei, o Ronin e o FF7R… Meu começo de ano vai ser excelente. Esperando só o lançamente de Wanderer no VR tb… Fora que meu backlog está bem grande tb. Muita coisa que não joguei e ainda quero jogar. Então, o PS5 está ótimo, mas provavelmente está melhor porque a concorrência é um fiasco. O verdadeiro resultado do Ryan só vamos ver até o fim dessa geração, até uns 3 anos após ele sair, pelo menos.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
29 de Dezembro de 2023 23:09

Eu respeito tua opinião, Juca! E concordo com boa parte dela. Só não acho que o Jim Ryan foi o demônio que muitos pintam. No mais, no dia que o PS se tornar plataforma de jogo bosta de 4 otários atirando em alguma coisa ou joguinhos de celular e deixar single player de qualidade, abandono a plataforma. Não sou escravo de empresa e tenho outras diversões na vida além de jogos.

Deto
Deto
Responder a  Daniel Torres
29 de Dezembro de 2023 14:27

Já usaram a grana eu EU pago para a Sony para compra a Nixxes para dar jogos para jogador de PC…

Mas até pouco tempo atrás era “bom, pelo menos não compromete DEV first party com port para PC”

Agora nem isso dá para dizer mais.

Ficaram arrotando ai que “ia ter uns remasters da Nixxes” e pelo menos sei lá… fazer uns remasters de exclusivos PS3 por ex e lançar na Plus para quem tem PS5… Bloodborne remaster para PS5, eu preferia um remake, na plus day one

Nada de bom veio dessa nixxes para quem compra playstation.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Deto
29 de Dezembro de 2023 15:04

Exato.

Para mim parece que a única compra que valeu a pena foi a Insominiac, pq de resto….

Juca
Juca
Responder a  Daniel Torres
29 de Dezembro de 2023 17:45

Apesar de eu não curtir os jogos deles, acho que a compra da Housemarque também foi boa e merecida, já eram uma second party há muito tempo. Diria que a Bluepoint tb foi uma boa compra pelo remake de Demon Souls, embora estejam calados desde o início da geração e não saibamos o que estão fazendo.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Juca
29 de Dezembro de 2023 18:08

Eu tinha esquecido desses dois kkkk, estava jogando o Returnal e é um bom jogo e me deixou bastante entretido só não o terminei ainda pois estou sem tempo, já a Bluepoint no Remake eu diria que fez o básico e balanceou o jogo corretamente, mas esse silêncio eu gostaria de ver mais coisas originais deles e não remakes, pois talento eles tem.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Dezembro de 2023 14:14

Eu vou ainda passar um pano ai

PODE ser que:

o port foi desenvolvido simultaneamente com o jogo para PS5, e a insominiac tinha mais essa versão feita pela nixxes em simultâneo apenas a titulo de testes e colaboração onde alguma coisa que a nixxes fizesse pudesse ser aproveitada no PS5.

Mas né… continuo falando que tô de olho… Por ex, que disse que spider2 não poderia ter modo gráfico melhor ainda sem RT, com luz fake como sempre foi bem feita que engana, que no final poderia ter aparência melhor?

Mas foi feito com RT obrigatório para lançar no PC assim?

Hennan
Hennan
29 de Dezembro de 2023 11:26

Não culpo a pirataria por tamanho fracasso. Mas a péssima estratégia da empresa. Lançaram vários jogos em um curto espaço de tempo, sem marketing e a fullprice. Sendo que já estavam disponíveis via assinatura. Se o objetivo é vender de verdade, deveriam ao menos repensar o preço.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
29 de Dezembro de 2023 12:39

Se for pra repensarem preço, talvez devesse fazerem isso pros principais clientes primeiro, pois num dado momento os principais clientes podem se sentir trouxas e abandonarem os consoles da marca. Reciprocidade é algo que qualquer tipo de relacionamento sadio precisa e exige em algum momento, do contrário, vira parasitismo, e uma hora, quem é parasitado resolve tomar um anti-parasitário. Então, é preciso entender como funciona a humanidade, e embora muitos possam ser adestrados/evangelizados, revoltas ainda acontecem.

Last edited 11 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
29 de Dezembro de 2023 14:16

Mas o preço já é revisto automaticamente. Alguém paga fullprice no console em um jogo após dois anos de lançamento? A questão aqui é considerar um jogo antigo como novo só porque saiu em uma nova plataforma.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Dezembro de 2023 16:27

Não é nova. Evidente que não perdeu a qualidade. Mas perdeu valor. Ainda mais se estiver dentro de uma assinatura. Pessoalmente não compro jogo após sair em assinatura.

Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Dezembro de 2023 16:33

Evidente que não é nova mais e já depreciou-se com o tempo. E não vale o mesmo que valia a 2 anos.
O fabricante pode se dar o luxo de por o preço que quiser,por sua vez o mercado pode precificar como acha que vale, e dar a satisfação de boicotar a venda.

Last edited 11 meses atrás by Saber Sword
Deto
Deto
Responder a  Hennan
29 de Dezembro de 2023 14:16

Ou dizer “já que vcs não compram, fiquem sem”

Daqui a pouco sair God of War Ragnarok no PC custando menos que na PSN, sendo que eu não comprei

Muito legal eu pagando on line no PS5 tendo que comprar mais caro um exclusivo de playstation que o sujeito no PC.

Hennan
Hennan
Responder a  Deto
29 de Dezembro de 2023 16:35

Mas você está esquecendo de um detalhe. Geralmente os jogos saem antes no serviço. Em relação ao desistir do PC, acho que é um caminho sem volta. Aparentemente as vendas de consoles e games não sofreram e o custo do port é baixo. Logo, por enquanto, a Sony está no lucro.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Dezembro de 2023 16:31

Realmente existe esse problema, mas não sei qual a solução. Ao meu ver o modelo atual está longe do ideal, algo precisa ser feito.

Saber Sword
Saber Sword
29 de Dezembro de 2023 12:30

Isso dai levanta aquela famosa frase pra que um PS5 ? Se tenho jogos dele(mesmo que não de imediato) e do Xbox no PC.
Eu vejo duas possibilidades da nova administração. Ou tentam vedar a barragem que deixaram trincar e vazar alguns jogos para o PC, ou se tornam liberais por completo e deixam ela quebrar de vez.E detonam com o protecionismo do console…
E o PS5 que se vire lutando contra as vendas de PC.
Ah e para fechar, esses jogos venderam mal no PC foi pelo preço, eram jogos já datados em que se cobrou FULL PRICE. É dar tiro no pé.

Last edited 11 meses atrás by Saber Sword
Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Dezembro de 2023 14:42

2 anos ou mais já é datado para full price. E o que impede a Sony de abrir sua própria loja no PC e lucrar 100% em cima de cada jogo ao invés dos 70% da Steam.

O lucro em cima do Hardware de console ou é mínimo ou é nulo. Quando quem sabe é prejuízo.

O lucro está todo no software. E software por software não importa onde é lançado.

A Microsoft já se ligou nisso.
Olha lá, o Starfield como Platinum Sale of the Year na Steam. Entre os 12 mais vendidos do ano. E ainda por cima era um jogo que estava no derradeiro da indústria, o Gamepass.

https://www.eurogamer.pt/starfield-entre-os-jogos-mais-vendidos-na-steam-em-2023

Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Dezembro de 2023 20:06

O grosso do lucro de ambas está na venda de seus jogos e serviços. Ou seja no software.

Deto
Deto
29 de Dezembro de 2023 14:23

Os caras do PC ficam o dia todo, os “fãs engajados” para especificar bem, tipo alex bugaga; botando defeito em tudo no playstation, foi lá o bugaga meter last of us part 1 com “pior port de PC” pq né, para fanboy do PC nunca é o PC que é uma gambiarra, é sempre “todos os jogos mal feitos”

Ai tá ai a Sony com essa publicidade negativa feita por fanboy de PC que não compra e não liga para os jogos dela

Tá na hora deles irem olhar o que está acontecendo com a primeira geração do xbox onde todo mundo já comprou ele sabendo que todos os jogos saem no PC; ver lá como está vendendo bem…

E também observar que caras no PC não gostam de jogos da Sony, compraram apenas o Zero Dawn para hypar e de inveja dos consoles pq “agora eu vou jogar” e depois sair dizendo “não é tudo isso”

Vejo até propaganda de PC onde as fotos de jogos é exclusivo do playstation rodando, é o PC promovendo jogos da Sony ou é jogo da Sony promovendo o PC?

Porque no PC nunca vai ter um jogo parecido com Last of Us ou God of War ou Sackboy, isso eu garanto; mas agora com a Sony portando pra o PC, o PC vai ter.

Sobre vender pouco, não tem nada haver com publicidade, HZD teve pouca publicidade da Sony também.

É pq HZD era novidade e os caras achavam o máximo comprar jogos de playstation para PC.

Juca
Juca
Responder a  Deto
29 de Dezembro de 2023 15:38

Você tem uma maneira meio extrema de colocar as coisas, Deto, mas as ideias postadas por você aí também são percepções das quais compartilho, obviamente que só não as colocaria da mesma forma.
Sei que o videogame e mesmo o PC são coisas relativamente elitizadas, mas não entendo quem gasta rios de dinheiro num PC e finge que não pode comprar um console que custa o mesmo que uma GPU mid gen. Aí depois aparecem fanboys de concorrência em vários lugares na internet exaltando jogos cheios de mods e reclamando de ports feitos pra PC, coisas que nem sequer deveriam ter se as empresas soubessem realmente dar valor ao seu trabalho e dessem devido valor ao seu público.
A Sony antes de PC, era melhor lançar coisas suas pra Smartphone, e seu jogo de console, que criassem apenas versões pra streaming se quisesse oportunizar seus jogos pra outros públicos.
Mas esse é apenas meu ponto de vista.

Last edited 11 meses atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Dezembro de 2023 22:40

Assim, a gente sempre vai precisar de uma máquina pra trabalho e entendo perfeitamente o aproveitamento pra jogo, mas os caras reclamam de tudo (óbvio que é uma generalização e que eu entendo o lado de quem tem PC e preferiria o jogo nele) mas sempre será melhor existirem várias plataformas pra jogar. O que tenho condenado no Xbox são posturas destrutivas e isso não é querer concorrer, concorrer é tentar melhorar seu produto frente ao que os outros oferecem, o que quiseram com o Gamepass foi desestabilização de mercado, não a criação de um produto melhor, não querem lançar jogos melhores, salvo raras exceções são jogos sem paixão e sem esmero. E é decepcionante ver quem foi adquirido, agora tendo-se mais recurso fazendo o mesmo ou pior.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Dezembro de 2023 0:42

Perfeito, ótimo comentário, em especial pra quem não percebe ou insiste em não perceber o que acontece.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
29 de Dezembro de 2023 15:21

Bem feita pra a Sony. Com um punhado já lançado no Pc, e o máximo que fizeram foi vender tanto como um GoWR. Se um dia a minha vida voltar a ficar estável e tiver orçamento pra o PC bom, é isso que vou fazer com os jogos da Sony. Fora que se o futuro for todo only on, a tendência é cada vez mais a pirataria voltar.

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
30 de Dezembro de 2023 2:51

Lá vou eu de novo…
Amo jogos feitos para hardwares específicos, “para mim” foi excelente assim com Atari 2600, NES, MSX, Neo Geo, Megadrive, PC Engine, entre muitos outros.
A partir do momento que a Microsoft começou a lançar tudo no Day One pra PC, é que a coisa toda desandou.
O mais engraçado é que a Sony saiu de um grave problema com o PS3, justamente com excelentes jogos exclusivos feitos para rodar especificamente no hardware do console.
E hoje a tigrada da pirataria, está jogando Marvels Wolverine inacabado em seus PCs.
Eu já digo isso aqui no site tem mais de um ano, a Sony está fazendo seus exclusivos sem compromissos com o hardware específico do PS5, pra facilitar os ports para PC.
E hoje eu vejo que a coisa é pior ainda, estão fazendo jogos para PC e portando pro PS5.
Já que as coisas estão assim, bem que a Sony poderia colocar seus jogos no Xbox Game Pass também. Por que não? ????

Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo Santos
30 de Dezembro de 2023 5:43

Acho que, no fundo, sua pergunta é meramente retórica.
O motivo pelo qual a Sony não põe tudo no Gamepass, é o mesmo pelo qual a MS não põe todos os seus jogos na Plus e no PS5, também é o mesmo pelo qual a Epic tem lançamentos exclusivos, e o mesmo pelo qual a Sony também não lança day one no PC.
Eu entendo a indignação com o caso do Wolverine, mas é preciso se lembrar que o ocorrido é culpa de roubo, e que a vítima não é a culpada. Sobre a questão de estarem desenvolvendo pra PC, aí também acho que merecem críticas.

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Juca
30 de Dezembro de 2023 5:46

Ironia Man, isso é apenas ironia…

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Juca
30 de Dezembro de 2023 5:50

Eu falei com o Mário ainda essa semana, “a Sony não está tirando todo o potencial do console porque está desenvolvendo em paralelo pra PC “…
Aí vieram os vazamentos e dito e feito, jogos com port pra rodar até em PC da Xuxa.
Pra mim, desenvolver já pensando no Port pra PC é uma péssima escolha.

Last edited 11 meses atrás by Carlos Eduardo Santos
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Eduardo Santos
30 de Dezembro de 2023 10:35

Começa a fazer muito sentido isso quando lá atrás o Cerny falou que pra aproveitar todo o potencial do SSD do console ele não podia ser de 1TB e agora lançam o Slim com 1TB de armazenamento. Eu espero que a Sony tome um baita de um revés com essa folia de lançar jogos no PC, a plataforma que é só gambiarra e que menos vende!

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Sparrow81
4 de Janeiro de 2024 2:30

Realmente, isso não faz o menor sentido.
O que os exclusivos do PS4 agregaram em valor ao console, hoje não agregam mais no PS5.
Porque antes quem não tinha ansiedade de jogar no lançamento, comprava o jogo com desconto, podia demorar um pouco mas o cara comprava.
Hoje não, esse mesmo público pode bem aguardar o jogo sair no serviço ou lançar a versão definitiva no PC, que não por acaso é a plataforma mais pirateada de todas.
Agora os executivos da Sony estão reclamando que HFW vendeu bem menos que HZD, mas é óbvio, em menos de um ano o jogo já estava no serviço. Esse povo tava pensando no que?
Eles tem que decidir se querem vender mais jogos, ou se querem alavancar o serviço com estes jogos.
Não dá pra ter os dois de uma vez.

Last edited 11 meses atrás by Carlos Eduardo Santos
THE BATMAN
THE BATMAN
7 de Janeiro de 2024 23:00

“A cada novo lançamento as vendas pioram”…

Será que não é porque os games que venderam menos foram lançados há menos tempo que aqueles que venderam mais?

Será que 1.3 milhões de cópias vendidas de Marvel’s Spider-Man Remastered em seis meses, não são numeros maiores que Days Gone com 1.7 milhões em quinze meses?

São perguntas retóricas. A narrativa trasmitida não corrobora com os dados apresentados na própria matéria.

error: Conteúdo protegido