Dados da Microsoft confirmam o pouco uso da retrocompatibilidade na Xbox

Apesar da Microsoft tentar pintar os números como impressionantes, bastam umas pequenas contas para deitar por terra essa ideia.

A Microsoft anunciou bem recentemente que o número de horas usado pelos utilizadores das suas consolas Xbox com jogos jogados por retrocompatibilidade se aproxima do Bilião. Sim, um Bilião de horas… isto, claro na unidade Norte Americana, o que quer dizer que na unidade Europeia estamos a falar de mil milhões de horas usadas a jogar jogos por retro compatibilidade.

Ora falando-se em mil milhões de horas, estamos a falar de muita coisa. É um número gigante… um número que impressiona! Certo?

Na realidade… não impressiona assim tanto. Na realidade, feitas algumas contas, o que vemos é que o número não só não impressiona, como na realidade é até decepcionante. Bastante decepcionante mesmo!

Porque dizemos isso, e em que é que nos apoiamos para tal?



Bem, apoiamos em vários dados, sendo que alguns deles são mesmo da Microsoft e fornecidos de forma oficial! Vamos vê-los!

A Xbox One foi lançada a 22 de Novembro de 2013… e arrancou muito bem, com números de vendas que foram sendo anunciados de forma oficial. Um exemplo foi o anuncio oficial de 2 milhões de consolas vendidas em 18 dias!

Infelizmente, a Microsoft, logo no primeiro ano de vida da consola percebeu que a sua consola estava a ficar para trás em vendas para a rival PS4, e nesse sentido apenas voltou opor uma única vez a referir números de vendas efectivos, e isso foi em Janeiro de 2014. Após essa data, para aproximar os números, a Microsoft passou a referir consolas despachadas em vez de consolas vendidas, ou seja, consolas colocadas nas lojas e não consolas vendidas efectivamente ao público!

Mas mesmo assim, a PS4 distanciava-se e rapidamente nem os valores de consolas despachadas acompanhavam as vendas efectivas da PS4 que passou a proporção a nível mundial de 2:1, o que levou em 12 de Novembro de 2014 a Microsoft a anunciar pela última vez o número de consolas despachadas. Desde essa data a Microsoft não voltou a referir números de consolas, fossem elas despachadas ou vendidas.

E o número referido nessa data foi de 10 milhões de consolas despachadas! É um número oficial!
Pegando em dados de vendedores, a estimativa de consolas vendidas, até porque os stocks nessa altura estavam no seu pico devido à proximidade do Natal, era para essa data, na ordem dos 7 milhões de consolas efectivamente entregues nas mãos de consumidores. E na falta de dados melhores, será esse o valor que vamos tomar como referência para uma contas que se seguirão (se quiserem podem repetir as contas usando 10 milhões, mas como perceberão, tal não altera em quase nada os resultados finais).

É que a Microsoft parando de falar em consolas despachadas ou vendidas, a primeira métrica que usou como substituição foi exactamente o número de horas jogadas na consola. E então, de forma igualmente oficial, a Microsoft referiu que no primeiro ano, os utilizadores Xbox One tinha jogado 2 Biliões de horas, o que na nossa unidade europeia perfaz, 2 mil milhões de horas jogadas.



Ora mesmo sem fazermos contas percebemos já a discrepância dos números. Em um ano, e com um número efectivo de consolas entregues aos consumidores que não passava os 7 milhões, a Xbox atingiu 2 mil milhões de horas jogadas.

Actualmente, tendo a retro compatibilidade já 3 anos, e com o número de consolas entregues nas mãos dos clientes estimado em algo perto dos 35 milhões (mais uma vez temos de usar estimativas pois não há dados correctos, e neste caso apontamos para o valor maior uma vez que certas análises, como as da EA apontam para 30 milhões de Xbox)… a Microsoft anuncia que as horas jogadas em retrocompatiblidade se aproximam dos mil milhões.

São 5 vezes mais utilizadores, 3 vezes mais tempo, e mesmo assim, apenas metade das horas!

Mas para percebermos isto melhor, nada como reduzir estes número para algo mais palpável… o número de horas jogadas por semana por consola!

Em 2014, 7 milhões de utilizadores activos jogaram 2 mil milhões de horas, o que perfaz, dividindo 2 mil milhões por 7 milhões, 285,71 horas em média a cada consola no primeiro ano ou, dividindo isto por 365 dias, 0,783 horas por dia, o que perfaz algo perto dos 46 minutos/dia ou 328 minutos por semana de 7 dias, algo que se traduz em 5,48 horas por semana!



Este é um número que apresenta algum erro pelo facto que considera a população constante nos 7 milhões ao longo do ano, algo que não é uma realidade. Mas dado que não é possível suprimir esse erro, e o vamos cometer igualmente quando fizermos as contas para a população actual da Xbox, o valor final, mesmo erróneo, serve sempre como comparativo, apesar de não ser exacto.
Mas mesmo não sendo correcto, que coerência tem este número? Bem, eis os resultados de um estudo sobre o número de horas perdidos por semana a jogar nas várias faixas etárias e em diversos países, efectuado pelo website Limelight no presente ano.

Naturalmente que não é fácil quantificar o número de horas exacto que se gasta a jogar quer em países, quer em anos. O que temos são estudos baseados em amostras pequenas e susceptíveis de possuírem grandes erros. Mas a média geral aponta para as 5.96 horas, algo que se enquadra perfeitamente dentro do valor de cima, tornando-o assim credível e aceitável.

Mas e no que toca então ao tempo perdido com a retrocompatibilidade?

Bem mil milhões de horas em 35 milhões de consolas significa que cada uma delas jogou em média 28,57 horas! Mas isto não é em um ano, mas sim em 3! O que quer dizer que por ano, cada consola jogou apenas 9,52 horas.



Há contudo que proceder-se aqui a uma correcção. A Microsoft refere que a Retro compatibilidade não alcança todos os utilizadores da Xbox One, mas apenas 50%, e isso quer dizer que este número pode aumentar, passando então para o dobro ou 19,04 horas por consola, por ano (equivalente a dividir por apenas 17,5 milhões de consolas e não 35 milhões)!

Mesmo assim, 19,04 horas por consola num ano mostra já que a atenção dada é pouca! Algo que comprovamos quando vemos que esse valor corresponde a 0,052 horas por dia, o que multiplicando por 60 minutos (os presentes numa hora), nos revela algo como 3,13 minutos por dia ou 21,9 minutos por semana!

Daí que a realidade é só uma… Mesmo considerando que este valor está errado, ao existir o mesmo erro nos dois lados percebemos que o uso da retro compatibilidade é esporádico. E mesmo que fossemos simpáticos e multiplicássemos por 2 ou por 3 ou por 4 (algo que não possui qualquer coerência, mas sejamos simpáticos), o uso da retro compatibilidade continuava a ser esporádico (87 minutos por semana no melhor dos casos)!

Ou seja, quanto à retro compatibilidade, não só apenas metade dos utilizadores a usa, como os que a usam, em média usaram-na ao longo destes 3 anos em que existe, algo como 22 minutos por semana ou 3.13 minutos por dia.

Muito… muito pouco para algo que é publicitado como sendo um dos atuais porta estandartes da Xbox.





error: Conteúdo protegido