Numa curiosidade interessante de 2021, o website Howlongtobeat, teve mais visitas de consolas Playstation 3, do que das consolas Xbox series.
Como referido, este notícia é uma mera curiosidade. O tráfego de um website, face ao volume global da internet, não é indicador de absolutamente nada. Mesmo sendo esse website o Howlongtobeat, um website especializado em fornecer dados sobre o tempo médio que demora um jogo a ser completo, quer no jogo nuclear, no jogo com as missões secundárias, e no completar a 100% do mesmo.
Este é um website que, mesmo que muitos não conheçam, é altamente popular pois fornece estatísticas muito interessantes e até pormenorizadas obtidas de um apanhado de centenas de utilizadores e do que estes fizeram em jogo.
Ora estando-se em 2021, e num website que é, acima de tudo, visitado por gamers, é curioso ver a lista de hardware mais popular a ser usado no website:
PC
PS4
Nintendo Switch
PS5
Xbox One
PS3
Xbox Series X|S
Xbox 360
Nintendo 3DS
PlayStation 2
Ver o PC em primeiro, não surpreende. Aliás os 5 primeiros lugares não surpreendem. O que surpreende é o sexto lugar, onde aparece a PS4, à frente da Xbox series X|S.
Que há mais consolas PS3 no mercado do que há series X e S, é uma realidade… mas tambem há mais PS3 do que Xbox One e mais do que PS5. E no entanto a PS3 não passa estas consolas!
Daí que esta situação não deixa de ser curiosa. O que se passa aqui? O que faz com que os possuidores das consolas series X|S não visitem tanto este website, sendo passados por uma consola com 15 anos?
Sinceramente, apesar do pouco, ou melhor, nenhum significado deste resultado, fica aqui uma das curiosidades de 2021. Uma estatística onde a PS3 aparece à frente da série X|S.
Minha teoria é o perfil do público que compra xbox series X/S + modelo de negócios. Lembro que uma vez fizeram a comparação entre o lançamento de Hades no ps x xbox. Mostrando que as pessoas avançaram mais no game na versão playstation. Ao meu ver o Xbox S/X atende mais um público casual que não visita esse tipo de site. Além disso, pelo modelo do negócio, acaba se dedicando menos a cada game individualmente.
Pode ser… É uma boa perspectiva.
Fica aí uma consideração.
Alguma vez depois do Kinect no x360 a MS parou de mirar nos casuais?
Ou ela fez igual malandro, deu um tempo?
Fingiu que largou dos casuais por um tempo apenas até aprontar o streaming de celular para ir correr atrás dos casuais?
OFF
GOD OF WAR PC
Detalhe em Ultra
AMD Radeon RX6800XT
AMD Ryzen 9 5900X
16GB DDR4-3200 RAM
QOGI AM4 Motherboard
Windows 10 Pro
57 fps a 4K com FSR ligado em Ultra
https://www.youtube.com/watch?v=lehOluOFWCc
Valor oficial da AMD
Diga-se que para este valor aparecer num video promocional da AMD, sem o FSR deveria correr miseravelmente.
Estou muito curioso para ver esse jogo.
Honestamente isso só mostra uma otimização porca no pc, não é possível que por mais que Gow tenha sido feito pensando apenas no Ps4 e sua API de baixo nível, exiga isso tudo de um Pc desse nível.
Não… Longe disso.
Percebo, e não é uma critica, pois ninguém é obrigado a saber programar, que não tens conhecimentos de como funciona a programação. Programar para um hardware fixo usando um API criado de raiz para ele, e um motor igualmente concebido para ele, permite milagres a nível de obtenção de performances. Aquilo que é o chamado overhead ou como eu traduzo, sobrecarga, é super leve. Eu escrevi um artigo recentemente sobre isso as vantagens de programar para hardware fixo.
As drivers são leves e específicas, tudo é direcionado ao hardware específico, e tudo é feito a pensar naquilo em que o hardware é melhor e pior. As ferramentas de análise da ocupação do hardware permitem extrair tudo até às última gota, e os programadores se optimizarem bem, fazem isso mesmo.
O God of War tem uma história contada pelo Cory, que refere que lhe foi dito ser impossível de ser feito. Mas o jogo saiu… Impressiona pelo que faz… E corre super fluido.
Só por aí sempre acreditei que estaria super optimizado. E para quem não tem conhecimentos para perceber isso, temos sempre declarações de programadores top da praça como o Carmak ou o Sebastien Altonem que nos referem que software devidamente optimizado desta forma pode requerer o dobro da performance no hardware genérico do PC.
O que me parece é que a conversão e optimização PC está dentro do esperado para este jogo. E estes valores estão de acordo com o indicado pelos programadores para 4K 60 fps em Ultra.
Eu escrevi dois artigos para que, caso isto sucedesse, e isto poderia suceder pois é uma realidade possível,ninguém ser apanhado de surpresa. A maior parte das pessoas não tem esta noção e opta logo por criticar. Mas não há que criticar o que são realidades conhecidas. O jogo está feito, o motor está feito. O PC vai correr uma versão alterada de algo criado especificamente, e em todas as vertentes para a PS4, logo vai sofrer.
Vai ter drivers com muito maior overhead que na PS4 pois são drivers genéricas.
Vai ter um API que não se aproxima sequer do que pode fazer o GNM.
Vai correr em hardware do mais variado, com performances diferentes nos componentes e velocidades de relógio igualmente diferentes de modelo para modelo.
Vai correr um motor criado para determinadas especificações e que pensa especificamente nelas, com muitas das suas características a só existirem em APUs e que não são possíveis de implementar em sistemas discretos, como partilhas de cache, uso de canais directos de comunicação entre CPU e GPU, sinalização de dados nas caches, etc.
Tu como leitor da PCManias deverias ter uma noção de tudo isto. Porque estas realidades já foram aqui referidas várias vezes, e sempre que se fala delas, o Carlos Eduardo até tem aparecido a reforçar essa ideia.
Eu não sei se o God of War poderia estar melhor no PC ou não, mas o que reforço aqui é outra realidade. A que estas performances não tem forçosamente de surpreender ninguém e não implicam um mau port.
E, não tendo conhecimentos nenhuns sobre como o jogo foi programado, também digo que não seria surpresa nenhuma se ele viesse a ter melhores performances nos GPUs AMD do que nos NVIDIA.
Ou seja
A Sony tem que colocar a Bend Studio pra portar os jogos pra PC
Um comentário que demonstra total e completo desconhecimento da realidade. O Days Gone da Bend Studios usa um motor genérico, neste caso o Unreal Engine 4. Um motor criado e concebido no PC, adaptado às consolas, mas que, por ter sido concebido no PC, permite a passagem dos jogos com resultados em tudo equivalentes aos da consola, e em alguns casos até um bom suporte a hardware ligeiramente inferior.
Como acabei de referir, já escrevi dois artigos a explicar o motivo pelo qual, se isto que aconteceu, acontecesse, tal não seria nenhuma surpresa, ou implicava qualquer tipo de mau port.
Mas pelos vistos passaram ao lado, se calhar porque ou eu não entendo nada disto e ando aqui a enganar os pategos, ou é preferível nem ler para se poder depois ir dizer disparates para outros locais.
E eu nem sequer conheço a realidade do jogo, mas basta vê-lo para se ficar impressionado com o que faz e a fluidez no hardware limitado da PS4 para se perceber que aquilo tem optimização específica até mais não.
O curioso é que tenho ideia que o Carlos Eduardo já te explicou isto, pelo que não se compreende o motivo da afirmação sem sentido.
Mário, este comentário vai em resposta ao seu de cima.
Aqui eu não ponho em causa que o jogo é 100% feito e pensado para tirar total partido do ps4 com 1,8tf e o pro a 4k checkboard com seus 4tf.
Mas estamos falando aqui de um pc de topo que supera em tudo pelo menos em 5x mais o que um ps4 pro possa fazer e você esta me dizendo que um pc desses não consegue rodar o God em 4k 60 com o Amd fsr priorizando o máximo da performance. Para mim esta claro que esse jogo está mais exigente do que deveria e algo não esta certo neste port talvez por inexperiência da Santa Monica em fazer ports para Pc.
Sim, é um ponto válido.
Outros pontos que também podem contribuir é o fato desse benchmark rodar com os presets no ultra, ou seja, contemplando as melhorias na versão do PC, por ex maior resolução das sombras, SSR melhorados (anunciados nesse trailer https://www.youtube.com/watch?v=RQK_40a0XUY), 21:9 ultra-widescreen, etc.
O FSR usado está na qualidade ultra, o que nativamente está entre 1620p e 1800p, mais próximo de 4k. Provavelmente o render nesse caso entrega mais pixels nativamente do que o 4k checkerboarding do PS4 Pro.
Então creio que é um mix de fatores.
Naturalmente que sim. Mas mesmo assim a PS5 corre isto a 4K checkerboard a 60 fps fixos. A pro corre a 4k 30 fps ou 1080p 60 fps.
As PlayStation correm com detalhe em High.
Basicamente a diferença da PS5 10.28 TFLOPS para estas especificações é o aumento do detalhe para Ultra. A resolução não sobe pois requer o FSR!
No entanto o GPU usado para 57 fps é um AMD com 20.74 TFLOPS.
Ou seja tens aqui mais do dobro para apenas subir o nível de detalhe.
A acreditar que os restantes specs estão tão precisos como este, uma 5700 XT com 9.7 TFLOPS correrá o jogo com o mesmo nível de detalhe e FPS da PS5, mas a 1440p. E 7.19 TFLOPS numa 5600 XT farão o mesmo que a Pro.
Em qualquer dos casos, caso se confirmem como este, percebe-se claramente que o jogo foi altamente optimizado para a consola original. E 5.17 TFLOPS serão precisos para correr igual à PS4 de 1.84 Tflops
Isto repito, acreditando que os restantes specs estão corretos. E diga-se que quando eles apontavam para 4K 60 fps com uma 6800 XT, eu não esperava que fossem 57fps com o uso do FSR para chegar aos 4K.
Ah sim, o checkerboard da PS, segundo estou a ler no reddit (não é a fonte mais fiável, reconheço), tem como base algo variável entre 1620 e 1800p.
Death Strading usa decima engine e a performance no PC é muito boa, diferente do que aconteceu em horizon zero dawn. Acredito que seja mais dedicação do estúdio na conversão para o PC.
O Death Stranding não foi feito por uma first. Não sei dizer se, apesar de usar o Decima Engine, foi optimizado ao mesmo nível.
Para além do mais, o décima engine tem suporte PC, coisa que o motor de god of war não tem!
Coisa que os estúdios da Sony podem fazer.
Lembro que em 2017 se levantou muitas dúvidas como death strading sairia no PC se iria usar uma engine da Sony, no final a engine foi portada.
Outro ponto é que tempos atras alguns estúdios da Sony fizeram anúncios de vagas pedindo conhecimento em direct x.
A Sony certamente não vai portar os motores todos, até porque ao contrário do Decima que está disponível no PC, a ideia é os outros ficarem na PS. O que vai acontecer é uma conversão caso a caso, como tem sido feita.
O Decima tem suporte Open GL e DirectX, pelo que independentemente de como está optimizado para a consola, ele pode portar facilmente para o PC. E isto porque como disse, o motor está disponível para PC. E cada estúdio SONY basicamente tem um motor seu proprietário.
Quanto aos programadores DirectX eles são necessários para as conversões.
E relembro que a Sony está a colocar os seus jogos no PC, mas apesar de tal o suporte não é oficial como o da Microsoft. Nada garante que todos os jogos Sony passem, e os que passarem não partilham optimizações e APIs. Isso é algo que somente a Microsoft faz.
O mercado PC é para a Microsoft algo rentável pois o OS é seu, e é no PC que assenta o seu core business. A Sony só vê o PC como uma fonte extra de receita, mas não algo que lhe interesse fazer frente à sua consola.
Pelo menos nas vagas que vi, a questão do DirectX pareceu mais um conhecimento relacionado.
No mundo de desenvolvimento de software, é muito difícil preencher a vaga com o candidato possuindo experiência em todas as tecnologias utilizadas. Então é comum “abrir o leque”, ou seja, se não encontrar um programador de render que já trabalhou com GNM, que ao menos tenha experiência com uma API relacionada e mais geral, no caso o DirectX.
Também pode ser… Até porque a PS tem o GNMX que é compatível com o DirectX.
Era pode ter mirado os casuais, mas ela acabou acertando em pessoas como eu, que gosta de consoles, mas que prioriza o Play e a Nintendo na compra de um, mas com o cloud, joga uns games do xbox pelo Streaming. Tenho uma net razoável de 200 e poucos megas e o cloud funciona hiper bem, ou seja, o cloud acaba por ser uma extensão para pessoas que não comprariam um xbox, mas que pelo cloud, acaba por acessar o xbox de uma outra forma.
PCzin na frente
Mau seria se não fosse com 1.75 biliões de jogadores PC.
Jogadores jogadores mesmo?
Jogador de LoL nem é gente
E o que torna os outros superiores?
Porque é bizarro jogador de LoL acessar esse tipod e site
Quem acessa sites como esse HowLongToBeat geralmente é a galera que zera muitos jogos ou fazem 100% das conquistas nos jogos
Tenho quase certeza que jogadores de Fortnite, LoL, CS GO, Warzone dificilmente acessam esse tipo de site
Os jogadores desses jogos só jogam esses jogos?