Criadores de Gran Turismo dizem que cada carro demora 3 meses a modelar. Sendo assim como consegue Forza modelar tão rápido?

A informação que se segue surgiu por mero acaso, consultando uma discussão sobre o assunto no Reddit!

A ser verdade que um carro de Gran Turismo demora 3 meses a modelar, como é possível que Forza Horizon apresente tantos carros e tão rapidamente?

A resposta a esta questão surgiu quando visitava um grupo do Reddit que discutia a menor qualidade da modelação dos carros nos jogos Forza.

E aqui foi dado a conhecer uma realidade que desconhecia. Basicamente Forza, incluindo os MotorSports e os Horizon, muitos dos modelos usados são os mesmos desde o primeiro jogo.

Sim, a coisa pode parecer estranha, mas a realidade é que na discussão eram apresentadas diversas provas de que isso acontecia. E dessa forma resolvi trazer o ali discutido para aqui!



As imagens que se seguem mostram que a modelação dos jogos Forza não é assim tão cuidada, e que, apesar do aspeto final ser bonito, os carros ficam bem diferentes do que realmente são.

Eis então o que encontrei sobre o assunto, começando com uma foto real do Nissan Silvia Spec-R.

Nas fotos era mostrada a qualidade da modelação do carro em Gran Turismo, com a imagem que se mostra de seguida.

E era mostrada uma foto do mesmo carro em Forza Horizon 5.



Bem como o carro usado no primeiro Forza Motorsport. E como se percebe, com exceção dos shaders e sua quailidade usados, o carro é exatamente o mesmo.

Entretanto alguém analisa o modelo colocado, referindo os erros.



E coloca igualmente imagens do carro em todos estes jogos e na vida real.

Para ser mostrado que não se trata de um caso apenas num carro, são colocadas novas imagens com outros modelos, como a seguinte, onde se chama a atenção para a curva na dobra da porta e o pequeno espelho no modelo real, que aparecem de forma errada no primeiro jogo, e se mantêm até hoje.

E surgem outras imagens que mostram o pouco cuidado na modelação!



Estas imagens mostram que a modelação de Forza está longe de atingir os níveis de Gran Turismo, o que explica os largos meses indicados pela Poliphony Digital para uma modelação.

Mas mesmo assim, para que não  houvessem duvidas que os  modelos eram usados de um jogo para o outro, foram publicados dois vídeos que o demonstram com um Porsche 911 Classic

Primeiro o exterior!

De seguida o Interior, chamando-se a atenção que este foi remodelado devido ao Forza Vista, mas que dá para perceber mesmo assim que o grosso do carro está inalterado.

Será de se referir que a reutilização de modelos é algo normal. Mesmo Gran Turismo fez isso durante muitos anos.



Mas com a versão de Gran Turismo Sport a Poliphony começou a preparar os seus modelos para o futuro, pensando na alta definição e na evolução tecnológica. Os atuais carros de Gran Turismo, tal como os de Forza, evoluíram para um nível de detalhe fenomenal, abandonando os modelos com poucos polígonos.

A questão é que apesar de a qualidade ser uma realidade em ambos os jogos, a Poliphony passou a modelar os seus modelos com todo o cuidado, tendo em conta o fotorealismo. Aliás numa análise comparativa entre GT Sport e Forza 7, a Digital Foundry refere: “… os padrões extremos da Polyphony levam os seus modelos para um nível de escrutínio inacreditável de uma forma que os modelos de Forza 7 não conseguem igualar.“.

Basicamente o cuidado na modelação, bem como a renovação total de todos os modelos de carros para esse nível de qualidade, distinguem os dois jogos concorrentes. Tal leva a que a Poliphony entregue menos carros do que a Turn 10, sendo que, no fundo, não se torna claro qual a melhor política para o jogador, que na sua maioria, salvo os mais exigentes, nem se apercebe das diferenças.



67 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
1 de Fevereiro de 2023 10:00

Ainda acho um certo absurdo que com fotogrametria 3D se demore tanto, mas o japa lá é perfeccionista.

Justiça seja feita, pra posteridade de trabalho e pela paixão por automóveis é justíssimo tamanho exagero, mas pra grande maioria dos usuários essas diferenças quase imperceptíveis são irrelevantes.
Decepciona saber é que a MS não fez muita questão de se preocupar em aumentar a fidelidade dos seus modelos no decorrer dos anos, mas vai que foi consequência de cobranças por ter um jogo de carro a cada 2 anos, ou é um projeto que está/estava rolando em paralelo e só estreará no próximo Forza?! A MS alega que tem feito fotogrametria em suas pistas, quem sabe dessa vez não esteja a fazer dos carros e esses modelos venham melhorados? É sempre uma esperança que fica pra quem gosta de jogos de carro.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Marcelo Araujo
Marcelo Araujo
Responder a  Juca
1 de Fevereiro de 2023 10:58

Se não me engano fotogrametria não se aplica a carros, é uma técnica para digitalização de terrenos. De forma bem resumida, na produção de carros reais, eles são digitalizados com scanners a laser através de um modelo feito em clay, e depois a malha é convertida em superfícies nurbs. Como será que são feitos os modelos utilizados em jogos?

Juca
Juca
Responder a  Marcelo Araujo
1 de Fevereiro de 2023 13:06

Segundo o artigo abaixo vem de Scans feito pela Polyphony ao invés de por arquivos CAD. No próprio artigo é dito que o processo também pode ter sido reduzido a 3 meses ao invés dos “usuais” 6 meses anteriores. Mas já li noutros lugares que demoravam até 9 meses pra ser concluído um único carro, o Mario aí cita 7 meses. Só penso que talvez haja um pouco de “marketing” nisso pra valorizar o serviço e também justificar a demora.

https://www.gtplanet.net/polyphony-outsource-car-model-20200913/

O artigo abaixo tem algumas fotos do processo de scan que eles realizam.

https://www.gtplanet.net/past-gt-award-winners-get-scanning-treatment-polyphony-digital/

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
1 de Fevereiro de 2023 11:02

Eu neste momento estou com uma relação complicada com o GT7.
Sem duvida que é um hino ao desporto automovel, mas depois falha em aspectos mais básicos e opções um tanto ao quanto ultrapassados.
Que posso aprofundar caso alguém queira debater isso.

Em relação a modelagem já encontrei um ou outro carro que o interior me desiludiu.

Por exemplo desafio o pessoal mais atento e menos fanboy, a selecionar o Lambo Countach 25th Anniversary´88 numa partida e a colocar a camera no cockpit, descubram o que está reciclado (creio eu) ou no minimo feito com muito pouco cuidado.

Ao almoço vou a casa e posso tirar fotos para depois publicar aqui.

Quanto ao Forza parece ser reciclagem em cima de reciclagem (embora depois no aspecto final sejam bonitos e no capitulo do som muito bons).

Eu gosto muito do GT e do Forza e é por isso mesmo que também sou bastante critico em relação aos mesmos.

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Oliveira
Juca
Juca
Responder a  Alexandre Oliveira
1 de Fevereiro de 2023 11:30

GT tem lá seus defeitos (há sempre o que melhorar), mas muito da exaltação que vejo nos fãs de Forza, pode ser atribuida exclusivamente a câmera com desestabilização propositada e com um retardo aos comandos o que dá ao jogo um aspecto mais agitado ou “de emoção” como alguns podem preferir (a de GT é mais estável e fixa no carro por padrão). É impressionante como muitos vídeos de Forza Motorsport insistem em mostrá-lo por uma câmera externa ao cockpit, o que não deve ser o jeito preferido de jogar da maioria dos fãs de simuladores e simcades.

Sobre GT7, tenho críticas inclusive ao RT implementado nos replays (que acho fraco e com diminuição na qualidade aparente dos modelos) e algumas das texturas usadas que ficam até serrilhadas a depender da câmera escolhida. Ou seja, penso que GT tem coisas a melhorar mais importantes que os próprios modelos, como as corridas em pistas de terra, os visuais dos próprios circuitos e inclusive iluminações de alguns deles, texturas em alguns lugares e etc. O problema é que qualquer crítica que se faça a discutir algo seriamente sobre GT, os fanboys de outro lado, que nunca têm qualquer crítica ao jogo da sua plataforma e vêem perfeição onde não tem, vêm usar isso como munição para guerrinhas, o que é totalmente lamentável.

A questão do realismo de colisão no GT é algo bastante polêmico, em tempos pregressos foi ventilado que algumas marcas não queriam seus carros destruídos, e também sou da opinião que realismo demais a avariar carros em corridas, dificultando o jogo para os menos experientes pode afastar consumidores, então, de certa forma essa falta de realismo pode ser proposital ou simplesmente descaso/preguiça mesmo, não da pra saber.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
1 de Fevereiro de 2023 15:19

a última coisa que eu estou preocupado em jogo de corrida, qualquer que tente ou seja realista, é danos no carro.

a ultima coisa mesmo, danos no carro é para jogo arcade ou de destruição.

isso ai é so para encher o saco mesmo e fanboy ficar gritando na internet, isso tem zero apelo para quem gosta de jogo de corrida simulador.

talvez fã do forza goste disso pq o on line do forza nada mais é que um jogo de carrinho bate bate.

prefiro muito mais que o tempo seja gasto fazendo NOVOS carros que fazendo modelos para simular danos no carro

se o GT7 tiver UM carro feito com o tempo que se fariam todos os outros carros terem danos, fico com esse UM carro e todos sem danos.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Juca
1 de Fevereiro de 2023 15:59

GT sempre teve problemas com serrilhados… e continua é incrivel isso!
É não vamos adiantar muito nas criticas ao GT mesmo que da nossa parte sejam construtivas, porque realmente isso dá munição a quem tem guerrinhas de fanboy.

Forza por causa dos “floreados” acaba por dar uma sensação de maior emoção mas isso não é real, simplesmente é fabricado e nos leva ao engano, e está tudo “certo” afinal é um jogo sem pretensão de ser simulador (acho).
Nos modelos á que fazer uma construção de raiz começa ser demasiado evidente a reciclagem…mas saindo day one no gamepass duvido que a MS se importe com isso.(infelizmente)

Livio
Livio
Responder a  Alexandre Oliveira
2 de Fevereiro de 2023 13:03

Eu dei uma olhada ontem, confesso que no momento não vi nada anormal e gravei um vídeo, entretanto ao ver agora o vídeo vejo que as bordas dos medidores não são totalmente circulares e são um pouco retas, é isso?
https://youtu.be/hN2-TnmiBh0

Fora tal detalhe o resto é interativo, inclusive as luzes no painel

Last edited 1 ano atrás by Livio
Livio
Livio
Responder a  Livio
2 de Fevereiro de 2023 13:30

E aqui um outro vídeo com o Countach 77, pensava que teria o mesmo painel do de 25 anos, nesse caso as bordas estão mais circulares:
https://youtu.be/YbAAAgrCyqU

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Livio
2 de Fevereiro de 2023 15:23

Isso é um defeito que não é linear, alguns modelos nota-se noutros não.
Talvez alguns sejam reciclados ou tiveram pouca atenção.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Livio
2 de Fevereiro de 2023 15:22

É isso Livio, inclusivamente esse defeito aparece até em volantes assim de cabeça recordo-me acho que um touring car um Mazda acho, mas ai não sei se será fraca modelagem se é efeito deficiente da iluminação…fiquei na duvida.
O odómetro é interativo e é excelente…mas esta a falhar no básico.
Não é porreiro demorar 6 ou 9 meses a modelar um carro e ter odómetros assim.
É só um pormenor, mas um pormenor que no meu caso agora que reparei estou sempre a encontrar aqui e ali.

Resta dizer que tenho um cockpit e uma tv apenas dedicada a jogos de corrida e talvez seja de eu estar relativamente próximo da tv e ela ser maior que um monitor que reparo mais.
A uma distância maior da Tv esse pormenor não se nota tanto.

Livio
Livio
Responder a  Alexandre Oliveira
2 de Fevereiro de 2023 15:54

É capaz de você ter TOC. Isso não é mal, também tenho mas em relação ao GT7 não fiquei incomodado, agora deixa eu achar 1 dead pixel ou um pequeno risco na tela da TV, irei ficar olhando diretamente p/ isso.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Livio
2 de Fevereiro de 2023 17:51

🧐🧐 hehe!

Livio
Livio
1 de Fevereiro de 2023 13:05

São detalhes que quem só quer “pisar” no acelerador não vai perceber, mas aqueles que minimamente se interessam pelo automobilismo vai perceber e achar legal.

Em relação a modelagem a série GT teve um lado negativo reaproveitando os modelos feitos para o GT3 e GT4 (segundo site https://gran-turismo.fandom.com/wiki/Standard_Cars) e usando-os até por volta do GT6, onde tivemos aquela classificação chata de modelos standard e modelos premium, se não falha a memória a classificação começou no GT4 e foi até o GT6.

O bom é que devem ter percebido que não dá para ficar utilizando modelos com detalhamento inferior e já decidiram modelar para o 8K, mesmo sendo esta resolução popular lá pelo PS7 (já tem gente novamente a comentar aqui sobre consoles 8K sendo que só agora o 4K, nas TVs, engrenou).

E pegando o meu início de comentário, quem se atenta aos detalhes vai gostar ao ver que no interior do carro há objetos que interagem, sejam as luzes do painel, seja o odômetro a ter a mesma contagem do odômetro digital que está no HUD ou até um simples relógio, ahh e para quem experimentou o VR deve ter visto que há interação das pernas com os pedais. São pequenos detalhes que agradam e tornam o GT uma franquia diferente.

Livio
Livio
Responder a  Livio
1 de Fevereiro de 2023 13:33

EDIT: A foto do Forza 1 que mostra o Silvia Spec R lembra a tela de escolha de carros do Enthusia Professional Racing, jogo de carro feito pela Konami para PS2 e que tinha tudo para concorrer com o GT4.

https://flatout.com.br/enthusia-professional-racing-o-rival-quase-esquecido-de-gran-turismo-4/

EDIT2: Tem um GT-R que se estiver na visão interna e olhar para trás vais ver um PS3 fat dentro do carro!

Last edited 1 ano atrás by Livio
Juca
Juca
Responder a  Livio
1 de Fevereiro de 2023 14:00

O Ford do jogo você fica na dúvida se é um Focus, um Ka ou um Fiesta, ou uma Quimera deles. 😃 Mas de boa, são detalhes que só os mais exigentes ou quem teve/tem o carro, nota, pois é familiarizado com o veículo, não acho que isso consiga tirar o brilho de um jogo se a jogabilidade é boa. Só não dá é pra ficar exaltando isso.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
1 de Fevereiro de 2023 13:43

Acho admirável o trabalho realizado no GT, mas talvez precisem acelerar esse processo. Fica difícil imaginar que provavelmente só teremos um game nessa geração e ainda crossgen.

Juca
Juca
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
1 de Fevereiro de 2023 14:02

Infelizmente, não duvide, o histórico de demora no GT, após GT6 ficou meio que histórico. Só do 5 pro 6 que acho não ter sido grande. O único ponto positivo é que GT7 saiu no começo da geração, então, não custa sonhar!
Quem sabe em 2025…

Last edited 1 ano atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
1 de Fevereiro de 2023 14:11

Eu acho que sai rápido afinal a arquitetura entre PS4 e PS5 é a mesma, já tem uma base de carros modelados, diferente quando foi do PS1 para PS2, do PS2 para PS3 e do PS3 para PS4, não é a tôa que meio que foi uma surpresa o anúncio do GT7, 4 anos e 5 meses após o GT Sport.

Juca
Juca
Responder a  Livio
1 de Fevereiro de 2023 14:17

Com o GT6, erraram em não lançá-lo no PS4, foi o único GT que nunca joguei dos principais. Dessa vez ao menos seguraram o 7 pra ter também em nova geração.

Livio
Livio
Responder a  Juca
1 de Fevereiro de 2023 14:30

Seguraram em tese pois GT7 foi cross-gen, assim como foi Horizon e God of war e na minha opinião esse trio de jogos encerraria a era de exclusivos 1st party do PS4 e seriam lançados somente para PS4.

Deto
Deto
Responder a  Livio
1 de Fevereiro de 2023 18:02

GT7 é GaaS, podem fazer igual Fortinite e começarem a atualizar os gráficos para o PS5.

Deto
Deto
Responder a  Deto
3 de Fevereiro de 2023 21:08

errei

a Poly já começou a trabalhar no GT8

Ah… lá vou eu ter que comprar o GT8 quando ele sair….

Livio
Livio
Responder a  Livio
3 de Fevereiro de 2023 20:16

Olha o que falei: https://www.eurogamer.pt/novo-gran-turismo-em-desenvolvimento

O Andrio tinha me enviado uma imagem sobre isso mas esperei sair em algum site

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Juca
1 de Fevereiro de 2023 15:26

Para as diferenças que tem em relação ao Sport acho que foi demasiado tempo para sair…(e não acredito que não tenha havido reciclagem aqui e ali como desafiei a verem na minha primeira intervenção)pelo menos comparando com as evoluções versus tempo de outros jogos Sony, o GT já deveria estar mais á frente.
O kazunori perde demasiado tempo com pequenos detalhes e se esquece de modelar como deve ser Odómetros por exemplo.
O GT 7 é um bom jogo, em pista de asfalto as sensações são fantásticas e está no bom caminho, mas é um caminho que está a demorar a percorrer.

É certo que o caminho faz-se caminhando e daqui a dez anos talvez já tenhamos camara obrigatória no cockpit para jogos online por exemplo, sem poder recorrer a outras camaras que dão vantagem em pista, para um jogo que tem na capa the real driving simulator é o minimo 😅.

Livio
Livio
Responder a  Alexandre Oliveira
1 de Fevereiro de 2023 15:30

mas há modelação de odômetros e são interativos, agora se todos são assim não posso te confirmar.

Eu creio que teve reciclagem, entretanto o GT7 roda mais liso no PS4, até mesmo no modelo base, GT Sport pode fazer a ventoinha ir nas alturas, GT7 , de acordo com relatos de conhecidos, não faz isso.

E Real Driving Simulator é só um slogan que fez sentido nos primeiros jogos da franquia visto que não existia concorrência a dar uma sensação próxima da realidade (no caso se sentia que cada carro tinha uma tocada diferente ao dirigir), quer simulação então a saída é procurar um Assetto Corsa

Last edited 1 ano atrás by Livio
Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Livio
1 de Fevereiro de 2023 16:05

Sim, os odômetros são interactivos e bem está excelente, mas a qualidade da modelagem é diferente de modelo para modelo… quando puderes dá uma olhada desafio que lancei acima.😉 (até posso não ter razão mas quero saber opiniões 😁)

Pronto até ai ok, agora ou sai o slogan ou jogo se aproxima mais do slogan.

Juca
Juca
Responder a  Livio
1 de Fevereiro de 2023 17:09

Lívio, eu tenho uma queixa que é problemático jogar sem Hud, por exemplo, não consigo ver o nível da gasolina em alguns carros nem desgastes dos pneus e mesmo o número da volta, e nem recebo avisos disso de nenhuma forma (poderia ser por áudio ou uma sinalizadapor alguns segundos ao passar a linha que dá início ao circuito), então, jogar grandes provas sem Hud é complicado, apesar de pra mim aumentar a emoção, tecnicamente é quase impossível, a menos que você tenha uma estratégia previamente testada e conte as voltas.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Juca
1 de Fevereiro de 2023 17:19

Também tenho essa queixa Juca, em jogos mais antigos o HUD dá personalizar (malogrado PC2) porque no GT ainda não é possivel?
Spotter a dar dicas audio? já existe em jogos mais antigos que não o GT.

Quanto ao desgaste de pneus na vida real as marcas fornecem a vida util expectavel para cada circuito mediante as condições…no GT ou testas e testas e testas previamente ou adivinhas!
Esta indicação existe em jogos mais antigos creio que implementar no GT era relativamente simples.

Livio
Livio
Responder a  Alexandre Oliveira
1 de Fevereiro de 2023 15:47

e sobre o desafio só posso ver no final da noite, já que diariamente vou em tokyo ganhar 825mil em 27 minutos

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Livio
1 de Fevereiro de 2023 16:11

Em Touring car 500?

Livio
Livio
Responder a  Alexandre Oliveira
1 de Fevereiro de 2023 16:16

Eu acho que é, não lembro bem o nome da corrida, só sei que ela dá 550 mil, se fizer corrida limpa o total fica em 825 mil

Juca
Juca
Responder a  Livio
1 de Fevereiro de 2023 17:13

A estratégia que uso é do F1500T com 3 marchas em Sardenha, dá uns 730 mil em um pouco menos tempo com uma corrida limpa e sem assistentes habilitados! 🤣

Last edited 1 ano atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
1 de Fevereiro de 2023 19:45

Pois aí tem que ver a relação tempo e dinheiro para ver qual é mais vantajoso, essa de Tokyo eu vou com um NSX 17, são 12 voltas e na média são 27 minutos, o mínimo que fiz foi 26:52, quem saiba com algum outro carro consiga menos tempo, só tem que ver o consumo.

Antes eu ia em uma de rally que em 4 minutos ganhava perto de 50 mil ou por volta de 72 mil com corrida limpa, mas já viu, rally e corrida limpa não se combinam e depois vi que 10 corridas de 4 minutos são 40 minutos e no máximo eu ganharia 720 mil, daí quando vi o de Tokyo foi uma mão na roda

Livio
Livio
Responder a  Alexandre Oliveira
1 de Fevereiro de 2023 16:21

Olhei num vídeo meu e a corrida é a World Touring Car 600

Deto
Deto
1 de Fevereiro de 2023 15:34

Forza vem reciclando carros a muito mais tempo, sem ninguém perceber.
Desde o Forza 1 eles reciclam carros.

Mas a Polyphony não começou a fazer carros “8k” já no GT5?

O meu palpite é que desde o GT5 eles fazem isso, e só agora no GT Sport que eles conseguiram fazer carros suficientes para fazer um GT somente com carros “premium”

Ai o resultado, a Polyphony começou esse trabalho lá no GT5 e ainda somou os problemas de desenvolver para o PS3 e só começou a se recuperar no GT Sport

Enquanto a Turn10 seguiu até o Forza 7 reciclando conteúdos dos forza antigos e somente agora que precisou “refazer tudo” e por isso tanto tempo de desenvolvimento

E o palpite é, Forza 8 vai copiar o modelo de GT Sport, GaaS com pouco conteúdo com adição de novos carros e pistas com o tempo.

Enquanto fanboy de xbox contava vantagem, era a Polyphony que estava a frente do tempo já adiantando o que a Turn10 começou “agora” a fazer.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
1 de Fevereiro de 2023 16:00

Não adianta nada essa suporta preocupação elevada com os visuais dos carros sendo que no jogo a câmera externa ainda parece que ta seguindo um trem em um trilho. Gran Turismo não tem boa sensação de velocidade, a movimentação lateral dos carros também não é boa, e ele finge ser um simulador quando na verdade é tão soft quanto o Forza, mas menos caprichado no gameplay.
Também é muito verdade que GT é o jogo em que tem a maior diferença de todos entre a qualidade dos ativos em gameplay, e a qualidade durante os replays de corrida e modo foto. GT é uma enganação visual para gerar screenshots desde os tempos de PS2. Nenhuma imagem do gameplay real de qualquer um dos jogos da franquia, fora de modo foto, é bonita.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Fernando Medeiros
1 de Fevereiro de 2023 16:23

Eu também era critico dessa camara, mas não só nas definições dá para alterar isso, como este jogo primeiramente é feito para se jogar com volante, e não sei se já experimentaste mas com um cockpit tipo o simetik e um volante vais ver que a essa rigidez faz todo o sentido para quem joga de volante.

Eu de a uns anos para cá só jogo de volante (tenho um cockpit para brincar).
Não existe pior sensação jogares de volante e o carro andar baloiçar pelo ecrã.
Eu não uso essa vista (a minha camara de eleição é vendo o cockpit como manda a lei 😆)mas para quem gosta e também usa volante é top, vai por mim.

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Oliveira
Livio
Livio
Responder a  Alexandre Oliveira
1 de Fevereiro de 2023 17:26

Eu uso um G29 e um cockpit artesanal adaptado. Depois que jogas num volante é dificil voltar ao joystick, e é por isso que não usei o Dual Sense no GT7.

Quando comecei com volante eu usava a visão interna (pois pela “lei” se usa volante vá de visão interna), mas depois comecei a ir na do capô e depois de perceber que nas corridas online a visão do parachoque dá mais vantagem eu comecei a utilizá-la e estou até hoje (exemplo de vantagens: retrovisor central está centralizado na tela, há “alertas” de aproximação lateral).

O curioso que sempre reclamam pela falta de velocidade, mas foi a própria FIA a reconhecer que GT é bem próximo da realidade em quesito de volta realizada em circuito real em comparação com o circuito virtual (Tenho que encontrar este artigo). Se a FIA reconheceu que as voltas são idênticas então indica que na vida real também não tem essa boa sensação de realidade não é? (Essa não é para o Alexandre)

Last edited 1 ano atrás by Livio
Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Livio
1 de Fevereiro de 2023 17:38

É Livio você está certo essa visão do capô dá vantagem sobre os outros, esse é um dos problemas que aponto no online, para o online ser sério e verdadeiramente competitivo camara de cockpit obrigatória! (como em vários vários simuladores com um online de sucesso)

No modo carreira é mais tranquilo e “feito para as massas” nada contra os utilizadores escolherem a vista que mais preferem.

Sensação de velocidade do GT7 está muito boa até.
Conduzes um mini e realmente parece que vais devagar num mini..porque na verdade ele anda mesmo devagar!
Conduzes um GT3 e a sensação é completamente diferente mais potência e mais apoio aerodinamico, gosto!

Livio
Livio
Responder a  Alexandre Oliveira
1 de Fevereiro de 2023 17:39

O ruim é que creio que nem nos campeonatos oficiais do GT a câmera interna é obrigatória, acho que utilizam a do parachoque.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Livio
1 de Fevereiro de 2023 17:41

Já tive G29 é uma optima escolha excelente mesmo!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
1 de Fevereiro de 2023 17:23

“… e ele finge ser um simulador quando na verdade é tão soft quanto o Forza, mas menos caprichado no gameplay.”

Você não sabe do que está falando. Seu texto me leva a crer que você tenha pouca experiência com os simcades mais recentes, logo está usando de argumentação falaciosa. Algo como uma pessoa sair dizendo que todas as praias são iguais.

Vou te dar um exemplo prático. Segue um trecho a partir de 4:25 da apresentação do Forza Motorport no Developer Direct: https://www.youtube.com/watch?v=aHgceB5vzhk

“For the first time in Forza Motorsport, a fully dynamic time of day with weather ensures a constantly evolving racing experience where no two laps ever look the same.”

Essa característica que vai estrear no novo Forza Motorsport já existe no Gran Turismo 7. As condições climáticas são imprevisíveis. Você pode começar a mesma corrida com chuva forte, ou pista seca, e no meio da corrida o tempo fechar e não chover, ou o tempo fechar, chover, e no final da corrida a pista secar, ou ter apenas uma chuva leve sem molhar tanto a pista. Isso afeta basicamente em três circunstâncias que você precisa ir decidindo durante a corrida, correndo em alta velocidade: 1) Escolha de pneus 2) Controle do consumo de combustível (inclusive ajustando a potência do seu carro para regular o consumo) e 3) Dirigibilidade no molhado, evitando poças de água e buscando o traçado onde se eventualmente podem se formar trilhos caso a chuva diminua. E no meio da corrida ainda pode escurecer, o que torna tudo mais difícil, já que diminui a sua visibilidade dos trechos molhados.

Isso tudo na prática é bastante divertido, e envolve inclusive inteligência para ter uma boa leitura da corrida, algo como o Professor Alain Prost ou o brasileiro Nelson Piquet faziam muito bem. E o mais legal é que você pode selecionar a mesma corrida várias vezes, e em cada vez acontecer uma situação diferente. Dirigir no molhado é um show à parte, porque você tem que entender o estado da pista em tempo real, não acontece das poças ou trilhos se formarem igualmente a cada vez em que você inicia a corrida.

Então por que as pessoas criticam tanto o jogo? Simplesmente porque Gran Turismo 7 possui falhas justamente no aspecto onde você não precisa jogar para conhecer: o visual. Os efeitos visuais da chuva no geral deixam a desejar no Gran Turismo 7, perdendo para o Forza Motorsport 7, e a meu ver também perdendo também para outros concorrentes recentes como Grid Legends e Project Cars 3 (só para constar, joguei Forza 7 quanto ainda estava no gamepass do PC, e platinei os demais jogos citados). Só que Forza 7, Grid Legends e Project Cars 3 simulam apenas do ponto de vista estético. Nem de longe se comparam com a imersão de Gran Turismo 7, onde você realmente mergulha em uma corrida com condições adversas.

Nenhuma imagem do gameplay real de qualquer um dos jogos da franquia, fora de modo foto, é bonita.

Aqui temos mais uma prova de que você parece não ter jogado para perceber. Gran Turismo Sport já impressionava pelas bonitas variações dia-noite, o entardecer em Interlagos é muito bonito. Gran Turismo 7 também possui ótimos assets em circuitos remodelados como Deep Forest ou Trial Mountain. A visão noturna de Mount Panorama é muito bonita, você faz aquela primeira reta após a curva 1 apenas olhando a cidade ao fundo para apreciar como é dirigir em alta velocidade com a visão noturna da cidade.
Claro que podemos selecionar circuitos com traçados mais feios, carros mais feios, sair colocando print na internet, e enganar os outros e a si mesmo ao dizerem que o jogo é feio. Mas quem realmente joga esses games, sabe que isso não conta a história como um todo.

E digo tudo isso com tranquilidade, porque sempre joguei os demais simcades tanto no PC quanto no Playstation. Gran Turismo tem falhas, mas também possui várias virtudes. Só que precisa jogar para conhecer melhor, e não viver de argumentações deste mundo fantasioso que é o flamewar.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Eduardo
1 de Fevereiro de 2023 17:31

São 14:32 no Brasil e o senhor já jantou? Cedo demais, professor! 😅

Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
1 de Fevereiro de 2023 17:37

Um adendo, até o comportamento da IA é diferente a cada reinicio da corrida, falei acima que toda noite jogo em uma corrida para ganhar $$, já sei da estratégia e como ganhar tranquilamente, entretanto em cada corrida os oponentes reagem de maneira diferente, tem até IA a dificultar a ultrapassagem de outra IA.

Toda essa parte dinâmica, seja dos oponentes seja do clima foi um ponto super positivo do GT7.

Tem uma corrida em SPA, de 1 hora de duração, que reflete bem o que falou, tem gente que enfrentou chuva, outros não, alguns com chuva por 4 voltas, outros só com 1 volta e assim vai.Tsukuba também tem uma corrida dessas em que suei um pouco p/ ficar em 1°.

GT7 para mim só não é um simulador porque não tem os diversos ajustes que alguns jogos tem (por exemplo definir a pressão dos pneus) mas no ramo de Simcade o GT7 está num nível acima, se o novo Forza cumprir com aquilo que prometeu na showcase os 2 serão bons oponentes nessa categoria

Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
1 de Fevereiro de 2023 18:19

Pois é, provavelmente o colega é daqueles que acha que rebobinar é legal num jogo de corrida e que seria bom a implementação do rebobinar num modo online.
E Gran Turismo ainda é muito bonito mesmo assim, mas “peca” em buscar mais certo realismo de condução que cenas cinematográficas de correr no meio de furacões e tempestades, onde provavelmene qualquer corrida num mundo real seria suspensa!

Last edited 1 ano atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
1 de Fevereiro de 2023 17:51

Gran Turismo não tem boa sensação de velocidade…

Então na bolha em que vives a sensação deve ser diferente:

https://youtu.be/ZulFQJCI6Vs

Andy Buh
Responder a  Livio
1 de Fevereiro de 2023 22:45

Mas tem que ser ao nível de Need for Speed: Most Wanted hahaha.
Falando em Need for Speed, comecei a jogar esse fim de semana o unbound, que jogo medíocre!
Tenho 10h e não aguento mais esse jogo.

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
1 de Fevereiro de 2023 23:21

Poxa Andy você me desanimou por completo (mas pode ter me salvado de uma bomba também 😂), tinha intenção de pegar ele numa próxima promoção, só estava exitante porque vem o VR aí e fiquei querendo comprar uns 3 jogos de VR se o negócio for bom mesmo!

Andy Buh
Responder a  Juca
2 de Fevereiro de 2023 8:32

Hahaha, desculpe Juca!
Esse jogo eu acredito que foi projetado visando o porte para celulares, porque claramente é o jogo mais fácil e com forte auxílio de facilidade de todos NFS que joguei.
Trilha sonora não quero comentar, tem 3 musicas especificas que me deixou com ódio durante a jogatina, imagine você querendo assistir UFC e alguém obriga você a assistir Dora aventureira, não dá né?!
Jogo também achei ultrapassado, tem uma boa IA, é um jogo bonito, mas claramente é um jogo ultrapassado.
Os esfeitos cartoon é gosto de cada um, eu odiei os efeitos na jogabilidade, e não tem como desativar.

Bom… a uma comparação esdruxula, focado apenas na diversão, sem levar nada a sério entre Forza5 vs Unboune, que me arrancou algumas risadas
https://www.youtube.com/watch?v=uuo3EYKn0Xc

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
2 de Fevereiro de 2023 9:32

🤣😂🤣

Livio
Livio
Responder a  Andy Buh
1 de Fevereiro de 2023 23:29

o último NFS que joguei com vontade foi o reboot do Hot pursuit, fora isso passo longe dos demais. Corrida com traçoes de Cell Shadding só o Auto Modellista

O último NFS que comprei, ainda para PS4, nem tinha compatibilidade p/ volante daí foi só jogar uns 20 minutos e encostar

Last edited 1 ano atrás by Livio
Juca
Juca
Responder a  Livio
2 de Fevereiro de 2023 0:55

Lívio, eu jogo NFS na esperança da Criterion acertar novamente como foi com Burnout Paradise, mas consigo me divertir com os NFS. Heat é legal, Payback mais ou menos, Rivals, sem dúvidas o pior e Most Wanted, dos mais “recentes”, o melhor… mas é possível se divertir com todos estes se não for muito exigente com a diversão. O que acho pior nos NFS hoje consegue ser as trilhar sonoras, aí é tentar ligar o Spotify pra se livrar dos RAPs e em alguns casos piores até do Funk… 🙂 Mas nada contra, só não curto.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Juca
2 de Fevereiro de 2023 10:53

Diverti-me bastante com o Heat, foi o que voltou a por os need fo speed no meu radar!.
Este ultimo ainda não experimentei, aguardo promoção.

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Oliveira
Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
1 de Fevereiro de 2023 19:39

Cara, olha um vídeo que acabei de capturar agora mesmo de gameplay com diferentes câmeras, só tirei os HUDs. Peço desculpas por ser apenas 1080 e o HDR ter ido pro espaço, mas “pára” de falar do que não sabe… E esse carro nem é dos mais rápidos do jogo.

https://www.youtube.com/watch?v=Yx8v4O775_0

Last edited 1 ano atrás by Juca
Andy Buh
Responder a  Juca
1 de Fevereiro de 2023 22:49

Nossa, essa trilha sonora do clássico, traz muitas memórias boas.

Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
1 de Fevereiro de 2023 23:17

Foi aleatório do jogo, não foi proposital! 😃

Livio
Livio
Responder a  Juca
1 de Fevereiro de 2023 23:34

Antes, no caso em alguns GTs anteriores, dava para selecionar quais faixas tocar, no GT7 nem isso tem.

Além de algumas músicas do Daiko tem uma do GT3 (meu GT favorito) que gostei ao ouvir pela primeira vez e fui atrás do disco da banda, a música é Satisfied e a banda é 8stops7 (https://open.spotify.com/track/3KOp44xOjDUPwrI0JZiUyu?si=b8a0a04bd8034181).

Juca
Juca
Responder a  Livio
2 de Fevereiro de 2023 0:59

Pois é isso é uma falha, tiraram um coisa boa que era poder excluir aquilo que você não queria ouvir. Vez por outra rola daquelas músicas orquestradas ou aquela do Idris Elba… e até gostei de umas novas, mas o Daiko tens uma 3 ou 4 muito boas algumas até estão no jogo, mas nem todas. O jeito é botar o Spotify pra rolar.

Essa música que você postou aí fez eu lembrar da época em que eu ouvia Pearl Jam! Bons tempos!

Last edited 1 ano atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
2 de Fevereiro de 2023 13:08

Ao fazer o teste que o Alexandre falou acabei também fazendo um (na verdade 2) de câmeras no mesmo circuito que o coleguinha lá colocou uma imagem de baixa resolução.

https://youtu.be/-ePYK0c3vYQ

Algo que percebi nesses 3 vídeos foi uma imagem esbranquiçada, seria devido o HRD ativado? Porque na TV a imagem é totalmente diferente.

Juca
Juca
Responder a  Livio
3 de Fevereiro de 2023 3:02

Acho que é sim, Lívio, quando manda pra Youtube parece que recodificam a cor e mexem um pouco no HDR e a depender da tela onde você vai assistir, se não tiver HDR e o vídeo for fica tudo meio “acinzentado”. Com telas e SOs com suporte a HDR melhora um pouco, mas alguma informação de cor parece se perder na re-encode do vídeo pro Youtube, ao menos essa foi minha percepção.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
1 de Fevereiro de 2023 19:09

OFF

God of War atingiu 11 milhões de unidades vendidas em menos de 3 meses, e é o jogo first-party da Sony que mais rapidamente atingiu essa marca.

https://twitter.com/PlayStation/status/1620847427367600128?s=20&t=oDGDKb6Hafjf2K-kwKd5nA

Excelente para a Sony e a Santa Monica.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
1 de Fevereiro de 2023 19:14

Mas você fala pra Playstation, certo? Porque a Nintendo tem uns monstros aí que não sei não.
11 mi em 3 meses é uma marca estúpida, e merecida, o jogo é fabuloso.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Juca
1 de Fevereiro de 2023 19:15

Sim, editei, é o mais rápido da Sony. Meu texto havia ficado ambíguo.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Carlos Eduardo
1 de Fevereiro de 2023 20:19

Impressionante. Sucesso merecido. Não é o jogo mais impressionante do PS5 e tenho certos problemas com o final da história. Mas é uma experiência fantástica.

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
2 de Fevereiro de 2023 15:05

Pra falar a verdade, GT7 está bem mais divertido do que os seus 3 ultimos antecessores.
Porém, ainda é um jogo de PS4.
Espero que a Polyphony ja esteja desenvolvendo em paralelo, um novo GT Full Next Gen.
Porque essa geração ainda não entregou nada de impressionante.

error: Conteúdo protegido