Na realidade a PS5 não pode ser mais rápida que uma 3090 Ti, e o que a PS5 faz é uma otimização de performances invisível ao utilizador.
O criador do shooter VR PAVLOV, vem referir que a PS5 se revela 10% mais rápida que uma 3090 Ti a executar o seu jogo o PSVR2.
Como é que isto é possível? Uma PS5 tem 10 Tflops, uma 3090 Ti possui 40 Tflops!
Todos sabemos que as consolas possuem APIs de baixo nível, bastante mais baixos que os do PC, que lhes permitem maiores performances. Possuem ainda optimizações diversas na sua arquitetura que lhes permite superar aquilo que seria o seu suposto limite de Tflops, mas mesmo assim, é possível um GPU de 10 Tflops bater em 10% um de 40 Tflops?
A resposta é não!
Mas se não, como é que isso é afirmado pelo criador do jogo que isso acontece?
Porque na realidade isso acontece mesmo… mas com a PS5 a usar batota!
Basicamente a batota passa pelo facto que a 3090 Ti está a calcular uma imagem nativa de 4K, ao passo que a PS5 só trabalha a 4K na zona para onde o utilizador está a olhar, com o resto do ecrã em uma resolução que vai diminuindo à medida que a imagem se afasta da zona visualizada, até um mínimo de 1080p.
Esta situação consegue funcionar sem que a quebra de resolução seja percecionada graças à tecnologia eye tracking. Um conjunto de câmaras que acompanham o olho e percebem para onde o utilizador está a olhar, mudando a zona de resolução máxima de forma dinâmica e de acordo com o movimento dos olhos.
O resultado é em tudo idêntico ao uso da resolução nativa, sendo que na prática o GPU não está a calcular tudo de forma nativa. E desta forma a PS5 consegue um ganho de performance até 3.6 vezes a sua performance normal, o que lhe permite, quando associado aos ganhos normais do seu pipeline, bater a 3090 Ti.
pela diferença de preço e “poder teórico” essa 3090TI deveria tranquilamente rodar a 4k o que o PS5 roda a 1080p
lembro do marketing da Nvidia com a 3090 (ainda era a normal mais fraca e não a TI), que era para rodar 8k
Quem tá por dentro dos benchs, uma 3090TI equivale a uma 4080 em performance agora?
Deto, há muitos poréns nessa capacidade teóricas máxima de poder bruto dessas placas que são calculados de maneira aritmética simples.
Primeiro que há partes especializadas desse poder que servem apenas para calculos específicos, tipo RT e IA, que não podem ser usada para cálculos gerais,como todo o resto; falando a grosso modo, é apenas a parte restante que é apropriada a apresentação convencional para os cálculos gerais de gráficos de modo “convencional”. Outro ponto é que, embora se possa conseguir 4k facilmente com uma placa dessas, a questão aqui é produzir mais fps em tempo hábil, e a produção disso, além de demandar outras partes de um computador (podendo haver gargalos de sistema) não se escala linearmente, seja por velocidades e tamanhos de memória, ou como o próprio Mário já explicou por diversas vezes aqui, o aumento de paralelismo dos núcleos usados para dar poder a essas placas, na prática, não escala linearmente, pois não é tão simples extrair o máximo a medida que o paralelismo aumenta. Quem sabe com outras técnicas gráficas futuras as coisas possam melhorar.
O “Foveated Rendering” é uma maneira inteligente de fazer 4k, pois faz uma espécie de concentração de esforços em parte da tela, o que meio só fica bem no VR. Logo, o PC também poderá fazer isso, caso os capacetes e jogos nele permitam, e a 3090Ti provavelmente apresentará melhores resultados que agora, então, o problema não é a capacidade da 3090Ti, é como e onde o jogo é apresentado.
Os Tflops são calculados multiplicado o numero de processadores pela velocidade de relógio.
Por exemplo, na PS4, tinhamos o GPU a 1600Mhz, com 18 Cu com 64 Shader processors cada.
Multiplicando estes valores, temos os Tflops…
Isto é teórico.
É literalmente o mesmo que pegar numa pessoa, e multiplicar o numero de braços pelo numero de vezes que ela consegue pegar num objeto e dizeres que a pessoa faz x vezes essa operação por segundo
São valores teóricos, que alteram com a alteração da realidade. No caso dos GPUs, nem todos os ciclos são uteis, e há tempos idle, há tempos de espera no calculo devido às dependências, há tempo de espera devido à distribuição do trabalho, da eficiência do pipeline, etc.
É por isso que duas arquiteturas diferentes não se podem comparar por Tflops. E se os sistemas tem alterações na forma como processam as coisas, alterando a eficiência, também não se pode comparar.
Esse é o motivo porque 10 Tflops num GPU rendem mais que 10 Tflops num PC. O pipeline, o equlibrio entre o CPU e o GPU, o API, as caches, etc, etc, tudo está otimizado para melhorar a eficiência daquele sistema em específico.
A comparação nunca pode ser aritmética simples!
A 3090 se fizesse Fovetead rendering, batia de longe a PS5. A questão aqui é que não faz!
O que eu acho interessante demais é que muitos “entendidos” falavam que o Ps5 era equivalente a uma 2070 no máximo, isso lá no início da geração. Quero saber onde estão essas pessoas… Ah, já sei, esqueceram da 3070/3080 e falando HOJE que os consoles não chegam nem a pau numa 3090Ti. A narrativa de PCista é igual do fanboy de Xbox, vão se alterando com o passar do tempo SEMPRE!
Sparrow, a “2070s” ainda faz muito, é só uma questão de usar FSR ou mesmo DLSS. No caso do VR aí a superioridade é resultado de técnica e do uso de hardware que rastreia os olhos, o PS5 só está adiantado nisso.
Hogwarts Legacy numa 2070 (um pouco inferior que a 2070s), depois dos 7 min aí você que é bem similar em desempenho:
https://www.youtube.com/watch?v=t8cD2Bbnlz0
Concordo com vc, porém é um jogo crosgen, dificilmente a rtx 2070s vai acompanhar o desempenho do ps5 nos futuros jogos.
O Jogo começou a ser feito para a PS4. A equipa na altura era Third pelo que o desenvolvimento iniciou sem conhecimento do que seria a PS5 e as suas capacidades.
O jogo foi depois adaptado à PS5, mas não só sofre disso, como não a explora devidamente.
No futuro, face a geforces 4000 e 5000 e 6000 a PS5 ficará ainda mais para trás. Mas face a uma 2070 ou 3060 ou mais, serão essas quem terá dificuldade em acompanhar.
Isto é histórico, pelo que me baseio no passado para afirmar isto.
Então acredita que placas como rtx 3060 e 2070 s, ficarão para trás do ps5 futuramente? Penso algo parecido já que olhando para o passdo vemos um ps4 rodando horizon 2, god of war ragnarok com belos gráficos, mesmo usando um processador jaguar que era para mobile.
E mesmo GPUs superiores… Tem sido assim históricamente pelo que pensar o contrário é que seria estranho. Ainda por cima quando já vemos isso a acontecer com jogos de início de geração.
Eu sei de tudo isso. Acontece apenas que o Ps5 já chegou na 3070 em alguns jogos, mesmo crossgen e esses que falavam da 2070 sumiram. O que sabemos é onde a 2070 pode chegar e chegou, mas o Ps5 ninguém sabe onde vai chegar nos nextgen verdadeiros. Creio eu que ficará perto de uma 3080.
E não não estou falando de VR e sim do Ps5 apenas.
3090ti disputa com a 4070ti. Briga eqilibrada. Mas pelo mesmo preço, talvez pegasse a 3090ti pela vram. Mesmo consumindo muito mais. A GPU ideal da nova geração é a 4080. Desempenho impressionante, não é gigante e consome menos que uma 3080. O problema é o preço.
A única GPU que brilha nessa nova geração para mim é a Rtx4090.
Mas se eu fosse pega a 4080, com certeza eu miraria na Rx7900Xtx, apesar que o consumo de energia dela deixa muito a desejar.
Uma 4090 é um GPU interessante. Mas agora com o carro novo já não me cabe na garagem! 😂
Para mim um PSVR2 é interessante, até encomendei mas chegaram 2 camas de casal lá em casa!!! 😛
Não considero a 4090 uma gpu para o usuário doméstico. 99% terão de trocar a fonte ou o gabinete. Além disso, o que roda mal numa 4080 dificilmente a 4090 vai salvar. O único problema é preço. A 4080 está completamente fora da realidade. Em relação a 7900xtx enquanto tiver problema de driver, nem vejo como uma opção.
Fato é que nada justifica os preços nem da AMD quanto a NVIDIA, e ambas estão sendo extremamente desonesta.
E para piorar a AMD segurando a nova geração para vender as 7900 ou a antiga geração 6xxx, e a Nvidia vendendo as novas GPUs capadas.
Não quero nem imaginar o Frankenstein que vai ser a 4060 / 4050
Falando dos drives AMD…
As novas GPUs estão com os drives excepcionais.
Mas não posso falar o mesmo da geração anterior que a AMD esqueceu que existe e faz meses não traz uma nova atualização.
Excepcional? Em dar tela azul e travar. Colega devolve a Gpu porque era ótima quando funcionava.
https://www.notebookcheck.info/NVIDIA-lanca-correcao-para-problemas-de-tela-em-branco-ao-inicializar-GeForce-RTX-4080-e-GeForce-RTX-4090.669177.0.html
Se ele tivesse este problema, também teria devolvido?
Fato é que esse lançamento da AMD foi historicamente o melhor laçamento se tratando de drives. Não lembro de relatos como o desastre da série 5000, o único relato que vi sobre esse sobre problemas de drives foi a consistência de consumo de energia!
Off topic: Existe inúmeros motivos para o fraco desempenho em vendas do Series. Mas sempre defendi que se existisse oferta de PS5 e GPUs, o resultado seria muito pior.
https://twitter.com/Zuby_Tech/status/1625414682273058816?s=20&t=wT9_i3dooa_e4rAjQJkdHw
O ano terminou mal e começou ainda pior para o Xbox.
Você deveria olhar o que a comunidade Xbox anda a dizer sobre isso
É o estopim do absurdo. Confesso que gostaria de negar a realidade assim tanto quantos eles… acho que eu seria mais feliz na vida
O Xbox também ficou em terceiro lugar nos EUA, tanto em unidades quanto em dólares (https://twitter.com/MatPiscatella/status/1625138728497995781?s=20&t=JtU-XpuWD4_NcTcKTaWuCw), e para piorar, foi a única plataforma nos EUA que apresentou quedas em relação a Janeiro/2022.
Assim como o PS5, o Xbox Series X também sofria com problemas de estoque em Janeiro/2022. Logo o esperado é que com estes problemas resolvidos, vendesse mais em Janeiro/2023. Não foi o que aconteceu.
Além disso, é até normal que o Xbox fique em terceiro na Europa, ou perca de “goleada” do PS5 e Switch no Japão. Agora ficar em terceiro nos EUA (que é seu maior mercado), e apresentar quedas em unidades e dólares com 2 anos de geração? E ainda vendo a Sony impulsionar cada vez mais o PS5 divulgando no Super Bowl assistido por 113 milhões de espectadores? https://twitter.com/LeMondeDePSX/status/1624981409961070592?s=20&t=GhjMTOFsLuU_uLMu8LwR6g
Está cada vez mais claro a pressão que está sendo feita pelo Phil Spencer para Starfield ser lançado dentro deste ano fiscal da Microsoft (até 30 de Junho). Assim como em toda divisão de uma grande empresa, tudo gira em torno de números e balanços. Precisam impulsionar a quantidade de assinantes bem como de consoles vendidos, para fortalecer seu ecossistema e gerar melhores perspectivas de crescimento. Acreditam que Stafield será um system seller e irá ajudar. Vamos aguardar.
cadê o pessoal que fala que “exclusivo não importa”?
Tudo sumiram, devem estar lá vendo os líderes caixistas no youtube/twitter falando que é conspiração da mídia sonysta.
O tal poder incrível do Gamepass ainda não se materializou nem na geração passada e nem nessa geração.
Já sei, tem que esperar a próxima geração…
Que jeito vai crescer,não lança nada,eu já perdi a paciência com a Mic.
Mano, mas porque a MS não pagou por grandes exclusivos temporários, ao menos?!?! É muita falta de planejamento, e a pressão é exercida nos piores lugares, que são os RPGs…
Pior que ainda vão culpar a falta de CoD como exclusivo se as coisas não melhorarem nem com a ABK comprada… Sinceramente, espero que resolvam o problema no Xbox que sabemos bem qual é. O Xbox precisa dar alguns passos pra trás e melhorar a gerência.
Lembra…
Os caixistas aqui enchendo o saco na epoca que o xbox estava vendendo mais, aqueles três ou quatro meses, que agora era a hora da virada, que o poder do gamepass de 1 real faria o xbox voar das preteleiras, que o poder dos 12tf iriam fazer o xbox “vencer”, que a compra da Bethesda já estava virando o jogo…
E que Returnal, Horizon Forbidden West, Demons Souls, R&C, nada disso importava.
E se citava os estoques, era “desculpa para desmerecer o sucesso do xbox”
Ninguém aqui levantava a possibilidade de o xbox estar vendendo para quem não conseguia comprar PS5 ou GPUs
Se algum caixista está lendo isso, ai acima vc nota a diferença entre vcs e os “sonystas”
Três meses vendendo mais e vcs, caixistas, ja delirava que era “a hora da virada”
Não tinha “sonysta” aqui e em nenhum lugar empurrando a teoria, que agora temos indicios de ser verdade, que o Xbox vendia para quem não encontrava PS5 ou Peças de PC para comprar.
Alias, lembrando que essa é a PRIMEIRA GERAÇÃO do xbox que JÁ começou COM TODO MUNDO sabendo que o XBOX NÃO TEM MAIS EXCLUSIVOS.
Tu vê só, até quando a MS “tem sorte”, na verdade eles tiveram azar….
As vendas infladas de Xbox para quem não conseguia playstation e placas de vídeo mascarou o flop do xbox por causa da falta de jogos
E então:
O xbox SS e SX é o primeiro console NOVO da nova filosofia “que não importa” não ter exclusivos e tudo sair no PC desde o lançamento do console.
E ai, tá afetando as vendas ou não?
Graças ao “sucesso de alguns meses” do xbox, comemorado até pelo Nadella, só hoje a gente está vendo o reflexo da realidade do xbox…
Impressionante, até o CEO da MS é um “phill spencer” da vida…
Ou seja, somente agora a realidade está mostrando que a MS está errada e somente a partir de agora a MS/Xbox irão começar a pensar em reagir.
[OFF] Olha aí pra quem gosta de ver desmonte! 😉
PSVR2
https://www.youtube.com/watch?v=NYhngu66Ccc
Sense Crontrollers
https://www.youtube.com/watch?v=nYN98lMbyDE
Mario, você viu a superioridade de returnal no pc comparado ao ps5? os gráficos estão muito superiores e de acordo com o canal elanalistadebits é a maior diferença de um jogo da Sony entre o ps5 e pc
Jogo que na minha opinião não aproveita o hardware do ps5. É uma desenvolvedora legal, porém atrás de outros estúdios da sony.
Na altura não pertencia à Sony. Foi comprada depois.
Não me surpreende em nada por diversos motivos.
– É um jogo PS4 com RT.
– Foi um jogo de lançamento
– É um jogo de uma Third (era na altura), pelo que não teve acesso antecipado aos Dados.
– O PC sempre foi mais capaz em RT, com a tendência a ser o fosso aumentar no futuro.
Sim, espero a AMD melhorar em RT para futuramente um ps6 de desempenhar bem nesse processo. Mas o ps5 faz um uso até acima das rx 6000, basta ver o spider man miles morales. Console consegue ser mais otimizado
Chega e sobra…