O criador do Oculus Rift, Palmer Luckey, testou o Playstation VR 2 na CES, e ficou deslumbrado com a experiência.
Durante a CES a Sony exibiu o seu novo capacete de realidade virtual, onde este era demonstrado juntamente com o jogo Horizon Call of the Mountain.
Quem teve a oportunidade de o testar foi Palmer Luckey, que criou o protótipo do Oculus Rift, com a ajuda de John Carmack. Este foi um capacete adquirido pelo Facebook por 3 biliões de dólares, que tornaram Luckey multi-millionário.
Desde essa altura, este senhor tem-se dedicado a tecnologia militar com a sua empresa Anduril.
No seu Twitter refere que ficou “deslumbrado” com o PSVR2.
I was blown away when I used PSVR 2 recently! The first PSVR was arguably the biggest success of the generation, this version will do even better.
— Palmer Luckey (@PalmerLuckey) January 11, 2023
Como pontos fortes é citado o ecrã OLED, o eye-tracking, os hápticos da testa, os sensores de movimento, e uma série de outras tecnologias usadas pela Sony.
O PSVR2 não está livre de problemas
Testes mais antigos mostraram alguns problemas com o capacete que não se sabe se estarão já resolvidos.
Por exemplo, este capacete da Sony cria fotogramas tal como o DLSS 3, o que se torna notório em movimentações rápidas.
Da mesma forma, em testes iniciais foram percecionados alguns artefactos na imagem.
Estes são problemas que se espera que estejam resolvidos no lançamento do capacete.
O que li e vi de críticas negativas de quem o testou na CES é da ainda presença do fio limitando movimentos, das câmeras pra visualização externa serem em preto-e-branco e da aparente necessidade recorrente de ter de se estar a recalibrar o eye-tracking (entendi que toda ver que tirar o dispositivo da cabeça precisa fazer) afim de evitar “blur”. Mas no geral, todas as reviews que vi foram bastante elogiosas, sugerindo que o único real problema mesmo é o preço, considerando que pra usufruir do dispositivo é preciso também investir no console.
[OFF] Matérias interessantes sobre eletro-eletrônicos da CES 2023.
https://www.cnet.com/tech/home-entertainment/the-best-tvs-we-saw-at-ces-2023/
https://www.whathifi.com/news/ces-2023-news
https://www.pcgamer.com/best-of-ces-2023-awards/
https://news.xbox.com/pt-br/2023/01/05/ces-2023-os-novos-dispositivos-de-games-com-windows-pc-dos-nossos-principais-parceiros/
https://uavcoach.com/ces-2023/
Eu a mim o que mais me fascinou nos últimos tempos foi isto.
https://youtu.be/mmISd-Ni7z8
E comprei uma segunda impressora… Uma de resina. A ver se chega a resina e o álcool isopropílico para imprimir algo.
Estou a jogar o Mass Effect e estou a pensar em imprimir a Miranda.
Danadinho! Miranda é “fartura”! Diria até que é parte brasileira(voluptuosa)! 😂
Particularmente eu procuraria imprimir uma Yennefer, a personagem feminina mais bonita dos games, na minha modesta opinião. A segunda mais bonita pra mim seria a Anna Henrietta, também do The Witcher! Ambas mereceriam uma impressão! 😃
Mário, mas essas de resina não são cheias de frescura com necessidade de câmara pra secar, lavagens e etc? Sei que a impressão é superior, mas me pareceu muito cheia de processos pra um bom resultado final. Depois que usá-la, se puder conta das primeiras impressões pra gente (tempo de impressão, o que achou do custo/benefício, comparação com a Ender, tempos de impressão e etc).
E qual a marca e modelo dessa que vc comprou?
Já tenho tudo! Camara de secar a levar.
Impressora:
Máquina de lavar e curar:
E sim, a Yennefer seria fantástico. A questão é que a melhor figura que conheço da personagem é esta:
A melhor da Miranda é esta:
Ambas as imagens seriam impressas a resina, com a base a ser impressa na de PLA.
De ambas, acho que a Miranda está melhor! A yennefer parece-me um pouco genérica! E daria muito mais trabalho a imprimir. Nesta fase, fica a Miranda!
Muito bacana!
Realmente, mesmo a maior parte das estatuetas da Yennefer na internet não conseguem capturar muito bem a “beleza” da personagem no jogo. A melhor que encontrei foi uma de 50 cm da prime studio, e sei que esses modelos free de internet são mais difíceis ainda de se encontrar um bom. Bem que a CDPR poderia ceder alguns modelos do pŕóprio jogo pra fãs poderem criar sua impressões! 🙂
r
Essa está porreira… Mas o problema é encontrar os STL. Eu modelar a 3D sei, mas modelar faces, e corpos, para mim não dá!
Deem-me carros 😉
https://www.pcmanias.com/blender-modelacao-3d-os-meus-primeiros-passos/
Essa é proprietária, só se hackers invadirem a Prime Studio e liberarem os modelos! 🙂
Isso se não foi feita totalmente a mão, esculpida em cera ou clay, e só apresentem moldes físicos pra resina e pintura feita a mão, o que não imagino ser difícil.
O problema das peças hackadas é que por norma elas vem cheias de erros.
Antes de se imprimir é preciso verificar a peça por ver se há normais invertidas, se há aberturas na mesh, se há triângulos que se intercetem ou sobreponham, se há limites mal construidos, e se a dimensão da “casca da peça” não é de tal forma reduzida que ao imprimir desaparece.
Quando compras uma peça original isto vem garantido que não existe, e por norma a peça até já traz suportes pré colocados de forma a evitares os automáticos que podem aparecer em qualquer sitio. Nas outras, isso pode acontecer ou não, o que te obriga a corrigir as peças antes de imprimir.
A maior parte dos slicers de impressoras de resina não detetam erros nos modelos, mas os de PLA avisam logo quando eles existem, e isso permite corrigir.
É o sujeito ter sempre uma PLA, pra testar ao menos o projeto antes de imprimir, pra poder levar pra resina.
Pô, sobre os carros, ficaram bom pacas! Bem que você poderia ajudar o pessoal do GT, eles disseram que é 9 meses pra criar um modelo! 🙂
Eu trabalho com meshes… pelo que modelo os vertices à mão. No final faço um smooth às curvas e seja o que for. Eles modelam a coisa ao mais ínfimo pormenor…
OFF do OFF:
O GT7 aparentemente será jogável na integra no PSVR2 (excepto slipt screen)
Em sendo isso mesmo, será ótimo!
Isso demonstra apenas uma coisa… O jogo está longe de explorar a PS5 ao máximo.
No artigo que li nem falava da máquina de lavar e curar
Ia te perguntar via Whats sobre impressora 3D, Sei que tens uma de filamento e ia perguntar justamente o que achavas sobre a de resina.Fiquei interessado na de resina após ver um artigo sobre impressoras 3D, porém disseram que o ponto fraco é o odor que ela exala
**O artigo não era de um site especializado só dizia algumas diferenças.
São coisas bem diferentes.
A PLA é uma impressora que imprime em maior escala, no meu caso 220mm(L)x220mm(P)x250mm(A) e o PLA é resistente podendo-se criar peças que estejam sujeitas a forças.
Demora muito tempo para imprimir, e o tempo de impressão depende do detalhe, do espaço ocupado na mesa e da altura da peça. Uma impressão pode demorar entre minutos a semanas.
Quando está impresso, basta deixar a máquina arrefecer e pegar na peça que está na mesa, removendo-se os suportes que possam existir.
A resina imprime em pequena escala, no meu caso 130mm(L)x80mm(P)x165mm(A), e é pouco resistente, basicamente limitando-a a coisas decorativas.
A impressão obriga a cuidados com a inclinação da peça para diminuir a resistência ao peso da resina liquida quando a peça mergulha. Obriga ainda a analisar a peça com cuidado para verificar ocos na peça, sendo obrigado furar a peça nesses locais para a resina sair. Se ficar resina dentro, a peça passado uns tempos basicamente “estoura”.
A impressão não depende da quantidade de espaço ocupado na mesa, mas apenas na altura, e na pior das hipóteses, uma peça demora perto de 8 horas a imprimir.
Uma vez a peça impressa, ela deve ficar na máquina para escorrer a resina que está no interior pelos furos. Depois tem de ser colocada numa solução de alcool isopropilico e agua e lavada durante 20 minutos. De seguida vai aos infravermelhos por mais 20 minutos para curar a resina.
Tudo completo, deve ser mergulhada em agua quente para remover os suportes de forma super fácil.
A resina tem cheiro, mas pessoalmente comprei resina de agua, que tem um cheiro muito menos forte, ficando apenas um aroma no ar. O facto de ser resina de agua permite que a lavagem seja na referida mistura que referi em cima, pois caso contrário tinha de ser tudo alcool isopropilico.
Existem resinas especiais para maior resistência da peça, mas se a resina já é cara, essas são muito caras.
No fundo uma não substitui a outra, mas a resina tem uma impressão basicamente perfeita, ao passo que o PLA tem sempre imperfeições que obrigam depois a lixar a peça e a corrigir problemas. A resina tem de se tapar os buracos que se faz na peça para a resina sair.
Ótima “aula”, Mário, nunca tinha visto explicações tão simples e claras das diferenças práticas.
Eu, de qualquer forma, acho que iria nas de filamento mesmo, pelo custo do trabalho (é só ter filamento e paciência), o que me desanima mais é o tempo de impressão e os eventais problemas de calibração e pormenores em que há sempre relatos de ter de modificar a impressora pra ir resolvendo. Mas lógico, com o tempo a pessoa vai querendo dar saltos de qualidade no resultado final e com o tempo tende a querer ir pra uma de resina, mas penso ser coisa pra quem já tem muita experiência pra não estar jogando dinheiro fora.
Uma de resina sai cara… a ideia é imprimir em PLA, mas usar a resina para as peças com detalhe, tipo a cabeça e mãos.
Quanto tá girando o valor médio das peças1/10 da Iron Studios por aí, Mário? Eles estão evoluindo muito no processo de fabricação, a fábrica é na China, mas a empresa é brasileira. Sou revendedor autorizado deles.
entre 199 euros e 800 euros.
São caríssimas, mas a qualidade… upa upa!
Da Iron Studios os mais caros que vi em Portugal andam á volta de 2.399€ um fullset vendido pela HyperToys em Lisboa.
Neste caso era um artscale 1/10 do back o the future, mas sei que existem figuras da DC igualmente caras também da Iron.
Detalhes impressionates.
https://hyper-toys.com/shop/iron-studios-art-scale-back-to-the-future-ii-1-10-delorean-full-set-deluxe/
Obrigado pela explicação! Depois disso minha animação com a de resina diminuiu, pois a minha intenção em impressora 3D seria para fazer miniaturas de trens e para isso o objeto impresso tem que ser resistente.
Eu tinha a intenção de montar uma, tenho os motores (novos), a placa lógica e a extrusora (pegos em uma permuta), mas com o passar do tempo já opto em preferi comprar uma inteira.
Como a de filamento tem um impressão demorada penso em pegar um note simples, quem saiba recuperar um dos que ainda tenho guardado e usá-los em um no-break pois vai que tenha queda no fornecimento de energia.
Putz, sensacional!!!
Jucá olha o que vi nos comentários de um site:
Aí meu bolso chora!
https://www.google.com/search?q=GT7%27s+VR+mode+-+Full+game+and+online+multiplayer+confirmed+for+VR+(only+splitscreen+excluded)&oq=GT7%27s+VR+mode+-+Full+game+and+online+multiplayer+confirmed+for+VR+(only+splitscreen+excluded)&aqs=chrome..69i57.214j0j1&sourceid=chrome&ie=UTF-8
Não vi uma info oficial, mas se for assim vou ter que arrumar espaço e $$ (Lá vai ter que aceitar um serviço extra)
Achei a fonte:
https://blog.playstation.com/2023/01/19/playstation-vr2-13-new-titles-and-launch-lineup-revealed/
O Mário tinha falado, mas ele estava tratando com certa cautela, vai ser muito bom correr tudo com VR! 😃
pois é, se assim for até agosto eu pego o meu, ver se o bundle com Horizon dá uma diminuída no $$
Eu tenho é de ver se arranjo o GT7…
VR em campanha e online era o que eu desejava assim quando testei o PSVR1 no GT Sport, na época eu pensei
“Com o PS5 não tem como não disponibilizar o VR em corridas, seja campanha seja online”
o único problema foi a Sony inventar de tornar incompatível o PSVR1 nos jogos de PS5 e o PSVR2 nos jogos de PS4
Sera que tem chance de um upgrade na versao Normal?
Digo, se vai rodar em VR talvez esteja mais leve rodando Normal
[OFF] Começou a surgir em canais brasileiros sobre manutenção de games que o tal “erro de projeto” que fazia escorrer o metal líquido na verdade é causado por uma proteção implementada em alguns aparelhos da série CFI-10xx.
Os canais informam que a parte da APu que fica sem o metal líquido devido a pressão desnivelada do dissipador e este desnível é causado pelo imenso termal pad que a Sony colocou logo abaixo da APU e tal termal pad não circunda por completo a APU, logo a parte que tem termal pad evita que o dissipador encoste corretamente na APU.
Chegaram a esta conclusão após observarem que as placas das séries 11xx e 12xx não possuem esse termal pad imenso e isto também foi observado em algumas placas 10xx. Também fizeram testes aplicando uma nova pasta térmica, colocando o aparelho para funcionar e horas depois abriram novamente e constataram que uma parte da APU estava sem o metal líquido, um outro testou com termal pad no lugar do metal líquido e este percebeu que o termal pad em cima da APU apresentava árem bem mais marcada (que sofreu mais pressão)
Por fim eles dizem que não há problema em deixar na vertical.
Enfim, os modelos 11xx e 12xx são perdeitamente seguros na vertical, e alguns 10xx não?!?!
Sim , segundo os vídeos.
Já os 10xx que não deram problema e que possuem tal termalpad há duas soluções, remover o termal pad por completo, ficando igual ao 11xx e 12xx, ou adaptando o termalpad reduzindo a espessura fazendo com que o dissipador encaixe perfeitamente na APU.
Lembrando que o problema é parte da APU ficar sem metal líquido, não existe vazamento para fora da APU. Ou seja foi um FUD.
Vi um vídeo hoje que os 1015 já saem sem esse termalpad, o problema fica no 1014 mesmo