Geração de fotogramas, reconstrução de imagem. Tudo feito de forma para que o GPU na realidade não faça o que deveria fazer. Algo que, segundo um dos criadores da Xbox terá os dias contados, pois mal o custo da computação desça as pessoas vão querer novamente o nativo, quer em resolução, quer em fps, nem que isso implique o corte do Ray Tracing e o regresso ao Raster.
Seamus Blackley, um dos “Pais” da XBox compartilhou os seus pensamentos sobre as tecnologias que atualmente equipam os GPUs modernos, referindo ser um”grande crente na computação local” , e acreditando que a computação gráfica retornará ao foco em técnicas raster tradicionais quando o custo de fazê-lo for mais prático.
A realidade é que atualmente há uma dependência na tecnologia de IA, seja para upscaling, geração de quadros ou ambos. E se elas são optimas para equilibrar fps, Seamus acha que não deveriam existir para atingir 60 FPS, como vimos em alguns títulos recentes.
E se a Nvidia está totalmente a bordo com o desempenho impulsionado por IA, chegando a alegar que técnicas como renderização neural superarão “as limitações dos gráficos de hoje”,, nem todos estão tão convencidos sendo que Seamus acredita que o futuro passa por uma melhor rasterização.
E vocês o que pensam disso?
Eu penso que alguns estúdios (não todos), vão sempre tentar dar o que máquina permite dar, tendo em conta os respectivos motores de jogo e afins.
Ora se nós queremos melhores gráficos com resoluções maiores, obviamente teremos que pagar mais. A questão é: será que com a evolução destas técnicas de upscaling da resolução e dos FPS é necessário esse investimento? Nos últimos anos, o que tenho reparado é que conseguem fazer maravilhas sem ser necessário uma máquina super poderosa. Eu recentemente joguei Spider man 2 e death stranding, 2 jogos com gráficos bonitos, em SP2 a cidade cheia de detalhes sem quebrar a fluidez, não gostei muito das expressões faciais. Death Stranding é só uma maravilha técnica, linda e impressionante, eu sei que é um jogo com atores reais e com menos acção, mas mesmo assim é impressionante. Joguei ambos numa PS5 base. Tive a oportunidade de ver DT a correr num PC a todo o gás e notei apenas que a definição era um pouco maior e realmente os FPS, num PC com um custo 3x maior que a PS5. Estás técnicas nos GPUs mais recentes, podem tornar o hardware mais acessível com ganhos significativos. Vamos ver o que o futuro dita.
Não conheço nenhum custo que tenha descido… senão por cortes no próprio produto… então, com o avançar da carruagem não vejo como a coisa melhorar, a menos que os jogos fiquem estagnados e só o hardware melhore, o que não faz sentido, pois são coisas retroalimentadas um puxando pelo outro.
Acho que ele tem razão apenas em que a um mesmo custo, as pessoas sempre preferirão o desempenho real e local, mas não necessariamente o raster. Apenas jogadores competivivos irão preferir sempre mais fps que rt. Em jogos narrativos ou mesmo não competitivos, não vejo muito sentido ir pra além dos 120fps e sacrificar visuais. Pra mim, já estaria de boa 4k/RT/60 fps em tudo, não precisaria mais que isso em qualquer situação, mas isso é pra mim.
Sobre a IA nos jogos, ela tem o seu valor, mas não acho deveria ser pra gerar frames a mais e sim para tornar tudo mais realista visual e interativamente, inclusive fazendo mods e adaptando jogos ao gosto do usuário. Já pensou dizer o que queria jogar e a IA criar usando sua GPU… quem sabe um dia.
Foi recentemente que mergulhei no 2077 depois da DLC Phantom City. Porque quando comprei esse jogo no lancamento e estava bem quebrado. Hoje roda muito bem. Assim como o massacrado e com razão na época, No Mans Sky (tenho jogado isso ultimamente e tá bom e divertido).
Acho que nunca joguei algo visualmente tão bonito. Red Dead 2 sem RT chega perto mas não alcança.
E foi com uma 3070 TI de notebook e obviamente não estava tudo no máximo. E usei o DLSS3.
Se os jogos daqui pra frente usarem Ray Tracing e IA neste nível. Vai ser incrível demais.
No dia que existir concorrência a tsmc, talvez rasterizacao volte a ter relevância. Até lá, o foco das empresas será o mercado coorporativo. Logo, graças a Deus que existe upscale por IA. Porque seria muito pior sem.