Crackdown 3 foi dos maiores flops de vendas dos últimos anos.

Os valores de vendas da NPD apareceram, e Crackdown 3 nem sequer aparece na lista.

Crackdown 3 foi um flop. O exclusivo não conseguiu sequer aparecer nas listas dos jogos mais vendidos. Nem no top 20 global, nem sequer no top 10 exclusivo da Xbox. Sendo normal que, mesmo de forma temporária, os jogos exclusivos recém lançados apareçam nas listas de jogos mais vendidos, Crackdown 3 é uma excepção.

Eis uma notícia relativa ao lançamento de Crackdown 2, um jogo que também esteve longe de ser um sucesso, vendendo pouco mais de 40 mil cópias no lançamento, mas que mesmo assim entrou para o primeiro lugar dos mais vendidos da Gametrack (Reino Unido).

Os motivos são diversos, sendo que a fraca qualidade do apresentado será o principal. Mas a sua presença no Gamepass terá de ser igualmente tomada em conta pois o facto de este jogo estar presente no serviço torna a sua compra, mesmo que este fosse um jogo com alta qualidade, muito menos atractiva e desejada. Afinal basta pagar 1 euro por um mês de serviço (e as promoções nesse sentido tem sido muitas), para testar o jogo por um mês. E nesse sentido, as vendas digitais, cujos valores não se conhecem, não deverão também ter sido exactamente famosas.

Aliás, mesmo com o Gamepass a receptividade ao jogo tem sido má… tanto que, apesar de recente, ele nem aparece na lista dos 50 jogos mais jogados na Xbox.



Após 5 anos em desenvolvimento, e publicidade diversa ao longo dos anos, o jogo terá forçosamente um investimento considerável, as fracas vendas do jogo não deixam dúvidas que estas não chegaram sequer para compensar os custos. No Reino Unido, o segundo maior mercado do mundo o jogo vendeu um total de… 4 mil cópias.

Sim… 4 mil cópias! Quatro mil…

 

Recordemos que Crackdown 3 foi o porta estandarte do Poder da Cloud, um slogan que ficou colado à Xbox, e que ficou agora com uma imagem terrível junto do público pela baixa qualidade do entregue e aceitação do público, tendo sido um jogo falado activamente nos fóruns ao longo dos anos, publicitado por diversas vezes, e um jogo esperado por muitos por ser o jogo que finalmente traria o poder de 12 consolas Xbox One para cada utilizador.

Sinceramente não tenho memória de um jogo Second Party das consolas tão amplamente promovido, tão falado internamente, e com tanto tempo de desenvolvimento ter sido um flop tão grande. Que não gerasse lucros suficientes para se pagar, ainda vá que não vá, o mercado é grande, a oferta é extensa, e os jogos podem dar-se mal. Mas vender 4 mil cópias… isso são valores de vendas que apenas encontramos em jogos de terceiro plano de baixa qualidade e pouco publicitados e desejados, e não em jogos exclusivos e com tanta visibilidade e promoção como a que foi dada pela Microsoft a Crackdown 3.



 



error: Conteúdo protegido