A AMD pretende lançar a sua nova gama de CPUs e GPUs em 2022
Os novos processadores AMD com microarquitetura Zen4 e as placas gráficas Radeon RX 7000 baseadas no RDNA3 vão chagar ao mercado ainda este ano. A informação foi dada por Lisa Su, CEO da AMD, numa entrevista ao SeekingAlpha.
Estes novos hips terão melhorias de desempenho, com os Zen 4 a serem desenvolvidos numa litografia de 5nm, e os GPUs RDNA 3 com uma litografia não especificada, mas definida apenas como “avançada”.
Segundo rumores, os novos GPUs poderão oferecer até 15.360 Stream Processors e serão fornecidos em três designs, o Navi 3X, o Navi 21, o Navi 32 e o Navi 33. A previsão é que estas placas gráficas RDNA3 possam ter até 60% mais performance que a arquitetura RDNA2, para além de melhorarem o processamento de Ray Tracing.
Os Zen 4, esses prometem ser uma revolução na linha de processadores da AMD. Virão com o novo socket AM5, do tipo LGA (Land Grid Array) e terão suporte para memórias DDR5 e PCIe de 5ª geração.
Com tudo isto torna-se necessário superar os limites de produção, mas a boa notícia é que a AMD está disposta a abdicar de algumas receitas para que estes GPUs cheguem a preços acessíveis ao mercado.
Das Gpus não tenho informação. Mas os processadores serão praticamente inúteis. Pois irão trabalhar apenas com DDR5. Quando a DDR5 ficar acessível, já teremos produtos superior.
É only DDR5 ou tem suporte a DDR5?
Não encontro informação aficial acerta disto.
Se for only DDR5 a coisa vai ficar dispendiosa no início.
Todos os vazamentos que vi até agora relatam sem apenas DDR5. Até por isso lançaram primeiro um aperfeiçoamento da série anterior e adiaram as novas.
60% melhor que a RDNA 2 é um grande salto! Espero que isso também se reflita no ganho com o Ray Tracing de modo satisfatório, motivo pelo qual, ainda tenho preferência pela Nvidia.
Sobre a CPU, pena a AMD ter mudado o socket, pois normalmente encarece o upgrade pela obrigatoriedade de uma nova MB, que costumam também sair bem caras. AMD já tem minha preferência em processadores, ótimo custo benefício do meu 3600x, certamente migrarei para outro AMD quando esse já não me atender bem.
Acho difícil a AMD apresentar algum processador com custo beneficio superior a mais recente linha da intel. Os topo de linha não são grande coisa, mas o i3 e i5 tem preço imbatível para games. O i3 12100 tem desempenho superior ao 3600 por 130 dolares e o 12600 ao 5600 por 290 dolares.
É esperar pra ver os novos processadores.
Hoje, no Brasil o 5600 (que é do final de 2020) é cerca de 25%, em média, mais barato que o 12600.
O 3600 é um processador de 2019 e é 6/12 enquanto o 12100 é 4/8, então as vantagens de cada em performance/preço meio que dependem do uso também.
Aqui no Brasil o 12600 concorre com o 5700 no preço/performance e tanto preço quanto performance são quase idênticos, é quase uma questão de preferência e placa mãe mais acessível ou com features que se deseja.
Brasil geralmente tem esse problema. Os varejistas ajustam o preço pelo desempenho.