Convém não esquecer que quem está sob investigação dos reguladores é a Microsoft, e que os reguladores… Não tomam partidos.

Muitas das argumentações que se veem na internet face ao que está a vir a público da CMA parecem esquecer o que são os reguladores e qual o seu trabalho. Mas acima de tudo, parecem esquecer que quem está sob investigação não é a Sony… É a Microsoft.

Um dos argumentos que tenho vindo a ler no caso da regulação que está a ser feita pela CMA ao processo de aquisição da Activision é que a CMA está a defender uma posição dominante da Sony, o que é inaceitável para um regulador.

E esta é uma frase completamente sem sentido.

Não compete a um regulador defender a empresa A ou a empresa B. E nesse aspeto esta análise não pode ter em conta o que é a atual realidade do mercado, que as empresas conquistaram, mas sim e apenas as alterações que poderão vir a acontecer no mercado e na capacidade concorrencial das restantes empresas no caso de esta compra ser autorizada.

E nesse aspeto, a Sony ser líder de mercado, ou deixar de ser é irrelevante. O que interessa aqui é se a compra dará ou não vantagens à Microsoft que possam impedir no futuro que a concorrência continue a funcionar e em condições de igualdade.



Porque se é uma realidade que a Sony é líder de mercado, tambem é uma realidade que a Sony não tem qualquer vantagem competitiva sobre a Microsoft.

Quando se refere que a Sony tem comprado imensos exclusivos, que a Sony tem comprado acordos de lançamento prioritário de conteúdo, que a Sony tem comprado empresas, etc, etc, isso são tudo realidades… mas realidades num mercado onde as mesmíssimas coisas estão acessíveis à Microsoft.

Se a Sony compra um exclusivo, o que impede a Microsoft de comprar ela mesma o mesmo exclusivo ou outro? A Microsoft não se tornou uma das empresas mais valiosas do mundo nos últimos meses. Ela já o é há vários anos. E mais do que isso, a Sony em 2013 estava na bancarrota, e corria o risco de fechar portas.

Porque motivo consegue a Sony comprar estes exclusivos e a Microsoft não? A Microsoft não tem dinheiro para comprar igual ou para cobrir as ofertas da Sony?

Claro que tem!

Aliás diga-se que a PlayStation não está nesta potencial compra a concorrer com a Xbox, mas com a Microsoft, pois a Xbox essa é questionável se nestes anos todos, e com o investimento e compras que tem sido feito, alguma vez deu efetivamente algum tipo de lucro. Porque a PlayStation aqui não concorre contra o terceiro classificado no mercado das consolas, mas sim com a segunda maior empresa do mundo, que tem mais dinheiro na mão do que vale toda a Sony.



Mas por incrível que pareça, como a Microsoft reconhece junto do CADE, a Sony tem 5 vezes mais exclusivos na sua consola, do que a Microsoft (incrível como eles mesmo reconhecem que a sua consola não tem capacidade concorrencial no que toca a jogos exclusivos, mas enfim…). Mas a questão é: Se não os tem, a culpa é de quem?

A Microsoft não tem dinheiro para os comprar?

Foi a Sony que fechou 8 estúdios da Microsoft na geração passada em vez de os melhorar e fazer crescer?

A Microsoft não tem acesso ao mesmo hardware que a Sony?

Foi a Sony que criou uma consola capada para lhe meter um Kinect e a publicitou com DRM e foco em TV, TV, TV?



Digamos que a posição de líder da Sony, que é inegável, não se deve apenas a mérito da Sony. Mas igualmente a uma Microsoft que tem sido incompetente como concorrente, e que tendo todas as capacidades para ocupar o lugar cimeiro… não o fez!

Daí que a Sony é líder não porque tem uma posição dominante ou abusiva, mas porque tem sido a empresa mais competente. E haver um líder é uma realidade em todos os mercados!

Daí que não compete à CMA verificar se a sua decisão prejudica ou beneficia alguem, e quem é líder ou deixa de ser. Para a CMA as empresas e as suas posições no mercado nem sequer existem! O que existe é o mercado, a concorrência leal, livre e equitativa!

Daí que as preocupações da CMA são fundamentadas, sendo que um estudo seu concluiu, para eles fatualmente, que a Microsoft tem vindo adquirir empresas que estavam no mercado a produzir IPs proprietários lançados como multiplataforma, e as tem tornado em criadoras de conteúdo exclusivos, citando como exemplos a Zenimax Media que tinha anunciado Starfield e Elder Scrolls VI como multiplataforma, e que agora a Microsoft anunciou como exclusivos.

Mas este não é caso único pelo que a CMA efere ainda várias outras equipas que se citam:



  • A Obsidian  que sendo produtora de jogos multi, e estando a produzir, na altura da aquisição Outer Worlds 2, e Avowed, viu estes jogos serem anunciados como exclusivos Xbox.
  • A inXile que sempre produziu exclusivos, mas que agora está a produzir um exclusivo Xbox.
  • A Ninja Theory que também sempre produziu multi plataformas, que desde a sua aquisição produziu dois exclusivos Xbox, Bleeding Edge e Hellblade 2.
  • A Compulsion Games que estava a desenvolver o jogo Midnight antes da aquisição para ser multi plataforma, e que agora será exclusivo da consola da Microsoft.
  • A Double Fine  que lançou Psychonauts 2 na Playstation, mas altamente capado face à versão Xbox (apenas versão PS4).

Agora questionam vocês:

Mas era o que faltava! Então a Microsoft compra as equipas e elas iam produzir para os outros?

Segundo a CMA, se a Microsoft quer comprar uma Activision e os seus IPs, sim… e isto porque olhando para as aquisições da Sony, o que vemos?

Vamos ver os últimos anos:

  • Insomniac – Quase todo o seu historial é na produção de exclusivos Sony, com um exclusivo Microsoft pelo meio. Não era uma empresa multi plataforma.
  • Housemarque – Basicamente esta equipa não produzia nada multiplataforma desde 2012 e encontrava-se desde essa altura a produzir exclusivos Playstation.
  • Nixxes – A Nixxes basicamente não produzia um único jogo seu à anos, sendo que trabalhava sempre como colaboradora de outros criadores. Os trabalhos que possuía efetivamente seus eram todos conversões para outras plataformas de jogos já existentes. Não era uma por isso uma equipa multiplataforma.
  • Firesprite – Foi criada em 2012, tendo produzido 4 jogos. Um foi multiplataforma, e os outros 3 exclusivos Playstation. Nenhum deles IPs conhecidos, e claramente uma empresa com potencial, mas sem histórico. Longe de ser uma empresa multiplataforma.
  • Bluepoint Games – Um histórico gigantes de videojogos, mas quase todos ligados à Playstation, e acima de tudo, ligados a remakes, remasters ou conversões. Longe de ser uma equipa multiplataforma.
  • Haven Studios – Recem criada. Nunca lançou nenhum jogo!
  • Bungie – Desde que se tornou independente que cria jogos multiplataforma. O acordo de compra inclui uma clausula que refere que continuará a produzir multiplataforma.

Basicamente há aqui um padrão bem diferente. As equipas que a Sony tem comprado não criam real mossa no mercado ou no concorrente. Já as equipas que a Microsoft tem comprado são equipas multi que se tornaram exclusivas. E esse é o motivo pelo qual a aprovação da compra não ocorreu da mesma forma simples que a aprovação da compra da Bungee. Pelo facto que a aquisição,seguindo um padrão encontrado da Microsoft, pode privar o mercado de uma grande quantidade de jogos de primeira linha, que antes eram de todos, criando dano à concorrência.



E sim, a Microsoft garante que não cortará os grandes jogos da Activision na Playstation… Sim, Phil Spencer garante! O mesmo Phil Spencer que já garantiu tanta, tanta coisa que depois não aconteceu.

Perante o histórico de Microsoft, a a CMA disponibilizou-se a aprovar compra, referindo que a Fase 2 da investigação seria desnecessária desde que a Microsoft apresentasse no prazo de 8 dias, uma garantia que os tranquilizasse nas suas preocupações. Por outras palavras, que tornasse o que diz de boca oficial, numa espécie de acordo escrito no papel.

 Mas o que aconteceu? A Microsoft não entregou nada!

E a segunda fase avançou!

Torna-se por isso chocante que as pessoas vejam as atitudes dos reguladores e venham referir que eles são tendenciosos ou que estão a defender a empresa A ou B. Não cabe aos reguladores defender ninguem. Não é esse o seu papel! E este tipo de visão revela um fanatismo exacerbado.



Como referi num outro local, no futebol é comum cada fan ser um treinador de bancada, criticando o treinador real. Mas aqui é surpreendente a quantidade de reguladores de bancada que temos, criticando os reguladores reais. E num caso pior que o do futebol, pois aqui cada regulador de bancada analisa como mais lhe convém, de acordo com a sua consola favorita.

Mas a realidade é que os reguladores não tomam partido pelas partes. Cabe-lhes ouvir as partes, analisar o referido, e garantir que o mercado perante a efetivação da aquisição em análise se mantém concorrencial e justo, e que as empresas não estão a abusar do seu poder financeiro para se imporem no mesmo, prejudicando a concorrência.

Daí que as grandes preocupações da CMA nesta análise, não passam apenas pela potencial exclusividade de Call of Duty na Xbox, mas sim, igualmente pela sua exclusividade no Gamepass e Xcloud.

A CMA considera a Microsoft líder nesses dois mercados, considerando ainda que ela tem uma vantagem competitiva gigante no mercado do Streaming ao ser detentora da Azure. E acredita que com um COD e uma capacidade de praticar preços inferiores, isso possa impedir a concorrência, que terá de subalugar serviços, de ser competitiva nesse mercado, criando um monopólio para a Microsoft ou, ou mínimo, uma grande desigualdade competitiva a seu favor.

E isso são realidades inultrapassáveis que tem de ser analisadas. Porque certamente o cenário futuro não é como o ce agora, onde ambas as empresas tem acesso às mesmas coisas, e onde a Microsoft só não bate a Sony porque nunca mostrou competência para tal. Aliás Phil Spencer ele mesmo disse “No futuro, os nossos concorrentes serão a Google e a Amazon”, o que é um reconhecimento que, indo para o mercado de streaming, a Sony não é concorrência. Um mercado que com esta compra e acesso vantajoso a estes IPs, quase dita que a Sony fica arredada de sequer tentar entrar nesse mercado.



Acima de tudo o que é preciso perceber-se é que o que está aqui em causa não é a Sony… Mas sim e apenas o mercado… E que quem está a ser analisada sobre se está compra o prejudicará ou não é a Microsoft! E não a Sony.



119 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rui
Rui
14 de Outubro de 2022 7:45

Lamento mas discordo, a Microsoft tem defendido bem o seu caso, os reguladores que regulem já que não fazem nada ao menos nestes momentos viram estrelas, o que a Microsoft diz maioria são factos, agora ter mais dinheiro é motivo para uma empresa proceder como outra com menos?

A Microsoft é obrigada porque tem muito dinheiro a criar o estúdio, contratar funcionários, esperar que a coisa corra pelo melhor e esperar 5 anos?

Ou seja eu ser milionário impede me de chegar ali e comprar o prédio, ou vários prédios ou a rua toda, tenho de começar pelo terreno…

É um facto que com esta tourada toda só está a defender a Sony, mas e eu posso estar enganado, o negócio vai se concretizar.

Veremos, quanto ao título da notícia Sr Mário, toda a gente toma partidos, com mais ou menos afinco, até um juíz no tribunal reage de maneira diferente perante casos semelhantes porque isso está na natureza humana, nos tendemos para algo.

Com relação aos serviços.
O que você defende pelos vistos é que acha bem existir, um prime, netflix, um disney, um hbo, um tvcine, um xpto, um xpto ao quadrado e uma sporttv e uma btv e uma eleven e uma Sporting tv etc etc etc

Eu sou totalmente contra a separação de conteúdos, desde o início, para mim deveria haver UM serviço de filmes, UM canal de desporto e um UM serviço de jogos, etc.

Andrio
Andrio
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Outubro de 2022 9:46

Mário, o rui e tantos outros não estão preocupados com monopólio pq quem está realizando a compra é a MS.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Outubro de 2022 10:05

1 parte. Eu não defendo separação de conteúdos, eu defendo unificação dos mesmos, não precisa de estar nas mãos da mesma empresa pode estar em várias empresas e ser um só serviço, aliás como deve saber os rumores nos serviços de filmes e series apontam para isso e ainda bem, um valor vários conteúdos de diferentes empresas.

2 parte. Acho engraçado essa retórica de o dinheiro não vem da xbox logo a xbox não tinha dinheiro para comprar a Activision, mas não é sempre assim? Pergunto?

A playstation nasceu como? ela quando nasceu não tinha dinheiro, alguém injectou lá dinheiro, quem? E depois nos primeiros exclusivos e nas primeiras compras veio tudo dinheiro da PlayStation ou veio de outro lado? Foi a Playstation que pagou o desenvolvimento do cell e do blu-ray?

Eu também gostaria de saber se a PlayStation divisão tinha dinheiro ela própria para andar a comprar bungies.

Eu admito que talvez sim porque, hoje em dia é mais PlayStation Sony do que Sony PlayStation.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Rui
14 de Outubro de 2022 10:29

Hã? Tu quer comparar a compra da Activision com a Sony desenvolvendo tecnología própria? Só pode estar de brincadeira! 🤣🤣🤣🤣🤣

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Outubro de 2022 10:38

E outra coisa Sr Mário já agora, cenário atual.

PlayStation consola de maior sucesso desde 2013, ou seja vamos para uma década, Nintendo consola de sucesso mas um mercado de nicho e diferente.
Google desistiu.

Ou seja aqui temos 2 players sendo que um domina vai pra uma década e a outra é outro mercado

Resultado temos uma empresa dominante.

Depois temos a xbox, que como você farta se de fazer contas nos seus artigos e diz que a consola é um embuste suportado pela Microsoft.

Ora o meu cerne da questão, se a Microsoft achar que esta compra é o tudo ou nada e se falhar, após esta geração é desistir, se até a Google muito mais poderosa que a Sony desistiu…

É um cenário possível.

Fica só a Sony no mercado… Marca que já lidera há 10 anos, passaria a ficar sozinha…

Isto é o que? Pois…

Se a Microsoft seguir essa opção e é legítima, a CMA contribuiu diretamente para entregar de bandeja o que a Sony já tinha antes e com concorrência, monopólio sem concorrência.

Diga me lá se estou errado e se o que a Microsoft diz é tão disconexo, não me parece.

Juca
Juca
Responder a  Rui
14 de Outubro de 2022 11:28

Quer dizer que o Google desistiu porque a Sony já estava estabelecida como líder, uma empresa 20x menor que ela, e não porque o Gamepass / xCloud estava à adquirir conteúdos muitos e importantes na indústria para o seu serviço?!?! 🤣
O momento oportuno em que o Google anunciou sua retirada foi só uma cama de gato pra MS!

Last edited 2 anos atrás by Juca
Rui
Rui
Responder a  Juca
14 de Outubro de 2022 11:40

Eu não faço ideia o porquê ter desistido, mas para mim pessoalmente todo o projeto stadia foi uma desilusão, o streaming faz sentido mas não para já já.

Deveriam ter apostado no tradicional/híbrido e tinham dinheiro para isso.

Last edited 2 anos atrás by Rui
Juca
Juca
Responder a  Rui
14 de Outubro de 2022 11:59

Cada um está a tentar levar a guerra pro seu campo, a MS não conseguiu competir no campo de qualidade de jogos e levou para o campo de serviços e infraestrutura de cloud, áreas dela e usa isso como artifício para engolir o mercado (estou a preservar a história dos games) como se no decorrer dos últimos anos não pudesse ter investido num catálogo robusto e de qualidade próprio.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Outubro de 2022 13:04

Certamente! 🤣😀🤣😀😃🤣

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Outubro de 2022 11:56

Eu estou de baixa sr Mário, li o artigo.

A Google diz está certo, a Sony diz também está certo, a Microsoft diz também não está certo.

A Google não diz é o porquê uma empresa daquele calibre ter falhado tão retundamemte e tão rápido, a culpa foi da Microsoft? Porque? Porque comprou a Bethesda? Ou porque está a tentar comprar a Activision? E a Google não tem dinheiro para fazer uma oferta melhor?

A saída da Google é tão ridícula como a sua entrada, eu tive de puxar pela cabeça para me lembrar do nome do serviço deles estou a ser sincero.

Resposta a sua resposta, eu gosto da Xbox, mas é me completamente indiferente se a xbox sair do mercado, se isso acontecesse comprava a ps6.

Mas a minha opinião não muda consuante as circunstâncias, é a mesma uma só e linear.

Se a Microsoft, desistir do sector por causa deste negócio, os reguladores merecem uma camisola assinada pelo chorão Jim Ryan e umas prendas em forma de maços de folhas de papel.

Estou a ficionar esta última parte mas é legítimo dizer que a acontecer este cenário, a CMA criou um monopólio. Facto.

Juca
Juca
Responder a  Rui
14 de Outubro de 2022 12:12

A Google tem poder financeiro, mas não quer entrar num negócio para ficar a subsidiá-lo, até poder engolir todo o resto. Ela quer um negócio viável e que cresça a dar lucro e gerar receitas. Obviamente que os motivos do Google não são só a MS, ela pode ter constatado a inviabilidade financeira e qur e a aceitação não foi a pretendida e que o serviço estava a definhar, mas certamente as condutas da MS ajudaram bastante na decretação do fim, seja batendo o martelo, seja acelerando o processo.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Outubro de 2022 13:07

Isso é um fato, mas pode ir mais além também, pode ser um juntar o “útil ao agradável” pra não perder a viajem. 😃

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Outubro de 2022 11:18

Infelizmente o pós-modernismo (o homem acreditar que o que pensa é a verdade) está a nos levar de volta a idade média pra rediscutir o óbvio e já comprovado pelos homens modernos.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Rui
14 de Outubro de 2022 9:56

Você realmente disse isso? A Microsoft tem 20 anos no mercado dos consoles e não dominou ainda por incompetência própria! Agora tu quer mesmo que todo mundo engula seco uma aquisição desse porte, para que a MS leve mais uma empresa para mediocridade e que para isso só basta ter uma carteira recheada de outros setores, como Windows e Azure? Rapaz, tu vive num universo a parte mesmo.

Juca
Juca
Responder a  Rui
14 de Outubro de 2022 11:14

Há pessoas éticas e imparciais (nem todos olham pra tudo com passionalidade) que analisam regras e impactos de eventos. Se cada um pudesse fazer o que quisesse, nem regulação existiria.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Rui
Rui
Responder a  Juca
14 de Outubro de 2022 11:29

A questão aqui é, se a Microsoft não fosse a Microsoft e tivesse desistido após a primeira geração em que perdeu claramente, 150 milhões vs 30 milhões de consolas, tinhas a playstation a dominar sozinha o mercado desde 2005, eu excluo a Nintendo porque ela decidiu seguir um caminho diferente, de nicho.

A Microsoft é culpada do seu próprio sucesso, não pode comprar a Activision porquê possuí a azure e isso dava lhe uma vantagem sobre a Sony, não pode comprar porque o rival não tem o mesmo dinheiro, e isso dava lhe vantagem sobre a Sony, não pode comprar porque se não for exclusivo vai na mesma prejudicar a Sony porque vai haver diferenciação ou vai ser oferta no gamepass.

Depois gosto quando ouço esta frase, o negócio a avançar vai prejudicar futuros players a entrar no mercado?

Quem? Quais players? Ao longo de quase 50 anos tivemos umas 6 companhias que realmente investiram no sector e das 6 apenas 2,5 restam.

A Google que não é uma empresa qualquer, entrou e já desistiu, mas quais players? A Apple? Consolas a custar 1500 euros? A Amazon? Talvez mas duvido muito, a sega? Já era.

Só vai restar uma no final com o domínio e vai ser um serviço, esqueçam a ideia de ir a loja comprar o cd, isso já esta perto do fim.

Nostalgia comprem as consolas do passado e já não é mau.

Juca
Juca
Responder a  Rui
14 de Outubro de 2022 11:43

Qual a chance de alguém que tenha muito dinheiro já investir num mercado já dominado por alguém com igual ou mais dinheiro que ele? Isso afasta ou atrai concorrencia? Pense numa Coca-Cola, qual a chance de alguém com muita capacidade financeira ensaiar uma entrada no mercado e voltar após a Coca comprar outra grande marca de refrigerantes? E mesmo num mercado estabelecido como o de consoles, o que se trata aqui é de futuro e do Streaming. Os únicos que podem concorrer com a MS em infraestrutura estabelecida de streaming e que têm quase o mesmo potencial de investimento dela são simplesmente Google e Amazon. Veja as coisas como são, não como as deseja que fosse.

Entendo que tenhas uma visão de futuro apocaliptica, os dias não estão fáceis, mas o resultado da guerra não é definida por prospectos. Veja, o futuro do games pode não ser a sua conclusão de obviedade.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Foxtrot
Foxtrot
14 de Outubro de 2022 11:31

Mas que artigo sem sentido. Começa mentendo o pau na Microsoft dizendo que ela é incompetente por não comprar exclusivos e conteúdos exclusivos como a Sony faz (mesmo tendo poder para tal). Então na sequência do artigo o autor dá entender que a Microsoft está abusando do seu poder financeiro para prejudicar a concorrência e o mercado por ter comprado a Zenimax e a Activision para produzir exclusivos e conteúdos exclusivos para o ecossistema Xbox, ou seja, quando a Microsoft toma uma atitude para contornar a “incompetência” que o autor se refere no início do texto ela não pode pois e, na visão autor, algo que pode “prejudicar” a concorrência.

Segundo, o autor questiona se Call o duty vai mesmo continuar multiplataforma pois segundo ele Phil Spencer não é confiável, mas não tem mesma atitude em relação aos jogos do Bungie sendo que do outro lado tem o Jim Ryan que é tão ou mais mentiroso que o Phil Spencer.

Para finalizar, as entidades reguladoras analisan a realidade do mercado (onde a Sony é primeira e a Microsoft terceira) não o poder econômico de cada empresa (se fosse por isso Google, Amazon, Microsoft estariam proibidas de fazer qualquer aquisição pois 99% das outras empresas não tem o mesmo poder econômico delas) e a CMA ter entrando em uma segundo fase de investigação era algo totalmente esperando para um negócio desse tamanho (um dois maiores da história no ramo da tecnologia) tanto que Microsoft na anúncio da compra da Activision disse que esperava que o negócio seria finalizando em março ou abril do ano que vem.

Só para lembrar, se a Microsoft é a Segunda empresa mais rico do mundo hoje por mérito próprio, tanto que nos anos 80 a Sony era mais rica que a Microsoft mais não teve competência para acompanhar o crescimento da empresa do Bill Gates. Por isso acho que o lado fanboy do autor falou mais alto na hora de escrever esse artigo.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Outubro de 2022 13:16

A xbox one o maior barrete da história vendeu 55 milhões de consolas mais consola menos consola, sem exclusivos como Sr Mário diz e mesmo assim vendeu mais que a Dreamcast, sega saturn, xbox, Nintendo GameCube, Nintendo 64, ps vita, ngage, jaguar, 3d0, atari lynx, game gear e podia continuar.

Nem quero pensar se tivesse corrido mal.

Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Outubro de 2022 15:05

Boas.
Só para avisar, estas agora a debater com um frequentador de windowsclub.

Juca
Juca
Responder a  Foxtrot
14 de Outubro de 2022 12:28

Jovem, começas muito mal seus argumentos, não é difícil perceberes que a MS ao comprar outra grandes empresas do ramo, tradicionalmente criadoras de grandes IPs da indústria e não as garantindo na concorrência como hoje estão, não estão simplesmente a criar valor e capacidade de desenvolvimento pra si, estão a tirar valor do outro, algo facilmente constatado pelo visto no mercado de ações e o desinvestimento na Sony pelo simples anúncio de aquisição.

Veja, mesmo a Bungie tendo sido adquirida pela Sony, a Sony se comprometeu com a Bungie continuar a publicar seus jogos de forma independente e multiplayer. Fora que a Sony não comprou uma grande publisher e dona de muitos ips consagrados como foi o caso da Zenimax. São posturas concorrênciais completamente diferentes.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Rui
Rui
Responder a  Juca
14 de Outubro de 2022 13:20

Essa história da bungie é muito bonita, veremos se todos os jogos serão multiplataforma.

A sony comprou a bungie depois da Microsoft comprar a Bethesda, comprou com que intuito?

E pergunto destiny 3, vai sair na xbox? Porreiro, e vai ser exatamente o mesmo jogo com os mesmos benefícios na ps6 e na xbox nova? Pois…

É que eu falo nisto porque esse é exatamente o novo argumento da sony para com o cod ser da Microsoft.

Mas a gente fala só do que nos convém Juca.

Juca
Juca
Responder a  Rui
14 de Outubro de 2022 13:51

Cara, você tem documentos oficiais de comprometimento, o descumprimento pode resultar em multa e processos judiciais além de obrigações administrativas de o fazer.

Na prática, você tem jogos como MLBs já a rodar igualmente no SX quando a Sony se viu obrigada a fazê-los pra outra plataforma, e com até mais benefícios pra Xbox, já que saiu de “borla” no Gamepass, mesmo o jogo sendo da Sony.

Do lado da MS você já tem Doom Eternal melhor pro SX, Deathloop melhor pro SX e várias exclusividades anunciadas e lançadas sem que se tenha versões pra PS, mesmo em jogos como serviços como Grounded. E a realidade se impõe.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Rui
Rui
Responder a  Juca
14 de Outubro de 2022 14:09

Eu falei no destiny 3 e na bungie, mesmo que não seja exclusivo. Falei do que se queixa o chorão.

Em relação aos restantes jogos,alguns da Microsoft também estão na PlayStation ou não?

Juca
Juca
Responder a  Rui
14 de Outubro de 2022 14:24

Quais? Que novos jogos foram lançados pela MS a não ser os previamente tinham algum tipo de acordo com a Sony, ou está a falar das “DLCs” de Minecraft que já estavam a sair até em geladeira e que pouco importam a otimização feita em qualquer plataforma?
Quais novos jogos foram lançados pra PS que já não estivessesm em fim de desenvolvimento e receberam versões com mesmo nível qualidade que no SX?

Last edited 2 anos atrás by Juca
Rui
Rui
Responder a  Juca
14 de Outubro de 2022 15:22

O Minecraft é um deles óbvio, o deathloop apesar de estar no acórdo podiam rasgar o acordo e indemnizar a Sony, o psychonauts 2 apesar de ser a versão ps4 está lá só não estão mais porque a Sony não quer.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Outubro de 2022 18:31

O negócio também foi de magnitude diferente mas está corrigido.

Rui
Rui
Responder a  Foxtrot
14 de Outubro de 2022 13:04

Portugal é sinônimo de Benfica e PlayStation.

A playstation julgo que tem 87% do mercado em Portugal.

O resto é sempre incompetentes, burros, mentirosos, malandros.

Eu sou português mas em termos de futebol e consolas, somos um país entregue aos abutres, artistas e oportunistas.

Temática diferente, adjectivação igual.

Excluo da pcmanias o Lívio, o Juca e o Sr Mário e o Fernando. Apesar de não concordar com eles em 70% dos casos.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Rui
14 de Outubro de 2022 13:53

Nas tuas palavras consideras que os 87% playstation dizem que “O resto são sempre incompetentes, burros, mentirosos, malandros…”

Mas depois na mesma frase, tu que aparentemente fazes parte dos outros 13% chamas aos outros “Abutres, artistas e oportunistas”….

Conclusão não há ninguém que se aproveite nas consolas nem no futebol nessa tua visão completamente selectiva da tua realidade!!! 🤣🤣🤣🤣

Tens escrito uma perolas boas…por mim podes continuar!!
🤣🤣🤣🤣🤣

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Oliveira
Rui
Rui
Responder a  Alexandre Oliveira
14 de Outubro de 2022 13:58

O que vale é que aprender a ler português ainda é de graça.

Mas admito que certas frases já exige algo intelectualmente mais exigente do que juntar os a’s e os b’s.

O segredo é praticar.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Rui
14 de Outubro de 2022 14:10

Praticar para ti não tem chegado, mas continua não fiques triste!

Eu não faço parte dos 87% que acham que os outros são todos burros, com treino tudo se consegue estou contigo!!

Agora volta ás tuas perolas pff.

Juca
Juca
Responder a  Rui
14 de Outubro de 2022 15:01

Não generalizes tanto, o fato da Sony ter maior público em Portugal certamente tem uma história por traz, assim como no Brasil o Xbox tem grande público por seus méritos. As pessoas têm direito a ter gostos diferentes e não serem julgadas como fanáticos, os fanáticos provavelmente são uma minoria.
Carlos Eduardo, Daniel e vários outros nunca me parecem fanáticos em suas colocações, embora tenham seus gosto como qualquer pessoa.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Rui
Rui
Responder a  Juca
14 de Outubro de 2022 15:27

Juca como de certo já te apercebeste eu sou sarcástico nos comentários faz parte do meu estilo e para mim ou é preto ou é branco, não fico a meio da ponte.

É óbvio que eu exagero mas a mensagem está lá, mas lá está é preciso estar atento.

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
14 de Outubro de 2022 13:05

Sobre a exclusividade do COD, pra mim a Microsoft deveria ser obrigada a deixar COD no Play pra compra passar! Lá está a maior base da franquia e eu acho muito injusto tirar a franquia de lá! Se a Microsoft estiver mentindo sobre isso como o Jim Ryan disse que eles propuseram um acordo, com o prazo de 3 anos pra manter o jogo no Play isso deve ser investigado e se for verdade deve-se obrigar a Microsoft a deixar o COD no Play!

Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
14 de Outubro de 2022 13:30

Eu acho uma postura meio burra da MS, ela simplesmente poderia dizer qualquer coisa e deixar pra aprontar das suas no futuro e de outras formas, mas toma uma postura imperialista de que faz o que quer porque tem dinheiro e prejudica-se a si mesmo.

Ela já ganha e muito só em ter a Activision com ela mesmo sem exclusividade nenhuma. Mas só confirma suas reais intenções no mercado ao não querer assumir um compromisso que deveria ser o óbvio.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Rui
Rui
Responder a  Juca
14 de Outubro de 2022 13:32

Nisso estou em desacordo Juca, comprar para não ser dono de nada, eu pagava a multa e ficava com o dinheiro restante para outras coisas e já o disse antes.

Juca
Juca
Responder a  Rui
14 de Outubro de 2022 14:00

Bem, mas daí é opção da MS. A Sony comprou a Bungie assumindo o compromisso dela permanecer independente a fazer multiplataforma.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Outubro de 2022 23:08

Ela já fez isso com o navegador Mário e ele hoje ainda vem com o Windows.

Rui
Rui
Responder a  PAULO KAUFMANN
14 de Outubro de 2022 13:30

Se uma consola vende 100 milhões e a outra vende 50 milhões e se cod é um jogo muito popular aonde vai ter mais jogadores? Isso não é a escolha da maior base é a base ser maior logo pra começar.

O tomb Raider tb saiu primeiro na sega saturn e depois so teve continuação na ps1, é justo?

Quanto ao serviço acho uma excelente ideia, da Microsoft e a Sony deveria fazer o mesmo, eu provalmente não assinava ao plus na xbox porque sou contra múltiplos serviços mas daria o melhor dos 2 mundos a ambas as consolas.

Juca
Juca
Responder a  Rui
14 de Outubro de 2022 15:59

De novo esse papo de fim da Sega?!?! Pelo amor de Deus!!!

Rapaz, mesmo que suas sugestões de motivo (possíveis artimanhas da Sony a arrancar jogos da concorrência), algo que não pode ser levado como fato, é fato de que a Sony não tirou toda uma empresa a não fazer jogos para os demais concorrentes e que os diversos casos acontecidos sempre foram dadas explicações das produtoras dos porquês (embora cada um possa acreditar que eram mentiras, coisa vista como desonrosas se forem se falar de companhias japoneses).

Doutra forma, já o disse que um errado não justifica o continuismo do errado, não se pode normalizar o errado.
Inclusive acho que a Sony errou bem lá atrás, quando a MS começou a pagar por exclusividades de jogos e conteúdos e ao invés de abrir queixas nos órgãos reguladores a mostrar práticas de concorrências desleais de mercado, fez foi repetir o mesmo.

Sobre a questão do CoD, até parece que o fato de a Sony , tendo base maior na geração passada, impediu acordos de Marketing a MS pra jogos de diversas editoras e mais recentemente Dirt5, Assassins Creed, Cyberpunk e etc., Ou mesmo de se ter Rise of Tomb Raider exclusivo pra Xbox One por 1 ano.

E sim, embora tudo isso errado (na minha opinião), nem se compara a comprar todas as IPs multiplataforma que a MS comprou e está a comprar pra decidir o futuro delas em qualquer lugar, isso nada tem de concorrência, e muito menos estamos a falar do que é justo ou o melhor para os consumidores de games, é no máximo o melhor para os gamers de xbox hoje, e amanhã ainda recebe um talvez.

E outra, a popularidade de um jogo não é definida só por onde se tem uma plataforma com base maior, você pode simplesmente olhar pra Steam (que começa com uma base maior) e ver se Halo infinite é mais popular lá que no Xbox, por exemplo. E lembro que Halo Infinite é simplesmante gratuito no PC, nem online se paga.

Last edited 2 anos atrás by Juca
PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
14 de Outubro de 2022 13:08

Mário você viu como a Microsoft deixou a Sony em uma situação difícil?! A Sony disse que está preocupada com os CODs entrando no Game Pass Day One e que isso faria ela perder jogadores! Daí a Microsoft disse que ofereceu o Game Pass pra ela e que se ela aceitasse teria todos os CODs Day One no Game Pass do Play! Agora ela está sem argumentos nessa questão e fica difícil reclamar!

Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
14 de Outubro de 2022 13:36

Não vejo dessa forma, a Sony pode argumentar que construiu sua plataforma para ser rentável, e não pode se sabotar tendo um serviço internamente que se apropria do seu sistema como um trojan, e está a ser subsidiado com preços irreais por uma megacorp e que a MS nunca teve a vontade de compartilhar seus jogos no PS antes, pois nunca fez sequer um port deles para estarem no PS. Sendo uma questão de sobrevivência para a plataforma não aceitar o Gamepass como é, e mostrar que já aceitou o modelo da EA e da Ubi+. Mas que até o aceitaria de bom grado se nele contivesse apenas aquilo que é feito pela MS concorrendo apenas com a venda dos próprios games da MS na plataforma.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  PAULO KAUFMANN
14 de Outubro de 2022 14:03

Ter o Gamepaas nos moldes atuais na Playstation seria um autentico cavalo de troia.
Como o Juca falou e concordo.

Vantagens para a Playstion vejo poucas…já a MS entraria num ecossistema lider e com uma base instalada muito superior á sua e com mensalidades de 1€ com certeza esmagando a plus numa primeira fase! (seria um autentico parasita, passo a expressão)…
Esse negocio sem duvida que é a cara da Microsoft, mas não vejo vantagens iguais para os dois lados…não neste moldes.

Hennan
Hennan
14 de Outubro de 2022 15:00

Para mim, esse debate poderia ser facilmente resolvido com a abertura dos números da Xbox. Se ela provar que não está praticando Dumping. Segue o jogo, aprova a aquisição da Activision e cabe a Sony se reinventar. Agora como sabemos, o que está a ocorrer é um claro exemplo de dumping. Portanto não pode continuar.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Hennan
14 de Outubro de 2022 15:45

Na opinião do Rui que compra pilhas para o comando isso não é importante. Mas se o mercado realmente mudar e o monopólio lhe causar dores quer em preço de serviço quer em qualidade dos jogos é dos tais que jura a pés juntos que sempre opinou contra. Aliás ele está aqui e escreve o que escreve só para chamar a atenção e sentir-se ocupado. É do tipo agora já foi deixa ver quantos é que me respondem.

Rui
Rui
Responder a  Nuno Sousa
14 de Outubro de 2022 16:49

O que vale e que o Nuno pelos vistos parece que me conhece, já eu nunca ouvi falar de si.

Bem vindo.

A questão das pilhas é usada sempre, existe uma coisa chamada pilhas recarregáveis, custam um pack mais carregador qualquer coisa como entre 9.99 a 19.99 dependendo da marca e dão á vontade para 7 anos. Não preciso de estar ligado a consola com fio, bem nunca…

Isso e ao facto de uma carga das pilhas recarregáveis durar á vontade mais que as 8 horas de carga de um ds4 e 10 que um ds5 nunca achei nenhum problema.

Mas é um facto que é um gasto extra.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Rui
14 de Outubro de 2022 17:15

Nem faço questão disso não sou egocêntrico. Mas olha teres um animal de estimação ajuda-te. Já o teu gasto extra a teres 2 comandos acompanha a tal apregoada subida de preço da ps5 ridicularizando-te nos teus comentários.

Rui
Rui
Responder a  Nuno Sousa
14 de Outubro de 2022 18:30

Bem, eu tenho um animal de estimação bem mais educado do que tu caro Nuno.

Quanto a contas, podia comecar aqui a debitar preços de jogos, exclusivos pagos na totalidade, remasters de remasters de remasters, mas não vale a pena preocupa te com a tua carteira que eu preocupo me com a minha.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Rui
14 de Outubro de 2022 19:12

Sem dúvida Rui.
No teu caso é bem mais simples pois não tens exclusivos a comprar.
Talvez por isso toda a cegueira à volta da hipotética compra.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Outubro de 2022 18:26

Usava umas panasonic 1900 mha que comprei na worten na altura da Xbox one em 2014, duraram 7 anos, comprei o ano passado umas iguais mas de maior capacidade 2350 mha.

Acho que se chamam panasonic evolta, custaram 4, 15 euros.

Uso duas e as outras estao carregadas, acabam troco e ponho a carregar.

Nao tenho um comando ligado por fio á consola desde a era x360, 8 anos.

Dantes usava o battery pack oficial, mas desde que mudei pras pilhas nunca mais quis bateria.

Só não podemos nunca descurar no carregar senão depois não podemos jogar que o carregamento dura 8h ou então seria obrigado a usar um cabo para alimentar o comando.

Elton
Elton
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Outubro de 2022 11:28

Streaming seria a mídia.

E a Sony foi a empresa a lançar jogos em CD, DVD e Blu Ray e todos os fabricantes de console pagam royalities à ela

Elton
Elton
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Outubro de 2022 22:40

E não foi uma vantagem para a sony padronizar essas mídias sendo ela uma das detetoras dos direitos?

Elton
Elton
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Outubro de 2022 0:08

O ponto aqui é vc levantar a bandeira da microsoft ter a a infra para o streaming e os outros não. Quando os cartuchos foram abandonados quem detinha a “infra” (ou parte dela) era a sony com o CD, DVD e depois com o bluray.

E usando teu exemplo vejo que isso foi uma vantagem para sony sobre os concorrentes.

Tinha visto há algum tempo que a sony ganhava 2 ou 3 dolares por cada xbox vendido por causa do uso de mídia.

http://ryan.com.br/wp/dvd-royalties/

https://www.cnet.com/culture/blu-ray-victory-means-royalties-royalties-royalties/

Elton
Elton
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Outubro de 2022 12:59

Novamente, estou usando o que tu falaste sobre a Microsoft ter a infraestrutura de streaming.
Quem garante que esse será o futuro?

Tu usaste esse argumento pra defender a Sony no uso de mídias físicas

tiohildo
tiohildo
14 de Outubro de 2022 15:09

Alguém tira uma dúvida? Pelo que eu vejo sobre esse assunto da compra da Activision, existem vários reguladores analisando o caso ( isso em vários países). Mas se as decisões não forem unânimes ? Como fica a compra? É toda cancelada? É feita em partes …

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Outubro de 2022 16:51

e se UE, UK, Austrlia, NZ; recusarem, a China só larga um twitte assim “tamo junto” e sequer vai avaliar a aquisição uhauhauh

digo, isso foi um deboche pq se UK, UE que são parceiros do EUA bloquearem o negocio, imagine a China que está em guerra comercial com o EUA

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Outubro de 2022 22:55

Agora não. Mas potencial lá é que não falta, se um dia o governo liberar a entrada lá

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Outubro de 2022 16:58

Ou seja o reino unido que caso se tenham esquecido saiu da EU diz e os outros fazem.

Grandes reguladores sim senhor.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Outubro de 2022 18:38

Discordo, eu acho que o RU e a EU nunca tiveram realmente ideias convergentes ou de união,
quanto muito de ocasião ao longo dos anos.

O RU sempre teve privilégios especiais como moeda própria, e a prova que as agulhas nunca estiveram alinhadas realmente é que o RU não é mais união europeia.

Mas isso são outras histórias.

Pedro Martins
Pedro Martins
14 de Outubro de 2022 15:41

Sr Mário, só uma dúvida, pois sou leigo nesse assunto. Levando em conta que o regulador do Brasil, onde vivo, já aprovou a compra da Blizzard, a Microsoft precisa da aprovação de todos os outros reguladores ou apenas da maioria deles?

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
14 de Outubro de 2022 17:46

Off Topic: A 4080 12gb era tão ruim que a Nvidia acabou de cancelar seu lançamento.

Juca
Juca
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
14 de Outubro de 2022 23:23

Sério?!?! Vai ser remarcada para 4070Ti então, como você havia se referido! 🤣

Mystogan
Mystogan
14 de Outubro de 2022 17:58

Olá Mário, normalmente sou inclinado a discordar de muitos de seus argumentos, porém, achei seu artigo impecável e isto me fez pensar.

Hoje vemos um aglomerado de mais de 20 estúdios no XGS/Zenimax e muitos deles mal gerenciados ou entregando jogos muito aquém de seu potencial.

Realmente o posicionamento do CADE foi infeliz ao analisar a visão do consumidor a curto prazo, pois a longo prazo, com uma presença maior dos jogos em nuvem e uma avenida pavimentada à frente da MS as análises pró consumidor não seriam tão favoráveis, além do foco desse tipo de órgão seja garantir a competitividade e não um eventual benefício ao consumidor.

Acredito que o mais benéfico para todos, inclusive para os consumidores de xbox (assim como eu), seja a não conclusão dessa compra e um olhar interno mais crítico por parte da xbox, que mesmo com tanto recurso financeiro e humano ainda entrega pouco perto de sua real capacidade.

Edson Nill
Edson Nill
14 de Outubro de 2022 19:16

Mário, me desculpe mas as vezes eu não o entendo, onde falo isto por vc voltar atrás de situações que quando acontecem com a Sony, vc não critica ou não critica como deveria, mas quando acontece com a MS, vc critica ferozmente. Um exemplo que posso lhe dar é o caso do Rise of the tomb Raider ter sido exclusivo temporário do xbox one, onde vc achou absurda na época, porém a Sony vem fazendo isto há anos e vc diz que ela precisa competir e é a forma dela competir. Lembre-se que Starfield seria exclusivo temporário da Sony e por mais que não seja msm coisa de ser full exclusivo, é sim um prejuízo para a plataforma que ficaria anos sem ter o game, talvez o tendo 1 ou 2 anos depois ou… nunca, como é o caso do Final Fantasy 7 remake que possivelmente não chegará ao xbox. https://www.tecmundo.com.br/voxel/198477-sony-negociava-exclusividade-starfield-compra-bethesda.htm Uma coisa eu dou razão ao Rui: Uma empresa maior financeiramente tem que se balancear em cima da de menor poder financeiro? Será que a Nintendo poderia alegar competição desleal por não ter como bancar um hardware como um ps3 ou o ps5 ou mesma a Sega do começo dos anos 2000? Pq a própria Nintendo teve que ir para um caminho mais de nicho por conta de não poder investir mais em hardware de ponta, podendo ter graves prejuízos. Entendo totalmente os motivos da Sony no caso da Activision, mas ela colocar como algo que mataria a concorrência, é absurdamente patético! Perderia receita? sim, mas ela nem passaria perto de morrer como empresa como ela quer alegar, e como esse órgão quer colocar, estranhamente um órgão de uma região onde a Sony sempre foi líder de mercado!

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Outubro de 2022 21:29

Mário, sim é patético a análise do CMA! Patético pq a Sony não acabaria por um game, patético pq claramente eles estão analisando o bem estar da Sony e só! Acho interessante vc falar de Tomb Raider e não mencionar Final fantasy ou será que TR é maior que FF? Nunca disse que a Sony se prejudicaria sem Starfield, só quis te lembrar que Starfield talvez nem seria multiplataforma, como o CMA tem a pachorra de dizer, pois eu ainda não vi o FF 7 remake no Xbox como possivelmente não verei o FF 16 tbm, mas vc deve achar normal. Eu não acho e queria ver se a MS começasse a comprar mil e uma exclusividades temporárias, se vc acharia saudável, pois não duvide que é isso que ela fará, caso a compra da Activision não passe. Agora aonde eu disse que a MS é boazinha? Aponte pra mim, mostre que estou curioso de ver, pois se tem uma coisa que ela não é, é ser boazinha, mas a Sony tbm está longe de ser, porém quando tudo se justifica a prol dela, fica difícil. Aumentou o preço do console, mas… É pq falta material! Aumentou o preço dos jogos, mas… É pq os jogos custam caro pra produzir! Cobra upgrade na msm versão do game, mas … Pq Deus quis assim! É difícil argumentar, quando acham defesa pra tudo, quando a MS sempre é a perversa e a Sony sempre a coitadinha! A MS está longe de ser o que ela quer aparentar, mas se ela fosse esse demônio todo, monopolista, etc… O PlayStation não era pra existir como existe e muito bem por sinal!

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
14 de Outubro de 2022 23:32

Não Edson, eles não estão a analisar “só o bem-estar” da Sony, estão a ver o impacto da aquisição para todo um mercado.

O que se avalia são todos os possíveis impactos da “maior aquisição que já aconteceu em todo um mercado”, e se isso causa impactos na concorrência direta e indireta como o afastamento ou desistencia de outros players e quem está ingressando, e quem já está nele. Pois o impacto é muito maior que qualquer outra aquisição já realizada até então.

Last edited 2 anos atrás by Juca
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Edson Nill
14 de Outubro de 2022 22:21

Gostaria de saber em que mundo um órgão do governo britânico vai favorecer deliberadamente uma empresa japonesa contra uma empresa americana. Quando não se tem argumento, atacasse o porta voz.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
14 de Outubro de 2022 22:39

Hennan, meus argumentos estão na mesa, vc concordando ou não com eles, mas pelo visto, preferiu não ler ou fazer política aqui no site, nada que já não esperasse de ti e sua parcialidade clássica. A Começar que a Sony é tão oriental hj quanto a Sega foi na era Kalinske, ou seja, quase nada. Ela é tão oriental que quase fechou suas equipes todas lá no Japão, que o o presidente da divisão PlayStation não é japonês, algo que vc jamais viria em uma autêntica empresa japonesa. Outro ponto, a Sony é líder absoluta na europa desde sempre e talvez vc desconheça essa informação ou esteja atrasado por 30 anos para não saber e obviamente se ela é líder por lá há tanto tempo, vc realmente esperaria de um órgão europeu qual resposta?

Deto
Deto
Responder a  Edson Nill
14 de Outubro de 2022 23:04

Pelo visto, se a compra for barrada daqui 20 anos teremos as “viuvas das compras” igual temos hoje aqui as viuvas da Sega, ambas as viuvas acusando a sony malvadona com a coitadinha da Sega e da MS.. correção, ambas não, vai ser o mesmo sujeito no mesmo disco quebrado para sempre.

irão dizer que o governo malvadão comprado pela sony faliu o xbox pq não deixou ele monopolizar a industria gastado o faturamento de 20 anos do xbox

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Edson Nill
14 de Outubro de 2022 23:26

Deixa ver se entendi. 1) O governo americano nunca, jamais, iria ou interferiu em um negócio em prol de uma empresa americana. Ainda mais na Inglaterra. Deve ser porque a maioria dos CEOs das grandes empresas americanas são indianos. Realmente, a origem da matriz e o destino final das receitas não interessa nas disputas econômicas, o que vale é a origem do CEO.
2) O regulador sempre vai defender o líder de mercado, logo devo esperar a mesma decisão nos EUA também? Mas se é sempre assim porque bloquearam a aquisição da ARM pela Nvidia. Deve ser porque a Sony tem mais dinheiro? Uma pena que está concorrendo com a Microsoft. Na verdade, o regulador é cheio de Sonysta fã de The last of us. Porque nunca pensei nisso.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
15 de Outubro de 2022 0:28

Cara, ficou confuso o que escreveu sinceramente, mas vou dar o meu ponto: Nos EUA irá passar, pois é interessante para o governo americano essa compra, muito pela nova guerra fria entre China e EUA, mas na Europa, o interesse é similar ao Brasil. O Mário criticou o CADE mas o CADE foi justo em olhar para aquela empresa que investe mais no Brasil ou alguém aí em sã consciência dirá que a divisão PlayStation investe mais aqui do que a divisão xbox? Na europa, é o inverso! Além do PlayStation ser maior do que o xbox por lá, talvez vc não tenha se atentado que Jim Ryan antes de ser CEO da divisão PlayStation, foi CEO da divisão europeia do PlayStation, certamente tendo muitos contatos por lá e alguma influência, indo junto da Google choramingar para os ” imparciais”. Como disse antes, a Sony não está errada em nada aqui, mas para mim, o órgão do reino unido foi hipócrita por fingir cair nessa lolota da Sony. Eu acho errado a MS tirar o COD da Sony, mas exigirem que a MS ponha tbm o COD na Plus? Está de sacanagem né! Se a Sony comprar a Square japonesa, vamos ver como os senhores reagirão com a Sony tirando de vez tudo da MS, de FF à Dragon Quest, aí as regras mudarão né!

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
14 de Outubro de 2022 23:59

Edson, a defesa de interesses Norte-Americanos e Ingleses de forma recíproca são notórios, são basicamente nações irmãs e costumam estar juntas em qualquer barco.

Embora você acredite que política não é importante nesse caso (coisa da qual discordo, pois política está em qualquer relação), o CMA é um orgão que faz parte do Governo do UK, logo, sofre influência política.

Outra questão é você acreditar que a Sony “não é mais japonesa” por ser uma multinacional com grande presença no exterior, talvez até com sua maior parte no exterior que no Japão, mas isso não muda a realidade, a Sony continua a ser uma empresa Japonesa. É uma empresa que tem sua origem, seu conselho administrativo e sua sede principal localizados Japão e isso é o que a faz Japonesa, embora ela seja mais multicultural que a Nintendo, por exemplo.
As coisas não deixam de ser fatos por nós acreditarmos que há graus diferentes pra se fazer considerações.

E sim, com a CMA, acredito que a Microsoft tem muito mais poder de influência que a Sony. O Reino Unido é lugar na Europa onde se o Xbox não for até mais popular atualmente que o PS, ele deve estar num nível similar de popularidade e de vendas.

https://www.statista.com/statistics/487460/market-share-of-console-operating-systems-uk/

Last edited 2 anos atrás by Juca
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
15 de Outubro de 2022 0:14

Juca, a Sony é japonesa, mas hj o PlayStation é totalmente ocidental, pois seus games são claramente feitos para o mercado ocidental, seu presidente é ocidental, sendo seu público majoritariamente ocidental. Quanto ao Reino Unido, vc equivocado! O xbox nunca esteve ao nível do PlayStation lá,e sim, a diferença lá entre xbox e PlayStation é menor do que no resto da Europa, ou seja, são coisas diferentes. Quanto a entender que não seja política, talvez tenha entendido errado meu pensamento, pois penso que seja totalmente político e por isso que ao meu ver, essa aquisição da MS não passará nos reguladores do reino unido e possivelmente em nenhum outro órgão europeu.

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
15 de Outubro de 2022 0:24

Postei um link de marketing share do stadista no comentário anterior, se você olhar, em 2020 o xbox representava 49,48% do mercado, estando acima do PS.

Editado: Eis a imagem caso você esteja tendo dificuldades
comment image

Last edited 2 anos atrás by Juca
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
15 de Outubro de 2022 0:30

Estranho que o xbox one foi destruído na europa, incluindo o reino unido nesses anos todos.

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
15 de Outubro de 2022 0:34

Reino Unido é um quase um EUA na Europa.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
15 de Outubro de 2022 0:37

Juca, está estranho isto, pois ele diz que a Sony recuperou o mercado em 2021, mas o ps4 esmagou o one no reino unido de 2013 até o fim da geração e como que a Sony recuperou esse mercado agora? Está estranho isto!

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
15 de Outubro de 2022 0:43

Na Matéria abaixo afirma que o Nadella disse que o Xbox é líder de mercado nos EUA e UK.

https://www.inputmag.com/gaming/microsoft-xbox-console-market-share-2022

Editado: https://www.gamebyte.com/xbox-consoles-market-leader/

Last edited 2 anos atrás by Juca
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
15 de Outubro de 2022 1:27

Juca, vc sabe que o Nadella mentiu né e talvez seja essa mentira que eles andam contando para os acionistas.

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
15 de Outubro de 2022 1:48

Bem, Edson, se ele mente, então a CMA está certa em não confiar nele e na MS.

Mas você viu duas estatísticas de Market Share no UK, de 2020 e as palavras do Nadella transcritas ditas no começo desse ano sobre alguns mercados e a liderança do Xbox neles, acreditar é com você, só tentei mostrar fatos e comprovar meus argumentos.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
15 de Outubro de 2022 2:18

Juca, o fato é que a Sony lidera o mercado como bem colocou o Mário aqui: https://www.pcmanias.com/as-receitas-da-playstation-e-da-xbox-para-o-ano-transato/ mas se o Nadella quer inventar coisas para enganar acionistas aí já é com ele. O fato é que não disse que a MS não mente, e sim, que o PlayStation não morreria caso perdesse o COD, msm entendendo que a MS não deveria tirar o COD do PlayStation. Sinceramente, mostrar número de Market share pra mim não me diz nada de uma empresa que ignorou por quase 10 anos o número de consoles vendidos, onde sabemos por essa mesma empresa, que ela vendeu 1 terço da concorrente. A MS pode tranquilamente enfiar venda de tudo que é gaming nessas receitas, até de Mouse se quiser e nem vou tanto por aí. Para mim, nada me convencerá que a Sony inteligentemente se vitimizou e a CMA engoliu e que se a MS tiver uma mínima inteligência, ela tem que desistir dessa compra, caso tenham que aderir a estas exigências.

Deto
Deto
Responder a  Edson Nill
15 de Outubro de 2022 3:42

Tambem acho que nao morreria sem COD

Mas o Phill ja falou que nao vai parar as compras.

Então, me diga vc… a MS deve ter gasto uns 10 anos de faturamento do xbox na compra, vc acha que vai parar ai e o objetivo não é monopolizar o mercado comprando mais uns 80 bilhoes?

Pq a MS pagou em dinheiro, ainda pode comprar muito mais pagando com acoes da MS mesmo.

O objetivo é sim eliminar a concorrencia e monopolizar o mercado.

Com mais uma ou duas compras dessas acaba toda a indústria third party

MS so precisa comprar mais a EA com todas as franquias de esporte do EUA.

Ja fez a Sony lançar MLB no xbox.

O que sobra depois disso?

T2? GTA que sai uma vez a cada 10 anos.

Last edited 2 anos atrás by Deto
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Edson Nill
15 de Outubro de 2022 3:48

O que você não entendeu até agora é que não estão analisando o mercado de hoje, mas o futuro. A Sony é superior no modelo tradicional, mas como fica a questão do Streaming? Quem tem dinheiro, estrutura e com a aquisição da Activision, games para concorrer com a Microsoft? Tanto é verdade que a Microsoft foi bem clara no passado a dizer que não vê a Sony como concorrente. Justamente porque está pensando no streaming. Se a mesma consolidar os estúdios dentro do seu ecossistema, ninguém será capaz de competir. Amazon e Google tem estrutura, mas não tem experiencia e jogos. Já a Sony jamais terá a estrutura.
De toda forma, na minha opinião, mesmo sabendo dos riscos. A questão deveria ser outra. A Microsoft está praticando Dumping ou não? Se o Xbox é rentável hoje, que libere a aquisição e concorrência. Mesmo que essa seja dominante no streaming, cabe ao resto se reinventar.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
15 de Outubro de 2022 4:01

Tempestade em copo da agua? Todos vcs acham que consoles nao existirão mais, mas o passado mostra que consoles vão existir com ou sem streaming! O streaming tem seu público que nunca vai ser igual o de console. Se a Sony quiser, não faz mais streaming de seus jogos e vira ua Apple dos jogos. Ou alguém aqui acha que a Nintendo vai abrir mão do seu hardware com o mais clássico de todos os tempos: Mario?

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
15 de Outubro de 2022 0:58
error: Conteúdo protegido