Se Phil Spencer referiu que os resultados da Xbox One foram resultado de más escolhas, que a geração foi a pior em que podiam ter perdido, as Xbox series continuam a senda… mas para pior.
A xbox One foi acusada de “não ter jogos”. E phil Spencer reconheceu já que “I’ve passed on some of the worst… like, made some of the worst game-choice decisions“. Basicamente Phil Spencer reconhece que as suas deciões quanto a jogos para a Xbox One foram das piores, e que isso teve consequências em perder uma geração que ele considerou como “the worst generation to lose“.
Seria assim de se esperar que Phil tivesse aprendido com os erros, e que a geração Xbox Series melhorasse o que a Xbox One fez de mal. Mas não. O que vimos foram decisões ainda piores, e a consola a cair em vendas. De tal forma que, se as vendas da Xbox One foram um flop, perdendo mais de metade do mercado conquistado com a Xbox 360, a realidade é que a geração Xbox Series está bem pior. Vamos ver os valores de vendas até finais de 2024 (Dezembro de 2024 – Os valores mais recentes conhecidos).
Como se pode ver pela imagem de cima, as vendas das Xbox series estão 6 395 450 unidades atrás das da Xbox One. Estamos a falar de 6 milhões, 395 mil 450 consolas a menos!
O pior é que essa diferença aumentou em 4 milhões 169 mil e 709 consolas só no ultimo ano. Basicamente as vendas das Xbox Series caíram, face à Xbox One, mais nos últimos 12 meses, do que nos primeiros 3 anos de vida.
O pior é que a queda de vendas está a acontecer de uma forma quase exponencia, pois desses 4 milhões 169 mil e 709 consolas, 1 milhão, 529 mim e 68 consolas foram no ultimo mês. Ou seja, só o ultimo mês representou 36,67% das quebras anuais.
O panorama futuro da Xbox está longe de ser bom, e o expectável é que as vendas caiam cada vez mais, e mais. E se a Xbox One foi considerada o maior flop de sempre da Microsoft, a Xbox Series está a bater a mesma por uma larga margem, cimentando assim o titulo de o maior flop de vendas de sempre da Xbox.
Mas curiosamente, Phil Spencer mantem-se no leme da Xbox. Vá alguém perceber o porquê.
Acho que VGCHARTZ serve pra pouca coisa na real, pois o fato é que está muito pior que nas estimativas deles DE NOVO. A AMD relata que enviou mais de 100 milhões de chips para consoles até 2024, a Sony relata que já chegou ao número de 75 milhões de consoles enviados. Ou seja, na melhor das hipóteses foram enviados 26 milhões de SS/SX pras lojas e a vgchartz estimava 31 milhões de xbox vendidos. A estimativa está errada e por muito.
Pelo contrário. Os caras estimaram 72 milhões de ps5 vendidos. A Sony informou 75 milhões enviados. Ou seja, quase perfeito. Informaram 32 milhões de Series, o que daria 107 milhões de chips. Dentro do relatado pela AMD, acima de 100 milhões.
Não tem como ser melhor que isso. Na pior das hipóteses, o erro é de 5%. Provavelmente menor que 2%.
75 milhões enviados implica acesso a 75 milhões de chips. Para 100 restam 25. 32 milhões dariam 107 milhões.
Não soa a coerente a AMD informar com erros de 7%. Se ela refere 100 milhões e não 105 ou mesmo 107 é porque os valores são pouco significativos acima dos 100 milhões.
A AMD refere esses valores em relatórios internos. Como referido não é nada credível que hajam disparidades de 5 ou 7%, ou neste caso 5 ou 7 milhões de chips quando outros negócios nem esses valores alcançam na sua globalidade.
Eu ainda daria o benefício da dúvida não fosse o caso de em tribunal termos sabido que afinal a Xbox One vendeu bem menos do que se estimava (a PS4 na altura anunciava 107 milhões de consolas, e a Microsoft dizia em tribunal ter vendido menos de metade, o que atira o número para a casa dos 50 milhões em vez dos 58 estimados).Ou seja, há uma tendência generalizada da Microsoft de não desfazer o erro quando ele é a seu favor.
Ora com 50 milhões, podemos estimar que a One teria a meio da geração mais de metade das vendas. E sabemos que as Séries até ao momento venderam menos 4 milhões que as One. Nesse sentido, perto de 30 milhões de One e perto de 25 de Séries não me soa a absurdo, e bate certo com todos estes valores.
Acima de 100 milhões pode ser qualquer coisa entre 100 e 110. A Amd não costuma atualizar as vendas de um em um. Logo é fato que a estimativa está dentro da margem da Amd.
Podemos ver no passado recente também, o que foi encomendado de silício, onde no início da geração a Microsoft ficou com 40 mil bolachas de silício vs 80 mil da Sony. Essas 40 mil bolachas do Xbox ainda são dívidas entre SS/SX e SX servidor. Se lá em 2021 já se encomendava metade, imagina depois de ver o flop de vendas de um console sem jogos no lançamento. Tenho certeza que não está nem encostando nos 30 milhões,pois depois disso a Microsoft anunciou que reduziria a produção de Xbox e se retirou de alguns mercados, inclusive alguns países da Europa e Brasil.
https://www.pcmanias.com/a-tsmc-em-2021-vai-produzir-120-mil-bolachas-de-silicio-das-quais-80-mil-serao-para-chips-da-ps5-e-40-mil-para-chips-xbox/
Acima de 100 milhões também pode ser entre 100.000.001 e 199.999.999!
10% é demais…
Não Hennan, se a AMD tivesse enviado 107 milhoes de chips ela relataria que enviou mais de 107 milhões de chips e não mais de 100 milhões. Mais de 100 milhões de chips implica que enviou menos que 101 milhões. No mais, quanto ao PS é óbvio que eles vão chegar mais perto, pois a coisa toda é atualizada de 3 em 3 meses em relatórios oficiais! O Xbox não está nem perto dos 30 milhões e se tiver em 26 milhões é o melhor dos cenários ainda. Pois a AMD enviou mais de 100 milhões de chips em 2024. Entre enviar e entrar na linha de montagem e ser enviado para lojas leva um tempo.
Mais de 100 milhões é igual ou maior a 100 milhões. Então 107 milhões é um número válido… 108.. 109…
O nome disso é lógica proposicional básica.
Aprendemos na primeira aula de programação.
Se a AMD estivesse a programar em vez de estar a fazer um relatório financeiro.
Isto faz-me lembrar algumas discussões antigas aqui na PCManias (não contigo) em que se tentava ver nos números mais do que era dito.
A AMD anuncia 100 milhões e as pessoas querem ver 200, porque 200 é mais que 100.
Mas não… Estamos a falar do relatório financeiro anual. Não se cometem erros de 5%. 1,2 ainda aceitaria, mas mesmo 3% já teria sérias dúvidas.
Essa lógica está diretamente relacionada as frases que compomos assim como na programação. Tanto que a palavra proposicional significa -Vindo de sentenças.
Não é minha culpa se o nosso colega ali não
sabe o significado semântico das coisas melhor…
Só como dado extra, segundo as estimativas da Take Two, há algo entre 25 a 27 milhões de consolas Xbox Series vendidas.
A narrativa de que 100 milhões pode querer dizer mais é pura treta. Se fossem 105 a AMD daria a conhecer. Eles têm contratos bem menores que isso que referem aos investidores.
Meu caro, não sei o que você quer com isso. Acho que tu quer acreditar que seja 105 milhões. Tudo bem, problema é na tua cabeça, não na minha! Abraço!
Off, o meu jogo está com o youtuber Inglês que já me ajudou a detectar algumas bugs que corrigi. Devido a ter ido para ele, criei uma versão em Inglês. Será alvo de uma análise vídeo de 40 minutos no dia 22.
Eu próprio ainda não vi, mas talvez tente acrescentar algumas coisas devido ao feedback dele.
Infelizmente o video dele poderá mostrar essas bugs pois ele analisa imensa coisa, tendo programação agendada diária, e como tal fez o vídeo com o que tem. (O jogo dele está em Inglês, mas a primeira coisa que ele se queixou foi que os menus eram lentos. Nesse sentido aumentei e bastante a velocidade dos menus, e mandei-lhe uma cópia, mas como fiz isso na versão em Português, e copiei essas rotinas para a versão inglesa, esqueci-me de traduzir os textos. E ele analisou uma versão inglesa, com menus em PT. 😀 )
Quem também tem uma cópia em mãos é o Tio Hildo. ;D
Parabéns Mário
qualquer número acima de 101 milhões e o anúncio seria “mais de 101 milhões”
os caras acham que a AMD deixaria de informar 1 milhão ou mais em vendas apenas para forçar o sonho que o xbox vendeu metade do PS5 e não deixar o “consenso na internet dizer que foi 1/3”
Poisé kkkk. Parece bobeira inocente deles, mas não é
ai seriam mais de 105 milhões
para de forçar, se eles falaram que era mais de 100 Milhões é pq são 100 milhões + 100 mil mais o menos, margem de erro
nunca que a AMD teria enviado qualquer numero acima de 101 M e teria arredondado para baixo
foi MENOS de 101 milhões.
É sempre a mesma coisa com fã de xbox, sempre forçado tudo que podem em tudo para hyparem os flops do xbox
Esqueceram do “hype” com três meses de vendas de xbox acima do PS5? foi a mesma coisa de vcs aqui discutindo “não é por causa da pandemia e do PS5 com falta de unidades”
ficaram meses forçado isso aqui, que o xbox tinha vendido mais porque era melhor e não pq faltava PS5 e por isso o PS5 não vendia mais
Acabou que além da falta de PS5, o xbox ainda vendia mais porque vendia para quem não conseguia comprar um PS5 e “quero um PS5, mas não tem, pode ser o xbox mesmo”
Vcs fãs do xbox nunca aprendem com os erros igual o Phill Spencer…
Já que está me chamando de “fã de Xbox”, me colocando no meio de um “vocês”, falando que estou forçando coisas, está me dando a brecha pra te dar uma resposta mais dura.
Aprenda a interpretar. Comece por onde falei, lógica proposicional.
Vamos parar com isso e acalmar pois estão os dois moderados e podem os dois ir de vela.
E vamos também analisar corretamente este novo dado da AMD. O que eles referem é que venderam mais de 100 milhões de chips, sendo que, pessoalmente entendo que extrapolar números muitos diferentes de 100 é algo pouco coerente. Mas a realidade é que podemos concluir algo sem extrapolar e isso é que, tendo a PS5 anunciado 75 milhões, a Xbox pode ter, apenas vendido algo na casa dos 25 milhões.
Sim, pode ter vendido mais, mas tomemos em conta outros dados igualmente posteriores à escrita desta noticia, nomeadamente as estimativas da Take Two de consolas Xbox existentes no mercado,.e que se situam entre os 25 e os 27 milhões, encaixando assim nesta referência da AMD, sem soar a algo pouco coerente como uma diferença superior a 5% (que pessoalmente já acho muito).
Pode ficar tranquilo Mário, não vou escrever nada que estoure a corda como foi uma vez com um usuário aqui de novo.
Você está vendo tudo que escrevo antes de aprovar, e ainda terei seu trust um dia.
Agora existe uma proporcionalidade de agressividade do que escrevo baseado nas respostas que tenho.
Como você facilmente pode perceber nessa última minha aí de cima no Deto.
E olhe bem a resposta do Sparrow embaixo se não merece igual tratativa.
Sabes Killbox. O problema é que está questão de semântica andou aqui anos e anos. Não é a primeira vez que aparece aqui algo do género, e onde as pessoas tentam ler valores onde eles não são ditos.
A Xbox está mal, está cada vez pior, as vendas caem a pique, o Gamepass não arranca. Durante anos e anos a Xbox esteve em situações do género, e os fans sempre negaram as realidades, e sua quando haviam notícias assim, vinham com a semântica tentando pintar um panorama melhor do que aquele que efetivamente era dito.
Há discussões em threads inteiros sobre este assunto dos 100 milhões, assim como houve sobre outros assuntos do género. A questão é que este é um relatório financeiro. Um documento enviado aos acionistas para mostrar a saúde financeira da empresa. Daí que, mesmo que seja coerente acreditar-se que se fala em 100milhoes por ser uma etapa marcante, não é coerente que se ignora 5 milhões de consolas adicionais, num erro de 5% e que representa um volume de 5 milhões de chips, um volume maior que muitos outros negócios que a AMD tem e contabiliza nesse relatório.
Mas isso poderia acontecer… Só que há mais dados, como a estimativa é TakeTwo saída também agora que estima algo entre 25 a 27 milhões de consolas Xbox no mercado, o que bate certo com estes números. E depois há a outra questão que eu também referi. O VG Chartz estimou 58 milhões de consolas Xbox One vendidas, mas em tribunal a Microsoft referiu que vendeu menos de metade que a Sony, sendo que nessa altura a PS4 estava nos 107 milhões, o que atira os números para a casa dos 50 milhões.
Logo o VGChartz que refiro aqui e que pode ser usado como comparativo, tem sempre de ser considerado como dando valores em excesso na Xbox. Pois a Microsoft nunca corrige os números. E assim sendo, nesta altura a One deveria ter cerca de 30 milhões de consolas, sendo que estando as series X atrás 4 milhões, elas vão para os 26 milhões. Um valor que também se encaixa aqui.
Daí que negar as evidências, mesmo que não factuais, pois números exactos nunca haverão, naturalmente que dá discussão. E sendo ela uma repetição de muitas onde se acabou por mostrar que afinal os números estavam mesmo inflacionados, a coisa cai na velha conversa que o fanboy Xbox sempre usou para negar as evidências. E nesse sentido, respondem-te e tratam-te como um.
Facto, facto que se tira disso é que os dados são até 31 de Dezembro, que a Sony anunciou 75 milhões de consolas despachadas e que perante isso a Xbox terá vendido no mínimo 25 milhões. Valores reais serão sempre estimados.
Não, Doutor Semântica. O senhor está errado! MAIS de 100 milhões não é igual ou mais que 100! É apenas a certeza que é mais que 100 milhões e menos que 101 milhões. A coisa é em milhões e por isso 1 milhão a mais seria relatado, mas 100 milhôes e 500 mil talvez nao seja. Isso é lógica, doutor semântica! De nada!
Rapaz kkk que teimosia boba de alguns sobre esse +100 milhões. É lógico pensar que se fosse bem mais que 100 milhões a AMD faria questão de incluir no texto +105 milhões, +110 milhões, só exemplos do que os caros colegas estão forçando a barra pra não aceitar.
Faz tempo que digo, a maioria das pessoas que comprou Series durante a pandemia foi por falta de opção. Se não fosse isso, a realidade seria muito pior. Reflexo de uma administração que nunca entendeu porque consoles vendem.
Sem sombra de dúvida. Como mencionei em um artigo recente do Mário (exclusivos third party), os exclusivos são e serão sempre para uma grande fatia das pessoas o principal atrativo de quem investe numa consola. A Microsoft preocupou se com serviços.
CONFIRA: Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, esclareceu algumas coisas no podcast Xbox Era.
– Xbox mostrará as logos do PS5, Nintendo Switch e Steam nos eventos, para ‘mostrar em quais lojas podem obter os jogos’
– Os 70% que ganham em vendas nas outras plataformas ajudam o Xbox a construir grandes portfólios
– Xbox não está mais tentando atrair fãs do PlayStation ou da Nintendo para seu console
Agora que não console xbox deve vender bem menos….
Antes os 30% a menos eram um problema. Agora os 70% são uma benesse. Alguém pode levar este senhor a sério.
Estou um problema no meu PS5 que começou hoje, não está lendo os disco, aparece a mensagem: “Não é possível reconhecer o disco. Certifique-se de que ele não esteja danificado ou sujo”. Um absurdo isso, meu console é de 2022. Já tentei limpar os caches e nada! Alguém sabe se tem solução ou só trocando a unidade de disco?
ôpa, tive um problema parecido, qual o modelo do teu? CFI-11xx? O meu é de março de 2022
O meu parou de ler mídias em Blu-ray em dezembro de 2024 dias após inserir um SSD. Comprei 2 leitores no AliExpress, chegaram no inicio de janeiro e provavelmente por malandragem do vendedor um deles tinha sinais de ter sido usado (presença de graxa no encaixe do trilho, lente com micro arranhões), já o outro aparenta ser novo.
Após perceber isso fiz o teste nos 2 leitores e funcionaram, ao mesmo tempo comprei um dissipador para o SSD, e só ligeui o PS5 quando o dissipador chegou. Decidi usar o leitor aparentemente usado, durou 1 semana em jogatinas em dias aleatórios.
Feito isso coloquei o segundo leitor e preferi comprar outro dissipador, por enquanto está funcionando.
Se por acaso esse leior der problema eu irei tentar trocar todo o driver, o que percebi foi que a área do driver estava bem mais quente que a saída de ar traseira, usava o PS5 na vertical, logo pode ser algum problema com o deslocamento do metal líquido, estou deixando o PS5 na horizontal.
Também achei um absurdo o leitor dar problema com tão pouco tempo, tenho PS3 de 2012 e PS4 de 2014 que o leitor tem mais uso que o do PS5 e ambos ainda estã com os leitores originais, meu PS2 de 2003 ainda tem leitor original funcionando. Indo mais longe, o Saturn que tenho que deve ser entre 1997 a 1998 ainda tem o leitor original.
As vezes fico com pé atrás em certas atualizações, visto que na Europa anos atrás teve um caso sério em que grandes marcas praticavam a obsolescência programada, que eram produtos que davam problema após determinado tempo de uso. Meses atrás vi relatos de alguns PS3 a darem problema de leitura após uma determinada atualização de software.
**Pedi reembolso de 1 leitor e consegui, com o $$ eu peguei um dissipador mais parrudo para o SSD, tem até tubo de cobre
Verifica se ele reconhece mídia em DVD
O meu deu problema parecido, não recordo se o mesmo que o seu. Pesquisei no YouTube e descobri uma solução no próprio sistema do console. Resolveu.
O problema voltou novamente e eu resolvi da mesma forma.
O meu PS5 é modelo fat comprado em 2021 dos primeiros lotes.
Edit: resolvi o meu problema por duas vezes indo em configurações/Tela e vídeo, LIMPAR DADOS DO BLURAY DISC
não custa você tentar
Qual foi a solução? porque o meu só foi com a troca do leitor. Eu lembro que tentei limpar caches e outra coisas que a Sony recomendou na página de suporte
Não lembro a versão do meu PS5 acho que é 1100, algo assim. O meu é o modelo Fat, comprado em setembro de 2022. Vou tentar esse solução que o Netto comentou aqui. Um fato que aconteceu, tem umas duas semanas atrás, o leitor estava fazendo uns barulhos altos, e hoje deu esse problema, não sei se tem relação.
Com o meu, antes de dar problema, ele teve dificuldade em ejetar o disco.
Depois posta se deu certo, no meu caso foi só com a troca do leitor, pois antes eu apaguei os dados e até reiniciei as configurações no modo de segurança.
Infelizmente não deu certo. Acredito que só com a troca do leitor.
Se ele reconhecer mídia em DVD é praticamente certo ser o leitor. Se não reconhecer pode ser a placa controladora ou algum setor responsável pelo driver na placa mãe.
No meu, quando deu problema, eu escutava um barulho de tentativa de leitura e após algumas tentativas ele tinha uma ação de ejetar o disco e inserir novamente (mas ele não ejeta, é só um processo de reinício de leitura). Verifica se o teu faz isso.
Uma pergunta, o teu tem SSD?
Como o teu é do mesmo ano que o meu então pode ser questão de lote de fabricação. Tu deixa o teu PS5 na vertical ou horizontal
O meu aconteceu exatamente esse mesmo barulho. Não tenho SSD extra e deixo ele na Vertical com a base.
Então, suspeitava de que o SSD que coloquei possa ter contibuído devido o calor gerado pelo mesmo e como ele fica ao lado do driver este receberia todo o calor.
Enfim, como o seu deve ser um CFI-11xx, o 2° modelo/revisão do PS5, pode ser que tivemos a infelicidade de pegar um lote com possível defeito.
Cheguei até escrever um tópico no psx-place, tem quase 190 visualizações mas nenhuma resposta.
Se reconhecer o DVD o problema está no laser, e um kit de limpeza de cabeças pode resolver o problema.
Algo que eu experimentaria em qualquer caso.
Não resolve, a primeira ação que fiz ao desmontar o driver foi limpar a lente.
A não ser que seja problema com umidade/temperatura que deixe a lente opaca, mas isso afetaria o DVD também, sujeira já fica um pouco difícil pois o driver está inserido em uma estrutura plástica e esta fica dentro de uma estrutura metálica quase selada
Sabe o que acho engraçado? São os fans do Xbox ansiosos por um novo console Xbox de mesa!
Ver o que aconteceu com o One e ver o tratamento dado ao Series um novo console de mesa para mim não existirá.
Olha…
É um caso delicado, porém, não tem segredo algum.
Isso é resultado de uma geração de consoles muito cara, somada a jogos mal otimizados para os mesmos.
E ainda tem o adendo de tudo do Xbox sair em day one para PC.
Basta lembrar como os jogos hypados Redfall e Starfield saíram para os consoles, rodando a 30 FPS, cheios de bugs e com sérios problemas de desempenho.
O consumidor não é bobo, porque depois desses jogos, muitas pessoas venderam seus consoles e compraram GPUs novas para PC, pois estava compensando muito mais. E quem ainda não tinha comprado console, ou foi direto pro PC, ou foi pro Steam Deck, ou foi pro PlayStation.
Boa tarde
Precisava de dois beta testers para o meu jogo. Apenas precisam de um PC e de um emulador, ou um Spectrum.
Basicamente preciso que joguem, que reportem eventuais bugs encontradas, e que testem o jogo na jornada 18, e no final do campeonato, caso não percam ou não sejam campeões, a ver se a nova época inicia direito.
Eu não testei essa parte pois sinceramente não tenho tempo para jogar 35 jornadas. Precisava assim de dois voluntários.
Numa nota, esperando que não me levem a mal, os dois voluntários terão de ser pessoas com histórico aqui na página e em quem confio.
Boa tarde Sr. Mario.
Se for jogo do ZX Spectrum, vou sim precisar de um emulador.
Qualquer coisa, me mande um e-mail, que estou à disposição.
Obrigada pelo voluntariado Carlos. Deixa aguardar por mais voluntários.
Ah sim, o Snr é que… está a mais, hehehe 😉