Consolas digitais saem mais caras do que as com leitor de Blu-Ray

A constatação pode ser facilmente realizada olhando para os preços de jogos fisicos e digitais. Basicamente o custo do leitor rapidamente pode ser abatido e daí para a frente é poupança!

Naturalmente que há pessoas que optam pelo digital pela conveniência. Mas a realidade é que o digital acaba por sair mais caro do que o fisico!

A situação é fácil de se constatar, especialmente em jogos recentes. Estes rapidamente caem de preço no mercado físico, mas no mercado digital, eles mantêm o preço total por muito mais tempo.

Citando um exemplo, o NBA 2K4 custa atualmente 29.99$ no seu formato físico para a PS5. Já a versão digital, essa mantem o seu preço de 79.99$, tal como no no lançamento. Estamos a falar de 50$ de diferença. Custando a unidade de disco perto dos 100$, percebe-se que com 2 ou três jogos adquiridos nestas circunstâncias ele se paga, e daí para  frente é tudo poupança!

Podemos citar alguns casos com a PS5, comparando preços de lojas com a PSN:



Far Cry 6 –  Fisico  – 20€, Digital – 69.99€

Modern Warfare 2 – Fisico – 20€, Digital – 79,99

Suicide Squad: Kill the justice league – Fisico – 55€, Digital – 79,99€

God of war Ragnarok – Fisico – 50€, Digital – 79,99€

Calisto Protocol – Fisico – 18€, Digital – 69.99€

Os dados são públicos… cada um veja por si!



 



16 Comentários
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Júlio Esteves
Júlio Esteves
11 de Março de 2024 11:19

Assunto interessante. Será que a próxima geração de consoles ainda terá mídia física? Ouvi falar do Archival disc da Sony que pode armazenar até um tera de informações.

Juca
Juca
Responder a  Júlio Esteves
11 de Março de 2024 12:22

Parecem existir diversas tecnologias óticas mais novas capazes de enorme armazenamento, a questão é que a velocidade de leitura/transferência parece não ser lá grande coisa, mas talvez ainda seja mais rápido que o download a depender da banda larga dos usuários.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Júlio Esteves
11 de Março de 2024 14:43

Tecnologia acho que existe . Acho que o problema seria o custo. As fábricas desse mídia terão que investir em novo maquinário ( imagino). O melhor seria se conseguissem fazer um blu-ray maior com pouco custo de atualização para as fábricas.

Juca
Juca
11 de Março de 2024 12:19

Isso fora que o físico pode ser revendido caso não seja mais do interesse do proprietário. Embora haja casos onde se possa vender sua conta digital com todas os seus jogos digitais(não sei se as regras das empresas permitem, mas há que faça), o físico, do ponto de vista financeiro, costuma ser melhor.
A únicas vantagens do digital são a comodidade de adquirir e de jogar depois dele já instalado.

Last edited 7 meses atrás by Juca
PAULO Kaufmann
PAULO Kaufmann
11 de Março de 2024 12:41

Off: Vocês viram a fala do ex CEO da Sony dizendo que a exclusividade é o calcanhar de aquiles dos consoles devido aos altos custos? O que vocês acham disso?

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Março de 2024 13:32

Uma dúvida que tenho é se esse aumento de custos é orgânico ou se tem muito desperdício no meio. Por que a velocidade de crescimento das despesas é brutal. A conta não fecha.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Março de 2024 17:22

Não vejo ninguém associar as despesas a obrigação da Sony manter serviços como o da MS, por exemplo, a Sony precisa pagar servidores e jogos pra por em catálogo, algo que são custos excedentes ao que praticavam antes, mas sem dúvidas além de diversos aparentes cancelamentos e investimentos (deviation, mp da naughty dog, a compra da Bungie sem resultar…) há coisas que ninguém sabe. Mas não deixa de ser surpreendente saber onde a Sony enfiou 300mi de dólares pro spiderman 2, porque é um jogo legal, mas tem gente fazendo jogo legal com bem menos.

Last edited 7 meses atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Juca
11 de Março de 2024 17:25

Acho que vale lembrar que atualmente o Layden é consultor da Tencent e provavelmente tenha outra visão sobre o alcance de jogos e como esses devem ser pensados. Não que isso invalide as opiniões dele.

Só acho que pelos valores que se falam de custo de jogos, ou as coisas estão sem gerência eficiente, ou estão a inventar números para valorizar o trabalho e tirar mais dos mesmos clientes, porque “têm caroço nesse angu”.

Last edited 7 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
11 de Março de 2024 18:35

Não sei se é o caso, mas não é incomum empresas desperdiçar milhões em privilégios para seus líderes. Duvido que aconteça na sede da Sony, mas não é improvável que ocorra dentro dos estúdios. É de se esperar crescimento de custos com o tempo, mas não nessa velocidade.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
11 de Março de 2024 18:47

Quando a gente pensa que 200mi foi toda a Insomniac, imaginar um único jogo por 300 é uma verdadeira aberração. Mas lembro que diziam que Halo Infinite era um jogo de meio bilhão de dólares, e se é verdade, assim como o Spider 2 fica difícil saber pra onde vai tanto dinheiro.

PAULO Kaufmann
PAULO Kaufmann
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Março de 2024 14:32

Eu não queria comparar com o Xbox! Eu entendi o que ele quis dizer! E eu sei que ele não falou que os exclusivos em si são o calcanhar de aquiles! Ele falou sobre os custos crescentes! Acho que você não entendeu o que eu quis dizer!

Juca
Juca
Responder a  PAULO Kaufmann
11 de Março de 2024 18:57

Paulo, eu acho que as falas dele fazem sentido para uma produtora de jogos sem plataforma, como a Tencent. Pra quem tem plataforma é mais uma questão de avaliar se é melhor receber as comissões de 30% nos jogos dos outros sem se esforçar ou correr riscos a mais ou ter seus jogos num fundo de comércio maior.

Veja, estar disponível em mais lugares não garante sucesso financeiro, é mero fator que pode ajudar a yer sucesso.

A questão é que exclusivos trazem um feedback positivo e lucro geral para a plataforma, mesmo que possam trazer mais lucro individualmente se fossem vendidos em mais lugares.

Penso que, uma
plataforma sem diferencial, será ignorada. Uma plataforma sem novidades será, com o tempo, ignorada. E nada garante sucesso, apenas há fatores que são adjuvantes e catalisadores da coisa, mas o resultado é sempre uma probabilidade, e mesmo, por isso, erram tanto.

Entendo a questão de mudanças de hábito e etc, mas penso que o que é desejado vai sempre vender, a questão é que parece que a ganância é muita desse pessoal e pra tentar mais estão querendo mudar muito, sem ter respeito pela base conquistada.

Acredito que, no negócio de consoles, é muito importante onde se joga, mais do que ter melhor distribuição dos seus jogos próprios.

Lógico que o PS gostaria de ser uma Steam, de apenas receber comissão sobre o trabalho alheio, e de não precisar se preocupar em subsidiar hardware, mas veja, a Steam quer ter seu hardware pra ajudar a apoiar o seu próprio negócio…

Minha opinião é de que o modelo economicamente mais saudável hoje seria o de manter-se os single exclusivos e os GaaS em todos os lugares. Mas é minha mera opinião de consumidor que acha que consoles deveriam continuar existindo, pois prefiro jogar neles, mas sem verdadeiro diferencial provavelmente optarei por um PC.

O que no fim esse povo do financeiro quer é ter um serviço como o da netflix com milhares de assinantes os dando mesada por conteúdo medíocre e ainda cheio de propagandas.

Last edited 7 meses atrás by Juca
Netto
Netto
13 de Março de 2024 11:29

O formato digital é o sonho de todos os produtores de conteúdo. Porém significa um grave problema para o legado dos games.

Tem muito jogo que só saiu em formato digital que está fadado ao desaparecimento daqui a alguns anos

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