Consolas de meio de geração. Vantagens e desvantagens!

Porque motivo haveriam as marcas de querer lançar consolas de meio de geração?

Os rumores de que existem consolas de meio de geração para Sony e Microsoft continuam a avolumar-se. Mas sabendo-se que os 8K que poderiam ser a grande bandeira para uma nova geração, está longe de ser uma realidade, quais seriam as vantagens e desvantagens de cada uma das marcas em lançar um produto desses?

Recorde-se que uma fragmentação de mercado com experiências de jogo desiguais, gênero 60 fps vs 30 fps nunca foi uma política da Sony, que a ser aplicada agora criaria grande descontentamento entre os fans.

Temos ainda a questão preços. As consolas são interessantes por serem uma alternativa barata aos PCs. Mas com a crise de componentes e a luta para se arranjar produção, os preços não desceram. Isso implicaria custos demasiadamente elevados para novas consolas, o que torna o seu interesse pouco ou nenhum.

Haveriam por isso prós e contras no lançamento destas consolas. Vamos então ver quais seriam:



Microsoft

Vantagens

  • Lançar uma consola de meio de geração daria à Microsoft a possibilidade de conseguir o que conseguiu na geração passada. Uma consola que pudessem, sem sombra de dúvidas, mostrar como sendo mais potente que a da concorrência, e que finalmente pudesse apelidar, sem se andar a ver caso a caso, e sem garantias de vitória, como a mais poderosa do mundo.
  • Uma consola de meio geração poderia impulsionar os possuidores dos modelos mais fracos a aderir ao XCloud, impulsionando o serviço.
  • As vendas da Xbox poderiam ser impulsionadas, garantindo maior quota de mercado à Microsoft.

Desvantagens

  • A Microsoft até ao momento ainda não lançou um único jogo destinado exclusivamente às suas consolas de nova geração. Nesse sentido, as pessoas terão certamente muita dificuldade em perceber porque motivo precisam de mais, quando o que possuem ainda não foi sequer explorado. Está situação poderia levar muitos a evitar a próxima Xbox por não contarem com qualquer suporte até meio da próxima geração.
  • Uma consola de nova geração causaria enorme desagrado aos possuidores da Xbox série S que se tornaria incapaz de correr os jogos de nova geração. Isso obrigaria a Microsoft a fazer o que se tem recusado a fazer, o quebrar o suporte nativo com paridade de jogo em todas as suas consolas, forçando os clientes a recorrer ao Xcloud. Naturalmente a situação geraria enorme desagrado pois certamente  ninguém gastou 300 euros por uma consola que prometia jogos locais para jogar apenas por streaming, algo que poderia ser feito com hardware bem mais barato.
  • O investimento em hardware para racks da XCloud apoiado no hardware da Série X ficaria obsoleto e incapaz de fornecer a melhor versão dos jogos aos clientes, obrigando a um novo investimento, sem ter obtido ainda o devido retorno.
  • A incapacidade da Cloud de fornecer a melhor versão dos jogos poderia afastar os clientes do serviço.
  • Dado os 8K não serem uma realidade, uma consola mais potente ficaria limitada a fornecer mais fps, o que seria fragmentar a qualidade do oferecido tornando o mercado consolas numa anarquia estilo PC.
  • Novas consolas teriam um custo elevado que, para se promover as vendas, obrigaria a subsidiar as mesmas introduzindo novas perdas financeiras.

Sony

Vantagens

  • Uma consola de nova geração poderia garantir divisões no seio da concorrência ao fazer com que a Xbox série S ficasse muito mal vista, causando desagrado nos seus possuidores e criando potenciais divisões na concorrência
  • A situação poderia forçar os devs a abandonar o suporte à série S, tornando a PS5 e Series X a base da nova geração, forçando assim o verdadeiro salto geracional que ainda não existiu.
  • O investimento da concorrência na XCloud ficaria obsoleto antes do esperado. Sendo assim um golpe no investimento de um serviço que ainda não arrancou verdadeiramente mas onde a Sony não pode atualmente concorrer diretamente.

Desvantagens

  • A Sony até ao momento ainda não explorou convenientemente a performance da sua consola de nova geração. Nesse sentido, as pessoas poderão ter alguma dificuldade em perceber porque motivo precisam de mais, quando o que possuem ainda não foi explorado.
  • Uma consola de meio de geração sem que a PS5 tenha sido verdadeiramente explorada até ao momento é um precedente que pode levar muitos a evitar a PS6 no lançamento por receio de ela se manter igualmente por explorar por alguns anos.
  • Dado os 8K não serem uma realidade, uma consola mais potente ficaria limitada a fornecer mais fps, o que seria fragmentar a qualidade do oferecido tornando o mercado consolas numa anarquia estilo PC. Esta situação cairia pior nos fans Sony do que nos Microsoft onde a situação já existe.
  • Novas consolas teriam um custo elevado que, para se promover as vendas, obrigaria a subsidiar as mesmas introduzindo novas perdas financeiras.
  • A probabilidade de a Microsoft entrar all in nova nova consola, quem sabe com um GPU NVIDIA, é uma realidade que a Sony vai ter de enfrentar na altura da PS6, e que ao lançar uma consola de meio de geração agora poderia ser antecipada, levando a que o sucesso da PS5 ficasse a meio caminho. Essa será uma situação que a Sony vai ter de combater com tecnologia proprietária como a usada na PS5, mas que nesta fase criaria um fissura na compatibilidade entre os sistemas.

Conclusão:

Como se percebe, há uma enorme divisão entre os prós e os contras, sendo que, acima de tudo, as vantagens soam a pequenas face às desvantagens.

Aquilo que foi o grande argumento para a existência dessas consolas no passado, o suporte a um mercado emergente de TVs 4K não existe agora. Os preços seriam bem mais altos, e as consequências bem piores.



Nesse sentido, salvo situações não ponderadas aqui, não nos parece que as consolas de meio de geração venham a ser uma realidade.

 



80 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Felipe Horvath
Felipe Horvath
22 de Março de 2023 7:20

Simceramente , nao vejo motivo algum nesse momento para consoles de meia geração. Como dito no artigo , nao chegaram nem a explorar todo o potencial do ps5 e xbox series x. Pra uma diferença significativa em ray tracing e resolução, seria necessario um salto gigantesco de processamento e , na verdade , nem sei se a AMD teria algo muito melhor a acrescentar nesse sentido por enquanto.

Last edited 1 ano atrás by Felipe Horvath
Juca
Juca
Responder a  Felipe Horvath
22 de Março de 2023 13:47

O Marketing, às vezes, funciona como “um museu de grandes novidades”! 😂

Rui
Rui
22 de Março de 2023 7:25

Começa logo com 2 erros.

1 – a xsx é a consola mais poderosa de sempre.

2 – a one x era a consola mais poderosa de sempre e vários jogos corriam melhor na ps4 pro.

Portanto mais importante do que ter o melhor hardware é ter os devs a usar a xbox no caso da xbox ou a ps no caso da ps como máquina de desenvolvimento.

Em relação ainda ao tema eu gosto de novas máquinas por isso sou a favor mas não me acredito.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Março de 2023 12:04

A mim não me doi factos sr Mário, eu tenho andado a ver os comparativos da df sr Mário e estou a tomar nota

E eu não li mal você é que não me percebeu ou eu não me expressei bem.

Eu quis dizer sim a one x era a mais poderosa mas isso raramente foi mostrado em contexto real o que demonstra cabalmente que não importa quantos cvs temos debaixo do capot se só usamos 4 velocidades de 8.

Você não precisa dos dedos de uma mão para contar jogos realmente superiores na sua versão one x vs a ps4pro.

Estou enganado se estiver diga.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Março de 2023 13:12

XSX:
A mim interessa me, que um carro faça 200 kmh ou 205 kmh se bem que na realidade isso é uma margem negligênciavel verdade, no entanto 205 > 200.

Os comparativos por exemplo vou dar 2 exemplos na minha análise dei empate ao resi4demo porque a ps5 tem uma imagem com menos detalhe mas corre com mais estabilidade, mas no wo long dei uma vitória marginal a xsx porque corre em média 2 fps melhor, isto e só um exemplo, tenho visto e guardado a minha análise, o hogwarts dei vitória clara a ps5 porque corre melhor sem nenhuma aparente contrapartida, assim como o outerworlds dei a vitória clara a xsx pelos mesmos motivos.

One X:

Diga me jogos que efectivamente mostraram a diferença entre a versão one x e ps4 pro de cabeça só me lembro de 2.

No entanto tínhamos vários jogos mais estáveis numa consola inferior em tudo face a sua versão one x.

Isto, existem motivos para tal.

Juca
Juca
Responder a  Rui
22 de Março de 2023 14:02

Rui, choras até pela geração passada? Já foi, Rui, esquece. Se não resultou lá, não vai resultar aqui… Mas vai jogar CoD “de graça”, relaxa!

Andrio
Andrio
Responder a  Juca
22 de Março de 2023 14:30

Falando em cod de graça, num grupo local aqui da cidade um rapaz mandou uma foto com os jogos exclusivos do xbox e o cod já estava na lista. loucura viu xD

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Março de 2023 15:05

[IRONIC MODE= ON] Mário, a MS não tem culpa do DirectX ser genérico, a culpa é dos desenvolvedores que não se esforçam tanto a querer tirar o máximo dos Series,inclusive os da MS. Se fossem dedicados,e tirassem o máximo, verias que o SS é pareio para o PS5, enquanto o SX bateria o PS5 de longe, pois este é apenas RDNA 1.5 com 25% a menos de Teraflops com bem menos CUDAs, e memória mais lenta, e SSD não faz fps, como todos sabemos, fora que não tem o DirectX Storage que quintuplica a velocidade dos SSDs, logo o SSD do SX ainda é mais veloz, pois agora é sabido que, pelo que o Rui leu outro dia, a velocidade dos SSDs são bem maiores que as anunciadas porque como eles perdem elétrons… [IRONIC MODE=OFF]

Putz Mário, santa paciência com o Rui! Ele não entende que um carro é muito mais que um motor, como não entende de um console é muito mais que uma GPU, é pra desistir! Pena que ele continue a professar essas lorotas!

F1 750HPs VS Bugatti 1500HPs
https://www.youtube.com/watch?v=mLUTB5TwM4o

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Março de 2023 17:32

Hoje estou até a dizer que estou sendo irônico porque sei que muita gente não percebe uma ironia, mas olhe, nem gosto de ser irônico pois acho um péssimo recurso a se utilizar em discussões, mas é que o negócio é tão absurdo a negar a realidade que é cansativo de se repetir o que a pessoa insiste em não querer ver! Mas ainda bem que tem gente como você perseverante a mostrar os fatos e debater contra a ignorância, porque o meu limite de insistir no óbvio com o Rui já deu, aí minha tendência é ir ao deboche, mas me desculpe por isso eu não estou certo em agir assim, vou tentar me abster em retrucar ao Rui, porque do meu jeito não é edificante, e sei que não é o propósito pelo qual manténs o site. Não quero entrar em guerrinhas, quero apenas discutir sobre tecnologia, aprender e conhecer novidades!

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Março de 2023 19:47

Sr Mário já agora por curiosidade, se essa tal diferença se esfuma com as personalizações que a ps5 tem e a xbox pelos vistos não tem, é uma maquina sem pés nem cabeça, pegaram nos componentes e montaram dentro de um rectângulo.

A minha pergunta é porquê não corre todos os jogos com mais resolução e mais performance? Pergunto.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Março de 2023 21:15

Podemos colocar tudo isso como não um erro de conceito para consoles, mas sim propositadamente! A MS não concebeu o SX para ser um console e sim pra infraestrutura de servidores. É muito mais próximo de servidor que de console. Clock baixo e fixo pra atender servidor, 52CUs pra atender servidor. De conceito de console só tem de ser uma plataforma fechada e que roda games.

Já a Sony, personalizou totalmente o Ps5 para ser um console clássico! Priorizou seu console e não infraestrutura.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Março de 2023 21:25

Você não compreendeu mais uma vez, mas talvez não tenha sido claro a minha pergunta foi, porque motivo a fantástica peça de engenharia chamada ps5 que absorve essas diferenças com truques na manga não corre todos os jogos com mais performance && resolução pergunto me?

Você respondeu ao contrário eu fiz a pergunta com foco na ps5 você respondeu com foco na Xbox.

Rui
Rui
Responder a  Juca
22 de Março de 2023 19:43

Juca que eu saiba um f1 comparas com outro f1 e não com um carro de estrada, mas vá lá tentaste…

O facto de tu andares a escrever mais emojis do que palavras já estas quase na minha lista para ficares a falar sozinho.

A Xbox e a ps5 são consolas gêmeas, que vêm do mesmo fabricante ao mesmo tempo, podes usar a analogia dos carros mas compara um f1 com um f1 e um hypercar com outro.

Uma tem tudo mais incluindo espaço em disco, se um developer dedicar os mesmos recursos a cada máquina o resultado final é óbvio, se me conseguires provar que 2 < 1 , não tenho qualquer problema em dar te razão.

Até lá, pode o sr Mário, o marcelo rebelo de sousa, o papa dizer que a ps5 é a consola mais poderosa quê eu mantenho me na minha, não é.

E o Lívio disse ai uma grande verdade, a xbox em 22 anos só 4 teve atrás na liderança do hardware.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Março de 2023 21:28

Permita me responder só ao Lívio e fico por aqui.

Livio
Livio
Responder a  Rui
22 de Março de 2023 21:10

Juca que eu saiba um f1 comparas com outro f1 e não com um carro de estrada.

comment image

Não que o Pro seja um carro de estrada, mas nesse print você defende justamente o contrário em se comparar categorias diferentes.

Mas já se sabe quando a narrativa convém ou não.

Ahh e já estamos a notar as analogias com carro, que aliás também não estão sendo bem utilizados pois um automóvel tem aerodinâmica, pneus específicos, combustível específico, ajustes, piloto…… não é só cv/hp como você sempre faz analogia.

Rui
Rui
Responder a  Livio
22 de Março de 2023 21:52

Lívio uma ps4 pro é uma consola de topo last gen com 4 anos de diferença no mercado, a xss é uma consola de entrada next-gen e são ambas consolas com preços semelhantes e performance semelhante, é normal comparar gráficas next-gen com old gen para ver a evolução até aqui não existe nada de ilógico.

Continuando, antes deste comparativo foi feito outro comparativo xss vs xonex, logo fazer o comparativo com a ps4pro é completamente lógico se fizeram com a outra porque não com a ps4pro? Nada de ilógico continuando.

Comparar um carro de corrida que custa milhões com um carro de estrada que custa 1/10 do preço não me parece lógico.

Eu não validei a comparação ou deixei de validar, esse meu comentário foi um escárnio sobre as más línguas de uma consola que aqui e noutros lados é tratada como lixo e como uma consola muito fraca/mal desenhada, não é tão fraca assim, chegou para bater a ps4pro e a onex.

E por fim é verdade que num automóvel é normal ver (mas a maioria das vezes isso não acontece), um carro com menos capacidade se superiorizar ao mais poderoso, seja porquê motivo for, verdade, mas isto é válido quando o empenho e oportunidade é igual aos dois carros. Não podemos dizer que o menos potente venceu mas depois foi o shumacher a conduzir o menos potente e eu no mais poderoso. Isto não é equidade.

O problema aqui é que a ps5 poderia ter 9tf que ia dar ao mesmo do que temos visto, jogos mal otimizados na xsx, versões menos trabalhadas ou com menos especificidades para essa consola.
Basta ver o calisto protocol em que a versão ps4 era mais estável que a versão xsx e já para não falar com perdas de técnicas presentes na ps5 e não na xsx.

Isto não é normal.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Rui
22 de Março de 2023 22:57

Sobre esse seu penúltimo parágrafo. Está sugerindo que o Xbox SX não ganha do ps5 na maioria esmagadora dos jogos (pois é mais potente na teoria) porque ele não é 100% aproveitado, ou seja, é subutilizado?

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 de Março de 2023 8:42

Sim, já programei e sou programador. Inclusive sei fazer jogos, sei programar em opengl. A muito tempo não faço jogos mas a base não de perde. Eu entendi seu ponto de vista. Eu estou tentando ver o ponto de vista do Rui. Só que eu ficaria preocupado na visão dele pois já se passou 30% do tempo da geração e o Xbox nao mostrou todo seu potencial. Nem a própria MS não mostrou em um jogo todo a superioridade do Xbox. Vamos ver se o Forza mostra, mas ao vivo, não em trailer rodando em PC.
Já a Sony, com 8 meses de PS5 mostrou um jogo belíssimo a rodar 60 FPS e ray tracing, rachet and clank…

Livio
Livio
Responder a  Rui
23 de Março de 2023 0:29

é normal se comparar as diferenças o que um faz e o outro não, agora comparar só para dizer que o produto mais novo, de nova geração, com novas tecnologias em relação a um antigo, de 4 anos atrás mas que utiliza arquitetura um pouco mais antiga e que utiliza tecnologias não tão recentes é ridículo.

É óbvio/evidente/explícito/perceptível que um produto mais novo vai ser melhor que um mais antigo, se não fosse assim para quê serviria a inovação? “Ahh os 2 (XSS e Pro) tem performances semelhantes”.. Performances não, ambos tem poder teórico semelhante, mas de geração diferente, eficácia diferente, ou tu acha que é certo eu dizer que uma lâmpada incandescente de 9 Watts ilumina o mesmo que uma de led de 9 Watts? Ou posso dizer que uma lâmpada incandescente de 100 lúmens tem a mesma potência de uma de led de 100 lúmens? Claro que não.

E aqui reforço, é normal ter uma comparitvo entre gerações diferentes, a GPU do PS2 pode debitar 75 milhões de polígonos em comparação o PS1 pode debitar 360 mil polígonos, é óbvio que o PS2 vai entregar jogos com mais qualidade, é legítima a comparação das specs entre XSS e One X ,até mesmo para justificar que os 4TF do XSS podem trazer jogos melhores que os 6TF do One X, agora estender a comparação para o Pro só para reconfirmar que o XSS é mais “potente” chega a ser ridículo, essa comparação já foi feita entre One X e o Pro em que o One X se mostrou melhor, logo é lógico/coerente/racional que o XSS também seria melhor que o Pro.

E reconfirmo quando convém não importa o uso de palavras, agora o Pro é um console top last gen, algo bem diferente do antigo 6 > 4.

Eu não validei a comparação ou deixei de validar, esse meu comentário foi um escárnio sobre as más línguas de uma consola que aqui e noutros lados é tratada como lixo e como uma consola muito fraca/mal desenhada, não é tão fraca assim, chegou para bater a ps4pro e a onex.

E aqui bato na mesma tecla que os demais já comentaram, como uma pessoa que se diz programador afirma uma coisa dessas? Na sua frase eu sei que novas tecnologias são mais eficientes em relação a antigas (foi o que falei mais acima) o que explica um tão mal desenhado ainda conseguir bater o One X e o Pro. Evolução é a resposta para o trecho em negrito. Agora faço a inversão e te perguntar como que um PS5 tão fraquinho chegou a bater o XSX?

E por fim é verdade que num automóvel é normal ver (mas a maioria das vezes isso não acontece), um carro com menos capacidade se superiorizar ao mais poderoso, seja porquê motivo for, verdade, mas isto é válido quando o empenho e oportunidade é igual aos dois carros. Não podemos dizer que o menos potente venceu mas depois foi o shumacher a conduzir o menos potente e eu no mais poderoso. Isto não é equidade.

Já vi respostas tua a dizer que não entende o que o outro leitor respondeu, mas esse aqui foi confuso, como que em 2 carros que tiveram o mesmo empenho e oportunidade o de menos capacidade(potente) se sobressai ao mais potente??? Se ambos tem a mesma atenção e recursos é mais fácil o mais potente se sobressair.

E não vamos colocar a culpa em jogos mal otimizados em tudo que é resposta, Halo Infinite saiu daquela maneira, foi culpa da mal otimização devido o PS5??? é como vi as respostas em que a MS/Activision diz que dá para fazer o port decente do COD na Switch, se a própria MS não consegue entregar jogos bem otimizados no próprio Xbox, quem dirá na Switch.

Rui
Rui
Responder a  Livio
23 de Março de 2023 1:12

O trecho do empenho fui claro, eu disse que a situação de um carro menos poderoso vencer o mais poderoso é normal acontecer mas maioria das vezes isso não acontece e depois frisei.

“Mas isto é valido quando existe empenho e equidade”

E dei o exemplo da não validade da superioridade de um carro mais fraco se pusermos um profissional nas mãos do carro mais fraco e a mim um amador num carro mais forte, isto não é equidade de comparação.

Por fim não tenho qualquer dúvida que desde 2013 a xbox leva com código ps e uns retoques e mesmo sendo o hardware mais capaz, no meio do “desleixo/investimento menor” acaba por equilibrar a balança.

É so relembrar que só tenho de memória na geração anterior one x vs ps4pro, 2 jogos em que realmente se notava a diferença entre as duas, rdr 2 e o shadow of war middleearth.

Livio
Livio
Responder a  Rui
23 de Março de 2023 10:39

mas isto é válido quando o empenho e oportunidade é igual aos dois carros

Só não omita o que escreveu, ou escreve como dizemos na “afobação” (precipitação, as pressas) e não percebes o erro ou não sabe se expressar. Essa não é a 1ª vez a do comparativo você valida e mesmo com a comprovação em imagem depois dizes que não era bem assim.

Se ambos tem a mesma dedicação logo o resultado não se altera. E piloto faz diferença mas não faz milagre, ele estando num carro inferior não indica que ele sairá melhor só porquê foi campeão 7x na F1 (mesmo que questionável em alguns)

Last edited 1 ano atrás by Livio
Juca
Juca
Responder a  Rui
23 de Março de 2023 0:53

Rapah… Nesse mesmo canal tem carro de rua que ganha desse mesmo F1 e com motor menos potente que o Bugatti… Mas sempre vais encontrar desculpas pra se justificar… pois vives em negação!

F1 750hp vs Lamborghini 1200hp

https://www.youtube.com/watch?v=tbm-izZisbw

Logo, essa Lamborghini de 1200hp também ganharia do Bugatti de 1500hp que antes perdeu para esse mesmo F1… E inclusive no vídeo também ganha de um GT-R: Nismo de 1300hp.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Março de 2023 13:25

Mário, não machuque o ego dele. Deixe ele utilizar o slogan que o XSX é o mais poderoso de sempre, algo que a própria MS já não usa mais. XSX é o mais poderoso mas não teve jogo que justificasse. Não diga que o Xbox não é o mais poderoso pois praticamente em toda a sua vida o Xbox foi o mais poderoso e nunca terminou uma geração liderando as vendas.

Felipe Leite
Felipe Leite
Responder a  Rui
22 de Março de 2023 10:09

E continua com essa história de a xsx ser a consola mais poderosa de sempre.
Já foi explicado e provado que são equivalentes. Com pontos a favor de uma ou de outra.
Começa antes a dizer assim :
” A XsX é a consola com mais teraflops de sempre.” assim já é correcto.

Netto
Netto
Responder a  Rui
23 de Março de 2023 23:52

1- kkk

Martoni
Martoni
Responder a  Rui
3 de Abril de 2023 17:55

SX não é o mais poderoso.
Isso é papo de leigo em que seu conhecimento de Hardware é baseado em contar Teraflops.

TF é apenas a capacidade computacional do Vector ALU, e isso é só uma parte da GPU, como exemplo G.E ausente no SX, como tbm uma largura de banda em que reservado para jogos o SX tem 13,5gb enquanto que o PS5 é variável chegando até 15,5gb como explicado pelo NXG, fora o cache scrubbers que piora ainda mais a situação do SX, já que o mesmo segundo estudos conseguem liberar até 59% da VRAM… Fora a VRAM do SX ser dividida o que gera gargalos.

Um sistema descompressores dedicados via Hardware coisa que o SX usa via software sacrificando inevitávelmente seu processamento bruto para executar a mesma tarefa que o os descompressores dedicados do PS5, assim como um sistema de I/O extremamente melhor no PS5.

O cachê unificado já evidenciado pela foto em alta resolução da APU e da patente de Mark Cerny, aonde o CPU faz 8 núcleo ao invés de 4X4 o que torna a vantagem de 0,1ghz do SX irrisória, e também a possível utilização de uma técnica semelhante ao infinity cache (não é infinity cache).

Infelizmente estou jogando pérola aos porcos pois todo esse conhecimento técnico será provavelmente ignorado em prol de uma visão simples e ignorante da realidade de 12tf>10tf.

Hennan
Hennan
22 de Março de 2023 12:16

Continuo com a opinião de que é apenas boato. Sony e Microsoft não ganham dinheiro vendendo hardware. Logo tem de existir um motivo muito forte pra uma nova atualização.
Por parte da Sony, o ps5 nunca vendeu tanto. Para que interromper seu sucesso, sendo que nem sabemos o limite da capacidade do mesmo. Só vejo a Sony fazendo esse movimento por pressão da concorrência. O que não é o caso.
Pelo lado da Microsoft, um novo console poderia servir para reiniciar a geração que começou mal. No entanto, a maior parte do seu público está no series s. Os quais seriam diretamente afetados.
Por enquanto, seria uma decisão ruim para ambas.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Hennan
22 de Março de 2023 13:16

Bem isso.

Outro ponto é que a AMD ainda não apresentou uma evolução grande o suficiente para justificar uma consola premium por um preço acessível.

O PS4 Pro foi lançado 3 anos depois do PS4 pelos mesmos 399 euros, e com uma GPU de 4.2 TFLOPs, contra os 1.84 TFLOPs do PS4. Será que a Sony conseguiria lançar uma consola premium com GPU de 23,46 TFLOPs pelos mesmos 499 euros do PS5 em 2020?

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Eduardo
22 de Março de 2023 13:38

Isso é um ponto importante. Hardware subiu muito de preço. Uma ps5 pro custaria no mínimo uns 600 dólares. E não teria 23,46 Tflops. Se muito, os 20 de uma 3070. E nem sei qual seria o marketing pra vender isso. Porque na prática não entregaria nenhuma revolução.

Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
22 de Março de 2023 14:00

Embora um console mais potente fosse interessante sobretudo para o VR, penso que mesmo a dobrar a potência das GPUs ou um pouco mais não tem sido o suficiente pra dobrar os fps como demonstrado ao longo das gerações, e nem mesmo é suficiente para manter um “path tracing” a 30fps, sobretudo por parte da AMD… Fora que não acredito que uma GPU com o dobro de potência ( um mínimo que se espera num upgrade pelo histórico) esteja num patamar de preço sequer próximos das GPUs dos consoles em 2020. Então, ou o preço subiria, ou teriam de subisidiar em muito o console, o que pra Sony me parece inviável. A MS como parece não vender tanto, poderia até fazer isso pra usar como marketing, e sempre manter uma produção baixa produzindo um mínimo possível. Já que as versões mais baratas têm sido a preferência da maioria dos clientes do Xbox.

Júlio Esteves
Júlio Esteves
22 de Março de 2023 12:26

Concordo com a conclusão do artigo de que seria desvantajoso para a Sony e MS lançar agora uma versão Pro de seus consoles. Mas sabemos que as empresas como concorrentes se vigiam (espionam) e por isto devem ter uma carta na manga( um projeto de console pro) que pode ser usado assim que as vantagens superarem significativamente as desvantagens, caso isto aconteça aquele que ficar por último pode se sentir obrigado a dar uma resposta para manter sua cota de mercado.
A MS sempre fez questão de ter o console mais “poderoso” principalmente depois do Xbox 360, mas agora ela tem a restrição do xbox series S e lançar uma nova consola é pisar em cacos afiados. Acredito que daqui a 2 anos veremos a situação ficar bem difícil para xbox series s, aí então a Sony pode achar viável aproveitar a oportunidade.

Juca
Juca
22 de Março de 2023 13:45

Eu se fosse a MS, lançaria mais 2 modelos, o Series SX (mais simples com 8 Tflops) e o Series XX (o console mais poderoso do mundo, com um chip com um logo de 16K e com 24Tflops, além de uma memória com 3 barramentos diferentes); E em sendo a Sony, lançaria um console de 18 Tflops que bateria o console mais poderoso do mundo novamente em vários multiplataformas, só não nos jogos da MS porque eles terão as “melhores versões”! 😂

Livio
Livio
Responder a  Juca
22 de Março de 2023 14:12

[OFF] Juca ontem eu tive um susto, fui tirar a dúvida se o G29 atualizava, já tinha visto isso anos atrás com o G29 e G920 e lembrava que um atualizava e o outro não, pois bem, ontem depois de mutos meses sem contato fui no Windows do note (uso openSuse diariamente), baixei o Logitech Hub (GHub), instalei e coloquei o programa para rodar. Com o software aberto conectei o G29, o Windows detectava, o GHub não.

Fiz várias tentativas e o GHub ainda com a mensagem “Conecte seu dispositivo”, reisntalei o software, peguei uma versão anterior, instalei e o mesmo problema, notei que o note começava a ficar bem lento, com isso fiquei com o coração na mão pois tenho o G29 aproximadamente desde 2018, logo se desse algum problema eu estava lascado.

Daí pesquisei por G29 update, abri uma outra página da Logitech e baixei um outro software que tem lá,…., ao abrir o software conectei o G29 e eis que aparece uma aba com o nome G29 (Ufa!), lá tinha o opção de atualizar firmware e quando clico diz que já está atualizado, mesmo assim tentei voltar ao GHub e cara, o note lerdou geral, fiquei 5 minutos tentando e com medo de desconectar o volante devido a alguma comunicação que possa estar ocorrendo (já perdi um HD de 2T por ter feito isso após o note ficar lento).

Então depois de quase 5 minutos o GHub finalmente abre e finalmente reconhece o G29, foram mais de 30 minutos nesse processo, já era mais de 1 da manhã e eu tinha que acordar às 6:00, deixei para a manhã de hoje o teste no PS5 para ver se estava tudo ok.

Logo concluo que o G29 não atualiza e sim o G920(era o que a minha memória retornava), o que o GHub pode fazer é definir alguns presets para o uso no PC. Lembrava que era o G920 que atualiza pois o comprei estava com defeito, ele conectava com o Xbox mas o PC não reconhecia, daí comprei uma placa sobressalente no ebay que fazia o inverso, reconhece no PC e não no Xbox e nesse caso lembro ter ido em um software da Logitech, ter feito o update mas sem sucesso, ainda com o mesmo problema de não identificação.

Juca
Juca
Responder a  Livio
22 de Março de 2023 15:12

Pois se soubesse, nem tinha tentado, agora, foi muita coincidência aqui ele parar de responder após eu ligá-lo ao PC, estava normalzinho antes… Não sei o que se passou pra ser sincero.

Agora sobre esse G Hub, parece que a reclamação dele é geral.

Sobre a lentidão do PC, podem ser as atualizações do windows automáticas ao fundo, sempre deixam o PC parecendo estar com vírus!

Livio
Livio
Responder a  Juca
22 de Março de 2023 15:23

Cara, tive uns problemas assim com o PS5, jogando GT e do nada não tinha mais controle, tinha que desconectar e conectar. Suspeitei da extensão USB, logo reconectei tudo, cheguei a enfrentar o mesmo problema 1 ou 2x, faz tempo que não tenho mais isso.

Juca
Juca
Responder a  Livio
22 de Março de 2023 16:32

Eu fui tentar atualizar no PC pra tentar ver se melhorava a vibração do volante com algum upgrade. Gostaria de sentir alguma vibração do motor, mesmo que suave nas retas, onde o volante praticamente parece desligado! Aí virou esta m****! Mas pode ter sido uma coincidência infeliz, apenas.

Livio
Livio
Responder a  Juca
22 de Março de 2023 17:19

Pode ser que então o GHub grave os presets no volante, tenta voltar lá e colocar no default (nem lembro se tem essa opção), porém lembro de você falar que a fonte queimou e que está a utilizar uma fonte menos potente de um outro volante, pode ser que essa fonte inferior esteja ocasionando o problema ou que, infelizmente, a fonte ao queimar possa ter danificado algum componente do volante, provavelmente alguma subfonte interna.

Last edited 1 ano atrás by Livio
Juca
Juca
Responder a  Livio
22 de Março de 2023 17:23

Não, a fonte inferior só foi usada após o volante parar de responder, para detectar se o problema era de fonte ou no volante mesmo.
Não vou meter mais o volante no PC não, porque não sei se é algum curto de porta USB do PC que esculhambou algo. A única certeza que tenho é que com a fonte original não funciona. E que dentro do GT7 não consegui setar em nenhum lugar a intensidade de vibração do volante.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
22 de Março de 2023 17:55

no GT7 não lembro de ter configurado algo, creio que não fiz, pulei do GTSport para GT7 sem configurar.

Agora no GT Sport lembro que há ajustes. No Gt7 lembro que tem como vc configurar os pedais, algo que o GTSport não tem.

Dá para usar o G29 no G27 sem a fonte, mas assim o Force Feedback não atua, pois os motores necessitam de tensão acima dos 5v oriundos da USB.

Livio
Livio
Responder a  Juca
22 de Março de 2023 17:59

E que dentro do GT7 não consegui setar em nenhum lugar a intensidade de vibração do volante.

https://www.gran-turismo.com/br/gt7/manual/drivingoption/04

Juca
Juca
Responder a  Livio
22 de Março de 2023 18:20

Mas aí é só configuração para o Force Feedback não tem pra vibração do volante. E eu já estava testando a reorientação de força no 10, pra ver se melhorava e nada!

Last edited 1 ano atrás by Juca
Livio
Livio
22 de Março de 2023 14:41

Eu simplesmente não concordo com a ideia de meia geração na atual geração, não há justificativa, praticamente não há jogos pensados 100% para os hardwares da atual geração, Sony pelo menos tem o Ratchet que explora um pouco do que o PS5 tem a oferecer, já a MS com o XSX é melhor ficar calado.

Vamos ver o que a DLC do Horizon vai oferecer, segundo a Guerrilla a DLC foi pensada somente para PS5.

Juca
Juca
Responder a  Livio
22 de Março de 2023 15:15

100% de acordo! Agora essa da Guerrila me parece mais marketing que outra coisa, vai me surpreender se for 60fps com a qualidade do game no seu máximo, mas não imagino que consiga superar o original que já é extremamente lindo no modo 40fps.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
22 de Março de 2023 16:39

Deve superar graficamente o FW sim. E o que espero é a ausência de pop-in na DLC.

Andy Buh
Responder a  Livio
22 de Março de 2023 19:35

É só eu ou todo esse papo de Activision, os mesmo papos de joga A & B, toda essa ladainha de Ms x Sony já não encheu o saco?

Cara, a Sony tem tantos estúdios tanto quanto a Xbox, e meu sonho é ver anúncios desses estúdios em vez das mesmas trindades de sempre.
Essa geração assim como o fim da anterior só constatamos as mesmas coisas, mesma conversar, mesmo bafafá por anos e nada muda e quando sai algo novo é ofuscado pelo mesmo bafafá de sempre!

A Sony não está muito longe do que a Xbox é hoje, não vejo novos anúncios de jogos de seus estúdios menores assim como a Xbox, apenas vejo números de estúdios só para dizer… “eu tenho uma bola quadrada e tu não tem” assim fala (Kiko).
A única diferença entre Xbox e Sony é que um dos 2 entrega muito mais com menos (mesmos que empurre goela a baixo a trindade de sempre) e a outra compra tudo por sua mamãe ser rica!

Me recuso acreditar que esse meu desgosto e um certo rancor pelas duas plataformas venha ser por conta da minha idade, é que não vejo nada “novo” vindo das duas plataformas e quando vem é só essas firulas de RT, sombras, FPS e blablablá de sempre, os estúdios estão lá só para fazer números sendo que ambos têm muito jogos fantásticos e sem sombra de dúvidas criatividade.

Desculpa por expor uma fração do meu descontentamento, mas está cansando demais acompanhar esse universo game que amo tanto!
Infelizmente esses últimos anos me obriga a ser saudosista porque as coisas hoje estão muito chatas, estressantes, sempre tem problemas em todas as esferas possíveis, enfim…

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Andy Buh
22 de Março de 2023 20:40

Eu cansei é da Microsoft… Nem que eles lancem 300 jogos concorrentes a goty. Nao consumo mais nada de nada deles.

Andrio
Andrio
22 de Março de 2023 15:53

[off] É dotô…..

A PS5 version of Redfall was in development, then cancelled, confirms Arkane director Harvey Smith:
“We were acquired by Microsoft and it was a change with capital C. They came in and they said ‘No PS5, we’re focusing on Xbox, PC and the Game Pass’.

https://twitter.com/shinobi602/status/1638568631301816321?s=20

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Março de 2023 17:17

Eu imagino que esse tipo de noticia, da MS tirando jogos do playstation, estaria sendo publicada segundo os planos da MS depois da compra da activision ter sido concretizada e ai a MS:

“Não tem problema, agora eu não preciso mais fingir que sou bonzinho”

Agora a MS tá ai correndo o risco de ficar sem activision e também sem a mascara de “kubaia, todos dão as mãos e fazem ciranda para todos jogarem juntos”

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Março de 2023 19:24

Oh sr Mário lembra se do deathloop e do ghostwire tokyo?

Pois, é que este provalmente era o próximo e sempre tendo em conta o impacto nos jogadores das outras consolas convém frisar.

Mais, é só ver os comentários antes desta notícia do que diziam deste jogo redfall, poupo lhe trabalho, é um jogo lixo bom para o gamepass, foi ótimo para a arkane tirar a ps5 do rooster os fans da ps5 não gostavam e não iam comprar assim pouparam tempo.

Não concordo com esta medida até porque felizmente quem gosta da xbox vai ter direito ao final fantasy, ao silent hill, boa atitude em ter em conta o impacto nos jogadores da xbox.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Março de 2023 21:19

Só lhe respondi a sua ironia com ironia de uma produtora que senão tivesse sido comprada ia a caminho do 3 exclusivo com preocupação global do impacto nos jogadores.

Juca
Juca
Responder a  Andrio
22 de Março de 2023 16:13

Mas é justo, compraram-na pra isso. O que não deveria ser permitido é que a MS ou qq outro detentor de console comprasse produtoras com ips consagradas que ainda estão na ativa, deixar Sony ou MS comprar a ID , a Bethesda, a Blizzard e a Bungie, por exemplo. Mas agora já foi!

Andrio
Andrio
Responder a  Juca
22 de Março de 2023 16:40

Eu não digo é errado o problema é conversa fiada que a ms tenta usar.

Juca
Juca
Responder a  Andrio
22 de Março de 2023 17:42

Eu entendo, mas esses papos da MS sempre foram com segundas intenções mesmo. Há bem pouco vieram criticar a Sony por pagar por uma missão exclusiva do Hogwards, coisa que ela fez desde antigamente, mesmo com CoD e com uma DLC da Shadow Lara… Vem reclamar que a Sony paga para jogos não estarem no Gamepass, enquanto há vários casos de jogos de Third que não saem nem no PS, quanto mais na Plus, como High on Life, Scorn e muitos outros… É hipocrisia em último grau, mas não demora aparecem defensores a falar: “…E Final Fantasy hein? E a Sega?”. Então, pra mim, nem tem o que se discutir pois é questão de fanatismo. Mas fica complicado a gente ficar rotulando quem pensa diferente…

https://www.eurogamer.net/after-five-years-of-xbox-exclusivity-call-of-duty-switches-to-playstation

https://meuxbox.com.br/noticias/dlcs-exclusivas-de-tomb-raider-underworld-xbox-360-pode-chegar-em-outras-plataformas/

https://www.digitaltrends.com/gaming/call-of-duty-black-ops-ii-dlc-brings-killer-half-pipes-exclusively-to-the-xbox-360/

https://www.digitalspy.com/videogames/e3/a227258/call-of-duty-dlc-360-exclusive-until-2012/

Last edited 1 ano atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Andrio
22 de Março de 2023 16:26

Mentira. A Sony é anti consumidor, a MS quer disponibilizar seus jogos para uma base maior de jogadores….

Queria ver o que a CMA e FTC irão lidar com mais essa informação

Pedro Martins
Pedro Martins
22 de Março de 2023 22:48

OFF TOPIC:

Mário, viu que após a compra da Bathesda, a versão Playstation 5 do Redfall foi cancelada? Simplesmente jogaram no ralo por ordens superiores de priorizar a versão Xbox, PC e Gamepass?

Pedro Martins
Pedro Martins
Responder a  Pedro Martins
22 de Março de 2023 22:49

Ah, já comentaram aqui embaixo.

Andy Buh
Responder a  Pedro Martins
22 de Março de 2023 22:54

Esquenta não… Ms sempre mantêm suas promessas, ela nunca mente e nunca mentiu. E em um futuro alternativo se tornara uma nova religião!

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Pedro Martins
Pedro Martins
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 de Março de 2023 12:49

Ela mentiu, não tenho dúvidas.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 de Março de 2023 14:13

Essa compra da Zenimax já foi uma obscenidade e incrivelmente ninguém questionou na época, nem msm a Sony!

Juca
Juca
23 de Março de 2023 2:28

[OFF] Porque o Luna está em aparelhos IOS e o Gamepass não?

https://www.eurogamer.net/amazon-luna-game-streaming-service-now-available-in-the-uk

AlexandreR
AlexandreR
24 de Março de 2023 0:47

Eu sou a favor das consolas de meia geração. E espero que volte a acontecer nesta geração!

Eu sou a favor pelo simples motivo de poder estender ainda mais a vida útil da corrente geração. Porque se não existe uma ps5 pro, iremos ter a ps6 em 2026 ou 2027?

Concordo com o ponto de ainda não temos jogos que tirem partido desta geração. E é mais uma razão para está geração durar ainda mais que as gerações anteriores. Infelizmente a produção dos jogos é cada vez mais cara e demurosa…

Se eu fosse a Sony, lançaria uma ps5 slim em 2023/2024 e uma ps5 pro em 2025/2026. Deixando a ps6 para 2030….

Gervas69
Gervas69
28 de Março de 2023 5:50

Acho que a versão pro só traria mais valia á PS no entanto seria uma consola de nicho, ao preço que está a normal para que valor iria uma pro???
Já na Xbox iria contra o que está a fazer, faria mais sentido apostarem numa portátil com paridade com a SS, o que não seria difícil na teoria, mas que seria uma melhor aposta para promover o gamepass

error: Conteúdo protegido