A resposta a esta questão é simples… Depende de cada um, havendo vantagens para cada um dos lados.
Não tenham dúvidas… se alguém um dia vos vier dizer que o PC é melhor que as consolas para jogos, ou que as consolas são melhores que o PC para jogos… essa pessoa está a ser parcial. E isto porque o melhor sistema na realidade não existe. E será isso que tentaremos mostrar neste artigo.
A discussão de qual é o melhor sistema para jogos, a consola ou o PC é eterna. E depois há argumentos para ambos os lados que tentam mostrar a superioridade de um dos lados. Mas na prática, esses argumentos não tornam nenhum dos sistemas melhor que o outro, são apenas diferenças reais que existem entre as duas plataformas e que, dependendo das preferências de cada um, pode fazer a coisa pender para um lado ou para o outro.
Acima de tudo, a escolha entre consola ou PC é a mesma que a escolha entre diferentes consolas. Uma questão de escolha pessoal, e o principal aqui é que se disfrute do que cada sistema oferece, e que se tire partido dos jogos.
Depois aí sim, entram uma série de critérios como orçamento, conhecimentos técnicos, upgrades, e outros, que irão fazer fazer pender a escolha para um dos lados, conforme o que cada um achar relevante.
PC vs Console – as grandes diferenças
CUSTO
Uma das coisas que todos os compradores de um sistema querem é que o investimento valha a totalidade do investido. Mas depois o valor a investir varia de caso para caso.
No caso das consolas o custo basicamente limita-se à consola, controladores extra, jogos e, eventualmente, serviços. Já no PC o custo pode variar tremendamente dependendo do hardware escolhido. Mas a realidade é que nem todos optam por um PC costumizado, com muitos a irem para máquinas pré construídas com equipamento pré definido.
A questão é que no mercado PC há uma variedade tão grande de diferenças entre hardware, bem como de preços que, aquilo que realmente importa, a relação custo-eficiência é difícil de ser avaliada. Nesse sentido tudo depende das opções do comprador, do nível de customização e de performance que se pretende, e do valor que se pretende gastar.
Conhecimentos técnicos
Por norma os jogadores PC possuem mais conhecimentos técnicos que os jogadores de consolas. E isso porque o PC sendo uma máquina muito mais genérica, isso se torna uma necessidade. Depois a variedade de hardware, a possibilidade de upgrades e a complexidade do OS levam a que o gamer PC necessite de ser mais desenrascado que o de consola. Por norma as consolas oferecem uma tranquilidade grande com tudo a ser automatizado e transparente ao utilizador.
Note-se que aqui, ao falarmos de conhecimentos não nos referimos a saber programar ou usar outros softwares, ou mesmo o saber montar e desmontar o seu computador (até porque há lojas que configuram a máquina como se quer sem se lhe ter de tocar), mas a saber desenrascar-se por si em caso de problemas, pela falta de automatismo e universalidade de hardware existente nas consolas.
Upgrades
Basicamente o termo upgrades não é aplicável às consolas. Estas podem sofrer atualizações, ligeiras melhoras e acréscimos de funcionalidades, mas não upgrades. O upgrade é algo apenas disponível nos PCs. É um dos pontos fortes do PC, que permite manter a máquina sempre atual, mas algo que sai bem mais caro de ser feito do que uma troca geracional de consola. Seja como for, o PC permite a troca de todos os componentes bem como alterações cosméticas que as consolas não permitem.
Vantagens das consolas
As Consoles possuem várias vantagens sobre o PC. Elas são bastante mais fáceis de usar, e atualizam-se a si e ao seu software de forma transparente ao utilizador. A facilidade de se manter os amigos ao perto e de se saber o que eles jogam é uma vantagem no domínio do multijogador, e da gestão de amigos. As consolas são, por norma bastante mais baratas, possuem jogos otimizados para o seu hardware durante toda a sua duração de vida, e todas elas possuem um sistema de input equivalente para todos os jogadores.
As consolas são fáceis de usar e custam bastante menos
Um dos motivos pelos quais muitos escolhem as consolas é o facto de elas serem desenhadas para uso simplificado e sem necessidades de manutenção. Uma consola permite ao jogador estar a jogar em segundos, e mesmo consolas acabadas de sair da caixa podem estar a ser usadas para jogar em alguns minutos.. E para as montar, basta encaixar dois cabos, o da energia e o HDMI, pelo que qualquer um pode usar uma sem precisar de grandes conhecimentos.
E apesar de haverem PCs mais baratos que as consolas, na relação qualidade-preço a combinação de hardware das consolas é imbatível, com as consolas a possuírem diversas otimizações quer no hardware, quer no software, que lhes permitem superar PCs equivalentes, e obterem resultados próximos dos de máquinas PC de topo. Diga-se que, num jogo devidamente otimizados, se pode necessitar de quase o dobro da performance de uma consola no PC, para se obter resultados 100% iguais.
As novas consolas permitem ainda expandir o seu alcance para fora dos videojogos, permitindo o stream de vídeos e de musica, bem como a transmissão vídeo para redes sociais de vídeo.
Não há necessidade de upgrades
A capacidade de upgrade é uma virtude do PC. Mas que curiosamente cria nas consolas uma vantagem.
Basicamente se é verdade que as consolas não podem ter upgrades, a realidade é que uma consola pode durar 8 anos, mantendo-se relevante, suportada, e com software otimizado para boas prestações. o que dificilmente acontece no PC. Basicamente nas consolas não há que se ter a preocupação sobre se o seu hardware está ou não obsoleto pois enquanto a consola não for substituída, tudo continuará a vir otimizado para ela, garantindo uma qualidade de jogo de nível elevado.
Quando uma nova consola sai, a antiga torna-se obsoleta, e uma nova compra é requerida. Mas se um PC já é mais caro que uma consola, um upgrade digno desse nome no PC aumenta a diferença na despesa para o dobro ou mais. Ou seja, uma consola é mais barato que um PC, mas num salto geracional, com a compra de uma segunda consolas ela já fica muito mais barata que um PC.
Um dos grandes problemas das consolas sempre foi a retrocompatibilidade, o que implicava a perda de toda a livraria de jogos numa troca geracional, algo que felizmente deixou de ser uma realidade com as consolas atuais.
Traz os jogos às massas, incluindo melhorias no multijogador
Se tens amigos com consolas é muito fácil junta-los e jogar juntos pois as consolas possuem integradas no seu sistema operativo todas as ferramentas para convivio entre os jogadores. E dessa forma todos estão habilitados a fazer o mesmo e a rapidamente conviver entre si.
Historicamente o PC sempre foi considerado o melhor para as funcionalidades multijogador, mas as consolas tem vindo a ganhar imenso espaço, e mesmo a conquistar lugares ao PC no mundo dos e-sports. Mas acima de tudo é as capacidades de comunicação embutidas nas consolas que as distinguem do PC.
Pontos super forte das consolas, e que as está a colocar como o sistema preferido para o multijogador… a ausência de hacks.
Os jogos exclusivos
Se é uma realidade que as atuais políticas dos fabricantes de consolas colocam os seus jogos no PC, a realidade é que não só isso não acontece com todos os jogos, como, no caso da Playstation, os jogos demoram a chegar a essa plataforma, criando assim exclusividades na consola.
Os jogos exclusivos das consolas, particularmente os da Sony, são super apetecíveis. Aqui estão dos franchisings mais famosos do mundo, e grande parte dos melhores jogos anualmente lançados.
Se a ideia é ter acesso a estes jogos de forma imediata, nada bate uma consola (Playstation pois a Xbox lança os jogos dia um no PC). Se há quem não se importe de jogar um, dois ou três anos depois, este ponto pode não ser tão relevante.
Controladores iguais para todos
Apesar de as consolas permitirem atualmente o uso de rato e teclado em alguns jogos, bem como se podem usar controladores melhorados, a realidade é que pouco disso se vê. As consolas sendo sistemas de sala tornam os seus controladores Wireless os sistemas mais usados para se jogar. E esta maior equivalente e equilíbrio entre jogadores criado por esta situação é uma mais valia para os jogos.P
Vantagens do PC
As vantagens do PC são diversas. A máquina pode ser personalizada facilmente, possui capacidade para atalhos de teclado, melhores visuais, maior capacidade para modificar jogos e, por norma, melhor precisão dos periféricos.
Podemos personalizar o PC
A personalização aqui é extrema dado que a máquina pode ser escolhida peça a peça. E o resultado final depende apenas do dinheiro que se quer gastar. Há quem invista numa máquina de topo para poderem sempre jogar com tudo no máximo, e outros uma máquina meramente capaz que sofrerá upgrades quando precisar.
Há três componentes que são por norma os principais alvos de upgrade:
- A placa gráfica ou Graphics Processing Unit (GPU)
- A Memoria (RAM)
- O CPU
Apesar de estes componentes poderem ser alvo de atualização independente, a realidade é que por norma um novo CPU requer uma nova motherboard. Da mesma forma, uma troca de uma RAM para uma memória mais recente requer troca da motherboard… e CPU.
Os visuais são melhores
Se a ideia é mostrar a superioridade da máquina, o PC é o sistema a escolher. É aqui que se alcançam os melhores fotogramas e as melhores resoluções, com o melhor Ray Tracing, permitindo ainda o uso de múltiplos monitores.
Esta é no entanto uma virtude obtida a alto preço. E que se pode tornar frustrante por esta performance ser obtida à custa de força bruta. Dai que ver algumas situações em que as consolas se revelam superiores ao PC, como com o uso do Nanite no Unreal Engine 5, pode ser muito frustrante para quem investiu milhares de euros numa máquina destas.
Controla como jogas
Os controladores PC são por norma mais precisos que os das consolas. Rato e teclado, que agora tambem pode ser usado nas consolas, é dos sistemas de controlo mais precisos alguma vez criados, Mas aqui a escolha é infinita, com 1001 parametros que o utilizador pode escolher, de forma a permitir vantagem sobre o oponente.
Esta é uma virtude do PC que se torna tambem num dos seus problemas, ao não ser um sistema que verdadeiramente zele por manter condições de jogo iguais para todos.
Podes mudar a tua máquina… e o teu jogo
O mudar a aparencia fisica do PC é já um negócio de milhões. Basicamente o PC pode ter a aparência que se quiser, e as escolhas são gigantes. Da mesma forma pode-se mudar os jogos com MOds que, apesar de suportados nas consolas (particularmente na Xbox), não alcançam a mesma liberdade do PC.
Esta possibilidade de alterações é igualmente um ponto fraco da máquina, com os servidores de jogos multijogadores a estarem infestados de batoteiros com hacks que estragam todo e qualquer prazer de se jogar.
Os jogos PC são mais baratos
Apesar do maior custo das máquinas o PC tem a vantagem de que os jogos no sistema são mais baratos. Não se julgue porém que isso acontece por obra do espírito santo. A realidade é que o PC sofre de pirataria, com os jogos a poderem ser obtidos de graça de forma simples, pelo que isso obriga os originais a serem vendidos mais baratos. A distibuição, ao ser predominantemente digital e não física, permite que isso aconteça sem prejuízo dos criadores do software. Há no PC verdadeiros negócios da china a nível de preços.
Os jogos exclusivos
Falar de jogos exclusivos é, nos dias que correm algo curioso. Porque se é uma verdade que as exclusividades sempre foram associadas a consolas, neste momento, com as politicas dos seus fabricantes de se colocarem jogos no PC, a única máquina que ainda possui exclusivos… é o PC. E isto porque alguns jogos exigem requisitos que as consolas não podem acompanhar.
Será de ressalvar que, apesar dos requisitos, os melhores jogos e melhores gráficos, por norma surgem de jogos presentes nas consolas e nunca em exclusivos. Basicamente algo associado ao volume de vendas que justifica o investimento em grafismo desse tipo.
É o PC melhor que uma consola, ou uma consola melhor que o PC?
Esta pergunta não tem resposta. É uma questão opinativa e baseada no que cada um quer.
Aqui na PCManias, após anos e anos de jogo no PC, tornamos-nos defensores das virtudes das consolas. Mas isso não torna as consolas melhores que o PC. De maneira nenhuma! Esta é uma escolha de cada um, e tal como a escolha de uma marca de uma consola, não há uma escolha certa e uma escolha errada. É tudo uma questão de gosto pessoal e do que se pretende, sendo que as ofertas diferem e como tal abrangem gostos e critérios diferentes.
Qual o melhor é uma questão de carteira.
Não é… O meu PC custou mais de 2200 euros e eu prefiro as consolas.
Eu ia falar isso
Gastei quase 10 mil no PS5/XSX
Poderia muito bem montar uma boa máquina com esse valor
Mas eu prefiro consoles
10.000 reais dá o quê? 2000 euros?
Nestes ultimos 2 anos com esse valor na europa montavas um pc médio baixo.
Mas 1000 euros por uma consola!
Pra vc ver, daria pra montar um PC Médio
Eu assim não o fis por opção pessoal e não pela carteira
O seu argumento foi frágil
Continua a ser uma questão de carteira. Metade ou mais desse valor é para um gpu.
Mas até podes preferir uma consola a um pc de 10000 euros que continuava na mesma a ser um problema de carteira.
Não consigo perceber em que?
Se calhar estás a exprimir mal a ideia mas problema de carteira é problema em gastar. E eu se precisasse de um computador ainda melhor tinha-o comprado.
Eu tenho um PC capaz de bater as consolas. E irei sempre ter por questões de trabalho! Mas não o uso para jogos (quer dizer, minto, jogo jogos Xbox. Quando falo em jogos falo de multis).
Viu como vc já alterou o discurso, antes era a carteira quem ditava as coisas. Depois que vc viu que com o valor investido eu montaria um PC Médio que com DLSS já poderia jogar quase tudo em resoluções e presets no alto. Agora me vem parcelar o valor e argumentar que a maior parte dele seria apenas pra uma GPU
Na boa, seus argumentos nesse caso são os mais fracos possíveis e não sustenta a sua afirmação
Como vc mesmo diz acima, com 2 mil euros eu teria um bom PC se está fosse a minha, MINHA escolha kkk
Não alterei o discurso coisa nenhuma, é e sempre foi uma questão de carteira. FIM.
Com 2000 euros montavas um pc pouco melhor que uma consola ou nem isso. Isto na europa, no brasil nem isso. Logo não vale de maneira nenhuma gastar 2000 euros num pc, mas sem o problema de carteira gastava 5000 euros num pc e nem queria saber do resto.
Antes de 2013 seria sempre os consoles, mas para 2014 e 2015 o PC viu a sua grande virada, com o aumento das assinaturas anuais tanto Sony quanto a Microsoft cobravam mais e entregavam menos… (O famoso preço por pixel estava finamente a ir para o lado do PC).
Foi a está altura que o famigerado Bitcoin entrou na história, e como em um passe de mágica, até placas antigas voltaram a valorizar (chegando ao absurdo de que em determinadas placas usadas valerem o dobro do preço quando comprada na loja)…
Antes e dizer que é bobagem em 2018 já haviam sites para aluguel de computadores e que fazendo uma jornada de 12 horas uma placa poderia se pagar em 10 meses (.) Depois disso foi só ladeira abaixo, pois temos a Ethereum e Dogcoin e tantas outras que possam aparecer para pegar o dinheiro dos incautos e atrapalhar a vida de quem foi pego nesse turbilhão de ficar rico mirerando na internet. Como a febre do ouro uma isso vai passar e com os jogos da Sony a sair também no PC, temos aqui o melhor de tudo.
Só falta o reajuste das cryptomoedas e da fabricação dos semicondutores ao que era 2014 os consoles irão vender cada vez menos umidades.
Por razões de comodidade, tempo, e relação preço qualidade, a consola no presente e no futuro próximo é a minha primeira escolha.
Exclusividade é coisa em extinção. Daqui a pouco estarão lançando é day one no PC.
Fica vendo.
Por muito que gostasse de concordar, pura e simplesmente tal coisa implicaria uma mudança enorme na gestão da empresa.
O que dá dinheiro à Sony não são os jogos. É a plataforma! Retirar os exclusivos é retirar interesse à plataforma. E nesse sentido, perder a grande receita para suportar uma plataforma onde as vendas são baixas, o lucro é menor, não há royalties e a pirataria é uma realidade.
A Microsoft é diferente. O negócio dela é o Windows e a Cloud. Aí sim há interesse. Na Sony… Não.
Mario se eu te dissesse a um ano atrás que GOW viria para PC você acharia provavelmente graça. Ou que a Sony tentaria fazer seu gamepass.
Agora estou dizendo. O PC day one virá.
Diferente … Os jogos no PC são uma necessidade, mas que não invalida as exclusividades. Basicamente não altera a realidade que os jogos se vão manter exclusivos, o que continua a manter o interesse na plataforma.
Por outro lado, pode criar algum desinteresse que no fundo acaba equilibrado ou compensado com as vendas do outro lado.
Apesar que ninguém sabe o futuro, comparar a realidade da Sony com a da Microsoft demonstra muito pouco conhecimento da diferença de realidade de ambas as empresas.
E perante essa realidade, tirando uma alteração muito significativa da atual realidade, isso não acontecerá.
Aliás, corrijo… Até acontecerá e em breve… Mas em jogos Gaas, onde o jogador PC tem uma cultura mais propícia a pagar por tal do que o Playstation.
Pra mim é console
Boot: Console, alguns pouquíssimos segundos e vc já pode selecionar o game
Controle: Conexão automática sem necessidade de aquisição de periféricos ou gambiarras.
Jogos: É por o disco e jogar, no máximo baixar um update.
Quick Resume/Instant Access: PC não conta com isso.
Eu reconheço as vantagens do PC como preços melhores nos games e para aquela gigantesca minoria uma máquina pra rodar os jogos com tudo no ultra, além claro do legado de jogos que no PC não se perde
No mais importante no mundo dos videojogos (tecnicamente falando) o PC sempre levou vantagem, gráficos e framerate. Mas a carteira é que manda, e hoje está muito caro ter gráficos de topo a fps elevados.
O mais importante kkk
Piada né
O mais importante é a experiência, e nisso os consoles vão muito bem inclusive quando comparados ao PC em diversos jogos.
Some tudo isso, custos+patricidade+simplicidade+tempo
Pra mim a sua afirmação não tem sentido algum e denovo seu argumento foi frágil
Não viste a parte do (tecnicamente falando) ou fizeste de propósito (como de costume) para tentares justificar a tua pobre narrativa?.
Experiência é pessoal, e esses argumentos que mencionas são tão imbecis como os do comando de xbox com pilhas, do mais fraquito que existe.
Pessoalmente prefiro jogar nos consoles. É muito mais prático. Guardo o PC para jogar indies por causa da política de preços da Sony para o Brasil ou quando o jogo sai quebrado. Visto que existe os mods. De resto é muito melhor apertar um botão e já encontrar o game pronto. Sem necessidade de ajustes.
A minha opinião sobre PCs
Preço do Hardware: Caro, pra se ter uma máquina que rode em equilíbrio aos consoles se paga muito mais, as vezes só o valor da GPU já é superior ao dos consoles
Praticidade 0 pra jogadores: PC em si é uma plataforma generalista o que inclue a possibilidade de se jogar, mas pra isso tens de ter um Hardware compatível, tens de atualizar drivers, tens o Boot do sistema que é bem mais demorado, não tem algumas features de consome como Quick Resume entre outras coisas, controles vc precisa de periféricos auxiliares pra não ter de usar no cabo, alguns controles não tem suporte nativo precisando de gambiarras. Isso tudo pra quando entrar no game ainda contar com Bugs do SO.
Game: Quando vc entra no game antes de escolher o modo de jogo, vc ainda perde um tempão configurando o mesmo pra melhor experiência possível ou joga com a configuração padrão e com presets que não lhe agradam e performance abaixo da desejada.
Enfim, no PC existe um trabalho extra pra se jogar que eu na minha idade não me sujeito a passar mais.
Ui…25 anos atrás 😉 muda gráfica,troca RAM,disco….muda outra vez….erro do Windows,saber o que causava ??? Tira e mete RAM para ver qual o módulo,ou será da gráfica …? Agora nem PC tenho ,já não há paciência…eheh
Abandonei PCs faz algum tempo e não me arrependo. É o pior lugar para quem quer apenas se divertir. Resumindo: o que menos quero durante minha jogatina é passar meia hora configurando coisas, resolvendo problemas de drivers, de SO, que atualize do nada no meio de uma jogatina e que se precise sempre ter uma máquina que custe o olho da cara para acompanhar 7 anos de uma geração de consoles. PC NUNCA mais.
Eu abandonei o PC porque não conseguia jogar nessa plataforma e porque a optimização estava longe de perfeita.
Basicamente a cada 4 anos gastava uma fortuna a atualizar a máquina e a cada 4 anos estava desatualizada (no sentido que já não dava o que dava antes). Já as consolas aguentavam 5 a 8 anos e sempre optimizadinhas. Podiam não ter os efeitos gráficos todos, mas compensavam muito vem e tinham sempre performances adequadas.
Mas o pior era o online. Cheaters e mais cheaters… Saturei. Davam-me cabo do prazer de jogar.
Vês, questão de carteira.
Não é carteira… É bom senso.
Ou tu quando compras algo procuras o mais caro?
Se fosse carteira tinha deixado de comprar o PC. Mas ele ainda está cá em casa… E mesmo que sem a preocupação dos jogos mantenho-o atualizado! Apenas não jogo nele.
Depende da carteira, se fosse o cr7 o bom senso nem entrava na equação.
Claro que entrava. Porque ter o anti vírus a conflituar com o jogo também o chateava a ele.
Lol
Ris-te? Queres negar uma realidade? Eu já cheguei a ter reboots a meio do jogo por atualizações críticas do Windows.
O meu primo comprou um jogo que teve de vender pois o leitor de DVDs dele não era compatível com o DRM usado.
Queres mais exemplos? Vai aos fóruns dos jogos e tens lá toneladas de pessoal a queixar-se.
Claro que entra. Pois quando o jogo não entra porque o anti vírus ou outro programa residente entra em conflito, isso também o afeta.
Não, não é questão de carteira e sim de comodidade. Um PC para se manter no topo e atual eu preciso atualizá-lo 3x em 8 anos, o console não!
A comodidade é algo muito relevante e que com a idade pesa cada vez mais.
Eu antes tinha pachorra para andar a corrigir incompatibilidades nos jogos e a resolver problemas com o PC. Não me importava se um popup de atualização importante me desligasse o PC, ou se o jogo não arrancasse por incompatibilidade com uma drivers, e nem queria saber se houvessem cheaters nos jogos. Tinha pachorra e resolvia isso. Agora o que quero é sentar-me, jogar e não ter problemas, disfrutando do pouco tempo que tenho.
E
Isso é questão de carteira, há pessoas que não atualizam, compram pcs de topo de 3 em 3 anos.
Ah, ok… Então a escolha é entre ricos e pobres. Percebido.
Problema de carteira.
Sim, consola é coisa de pobres… Mesmo que com os jogos possa ficar bem mais cara que um PC onde a pirataria abunda.
É pobres e burros!
Questão alguma de carteira. O PC tem questões que eu não estou disposto a aguentar mais. Incompatibilidades, atualizar no meio da jogatina, achar a melhor configuração de cada jogo, jogar em monitor, debruçar em monitor com mouse, gambiarras diversas pra controles externos e muitas vezes tudo certo e algum driver dar incompatibilidade, etc etc etc… Tu que não quer entender o óbvio.
Pois sim, deve ser isso mesmo. Basta ver o monte de anúncios a trocar pcs topo por consolas.
Fico à espera dos anúncios a trocar consolas por PCs de topo.
Era bom não era. Fazia já um.
E tem vários.
Comigo pelo menos essa discussão sempre funcionou a nível de custo vs benefício, até porque uso notebook para trabalhar remotamente há vários anos, logo um PC desktop não me atenderia plenamente para jogos e trabalho.
Mas mesmo assim eu sempre achei ok sustentar um PC gamer desktop + notebook de trabalho. Na metade final da geração PS3/X360 se podia jogar com qualidade bem superior à do PS3 usando uma GTX 460 ou 470. Na metade final da geração PS4/Xone dava pra se fazer o mesmo com uma GTX 970 ou uma 1060. Eram placas de vídeo acessíveis na metade final dessas gerações, você conseguia montar um PC de custo relativamente ok com essas configurações.
PS: sei que o Xbox One X e o PS4 Pro eram bem superiores ao Xbox One e PS4, mas esses videogames priorizaram aumentar resolução em vez de melhorar presets. E a meu ver, é muito melhor jogar em 1080p com preset no high/ultra do que em 4k nativo/checkerboarding com preset no low.
Mas nessa geração eu temo um pouco mais pelos custos no PC. Suponhamos que daqui uns 3 anos (metade final da geração) eu queira montar uma máquina legal com uma RTX 3070. Será que terei custos acessíveis ou essa placa ainda estará custando uma fortuna? Lembrando que a entrada da RTX 3070 no mercado não fez a RTX 2070 ficar baratinha. Então presumo que se continuar nesse ritmo, a entrada de uma RTX 4070 não irá baratear tanto a RTX 3070. Sabemos da escassez de chips, mas de qualquer forma fica uma preocupação.
Não sei, é esperar para ver. Gosto do PC pelo grafismo, pela Steam, pela liberdade de escolher configurações e presets, muitos dos jogos que gosto são multiplataformas, logo estão no PC.. mas os custos também precisam ser razoáveis para se jogar de forma superior às consolas da geração atual.
Bom comentário, onde exemplificas bem o problema atual de “carteira”.
Mas há aqui malta que nunca trocava uma consola por um pc com 12900k, rtx 3090ti, 32 gb ddr5, etc. É problema de sofá e antivírus e atualizações dizem eles. Lol
Para mim é um problema de carteira, mas isso sou eu que sou tolinho.
O teu problema não é o teu argumento. É o quereres reduzir a coisa a esse argumento, ignorando outros.
Ter a carteira recheada não invalida a diferença de suporte, facilidade de uso, comodidade, facilidade de uso, ausência de cheats, vírus, hacks e outros fatores que são mais valias na consola.
Talvez seja esse mesmo o meu caso.
Mas como sou da área de computação, algumas das desvantagens reportadas pelo Mário não me incomodam tanto, até por estar acostumado a jogar no PC desde pequeno.
Então é complicado generalizar, muita gente prefere a comodidade e eu entendo perfeitamente esse ponto de vista.
Rapazzz… Eu já fui entusiasta de PC.
Mas hoje, não está dando não.
Acho que você fez até uma matéria sobre isso esses dias, não é Mário?
O problema do PC hoje é que acabaram com a grande vantagem dele, que era o upgrade.
Antes você comprava um PC e conseguia manter ele relevante por quase uma década.
Hoje se você conseguir manter um PC no mid end por 3 anos, já é um verdadeiro milagre.
O negócio é que o mercado mudou e ficou cada vez mais “mercenário”. Antes eles pensavam em produtos pro consumidor final fazer upgrade, hoje eles lançam peças incompatíveis pro consumidor ter que comprar tudo novo.
E isso só ficou como está hoje, porque nós mesmos usuários de PC, aceitamos calados e continuamos comprando.
E só pra não deixar de falar…
No preço que tá uma GPU hoje, o Playstation 5 se tornou num aparelho com um custo benefício absurdamente bom.
Eu prefiro de longe as consolas, mas sou suspeito porque sempre tive consolas toda a minha vida, em 1987, tinha eu 6 anos, tive a minha primeira consola, uma imitação da Atari 2600, só em 2000 é que eu tive o meu primeiro PC mas desde criança que jogava no PC de amigos mais endinheirados, portanto ao longo de quase 40 anos vi ao vivo e a cores a evolução tanto das consolas como do PC.
Ainda me lembro como se fosse hoje, a malta do PC a gozar com o meu port de DOOM na PS1, de como era lento e ”cheio de quadrados” e ainda por cima com um comando.
Depois veio a PS2, já fazia anti-aliasing e com os 60htz standard já não pareciam tão lentos mas ainda longe das resoluções alcançadas pelo PC que estava a evoluir imenso tecnologicamente pelo que a qualidade de imagem nas consolas continuava a ser alvo de chacota.
Foi também nesta altura que em o PC tinha grandes exclusivos que fizeram furor, jogos como Max Payne, Half-Life 2 e Quake 2 faziam furor e na minha opinião, compuseram aquela que foi a ”Golden Age” do PC, curiosamente foram jogos como estes que mostravam de facto o fosso tecnológico entre as consolas e o PC, especialmente quando as consolas recebiam ports destes jogos.
Com a PS3 e a 360, veio a era da alta definição, aqui o fosso começou a fechar a olhos vistos entre consolas e PC mas o calcanhar de aquiles nessa geração foi a pobre framerate de muitos jogos enquanto no PC se jogava na casa dos 60fps.
Foi nesta altura que comecei a ver uma grande mudança de paradigma, se por um lado as consolas agora com HDD e as suas versões de ”drivers” (os updates de firmware) se estavam cada vez mais a parecer com o PC, o PC começou a querer adotar alguma da simplicidade das consolas e até a adotar o gamepad como forma de usufruir muitos dos jogos que eram portados das consolas, e foi aqui o grande ponto de viragem, o PC começou gradualmente a ficar sem exclusivos de renome.
A chegada da PS4 veio consolidar toda a mudança de paradigma iniciada na geração anterior, as consolas atingiram a resolução padrão mais utilizada no PC, os 1080p e apenas ficou a perder nos fps que tradicionalmente continuou nos 30fps embora muito mais consistentes que na geração anterior, mas se na era da PS3 e 360, o PC a nível de catálogo ainda tinha alguns nomes de relevo, com a PS4 e o seu sucesso, o PC passou a andar quase totalmente a reboque do que sai nas consolas, se bem que o PC como plataforma de jogos hoje em dia é muito mais simples do que era noutros tempos, as consolas ao longo dos anos foram fechando o fosso tecnológico ao ponto de precisarmos de um olho clinico como a DF para se perceber as diferenças.
Na atual geração, o PC apesar de praticamente já não ter um tecto tecnológico, é acima de tudo uma plataforma de esports, um habitat saudável de indies e uma forma de jogar com um grafismo ligeiramente melhor que nas consolas, desde que se tenha dinheiro para isso, de resto anda a marchar ao toque do catálogo das consolas que ao longo dos anos com a força dos seus exclusivos, foi-se aproximando do PC a nível tecnológico, hoje uma consola tem do melhor que a tech do PC trouxe a um custo muito inferior, em termos de performances já ombreia com o PC e até já oferece alguma personalização visual, mantendo aquilo que sempre a caracterizou ao longo de décadas, igualdade e simplicidade de uso.
Off: Acho piada que após a DF ter colocado um artigo onde refere que ouviu de devs aquilo que todos sabemos, que a Series S pode ser um problema devido às sua memória, o Neogaf abriu um Thread com 25 páginas onde todos os participantes se revelam devs e referem não perceber e nem ver onde isso poderá acontecer.
É mesmo chocante a forma como as pessoas tentam tudo para defender o seu plástico.
A série S está relativamente bem feita para ser uma série X a 1080p ou mais. Mas isso se esquecermos a nova geração e nos mantivermos nos padrões da geração anterior.
Com os padrões da nova geração com imensa coisa adicional a requerer GPU e a gastar memória adicional, como a Física, IA, ML, RT e outros, esse equilíbrio perde-se. E isso obriga a que sejam necessários cortes na S. Alguns dos quais são grandes e/ou afetam a visão do programador para o jogo.
Qual a dificuldade em perceber isso.
Se um gajo precisa de 1 litro de água para limpar uma janela de X metros quadrados, pela coerência um gajo pode calcular a proporção de água por metro quadrado e dimensionar a água para uma área menor.
E isso foi o que a Microsoft fez.
Mas na nova geração o pano tem de ser metido na água enxaguado fora mais vezes, pelo que se gasta mais água do balde sobrando menos para lavar a janela. Logo como a lavagem do pano gasta a mesma água nos dois, o lado com menos água pode ter problemas.
E se isto se percebe fisicamente, porque motivo quando se fala de consolas subitamente fica tudo burro?
Sabes ainda melhor do eu, uma vez que administras um site já lá vão 20 anos ou mais, que as pessoas estupidificam pela necessidade de tomar um lado, e fazem-nos com unhas e dentes, uns fazem-no por dinheiro como é o caso da DF, outros por pura ideologia o que é ainda mais degradante.
É por esta e muitas outras que só confio em ti, uma e outra vez tens dito várias coisas que vão contra a cartilha do momento, mas o tempo encarrega-se de desconstruir isso, é que nem é preciso ser um autêntico génio, basta apenas uma boa dose de honestidade intelectual.
Uma das coisas mais estúpidas que vejo nisso é a pessoa usar de “carteirada” (neste contexto me refiro a pessoas que querem impor argumentos com base na apresentação de qualificações pessoais) para argumentar: “eu posso falar porque sou dev”.
A pessoa em questão é dev de que? Porque se for dev corporativo (app web por ex), é um mundo radicalmente diferente de desenvolvimento de jogos. O cara acha que pode dizer como é desenvolver um jogo AAA baseado na experiência que possui em desenvolver endpoints REST para sistemas web. Isso é totalmente bizarro e fora da realidade.
E mesmo que a pessoa atue dentro do mundo de desenvolvimento de jogos, também é importante que se saiba exatamente em que tipo de projeto atua, e qual é a função da pessoa. Por exemplo, quem constrói engines gráficas tem muito mais propriedade para falar de limitações de consolas do que uma pessoa que constrói modelos, ou que já usa engines prontas como Unreal e Unity, ou que atua em projetos mais escaláveis e que forçam menos as especificações do hardware.
Quando o Series S foi anunciado, me lembro de um brasileiro que trabalha com Fifa na EA defendendo a consola dizendo que não possui limitações. Mas quando vemos o quão Fifa é escalável, rodando em uma gama gigantesca de SKUs, eu não esperava outra resposta, já que não se está forçando limites de hardware algum.
Falando especificamente de grafismo, o que sempre me encantou nos PCs desde os anos 90 até o final da geração PS2 é que eu não precisava de comprar equipamentos caríssimos para ter performance superior à das consolas.
Logo na primeira metade dos anos 90 jogando Pitfall, Mortal Kombat 1 (3 disquetes arjeados.. lol) com qualidade muito boa no PC, bem superior à versão do Snes.
Na metade final dos anos 90 fiquei encantado com Duke Nukem 3d, MDK, Half Life, Unreal Tournament, Grand Prix 2, e tantos outros jogos que apresentavam grafismo muito superior à PS1.
Na geração PS2 eu jogava apenas no PC, fiz centenas de horas em Need for Speed Underground 1,2 e Most Wanted. Quando vi a versão de PS2 eu fiquei impressionado como era tão inferior em grafismo.
Na geração PS3 mais se destacaram as diferenças de performance como tu bem disseste. Mas mesmo assim se jogava em full hd na PC e com vários filtros, eliminando os serrilhados e com melhor image quality.
Já na geração PS4, é óbvio que uma GTX 970 apresentava grafismo e performance superiores à PS4. Mas já não era aquela diferença tão gigantesca como vi nas gerações anteriores (principalmente até a PS2).
Talvez se eu tivesse comprado uma RTX 2060 em 2019 e jogado Control com Ray Tracing, teria ficado muito mais impressionado, mas neste caso já não estamos mais falando de investir em equipamentos relativamente baratos.. já não é “qualquer coisa” que mostra uma diferença “absurdamente melhor” em relação às consolas.
Por isso que estou atento quanto ao futuro. Será que com uma futura RTX 4080 e todos os efeitos de Ray Tracing ativados eu notarei uma diferença de grafismo gigantesca em relação à PS5? E se sim, quanto estará custando montar um PC com essa vga?
Eu continuo fã do ecossistema no PC, pra mim está melhor do que nunca do ponto de vista de acesso e opções. Mas os preços me incomodam, e muito.
Vou-te só dar um exemplo, comprei este PC que tenho agora, no ano passado por 900€ em promoção, era e ainda custa 1000€, tem 16gb de RAM, um ssd de 512gb, um AMD Ryzen 7 4700G e uma NVIDIA GeForce GTX 1660 SUPER, custa o dobro da minha PS5, e ao contrário da minha PS5, o meu PC nem um misero raio de ray tracing faz…portanto está tudo dito.
com AMD e Nvidia voltando a competir isso não vai continuar assim não.
prevejo a Sony se ferrando com esse negocio de liberar jogos no PC e GaaS na transição para o PS6.
Imagino que com o dobro do preço no lançamento do PS6 já vai dar para montar um PC equivalente e 1 ou 2 anos depois um igual pelo mesmo preço ou o dobro de poder pelo dobro do preço.
e quer saber? assim espero que aconteça… lançando no PC, GaaS e pq eu vou comprar uma plataforma fechada da Sony que paga on line para metade da produção deles ser GaaS vagabundo e a outra metade exclusivo temporário?
E quer saber, quando eu jogava no PC a galera era inteligente, civilizada e antes de tudo se importava com a realidade, quando o cara era burro e tomava coice on line ninguém ficava “ain, coitadinho do burro, bane o cara que deu coice, pobrezinho do burro falando burrices”… em video game o que mais tem é gente refugada pelo mundo real que se esconde atras de marca de video game.
Nunca existiu seita igual Xbox milgrau de Nvida, AMD, Intel; nunca existiu misterXmedia dos PCs.
Esses tempos montei LAN de notebook rodando Command e Conquer aqui na minha casa com pessoal do PC das antigas onde a maior parte do tempo foi conversando, bebendo cerveja e fazendo churrasco.
em Video game o cara acha o máximo “ir na praia” do Sea of Thieves tocar sanfona com um jogador aleatório e ainda se acha vencendor “pq jogo mais ao contrário de quem vai na praia com a mulher/amigos watever do mundo real”
Exato, não se trata de carteira
Mas de escolhas
Claro que não é problema de carteira, se vendessem um pc com uma 3090ti e um 12900k pelo preço de uma consola ninguém comprava o pc, todos preferiam a consola.
Como sempre, eu continuaria a comprar os dois…