Dirão os negacionistas que não. Mas isso é negar o que acontece desde há décadas. É ao PC que as consolas vão buscar os utilizadores.
Herman Hulst veio dizer que a Sony continuará a lançar os jogos de narrativa na sua consola, e que a marca manterá o hiato temporal nos lançamentos para PC. A ideologia é que essa filosofia atraia os jogadores de PC para jogarem os futuros jogos na Playstation 5.
Dizem os possuidores de PC que tal nunca acontecerá… que essa filosofia não funciona, e que preferem esperar os dois anos do que alguma vez comprar uma consola!
Convem que se perceba que a cada 8 anos as gerações mudam. E que uma consola custará 500 euros, e um PC de topo 4000. Estes são valores que não são acessíveis aos bolsos de todos! Aliás muitos dos que se vangloriam que nunca mudariam do PC para a consola se calhar nem trabalham e possuem o seu PC porque os pais lho pagaram. Mas a realidade é que o dinheiro custa a ganhar! E investir 500 euros numa consola ou 4000 num PC são coisas bem diferentes.
A realidade é só uma… sempre foi ao mercado PC que as consolas foram buscar os clientes. Quer fossem pessoas que já tinham o PC, ou outras que queriam ter um PC para jogar mas acabaram por optar pela consola pela facilidade de uso e menor custo, o mercado é o mesmo… Os Gamers!
O mercado de Gamers PC e Gamers Consola são na verdade um mercado que se toca. E isto porque ambos são mercados de Gamers.
Ora o verdadeiro Gamer procura os jogos, não as performances, ou as resoluções. Jogar um jogo a 1080p ou a 8K tem diferenças, é certo, mas a experiência do jogo é exatamente a mesma. A única diferença real é o custo dispendido para a obtenção do resultado.
Resoluções e grafismo não fazem os bons jogos. A Nintendo é a prova viva disso! Mas o fan PC parece querer mostrar que uma máquina que corre a 8k 60 fps é que é a máquina suprema. Mas na realidade quem puder jogar o mesmíssimo jogo a 1080p, 60 fps, vai usufruir da mesmíssima experiência, e não é a resolução maior ou ter uns fps mais estáveis que vão realmente modificar a coisa. Já a parte monetária… essa conta… e muito!
A realidade é que a as consolas vendem bem, e ter jogos com exclusividade, mesmo que temporária, é algo que as fazem vender. GTA 6 vai ser um bom exemplo. Alguem acredita mesmo que as pessoas que jogam GTA Online, que investem fortemente no jogo, vão ficar afastadas do jogo enquanto ele for exclusivo consola? Se sim… acordem para a realidade do mundo! As coisas não são assim.
O que vende o hardware são os jogos. Um conceito que parece que não entra na cabeça de muitos, mas que é, pura e simplesmente, fatual. E ter os jogos, mesmo que exclusivos temporariamente, é um atrativo que ajuda a vender. Seria preferível se fossem exclusivos permanentes, mas isso sabemos que, nos dias que correm, é algo impossível dado o custo elevadíssimo de produção dos jogos. Mas o certo é que o conceito de exclusividade, mesmo que temporário, ainda funciona. E se é certo que muitos irão esperar que os jogos saiam no PC, outros não o irão fazer!
Penso que não sou um negacionista da coisa, Mário, e estou no console não por valor afetivo, embora isso exista, mas sim porque sei onde o PC vai dar. Mas, na minha ótica, o que vejo a Sony fazer é empurrar alguns consumidores, sobretudo aqueles temerários de futuro dos consoles e mesmo com orçamentos limitados, bem como aqueles que apostaram em coisas PSVR2 serem jogados para o PC para experimentá-lo ou jogar coisas que o console da Sony não poderá ter.
Eu entendo a lógica de se obter dinheiro no curto prazo e de maneira mais fácil, mas não vejo como colocar jogos multiplayer day one no PC, algo que costuma ser o que realmente atrai os PCzistas pode ajudar nessa migração para futuros jogos em consoles, ou mesmo como isso não faz é sedimentar mais ainda o sentimento PCzista.
É preciso ainda lembrar que um jogo a 1080p@60 no PC não costuma requerer grande hardware, embora o sarrafo esteja subindo mais e mais, com engines como a U5, ou outras mais atuais, mas ainda poucos desenvolvedores usam, e que novas tecnologias de upscale também chegarão ao PC com suas NPUs, ou mesmo já existem via software senão “nativas” das próprias GPUs.
É muito difícil combater o PC enquanto plataforma de jogo e fazê-lo ser menos atrativo que um console, pois a evangelização sobre a liberdade de escolha no PC é muito forte, mesmo que o mito da liberdade de escolha no PC sempre se resuma a ter sempre Windows e o Launcher da Steam de modo obrigatório pra jogar, há a ideia de que aquilo ali é uma escolha, e sabemos bem que não é, pois se num deserto se ofereçe pão com água e do outro lado mer**, isso não é bem uma escolha. Mas essa ideia é bastante irraigada e é muito difícil de se quebrar, de se penetrar nisso e acho que a estratégia da Sony está errada, do ponto de vista de atrair novos consumidores, pois não vejo ela progredir nisso tirando jogos de lá pra serem jogados só em console mais, a tendência é esticarem a corda encurtando o tempo pra milkarem o máximo possível os consolistas e partirem pro PC a obter o extra e não o contrário, e não acho que isso seja negacionismo, muito pelo contrário.
Acredito que no PC, a única coisa que a Sony vai realmente ganhar por lá, são jogadores para jogos multiplayers, e vender seus singles como renda extra tempos depois. E pra muita gente, os singles ainda vão servir apenas a pirataria, como já são nos emuladores, onde mesmo quem “experimenta” os jogos como os da Nintendo e Sony e até os curti/gosta, nem por isso compra um console ou os jogos só porque não consegue esperar uma sequência no PC. Mas óbvio, é só minha opinião.
Isso veremos ao fim da geração da PS5. Se terminar com números de vendas maiores ou iguais o Ps4 e lucrar mais, quer dizer que pode até ter perdido cliente, mas ganhou em mesmo número ou mais e esses gastaram mais na geração PS5.
E com o fim do Xbox como console não existe a possibilidade de consolistas virem de outro lugar ao invés de no PC? Sei não, heim!? Mas vamos aguardar que o tempo revela quase tudo!
Se você olha os números. A soma PS5 + Series está perdendo para o PS4 + Xbox da geração passada. E a diferença vem crescendo.
A PS5 está neste momento 7% acima da PS4.
O problema dessa soma é que as Series estão a ser um flop.
Mas espera por grandes lançamentos que estão demorados e depois vemos.
Sim. Mas reafirma o ponto que uma parte significativa das vendas do PS5 podem ser devido ao fracasso do rival. O que não é positivo pensando na indústria como um todo. Visto que o mercado não cresceu.
O PS5 vai bem, Mário, mas esses 7% não necessariamente vem do PC ou mesmo do Xbox, podem ser até usuários que estão sendo transferidos mais rapidamente do PS4 para o PS5 do que houve do PS3 pro PS4, inclusive podem ser gamers completamente novos nos consoles, gente que começou nos smartphones e resolveu dar uma chance a consoles, nessa altura de muitas mudanças nos mercados ainda está difícil saber o motivo, mas sinceramente, não acho queseja vindo do PC pro console em quantidade expressiva, inclusive quando digo vindo, acho que dificilmente um PCzista abandonaria o PC como plataforma principal, a menos que nunca tenha gostado de shooters e jogos de estratégia ou mobas como a maioria do pessoal que está no PC.
O preço dos consoles ainda não caiu. Com a chegada do Ps5 Pro deve cair, ao menos, U$50,00.
Lembrando que Ps4 foi lançado com preço oficial em U$400 e Ps5 em U$500. É uma boa diferença.
O Helldivers 2 continua firme e forte no PC, na PSN o jogo já flopou.
Isso não vai mudar, jogador de PC adora ser mono jogo… Nos consoles o sujeito jogou bastante e “terminou” tudo que queria fazer, ele vai jogar outra coisa.
No PC os caras ficam 10 anos jogando o mesmo jogo…
Os jogadores de PC se motivam muito mais em criar comunidades ao redor de um jogo que os consolistas, eles viveriam eternamente de mods e versões feitas pela comunidade de um mesmo jogo sem problemas desde que tivessem com quem jogar. Mas lógico, estou generalizando a comunidade, há quem curta também estar mudando de jogo, conhecendo coisa nova e tendo novas experiências ao invés de viver de Lol, CS ou coisa parecida.
Juca.. o gamer compra os jogos onde eles estão. Seja no PC, Switch, PS5 ou Xbox. O gamer compra os sistemas todos se for preciso.
Agora há gamers… e jogadores ocasionais. E esses só querem um sistema. E são capazes de esperar.
Mas este é um mercado de gamers… e é esse que interessa pois é esse que dá dinheiro. São esses que compram os jogos full price no lançamento, ou até antes. O resto compra usados e ou mais baratos.
Esse mercado dá dinheiro, mas não é mesmo mercado.
Quem dá 4 mil euros por um PC não tem dificuldade em dar 500 por uma consola se isso significar poder jogar 2 anos antes os seus jogos favoritos. E os PCs não estão a ficar mais baratos, sendo que por isso mesmo a consola é cada vez mais um bom negócio.
Mário, mas olhando pro PC, mais precisamente a Steam, quantos lá estão com um computador de 4000 usd ou euros, aliás, quantos estão sequer com um computador acima dos 2k… Eu diria que muito poucos… A Sony pode estar levando é suas baleias.pra lá ao invés do contrário, é mais essa a questão. Mário, quem pode ter todas as plataformas não é todo mundo, talvez seja a sua realidade, a minha e a da maior parte das pessoas que conhecemos, mas certamente, estamos na nata dos gamers e somos uma minoria. Já fui um gamer mais limitado financeiramente e sei como é a coisa. Fazemos escolhas como aposta naquilo que nos parece melhor, e não compramos tudo o que é melhor porque simplesmente podemos, a limitação econômica sempre existe, a menos que o sujeito esteja na nata econômica. Estar bem de vida pode nos fazer, por vezes, esquecer como é a coisa toda.
Exato Juca… e é aí que está o interesse da consola. Porque esses PCs a fazerem um upgrade gastam os 500 euros num instante. E duram um ano para ficarem obsoletos de novo.
Na consola, os 500 euros duram vários anos.
Mas Mário, sair do PC dá a ideia de estar abrindo mão de muitas escolhas, inclusive da biblioteca de games acumulada, dos amigos da Steam, do Gamepass que não tem no console da Sony, dos melhores preços de jogos, de PC ser também útil pra além dos jogos… Não é uma escolha fácil pra quem já tem computador, mesmo os defasados, hoje, um cara com uma 1060 e um processador razoável como um intel de 9 ou 10 geração compra uma 7800xt pelo preço de um PS5 e joga a coisa toda pra frente, entende.
Mas eu tô no console, porque além de ter cansado do PC e seus gastos, não tenho saco de ficar sentado numa tela e ter chance de ter de resolver problema no PC perdendo o propósito do meu divertimento, mas esse sou eu, PC só pra trabalho, entende, mas quem tem recursos mais limitados, às vezes não pode se dar ao luxo e vai preferir investir no PC porque é só esperar que sai, vai servir sempre pra outras coisas e não vai abrir mão de nada do que já acumulou. Mas sei lá, tô só dizendo como eu percebo o negócio, eu gostando de jogar no PC, tipo de teclado e mouse, nunca que eu iria pensar em comprar um console por uma sequência de um jogo que joguei no PC, a menos que eu tivesse muito dinheiro pra não me preocupar com escolher gastos, mas entendo que é algo muito subjetivo.
Juca… Se o Gamepass fosse o fator diferenciador, ele tinha 50, 100 milhões de assinantes. Tem 34 milhões e isto depois de os assinantes do Live Gold terem sido forçados a passar para lá.
Para além do mais, entra do na PS5 e na PSN (pelo mesmo preço do Gamepass) tens centenas de jogos de topo exclusivos acessíveis a custo zero, a PSN Colection, jogos mensais gratuitos, e jogos de thirds também gratuitos. Há má Sony uma alternativa ao Gamepass, e adivinha lá… Tem mais assinantes que o Gamepass.
O Steam… Bem, ele é fantástico… Mas ele vende jogos. Os mesmos jogos que tens na loja da Sony. O Steam é o preferido no PC por funcionar bem, mas a loja da Sony não fica atrás. Quem a usa não se queixa! O fator diferenciador do Steam está em ser a melhor loja PC, não forçosamente a melhor loja.
Depois estás a argumentar uma situação consola PC que na realidade… Sempre existiu. E que nunca matou as consolas. O PC é superior há quantos anos? Ou será de questionar há quantas décadas?
Esqueces os cheaters, os virus, as incompatibilidades, os problemas, as variações de performance num hardware, de jogo para jogo, onde em uns dá, outros não, etc.
Ora um jogo pede mais CPU, ora mais GPU, ora mais RAM, ora mais Disco, ora mais velocidade de disco, etc. Tu ou tens uma máquina com um bom CPU, 32 GB e uma 3070 Ti ou mesmo uma 3080, ou não garantes tudo o que corre numa PS5.
E esse sistema custa muito mais do que a consola. Que até pode ser usada e adquirida por 300 euros.
Mas Mário, concordo com o que falas, mas a ideia de consoles já não é a mesma se tens os jogos no PC, o modelo dos consoles está mudando, o de PC não. Essa é a questão.
Hoje o PS5 está melhor que o PS4 com a Xbox minguando enquanto console, mas se não me engano segue pior que seu melhor que é o PS2, que como você bem disse sempre coexistiu com PC sendo este melhor ou pior em hardware e isso nunca interessou, pois o que torna um console atrativo são os jogos, e acho que todos concordamos com isso. O motivo do fiasco do console Xbox são os jogos, o motivo do sucesso do console da Nintendo são os jogos, e assim vale pra Sony também, e o que a Sony faz, coloca seus jogos multi Day One no PC e seus singles 2 anos depois, e como isso vai tornar o console mais atrativo que antes, num público que majoritariamente prefere os multiplayers? Bem, a Sony só quer mais dinheiro, mas na minha opinião, não está muito a medir os passos. Se acha que seus jogos são fortes o bastante pra não precisar do console, ou se ela acha que terá um hardware suficientemente bom pra que clientes do PC abandonem o PC, eu, na minha humilde ignorância, acredito que ela está bem errada mesmo. Mas é esperar pra ver.
Se queres dizer que o que existe agora não é igual ao que existia antes. É verdade!
Antes os exclusivos eram permanentes, agora são temporários.
Mas a exclusividade é de 2 anos. E ninguém fica à espera 2 anos por um jogo!
O que se passa é as pessoas acreditarem que nesse período vão ter outras coisas para jogar, e entretanto o jogo sai para PC, o que é bem diferente de esperar 2 anos para o jogar. É isso sim acreditar que o jogo não lhe vai fazer falta até, finalmente, acabar por sair.
Deixa-me tentar inverter a coisa para ver se vês o que, no fundo, me parece estares a dizer.
A Sony está atrasada na entrega de novos jogos, apesar de não faltar o que jogar, e já há quem pense em mudar para o PC… Mas o PC demora dois anos a entregar os jogos, e aí já ninguém tem problema em esperar.
Porquê motivo há aqui critérios e lógicas diferentes nesse raciocínio?
Mas isso só mostra que a Sony está errada, o público do PC pouco se importa com os exclusivos dela quem liga, muito provavelmente, já está no console, e a lógica do que eu disse é que vc não entendeu, o PC hoje é o que era antes + o que é o Xbox + os jogos multiplayer da Sony Day One. O Playstation é o quê? Um console que tinha uma biblioteca exclusiva permanente, mas que agora tem apenas os exclusivos single por dois anos. Quem melhorou em sua proposta para os jogadores, quem ficou mais apetecível com o tempo, compreendes?
OFF – Mário, vai ter artigo sobre esse último bate papo com o Cerny? Vários pontos interessantes a serem abordados nessa última entrevista.
https://x.com/RedGamingTech/status/1800875769050112306?t=Kdci87LVl4kXAwIZWvP5_A&s=19
Do jeito que PCs estão ficando caros, principalmente placa de vídeo não é tão difícil imaginar isso.
Tanto é que a Nvidia teve que pagar vídeo patrocinado da DF para empurrar “opinião” do Alex Bugaga que Spider Remaster 60fps no PS5 era travado e que bom mesmo era 120fps na 4090
Corta para agora a pouco, saiu análise do Ghost of Tsushima e para fazer 4k 80fps precisava de uma RTX 4090.
Quer dizer, para ter uma melhora de desempenho perceptível e relevante no PC tá precisando mesmo de uma 4090.
E a questão é que mesmo usando placa de vídeo usadas, uma 4080 ou 4090 não vai baixar para 400 USD igual um PS5 slim digital.
Existe chance mesmo do sujeito decidir comprar um PS5 mesmo depois de perceber que o PC dele não chega perto de fazer 120fps no spider remaster, que o PC dele roda pior Ghost of Tsushima que o PS5 e que para rodar melhor precisa gastar 10x mais.
Ao que parece a 5090 vai ser o único upgrade relevante, novamente, de GPU comparado com a geração anterior assim como somente a 4090 era upgrade relevante frente a 3090…
Vai terminar essa geração e ninguém vai conseguir montar um PC de desempenho igual ou melhor que o PS5 sem ser usando técnicas suspeitas como comparar peças de PC usadas com PS5 mídia física novo
Acho que o custo/benefício dos consoles no curto prazo e pra jogar é indiscutível e não tem muito o que se falar sobre isso. Após a conferência da MS o que me preocupou foi o preço do PS5 Pro e do futuro PS6, pois a MS tá vendendo console “velho” por 600 USD, ainda tinha esperança de ver o Pro a 500 USD, e o PS5 a 300/350, mas agora parece cada vez mais difícil.
Na verdade o SX por 600USD é só um scam para o fim da mídia física no xbox.
Lança ele com série limitada, caro que ninguém vai comprar, para disfarçar o xbox sx sem mídia física.
Deto, mesmo que ninguém compre, vai parecer mais sensato a Sony lançando um console a 600, aí que é o problema. Se não fossem rivais, eu diria até que parece a MS ajudando a Sony a poder aumentar o preço na boa.
O mercado é dinâmico. Ocorre migração o tempo todo entre console, PC e mobile. E nos consoles entre si. O problema dessa teoria é que a Sony, ao lançar no PC, não está oferecendo nada a mais para sua plataforma e sim ao concorrente. Logo, se as pessoas migrarem do PC para o PS, não será devido a essa estratégia. E sim por vantagens que já tem.
A verdade é que o objetivo da Sony é aumentar a receita com seus jogos, de forma a compensar os custos crescente. Todo o resto é conversa para enganar acionista.
Por aí, Hennan, a única plataforma que ficou mais atrativa nessa geração pelas mudanças de políticas das empresas foi o PC. O resto da coisa só parece conversa pra amansar fanboy como foi com o Xbox quanto puseram tudo no PC. Hoje já vejo o próprio Cerny falar que o console é só uma proposta de consumo. Ou seja, não duvido que lancem tudo no PC Day One se acharem que o PS terá uma proposta Potência/Custo de hardware suficientemente boa para se equiparar a um PC high-end, porque devem acreditar que os clientes que já são evangelizados pela marca nunca os abandonarão e que os PCzistas vão olhar pro console como se fosse apenas uma super GPU barata… Mas é como eu disse, por traz da ideia do PC, tem muito mais que a ideia de um hardware pra jogar.
Eles vão testar o mercado aos poucos. Lego Horizon está ai. A depender da reação podem até desistir do projeto PC. Mas acredito que em breve a janela de dois anos será reduzida pela metade. Daí serão os consumidores a falar com o bolso ou não.
Porra… O Cerny disse exatamente o oposto disso. A entrevista dele foi que as consolas não são PCs, que não são PCs baratos, que são diferenciadores, que requerem hardware PC superior para serem igualadas, e que não há PCs capazes de a igualar a preço equivalente, mantendo exclusivos durante pelo menos 2 anos. Acaba dizendo que devido a tudo isso ele vê as consolas como um produto com um futuro risonho.
E tu, no meio de tudo isso, vês uma frase (que nem me recordo de existir) em que eles diz que são só uma proposta de consumo?
Em um dado momento no artigo que imagino ser o do qual falamos, o escritor do artigo fala de que cada vez mais usamos coisas do PS no PC, como o dualsense e o PSVR2 (em breve) e daí se dá um gancho para a fala do Cerny (engenheiro de hardware dos últimos PS).
Nessa parte há a transcrição dele dizendo que “enquanto estiverem criando um pack muito bom, o futuro do console será brilhante”.
Bem, as coisas podem ser entendidas de diversas formas, mas não acho que minha interpretação esteja errada, sobretudo tendo em vista a atual política da Sony no PC. Mas é opinião minha, obviamente.
O artigo a que me refiro é esse aqui:
https://www.gamesindustry.biz/mark-cerny-at-60-i-the-gi-interview
As ideias que extraio do texto vêm dos seguintes trechos:
Colocação do escritor do artigo->
“Not only can gamers now play PlayStation games on PC, but they can also use PlayStation hardware, including the DualSense and PlayStation VR 2. Meanwhile, on the other end, we’re increasingly seeing AAA developers getting a version of their games running on mobile. The lines between platforms seem to be blurring, but Cerny feels consoles continue to play a crucial role in the ecosystem.”
Cerny falando-> “I think as long as we continue to create that very nice package, the future of consoles is pretty bright.”
Sobre a minha interpretação há ainda o artigo da eurogamer com um título semelhante a minha colocação:
https://www.eurogamer.pt/mark-cerny-mentor-da-ps5-diz-que-as-consolas-sao-uma-proposta-de-valor
Eu li esse mesmo texto, e vi um Cerny a acreditar no futuro das consolas e a exaltar as suas qualidades. Nada mais.
Mano do céu, quem acredita que isso vai acontecer desse jeito tem realmente que repensar seus pensamentos! A Sony NUNCA conseguiria fazer uma quantidade significativa de pessoas do PC comprarem o PS5 unicamente pra jogar os jogos da Sony 2 anos antes! Isso é completamente absurdo e ridículo! O que a Sony tinha que fazer era ou manter a antiga extratégia até onde desse de fazer marketing pesado em cima de um único dispositivo (console) como sua plataforma e obrigar as pessoas a comprarem ele pra jogarem os jogos dela ou o que eu acredito que ainda possa acontecer de seguir o modelo da Microsoft que vem se provando acertivo de decentralizar a plataforma em vários dispositivos e colocar seus jogos e recursos lá! Ninguém vai comprar um PS5 só pra não esperar dois anos pra jogar um jogo!
Alguém vai comprar, mas não acho que seja uma parcela significativa, tipo, aqueles com dinheiro ou mesmo alguns entusiastas, que nunca tinham experimentado jogos da Sony e gostou, depois de experimentar, e não têm tempo a perder (tipo alguém não tão jovem como eu e que pague pelos seus hobbies com o próprio dinheiro – 2 anos é muito tempo). Inclusive conheço alguns PCzistas que esperavam o console ter uma boa biblioteca acumulada e lá do meio para o fim da geração compravam um console (normalmente usado) pra jogar essa biblioteca e seus jogos, e com essa nova política, provavelmente, esse tipo de cliente ela vai perder.
Acreditas mesmo que a Sony vai prejudicar a sua galinha dos ovos de ouro com o PC? Um PC quebrou 750 milhões em receita numa divisão que gerou 9,8 biliões?
Se um dia isso acontecesse, os jogos da Sony no PC acabariam de imediato. As receitas do PC são boas, são de manter, são de procurar, mas nunca colocando em risco a consola. Os exclusivos demoram dois anos, mas basta não os passar todos e a dúvida sobre se o jogo que se quer vai passar ou não vai existir sempre.
Acho que estão testando terreno, Mário. Só não acho que vão recuar, ou pior, podem não ter pra onde recuar, como a Xbox já parece não ter.
Mas lógico, pra Sony seria uma questão de sobrevivência dar alguns passos pra trás se o “pé frango azedar”, como dizemos por aqui.
A Microsoft ainda pode brincar de quanto em mais plataformas estivermos, melhor.
Não há terreno para testar Juca. Os teus argumentos, mesmo contrariados por mim apenas porque entendo estarem fora da devida escala, são todos válidos. A Sony se sai da PS perde a plataforma, e sem a plataforma as suas receitas caem brutalmente, sendo apenas mais um produtor de videojogos.
Eu olhando para tudo isto com alguma sensatez, aquilo que me parece ver é algo bem mais simples. Algo que as pessoas parecem ter dificuldades em perceber por o IP Horizon ser da Sony, mas que é simples. O jogo é da Lego, como todos os restantes jogos da Lego. E licenciaram o universo Horizon como já licenciaram tantos outros. Não tendo a Lego estúdios e o IP sendo da Guerrilla, foram eles mesmos quem fizeram o jogo, sendo por isso que o jogo vai sair com todos os logos da PlayStation e PlayStation Studios, tal como MLB, mas sem,no entanto, sendo um jogo Lego e não Sony.
A Sony já prejudicou. Veja, o hype pro PS5 era muito grande diante do sucesso do seu antecessor e o console foi muito bem projetado e construído.
As vendas continuam abaixo das do PS4 justamente por causa das políticas atuais da Sony em busca de novos mercados e formas de ganhar dinheiro.
Na geração passada vários usuários do PC compraram PS4 pra jogar games antes exclusivos da Plataforma.
Agora a coisa mudou, pois como bem diz o colega acima esses jogos exclusivos temporários vão chegar no PC com um delay de no máximo 4 anos. Logo eu concordo que se for essa a visão da Sony, ela tá bem equivocada.
E digo mais, com essa tendência aí o PS corre sérios riscos de ir perdendo a sua base
Off: https://x.com/Andy_VGC/status/1800959102887117243
Claramente a Sony vai testando o mercado. Esse negócio de 2 anos vai acabar antes dos dois anos. Bom lembrar que já vazou o The Last 2 para PC. https://x.com/pcgamer/status/1800995577930359026
Com o lançamento de GOW 2 em setembro, resta Spiderman 2 a ser lançado. E duvido que a Sony passará 2025 e 2026 com apenas um novo game single player no PC.
Hennan… Este é um jogo de Lego, não da Sony. O que custa a entender aqui?
É um jogo Lego com o universo licenciado da Sony, tal como foi o da Marvel, o da DC,o de Fortnite, o de Harry Potter, criado por dois estúdios contratados, um dos quais é a Guerrilla, criadores de Horizon.
Este jogo sai onde a Lego quer que saia, exceto a Xbox que o licenciamento não autorizou.
Quando MLB saiu na Xbox, criado por um estúdio Sony, publicado pela Sony, não se falou que a Sony estava a testar o mercado. Porquê?
Porquê o jogo é da MLB e a Sony San Diego é apenas o estúdio contratado para o fazer.
Aqui o jogo é Lego, baseado no universo Horizon licenciado à Sony, e sai onde a Lego costuma publicar, com excepção da Xbox que a Sony não autorizou.
Não é o que o estúdio está dizendo. Não é o que a Sony disse. O que custa a entender aqui? É um jogo da Sony, que licenciou os direitos junto a lego e decidiu onde lançar.
E em relação a mlb nunca falei isso, justamente porque não era o caso. Agora você tem direito de acreditar na sua versão, mas seria bom apontar fatos.
Vamos fazer isso.
Eis duas frases que entendo serem claras que o jogo é da Lego:
“Durante o recente Summer Game Fest, a Sony anunciou Lego Horizon Adventures, um novo jogo da Lego baseado na icônica franquia Horizon da Guerrilla Game”.
Apenas como nota, quem refere que o jogo foi apresentado pela Sony é o website. No site da Lego, citado abaixo, eles referem que foram eles que apresentaram o jogo. Mas aqui parece claro, independentemente de quem apresenta, que o jogo é da Lego
“A franquia de jogos LEGO retorna com uma aventura baseada em uma IP da Sony pela primeira vez”
Outros argumentos:
O jogo usa o Unreal Engine 5. Se fosse Sony porque não usar o Décima, pertença da Guerrilla para evitar pagar royalties por cada jogo vendido? O Décima suporta PS5, PC, MAC e até o iPhone. Certamente suportaria a Switch também.
Voltando à questão de quem apresentou o jogo, ele está publicitado no site da Lego como como sendo seu:
https://www.lego.com/en-us/aboutus/news/2024/june/lego-horizon-adventures?locale=en-us
No texto refere que o jogo foi apresentado pela Lego Group, e não pela Sony, como o website de cima refere.
E finalmente, como argumento final digo que se a coisa não é assim, Hermen Hulst mentiu, e eu não costumo ir por esses caminhos de acusar alguém quando a coisa é assim dúbia.
Agora é certo que num mar de desinformação como é a internet, podemos acreditar no que quisermos. Eu pessoalmente filtro o que encontro tentando encontrar coerência em tudo o que leio, e não o que está no grosso da internet. E neste caso, bem ou mal, parece-me que a coisa, mais do que uma teoria da conspiração que envolve mentiras e contradições, a coisa é na realidade bastante simples.
No link que você mencionou. Sony Interactive Entertainment Europe. Horizon Adventures é uma marca comercial da Sony Interactive Entertainment LLC. LEGO, o logotipo LEGO e as minifiguras são marcas comerciais e/ou propriedade intelectual de LEGO Group. ©2024 The LEGO Group.
Da mesma forma, pergunto. Por que não lançar no ps4?
O argumento pra isso seria o que mais ou menos já disse o Professor Carlos Eduardo por aqui quando argui sobre isso, que o PS4 é uma plataforma em decadência e que as pessoas de maior capacidade aquisitiva mais prováveis interessadas em jogos novos e lançamentos, provavelmente já migraram e estão no PS5, o PC e o Switch entrariam na equação porque são plataformas ainda bastante ativas e de grande volume de usuários e com público consumidor com maior potencial que o PS4, o que também serviria de argumento pra exclusão da plataforma series. De certa forma acho que não concordo tanto com essa lógica, pois foram mais de 100 milhões de PS4 vendidos e deve ter muita criança com PS4 ao invés de PS5, fora que a geração também teve muito cross-gen e muita gente que ainda compra jogo pode não ter sentido necessidade de migrar, mas não deixa de ser uma maneira de ver um porquê da coisa toda.
O ponto central é que o usuário ativo do PS5 não é o mesmo do PS4, ou seja, não é uma comparação de 1 para 1. Existe uma diferença central.
Veja o exemplo:
1) GOW Ragnarok – 82% PS5 vs 18% PS4
2) Sonic Frontiers – 40% PS5 vs 34% Switch vs 14% Xbox vs 12% PS4
https://www.gamesindustry.biz/god-of-war-ragnarok-launch-was-bigger-than-call-of-duty-elden-ring-and-pokemon-uk-boxed-charts
No final de 2022, época do lançamento de God of War Ragnarok, o PS5 havia vendido cerca de 30 milhões de unidades, enquanto o PS4 já alcançava 117 milhões de unidades vendidas, com uma base ativa provavelmente maior do que a atual, já que muitos jogos novos são lançados exclusivamente para a nova geração.
Então como se explica o PS5 vender em 2022 tão melhor com uma base ativa tão menor que a do PS4? O motivo é o básico do consumo, ou seja, quanto mais velho o produto, menos dinheiro as pessoas gastam com ele. Super normal. Os 30 milhões de usuários com PS5 estão com um produto novo, logo tendem a ser mais engajados.
Não deixando de entender essa lógica, professor, mas quando a empresa faz uma coisa pra um produto, e outra coisa pra outro, a explicação fica bem mais complicada.
Ao tempo que a Sony vai gastando dinheiro pra lançar novos projetos como Marathon, numa plataforma como Xbox e futuros jogos como Destiny e expansões até na geração atual e anterior do Xbox e mesmo PS4, nesse lego resolveu ignorar um volume expressivo de PS4s que vendeu, e até o que o Xbox atual vende e não deve ter difícil de portar o jogo que terá versão PC. Ao tempo em que também produz MLB para Xbox (embora eu entenda que daí seja resultado até de pressão ou acordos com a própria MLB) , então, essa seletividade com o Xbox, ou mesmo com o PS4, me parece estranha. Mas entendo que sempre analisarão caso a caso e farão as escolhas que lhes covém, seja pensando no dinheiro, ou nas vantagens e desvantagens que poderão vir daquelas escolhas. Mas não dá pra deixar de ver que às vezes ela quer parecer “generosa” e às vezes não, e se isso tudo tem o mesmo fundo de raciocínio, o que não sabemos, soa estranho a coisa. Mas cada um faz o que quer, até a Sony.
Não estou tentando explicar por que o jogo não foi lançado no PS4; essa é uma questão que apenas a Sony ou a Lego podem responder. Meu ponto é que, apesar de ainda numerosa, a base ativa do PS4 não é mais tão engajada como no passado. O console, agora considerado legado, se assemelha à situação dos usuários ativos de Xbox 360, PS3 e PS2 no Brasil: milhões de pessoas que praticamente não geram mais receita para os fabricantes desses consoles. Portanto, é natural que haja menos investimentos nessa plataforma.
Quanto à multiplataforma (MBL, Marathon), é algo a que devemos nos acostumar, pois será cada vez mais comum daqui para frente.
Sim, Lego Horizon Adventures é uma marca comercial da SIE. A SIE é o publicador (quem vai comercializar) e a Guerrilla o detentor do IP e criador do jogo.
Repara que tu aqui tens duas hipóteses, ou é a Lego que licenciou o Horizon à Sony, ou a Sony que licenciou o universo Lego à Lego.
Tu acreditas no segundo, apesar de tal implica mentiras da Sony, um contrasenso face a uma política anunciada dias antes e uma situação inédita que é a Sony licenciar algo de terceiros.
Eu acredito no primeiro, que é não haver contrasenso e nem mentiras nenhumas e a Lego ter feito o que sempre faz, que é licenciar universos de terceiros.
Pelo meio está a confusão de a Sony ter os direitos sobre o IP, ser o criador do jogo, e ter os direitos comerciais.
O que a tua versão depois não explica é o motivo porque a Sony, e mais especificamente a Guerrilla, tendo um motor proprietário, o Décima, que já provou ser adaptável a várias plataformas desde a PS, PC, Mac e iPhone, ter optado pelo uso do Unreal Engine, tendo de pagar royalties à Epic por cada jogo vendido, quando poderia ter ficado com os lucros todos para si. Já na minha versão, a Lego tinha de pagar Royalties a alguém e tinha pois não tem nenhum motor seu, e tendo o UE já licenciado de outros jogos, simplesmente usou-o.
Será que a escolha pela Unreal não está ligada ao fato da Sony ter algumas ações da Epic, Mário,.ou seja, fatores comerciais?
Eu tambem sou detentor de accoes da minha operadora movel, e pago telefone na mesma. Quer-me por isso parecer que a Sony ter uma participação (minoritária) na Epic não lhe dá benesses especiais.
O mais provável é que o Studio Gobo esteja sendo o principal responsável pelo desenvolvimento, com suporte da Guerrilla. Deve ser por isso que estão usando a Unreal Engine 5 e não a Decima.
https://x.com/WilliamRAguilar/status/1801146757625102669
Acredito que sim!
Para mim é um jogo do Lego com colaboração da Sony.
E agora uma curiosidade, vai precisar Logar na PSN no Switch?
Fica ai mais esse questionamento, vai ser COOP com crossplay também?
Um jogando no switch e outro jogando no PS5?
Imagine o único jeito de ter troféus no Switch é logando na PSN? lol
Sobre o jogo, acho que HZD tem a melhor história de todos os jogos da Sony da geração do PS4… Melhor até que last of us e é justamente isso que não existe no Switch.
Talvez mostrar uma história adulta e complexa, mas nem tanto quando last of us, na audiência do Switch atraia jogadores que jogam apenas no switch?
A última vez que eu vi tentarem isso ache que foi no Dead Space no wii. O jogo flopou forte lá, apesar de ser um tipo de jogo que “não tinha” no wii pq lá so se vendia coisa fofinha e bichinho da nintendo.
Fica ai uma dica para usar o Move do PS3, fizeram um remaster desse dead space ai para PS3 que usa o Move para mirar, é um jogo de tiro nos trilhos que eu gostei bastante e tem plot twist bem legal da história.
Só sei que não há crossplay. Li isso algures.
Mário, vc sabe que eu gosto do PS, prefiro PS, não vou trocar console por PC nem a pau, porque prefiro console. Mas se a Sony não vai fazer o que eu e o Hennan acreditamos que vai, ela está passando o sinal muito errado… Deus queira que ela estaja guardando tudo pro PS5 Pro como os fãs estão acreditando, eu estou meio cético, acho que o próximo ano ainda será de vacas magras e mais jogo no PC, quem sabe um remake de Bloodborne e uns meses depois no PC, como foi com o Remaster do TLoUs2.
Eu quero é estar errado mesmo, pois será melhor pra mim. Lol
Juca… A Sony tenha noção disso ou não, está entre a espada e a parede. Eu tenho estado a contrariar os teus argumentos baseando-se numa continuidade de output como sempre conhecemos da Sony. Mas se eles se mantêm assim durante mais tempo, vão cair e bater com os dentes no chão.
A Xbox começou assim. Falta de suporte e adiamentos. E perdeu a sua imagem ficando como está.
A Sony está na fase de desculpa por tudo o que se sabe sobre custos e dificuldades de desenvolvimento, mas o certo é: As pessoas não querem saber… Querem é jogos!
E se a PS não entregar… Mais vale juntar as plataformas todas e ir para o PC que recebe tudo.
Repara que uso muito o argumento que o gamer vai para onde os jogos estão, e uso isso para defender que os exclusivos, mesmo que temporários por 2 anos, funcionam.
Mas isso implica que os jogos saiam. Se eu não soubesse. Ais nada e nos últimos 2 anos me dissessem que a Sony morreu e que está apenas a publicar no PC os seus jogos mais antigos, eu teria de acreditar, pois é isso que vejo. Uma enorme quantidade de lançamentos no PC e nada na PS.
Claro que o tempo das vacas gordas no PC vai acabar. Dado o desfasamento temporal, a seca agora na PS vai passar pelo PC também, mas as pessoas são impacientes, não querem saber disso, e como disse, vão para onde os jogos estão. Neste momento é inegável que estão no PC, e se a coisa não muda rapidamente… Não sei não!
A Xbox está na lama, está claramente fragilizada. Mas se a Sony não mostrar conteúdo em breve, as suas vendas garantidamente vão subir.
Esse jogo tá sendo feito na UE5. Guerrilla tá dando suporte pelo que se apresenta pois o game como se esperava se fosse feito por ela seria na Décima Engine.
Spiderman 2 e Demons souls já foram achados no dataminer da Epic
É preciso ter cuidado com essas informações de dataminer, há coisas nela que claramente são fakes, não que o dataminer minta, mas sim que quem colocou a informação lá pôs coisas sabidamente especulativas e não informações factuais.
Eu percebo a lógica do Herman, mas se por um lado o mercado dos Gamers de PC e consola se tocam, também é verdade que existe uma fatia considerável de gamers que seguem uma ideologia, os chamados fanboys, no caso do PC até se auto-intitulam de ”Master Race” e que olha mesmo para o gaming nas consolas, de cima para baixo, quando na realidade, o PC desde à anos que anda a reboque das consolas em termos de catálogo.
Eu conheci muitos fanáticos do PC que gozavam com as consolas, e todos eles, acabaram por ter uma consola algures no tempo, alguns deles até o fazem de forma discreta, isto porque renderam-se às evidências que é, ou engolem o orgulho ridiculo e jogam autênticos GOTY das consolas, ou ficam de fora de uma parte da historia dos videojogos.
Com esta nova abordagem, a Sony incentiva a muitas destas pessoas a esperar, logo a conta que a Sony deve fazer, é se a receita do PC, compensa a receita de um ecossistema que obriga a entrar na plataforma.
Pessoalmente não acredito nessa visão algo fantasiosa de que os gamers de PC, ao jogar um jogo da PS no PC, vão a correr a comprar uma PS, e ficar por lá onde sai cerca de 2 jogos por ano que valham a pena.
A ideia José, não é colocar os Gamers PC a correrem em hordas à consola… é captar clientes ao PC para as consolas.
A maior parte das pessoas que estão nas consolas já estiveram no PC, e mudaram para as consolas por algum motivo. A ideia aqui é apenas o manter um atrativo para que isso, em maior ou menor escala, continua a acontecer.
Eu cresci como Master Racer… e mantive-me como master racer até 2012. Nessa altura “ganhei juizo”, e mudei-me para as consolas, isto apesar de os PCs de topo, bastante acima da média do PC, continuarem lá em casa e irem continuar sempre!