É quase inaceitável a forma como, após uma Beta onde o jogo foi mal recebido, a Sony mesmo assim lançou o jogo sem alterar fosse o que fosse!
Há erros que se pagam com o corpo… Ou neste caso, com prejuízos financeiros. E ainda bem que é assim, pois há lições a se tirar destas coisa, percebendo-se que os videojogos não funcionam atirando-os para o mercado, e eles depois dão dinheiro. Não, na realidade, para eles darem dinheiro, eles tem de agradar ao cliente.
Concord pode ser um bom jogo, mas… é mais do mesmo. É um estilo de jogo que está saturado e que já ninguém procura, sendo que os que o procuram, refugiam-se nos jogos que tornaram o estilo um sucesso, e onde tudo está já mais do que optimizado e refinado.
Ora este jogo não foi lançado às cegas, ele teve uma fase de open beta, e nessa fase as criticas ao jogo foram bem claras, tendo passado claramente a ideia de que o jogo, tal como estava, caminhava para ser um flop.
E isso foi o que aconteceu. O jogo no PC registou um pico de 697 jogadores simultâneos, um valor miserável, e que agora, apenas 5 dias depois, caiu já em cerca de 80% para 241 jogadores, o que obriga a esperas de quase 5 minutos para se arranjar jogadores suficientes para uma partida.
Sendo este um jogo exclusivamente online, o que isto significa é que o jogo nasceu morto e está a ser já enterrado. E de quem é a culpa disto? Única e exclusivamente da Sony!
Reporta-se aliás que o jogo só tenha vendido 25 mil cópias, 10 mil no PC e 15 mil na PlayStation.
Basicamente a Sony tinha tudo para perceber o flop que por aí vinha. E tendo uma base de jogo sólida, bastaria ter escutado as queixas, e adiando o jogo, o que lhes permitiria ter reparar os erros e evitar o flop financeiro.
Este é o mal quando as empresas acreditam que o simples facto de o jogo ter o carimbo da marca, vende. Daí que é bom que este revés tenha acontecido! Apesar dos custos financeiros que tal vai acarretar, é bom que alguém, no meio de tudo isto, tenha aprendido a lição, e talvez repense as estratégias usadas.
Como lado positivo, a Sony vai fechar os servidores, retirar o jogo do mercado, devolver o dinheiro a quem o comprou, e refazer o mesmo. Pena é que não o tenha feito logo na Beta perante a reação dos fans.
Talvez seja a altura de a Sony deixar de seguir tendências e fazer aquilo em que é mesmo boa e que sempre a firmou no mercado? Afinal, Concord deve ter sido o maior flop da história, com vários anos de desenvolvimento, um custo de 100 milhões e nem 20 dias se aguentou no mercado. Tudo porque a Sony, líder de mercado, resolveu fugir ao que habitualmente produz.
Provavelmente sendo líder como é ainda não será a última vez que terá tal atitude. Empresas precisam de competitividade para não realizar tal comportamento, vide Microsoft.
Eu não acho que realmente se precise de competitividade pras coisas melhorarem, embora no modo como se estruturam as coisas, isso pareça ser a realidade. Acho que a competitividade como necessidade de se lançar coisas novas sem verdadeira inovação pra vender é o que realmente tem matado o mercado. Enquanto as coisas forem feitas pra só tentar dinheiro do consumidor não há competitividade que nos salve.
Ela ainda vai refazer essa bomba depois desse vexame histórico??? Coragem de sujar o próprio legado.
Days Gone 2 ela recusou né, mas jogos podres iguais a este tem de monte há serem lançados.
Não estou muito preocupado nesse ponto. Só sei que eles vão destruir a identidade da consola, e quando virem a cagada que fizeram vão chorar, e nesse altura pode não haver mais quem salve eles. Infelizmente a Sony nesta geração está destruir tudo do que sempre fizeram deles grandes.
O jogo provavelmente vai adicionar modos e novidades, sendo relançado f2p com micro transações.
Eles agora vão ouvir o feedback e corrigir.
Agora na parte que me toca continua a valer zero pois jogos multi 100% online não me interessam nada.
Acho que esse jogo não volta mais.
Ironicamente, segunda a eurogamer, disse agora que um dos grandes problemas da Sony é ter falta de IPs. E daí eu penso, e porque compraram a Insomniac e Fundaram novos estúdios ao invés de fazer como a MS e comprar uma empresa com vários IPs, como Konami, Capcom, Square… Ou mesmo comprar vários estúdios pequenos com jogos quase prontos e com potencial. Preferiu comprar estúdios novos de veteranos da indústria sem nenhuma IP e com jogos de alto orçamento… Ou o novo gestor está dando um “cavalo de pau” na gestão passada, ou a empresa está louca das ideias… enfim, como consumidor dos seus jogos, espero que retomem o bom rumo. Astrobot já estréia com um 94 no metacritic, então, da pra imaginar que deve estar bom.
A sony que continue mais nestas porcarias. Ela está a seguir a tendência da Microsoft que pôs a Xbox no esquecimento, e a Playstation a continuar assim segue o mesmo barco. Como eu já disse aqui vezes repetidas, na geração Ps6 eu abandono o barco também com eles, infelizmente não reconheço esta Sony como os 2 últimos anos da Ps3 e a geração inteira da Ps4, que pra mim foi a melhor geração deles. Está Ps5 até pode ser a melhor consola deles a nível de hardware, más o que adianta isso quando o conceito de consola está a ir todo com o zaralho.
Daniel. Tens de ser realista! O que existia antes acabou.
Atualmente criar um jogo é algo muito caro. E os jogos são muito baratos para o que custam produzir.
Sim, eu sei que o termo baratos choca.
Mas vamos ser realistas e ver o passado.
Falando em preços atuais e em dólares (os preços em euros são diferentes e maiores, mas para ser correto e dado que o histórico que tenho é em dólares, vamos falar em dólares).
Sabes quanto custava em 1977 um jogo para a Atari 2600?
39.99 dólares. Para jogos que nessa altura o custo de produção era irrisório!
Se o custo se mantivesse até hoje, só ajustando a inflação, estes custariam hoje quase 208 euros.
Este valor manteve-se inalterado até 1989 quando a Sega Genesis os subiu para 49.99. Isto apesar que em 1990 a Super Nintendo vendeu os seus jogos a 59.99.
Mas isso foi uma exceção. Porque os 49.99 mantiveram-se até ao final da era PS2/Xbox. Uma altura onde um jogo já podia custar entre 10 a 20 milhões a produzir.
Basicamente o custo de produção subiu exponencialmente, mas o custo de venda manteve-se de 89 a 2005 (16 anos).
A era 360/PS2, em 2005 subiu o custo para 59.99, o que se manteve mais 15 anos até 2020. Uma altura onde um jogo já custava entre 100 a 200 milhões a produzir.
Nesse sentido os 69.99 que pagas hoje são os jogos mais baratos de sempre. Pode chocar, mas é a verdade!
Perante estes custos, poderias pagar os 208 euros que seria o valor ajustado de 1977, ou mais para compensar os custos de produção, ou alternativamente, obter receitas em outros sítios.
Daí que o conceito de consolas não está a ir para o zarolho. O que está a acontecer é um ajuste à realidade atual, que ou se reflete na carteira dos utilizadores, ou se reflete nas políticas.
A Microsoft optou por destruir o conceito todo. A Sony optou por alterar o mesmo, mas mantê-lo.
Na PlayStation ainda tens os exclusivos. São temporários, mas estão lá. E era isso… Ou pagar… Ou acabar com o negócio.
Agora além dos custos, o tempo de produção subiu. E o que se fazia em meses, agora demora anos.
2023 foi fraco, 2024 foi uma seca. Mas 2025 já promete.
E no global, se comprares lado a lado o que foi lançado para a PS4 e para a PS5 vais ver que, mesmo assim, a PS5 não saiu a perder. Muito pelo contrário!
E pensar que a Capcom gastou menos de 2 anos pra lançar a continuação de Resident Evil 1 do PSX ( sem contar que ainda fez uma versão que foi descartada, a 1.5 ). Hoje, qualquer Resident Evil novo são no mínimo 5 anos …
Não poderia dizer melhor tudo o que penso sobre esse jogo e sobre essa coisa toda… Mas sabe uma coisa que não me entra, é terem um desenvolvimento de longos anos e ao invés de tentarem imitar Fortinite ou CoD que são sucessos consagrados da indústria, resolvem imitar Overwatch, num péssimo timming e aparente desconexão com o mercado de games… É, no mínimo, impressionante.
Difícil dizer se seria muito melhor. Ao meu ver o sucesso de um GaaS é muito mais sobre sorte, marketing e suporte pós lançamento. Você precisa criar uma comunidade forte e streaming ativo.
Concordo, Hennan, mas veja, imitar o sucesso duradouro é mais lógico que imitar um sucesso passageiro. Se é pra ter um jogo genérico copy-paste que seja de um dos grandes da indústria, tido CoD, GTA, Fifa ou Fortinite, não faz o menor sentido copiar Overwatch inúmeros anos depois e em franca decadência, fora as outras escolhas mercadológicas, já que é um GaaS. Esse modelo de vendas da Sony não combina com um GaaS.
Enquanto isso, Dreams ou LBP, que poderiam fazer sucesso como um Roblox no PC e Smartphones são totalmente negligenciados. Bastava a Sony criar um bom conteúdo inicial e abrir uma loja de criadores de conteúdo cobrando comissão sob vende que o jogo praticamente andaria só…
Na minha opinião a Sony desisitiu do jogo. Imagino que a diretoria atual cansou da ideia e simplesmente lançou para se livrar logo dessa bomba. Além disso, existe mais dois desastres a caminho, Fairgame e Marathon.
No meio de tudo, para que serviu a Bungie? Uma das funções não era justamente de dá suporte e opinião sobre os demais GaaS. Será que ninguém viu o problema? Algo me diz que a Sony matou o GaaS bom e deixou só os ruins.
Efeito Bungie Consultoria… Agora, é tá no inferno, abraça o capeta! Lol
Como é que os caras, praticamente abandonam a linha de produção e passam a apostar no diferente como produtos principais… Parece coisa de quem está falindo e desesperada… Isso me lembra muito o Nescau que por achar que estava perdendo mercado reformulou o produto principal (mudou o gosto) e me perdeu como cliente. Tenha santa paciência! É como o Mário disse, parece que acham que basta ter o selo Sony pra vender. Nisso, dentre outras coisas, perderam vários mercados pra Samsung… E só não perderam pra MS porque as ideias lá conseguem beirar o péssimo, e ruim contra o péssimo, ainda ganha.
A sony vai devolver o dinheiro a quem comprou o jogo digital, quem o comprou o cd nas lojas, so espero que tenha guardado o recibo pois acredito que nao vai ser a mesma coisa para receber o dinheiro de volta
Por outro lado o jogo fisico acredito que ate seja capaz de vender um pouco mais agora que a sony anunciou que ia deixar de o vender pois muitos vao compra-lo como um item raro e que mais tarde ate possa vir a custar uns bons € para quem faz coleção
Mas pra quê um disco sem servidor? É igual ao MAG e ao Destiny 1, que os tenho aqui, puro lixo.
Para muitos que colecionam e que queiram fazer full set dos jogos ps5, acredita que este jogo mesmo sem servidores mais tarde vai custar muito mais que agora
Vou tentar vender o MAG e o Destiny 1 aqui, já que tem doido pra tudo. Lol
Esses casos sao diferentes, este e um jogo que ficou desponivel pouco tempo
Eu coleciono (nao ao ponto de pagar uma furtuna por jogos/consolas) e conheco um pouco esse universo e acredita que como disse antes, e sony e capaz de vender muito mais (fisicos) agora que antes do anúncio, varios dos jogos que se vendem caro actualmente sao jogos que quase ninguem queria na epoca que saiue que venderam pouco
Vai ao ebay e veras que ja ha la jogos a 150€ xD
Podia pelo menos ter um modo pra jogar contra uns bot… Alguém deve ter gostado do jogo kkkk
Eu gostei da personagem Haymar (pelos trailer) e uma lá que parece o Noturno dos X-Men, tava esperando virar free to play pra experimentar mas nem isso agora, o resto
… O resto dos personagens são muito ruins, não só esteticamente mas pelo que vi nas gameplays, ruins de mecânicas também
Já tem gente a anunciar o disco por 300 euros.
off https://www.metacritic.com/game/astro-bot/
Pelo visto um jogo com foco em jogo da certo. xD
Astro bot media 94
Os últimos dois anos foram os mais malucos da indústria. Jogos single player com foco no gameplay fazendo sucesso e GaaS um completo fracasso. Acho que não é tão difícil entender qual o caminho do sucesso.
É preciso variedade com qualidade, um jogo desses é legal, divertido e tudo, mas não vende um console pra todo mundo, dito isso, é preciso, em qualquer plataforma, ao menos um jogo de plataforma 3D legal, tem público pra isso, mas assim como um Souls-like, pra muita gente ainda não seria motivo pra ter um console.
Eu queria muito saber se alguém lá na Sony acreditou realmente que isso daria certo.
Peguem todos os elementos do jogo e m digam: Tem como algo assim funcionar?? Que mundo esses caras vivem?
Não entendem o próprio mercado?! Isso é totalmente BIZARRO.
Parece até essas porcarias da Disney/Marvel de hoje em dia, que todo mundo sabe que as pessoas não gostam e ainda insistem nisso.
Ultimamente os filmes também estão muito ruins, chatos mesmo. Reparem como sai um monte de coisas de dar sono, com roteiros rasos ou mesmo, forçados. Star Wars por exemplo foi totalmente destruído.
A música está podre, meu Spotify é basicamente só músicas de 1950 até 2010 no máximo, a maioria entre 1970 a 2000.
Filmes e games estão indo pelo mesmo caminho.
Não estou ficando exatamente velho e cansado pra pensar assim, tem títulos bons eventualmente (raras excessões que curiosamente são mal recebidos pela mídia), o problema é a falta de qualidade geral mesmo.
Concordo, as mídias ao qual mais consumo são games e música e as vezes filmes:
Nos games meu consumo está seletivo, não é tudo que jogo, muito dificil ser fps, não é a toa que AstroBot é o meu primeiro jogo comprado após o God of War Ragnarok.
Nas músicas atualmente sinto tudo muito superficial e o que escuto é de maioria dos anos 70 até por volta de 2005/2006. As vezes escuto alguns de cantores de 2010 e pouquíssimos de 2018 para cá.
Já filmes eu tenho a mínima vontade, na minha opinião 98% dos filmes que estão aí tem um fluxo previsível. Minha esposa gosta de filmes de suspense e não levo um susto pois jás se sabe em que momento vai ter um jump Scare. Daí procuro filmes cujo roteiro possa se diferenciar, confesso que fiquei com hype no M3gan por ser um boneco assassino do novo milẽnio, mas ao assistir o filme ao meu ver foi um filme de comédia. Tem um outro que lançou em agosto, chamado Armadilha, cujo roteiro diferente me chamou atenção, não o assiti e pelo visto não é bom pois nem vi artigos a lá como houve com M3gan. Desses o filme do Mário foi totalmente diferente, me agradou, provavelmente pelas lembranças afetivas ou pelo modo Nintendo de se fazer jogo.
Sim, esse Megan foi meio fraco mas, até me diverti levemente em alguns momentos. Minha namorada tem uma vantagem que eu queria ter… Ela gosta de qualquer coisa praticamente (ela parece indiferente aos problemas do mundo e eu admiro muito isso), quando o filme é ruim a gente se diverte tirando sarro.
Ali tirei sarro também, mas esperva algo que me relembrasse o Boneco Assassino
KKK é, eu também, porém uma versão mais estilo Black Mirror saca?!
só não vou sacar pq não assisti Black Mirror.
Estive jogando Cyberpunk 2077 com a expansão Phantom Liberty nos últimos tempos, é incrível como foi a redenção desse jogo. Hoje é um dos meus favoritos, sendo muito rico e interessante. Tenho 5 runs diferentes e sempre amo repetir certas coisas, porquê é muito divertido, isso na versão PS5, a que comprei da geração passada me dá pesadelos pelo desempenho.
Stellar Blade e Black Mith Wukong são outros que estou gostando muito nos últimos tempos. O que tem salvado a geração até aqui. Até o próximo FC25 vai aparentemente dar uma melhorada no modo campanha que eu gosto muito, então é outro título que estou ansioso, pois tinha passado um hiato em se tratando de FIFA e voltei com o FC24 e me divirto demais lá.
As coisas foram mal pro Forza Motorsport e estou órfão de jogos de corrida já que não há muitas opções interessantes pra mim, o Gran Turismo 7 só joguei 8 horas e dropei, aquela progressão baseada em colecionar carros é muito ruim, e as corridas são enfadonhas, parece que o jogo é… Sei lá, engessado. Questão de gosto.
Off: https://videocardz.com/newz/sony-officially-teases-playstation-5-pro
Parece que os rumores são verdadeiros.
Console em parceria com a Adidas! Lol