Segundo documentos entregues em tribunal, a Microsoft refere que estes 2 jogo deveriam vender, cada um, algo como 10 milhões de unidades na PlayStation. No entanto, tornou-se exclusivos, impedindo 10 milhões de jogadores de lhes aceder. Para uma empresa que defende que a compra da Activision se destina a alcançar mais jogadores, este é um corte brutal.
Como diz o ditado, “À mulher de César, não basta ser honesta, tem de parecer honesta.”
E iston aplicado à Microsoft… Não dá!
Isto porque eles passam ao tribunal a ideia de que a compra da Activision vai beneficiar os jogadores, permitindo que mais pessoas possam jogar os seus títulos, que a ideia não é tirar jogos a terceiros, muito menos quando isso não é economicamente viável… E depois temos estes documentos a serem conhecidos.
Sabemos que estes dois jogos estavam previstos na PlayStation, sabemos que foram tornados exclusivos, e sabemos agora que a previsão de vendas na Playstation era de 10 milhões de cópias em cada um dos jogos.
E os jogos não saem. São menos 30 milhões de pessoas alcançadas, menos 10 milhões de potenciais vendas, uma perda financeira grande… E nada do que foi referido em tribunal.
Had missed this from Xbox CFO Tim Stuart’s testimony, but FTC says Microsoft had forecasted 10 million sales on PlayStation for “both Starfield and Indiana Jones” before taking them exclusive, deciding it could recoup through Game Pass and extra Xbox sales pic.twitter.com/5KdpDzKDZD
— Stephen Totilo (@stephentotilo) July 13, 2023
Resumidamente, se a mulher de César (Microsoft) é honesta… Está a enganar bem.
Ninguém investe dezenas de bilhões para vender jogo no concorrente. Mas para dominar o mercado. Cedo ou tarde mais games serão exclusivos do Xbox. Inclusive o COD.
CoD mobile exclusivo de Xbox. Vai ser incrível!
Obviamente que o Hennan fala de jogos principais com campanha e não dos f2p. O que a MS tem na mão dela é poder pra chantagerar ou para estrangular outras empresas na sua conveniência, e quando de trata de consoles, não é difícil ver que o PS sai prejudicado com a aquisição. Se da Zenimax já perdeu 3 jogos até agora (Pentiment, Hifi-Rush e Starfield) em pouco tempo, é esperar pra ver daqui 5 anos quantos mais deixou de ter por culpa das aquisições da MS.
Exclusivos Xbox?
Pesquisa aí o que significa a palavra exclusivo.
Xbox tem vendido menos consoles desde o Xbox One, enquanto que a Microsoft tem tido relativo sucesso com seus jogos no PC e tá cada dia mais investindo na Nuvem.
Futuramente ela deve abandonar o Hardware focar totalmente em seus serviços, estejam eles onde estiverem
Você entendeu muito bem o que disse. Se utilizar a mesma métrica, em breve a Sony não terá mais exclusivos.
Hennan… Vamos ser honestos aqui. Um exclusivo é, por definição aquilo que apenas existe numa plataforma.
Um jogo exclusivo não pode ser jogado em mais lado nenhum.
Quando a Sony lança os seus jogos para a PS, eles são exclusivos.
Deixam de ser exclusivos quando, dois anos depois, passam para o PC.
E nesse aspecto, a Sony está a perder exclusivos.
Mas os exclusivos existem para que? Qual o motivo porque existem?
Para que o vendedor de um produto, neste caso a consola, consiga distinguir o seu produto da concorrência, e chamar assim compradores ao mesmo.
Ora o que acontece é que ao fim de dois anos, os jogos exclusivos deixam de fazer aquilo para que foram criados. Eles já não vendem, e pior, já não são a causa pela qual alguém compra a consola.
Ficam assim, exclusivos de gaveta. Que não fazem nada para além de fazerem parte de listinhas de fanboys que se degladiam na internet.
Nesse altura, ter o exclusivo ou não é irrelevante. E não há porque não se tentar fazer com ele em outros sítios aquilo para que foi criado… O render dinheiro.
A questão é o verificar se a situação é vantajosa, pois alguns utilizadores podem não ter problemas em esperar dois anos, perdendo-se vendas de consolas. E mais do que isso, os jogos tem de vender. Porque se não vendem, mais vale mantém-se exclusivos.
O Ratchet pelos vistos vendeu muito mal no PC, o que deveria fazer a Sony repensar se estes lançamentos valem a pena. Mas o certo é que a Sony parece amadora, ao lançar no PC jogos a um ritmo onde as vendas forçosamente sofrem.
A pirataria aumenta e a Sony nem protege os jogos.
O certo é que o suporte ao PC não é oficial. A Sony lança os seus jogos no PC, mas o PC não faz parte da família Playstation. E não há garantia que todos os jogos vão para o PC.
Da mesma forma acredito que o suporte pode terminar como começou caso as vendas não satisfaçam…
É agora aguardar para ver… Porque só a Sony sabe ao certo se o suporte vale a pena ou não.
O fato objetivo é que vc não pode nos dias de hj usa dois termos juntos, e eles são Xbox e Exclusivos
Quanto a Sony, a sua futurologia já foi anotada
E o mesmo vai acontecer com a Activision. Sendo a exceção Call of Duty que irá permanecer multiplataforma durante 10 anos.
A verdade é que não se sabe quando é que esse acordo começa
A mulher de César só engana quem não a conhece de outros carnavais, ou já cedeu a seus encantos. De qualquer forma, coerência deveria ter é quem a avalia no que faz, se não a percebe como é, ou não consegue vetá-la em intentos maldosos, talvez seja a hora de fazer outra coisa, porque a mulher de César é intrinsicamente ela, e nunca deverá deixar de ser.
Desculpa Juca o off topic
Comprei ontem o psvr2. Estou contente com o conceito. No entanto reparo um pouco de granulado na imagem. Já tentei vários acertos mas penso que seja mesmo das lentes. Tenho lido que É limpa a imagem. Também vez um bocado de granulado ou é nítido tudo até mesmo ao longe?
Nuno, a imagem não é a mesma qualidade de uma TV 4k que você vê na TV (pois não são duas imagem 4k que você vê em cada olho e sim duas de 2k que se mesclam), e também depende do jogo.
Como você tem pouco tempo com o dispositivo isso pode ser falta de um bom ajuste na cabeça. Veja se a distância interpupilar está correta e tente mudar a distância das lentes dos seus olhos para melhor acomodação (mais perto ou mais longe) e ver se some esse reticulado que você está percebendo. Vale lembrar que a nitidez é maior no centro da lente assim como em óculos normais, então, quando você quiser olhar pra algo pra não perder nitidez é mover a cabeça pra olhar para o lugar ao invés de simplesmente girar o olho, então, exige-se uma adaptação por um tempo.
Lembro ainda que nem todo jogo tem o foveated rendering, os jogos mais recentes têm, mas nem todos os jogos têm e alguns ainda estão implementando-a.
Sobre o reticulado, se após você fazer os ajuste que lhe sugeri eles não ficarem imperceptíveis ou ainda continuarem a te incomodar, talvez seja uma sensibilidade visual maior sua e talvez você não consiga se adaptar aos óculos, é preciso considerar essa possibilidade, mas é importante saber que uma pequena movimentação do VR na cabeça pode, muitas vezes, trazer enormes melhorias na imagem. Recomendo fortemente que você tente refazer os ajustes e procure escolher uma distância dos seus olhos mais adequada bem como dar uma mexidinha nos óculos procurando a maior nitidez visual. Infelizmente os óculos não são tão simples quanto botar e jogar, mas com o tempo a gente se acostuma e consegue fazer os ajustes rápidos. Jogos como o novo Sinapse têm uma imagem muito boa.
Recomendo ainda que você passe um paninho de limpeza de óculos nas lentes sempre antes de usar para evitar imagens embaçadas. E espero que você consiga resolver o problema e consiga se divertir com ele, pois é um dispositivo incrível e continuo apaixonado por ele. (Se fizeres uso óculos de grau para distância, use-o ao utilizar o VR).
PS: depois dá um retorno pra vermos se melhorou pra você aí.
Pra mim a imagem é limpa, no geral nítida, mas há jogos em que imagens distantes são “serrilhadas” ou pouco nítidas e ainda podem ter popins como em Gran Turismo que a depender da pista pode-se notar dessas coisas. Mas como eu disse, não é a nitidez de uma tela 4k, porém não vejo a imagem granulada, essa é minha percepção pessoal de uso.
Obrigado Jucá
Light brigade, red matter2,Sant sinners, e horizon que veio com os óculos.
Todos tem esse pequeno granulado. O horizon nota-se menos. Mesmo quando ligo o psvr2 o ecrã cinzento também aparece o granulado. No teu isso acontece? Quando mexi para a frente e atrás como tinha estava bem e a medida entre os olhos também.
Não é uma coisa que me impessa de jogar. Ê só para ter a certeza se também te acontece ou se devo ir trocar por outro. O que estranho mais é o ecrã cinzento.
Estes jogos estão fabulosos. Para além de tudo é ser totalmente diferente do conceito normal na metodologia que eles empregam para as coisas funcionarem
Existe uma sensação de névoa, que não sei se é disso que você fala, e isso é próprio das lentes desse tipo. Mas granulação tipo um pontilhismo eu não noto. Mas como disse a você tem pessoas com acuidade visual bastante alta e pode ser o seu caso. Mas assim, estando bem ajustado na minha cabeça eu não noto nenhum tipo de granulação, apesar daquela sensação de névoa ainda existir se eu ficar procurando perceber, é mais ou menos como procurar acinzentamento dos pretos ou blooming em telas de TVs LCD, aquilo é meio que inerente da tecnologia. Ouvi dizer que lentes do tipo pancakes desses dispositivos bem mais caros somem com isso, mas para o PSVR2 é isso, existem limitações ainda. Red Matter 2 é legal? Está na minha lista de compras… Recomendo o Resident Evil Village, Beat Saber e o Moss/Moss 2 são muito bons. Por enquanto, acho que o Sinapse é o jogo com melhor qualidade em nitidez de que me lembro agora.
É um granulado tipo chuva quando se ligava a televisão e não está sintonizada mas muito tênue, mesmo muito tênue. Quando não se liga nenhum jogo é que se nota mais. Red Matter2 é muito bom. Só cheguei ao asteróide para ter tempo de testar os outros e descansar nos intervalos. Mas é mesmo muito bom o manuseamento das ferramentas e gráficos sublimes.
O Moss só comandas os blocos ou tens mais interações?
O moss você controla um ratinho como tu estivesses a ver tudo como enorme maquete a sua frente, têm cenas de ação, mas normalmente é mais puzzle e historinha, mas é um jogo muito bonito e interessante, principalmente pras crianças. Acho que vale a experiência, eu o achei deslumbrante e bastante interessante.
Acho que o problema de que você fala é a “neblina” ou reticulado, tipo uma micro rede que ainda se percebe em alguns momentos e que ainda existe nesse tipo equipamento equipado com essas lentes, aí só com outro tipo de lente, no PSVR é dos efeitos colaterais que ainda existem.
Sim Juca
Deve ser isso mesmo.
Decidi ir à loja mesmo e tentar trocar.
Complicaram dizendo que tinha que ir para análise no fornecedor. Isto já depois de terem levado para análise deles.
Reclamei deixando que tinha a Lei 81/2021 a defender-me e pedi o livro de reclamações.
Acabou por trocarem e não sei o problema que o outro tinha mas decididamente não tem nada a ver com estes.
Um espetáculo
É muito obrigado Juca
Valeu, Nuno, que bom que você conseguiu resolver o problema.
Valeu
Off Topic
Ratchet & Clank Rift Apart aparentemente flopou no PC
O pior lançamento da Sony na plataforma em número de players simultâneos no lançamento.
-10 mil
Inclusive tô na torcida que piore, uma hora a Sony vai perceber a merda que tem feito
Não sei como não colocou always online nos jogos PC ainda. Sony tá sendo amadora demais!
Netto, já dava pra ver o interesse do PC nos jogos da Sony com o PSNow, mas se especulou que o problema era que não era nativo… Bem, a Sony tem um erro estratégico como o modo que têm lançado no PC, lançamentos muito próximos e com pouca propaganda, porém também acho que muitos jogos de PS não são do gosto dos PCzistas mesmo que, no geral, só gostam de MMO e Shooters de mata-mata.
Compraram os primeiros só na empolgação pra dizer que a Sony deveria fazer isso, mas estão a curtir as versões pipipitchu… Lol.
Sabe o irônico disso tudo, Juca! Dá a entender que games do xbox vendem mais no pc do que games PlayStation. O público pc é um público diferentão msm!rssrsrs
Sem ser preconceituoso e baseado um pouco no meu mundinho, os PCzista que conheço e do modo como já fui, a tendência é sempre de se investir na máquina mais que nos jogos, mas obviamente o que falo é mera opinião pessoal. Minha percepção geral é de qua a MS é mais idolatrada no PC mais pelo SO que pelos próprios jogos, mas , sem dúvidas, Age of Empires e Flight Simulator tem seus públicos cativos. Só que são jogos bem nichados… A MS nos games é até mais lembrada pelas porcarias que fez como Games for Windows, tanto que o Gabe é praticamente conhecido como o deus que salvou os PCgamers de estar atrelado as mediocridades do que a MS já tentou nessa área, a de amarrar as coisas a sua loja e ao seu sistema operacional. É
uma pena que o Steam OS não tenha emplacado pra ao menos oferecer uma concorrência boa ao SO da MS em termos de lugar pra jogar no PC, mas como sempre, pesa muito o poder da MS junto a publishers.
Penso que a Sony deveria aproveitar a escassez de jogos na Apple e se dá o trabalho de cativar o público de lá com seus jogos, é terreno bem mais descampado e usuários com poder aquisitivo médio mais alto. Mas a Sony entrou nessas de parceria com a MS para o futuro dos games e recebeu uma boa rasteira.
Se isso for assim, mais vale deixar o suporte ao PC.
Metade disso deve ser graças a polêmica do ssd. Marketing zero. Jogo com falta de polimento e preço muito elevado. Essa política da Sony ajuda apenas a pirataria.
A questão é que irá sempre haver algum suporte no PC.
A Sony abriu a porta…
Talvez podem é fazer uma melhor seleção dos jogos que efetivamente são publicados no PC.
Jogos como GOW, Ghost of Tsuhima, Spider man, vendem sempre “bem”
Só tenho receio é que depois a exclusividade na Playstation seja “menor” em termos de tempo.
Ou seja os grandes IPs, como spider man 2 a sair no pc passado meia duzia de meses… (se for o caso mais vale arranjar um PC)