Com Forza Horizon 5, a Microsoft divide o jogo em pedaços, sendo que a edição base pode não compensar, e acima de tudo a que menos parece compensar é a edição Deluxe. Independentemente de tudo, todo este processo de verificação de qual a melhor escolha para cada um, é uma salgalhada e bastante confuso.
Comprar Forza Horizon 5 pode ser um verdadeiro quebra cabeças. É que a Microsoft resolveu disponibilizar o jogo em 3 pacotes:
Edição Base: 59.99$ – preço oficial
Edição Deluxe: 79.99$ – preço oficial
Edição Premium – 99.99$ – preço oficial
A diferença entre elas? O conteúdo.
Basicamente a Edição Base é isso mesmo… a base. Possui o jogo, e nada mais! De se notar porém que todo o conteúdo que foi considerado nuclear está aqui, e o resto são considerado apenas extras.
A Edição Deluxe, é um pack, que inclui o jogo base, e o Car Pass, que basicamente oferece acesso a um conjunto de carros que serão adicionados no futuro.
O custo da compra da Edição Base, com adição deste Car Pass, em detrimento da Edição Deluxe, não pode ser contabilizado ainda, uma vez que não há ainda preços para ele em avulso, mas esta será certamente uma opção mais cara.
A Edição Premium, essa inclui a totalidade do pacote que a Microsoft planeia colocar no jogo, nomeadamente:
Welcome Pack, Car Pass, VIP Membership e dois packs de expansão, assim que disponíveis.
Ora dado que, com excepção do custo dos dois packs de expansão, sabemos já o preço do Welcome Pack e do Vip Membership, vamos ver quando acresce a cada uma das restantes Edições para se obter algo igual:
Edição Base (59.99) + Welcome Pack (4.99) + Vip Membership (19.99) = 84,97$. Estamos a 15,02$ do preço da Edição Premium, e faltando ainda o Car Pass, e os dois DLCs.
Edição Deluxe (79.99) + Welcome Pack (4.99) + Vip Membership (19.99) = 104,95$. Passamos já o preço da Edição Premium, e ainda estamos em falta dos dois DLCs.
Uma alternativa, apenas válida para a Edição Base, é a aquisição do Add On Premium, que inclui tudo o que falta, nomeadamente o Welcome Pack, o Car Pass, o VIP Membership e os dois packs de expansão, cujo preço é de 49.99$, e que eleva o custo da Edição Base para 109.98$.
Resumidamente, a adquirir-se tudo a partir da Edição base, o custo mínimo é 109.98$, podendo ser maior ainda, se adquirirmos as coisas à parte.
Quem se lixa no meio de tudo isto é a Edição Deluxe, que tem forçosamente de adquirir tudo o que falta à parte ou, em alternativa, adquirir este Add On Premium (se é que compatível), pagando duas vezes pelo Car Pass.
Porquê tudo isto?
Bem, de forma clara esta divisão prende-se com uma situação. A oferta d Edição Base deste jogo no Gamepass!
Basicamente a ideia é que este pacote seja o que maior implementação terá no mercado, e daí todo o sistema de add ons estar pensado para obter o máximo de dinheiro a partir dele.
Nesse sentido, quem se lixa são os compradores da versão física, que caso optem pelas versões mais econômica, expandindo-a acabam por ter de pagar mais. E pior ainda são os que comprarem a Deluxe, que acabarão por gastar muito mais ao não terem um pack de complemento mais acessível, sendo que caso este funcione na sua versão anula o interesse da versão, ao repetir aquilo que ela traz a mais… o car pack.
Conclusões
Se vai comprar Forza Horizon 5 físico, pensa bem no que queres. Se a ideia é só teres o jogo, a compra é simples, é a Edição Base. Se é só teres o jogo mais os carros que forem sendo lançados, a Edição Deluxe é para ti. Se pretendes algo mais do que isto, pondera bem onde gastas o dinheiro, pois caso optes por estas edições e depois as pretendas complementar, tal poderá acabar por te sair mais caro do que comprar desde logo a Edição Premium.
Era tão bom quando o jogo custava 60 dólares por tudo. Hoje, a venda de dlcs mudou até decisões de game design. Recentemente terminei Tales of arise. Apesar de uma melhora significativa tecnicamente é revoltante ver que o nível de dificuldade, bem como o ganho de XP e dinheiro foi claramente alterado para induzir o jogador a pagar pela dlc que inclui bônus de XP e dinheiro. As vezes reclamo do aumento de preço da Sony, mas é muito pior cobrar 60 e vender boa parte do jogo como extra.
Só um complemento. Outra coisa engraçada é que quase nenhum review citou esse problema. Apesar de ser evidente.
É que as demais versões já eram assim, não mudou o modelo comercial do jogo, ele sempre foi comercializado com diferentes versões e conteúdos pelo menos desde o 2º, algo que já faz perto de uma década. E desde que estão no gamepass (3 e 4) a versão apresentada lá é a Standard, não a versão mais completa.
Ou então jogas o jogo por 1€ no gamepass e mais tarde compras a versão Premium em promoção por 40€.
Meu plano é ir jogando pelo Gamepass até encontrar uma promoção.
Ok, espero não estar ajudando a destruir a indústria LoL
Não estás… O jogo é da Microsoft.
Menos mal… ;P
Mário, meio que que sempre foi assim, por isso costumo esperar um tempo e pegar a edição Ultimate/Supreme que sempre vem com ao menos todos os DLCs de pista (mais carros nem me interesam muito se já têm as ferraris, e mclarens) que sempre costumam sair por fora. Mas sem dúvidas a MS não vai ser tão trouxa de lançar a versão mais completa de um jogo no Gamepass, não foi assim nem com o 3, nem com o 4, e acredito que não seja com os demais jogos dela que também tenham um DLC, como os da Bethesda, ou pelo menos os games que não são nichados e tenham poucos adeptos. Ruim da versão standard é não tem as DLCs de pistas adicionais como foram as do lego e as do hot wheels nos outros games.
O maior problema da série hj são as propagandas ingame, tirar o controle do player pra exibir um comercial de DLC é de tirar o .. da bunda
Mario exelente artigo. Uma dúvida mas voltada pro lado técnico, alguns jogos como dar cry 6 nos novos consoles ps5 e xbox series x, estão em um nível de rtx 2060 confirme análises da digital foundry. Porém acho que deveriam rodar melhor esses jogos, pois, possuem um hardwere muito potente. Como funciona esse crosgen? Só pelo fato de sair para ps4 e xbox one já impossibilita dos novos consoles de rodaram os jogos melhor? O que acha Mario, quando vamos ter tais jogos que aproveitem melhor o ps5 e xbox series x?
Queres um exemplo que nada tem a ver com hardware, sobre como funciona o cross Gen?
A cada nova geração aparecem novidades. Mais velocidade é a coisa mais comum, mas igualmente novos suportes e melhorias para se fazer o que já se fazia de forma melhorada e ganhando-se performance.
Então eis um exemplo estúpido, mas que exemplifica bem a coisa.
Imagina que tens um carro que já é um bólide, e que representa a geração passada. Esse carro já tem as últimas tecnologias como ABS, controlo de tracção e outras coisas que acrescentou face a gerações anteriores, de forma a poder ser só não mais rápido, como mais eficiente.
E eis que aparece uma nova geração de bólides… Ainda mais rápido, e com novas melhorias, uma das quais é… Agora o carro pode virar quer à direita, quer à esquerda, ao passo que a anterior geração apenas virava à direita.
Ora olhando para as ruas, mais de 90% das curvas são à direita, pelo que isso era o que se tinha pensado. Mas agora podemos virar ã esquerda, e consequentemente fazer certos percursos de forma bem mais simplificada, ganhando em tempo que não passa apenas por ser mais rápido.
Se fizeres um jogo Next gen, podes usar isso… Pois como a geração passada não o vai correr, não tens problema. Mas se ele for cross Gen… Não podes prever viragens à esquerda. Primeiro porque a geração antiga não faz… E segundo porque estás a alterar as condições da coisa e a criar percursos diferentes entre as versões.
E nesse sentido, ao teres a corrida criada para Cross Gen, pouco mais podes fazer do que usar a velocidade extra que tens. Depois podes é criar outras condições que apenas são estéticas, como o usar RT na versão Next gen e não a usar na versão old gen. Mas isso, voltando aos carros é como teres na nova geração um novo extra como o ar condicionado. Torna a coisa mais agradável, e só o podes ter aqui pela performance que ele rouba ao motor, sendo que só aqui tens motor para isso. Mas não é algo que altere a corrida. Apenas a torna mais agradável.
Percebes a comparação? Como disse nada tem a ver, mas creio que exemplifica bem.
O Far Cry foi criado para a geração anterior. A nova geração permite mais resolução e FPS, mas as suas capacidades internas presentes no hardware estão por usar devido a isso. Para que isso acontecesse terias de ter um cross Gen diferente, com duas versões do jogo distintas.
Mas tu perguntas… Ah, mas no PC esse problema não existe.
Existe sim… Por isso é que há níveis de detalhe e especificações mínimas e recomendadas. Mas o jogo está sempre limitado na concepção pelas especificações mínimas que escolheres. De resto podes florea-lo de acordo com as capacidades do hardware, e isso nas consolas não existe. É por isso que nas consolas há gerações, para essas diferenças, pois a ideia é que numa geração todos tenham a mesma experiência.
Por isso é que eu sempre chamei aberração à série S, pois ela é uma falsa consolas de nova geração. Tem capacidade para mais que a geração anterior, mas não a capacidade de igualar as consolas de cima. E tens jogos nas consolas superiores a irem aos 4K com RT que na S se ficam pelos 1080p sem RT. E eu receio que com maior uso do GPGPU, com ML e IA a aparecerem em força no futuro, que a coisa possa piorar ainda mais.
Comprendo Mario, no geral o ps5 tá usando uma versão do ps4 pro, com as velocidades da nova geração. No caso do PC ele é mad genérico, mas como não foi criado pensado no hardware do ps5 esses mesmos jogos tbm se tornam genéricos em consoles.
Para quem tem o Xbox Game Pass, pode pegar a versão separada que dá acesso as DLCs e a versão antecipada. Mas aqui vai um comentário de alguém que jogou todos os Forzas Horizons, muitas das DLCs são dispensáveis para muitos, as principais são de novas campanhas que geralmente são 2 e acredito que ficam com preço menor do que comprar as versões com preço maior.